Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

14
Dubai, 16/11/2014 Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo L.E. – Parte 2ª. Cap. VI - As relações no além-túmulo Questão 274 ESE – CAP. XXI HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

description

Reunião Publica GECD - Dubai

Transcript of Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Page 1: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Dubai, 16/11/2014

Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo

L.E. – Parte 2ª. Cap. VI - As relações no além-túmuloQuestão 274

ESE – CAP. XXI HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

Page 2: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11
Page 3: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

274. Da existência de diferentes ordens de Espíritos, resultapara estes alguma hierarquia de poderes? Há entre elessubordinação e autoridade?

“Muito grande. Os Espíritos têm uns sobre os outros a autoridadecorrespondente ao grau de superioridade que hajam alcançado, autoridade que eles exercem por um ascendente moral irresistível.”

a) - Podem os Espíritos inferiores subtrair-se à autoridade dos que lhes são superiores?

“Eu disse: irresistível.”

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

Page 4: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

A ESCALA ESPIRITA

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

Page 5: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

Como há diferentes ordens de Espíritos, essa escala é obedecida, considerando-se a autoridade MORAL dos Espíritos Superiores

sobre aqueles que se encontram na retaguarda.

• Espírito inferior respeita sempre o superior, mesmo em se tratando de almas encarnadas.

• O inferior usa de violência, por lhefaltar a força moral.

• O futuro irá nos mostrar essaverdade, pelos homens quegovernaram as nações. Eles vão serescolhidos pela força moral (Miramez)

Page 6: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

OS MINISTÉRIOS – As cidades do plano espiritual têm suasparticularidades e estão em degraus diferentes na grandeascensão. Umas inspiram as outras. Os ministérios de NossoLar foram criados com base nos departamentos de AlvoradaNova, colônia circunvizinha das mais importantes.

Ordem, disciplina e hierarquia são observadas com rigor. Em Nosso Lar, se osrecém-chegados do Umbral estiverem aptos a receberem cooperação fraterna, são encaminhados ao Ministério do Auxílio; se forem refratários, são enviados aoMinistério da Regeneração; se revelarem proveito com o decorrer do tempo, sãodestacados para tarefas nos Ministérios do Auxílio, Comunicação e Esclarecimento.

Alguns poucos conseguem atividades prolongadas no Ministério da ElevaçãoDivina e raríssimos, a cada dez anos, conseguem trabalho no Ministério da União Divina.

Page 7: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

- E onde está minha mãe? - exclamei, por fim. Se me é permitido, quero vê-la, abraçá-la, ajoelhar-me a seus pés!- Não vive em "Nosso Lar" - esclareceu Lísias -, habita esferas maisaltas, onde trabalha não somente por você.

“A morte do corpo não conduz o homem a situaçõesmiraculosas, dizia. Todo processo evolutivo implica gradação. Há regiões múltiplas para os desencarnados, como existemplanos inúmeros e surpreendentes para as criaturas envolvidasde carne terrestre. Almas e sentimentos, formas e coisas, obedecem a princípios de desenvolvimento natural e hierarquiaJusta”. (Lísias Cap 7)

Page 8: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

Page 9: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Exceto o governador, ministra Venerandafoi o único espírito da colônia que já viu Jesus nas Esferas Resplandecentes. [...] É a entidadecom maior número de horas de serviço nacolônia. Permanece em tarefa ativa, nestacidade, há mais de duzentos anos. [...] Os onze Ministros, que com ela atuam naRegeneração, ouvem-na antes de tomarqualquer providência de vulto.

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

O governador já estava em seu 114º ano de administração. _E ele vai me receber? Aqui os dirigentes dão o exemplo

Page 10: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA

As relações no além-túmulo

“Se quer libertar-se dos males terrestres, escapar das encarnações dolorosas,

grave em si essa lei moral e coloque a em pratica. Dê apenas o indispensável ao homem material, ser efêmero que desaparaecerá com a a morte;

cultive, com cuidado, o ser espiritual que viverá para sempre.

Desprenda-se das coisas perecíveis; honras riquezas, prazeres mundanos,

tudo isso é apenas fumaça; somente o bem, o belo,

o verdadeiro é que são eternos!”Léon Denis

Page 11: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

Dubai, 05/02/2013

O Evangelho Segundo o Espiritismo

CAP. XXI HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

Page 12: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

CAP. XXI HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

Jeremias e os falsos profetas11. Eis o que diz o Senhor dos Exércitos: Não escuteis as palavras dos profetas que vos profetizam e que vos enganam. Eles publicam as visões de seus corações e não o que aprenderam da boca do Senhor. - Dizem aos que de mim blasfemam: O Senhor o disse, tereis paz; e a todos os que andam na corrupção de seus corações: Nenhum mal vosacontecerá.

Era pesquisador e historiador, além de profeta. Suaatividade profética se iniciou entre os anos de 626 ou 627. As denúncias de Jeremias reivindicavam a atenção dos príncipes e do povo, para que fossemresponsáveis pela Lei, a qual violavamconstantemente. Suas críticas eram feitas emdiscursos acalorados em plena praça pública. Seusprincipais alvos eram os sacerdotes, profetas, governantes…

Page 13: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

CAP. XXI HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

Jeremias e os falsos profetas

- Mas, qual dentre eles assistiu ao conselho de Deus? Qual o que o viu e escutou o que ele disse? - Eu não enviava esses profetas; eles corriam por si mesmos; euabsolutamente não lhes falava; eles profetizavam de suas cabeças. - Eu ouvi o que disseram esses profetas que profetizavam a mentira em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.

Até quando essa imaginação estará no coração dos que profetizam a mentirae cujas profecias não são senão as seduções do coração deles? Se, pois, estepovo, ou um profeta, ou um sacerdote vos interrogar e disser: Qual o fardo do Senhor? dir-lhe-eis: vós mesmos sois o fardo e eu vos lançarei bem longe de mim, diz o Senhor. (JEREMIAS, cap. XXIII, vv. 16 a 18, 21, 25, 26 e 33.)

Page 14: Livro dos Espiritos Q.274 ESE cap 21 item 10e11

CAP. XXI HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

“É dessa passagem do profeta Jeremias que quero tratarconvosco, meus amigos. Falando pela sua boca, diz Deus: "Éa visão do coração deles que os faz falar." Essas palavrasclaramente indicam que, já naquela época, os charlatães e osexaltados abusavam do dom de profecia e o exploravam”.

"Não acrediteis em todo Espírito; experimentai se os Espíritos são de Deus", porque, entre os invisíveis, também há os que se comprazem emiludir, se se lhes depara ocasião.

Os iludidos são, está-se a ver, os médiuns que se não precatambastante. (…) Aprendei, pois, antes de tudo, a distinguir os bons e osmaus Espíritos, para, por vossa vez, não vos tornardes falsos profetas. -Luoz, Espírito Protetor. (Carlsruhe, 1861.)

https://www.youtube.com/watch?v=cJj84iVK5uk

MEDIUNIDADE