LIVRODERESUMOS - CORE · biomas piauienses. As espécies do gênero possuem altura entre seis e...

2
II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica " ucação Profissional e Tecnológica e os desafios do desenvolvimento nacional" LIVRO DE RESUMOS z- edição janeiro/200B

Transcript of LIVRODERESUMOS - CORE · biomas piauienses. As espécies do gênero possuem altura entre seis e...

II Jornada Nacional da Produção Científicaem Educação Profissional e Tecnológica

" ucação Profissional e Tecnológica e osdesafios do desenvolvimento nacional"

LIVRO DE RESUMOS

z- edição

janeiro/200B

11Jornada Necions! da Produção Científica em Educação Profíssionai e Tecflo/ógica

essa não é uma particularidade da capital cearense.O processo de urbanização nas grandes cidadesocorre, geralmente, de forma não planejada sendoagravado pela especulação imobiliária. Taisatividades apresentam como conseqüência apoluição dos recursos hídricos, quase erradicandoas lagoas do cenário local. Na cidade estãoinseridas as bacias hidrográficas dos rios Ceará,Maranguapinho e Cocó. A pesquisa esta sendodesenvolvida na bacia do rio Cocó, em duas etapas:levantamento e georreferenciamento das lagoas;análise da ocupação das áreas de preservação daslagoas. A abordagem tem como base o enfoquesistêmico do problema, com o desenvolvimento deatividades teóricas e práticas de forma descritiva eanalítica, possibilitando a análise do uso e ocupaçãodo espaço geográfico, através de levantamentobibliográfico e cartográfico realizados em diversasinstituições.Palavras-chave: Bacias. Lagoas. Urbanização.

Macro-invertebrados do solo em florestasprimárias de São Gabriel da Cachoeira, AM.FRANÇA, Camila Aguiar; CORAL, Sandra Tapia;FONTOURA, Simone Benedet. EAF SÃO GABRIELDA CACHOEIRA. E-mail: [email protected].

Os macro-invertebrados do solo exercem um papelimportante na decomposição da liteira dos solos deflorestas tropicais.O objetivo do trabalho é determinar aabundância e diversidade dos macro-invertebrados dosolo em florestas primárias de terra firme. A área deestudo está localizadano Km 65 da BR-307, municipiode SãoGabrielda Cachoeira,altoRio Negro,Amazonas.As comunidadesde macro-invertebradosdo solo foramcoletadas em cinco monolitos de solo de 50 x 50 x 20cm em parcelas da floresta primária e subdivididos emtrês estratos: liteira; camadas do solo de 0-10 e 10-20cm de profundidade. Os macro-invertebrados foramseparadospor triagem manual diretamente no campo earmazenados em frascos com álcool a 70 % + 1% deformol. Os espécimes coletados foram identificadosemnível de Ordem. Até o momento os grupos que sedestacaramem densidadena liteiraforam:Araneae (75),Coleoptera (36), Formicidae (136) e Isoptera (135). Osgrupos Chilpoda e Oligochaeta destacaram-se nasprodundidades0-10 (12 e 16 respectivamente)e 10-20cm (16 e 19, respectivamente).Palavras-chave: Macroinvertebra. Liteira. Solo tropical.

Mesofauna do solo em sistemas agrícolas, namicrorregião de Castanhal, Pará. FERREIRA,Cícero Paulo; ~Tº, Osvaldo Ryohei. EAFC.E-mail: [email protected].

Este trabalho tem como objetivo avaliar amesofauna, de um Latossolo Amarelo Distróficotextura média, da microrregião de Castanhal Pará,que vem sendo manejado há 25 anos, em umsistema agroflorestal, comparado com matasecundária (capoeira) e sistemas tradicionais:cultivos anuais e cultivos perenes. A metodologiaconstou da avaliação da mesofauna do solo comuso de sonda metálica. Os resultados mostram queo maior número de grupos e da densidade(indivíduos m-2) da mesofauna do solo, forammaiores significativamente nos solos das áreas defloresta secundária e sistema agroflorestal, quandocomparado com os solos das áreas de cultivosanuais e cultivo perene. Conclui-se que os solosdas áreas de sistema agroflorestal e florestasecundária obtiveram resultados muito próximos,com maiores concentrações de mesofauna, quecontribui para a melhoria as características físicos-hídricas do solo e aumento da ciclagem denutrientes, propiciando melhores condições paracultivos agrícolas contínuos.Palavras-chave: Mesofauna. SAF. Manejo do solo.

Ocorrência do gênero anadenanthera (angico) nosbiomas piauienses. REIS, Layara Campelo dos;CRUZ, Patrícia Maria Figueiredo; BARROS, AryaneHolanda; CÂMARA, Flor de Maria. CEFET-PI.E-mail: [email protected].

O presente estudo tem por objetivo verificar aocorrência do gênero Anadenanthera (angico) nosbiomas piauienses. As espécies do gêneropossuem altura entre seis e sete metros troncoscom 60 e 80cm de diâmetro. Possuem caule reto,galhos muito reforçados e ramificados, folhas miúdasem palmas, flores brancas, muito numerosas e semcheiro, fruto em vagens pequenas, chatas,compridas e de sementes pequenas. Desenvolvem-se bem em terrenos secos, apresentam grandeimportância econômica sendo muito utilizadas nacarpintaria, nos curtumes e na medicina. Este estudoconsiste em uma pesquisa bibliográfica Foramanalisados 21 (vinte e um) municípios piauienses.

309