lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE -...

10
lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria - MEC. n º 1580, de 09/1111993 publicada no D.OU. de 10!111199> Mantenedora: ASSOCIAÇÃO PARA!\'AENSE DE El\'SJNO E CULTURA - APEC EDITAL, de 11/11/2016 Processo Seletivo e Matrícula - 2017 Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica O Reitor da Universidade Paranaense - atribuições legais, estatutárias e regimentais, pelo seguinte: EDITAL IP AR, no uso de suas Torna pública a abertura de inscrições para a realização do Processo Seletivo do Curso de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense - UNIPAR, para o ano de 2016. 1- DA NATUREZA DO CURSO, ESTRUTURA CURRICULAR E REGIME DIDÁTICO-PEDAGÓGICO 1 - O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Pl antas Medicina is e Fitoterápicos na Atenção Básica, em nível Mestrado Profissional, foi recomendado pela CAPES, com base no resultado da 161 ª Reunião (07 e 11 de dezembro de 2015) Conselho Técnico Científico Ensino Superior (CTC ES) di sponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/mestrado-e-ou- doutorado-acadernico/resultados. 2 - O Curso de Mestrado Profissional em Plantas Med icinais e Fitoterápicos na Atenção Básica tem como público-alvo graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia. Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Tecnologia em Estética e Cosmética, Educaç ão Física, Medicina e áreas afins. 3 - O Curso de Mestrado Profissional em Plantas Med icinais e Fitoterápicos na Atenção Básica tem uma área de concentração, denominada Sistemas Produtivos e de Utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com duas linhas de pesqmsa: a) Planejamento, Produção e Processamento de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. b) Prospecção Etnofarmacológica e Avaliação da Eficácia e Segurança na utilização de plantas medicinais e fitoterápicos. 4 - O Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica tem objetivo capacitar profissionais com conhecimentos e hab il idades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionaaos a Politica i ·acional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Transcript of lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE -...

Page 1: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

lllf UNI PAR

f

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria - MEC. n º 1580, de 09/1111993 publicada no D.OU. de 10!111199>

Mantenedora: ASSOCIAÇÃO PARA!\'AENSE DE El\'SJNO E CULTURA - APEC

EDITAL, de 11/11/2016 Processo Seletivo e Matrícula - 2017

Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica

O Reitor da Universidade Paranaense -atribuições legais, estatutárias e regimentais, pelo seguinte:

EDITAL

IP AR, no uso de suas

Torna pública a abertura de inscrições para a realização do Processo Seletivo do Curso de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense - UNIP AR, para o ano de 2016.

1- DA NATUREZA DO CURSO, ESTRUTURA CURRICULAR E REGIME DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

1 - O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, em nível Mestrado Profissional, foi recomendado pela CAPES, com base no resultado da 161 ª Reunião (07 e 11 de dezembro de 2015) Conselho Técnico Científico Ensino Superior (CTC ES) disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/mestrado-e-ou­doutorado-acadernico/resultados.

2 - O Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica tem como público-alvo graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia. Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Tecnologia em Estética e Cosmética, Educação Física, Medicina e áreas afins.

3 - O Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica tem uma área de concentração, denominada Sistemas Produtivos e de Utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com duas linhas de pesqmsa:

a) Planejamento, Produção e Processamento de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. b) Prospecção Etnofarmacológica e Avaliação da Eficácia e Segurança na utilização de plantas medicinais e fitoterápicos. 4 - O Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica tem objetivo capacitar profissionais com conhecimentos e habilidades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionaaos a Politica i ·acional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Page 2: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

~Uf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Ponana - MEC. 11. º 1580, de 09/1111993, publicada 110 D.O.U. de 10 1111993

Mantenedora: ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA - APEC UNI PAR

p

6 - Serão oferecidas disciplinas obrigatórias e optativas, sendo que os alunos regulares deverão cumprir um total de 24 créditos. O quadro de disciplinas ofertadas encontra-se no Anexo A deste Edital.

7 - As aulas do Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica serão ofertadas às sextas feiras e sábaaos. das 8h30m às 12h e das 13h30 às 17h, de acordo com calendário próprio a ser d1vt.1gado nas dependências do Setor de Pós-Graduação da UNIP AR, Unidade de Umuarama - Campus Central - Sede.

2- DO INVESTIMENTO

1 - O investimento a ser realizado pelos alunos reguiares do Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica constará de 30 parcelas de R$ 1.397,00, pagas até o 5° dia de cada mês.

3- DAS INSCRIÇÕES

1 - As inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica realizar-se-ão no período de 11 de novembro de 2016 a 08 fevereiro de 2017, sendo efetivadas exclusivamente pelo preenchimento on fine da Ficha de Inscrição disponível na página http://presencial.unipar.br/curso/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/mestrado­profissional-em-plantas-medicinais e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 reais, recolhida nas agências do Banco Itaú S/ A, mediante pagamento do boleto bancário disponível no site http://pos.unipar.br/.

2 - Além da Ficha de Inscrição, estarão também aispomve1s na página http://presencial.unipar.br/curso/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/mestrado­profissional-em-plantas-medicinais

• Edital do Processo Seletivo • Modelo de Carta de Apresentação • Regulamento do Mestrado Profissional em Plantas l\t_edicinais e Fitoterápicos na

Atenção Básica

3 - Até o dia 08 de fevereiro de 2017, os candidatos :nscritos no processo seletivo deverão encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação St icro Sensz. da UNIP AR -Unidade de Umuarama - Campus Central - Sede, Praça Mascarenhas de Moraes. 4282, Umuarama - PR, 87502-210, pessoalmente ou por meio de Sedex, os seguintes documentos:

• Cópia autenticada do diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou do documento equivalente;

• Cópia autenticada do Histórico Escolar do curso de graduação; • Cópia do Curriculum Lattes devidamente documentado: • Cópia dos documentos pessoais: RG, CPF e título de e eitor:

Page 3: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

lllP UNI PAR

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria - MEC. 11." 1580, de 09/11/1993, publicada no D.O.U. de 10/1//1993

Mantenedora: ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE EVSINO E CULTURA - APEC

• Duas cartas de apresentação, seguindo modelo disponível no Anexo C deste Edital.

• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo, por meio do boleto bancário disponível em http://presencial.unipar.br/curso/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/mestrado-profissional-em-plantas-medicinais

4 - Somente serão efetivadas as inscrições que apresentarem Ficha de Inscrição totalmente preenchida e todos os documentos solicitados entregues no prazo estabelecido.

4- DO PROCESSO SELETIVO

1 - O Processo Seletivo de que trata o presente Edital, para acesso ao Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da UNIP AR no ano de 2017, consta da avaliação do Curriculum Lattes, do histórico escolar da graduação e entrevista perante Comissão de Seleção.

2 - A entrevista perante a Comissão de Seleção será realizada individualmente, para todos os candidatos inscritos ao Processo Seletivo, no dia 10 de fevereiro de 2017, a partir das 9h, em sala de reunião do Setor de Pós-Graduação da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama - Campus Central - Sede. Os candidatos inscritos deverão apresentar, para ingresso no local de prova, documento de identificação com fotografia.

5- DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1 - Os candidatos admitidos no Processo Seletivo de que trata o presente Edital serão classificados segundo seu desempenho em: a) Entrevista e Análise do Histórico Escolar, b) Análise do Curriculum Lattes. Atribuir-se-á nota final de O a 10, calculada por meio de média aritmética da pontuação dos itens supracitados.

2 - A análise do Histórico Escolar se dará de forma subjetiva, pela Comissão de Seleção, subsidiando a entrevista e a nota atribuída a este item.

3 - Os critérios de avaliação do Curriculum Lattes são apresentados no Anexo B deste Edital.

4 - A análise do Histórico Escolar e do Curriculum Lattes serão efetuadas pela Comissão de Seleção, no dia 08 de fevereiro de 2017.

6 - DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

1 - Caso haja candidatos com nota final de mesmo valor, o critério de desempate será a nota do Curriculum Lattes.

2 - Persistindo o empate, prevalecerá a maior nota da entrevista.

Page 4: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria
Page 5: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

~lr UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

UNI PAR

Reconhecida pela Portaria - MEC 11. 1580, de 0911111993, publicada 110 D O.U. de 1011111993

Mantenedora· ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENS/l\'O E CULTURA - APEC

10 - DAS MATRÍCULAS

1 - A matrícula dos candidatos selecionados será realizaàa nos dias 14 fevereiro de 2017, na Secretaria de Pós-Graduação Srricto Sensu da Unidade de Umuarama-Campus Central-Sede, no horár"o das 13h às l 7h.

a 17 de IPAR -

2 - A matrícula deverá ser realizada pelo próprio candidato ou por seu representante legalmente instituído.

3 - Caso qualquer dos candidatos selecionados para as 10 (aez) vagas não compareça para efetivar a matrícula no período estabelecido, os candidatos constantes da lista de espera, em ordem de classificação, serão comunicaaos peia Secretaria de Pós­Graduação Stricto Sensu da UNIPAR - Unidade de Um·1arama - Campus Central -Sede a partir do dia 20 de fevereiro de 2017, para efet: ·arem sua matrícula entre os dias 21a23 de fevereiro de 2017.

11 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1 - A inscrição no Processo Seletivo 2017 do Curso de ~estrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Cniversidade Paranaense -UNIP AR configura conhecimento e aceitação das disposições do Edital o Processo Seletivo e do regulamento do Programa.

2 - Dos resultados das provas e das classificações do Processo Se etivo 201 7 para o Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais t: fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense - UNIPAR, somente cabe pediao de revisão ou recurso com alegação de ilegalidade na execução dos procedimentos aqui previstos.

3 - A comprovação de fraude ou uso de documentos ou informações fal sas para inscrição e execução do Processo Seletivo 2017 do Curse ae \1e traao Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica sera causa de anulação dos resultados, a qualquer época, mesmo após sua matrícula. sendo comunicaaos os órgãos competentes.

4 - A matrícula nos cursos de pós-graduação da UNIP AR .molica no compromisso do aluno em respeitar o Estatuto, o Regimento Gera: e a: normas emanadas da Administração Superior da Universidade.

5 - Os casos omissos serão resolvidos pela Diretora Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação, ouvida a Reitoria da Universidade Paranaen::>e. 6 - Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os e~eitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pela UNIP AR..

Umuarama. : 1 de novemoro de 2016.

Dr.

Page 6: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

~lf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

UNI PAR

Reconhecida pela Portaria - AfEC. 11. 0 1580, de 0911111993, publicada no D O. U. de 1 O 1111993

Mantrnedora ASSOCIAÇÃO PARA ~ENSE DE ENSINO E CULTURA - APEC

Anexo A do Edital de, 11111/2016.

QUADRO DE DISCIPLINAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS A ATE ÇÀO BÁSICA

1 . º de créditos

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Total Teóricos Práticos C.H.

Seminários: Tópicos avançados em plantas medicinais aplicados a .., 2 o 30 fitoterapia -

Epidemiologia 1 1 o 15 1

Bioestatística 1 o 15

Linguagem e escrita científica 1 1 o 15

Bioética 1 o 15

Planejamento e gestão de projetos de desenvolvimento, inovação e '.?. 2 o 30

patentes envolvendo plantas medicinais

DISCIPLINAS OPTATIVAS 1

Fitoquímica e controle de qualidade de extratos vegetais 2 2 o 30

Processamento das plantas medicinais e técnicas extrativas 2 2 o 1

30 1

Aspectos agronômicos do cultivo de plantas medicinais 2 2 ú 30

Fitoterapia, fitomedicina e aplicações clínicas das plantas medicinais 2 2 o 30

Ensaios microbiológicos e parasitológicos com extratos vegetais - 2 o 30

Ensaios pré-clínicos com plantas medicinais e fitoterápicos 2 2 o 30

Toxicologia de plantas medicinais e fitoterápicos 2 2 o 1

30 1

Educação continuada ao ensino médio, comunidades e sociedades 2 2 o 30 . Economia, legislação e políticas públicas envolvendo plantas medicinais

2 2 o 30 e fitoterápicos no SUS

Medicina tradicional, etnobotânica e etnofarmacologia 2 2 o 30

Estágios aplicados em Empresas da área de plantas medicinais 2 2 o 1 30 1

Assistência farmacêutica 1 2 2 o 30

C.H.: carga horária total, em horas.

Page 7: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

UNI PAR

Reconhecida pela Portaria - MEC 11. 1580, de09IJJ/!993,pubhcadanoDO.U de !OIJJ//993

Ma11te11ednra ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA - APEC

Anexo B do Edital de, 11/11/2016.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRJCULJ"41 LATTES PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DO MESTRA:lO PROFISSIONAL EM

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS , 'A ATE. rçÃO BÁSICA

1. Formação Acadêmica Pós Graduação Stricto Sensu recomendada pela CAPES, na área do Curso tcada) Pós Graduação StrictoSsensu recomendada pela CAPES, fora área do Curso (cada) Pós Graduação lato Sensu na área do Curso (cada) Pós Graduação Lato Sensu fora da área do Curso (cada) Créditos concluídos em curso de pós-graduação stricto sensu, na área e 0 Curso. recome 1dado pela CAPES (cada)

2. Experiência Profissional na Área do Curso Docência em ensino superior - Pós Graduação Docência em ensino superior - Graduação Atuação profissional em sua área de formação Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação ou pós-graciuacão (cada orientação)

3. Produção Científica na Área do Curso Artigo completo em periódico (cada artigo) Artigo completo em anais de eventos científicos (cada artigo) Resumo em periódico (cada resumo) Resumo em anais de eventos científicos (cada resumo) Livro (cada livro) Capítulo de livro (cada capítulo) Registro de patente (cada registro) Apresentação de trabalhos em eventos científicos (cada apresentação) Participação em programa de iniciação científica, como bolsista (cada ano) Participação em programa de iniciação científica, sem bolsa (cada ano J Participação em eventos científicos (cada participação) Participação em cursos em eventos científicos (cada participação) Atuação como ministrante em cursos, palestras ou mesas redondas em eventos científicos (cada

atuação) Orientação em iniciação científica (cada orientação)

4. Outras Atividades Acadêmicas na Área do Curso Monitoria em disciplina de graduação (cada monitoria) Participação em comissão examinadora de trabalho de conclusão de cur::.o l cada participação) Participação em projetos de extensão (cada projeto)

Pontuação 10,0 6,0 6,0 4,0 2,0

Pontuação 1 8,0

6,0 6,0 0,2

Pontuação 5,0

1 1,0 0,5 0,1 5,0 2,0

1 5,0 1 0,1 1 3,0 1

1 2,0 1

0,1 1 0,1

1

1,0

1 0,5

'Pontuação 0,5 0,1

1 0,1 Ao Curriculum Lattes que obtiver a maior pontuação será atribuída not& 10 (dez). A maior pontuação de Curriculum Lattes será então utilizada par' ..t.ribu:r as notas aos demais f':1 V' Curriculum Lattes, conforme a fórmula: v:;-

Pontuação do Curriculum Lartes x 1 O Nota do Curriculum Lattes =

~~~~~~~~~~~~~

Pontuação do Curriculum Lutre.s melnor pontuado

Page 8: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

li~ UNI PAR

E

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria - 'v!EC. 11. 1580, de 0911111993, publicada no D.O. U. de 1 O 1111993

Mantenedora· ASSOCIAÇÃO PARAJ\'AE1YSE DE ENSIJ'O E CULTURA - APEC

Anexo C do Edital, de 11111/2016.

UNIVERSIDADE P ARANAENSE - UNIP AR DIRETORIA EXECUTIVA DE GESTÃO DA PESQUISA E DA PÓS-GR.\Dl AÇÃO

Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica

Praça Mascarenhas de Moraes, 4282- 87.502-210 - L muarama - PR (44) 3621.2885 - emersonl@uni par.br

Umuarama- P , / /

DEGPP " ____ ,_ .........

---------

Prezado(a) Professor(a)/Pesquisador(a):

Solicitamos sua prestimosa colaboração, no sentido de fornecer as

informações solicitadas no modelo anexo de Carta de Apresentação.

Tais informações têm caráter estritamente confidencial. e servirão de

subsídio à Comissão Examinadora, durante o processo se etivo do Curso de Pós­

Graduação do Mestrado Profissional em Plantas eaici11ais e í itoterápicos na

Atenção Básica

Pedimos que a Carta de Apresentação seja acond · ciona a e n envelope

lacrado, que pode ser entregue por meio de um porta ·or (o próprio candidato), ou

remetida pelo correio, para o seguinte endereço:

Comissão Examinadora do Processo Seletivo Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica

Universidade Paranaense - UNIP AR Endereço: Praça Mascarenhas de Moraes, 4282 - 87.502-2 10

Umuarama - PR.

Desde já agradecemos, e subscrevemo-nos com as mais co diais Saudações Universitárias.

Prof. Dr. Emerson L 1iz Botelho Lourenço

Coordenador do lv1estrado Profissional em Plantas Medicinais e Füoterápicos na Atenção Básica

Page 9: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

~Lf UNI PAR

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhec1da pela Portaria - MEC. 11 º 1580 de 0911111993, publicada no D O U de 1011111993

Mantenedvra: ASSOCIAÇÃO PARAl\'AEl\'SE DE ENSINO E CULTURA - APEC

CARTA DE APRESENTAÇ~

Nome do(a) Candidato(a)

D d d a os e quem recomen d a Nome:

Titulação:

Instituição:

Rua: o Cidade e Estado: <.;. ... ... CEP: ...

"O e Telefone: ""

E-Mail:

Informações sobre o(a) candidato(a)

1. Conheço o(a) candidato(a) desde o ano de:

2. Situações em tive contato com o(a) candidato(a): (não há limite de linhas para este texto)

3. Nas situações supracitadas, tive:

[ ] Excelente oportunidade para observar o trabalho técnico-científico do(a) candidato(a). [ ] Boa oportunidade para observar o trabalho técnico-científico do a) cand,dato(a). [ ] Pouca oportunidade para observar o trabalho técnico-científico uo J) cwididato(a). [ ] Nenhuma oportunidade para observar o trabalho técnico-cient:fi.:;.- . .lo a) c:rndidato(a).

Page 10: lllf UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPARpos.unipar.br/files/arquivos/362483ce997f0b20915965fb44c162fe.pdf · lllf UNI PAR f UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria

UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIPAR lllr UNI PAR

Reconhecida pela Portaria - MEC 11 º 1580 de 09/JJ 11993, publicada no D.O. U. de /O 'J 111993

Ma11te11edora: ASSOCIAÇÃO PARANAEl\'SE DE ENSINO E CULTUR4 - APEC

4. Em comparação com outras pessoas que já pude avaliar, classifico o(a) candidato( a) como:

[ ] Excelente [ ] Bom [ ] Médio [ ] Fraco

5. Avaliação crítica do(a) candidato(a) (assinalar uma opção para cada característica):

Característica Excelente 1

Bom \'lédiu Fraco 'íào posso opinar

Nível de conhecimentos em sua área de atuação '

Motivação para estudos avançados l 1 Maturidade e estabilidade emocional

Capacidade para trabalho individual

Capacidade para trabalho em grupo

Habilidade em expressão oral 1

Habilidade em expressão escrita

lmaginação e originalidade

Auto-realização e independência

6. Este espaço é destinado a considerações gerais e comentários sobrt perfil inte c:ctual e profissional do(a) candidato( a), bem como seu potencial e habilidades especiais, levando em conta sua pretensã:) em eguir a carreirn científica. : (não há limite de linhas para este texto)

Cidade e Estado:

Data:

Assinatura:

Carimbo (opcional) :