LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado...

49
LÍNGUA PORTUGUESA PROF. JOSÉ FRANCISCO PROF.ª MARISTELA MARCHANTE EJA FASE

Transcript of LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado...

Page 1: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

LÍNGUA PORTUGUESA

PROF. JOSÉ FRANCISCO

PROF.ª MARISTELA MARCHANTE4ªEJA FASE

Page 2: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Unidade IIITrabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Page 3: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Aula 31.2ConteúdoEstudos textuais: crônica

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Page 4: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

HabilidadeDistinguir os elementos essenciais e estrutura do gênero textual Crônica.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Page 5: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Caminho estreito

REVISÃO

5

Page 6: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Caminho estreitoO caminho era estreito, mas dava numa grande campina, com um horizonte verde dourado e um vento incessante. No início da caminhada, me falaram mesmo que encontraríamos a campina. Mesmo assim a esperança estava apenas no fundo, como reserva para quando o medo do desfiladeiro fosse mais forte.

AULA

6

Page 7: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

O caminho era estreito, sim. Poucos andavam por ele. Mas quem sinceramente por ele passava não se alegrava com o fato. Ao contrário, para quem sofre com a caminhada, a solidão só piora.O caminho era estreito. Não havia espaço para idealizações. Cada passo era uma vitória. Cada quilômetro percorrido era como que uma confirmação: “você está na direção certa”.

AULA

7

Page 8: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

O mais incrível era isso: a esperança que era pequena no início, foi ganhando força até o final.O caminho era estreito. Mas a experiência da jornada preencheu todo o meu ser. A presença do Companheiro fez de mim um peregrino melhor, mais justo, mais compassivo e com um olhar mais decidido.

AULA

8

Page 9: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A questão não é escolher entre as facilidades do caminho largo ou as dificuldades do caminho estreito. É ouvir e confiar na voz de quem nos guia. E não se esqueça: a campina está no final.

AULA

9

Page 10: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

O que é Crônica:

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência, etc.

Os cronistas escrevem em 1ª pessoa ( EU), mas pode aparecer também em 3ª pessoa. Como se estivessem em uma conversa informal, ele tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.

AULA

10

Page 11: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A crônica foi inicialmente desenvolvida com caráter histórico (as crônicas históricas). Elas relatavam desde o século XV fatos históricos (reais ou fictícios) ou acontecimentos cotidianos (sucessão cronológica), algumas com toque de humor.No Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação dos "Folhetins" em meados do século XIX.

AULA

11

Page 12: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Mais tarde, esse tipo de texto despretensioso foi se aproximando do público e conquistando os leitores mundo afora. Hoje, esse fato é confirmado pela enorme difusão das crônicas, sobretudo nos meios de comunicação.

AULA

12

Page 13: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Alguns escritores brasileiros que se destacaram como cronistas foram:Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil

Nascimento - Rio de Janeiro, RJ 1839Falecimento - Rio de Janeiro, RJ 1908

AULA

13

Page 14: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Um apólogo

AULA

14

Page 15: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.

Nascimento - Itabira, MG 1902

AULA

15

Page 16: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Vó caiu na piscina

AULA

16

Page 17: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Rubem Braga foi um escritor lembrado como um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga.

Nascimento - Cachoeiro de Itapemirim, ES 1913 Falecimento - Rio de Janeiro, RJ 1990

AULA

17

Page 18: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

PavãoO Rubem BragaEu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

AULA

18

Page 19: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

AULA

19

Page 20: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Fernando Tavares Sabino foi um escritor e jornalista brasileiro, tendo também exercido atividades como cineasta.

Nascimento - Belo Horizonte, MG 1923Falecimento - Rio de Janeiro, RJ 2004

AULA

20

Page 21: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

O gato sou eu

AULA

21

Page 22: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

1- Explique com tuas palavras o que é Crônica e quais os meios de comunicação2- Leia o texto a seguir e responda qual o tema tratado?

Teatro de vidaVivemos.Postamos.Parece que mais postamos que vivemos...Pratos de comida pomposos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

22

Page 23: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Bebida na mão.Sorriso forçado...Retratos do evento alegórico que a vida se tornou.Como já disse, mais parecemos que vivemos...Representamos todo dia no palco da atenção alheia.Vivemos para os outros através de postagens que não representam quem somos.E quando tudo acabar?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

23

Page 24: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Quando estivermos no último suspiro?Ninguém vai lembrar quem somos e o que fizemos...... pois nada fizemos, só postamos molduras do pretérito imperfeito na parede das aparências!

(Rian Lopes)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

24

Page 25: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A moça triste

AULA

25

Page 26: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A moça tristeEu a encontro todos os dias. No ponto de ônibus. Nunca conversarmos. Mas me chama a atenção seu jeito triste. Sempre com um fone nos ouvidos. Sempre com um cigarro na boca. Nunca ri. Nunca fala com ninguém. Não tem amigos. Pelo menos é o que eu percebo nos cinco minutos que a vejo todos os dias no ponto de ônibus.

AULA

26

Page 27: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A moça triste talvez não seja triste. Talvez esteja apenas cansada. Talvez não goste de falarnem sorrir logo após acordar. Talvez ela seja feliz, muito feliz. Mas meusolhos a veem daquele jeito, e isso me faz pensar em como a tristeza estápresente em nós. Em mim.[...]

AULA

27

Page 28: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A moça triste continua sentada no banco do ponto de ônibus. Eu entro no carro que me levará ao trabalho. Não há despedidas. Eu sei que a encontrarei no próximo dia. Sem o sorriso que nunca vem e com a tristeza que a acompanha.

AULA

28

Page 29: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Principais características da Crônica:

Principais características da Crônica:

Espaço reduzido

AULA

29

Page 30: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

O primeiro encontroNo seu primeiro encontro romântico com uma garota, levou junto a mãe. Rapaz criado sob os mimos da mãe viúva e de duas tias solteironas, não se sentia seguro nem para assinar o próprio nome. A ausência de qualquer uma das três figuras femininas fazia com que Alfredo perdesse até a fala.

AULA

30

Page 31: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

A independente Paloma, que se produzira para o grande encontro com tamanha vivacidade, agora olhava para a cena berrante com uma estranheza perturbadora.– Oi Paloma, essa é minha mamãe.

AULA

31

Page 32: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Após uma eternidade para recuperar o fôlego, Paloma manteve o decoro e não tocou no assunto. Durante o jantar, a mãe, sob os tufos de cabelos brancos e uma pele desgastada, falava sem parar. Até de boca cheia. Falava sobre receitas, o clima, a violência da cidade, e sobre cada um dos programas de TV, desde os Bom Dia Qualquer Coisa até os Boa Noite Coisa Qualquer.

AULA

32

Page 33: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Principais características da Crônica:

• Linguagem simples e coloquial.

AULA

33

Page 34: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:– Dá licencinha que vou ali no banheiro dar uma urinadinha, mas já volto. Vocês esperem eu voltar pra conversar que não quero perder nadinha. – Era só o que faltava.

AULA

34

Page 35: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Foi só a figura embalsamada desaparecer, e Paloma disse entre dentes:– Alfredo, você tá louco? Por que você trouxe sua mãe no nosso encontro?

AULA

35

Page 36: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

– Ah, Paloma, me desculpe, mas eu não podia deixar a mamãe em casa. Ela tem medo de ficar sozinha.– Medo de ficar sozinha? Medo de ficar sozinha? E o que eu tenho a ver com isso?– Mas, o que você queria que eu fizesse?

AULA

36

Page 37: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Principais características da Crônica:

• Poucos personagens, se houver • Poucos personagens, se houver

AULA

37

Page 38: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

– Eu queria que… – Falar e bufar são duas coisas difíceis de se fazer ao mesmo tempo. – Eu queria que você tivesse feito qualquer coisa, qualquer coisa, menos ter trazido ela com você pro nosso encontro.

AULA

38

Page 39: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

– Puxa, Paloma. Como você é insensível. Até parece que nunca teve uma mamãe.– Para, para. Ela não é sua “mamãe”.– Como não?

AULA

39

Page 40: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

– Ela é sua “mãe”. Você já tá crescidinho demais pra ficar com essa de “mamãe” daqui, “mamãe” dali.– Na verdade, eu costumo chamar ela de “mamãezinha”, mas achei que você ia me achar meio infantil.– Oh, você infantil? Imagina, Alfredo! Um homem que traz a “mamãe” num primeiro encontro não tem nada de infantil.

AULA

40

Page 41: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Principais características da Crônica:

• Narrativa curta • Fatos do cotidiano

AULA

41

Page 42: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Eu não durmo com a luz acesa. Porque a luz incomoda a mamãe.– O quê??? Você dorme com sua mãe?– E com as minhas tias, também. Mas por elas, poderia deixar a luz acesa.

AULA

42

Page 43: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

– Com as suas…? Não, não. Pra mim, chega. Adeus.– Paloma, espera. Espera.Apesar das súplicas de Alfredo, ela se levanta e desaparece de sua vista.

AULA

43

Page 44: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Quando a mãe volta, percebe o filho sozinho e triste, e pergunta:– Que foi, meu bebê? Que cara é essa?– Mamãe, tenho uma notícia triste pra te dar.– O quê?– A Paloma terminou com a gente.

AULA

44

Page 45: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

São características da crônica:I. Gênero narrativo marcado pela brevidade, narra fatos

históricos em ordem cronológica.II. Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária

ou semanal, pois trata de acontecimentos cotidianos.III. Obra de ficção do gênero narrativo, apresenta narrador,

personagens, ponto de vista e enredo.IV. Gênero que se define por sua pequena extensão, é mais

curto que a novela ou o romance, apresentando uma estrutura fechada.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

45

Page 46: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

V. Tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário, geralmente é escrito em primeira pessoa.

a) I e II.b) I e III.c) IV e V.d) I e V.e) III e IV.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

46

Page 47: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Emojis

Page 48: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

É possível associar os emojis a sinais de pontuação?

DESAFIO DO DIA

48

Page 49: LÍNGUA PROF. JOSÉ FRANCISCO PORTUGUESA EJA · • Linguagem simples e coloquial. AULA 33. Em dado momento, a mãe foi ao banheiro. Delicada como uma duquesa, disse sem rodeios:

Gênero textual Crônica

• Principais características • Alguns cronistas

RESUMO DO DIA

49