Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos...

67
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação da qualidade passou a ser feita ao longo de todo o processo produtivo como forma de corrigir eventuais falhas no sistema. Isto levou a um aumento da qualidade do produto final e a redução de custos, pois se reduziram drasticamente as perdas por defeitos. ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.

Transcript of Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos...

Page 1: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação da qualidade passou a ser feita ao longo de todo o processo produtivo como forma de corrigir eventuais falhas no sistema. Isto levou a um aumento da qualidade do produto final e a redução de custos, pois se reduziram drasticamente as perdas por defeitos.

ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.

Page 2: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

Enquanto a INFORMÁTICA é a ciência que trata da informação através de meios eletrônicos, a ESTATÍSTICA procura obter informações relevantes de massas de dados e, nos dias de hoje, isso costuma ser feito com o auxílio da máquina.

Page 3: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

A INFORMÁTICA CONSTROI MODELOS PARA SIMULAR SITUAÇÕES REAIS COM BASE EM MODELOS DE PROBABILIDADE.

A INFORMÁTICA UTILIZA UM CONJUNTO DE BANCO DE DADOS, ESTATÍSTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EXTRAIR INFORMAÇÕES RELEVANTES E NÃO TRIVIAIS DE GRANDES ARQUIVOS DE DADOS, ARMAZENADOS SOB DIFERENTES FORMATOS, E EM DIFERENTES LOCAIS.

Page 4: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

Coleção de números = estatísticasColeção de números = estatísticas

O número de atendimentos ambulatoriais O número de atendimentos ambulatoriais

no país aumentou em 30%. no país aumentou em 30%. A taxa de desemprego atinge, este mês, A taxa de desemprego atinge, este mês,

12,5%.12,5%. O número de universitários no país subiu O número de universitários no país subiu

para 1,5 milhão neste ano. para 1,5 milhão neste ano. Resultados do Carnaval no trânsito: 145 Resultados do Carnaval no trânsito: 145

mortos, 2430 feridos.mortos, 2430 feridos.

Page 5: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

Ciência ou método de coletar, Ciência ou método de coletar, organizar, apresentar, analisar e organizar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos com interpretar dados numéricos com o objetivo de conhecer um o objetivo de conhecer um conjunto de dadosconjunto de dados.

Estatística: uma definiçãoEstatística: uma definição

Page 6: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

CONCEITOS

O TERMO ESTATÍSTICA PROVÉM DA PALAVRA ESTADO E FOI UTILIZADO ORIGINALMENTE PARA DENOMINAR LEVANTAMENTOS DE DADOS, CUJA FINALIDADE ERA ORIENTAR O ESTADO EM SUAS DECISÕES.

Page 7: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

OBJETIVO

ESTATÍSTICA TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DOS FENÔMENOS COLETIVOS.

Page 8: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

A ESTATÍSTICA ...

...FORNECE MÉTODOS PARA COLETA, ORGANIZAÇÕES, DESCRIÇÕES, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS E A SUA UTILIZAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES.

Page 9: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

ESTATÍSTICA :

• ESTATÍSTICA DESCRITIVA

• ESTATÍSTICA INFERENCIAL OU

INDUTIVA

Page 10: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA :

COLETA, ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS DADOS.

ESTATÍSTICA INFERENCIAL :

INFERÊCIA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO.

Page 11: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE ABORDAGEM

CENSO: É UMA AVALIAÇÃO DIRETA, UTILIZANDO-SE TODOS OS COMPONENTES DA POPULAÇÃO.

AMOSTRAGEM: É UMA AVALIAÇÃO INDIRETA, COM BASE EM UMA AMOSTRA.

Page 12: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES DO CENSO:

• ADMITE ERRO PROCESSUAL ZERO E TEM CONFIABILIDADE 100%;

• É CLARO;

• É LENTO;

• É QUASE SEMPRE DESATUALIZADO;

• NEM SEMPRE É VIÁVEL.

Page 13: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES DA AMOSTRAGEM:

• ADMITE ERRO PROCESSUAL POSITIVO E TEM CONFIABILIDADE MENOR QUE 100%;

• É BARATA;

• É RÁPIDA;

• É ATUALIZADA;

• É SEMPRE VIÁVEL.

Page 14: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

POPULAÇÃO E AMOSTRA

POPULAÇÃO: CONJUNTO DE ENTES PORTADORES DE, PELO MENOS, UMA CARACTERÍSTICA COMUM.

AMOSTRA: SUBCONJUTO FINITO DE UMA POPULAÇÃO.

Page 15: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

CategóricasCategóricasouou

qualitativasqualitativas

NuméricasNuméricasouou

quantitativasquantitativas

VV

AA

RR

II

ÁÁ

VV

EE

II

SS

NOMINALNOMINAL

ORDINALORDINAL

DISCRETADISCRETA

CONTÍNUACONTÍNUA

Page 16: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

NOMINALNOMINAL

ORDINALORDINAL

SexoSexoReligiãoReligião

Estado civil Estado civil ProfissãoProfissão

Avaliação por Avaliação por conceitoconceito

EscolaridadeEscolaridadeNivel sócio-Nivel sócio-econômocoeconômoco

Page 17: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

DiscretaDiscreta

ContínuaContínuaAlturaAlturaPesoPeso

TemperaturaTemperaturaPressãoPressão

Número de Número de estraçõesestrações

Número de cáriesNúmero de cáriesNúmero de Número de atendidosatendidos

Page 18: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

TABELAS

TABELA: É UM QUADRO QUE RESUME UM CONJUNTO DE OBSERVAÇÕES.

EXEMPLO:

PRODUÇÃO DE CAFÉBRASIL – 1991-1995

ANOS PRODUÇÃO(1.000 t)

1991 2.5351992 2.6661993 2.1221994 3.7501995 2.007

TÍTULO

CABEÇALHO

COLUNA NUMÉRICA

CASA OU CÉLULA

LINHAS

FONTE: IBGE.

CORPO

COLUNA INDICADORA

RODAPÉ

CABEÇALHO

Page 19: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

PRINCIPAIS TIPOS DE TABELAS

Page 20: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

SÉRIES HISTÓRICAS, CRONOLÓGICAS OU TEMPORAIS.

DESCREVEM OS VALORES DA VARIÁVEL, EM DETERMINADO LOCAL, DISCRIMINADOS SEGUNDO INTERVALOS DE TEMPO VARIÁVEIS.

EXEMPLO:

Page 21: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

SÉRIES GEOGRÁFICAS, ESPACIAIS, TERRITORIAIS.

DESCREVEM OS VALORES DA VARIÁVEL, EM DETERMINADO INSTANTE, DISCRIMINADOS SEGUNDO REGIÕES.

EXEMPLO:

Page 22: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

SÉRIES ESPECÍFICAS

DESCREVEM OS VALORES DA VARIÁVEL, EM DETERMINADO TEMPO E LOCAL, DISCRIMINADOS SEGUNDO ESPECIFICAÇÕES OU CATEGORIAS.

EXEMPLO:

Page 23: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

SÉRIES CONJUGADAS OU TABELA DE DUPLA ENTRADA

MUITAS VEZES TEMOS NECESSIDADE DE APRESENTAR, EM UMA ÚNICA TABELA, A VARIAÇÃO DE VALORES DE MAIS UMA VARIÁVEL, ISTO É, FAZER UMA CONJUGAÇÃO DE DUAS OU MAIS TABELAS.

EXEMPLO:

Page 24: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

DISTRIBUIÇÃODE FREQUÊNCIA

TRATA-SE DE UM CONCEITO ESTATÍSTICO DE SUMA IMPORTÂNCIA, MERECERÁ UM TRATAMENTO ESPECIAL.

EXEMPLO:

Page 25: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

GRÁFICOS

O GRÁFICO ESTATÍSTICO É UMA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DADOS ESTATÍSTICOS, CUJO OBJETIVO É O DE PRODUZIR, NO INVESTIGADOR OU NO PÚBLICO EM GERAL, UMA IMPRESSÃO MAIS RÁPIDA E VIVA DO FENÔMENO EM ESTUDO, JÁ QUE OS GRÁFICOS FALAM MAIS RÁPIDO ‘A COMPREENSÃO QUE AS TABELAS.

Page 26: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

TIPOS DE GRÁFICOS

Page 27: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

GRÁFICO EM LINHA

0102030405060708090

100

1° Trim 2° Trim 3° Trim 4° Trim

Page 28: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

GRÁFICOS EM COLUNAS OU EM BARRA

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

1° Trim 2° Trim 3° Trim 4° Trim

Page 29: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

GRÁFICO EM COLUNAS OU EM BARRAS MÚLTIPLAS

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

1° Trim 2° Trim 3° Trim 4° Trim

Leste

Oeste

Norte

Page 30: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

GRÁFICO EM SETORES

Leste

Oeste

Norte

Page 31: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

CARTOGRAMA

Page 32: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

PICTOGRAMA

Page 33: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA.

Page 34: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.

LIMITES DE CLASSES: SÃO OS EXTREMOS DE CADA CLASSE.

AMPLITUDE DE UM INTERVALO DE CLASSE: É A MEDIDA DO INTERVALO QUE DEFINE A CLASSE.

PONTO MÉDIO DE UMA CLASSE: É O PONTO QUE DIVIDE O INTERVALO DE CLASSE EM DUAS PARTES IGUAIS.

FREQÜÊNCIA SIMPLES OU ABSOLUTA: É O NÚMERO DE OBSERVAÇÕES CORRESPONDENTES A ESSA CLASSE OU A ESSE VALOR.

FREQÜÊNCIA RELATIVA: SÃO OS VALORES DAS RAZÕES ENTRE AS FREQÜÊNCIAS SIMPLES E A FREQÜÊNCIA TOTAL.

Page 35: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA

Page 36: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

HISTOGRAMA: É FORMADO POR UM CONJUNTO DE RETÂNGULOS JUSTAPOSTOS, CUJAS BASES SE LOCALIZAM SOBRE O EIXO HORIZONTAL, DE TAL MODO QUE SEUS PONTOS MÉDIOS COINCIDAM COM OS PONTOS MÉDIOS DOS INTERVALOS DE CLASSE.

Page 37: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

POLÍGONO DE FREQÜÊNCIA: É UM GRÁFICO EM LINHAS, SENDO AS FREQÜÊNCIAS MARCADAS SOBRE PERPENDICULARES AO EIXO HORIZONTAL, LEVANTADAS PELOS PONTOS MÉDIOS DOS INTERVALOS DE CLASSE.

Page 38: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

POLÍGONO DE FREQÜÊNCIA ACUMULADA: É TRAÇADO MARCANDO-SE AS FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS SOBRE PERPENDICULARES AO EIXO HORIZONTAL, LEVANTADAS NOS PONTOS CORRESPONDENTES AOS LIMITES SUPERIORES DOS INTERVALOS DE CLASSE.

Page 39: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

MEDIDAS DE POSIÇÃO

MÉDIAS

MODA

MEDIANA

QUARTIS

PERCENTIS

Page 40: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

MÉDIAS

MÉDIA ARITMÉTICA - DADOS NÃO AGRUPADOS

Page 41: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

MÉDIA ARITMÉTICA - DADOS AGRUPADOS

QUANDO OS DADOS ESTIVEREM AGRUPADOS NUMA DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA USAREMOS A MÉDIA ARITMÉTICA DOS VALORES x1, x2, ..., xn(PONTOS MÉDIOS DAS CLASSES), PONDERADOS PELAS RESPECTIVAS FREQÜÊNCIAS ABSOLUTAS: F1, F2, F3,...FN. ASSIM:

Page 42: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

EXEMPLO:

Page 43: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

MODA

É O VALOR MAIS FREQÜÊNTE DA DISTRIBUIÇÃO.

CÁLCULO DA MODA PARA DADOS AGRUPADOS

Page 44: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 45: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 46: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

MEDIANA

COLOCADOS EM ORDEM CRESCENTE, MEDIANA ( ) É O VALOR QIE DIVIDE A AMOSTRA, OU POPULAÇÃO, EM DUAS PARTES IGUAIS. ASSIM:

0 50% 100%

Page 47: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

CÁLCULO DA MEDIANA – DADOS AGRUPADOS

1º PASSO: CALCULA-SE A ORDEM n/2.

2º PASSO: PELA Fac IDENTIFICA-SE A CLASSE QUE CONTÉM A MEDIANA (CLASSE Md).

3º PASSO: UTILIZA-SE A FÓRMULA:

Page 48: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 49: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 50: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 51: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

QUARTIS

OS QUARTIS DIVIDEM UM CONJUNTO DE DADOS EM QUATRO PARTES IGUAIS . ASSIM:

0% 25% 50% 75% 100%

Q1Q2 Q3

Q1= 1º QUARTIL, DEIXA 25% DOS ELEMENTOS.

Q2 = 2º QUARTIL, COINCIDE COM A MEDIANA, DEIXA 50% DOS ELEMENTOS.

Q3 = 3º QUARTIL, DEIXA 75% DOS ELEMENTOS.

Page 52: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

CÁLCULO DO 1º E 3º QUATIS PARA DADOS AGRUPADOS.

Page 53: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 54: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 55: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 56: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 57: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 58: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 59: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

DECIS

DECIS SÃO OS VALORES QUE DIVIDEM A SÉRIE EM 10 PARTES IGUAIS.

Page 60: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 61: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

PERCENTIS

SÃO MEDIDAS QUE DIVIDEM A AMOSTRA EM 100 PARTES IGUAIS. ASSIM:

Page 62: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 63: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 64: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 65: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Page 66: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

Dispersão ou variabilidadeDispersão ou variabilidade

(a)(a)A amplitude (h)A amplitude (h)

(b)(b)

(c)(c)

(d)(d)

O desvio médio (dma)O desvio médio (dma)

A variância (sA variância (s22))

O desvio padrão (s)O desvio padrão (s)(e)(e)

(f)(f)A variância relativa (gA variância relativa (g22))

O coeficiente de variação (g)O coeficiente de variação (g)

Page 67: Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.

Dados Dadosordenados

Representação gráfica

Distribuição de freqüências

Medidas

2D 3D

Outras medidas

Medidas de dispersão

Medidas de posição central