Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

16
8 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, sob o registro Nº O79-J O JORNAL DO MAÇOM DA BAHIA EDITORA Ano III - n° 08 - Janeiro / Fevereiro de 2014 PÁGINA 16 LOJA MAÇÔNICA AREÓPAGO ITABUNENSE COMPLETA 92 ANOS A Loja Maçônica Areópago Itabunense come- morou no último dia 02/02, 92 anos de fun- dação e sua história se confunde com a de Itabuna, com ações em defesa de seus munícipes. LEIA MAIS NAS PÁGINAS 8 e 9 7ª CONFRARIA DO BODE A Loja Areópago Itabunense, do Oriente de Itabuna, jurisdi- cionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), reu- niu no dia 14/12, no Clube Espora de Ouro, irmãos maçônicos, cunhadas, sobrinhos e convidados para a 7ª Confraria do Bode. A LOJA 28 DE JULHO RETOMA OS TRABALHOS PÁGINA 03

Transcript of Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

Page 1: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

8

www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, sob o registro Nº O79-J

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

EDITORA

Ano III - n° 08 - Janeiro / Fevereiro de 2014

PÁGINA 16

Loja Maçônica areópago

itabunense coMpLeta 92 anos

A Loja Maçônica Areópago Itabunense come-morou no último dia 02/02, 92 anos de fun-dação e sua história se confunde com a de

Itabuna, com ações em defesa de seus munícipes.

LEIA MAIS NAS PÁGINAS 8 e 9

7ª confraria do bode

A Loja Areópago Itabunense, do Oriente de Itabuna, jurisdi-cionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), reu-niu no dia 14/12, no Clube Espora de Ouro, irmãos maçônicos, cunhadas, sobrinhos e convidados para a 7ª Confraria do Bode.

a Loja 28 de juLhoretoMa os trabaLhos

PÁGINA 03

Page 2: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

2 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

eXpediente

Home Page: www.jornalocompasso.blogspot.com.br E-mail: [email protected] Telefones: (73) 9134 5375 e 9131 7932

O COMPASSO é publicado pela DIREITOS EDITORIA E PUBLICIDADE LTDA, sob o CNPJ de Nº 11.463.667/0001-47 e Inscrição Municipal de Nº 18.506

Endereço: Avenida Félix Mendonça, 358, Residencial Zelito Fontes, Aptº. 103, 1º Andar, Bairro Conceição, Itabuna – Bahia, CEP 45.605 - 000

Fundador: Ir.·. Vercil RodriguesDiretor-Editor Responsável: Vercil [email protected] [email protected] Jornalista Responsável: Joselito dos Reis Santos - DRT/BA Nº. 113.

Diagramação e Execução Gráfica: Arnold Coelho.Deptº. de Marketing e Publicidade/Venda: Vercil Rodrigues (73) 9134 5375.Conselho Editorial: Ir.: José Carlos Oliveira - Gr.·. 33/ GLEB e Ir.·. Antônio da Silva Costa - Gr.·. 33/GOEBDepartamento Jurídico: Drª. Veronice Santos da Silva – OAB/BA. Nº. 12068 e Dr. Vercil Rodrigues – OAB/BA. Nº 36.712 Circulação: Estado da BahiaResponsável pela Distribuição na Bahia: V. A. Assessoria de Comunicação (73) 3613 2545Responsável pela Distribuição em Ilhéus/BA: J. R. Distribuidor (73) 3613 5363

Tiragem: 3.000 exemplares mensais.

*As matérias assinadas são de responsabilidades de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião de O Compasso.

Enviar colaborações, postar artigos e divulgar ações de Lojas e Grãos-Mestrado:[email protected] [email protected] e [email protected]

EDITORA

Na Reunião Anual dos Grãos- Mestres das Lojas da América do Norte (Canadá, México e Estados Unidos), realizada nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 1994, o Grão-Mestre Fernando Paes Coelho Tei-xeira, da Grande Loja Regular de Portu-gal, sugeriu aos irmãos que no dia 22 de fevereiro fosse comemorado o Dia Inter-nacional do Maçom. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do Irmão George Washington.

Na sessão, estiveram presentes as Grandes Lojas Unidas da Inglaterra, Grande Lojas Regulares de Portugal, Grande Loja Nacional Francesa, Grande Oriente da Itália, Grande Loja das Fili-pinas, Grande Loja Regular da Grécia, Grande Loja do Irã e a participação do Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto, do Grande Oriente do Brasil.

Ao final da assembleia, todos os ma-çons concordaram com a homenagem, que há 20 anos é comemorada.

História - George Washington nasceu em 22 de fevereiro de 1732, em Bridges, na Virginia, Estados Unidos. Na maçona-

ria, iniciou-se no dia 04 de novembro de 1752, na Loja Fredericksburg, Nº 04, no estado da Virginia. Em 1753, foi eleva-do ao grau de Companheiro e em 04 de agosto de 1754, a Grão-Mestre.

Em abril de 1789, tornou-se o primei-ro presidente norte-americano, prestando uma homenagem à maçonaria ao fazer seu juramento constitucional sobre a Bíblia da Loja Alexandria, a qual era Venerável.

Washington lutou pela Independência dos Estados Unidos, dando como base para o país, os princípios de vida, liberda-de e a busca pela felicidade. Era defensor da democracia e voltado para os interes-ses da população. Apesar de ter sido elei-to por mais de duas vezes, ao terminar os seus mandatos preferiu deixar o poder.

Em 14 de dezembro de 1799, George faleceu em sua casa. Seu sepultamento foi realizado no dia 18, em uma cele-bração fúnebre Maçônica pelo Reveren-do James Muir e pelo Venerável Mestre Elisha C. Dick (pertencentes à Loja Ale-xandria).

Informações: Obreiros de Irajá

estante Maçônica

Acabou de sair novo livro DE Mario Del Rey: Maçonaria - História, graus, ritos e atu-ação mundial (volume 1) pela Amazon. O valor do mesmo como e-book (kindle) é de R$23,74. Para olhar o início do mesmo sem pagar nada, basta clicar no site da Amazon (americana) na capa do livro, onde está escri-to LOOK INSIDE!

Para comprar é mais fácil ir ao site da Amazon Brasil, onde o valor já está em reais (neste site não tem o LOOK INSIDE). Detalhe

Maçonaria - história, graus, ritos e atuação MundiaL

Instituto de Urologia e Nefrologia de ItabunaUltra-SonografiaDr. Fernando CruzUROLOGIA

Av. Aziz Maron, 1117, 8º andar - sala 802 - Jardim Vitória - Itabuna-BACEP: 45605-415 - Tels.: 73 3613-3155 | Fax: 73 3613-1150

Dr. Gabriel RodriguesUROLOGIA

Dr. Júlio BritoUROLOGIA

Dr. Vilson MartinsUROLOGIA

Dr. Júlio B. FilhoUROLOGIA

Dr. João Otávio MacêdoUROLOGIA

importante: o livro pode ser baixado em qual-quer computador, não precisa ser o kindle!

Este primeiro volume tem 342 páginas e 288 imagens - O segundo volume será lança-do brevemente!

100 anos do rito brasiLeiro

curtas Maçônicas

Como é sabido, este ano come-moraremos os 100 anos de Funda-ção do nosso Rito Brasileiro, e numa iniciativa dos Irmãos de Porto Alegre, após votação democrática para es-colha, foi eleita, a exemplo do ano

passado, a frase para 2014, a qual solicita com a devida vênia do Irmão autor Ronaldo Garzão, que todos a usem em suas correspondências, bem como a divulguem em suas listas maçônicas!

Loja Maçônica cavaLeiros da fraternidade reaLiza doações

No dia 09 de fevereiro, a Loja Maçônica Cavaleiros da Fraternidade, do Oriente de Salvador, visitou o Lar Irmã Benedita Camurugi, situada na região de Simões Filho. O orfanato que abriga 58 crianças recebeu doações de alimentos, higiene bucal e pessoal, roupas e calçados.

A alegria dos irmãos contagiou a criançada através de brincadeiras, animações e um delicioso café da manhã, proporcionando a garotada um domingo muito especial, na qual a satisfação das crianças era notada pelas suas atitudes.

a história ea Maçonaria

22 de fevereiro: dia internacionaL do MaçoM

Page 3: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

3Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

BARRAVENTOpraia hotel

Fone: 73 3613-1233Email: [email protected]

www.itabunapalacehotel.com.br

.Ir. . Antônio BezerraADV. OAB [email protected]

Praça Coronel Pessoa, 89 - sala 502 - 5º andar

Centro Empresarial Misael Tavares - Ilhéus-BA

Causas CíveisCriminais eTrabalhistas

Fone: 73 3231-3998

Fax: 73 3634-7187 Cel.: 73 9983-5992

a Loja 28 de juLhoretoMa os trabaLhos

Uma reunião da diretoria na segunda--feira (03/02), marcou o retorno dos tra-balhos da Loja Maçônica 28 de Julho, do Oriente de Itabuna para o corrente ano. A reunião aconteceu nas dependências da Loja e tinha como objetivo principal o pla-neamento para o ano de 2014.

Mas o retorno mesmo com toda a

irmandade aconteceu na sessão do dia 10/02 (segunda-feira), no salão princi-pal, sob o comando do venerável José Rebouças de Souza.

Logo após a reunião foi servido um lauto jantar em comemoração ao ani-versário do M.•.M.•. José Carlos Adami Cerqueira, filiado a essa Loja.

28 de juLho

Page 4: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

4 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

No dia 21 de dezembro a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, GLEB, re-alizou, em sua sede em Salvador, sua ul-tima Assembleia Geral Ordinária do ano, comemorando também o Solstício de Verão que aqui no Brasil aconteceu no mesmo dia, às 17hs11min, horário UTC (Universal Time Coordinated), corres-pondendo as 15hs11min, horário brasi-leiro de verão. Teve inicio, assim, o verão no hemisfério sul e o inverno no hemis-fério norte.

Em astronomia, solstício é qualquer um dos dois pontos nos quais o Sol em sua eclítica, atinge o seu maior afasta-mento em relação ao equador celeste e que, por seu movimento aparente, pa-rece estar parado. É a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios determinan-do as estações climáticas inverno e verão.

Os solstícios estão relacionados com o esoterismo e para muitas culturas têm um simbolismo muito importante. Em algumas delas o solstício de verão, por exemplo, é motivo de grande alegria, porque representa a vitória da Luz sobre a Escuridão.

A festa do solstício de dezembro, verão no hemisfério sul, possui raízes históricas e fundamento esotérico, prin-cipalmente, por coincidir com um dos solstícios interpretados como as “portas do céu”. Os solstícios estão intimamente ligados ao movimento aparente do Sol, o astro cultuado pelos povos da antiguida-de como a representação material da luz e da vida.

A agenda da Assembleia constou de analise de processos, prestação de contas e solstício de verão. Na oportunidade o Grande Orador da GLEB, Ubaldo Santos, obreiro da Loja Maçônica Romã do Pro-gresso, Buerarema, fez uma abordagem sobre o fenômeno astrológico do solstí-cio e uma síntese das atividades desen-volvidas pelo Grão-Mestrado no período 22/05/2012 a 22/05/2013.

Destacou entre as muitas realizações, a política de expansão da GLEB com a fundação de 13 novas Lojas e iniciação de 1.089 profanos, representando um cres-cimento de quase 16% sobre o quadro atual de Obreiros. No período foram ele-vados 917 Aprendizes ao Grau de Com-panheiro e 714 Companheiros ao Grau de Mestre Maçom. Ocorreram ainda 65 filiações e 54 regularizações. Manteve o Grão-Mestrado estreito contato com inú-meras Lojas da jurisdição, em eventos ou simples visitas fraternas. A Fraternidade Feminina, por sua presidente Maribel Barreto, desenvolveu intensa atividade com a realização de 33 reuniões, tratan-do dos mais diferentes assuntos.

Foram realizados os congressos das Fi-lhas de Jó, Ordem DeMolay e os CON-GLEBs, em Jequié e Santo Antonio de Je-sus. Os Encontros Maçônicos Esportivos, EMESBA, de Caculé e Itajuípe, organiza-dos e coordenados pela Comissão de Es-portes sob a batuta do Irmão Erivaldo Alves de Araujo (Arataca), obreiro da Loja Filhos

da Acácia, Coaraci, e do irmão Edson, da Loja Areópago Itabunense, Itabuna, conta-ram com a participação média de 14 Lojas e 220 participantes, arrecadando cerca de 600 quilos de alimentos não perecíveis. O EMESBA é um evento de grande interação e congraçamento maçônico, patrocinados pela Grande Loja.

Forte foi o intercambio institucional da GLEB com outras potencias maçô-nicas no Brasil, marcando presença em eventos de oito Grandes Lojas, alem do Grande Oriente do Brasil e CMSB. No exterior participou de atividades da ma-çonaria suíça e portuguesa. Esteve no Principado de Mônaco e em Stambul, e nas comemorações dos 275 anos da Loja Absalom Zudem, nº1, Israel. Disse ain-da que menor não foi o relacionamen-to com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Salvador, Base Aérea e 6ª Região Militar.

Destaque especial foi dado ao proje-to de construção da nova sede da GLEB, aprovado na Assembleia realizada no Oriente de Santo Antonio de Jesus. Disse que sua concretização está na razão di-reta da percepção do maçom, quanto ao tamanho da importância e representativi-dade da nova sede para a maçonaria baia-na. Foi enfático ao dizer que a atual sede, com certeza, não representa a maçonaria que somos e que queremos. Acrescentou ainda que a nova sede não é um projeto pessoal do Sereníssimo Grão-Mestre Jair Tércio, como não o foi do Grão-Mestre Itamar Assis Santos. Foram eles os ideali-zadores. Agora está nas mãos dos Obrei-ros da GLEB sua efetivação. E concluiu com um chamamento: “meus caríssimos irmãos, a construção de nossa sede deve ser uma questão de princípios e de hon-ra para todos nós. Abracemos esta causa. Participemos dela com amor e destemor para mostrar a sociedade a força da ma-çonaria e a união dos maçons”.

Ao encerrar seu pronunciamento o Grande Orador, Ubaldo Santos, se refe-riu aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dizendo: “Sereníssimo Grão--Mestre, nesta oportunidade, quero me congratular e enaltecer o comportamen-to dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, pelas decisões históricas e pa-trióticas tomadas no caso da Ação Penal 470, quando julgaram, condenaram e mandaram prender, expressivas figuras da política nacional, dando ao povo bra-sileiro, a esperança de que neste país, a lei ainda pode e deve ser para todos, segundo nossa Carta Maior. Exaltemos e exultemos, pois, a bravura daqueles Ma-gistrados, fato raro nesses tempos, onde a servilidade é tônica maior. E finalizou: Bem aventurado os membros do Supre-mo Tribunal Federal por que deles é o reconhecimento do povo brasileiro”.

Após a Assembleia os participantes e suas famílias se confraternizaram num jantar no Grande Hotel Istella Maris.

Por Ubaldo SantosM.•. M.•. e Gr.•. Orador - GLEB

soLstício de verão

grande Loja Maçônicado estado da bahia (gLeb)

Quanto todo cidadão é Marinheiro

artigo Maçônico

Presidente da Associação Brasileira de Imprensa Maçônica (ABIM).

Por Ir .·. Antônio do Carmo Ferreira

A indiferença, para com esses so-frimentos todos instalados em nosso País, generalizou-se. Pouquíssimos são os que clamam, parecendo até que os brasileiros teriam nascido para sofrer. Essas inquietações a que assistimos nos últimos meses, nada têm a ver. Incen-diar ônibus, quebrar portas de bancos, até depredar bens públicos são gestos de vandalismos, ações de bandidagem, mas não de cobrança pelo bem-estar de todos que, decerto um dia, haverá de vir, não pela via exposta, porém por uma reformulação de costumes, em que se comprometa o gestor público, não somente o executivo, mas também os que ganham para gerar a legislação per-tinente, premiando os bons e punindo os omissos, os maus.

Vejam! Estamos em tempo de seme-aduras. Este é o ano da escolha dos di-rigentes do País e dos Estados. O que ouvimos, e a mídia é farta nisso, é falar--se em candidatos aos cargos, posições de grandes salários, poder e prestígio, contudo o plano de ação que se eleitos pretendem executar, nele nem falar, e apresentar para consideração do povo, menos ainda. Quer dizer, é muito pos-tulante a empregos de oito anos de du-ração, sem qualquer compromisso com o que vai realizar. E não há qualquer pu-nição por nada fazer ou até fazer contra-riamente ao que deve ser feito.

Há umas coisas a respeito das quais não podemos ficar indiferentes. Os sofrimentos ... Direitos elencados em nossa Constituição Federal que não se respeitam. Delitos que passam sem punição. Essa história das desigualda-des regionais, por exemplo. No mesmo Brasil, vários brasis. A CF estabelece no artigo 165 §7º e artigo 35 das Disposi-ções Transitórias o instrumento para evitar tais disparidades regionais, re-lacionando investimento e população. Mas o Nordeste tem 27% da população brasileira, e o governo federal investe quanto na Região? Apenas 13% dos re-cursos federais. (Diário de Pernambuco, 08.02.2014). E tome desigualdade ...

Nossos portos todos nós sabemos do precário serviço que oferecem, como, da mesma forma, são mantidas nossas ro-dovias, enquanto, diante disto, perde-se grande percentual das safras de grãos no interior do país, acarretando graves prejuízos para os produtores rurais, em consequência da omissão governamen-tal. Escassez de recursos financeiros? Nada disto. Outro dia, registrou a mídia que “dos 218 milhões de dólares pre-vistos para investimentos em terminais brasileiros, somente 15,5 milhões foram liberados”. Todavia “contrastando com esse desprezo pelo interesse nacional, o governo investiu, em 2008, 682 milhões de dólares no porto de Mariel, Cuba” (Jornal do Commercio, 14.02.2014).

Outro assunto muito grave: a situa-ção da educação pública. “A educação é um direito de todos” e o Governo tem a obrigação de colocá-la à disposição, para preparar as pessoas para exercício da cidadania e da prática do trabalho. (Art.205 da Constituição Federal). As metas e os meios serão estabelecidos através de um Plano Nacional, para um período de dez anos. (CF, Art. 214). Sem esse plano, a educação se realiza sem norte e daí os resultados pífios que as avaliações internacionais têm revelado a respeito de nossa educação pública, marcas que nos humilham e desdizem nosso futuro. O PNE 2 está no Congres-so Nacional, há três anos. E cadê a res-ponsabilidade educacional?

Quero registrar, não por ser maçom, mas por um dever de justiça, que a Or-dem Maçônica tem estado atenta a essas omissões e indiferenças. Tem reunido, vezes sem conta, sua liderança nacional, e pedido que o povo acorde e tome cons-ciência disso. Reclame seus direitos. Mas é uma tarefa muito grande, para tão pou-cos! É preciso o engajamento de todos. Acuda-nos a convocação que nos deixou o maçom Frei Caneca, que deu a vida nas obras de construção de nossa Pátria: “Quando a nau da Pátria se acha em pe-rigo sob a ameaça de naufrágio, todo ci-dadão é marinheiro.”.

Page 5: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

huMor

Conta a lenda que o Lula cismou que tinha de conhecer uma loja maçônica.

Fala daqui, fala dali, conseguiu ser con-vidado para uma sessão magna branca e lá foi ele, com a Dona Marisa a tiracolo, depois de ouvir por duas horas a sabatina de seus assessores que lhe imploraram de joelhos para que ele não abrisse a boca.

A sessão correu muito bem, o evento foi um sucesso, o ágape corria solto quando de

repente ouve-se um reboliço na no fundo. Só se escutava o venerável desespera-

do, que dizia:- Não, Não e não Lula! Pela Milésima

vez, não está certo. Rito não é o masculino de Rita, o nome

é malhete e não cacete, a coluna do sul, mesmo cheia de companheiros, não é uma filial do PT e eu sou o Venerável, miserável é a PQP!!!

LuLa e a Maçonaria

5www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

MÁrio behring

Maçons Que MudaraM a Maçonaria

Mário Marinho de Carvalho Behring, mineiro de nascimento, nascido aos 27 dias do mês de janeiro do ano de 1876, aos 22 anos iniciou na Loja Maçônica “União Cosmopolita” onde mais tarde veio a empunhar o Malhete da Sabedoria.

Em 1901, transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro. Foi eleito em 1906, Grande Secretário Adjunto do GOB, até então única Obediência Maçônica no Brasil.

Mário Behring aceitou a sua eleição, em 1907 para Membro Efetivo do então Supremo Conselho do Grau 33 para os Estados Unidos do Brasil. A interinida-de do seu Grão-Mestrado de 10/08/20 a 19/11/20 e de 25/12/20 a 22/04/21 valeu-lhe a experiência da efetividade do seu mandato no período de 28/06/22 a

13/07/25 vez que, lutando em todas as frentes pela regularidade da maçonaria brasileira, inclusive junta ao Congresso Internacional de Lausanne, em 1921, re-conhecia a necessidade de não confundir as administrações do Simbolismo com o chamado “Filosofismo”.

Isso, entretanto, não vingou por muito tempo, eis que forças e interesses se le-vantaram a ponto de levar o Grão-Mestre Fonseca Hermes à renúncia, instalando--se em seu lugar Octavio Kelly, o qual, desrespeitando todo esforço anterior-mente feito e toda a Legislação Maçônica Internacional, passou a exercer, de modo hostil, os cargos de Grão-Mestre e Sobe-rano Grande Comendador, mesmo não tendo sido eleito para este último cargo, mas se auto-proclamando como tal.

Mário Behring, em 20/06/27, vendo--se espoliado na legitimidade e regulari-dade do seu cargo, e, sentindo a respon-sabilidade dos compromissos assumidos no exterior, uma vez que somente quan-do deu ao Supremo Conselho do Brasil personalidade jurídica distinta do GOB é que foi admitido no Congresso de Lau-sanne, retirou-se do Grande Oriente do Brasil e promoveu a fundação das Gran-des Lojas Brasileiras.

Mário Behring, considerado o “pai das Grandes Lojas brasileiras”, faleceu em 14 de Junho de 1933.

Por Kennyio Ismail

- See more at: http://www.noesqua-dro.com.br/2011/01/macons-que-mu-daram-maconaria-mario.html#sthash.

y59ctFnW.dpufv

uM papa na Maçonaria

curiosidade Maçônica

Dentre os Papas, destacou-se pelo ódio anticristão contra a Maçonaria, Pio IX. Mostrou-se rancoroso contra a Instituição depois de Papa. Pio IX chamava-se Giovanni Ferreti Mastai. Ele foi Maçom, tendo pertencido ao quadro de obreiros da Loja Eterna Ca-dena, de Palermo (Itália).

Sob o número 13.715 foi arquiva-da, em 1839 na Loja Fidelidade Ger-mânica, do Oriente de Nurenberg uma credencial de que foi portador o Irmão Giovanni Ferreti Mastai, devidamente autenticado, com selo da Loja Perpé-tua, de Nápoles. Como Irmão, como Maçom, Giovanni Ferreti Mastai foi re-cebido na Loja Fidelidade Germânica.

O Irmão Ferretti nasceu em 1792. Passou dois anos no Chile, servindo como secretário do vigário apostólico Mazzi; foi Arcebispo de Spoleto em 1827, bispo de Imola em 1832 e foi elevado a Cardeal, em 1840, e eleito Papa em 1846. Confrontando- se as da-tas, verifica-se que, em 1839, quando o Irmão Ferretti foi fraternalmente recebi-do na Loja Maçônica na Alemanha, já era Bispo. Ascendendo a Papa, Giovan-ni Ferretti Mastai traiu seu Juramento, feito em Loja Maçônica, com a mão sobre o Livro da Lei e honrou a Maço-naria com o seu ódio, culminando com a publicação, em 08 de dezembro de 1864, do Syllabus, e em que amontoou todas as bulas papais e encíclicas contra a Maçonaria, de que fizera parte.

A Loja Eterna Cadena, filiada à Grande Loja de Palermo, em 26 de março de 1846 considerando o proce-dimento condenável do Irmão Giovan-ni, resolveu expulsá-lo como traidor, depois de convocá-lo para defender--se. Sua expulsão foi determinada por Victor Manuel, Rei da Itália e de toda a Península e Grão-Mestre da Maçona-ria da Itália, que decretou mais tarde, em 1865 sua expulsão da Ordem por ter excomungado todos os membros

da Maçonaria. Sua expulsão pelo Rei italiano e Grão-Mestre foi classificada como Perjuro. A Igreja Católica sempre tem procurado ocultar este episódio.

Pio IX que tão ferozmente investiu contra os Maçons, sobretudo os da Itá-lia, foi feito prisioneiro em 20 de se-tembro de 1870, pelos patriotas que lutavam e conquistaram a Unificação Italiana, tendo à frente vários Maçons inclusive, entre eles: Garibaldi, Mazzi-ni, Cavour, Manzoni e outros.

Apesar de feroz inimigo da Maço-naria, que traiu, Pio IX foi tratado com consideração pelos Maçons, seus apri-sionadores. Viram nele o antigo Irmão transviado e, embora fosse ele um Per-juro, prevaleceu o Princípio Sagrado de Fraternidade.

Foi belíssima a lição de amor ao próximo, dada pelos Maçons ao Papa Pio IX. Em consequência da bula Syllabus de Pio IX, contra a Maçona-ria, é que surgiu no Brasil, a rumorosa Questão dos Bispos, também deno-minada. Questão Epíscopo-maçônica, quando Dom Vital, Bispo de Olinda, e Dom Antônio Macedo, Bispo do Pará, pretenderam que o Syllabus se sobrepusesse às Leis Civis Brasileiras, exigindo que as Irmandades religiosas eliminassem do seu seio os numerosos Maçons católicos que a compunham. As Irmandades reagiram e recorreram à Justiça, tendo tido ganho de causa. Os Bispos não acataram a decisão da Justiça. Foram julgados e condenados a quatro anos de prisão, com traba-lho forçado. Um ano e pouco depois o Duque de Caxias, Maçom, então Presidente do Ministério do Segundo Império, anistiou-os. Este, Caríssimos Irmãos, é mais um episódio maçônico que deve ser divulgado!

Por Ir.•. Wilson Bnenedito FerreiraLoja 2922 ARLS – 22 de Fevereiro –

GOB – Oriente de FrançaWanderley Porto

Av. Firmino Alves, 60 - Edf. Módulo Center,

sala 704, Centro - Itabuna-Bahia - CEP: 45600-908

Emai l : vander leypor to@hotmai l . com

Telefax: 73-3215-3090

ADVOGADO

“Aquele que crê possuir a verdade não se preocupa em procurá-la, da mesma forma que o justo satisfeito com a sua virtude negligencia o seu aperfeiçoamento moral… a intuição dirige-se aos espíritos inquietos, àqueles que não se satisfazem com aquilo que puderam aprender…

Aquele que adere a um intangível credo religioso, filosófico, científico ou político comete um erro em dirigir-se à porta do Templo: aí só poderá

comportar-se como um intruso… A vocação iniciática encontra-se no seio desses vagabundos espirituais que erram na noite após terem desertado da

sua escola ou igreja por lá não terem encontrado a verdadeira Luz.”

Oswald Wirth

frase Maçônica

Page 6: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

6 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

os 33 MandaMentosda Maçonaria

josé carLos adaMi cerQueira

antônio costa cruz

teMpo de estudos

aniversÁrios

Registramos aniversariou na terça-feira 10/02 foi M.·.M.·. José Carlos Adami Cerqueira, da Loja 28 de Julho, do Oriente de Itabuna e jurisdicionado ao Grande Oriente do Brasil/Bahia (GOEB). Parabenizamos o Ir.·. por data importante.

Quem aniversariou no último dia 17/02,

foi o Ir.·. Antônio Costa Cruz - M.·. M.·. e Venerável de honra

da Loja 28 de Julho, do Oriente de Itabuna

e filiada ao Grande Oriente do Brasil/Bahia. O jornal O

Compasso parabeniza o poderoso Ir.·. por

essa importante data.

Ac.·.= Acácia A.·.ou Alt.·.= AltarA.·.dos JJur.·. = Altar dos JuramentosA.·.dos PPer.·.= Altar dos PerfumesApr.·.= AprendizAters.·.= AtersataAum.·.de Sal.·. = Aumento de SalárioAv.·.= AventalBal.·.= BalaústreBat.·.= BateriaCad.·.de Un.·. = Cadeia de UniãoCam.·.de Refl.·.= Câmara de ReflexãoChanc.·. = ChancelerCobr.·. = CobridorCol.·. = ColunaCol.·. Grav.·.= Coluna GravadaC.·. = CompanheiroComp.·. = CompassoCons.·. de Fam.·. = Conselho de FamíliaDelt.·. Rad.·. = Delta RadianteDiac.·. = DiáconoEntr.·.CCol.·. = Entre ColunasEsp.·. = EspadaEsp.·.Flam.·. = Espada FlamejanteEstr.·. = EstrelaEstr.·.Flam.·.= Estrela FlamejanteExp.·. = ExpertoFF.·.dd.·.VV.·. = Filhos da ViúvaG.·.d.·. L.·. = Guarda da LeiG.·.d.·.T.·. = Guarda do TemploGr.·. = Grande, ou grãoGr.·.M.·. = Grão MestreGl.·. = GlóriaHosp.·. = HospitaleiroHospit.·. = HospitalariaIn.·. = IniciaçãoIr.·. ou Irm.·. = IrmãoJ.·. e P.·. = Justo e PerfeitoLivr.·. ou L.·. = Livro (L.·. sozinho é mais para indicar a Luz)L.·.da L.·. = Livro da LeiL.·.das SS.·. EE.·. = Livro das Sagradas EscriturasLoj.·. = LojaMaç.·. = MaçomMaçon.·. = MaçonariaMaçon.·. Fil.·. = Maçonaria FilosóficaMaçon.·.Simb.·. = Maçonaria SimbólicaM.·. de CCer.·. = Mestre de CerimôniasM.·.de Harm.·.= Mestre de Harmonia

Referências: Dicionário de Termos Maçônicos - José Castellani

Por Plínio Barroso de Castro Filho.

33º e Membro da Loja Defensores da Verdade - 104

- Curitiba - Paraná

dicionÁrio Maçônico

Para formar as abreviaturas, existem duas regras fundamentais:

1 – O corte das palavras deve ser feito, sempre, entre uma consoante e uma vogal; por exemplo: Or.·.= Oriente. A única exceção a essa regra, é a palavra Irmãos, cuja abreviatura costumeira é Ir.·.. Alguns autores costumam citar, também, como ex-ceção, a palavra Aprendiz, cuja abreviatura seria Ap.·.ocorre, entretanto, que essa forma é errada, pois a abreviatura correta e mais usual é Apr.·.

2 – O plural das palavras é feito através da repe-tição da letra inicial; por exemplo: OOr.·. = Orien-tes; VVig.·. = Vigilantes; IIr.·.= Irmãos.Existe, todavia, uma outra forma, menos costumei-ra, mas é usada por algumas Obediências europeias e que consiste em repetir a palavra abreviada, para indicar o plural; exemplos: Or.·.Or.·.= Orientes; Vig.·.Vig.·.= Vigilantes; Ir.·.Ir.·.= Irmãos.

As principais abreviaturas usadas, em Maçonaria, são:

1º - Adora o Grande Arquiteto Do Universo;

2º - O verdadeiro culto que se pode tributar ao Grande Arquiteto consiste nas boas obras;

3º - Tem sempre a tua alma em estado de pureza, para que possas apa-recer de um momento para outro perante o Grande Arquiteto;

4º - Não sejas fácil em te encolerizar; a ira é sinal de fraqueza;

5º - Escuta sempre a voz de tua cons-ciência;

6º - Detesta a avareza, porque, quem ama demasiado as rique-zas, nenhum fruto tirará delas, consistindo isso egoísmo;

7º - Na senda da honra e da jus-tiça está a vida; o caminho extraviado conduz à morte espiritual;

8º - Faz o bem pelo próprio bem;

9º - Evita as questões, previne os insultos e procura sempre ter a razão do teu lado;

10º - Não te envergonhes do teu Destino, pensa que este não te desonra nem te degrada; o modo como desempenhas a tua missão é que enaltece ou amesquinha perante os homens;

11º - Lê e medita, observa e emita o que for bom; reflexiona e traba-lha; ocupa-te do bem-estar dos teus irmãos e trabalharás para ti;

12º - Contenta-se com tudo e com todos;13º - Não julgues superficialmente as

ações de teus Irmãos e não cen-sures aereamente. O julgamento pertence ao Grande Arquiteto do Universo, porque só Ele pode sondar o coração das criaturas;

14º - Sê, entre os profanos fracos, sem rudeza, superior sem orgulho; humilde sem baixeza; e, entre Irmãos, firme sem obstinação, severo sem inflexibilidade e sub-

misso sem servilismo;15º - Justo e valoroso, defende o opri-

mido e protege a inocência, não exaltando jamais os serviços prestados;

16º - Exato observador dos homens e das cousas, atende unica-mente ao mérito pessoal de cada um, seja qual for a cama-da social, posição e fortuna a que pertence;

17º - Se o Grande Arquiteto te der um filho, agradece, mas cuida sem-pre do depósito que te confiou. Sê, para essa criança, a imagem da Providência. Faz com que até aos 12 anos tenha temor a ti;

até aos 20 te ame e até a mor-te te respeite. Até aos 12 anos sê o seu mestre; até aos 20 seu pai espiritual e até a morte seu amigo. Pensa mais em dar-lhe bons princípios do que belas maneiras; que te deve retidão esclarecida e não frívola elegân-cia. Esforça-te para que seja um homem honesto, avesso a qual-quer astúcia;

18º - Ama o teu próximo como a ti mesmo;

19º - Não faça o mal, embora não es-pere o bem;

20º - Estima os bons, ama os fracos, atende aos maus e não ofendas a ninguém;

21º - Sê o amparo dos aflitos; cada la-

mento que tua dureza provocar, são outras tantas maldições que cairão sobre a tua cabeça;

22º - Com o faminto, reparte o teu pão; aos pobre e forasteiros dá hospitalidade;

23º - Dá de vestir aos nus, mesmo com prejuízo do teu conforto;

24º - Respeita o peregrino nacional ou estrangeiro e auxilie sempre;

25º - Não lisonjeies nunca teu Irmão, isso corresponde a uma traição; se te lisonjearem receia que te corrompam;

26º - Respeita a mulher, não abuse jamais de sua debilidade; defen-de-lhe a inocência e a honra;27º - Fala modernamente com os pequenos, prudentemente com os grandes; sinceramente com os teus iguais e teus ami-gos; docemente com os que sofrem, mas sempre de acordo com a tua consciência e princí-pios de sã moral;28º - O coração dos justos está onde se pratique a virtu-de, e o dos tolos, onde festeja a vaidade;

29º - Não prometas nunca sem a in-tenção de cumprir; ninguém é obrigado a prometer, mas pro-metendo é responsável;

30º - Dá sempre com satisfação, por-que mais vale uma negativa de-licada do que uma esmola que humilhe;

31º - Suporte tudo com a resignação e tem sempre confiança no futuro;

32º - Faz do teu corpo um Templo, do teu coração um Altar e do teu espírito um apóstolo do Amor, da Verdade e da Justiça;

33º - Concentra, ao menos uma vez por dia, todas as vibrações da tua alma, no sentido de estares em contato com o Grande Arquiteto do Universo. (que é DEUS)

Este é um documento muito popular, sendo, portanto, encontrado em inúmeros artigos ma-çônicos e outras fontes. Há que se destacar que ele não é único, porque a Maçonaria é múltipla e existem pequenas variações de rito para rito. A bem da verdade os 33 Mandamentos da Maço-naria não oficialmente adotados pela maioria das

Potências Maçônicas, e tampouco são incluídos em seus estudos, pesquisas e literatura, mas este texto representa com grande fidelidade a forma de pensar e se conduzir de milhares de Maçons no mundo, particularmente aqueles que seguem os preceitos do Rito Escocês Antigo e Aceito, que são a imensa maioria no Brasil.

OS 33 MANDAMENTOS

Page 7: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

7www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

“dia 21 de fevereiro é dia MundiaL contra o câncer”

câMara de dirigentes Lojistas (cdL) hoMenageia a Loja

areópago itabunense

jornaL de itabuna

MoMento histórico

O Brasil tem uma taxa estimada de sete casos de câncer para cada 100.000 habitantes por ano segundo o INCA (Ins-tituto Nacional do Câncer).

Levantamento realizado pelo Progra-ma das Nações Unidas para o desenvol-vimento, o município de Itabuna apre-senta o terceiro melhor IDH (índice de desenvolvimento humano) do estado, fi-cando atrás somente de Salvador e Lauro de Freitas. Itabuna (204.667 hab) e Ilhéus (184.236 hab) (IBGE 2013) formam uma aglomeração urbana classificada pelo IBGE como uma capital regional B, exer-cendo influência em mais de 40 municí-pios que juntos apresentam pouco mais de um milhão de habitantes, porém não é possível cadastrarmos doadores volun-tários de medula óssea e temos os servi-ços de bancos de sangue capacitados, no entanto, cidades como Itapetinga 68.273 hab, Jequié 151.921 hab, Ribeira do Pombal 50.805 hab, Brumado 64.550, Bom Jesus da Lapa 63.508 hab, Barreiras 150.896 h – Alagoinhas 152.570 h – Ita-beraba 65.806 h – Guanambi 84.645 h – T. de Freitas 153 385 h – Seabra 44.765 h – Irecê 72.041 h – Jacobina 84.328 h – S. do Bonfim 80.258 h – Eunápolis 110.803 h – Valença 96.287 h –S. Antônio de Je-sus 99.407 h – Paulo Afonso 117.377 h já atendem sua população e seu entorno. Cidades com populações abaixo de Ita-buna/Ilhéus. Meus cidadãos, quero cha-mar a atenção do CDL, Maçonaria, Rota-ry, Lions, Igrejas, Câmara de Vereadores, Associações e a sociedade regional para

juntos reivindicarmos das Secretárias de Saúde do Estado, dos Municípios, dos nossos representantes políticos para que nos atendam neste e tantos outros requi-sitos no que tange a saúde de seus muní-cipes, até porque atendimento a saúde é dever do estado e da União.

Onde estão os Políticos de Itabuna e Ilhéus? O que fazem?

“Unidos somos capazes de vencer o mundo, quanto mais achar uma MEDU-LA COMPATÍVEL”!

Por Enault Freitas da Rocha Filho.

Membro da Loja Maçônica 28 de Julho. Itabuna – Bahia

A Loja Areópago Itabunense de Itabuna, recebeu uma justa homenagem no último dia 11/02, da Câmara de Dirigentes Lojista de Itabuna, em evento realizado no clube da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, em comemoração pela passagem dos 50 anos da CDL.

Na festa promovida pela entidade lojis-ta teve entrega de prêmios, homenagens a pessoas e entidades/empresas com mais de 50 anos de existência.

A Areópago Itabunense, que tem como venerável-mestre Paulo Dantas, e que no dia 02/02 completou 92 anos, foi homenageada como uma das entidades regional com mais de 50 anos que mais contribui para o crescimento socioeconô-mico da cidade.

No último dia 02 de fevereiro a Loja Maçônica Areópago Itabu-nense n° 09 completará 92 anos de fundação. Em sua homena-gem, publico uma cópia da 75ª edição do Jornal de Itabuna, de 1° de dezembro de 1921, com a entrevista do nosso primeiro Ve-nerável, o Irmão Carlos Maron, comentando sobre a fundação daquela que seria a primeira Loja Maçônica de Itabuna.

Como curiosidade, pres-tem atenção à ortografia do texto.

Por Alfredo Dantas Neto.

1° Vigilante da Loja Maçônica Areópago Itabunense. Itabuna - Bahia

hoMenageMponto de vista Maçônico

Page 8: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A8

soLenidades & eventos

Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

Av. Cinquentenário, 745 - 1º andar,Centro - Ed. Falcão - CEP: 45600-004Itabuna-BA - Fone/Fax: 73 3612.3224

E m a i l : d a l p e . b a @ i g . c o m . b r

Dourival Alves Pereira73 9964-6286

A Loja Maçônica Areópago Itabu-nense comemorou no último dia 02/02, 92 anos de fundação

e sua história se confunde com a de Itabuna, com ações em defesa de seus munícipes.

A instituição retomou seus traba-lhos para 2014 na quarta-feira (05/02), com uma sessão especial e solene co-memorativa à data, presidida pelo ve-nerável Paulo Roberto Alves Dantas e com uma palestra proferida por José Carlos Oliveira.

Na palestra Dr. José Carlos Oliveira – Inspetor Litúrgico da 3ª Inspetoria Li-túrgica para o Estado da Bahia – ligada ao Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil – sobre a história da Loja e as ações desenvolvidas em

por ela em prol do crescimento de Ita-buna e da região sulbaiana.

A Loja Areópago Itabunense que foi fundada em 1921, teve como primei-ro venerável Carlos Maron e é filiada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB).

A solenidade foi prestigiada por ir-mãos maçônicos das Lojas coirmãs de Itabuna – Acácia Grapiuna e 28 de Ju-lho, sendo que esta última trouxe uma comitiva de 21 pessoas, liderada pelo seu venerável-mestre José Rebouças de Souza -, e de diversas Lojas de ou-tras cidades circunvizinhas, além das Filhas de Jó, os Demolay e do Clube da Fraternidade.

Após a solenidade foi servido um jantar aos irmãos, cunhadas e sobrinhos e logo em seguida foi cortado o bolo.

Page 9: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica 9

Ferro e Aço

Site: www.mirasulferro.com.br Email: [email protected]

Ferro para: Construção e Serralheria, Discos, Tintas, Chapas, Metalon, Telas, Telhas e Máquinas

Fone: 73 3211-5065

Av. Itajuípe, 79, Centro - Itabuna-BA

CORRETOR DE IMÓVEIS

CRECI 16851

Evandro Carvalho

(73) 9156-2379 8856-6577 9983-6766

Av. Cinquentenário, nº 312 -Centro Galeria 3 - Edf. Irmãos MagnoItabuna-BA - Cep: 45.600-002

Email: [email protected]

Page 10: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

10 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

iniciação

terra santa eLege taLes

aLMeida iLustre coMendador

cavaLeiro

Novo ciclo, nova vida, nova estrada, nova morada, deixei minha vida profana e cá fui trazido por IIR.•. de pacificas mãos, a esta Loj.•. Maç.•., a fim de obrar em nome de G.•.A.•.D.•.U.•.; aqui, depois de mim, perce-bo, tudo se transformou, sou um entre vós, nada mais me será como antes, nem em minha vida nem, muito menos, na vida de todos os IIR.•.; a loja se modificou a partir de mim e se modificarão os que daqui para a frente comigo trabalharão. Seremos todos nós outras pessoas a partir de minha iniciação, serei lapidado, também, a meu modo, com o meu maço e cinzel, pouco a pouco, alisarei aos que hora me lapidam. Seremos outros, todos nós, nesta troca que minha própria iniciação forçou a existir, eu e vocês, outras pessoas seremos daí em diante, sempre melhorado.

Como Apr.´. Maç.´. muito tenho que estudar, pensar, observar, entender. Minha caminhada, hoje, apenas se inicia, mas, as primeiras instruções recebi-das me fazem já tirar e aplicar entenderes diversos, tanto em minha vida quanto em meu comportamen-to. Palavras, toques, sinais, símbolos, normas e con-

dutas, que estou vendo, lendo e aprendendo, trans-formarão minha vida; minhas descobertas estão me trazendo prazeres (nobres) que, a cada oficina par-tilhada, se tornam sempre mais importantes que os ensinamentos recebidos em dias anteriores.

A pergunta, muito pertinente, que em meu

cérebro não quer se calar, feita em minha ultima ins-trução de Apr.•. Maç.•. foi:

- EXISTE ALGUMA COISA ENTRE NÓS? - Sim!,... Existe!,... Forte!- A MAÇONARIA, ela somos nós; a “ORDEM MA-

ÇÔNICA”!,... vive em nós e está entre nós! - Iniciei!,... noite de emoções!,... vivi o momen-

to!,... partícipe fui da ação!- EMOÇÃO E INTELIGÊNCIA trabalhavam casados

para entender o momento!,... VIDA!,... LUZ!,... foi o que recebi ao final.- Um dia serei MESTRE!,... vocês certamente ensi-

narão e me guiarão a chegar lá!,...- MESTRE NA ARTE DE VIVER!,... - MESTRE NA ARTE DE ME ENTENDER!Meu trabalho recém começou, acredito que não

existam limites nesta caminhada por conhecimentos aqui no OCIDENTE, muito menos no ORIENTE; que G.•.A.•.D.•.U.•. guie meus passos e me conduza neste eterno aprendizado.

Paz e Luz a todos os IIR.•. da Ord.•.

eLeição

http://jornalocompasso.blogspot.com.br/ TELEFONES: 3613 2545 - 9134 5375 e 8852 2006

supreMo conseLho

O Priorado dos Nobres Cavaleiros da Terra Santa Nº 148, patrocinado pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Obreiros do Are-ópago, do Oriente de Ibi-caraí, no último dia 30 de Novembro, no Oriente de Gandu, elegeu como Ilus-tre Comendador Cavaleiro (ICC) Tales Almeida Andra-de para o ano de 2014.

A eleição que teve chapa única transcorreu em clima de alegria e harmonia.

A Ordem de Cavala-ria ou Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de

Jacques DeMolay é uma organização complementar da Ordem DeMolay cujo objetivo principal é o apri-moramento moral e filosó-fico de seus membros. O Terra Santa é único Priora-do, atualmente ativo, na 1ª Oficialaria, Região Sul, e foi instalado em 10 de Julho de 2010. Sir. Tales Almeida será o seu 4º ICC, e substi-tuirá o Sir. Cavaleiro David Lukas de Arruda Silva.

Os preparativos para a posse estão sendo organiza-do para o mês de fevereiro de 2014.

orientede iLhéus

Membro da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•.Vigilância e Resistência N° 70. Ilhéus – Bahia.

Por Ir .·. Leonardo Garcia Diniz

Page 11: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

11www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

No domingo, 16 de fevereiro, foi realizada a sessão de aber-tura das atividades de 2014 da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União, Oriente de Feira de Santa-na-BA. A sessão foi presidida pelo Grão-Mestre de Honra Humberto Lopes Cedraz.

Na ocasião, houve a palestra do Irmão José Admo Pires (coordena-dor da campanha contra a prosti-tuição infantil). Estavam presentes o Eminente Grão-Mestre Silvio Souza Cardim e sua diretoria; o Presidente da Comissão da organi-zação dos 50 anos do GOEB, Ir-mão Moacir, que comentou sobre os preparativos da festa que será realizada em agosto deste ano.

O Grande Oriente Estadual da Bahia, por meio do Irmão Valney Santos da Silva, homenageou a Loja pelos seus 24 anos, através de

uma placa comemorativa que foi entregue ao fundador da Loja, o Venerável Irmão Roberto Aquino.

Aproveitando a oportunidade, as cunhadas da Sabedoria, Luz e União homenagearam a Presi-

dente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Lúcia Coelho Correia. Também, os irmãos Au-denor e Virgílio foram homena-geados pela assiduidade em Loja, 100% de frequência.

Na noite de quinta-feira (13/02), no auditório do Hotel Portobello Ondina Praia, no Oriente de Sal-vador, aconteceu a palestra sobre a Copa do Mundo e o Cenário Polí-tico do Brasil. A cerimônia foi uma realização da Loja Maçônica Cava-leiros da Fraternidade.

A cerimônia teve início com a entrada da Bandeira do Brasil e o canto do Hino Nacional. Logo após, o irmão Paulo Brito lembrou alguns trechos do Salmo 133, o qual ini-cia todos os trabalhos maçônicos, conforme Ritual, e passou a palavra

para o irmão Ney Campello.O secretário falou sobre os planos

para melhoria na área da Segurança na Bahia, como a modernização dos armamentos e as instalações de câ-meras na Segurança Pública. Assim como, a qualificação dos taxistas, dos ex-atletas, dos profissionais de imprensa, das baianas de acarajé, dentre outros. Dando o exemplo da qualificação no aprendizado do idioma inglês e do espanhol, Não apenas para a Copa, mas como co-nhecimento para a vida toda.

Ney Campello, que é maçom,

colocou em destaque os projetos sociais como o “Olhar na Ponta dos Dedos”, expos ação para que os deficientes visuais possam co-nhecer a história das Copas pelos toques dos dedos. O convênio Ce-deca, que protege as crianças e os adolescentes contra o trabalho in-fantil e o abuso sexual. Também, explicou o programa “Legados So-ciais nas Escolas”.

“Eu não quero apenas que o Brasil ganhe a Copa. Eu quero que o Brasil ganhe com a Copa”, finali-zou Campello.

Na sessão ritualística do últi-mo dia 15, do mês de fevereiro, o Capítulo Itabuna Nº 40, em-possou a nova diretoria adminis-trativa, para gerir o Capítulo nes-te primeiro semestre de 2014. A reunião foi presidida pelo Mestre Conselheiro Regional, Alexan-dre Oliveira, que empossou a nova diretoria tendo como Mes-tre Conselheiro, o sobrinho João Paulo Hoffmann Cruz, suceden-do o sobrinho Tales Almeida An-drade, que tem em seu escalão, como 1º Conselheiro, 2º Conse-lheiro, Escrivão, Tesoureiro, Ora-dor e Hospitaleiro, respectiva-mente, os oficiais: Victor Santos Silva, Gabriel Almeida Andrade, Gabriel Santos Palma, João Pedro Leal e Gabriel Brito de Santana.

Na oportunidade, ocorreram as posses dos demais oficiais e Conselho Consultivo do Capí-

tulo Itabuna, do Ilustre Comen-dador Cavaleiro, sobrinho Tales Almeida Andrade, do Priorado dos Nobres Cavaleiros da Terra santa Nº148 e por fim, a posse do Presidente do Colégio Alumni Guardiões da Terra Grapiúna Nº 51, o irmão sênior Walter Moura Ribeiro.

O Capítulo Itabuna, atual-mente, conta com 30 garotos ativos e está passando por um período de grande união e a con-cretização de parcerias com ou-tras instituições.

A solenidade que aconteceu nas dependências da Loja Ma-çônica Areópago Itabunense Nº 9, contou com diversos maçons das Lojas Acácia Grapiúna, 28 de Julho, Mahacoan e Areópago Ita-bunense, esta última representa-da pelo Venerável Mestre, Paulo Roberto Alves Dantas.

o capítuLo itabuna nº 40, da ordeM deMoLay,

eMpossa nova diretoria

ordeM deMoLay

Loja sabedoria, Luz e união de feira de santana

coMeMora 24 anos

Loja Maçônica cavaLeiros da fraternidade proMove paLestra coM ney caMpeLo

giro Maçônico

paLavra de iir.•.

Poderoso Ir.•., tudo justo? Recebi o jornal (O Compasso, edição 07), e fiquei imensamente feliz com a matéria sobre meu casamen-to. É uma honra muito grande pra eu ver esse acontecimento espe-cial pra mim publicado no conceituado jornal do irmão! Mostrei a minha esposa e ela ficou muito feliz, e muito grata como eu!

TFA e dê lembranças a cunhada Angélica.

Adriano Faria Ferreira. M.•. M.•. da Loja Maçônica Carangola Livre, nº 098, no or.•.

de Carangola, jurisdicionada ao Grande Oriente de Minas Gerais.

Page 12: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

Fone: 73 3211-4956Fonefax: 73 3211-1994

Cel.: 73 9198-0075

Email: [email protected]

Rua Miguel Calmon, 113 Sala 05 - TérreoItabuna-BA

ADVOGADO - OAB 2909Corretor de Imóveis - CRECI 5099

12 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

Loja 28 de juLho confraterniza

confraternização

Na sexta-feira (13/12), a Loja Maçônica 28 de Julho, do Oriente de Itabuna, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil/Bahia, que tem como venerável-

-mestre José Rebouças, reuniu na área de eventos da enti-dade irmãos, cunhadas, sobrinhos e demais familiares para uma confraternização de fim de ano.

Em um ambiente agradável, especialmente preparado pelas cunhadas e pela diretoria da Loja, predominou um clima de harmonia e confraternização. Eis algumas fotos do evento.

Page 13: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

13www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

Fundada no dia 2 de fevereiro de 1922, por 15 brilhantes IIr.•., a Loja Maçônica Areópago Itabunense, do oriente de Itabuna, atualmente juris-dicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), é a pri-meira do gênero a ser implantada no interior do Estado, vem prestado re-levantes serviços à sociedade regio-nal, especialmente a itabunense, no último dia 2 de fevereiro completou 92 anos de fundada.

Na solenidade comemorativa ao 92º aniversário de fundação, ocorri-da no dia 5 de fevereiro nas depen-dências da Areópago presidida pelo Venerável Mestre Paulo Dantas, es-tiveram presentes maçons da Loja e das coirmãs de Itabuna e região, cunhadas, sobrinhos, Demolays e Filhas de Jó.

História - Fundação do Triân-gulo Delta de Itabuna: Em 1917 as ARLS.·. Força e União 2ª e Filhos de Salomão, do Or.·. de Salvador, e a ARLS.·. Amor e Luz 3ª, Or.·. de Lençóis, fundaram o Triângulo Del-ta de Itabuna, para realização de reuniões maçônicas. O Triângulo é um núcleo maçônico provisório, instituído em localidade onde não exista e com 7 MM.·.MM.·., núme-ro mínimo de Mestres para funda-ção de uma Loja. O Tempo máxi-mo de sua existência é de 3 anos. No ano de 1920 o Triângulo Delta de Itabuna extinguiu-se pelo decur-so do tempo.

No mês de maio de 1921, com a finalidade de fundarem nossa Loja, reuniram-se, na casa do Libanês Car-los Maron, os MM.·.MM.·.Francisco Benício dos Santos, Jorge Kauark, Martinho Luiz Conceição e João Ribeiro Filho. No decorrer daquele ano, várias outras reuniões acon-teceram com o mesmo propósito, porém sempre com mais adeptos, até que alcançaram o objetivo al-mejado. Mas a fundação mesmo só acontecera em 1ª de fevereiro de 1922, quando 15 Mestres Maçons se reuniram, à noite, e fundaram nossa Loja Maçônica, dando-lhe o significativo nome Areópago Itabu-nense. Nossos dicionários definem Areópago como Tribunal Atenien-se na Grécia antiga: Assembléia de Sabios, Magistrados e Literatos. Os fundadores foram 1 – Affonso Maria

Liguori; 2 – Antônio Emídio de Al-meida; 3 – Armando Augusto da Sil-va Freire; 4 – Augusto dos Santos; 5 – Carlos Maron; 6 – Francisco Bení-cio dos Santos; 7 – Francisco Briglia de Magalhães; 8 – Gileno Amado; 9 – Glicério Esteves de Lima; 10 – João Ribeiro Filho; 12 – Jorge Kaua-rk; 13 – Martinho Luis Conceição; 14 – Philadelfo Almeida do Espírito Santo e 15- Tertuliano Guedes de Pinho.

Recebeu sua Carta em 1º de ju-nho de 1922, sendo regularizada pelo Supremo Conselho do Grande Oriente do Brasil em 06 de agosto de 1922, sob nº 978.

A loja teve como membros da sua primeira diretoria o Venerável Mestre Carlos Maron; 1º Vigilante Glicério Esteves de Lima; 2º Vigi-lante Francisco Benício dos Santos; Orador: Affonso Maria Liguori; Se-cretário Armando Augusto da Silva Freire e Chanceler Adolfo Maron.

Até a presente data tivemos 44 Veneráveis Mestres e destes, 30 já partiram para o Oriente Eterno, que Deus, o G.·.A.·.D.·.U.·., os tenha em Sua glória. Os 14 que conti-nuam entre nós são: José Oduque Teixeira, Jorge Ribeiro Carrilho, Fa-rid Maron, Syneu da Silva Mendes, José Carlos Oliveira, Aristóteles Bis-po dos Santos Filho, José Humberto Martins, Milled Haun Junior, Armi Borges Sala, Ari Quadros Teixeira; Messias Pires Maciel Filho; Eraldo Bussular, Cléber Moreira Lima e o atual Paulo Roberto Alves Dantas.

Em 1927 nossa Loja filiou-se à recém fundada Grande Loja Maçô-nica do Estado da Bahia (GLEB), re-cebendo o nº 09. Em 26.10.1934 foi readmitida no GOB, onde per-maneceu até 1956. Em 26.03.1956 retornou à GLEB, onde permanece até hoje.

Atualmente compõe o quandro da Augusta e Respetável Loja Sim-bolica Areópago Itabunense 144 membros, sendo 117 Mestres, 9 Companheiros e 18 aprendizes.

Referências: Palestras de Ver-cil Rodrigues proferida em Loja na passagem do 91º anos de fundação e de José Carlos Oliveira proferida em Loja na passagem do 92º anos de fundação.

os 92 anos da Loja areópago itabunense

refLeXão Maçônica

Por Ir .·. Vercil Rodrigues

Editor-fundador do site e jor-nal O Compasso e Membro da A.•. R.•. L.•. S.•. Areópago Itabunense. Itabuna – Bahia.

espaço das Lojas

prograMação da 3ª região LitÚrgicada bahia para o ano de 2014

O Venerável Mestre Ênio Felipe Daud Lima (foto), da Augusta e Res-peitável Loja Simbólica Elias Ocké, Nº 1891, do Oriente de Ilhéus, jurisdicionada ao Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB/GOB), declarou a editoria do Jornal O Compasso, que o trabalho da Loja ilheense para o ano 2014, acorrerá no próximo dia 11/03 (terça-feira), com a participação dos obreiros dessa Loja e das demais da cidade: Regeneração Sulbaiana, jurisdi-cionada GOEB/GOB e da Vigilân-cia e Resistência, filiada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEM), além das cunhadas, sobri-nhos, autoridades e convidados.

Loja eLias ocképroMove sessão soLene

2014 Buerarema Ibicarai Itabuna Ilhéus Itajuipe

Mês Dia Grau Evento Dia Grau Evento Dia Grau Evento Dia Grau Evento Dia Grau Evento

Janeiro

Fevereiro 12 15º In 20 20/21º In

Março03 4º So12 4º EP 13 22º In

Abril 09 4º So 09 4º So07 10/11º In

17 18º CM10 23/24º In 4º So

Maio 13 4º So 13 4º So05 12/13º In07 16º In

08 25/26º In 22 15º In

Junho 10 15º So 10 9º So02 14º In11 31º In

12 4º In 16º In

Julho 08 18º So 08 14º So1º 17º In09 4º So

10 27º In 19º In

Agosto 12 4º So 12 4º So04 28º In13 18º In

14 5º In 20º In

Setembro 09 9º So 09 9º So 1º 18º So10 32º In

11 6º In 17º In

Outubro 14 4º So 14 4º So06 4º So08 15º So

09 15º So 21º In

Novembro 11 4º So 11 14º So03 29º In12 14 So

13 7/8º In 22º In

Dezembro 09 4º So 09 4º So01 15º In10 30º In

11 9º In 18º In

Convenção: E= Eleição; EP= eleição e posse; In. = Iniciação; Ev. = Evento; C = Comunicação; SO= Sessão Ordinária; CM = Ceia Mística.

Interstícios: 6 meses: 4º ao 9º; 9º ao 14º; 14º ao 15º; 15º ao 18º; 18º ao 19; 30 ao 31; 4 meses:

19º ao 22; 22º ao 28º; 28º ao 30º; 3 meses: 31º ao 32; 12 meses: 32º ao 33º.

Page 14: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

14Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônicawww.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

19.11.2013 – A Excelsa Loja de Per-feição Samuel Gomes de Araújo, Clima de Itajuípe, sob a presidência do Pod.´. Ir.´. Itatelino Oliveira Leite Junior, 33º, iniciou no Grau 14, Perfeito e Sublime Maçom, oito Irmãos ou seja: André Luiz Passos Leal, cadastro 77.221; – Fábio Pól-vora Ribeiro, cadastro 77.222; – Fernan-do Pereira da Cunha, cadastro 77.223; José Wellington Rosa Santos, cadastro 77.224; Leandro Junquilho Cunha, ca-dastro 77.225; – Marcone Amaral Costa, cadastro 36.984; Júlio de Carvalho Neto, cadastro 69.655 e José Raimundo Santos Farias, cadastro 69.651.

03.12.2013 - A Excelsa Loja de Per-

feição José de Freitas Ramos, Clima de Buerarema, sob a Presidência do Pod. ´. Ir. ´. Breno dos Santos Falcão, 33º, ini-ciou no Grau 9, Grande Eleito dos Nove, seis Irmãos: Carlos Augusto Nascimento dos Anjos, cadastro 78.468; José Roberto Andrade Brito, cadastro 78.469; Luigi Sa-

bbatini, cadastro 78.470; Marilúcio Dan-tas Ramos, cadastro 78.471 e Vlademir Sérgio Menezes, cadastro 78.473 e Paulo César Souza Santos, cadastro 78.473 An-tes da iniciação José Roberto recebeu o Grau 8 por comunicação.

11.12.2013 - O Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário Béhring, Clima de Itabuna, sob a Presidência do Pod.´. Ir.´. Raimun-do Cássio Gonçalves Lima, 33º, iniciou no Grau 30, Cavaleiro Kadosh, os seguintes Ir-mãos: João Simões Filho, cadastro 69.650; José Wilson Lima Neves, cadastro 69.652; Jaubert Weyll Abijaude, cadastro 69.653 e Edmar Salvador Loureiro.

13.12.2013 - A Excelsa Loja de Perfei-ção Samuel Gomes de Araújo, Clima de Itajuípe, sob a presidência do Pod.´. Ir.´. Itatelino Oliveira Leite Junior, 33º, iniciou no Grau 9, Grande Eleito dos Nove, seis Irmãos: Antonio Jorge Rodrigues Neto, cadastro 78.476; Eglaer Nunes Dias, ca-

INICIAÇÕESNo dia 21 de dezembro de 2013, aconteceu iniciação no Grau 18, na Loja Capitular

Simão Bolívar, Clima de Itajuípe, quando foram iniciados 10 valorosos irmãos a saber: Antô-nio Portela Pires; Ary José Pereira Júnior; Alessandro Góis Lima; Gilberto Barreto Laranjei-ras; Hamurabe Batista Flores; Jorge Luiz A. S. Guimarães; Kleber Marcelo Braz Carvalho; Raul César Requião; Ubirajara Santos Nascimento, e William Evangelista Costa Inda.

iniciações reaLizadas de 15 de noveMbro de 2013 a 20 de fevereiro de 2014

3ª região LitÚrgica da bahia

Gr.´. Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúrgica da Bahia. Orador da ARLS Areópago Itabunense e 1º Vigilante da ARLS Acácia Grapiúna. Itabuna – Bahia.Por Ir .·. José Carlos Oliveira, 33º

dastro 78.479; Felipe Figueiredo Goes, cadastro 78.480; Luciano Marques Figuei-redo Junior, cadastro78.481; José Édson Rosa Santos, cadastro 78.482 e Roberto Paulo Krushewsky Filho, cadastro 78.483.

20.12.2013 - O Sublime Capítulo Rosa Cruz Simão Bolívar, Clima de Ita-juípe, sob a Presidência do Pod.´. Ir.´. José Noélio Santana de Oliveira, 33º, iniciou 10 Irmãos no Grau 18, Cavalei-ro Rosa Cruz, ou seja: Antônio Portela Pires, cadastro 75.717; Ary José Pereira Júnior, cadastro 75.718; Alessandro Góis Lima, cadastro 69.649; Gilberto Barreto Laranjeiras, cadastro 75.720; Hamurabe José Batista Flores, cadastro 75.721; Raul César Requião, cadastro 76.016; William Evangelista Costa Inda e Jorge Luiz Car-los Alberto Silva Guimarães, cadastro 65.777, Ubirajara dos Santos Nascimen-to, cadastro 45.474 e Kléber Marcelo Braz Carvalho, cadastro 45.475.

12.02.2014 – O Sublime Capitulo Rosa Cruz Mont´Alverne, Clima de Ita-buna, sob a Presidência do Pod.´. Ir.´. Luiz Carlos de Carvalho Coelho, 33, ini-ciou no Grau 15, Cavaleiro do Oriente, sete Irmãos, ou seja: Alberto Gomes de Araújo Junior, cadastro 75.810; Alexan-dre Santana Cerqueira, cadastro 75.911; Antenor Cerqueira da Silva Sobrinho, ca-dastro 75.813; João Luiz Barbosa Costa, cadastro 75.817; Khalil Augusto Botelho Nogueira, cadastro 75.818, Gilson Pe-reira Santos, cadastro 75.477 e Marcos Agulham.

20.02.2014 - O Conselho de Cavalei-ros Kadosh Daniel Carreia Trindade, Cli-ma de Ilhéus, sob a Presidência do Pod.´. Ir.´. João Alberto dos Reis Oliveira, 33º. Iniciou no Grau 21, Cavaleiro Prussiano, logo após ter recebido, por comunicação, o Grau 20, o Irmão José Orlando Dias de Oliveira, cadastro 54.985.

AUTO PEÇAS LtdaToyota, M.Benz, MWM, Perkins, Chevrolet, Ford, Wolksvagem,Fiat, Parafusos Polegada e Milímetro, Máquinas Bosch, Correias Industriais e Automotivas, Retentores, Eletrodos, Rolamentos, Baterias Moura etc.

Fone/Fax: 73 3231-5324 / 3231-3442 - Cel.: 73 8114-7660Av. Itabuna, nº 1620 B - Ilhéus - BA

Ir:. Luiz Eduardo Kruschewsky Rhem | Sócio

Peças e Serviços Nacionais e Importados. Mangueiras Hidráulicas Automotiva Industrial

Page 15: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

15www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

diretoria da acadeMia paraibana de Letras Maçônica toMa posse

espaço cuLturaL

No último dia 22 de fevereiro, às 18 horas, em sessão solene realizada no Centro de Estudos Jurídico e Sociais José Fernandes de Andrade, tomou posse a nova diretoria da Academia Paraibana de Letras Maçônicas para o biênio 2014/2015. Presidida pelo Aca-dêmico FLAMARION TAVARES LEITE, o novo corpo diretivo tomou todas as providências necessárias para o suces-so do evento e que foi bastante con-corrido.

A chapa, eleita no último mês de dezembro de 2013, também é formada pelos acadêmicos JUVENAL DA ROZ, na Vice-Presidência, CICERO CALDAS NETO, reeleito como Secretário, AL-MIR DE ARAUJO OLIVEIRA, na Tesou-raria, e VALTER BARBOSA LIMA tam-

bém reeleito como Bibliotecário.

Quem é o novo Presidente - O acadêmico Flamarion Tavares Leite é Doutor em Direito pela PUC/SP, co-ordenador da “Coleção Dez Lições”, pela centenária Editora Vozes, com 11 livros já publicados, membro ativo da ARLS Branca Dias Nº. 01, ao orien-te de João Pessoa-PB, jurisdicionada pela Grande Loja Maçônica da Para-íba, tendo sido investido no Grau 33 do REAA pelo Supremo Conselho do Grau 33 para a República Federativa do Brasil em 20/outubro/2012.

Sobre a Academia - Fundada ma-çonicamente em 18 de dezembro de 2003, a Academia Paraibana de Le-

tras Maçônicas tem sede na cidade de João Pessoa (PB), e conta com um quadro social constituído exclusivamente de maçons das 3 (três) potências regulares instaladas no Estado da Paraíba, distribuído em 33 (trinta e três) cadeiras, nume-radas e patroneadas por um maçom, estando, atualmente, com o quadro de 27 (vinte e sete) cadeiras ocupadas, res-tando 6 vagas.

Vi, na coluna “Política & Políticos”, deste nosso AgOra, edição de 05/07-10-2013, que o estimado irmão José Odu-que Teixeira está emplacando noventi-nha, no outubrino mês, “sem nenhuma homenagem ou reconhecimento por parte de segmentos representativos da área política ou empresarial”, ele que, “como prefeito, marcou sua gestão com uma administração austera e critério no uso dos recursos públicos”, seguindo-se outras informações.

A gente nem liga mais, porque está se acostumando com o “jeito” Itabuna de esquecer aqueles e aquelas que por ela tanto fizeram. No meu sentir, ele fez muito por Itabuna, nas diversas ativida-des em que atuou.

Lúcido, ativo, ainda frequenta a Ma-çonaria, se não me engano também o Rotary e administra seus negócios além de com a experiência de vida, também com eficiência e segurança que muitos, bem mais novos, gostariam de possuir.

E falando em homenagem (falta de), ele receba ou não, peguei recorte do Di-ário de Itabuna, de 23 de agosto de 1971, ele Venerável Mestre da “Areópago”, HO-MENAGEOU, em “Festa Branca” (recebe esposas, familiares, imprensa, autoridades civis, militares e religiosas), MISS BAHIA, Thelma Alaíde Brandão, se não me falha a memória, itabunense filha de um dos in-tegrantes da Oficina. O jornal, em nota de primeira página, com fotografia, estampou:

“A Loja Maçônica Areópago Itabu-nense viveu, no último sábado uma noite inesquecível, caracterizada pelo compa-nheirismo, congraçamento, satisfação e cordialidade, que foram a tônica de todo o desenrolar das festividades, em come-moração ao Dia do Maçom, quando, num gesto que foi recebido com a maior simpatia, a Miss Bahia 71, senhorita Thel-ma Alaíde Brandão, foi alvo de carinhosa homenagem por parte da diretoria e de-mais membros da mais antiga loja maçô-nica itabunense.

A Festa Branca, realizada sábado que passou, reuniu, no prédio da Areópago Itabunense, as mais destacadas figuras dos meios sociais, autoridades e repre-sentantes de entidades de classes, direto-res, membros da Maçonaria e respectivas

famílias, sendo a homenagem à senho-rita Thelma Alaíde Brandão realizada no belo Templo daquela loja.

A saudação aos membros da irmandade e convidados foi feita pelo Professor Nestor Passos, sendo a Miss Bahia 71 saudada, em nome da loja, pelo Sr. Jorge Neme

Usaram ainda da palavra, na oportu-nidade, o Venerável Mestre José Oduque Teixeira, o Sr. João Sena, representando o Prefeito Municipal, a senhora Iolanda Nunes da Cruz, o Desembargador Rena-to Mesquita, Governador do Distrito 455 do Rotary Clube Internacional, e final-mente a senhorita Thelma Alaíde Bran-dão, agradecendo a homenagem que lhe foi prestada.

Na ocasião a senhora Amenaide Tei-xeira, esposa do Venerável José Oduque, passou às mãos da Miss Bahia 71 uma oferenda da Loja Maçônica Areópago Itabunense.

A segunda parte da programação fes-tiva do último sábado, naquela loja, foi realizada no primeiro andar do edifício Maçônico, com um sarau dançante. O invulgar acontecimento

foi transmitido para Itabuna e demais cidades da região, pela Radio Jornal”

Pois é, “seo” José Adervan. Por aqui, em geral, as Entidades não se movimentam para homenagens da espécie (principalmente se o desti-natário não é chegado a ôba-ôba). Mas quem acompanhou o desfile de 7 de setembro do ano passado, do qual parti-cipou a Loja a que pertence o nosso Zé, ele integrando uma das filas, percebeu a ESPONTANEIDADE com que pessoas, aqui e ali, em trechos num ou nos dois lados da Avenida do Cinquentenário, a partir do Jardim do Ó, gritavam o nome dele e ouviam-se aplausos, que ele retri-buía, sorrindo, acenando discretamente.

Foi bom prefeito e os do seu tempo, nas calçadas, não o esqueceram, mesmo decorridos tantos anos.

(Os cidadãos comuns, ali, homenage-avam um político honesto – avis rara (há exceções, claro!) nos nossos dias. Parabéns, Zé! Você mereceu. Merecerá sempre!).

Nota da redação: este texto foi escrito no mês de outubro de 2013.

crônicaM.•.M. .•. da A.•. R.•. L.•. S.•. Areópago Itabunense. Itabuna - Bahia

Por Ir .·. Jorge Wehbe Neme

josé oduQue,Miss bahia e a Maçonaria

Page 16: Loja Maçônica areópago itabunense coMpLeta 92 anos

Ano III - n° 08 - janeiro | fevereiro de 2014

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônicawww.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A16

7ª confraria do bodeconfraria do bode

A Loja Areópago Itabunen-se, do Oriente de Ita-buna, jurisdicionada a

Grande Loja Maçônica do Esta-do da Bahia (GLEB), reuniu no dia 14/12, no Clube Espora de Ouro, irmãos maçônicos, cunha-das, sobrinhos e convidados para a 7ª Confraria do Bode.

A Confraria do Bode que acontece a sete anos e é organi-zada pela Areópago, é a forma que a diretoria dessa instituição escolheu para encerrar os tra-balhos do ano e para aproximar ainda mais a família maçônica.

Nesse ano, como sempre acontece, vieram irmãos, cunha-das e sobrinhos das Lojas coirmãs da cidade e da região sulbaiana.

O clima foi de confraterniza-ção regada a cerveja gelada, refri-gerantes churrascos e outras igua-rias, também não faltaram sorteios de prêmios e música ao vivo.