LONGBOARD SKATE

12
Longboard Skate Escola Artística António Arroio André Almeida (2011-2012) Professora Eli Português

description

André Almeida Escola Artística António Arroio - Novembro 2011

Transcript of LONGBOARD SKATE

Page 1: LONGBOARD SKATE

Longboard Skate

Escola Artística António Arroio

André Almeida

(2011-2012)

Professora Eli – Português

Page 2: LONGBOARD SKATE

Introdução

A professora deu como trabalho a elaboração de um dossiê, com um tema à minha escolha, a entregar até ao final do mês de Novembro, então escolhi Longboard Skate porque não só foi a primeira coisa que apareceu na minha cabeça, mas também porque gosto muito de ‘skatar’ e gostaria de despertar este prazer em outros.

Para os meus propósitos, faço uma breve explicação do que é este desporto, estabeleço a diferença entre o Longboard e o skate normal, elaboro uma pequena biografia do Douglas Dalua, um dos melhores, nesta área. Faço uma breve referência à prática deste desporto em Portugal e aos campeonatos brasileiros, aludo ao meu clube – o longboard skate. E para que todos possam sentir a felicidade e a alegria que esta prática desportiva proporciona, em anexo, incluo algumas fotografias.

Page 3: LONGBOARD SKATE

História do Skate no mundo

O skate é um desporto inventado na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos, equilibrando-se numa prancha, chamada shape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos, médios e altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal se chama skater. O skate é considerado um desporto radical, dado seu aspeto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia, em particular de Los Angeles, queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, durante a época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Page 4: LONGBOARD SKATE

História do Longboard Skate

Ainda não sabemos exatamente a data em que começou o longboard, mas, diz a lenda, que tudo começou no Brasil, na “Pracinha do Skate”, no bairro Paulistano do Sumaré por volta dos anos 79.

A longboard skate é como se fosse uma prancha de surf ou snowboard, mas sem rodas . Serve para passear pela praia ou qualquer outro lado, chama-se Cruising, mas também dá para fazer corridas nas vias de trânsito, Downhill; tem muitos tipos de atividade diferentes, como por exemplo, Slalom que é para desviar os cones, Slides é fazer manobras e também é muito importante também para aprender a travar urgentemente, para não bater nos carros ou quaisquer obstáculos perigosos.

É completamente diferente do skate normal porque no longboard só é bom ‘skatar’ nas estradas e não em skatepark (recintos fechados), isto é, no skate normal só dá para fazer muitas manobras, saltos e diferentes ‘piruetas, enquanto que no longboard é quase como se fosse um carro, devido à sua longa e segura tábua, podemos percorrer, em retas e descidas, muitos kilómetros. E é isto que causa toda a diferença e emoção.

Page 5: LONGBOARD SKATE

Douglas Dalua

Atleta: Douglas Rodrigues da Silva Apelido: Douglas Dalua Proveniente: São Leopoldo -RS Categoria: Profissional Melhor Som: Rap, Hip Hop e House Lugar dos Sonhos: Honolulu-Hawai Influência no Skate: Meus Amigos Melhor Pico: Morro da Antena em Osório, Europa e Chile

É um downhill brasileiro, gaúcho, famoso e conhecido pelo mundo, faz parte de uma nova geração que inovou o skate downhill no Brasil, junto com atletas novos. Dalua está em competições desde 1999, quando começou a andar nas ladeiras do Rio Grande do Sul, e tem acumulado ótimas experiências e títulos em todos eventos que disputa no Brasil e no exterior.

Page 6: LONGBOARD SKATE

Em Portugal

Não sei exatamente a data do

aparecimento desta prática desportiva em

Portugal, penso, no entanto, que

atualmente, muitos jovens se dedicam ao

longboard durante os tempos livres. Muitos

fazem-no integrados em clubes, outros

apenas com os amigos.

Page 7: LONGBOARD SKATE

Campeonatos

O primeiro campeonato de que tenho

conhecimento foi em 2006, Circuito Amador

Skate, na Ladeira, Brasil, seguem-se-lhe

muitos outros, como por exemplo, Evento

Skate Diadema - Mazhs Som Skate

(9/11/2011) e Campeonato de

skateboarding Indaiatuba (13/11/2011), etc

e mantêm-se até aos nossos dias.

Page 8: LONGBOARD SKATE

Grupos

O Longboard Girls Crew

O Grupo de skate Longboard do Aterro

O Longboarderz

O Equipa 4D

O …

Page 9: LONGBOARD SKATE

Longboarderz

É o meu grupo longboard skate onde

participo nos eventos, nas competições, nos

campeonatos ou nos passeios, como por exemplo, o

meu último evento foi ‘skatar’ de Campo Grande até

Terreiro do Paço, no Dia das Bruxas. Este tem 4

surdos, incluíndo eu, mas mais pessoas ouvintes,

temos comuns, percebemos uns aos outros,

aprendemos uns aos outros.

Page 10: LONGBOARD SKATE

Conclusão

Ao finalizar este trabalho, estou um pouco cansado pois tive mais dificuldades na pesquisa do que inicialmente previ. Há muito pouca informação em português, mas creio que com o marial recolhido, conversas com amigos e os meus próprios conhecimentos, resultantes da prática deste desporto, consegui um bom trabalho, que iniciei com a história da modalidade, continuei com a referência específica ao praticante brasileiro Douglas Dalua, abordei os campeonatos brasileiros, referi os grupos existentes em Portugal, dei particular destaque ao meu clube - Longboarderz.

Embora um dia mais tarde tencione aprofundar o tema, espero que a leitura do presente trabalho seja do vosso agrado e contribua para despertar o gosto pela prática da modalidade.

Page 11: LONGBOARD SKATE

Anexos