Los Angeles- roteiro de viagem

16
Los Angeles - Cidade Liberada Com praias, passeios históricos, museus e até parques temáticos, a metrópole californiana, tal como um bom bom filme, revela ótimas surpresas à sua audiência - no caso, os viajantes Existem cidades conhecidas por sua beleza intensa, como o Rio de Janeiro. Outras, pela alegria de seu povo, como Salvador. Ou ainda pela riqueza histórica, como Roma. Mas, na outra vertente, há lugares famosos não por serem um paraíso, mas sim pelo seu suposto caos, pela desordem urbana e social. Embora seja a “terra dos sonhos”, muito mitificada por Hollywood e pelo mundo do cinema, Los Angeles é tida por muitas como uma cidade poluída, confusa e sem graça. Parte desta fama deve-se inclusive aos próprios filmes hollywoodianos, como “Um Dia de Fúria”, “Crash – No Limite”, “Los Angeles – Cidade Proibida”, “A Outra História Americana”, dentre muitos outros; todos eles colocando a localidade californiana como um inferno na Terra. Mas o fato é que “LA” está longe de ser um lugar modorrento. Muito pelo contrário: quem souber aproveitar todas as atrações culturais, históricas e divertidas que a cidade oferece, poderá se apaixonar por uma Los Angeles alegre, cosmopolita, e, principalmente, hollywoodiana, no melhor sentido da palavra. Los Angeles glamourosa – Não tem como negar, Los Angeles respira toda a atmosfera de badalação e glamour que ronda o mundo do cinema. Pudera: Foi lá que surgiu Hollywood, a terra dos sonhos! E é lá que mora grande parte dos artistas que vemos nas telonas. O mundo das estrelas não poderia deixar de dar o ar da graça no seu berço! É neste contexto que se situa Hollywood. O famoso bairro eternizou-se por ser a sede de diversos estúdios de cinema e televisão, e por ter virado símbolo do glamour cinematográfico. Los Angeles deve muito a Hollywood, já que foi em suas ruas que a bilionária indústria de cinema norte-americano ganhou fôlego. A Hollywood Boulevard:

description

roteiro de viagem para Los Angeles

Transcript of Los Angeles- roteiro de viagem

Page 1: Los Angeles-   roteiro de viagem

Los Angeles - Cidade Liberada

Com praias, passeios históricos, museus e até parques temáticos, a metrópole californiana, tal como um bom bom filme, revela ótimas surpresas à sua audiência - no caso, os viajantes 

Existem cidades conhecidas por sua beleza intensa, como o Rio de Janeiro. Outras, pela alegria de seu povo, como Salvador. Ou ainda pela riqueza histórica, como Roma. Mas, na outra vertente, há lugares famosos não por serem um paraíso, mas sim pelo seu suposto caos, pela desordem urbana e social. Embora seja a “terra dos sonhos”, muito mitificada por Hollywood e pelo mundo do cinema, Los Angeles é tida por muitas como uma cidade poluída, confusa e sem graça. Parte desta fama deve-se inclusive aos próprios filmes hollywoodianos, como “Um Dia de Fúria”, “Crash – No Limite”, “Los Angeles – Cidade Proibida”, “A Outra História Americana”, dentre muitos outros; todos eles colocando a localidade californiana como um inferno na Terra. Mas o fato é que “LA” está longe de ser um lugar modorrento. Muito pelo contrário: quem souber aproveitar todas as atrações culturais, históricas e divertidas que a cidade oferece, poderá se apaixonar por uma Los Angeles alegre, cosmopolita, e, principalmente, hollywoodiana, no melhor sentido da palavra.

Los Angeles glamourosa – Não tem como negar, Los Angeles respira toda a atmosfera de badalação e glamour que ronda o mundo do cinema. Pudera: Foi lá que surgiu Hollywood, a terra dos sonhos! E é lá que mora grande parte dos artistas que vemos nas telonas. O mundo das estrelas não poderia deixar de dar o ar da graça no seu berço!

É neste contexto que se situa Hollywood. O famoso bairro eternizou-se por ser a sede de diversos estúdios de cinema e televisão, e por ter virado símbolo do glamour cinematográfico. Los Angeles deve muito a Hollywood, já que foi em suas ruas que a bilionária indústria de cinema norte-americano ganhou fôlego.

A Hollywood Boulevard:

Page 2: Los Angeles-   roteiro de viagem

Atualmente, pouquíssimos estúdios são sediados em Hollywood. A maioria, como a Universal e a Warner, mudou-se para o subúrbio. Mas o bairro mantém acesa sua história e sua fama. Hordas de turistas concentram-se na Hollywood Boulevard, principal via do local, onde estão localizados o Kodak Theater (http://www.kodaktheatre.com/), no qual se realiza a entrega anual do Oscar, e o Chinese Theater (http://www.chinesetheatres.com/), onde a cerimônia ocorria antigamente.A visita guiada aos 2 locais vale muito a pena, mas, se tiver que escolher entre um dos 2, visite o Kodak Theater. Por apenas U$ 15 por adulto e U$ 10 para idosos e menores de 18 anos, faz-se um belo tour por todos os ambientes do teatro.

Dentro de uma fachada decepcionante, que funciona dentro do shopping Hollywood & Highland Center (http://www.hollywoodandhighland.com/), os turistas são surpreendidos com salões suntuosos, incluindo a possibilidade de subir no palco onde as estrelas recebem os prêmios e sentar-se na mesma poltrona um dia ocupada por Angelina Jolie. O único defeito do tour é a proibição de fotografias tiradas dentro do local.

No final, os turistas são presenteados com um cartão-postal do Kodak Theater. A partir de julho de 2011, o teatro contará com a apresentação do espetáculo “Iris”, do Cirque Du Soleil, que terá como tema, como não poderia deixar de ser, o mundo do cinema.

Na mesma Hollywood Boulevard, é possível ainda visitar o museu de cera Madame Tussauds (http://www.madametussauds.com/hollywood/), a coleção de bizarrices Ripley’s Believe It Or Not (http://www.ripleys.com/hollywood/), e tirar muitas fotografias na Calçada da Fama. De Walt

Page 3: Los Angeles-   roteiro de viagem

Disney a Michael Jackson, passando por Shrek, diversas personalidades já deixaram sua marca ali. Outras registraram seus pés e suas mãos no cimento em frente ao Chinese Theater. Preparem a máquina fotográfica!

Embora tenha um ar bastante turístico e um pouco decadente, Hollywood é um bairro bastante interessante, principalmente para os cinéfilos em geral. Com certeza, é um dos maiores ícones da história cultural moderna.

Los Angeles atual – Se Hollywood era o bairro da moda na década de 50, hoje a vida cotidiana da “cidade dos anjos” ocorre longe dali. Mais precisamente, nos bairros de Santa Monica, Venice Beach e na chiquérrima Beverly Hills. É nestes lugares que se pode sentir o espírito urbano californiano contemporâneo.

Venice Beach é uma exótica e bela praia localizada ao Sul de Los Angeles. Em apenas um passeio, é possível se deparar com tipos bem loucos e diferentões, todos convivendo em uma curiosa harmonia. No pôr-do-sol, a praia ferve! Perto dali, fica localizada a praia de Santa Monica, que já foi utilizada como cenário em diversos filmes (como na famosa sequência final do longa-metragem “Um Dia de Fúria”). No bucólico píer que é cartão-postal do local, há um parque de diversões daqueles típicos das cidades de interior, chamado Paradise Pier. Sua roda-gigante já é parte da paisagem de Los Angeles. Santa Monica é uma cidade litorânea (apesar de serem consideradas parte de Los Angeles, tanto ela quanto Venice Beach são municípios autônomos) bastante movimentada. Além da badalada praia, conta também com uma rua só de pedestres, que concentra um bom número de lojas e restaurantes: Trata-se da 3rd Street Promenade, um agradável passeio em meio a uma cidade que tanto depende do carro.

Venice Beach em um dia ensolarado:

Page 4: Los Angeles-   roteiro de viagem

O animado píer de Santa Monica:

A 3rd Street Promenade:

Page 5: Los Angeles-   roteiro de viagem

Já Beverly Hills é o símbolo da elegância, eternizada pelo filme “Uma Linda Mulher”. O hotel Beverly Wilshire (http://www.fourseasons.com/beverlywilshire/), famoso por ter sido cenário do longa-metragem estrelado por Julia Roberts e Richard Gere, é o cartão-postal da cidade (sim, Beverly Hills também é um município, mas está para Los Angeles assim como Lake Buena Vista está para Orlando).

Um passeio pelo bairro deve passar obrigatoriamente pela Rodeo Drive, a Rua Oscar Freire de LA. Cheia de lojas caras, com vendedoras comportando-se tal e qual no filme estrelado por Julia Roberts, ao lado de carrões importados, é uma rua mais para bater perna do que para gastar. Ali nas redondezas, é possível fazer um passeio pelas casas dos artistas. Muitas empresas vendem excursões, mas a veracidade das informações fornecidas durante o tour é duvidosa, já que tudo que o guia faz é passar em frente a algumas residências apontando que “aqui moram Brad Pitt e Angelina Jolie”.

Trechos da badalada Rodeo Drive:

Aqui, com o famoso hotel do filme "Uma Linda Mulher" ao fundo:

Page 6: Los Angeles-   roteiro de viagem

Outro ponto bastante movimentado da Los Angeles moderna é o Farmers Market (http://www.farmersmarketla.com/). Este curioso mercado de alimentos foi transformado em um interessante complexo que conta com restaurantes, barraquinhas vendendo comidas dos mais diversos tipos, lojas, entre outros. Lembra o Mercado Municipal de São Paulo, mas sem o entorno degradante. Em alguns dias, há uma animada banda tocando ao vivo. A graça aqui é entrar totalmente no clima do local. De caráter bastante popular, a animação do Farmers Market contagia. Deixe o preconceito de lado, sente-se em uma das mesas espalhadas pelo mercado e coma um bom prato creole na barraquinha The Gumbo Pot, ou, se preferir algo mais leve, uma redonda no Deano’s Gourmet Pizza.

O bonito Farmers Market enfeitado para o Natal:

Ao lado do Farmers Market, está o The Grove (http://www.thegrovela.com/), um agradabilíssimo shopping a céu aberto. Nele, as mais tradicionais características norte-americanas estão presentes: lojas que fazem a alegria dos compradores, como GAP, Abercrombie & Fitch, Victoria’s Secret, entre outras; restaurantes tradicionais, como o Cheesecake Factory; e uma decoração chamativa e bonita durante o Natal, com direito a um show de fontes dançantes a cada meia hora.

Durante o Natal, o the Grove fica ainda mais bonito:

Page 7: Los Angeles-   roteiro de viagem

Por último, o próprio shopping Hollywood & Highland Center (http://www.hollywoodandhighland.com/), onde está localizado o Kodak Theater, é um point que ganha vida conforme a noite avança. O shopping conta com diversas lojas e restaurantes, e está diretamente conectado ao bom Renaissance Hollywood Hotel & Spa.

O Hollywood & Highland Center:

Los Angeles cultural – Além do cinema, verdadeiro símbolo de Los Angeles, a cidade também oferece ao visitante um interessante panorama cultural, no sentido clássico da palavra.

Uma das grandes novidades de Los Angeles, e certamente uma das melhores atrações da cidade, é o Getty Museum (http://www.getty.edu/museum/). Em uma área afastada dos principais pontos turísticos de LA, no bairro de Brentwood, o grande museu conta com uma estrutura gigantesca, que compreende um prédio modernista, palco de diversas boas exposições de arte, o acervo permanente da coleção do milionário Jean Paul Getty, que idealizou o espaço, além de um amplo e maravilhoso jardim, que se adapta às quatro estações do ano. No terraço, é possível ter uma bela vista de Los Angeles, com o skyline de Downtown e as praias da Costa do Oceano Pacífico ao fundo. Tudo cercado pelas San Jacinto Moutains!

Page 8: Los Angeles-   roteiro de viagem

O Getty Museum visto de fora:

A vista que se tem da cidade de Los Angeles:

Seu bonito jardim, durante o inverno:

Page 9: Los Angeles-   roteiro de viagem

Quem se interessa pela história do nazismo e da Segunda Guerra Mundial pode gostar do Museu da Tolerância (http://www.wiesenthal.com/site/pp.asp?c ... &b=6212365). Localizado no número 9786 da West Pisco Boulevard, o local oferece uma série de experiências interativas e imagens históricas que têm como foco a questão do preconceito e do holocausto. A entrada custa U$ 15 para adultos, U$ 12 para maiores de 62 anos e U$ 10 para quem tem de 05 a 18 anos e é bem cara, tendo em vista o tamanho do museu e o número de atrações que ele oferece. É proibido tirar fotos e há uma rigorosa revista na entrada.

A área de Downtown Los Angeles, dominada pelo skyline de arranha-céus, guarda uma verdadeira pérola da arquitetura moderna: O Walt Disney Concert Hall (http://www.laphil.com/), que abriga a Orquestra Filarmônica da cidade. A casa de espetáculos de música clássica fica dentro de uma imponente construção metálica, que já virou um cartão-postal. É possível fazer tours guiados pelo local. Ou, é claro, assistir a um espetáculo que esteja sendo apresentado na época de sua viagem.

A belíssima arquitetura do Walt Disney Concert Hall:

A estrutura metálica na paisagem de Downtown LA:

Page 10: Los Angeles-   roteiro de viagem

Los Angeles divertida – Palco da indústria do cinema e cidade mais populosa da simbólica Califórnia, LA não poderia deixar de ter um lado de diversão e adrenalina. E nada melhor para proporcionar este tipo de sensação aos viajantes do que os tradicionais parques temáticos dos Estados Unidos!

Em North Hollywood, no bairro conhecido como Universal City, está localizado o parque da Universal Studios (http://www.universalstudioshollywood.com/). Junto à sede do famoso estúdio, os viajantes podem se divertir em atrações como o simulador The Simpsons Ride, o filme em 3D do Shrek, o splash do Jurassic Park, a montanha-russa da Múmia, etc (leia o mini-guia completo do parque aqui: viewtopic.php?f=137&t=777).

Vista aérea do parque da Universal em Los Angeles:

E o famoso logotipo da companhia de entretenimento:

Page 11: Los Angeles-   roteiro de viagem

O grande diferencial desta Universal para os outros parques da empresa é a possibilidade de fazer um animado tour por cenários que foram ou ainda são usados para a gravação de filmes e seriados. As chances de ver alguém famoso são altas (e, no dia de nossa visita, Steven Spielberg deu as caras por ali). Ao lado da Universal, funciona o complexo de compras e entretenimento Universal Citywalk (leia mais

sobre ele aqui:viewtopic.php?f=137&t=785 ), que conta com excelentes lojas como Guess e Abercrombie & Fitch, bons restaurantes como o Hard Rock Cafe o Buca di Beppo, e locais engraçados, como uma loja só de pipocas (Popcornopolis). Um ótimo local para encerrar o dia com chave de ouro!

O Citywalk:

Page 12: Los Angeles-   roteiro de viagem

Outros estúdios também oferecem passeios por suas instalações, caso da Warner (http://vipstudiotour.warnerbros.com/) e da Paramount (http://www.paramountstudios.com/), único estúdio ainda localizado em Hollywood; a grande maioria encontra-se atualmente em Burbank, cidade na região metropolitana de Los Angeles.

Parte externa do estúdio da Warner:

Em Valencia, cidade ao Norte de Los Angeles, está localizado o Six Flags Magic Mountain (http://www.sixflags.com/magicmountain/index.aspx), parque que faz a alegria dos aficionados por montanhas-russas e brinquedos para lá de radicais. Programa indicado apenas para quem é apaixonado por adrenalina, já que o parque em si fica muito a dever aos seus concorrentes.

Muita gente gosta de prolongar a estadia em Los Angeles para ir aos 2 parques da Disney em Anaheim (http://disneyland.disney.go.com/), ao Sul de LA, e às vezes também ao Knott’s Berry Farm (http://www.knotts.com/), outro parque localizado na mesma região, tido como o mais antigo dos Estados Unidos. No entanto, a área de Orange County (onde fica Anaheim) compreende belíssimas praias e muitas outras atrações interessantes, sendo preciso um roteiro específico para um bom aproveitamento desta região californiana.

Final feliz – Assim como os diversos gêneros cinematográficos existentes, Los Angeles também têm muitas faces: de glamour, de cultura, de história, de diversão. Embora seja uma cidade confusa, de trânsito intenso, LA é um daqueles destinos que precisam ser compreendidos primeiro, para depois serem amados. Da badalação de Hollywood ao ar europeu do Getty Center, passando pelo clima praiano de Santa Monica, Los Angeles é um local que pode se adaptar a diferentes gostos e bolsos. Uma legítima estrela do cinema, enfim: glamourosa, complexa e cheia de nuances.

Los Angeles – Guia de informações:

Page 13: Los Angeles-   roteiro de viagem

Vá – Se você gosta de cidade grande, de se locomover com o carro, e se é apaixonado por cinema.

Não vá – Se para você, Nova York é a única cidade que presta nos Estados Unidos; se você gosta de se apaixonar à primeira vista pela cidade que está visitando; ou se tudo que você não quer numa viagem é se lembrar do trânsito de São Paulo.

Quando ir – O inverno de Los Angeles é ameno se comparado à maior parte dos Estados Unidos, tanto que raramente neva na cidade. Mas a estação mais fria é caracterizada por ter mais dias de chuva. No verão, faz muito calor, e Los Angeles costuma sofrer com queimadas em sua área rural. A melhor época, portanto, é no outono ou na primavera.

Tempo necessário – Em 4 dias, dá para ter uma noção básica de Los Angeles. Uma semana é tempo suficiente para conhecer bem, e, acima de tudo, entender a cidade.

Preços: Muito mais baratos do que no Brasil, porém mais caros do que a média de cidades como Orlando, Dallas e Las Vegas. Para comer nos bons restaurantes, desembolsa-se uma pequena fortuna; e os bons outlets estão a pelo menos 2 horas de distância de Los Angeles.

Como se locomover: Carro, carro e carro. 

Onde ficar: Em Hollywood, para sentir a história de Los Angeles; em Beverly Hills para uma estadia mais sofisticada, ou em Santa Monica, se o objetivo for ficar perto da praia e viver o cotidiano de LA. Evite as áreas de Downtown e do aeroporto internacional de Los Angeles, que são perigosas, principalmente à noite. Sugestões de hospedagem:

Em Hollywood: Renaissance Hollywood Hotel & Spa (viewtopic.php?f=137&t=795)

Em Universal City: Hilton Los Angeles/Universal City (viewtopic.php?f=137&t=789) 

Onde comer: Los Angeles apresenta uma ampla variedade gastronômica, com a presença dos tradicionais restaurantes de redes norte-americanas, além de outros achados locais, como:

Langer’s Delicatessen Restaurant (http://www.langersdeli.com/): Excelente deli localizada em Downtown, serve um dos melhores sanduíches de pastrami dos Estados Unidos, quiçá do mundo!

The Stinking Rose (http://www.thestinkingrose.com/): Restaurante que tem duas unidades, uma em Beverly Hills e outra em San Francisco. Todas as suas receitas são à base de alho. Há desde sopa até sorvete feito com a iguaria! A comida é uma delícia, o restaurante é lindo, e a experiência, imperdível!

Osteria Mozza (http://www.osteriamozza.com/): Quer sentir a badalação de Los Angeles? Então este é o local! Restaurante italiano e metido, que serve pratos gostosos, ínfimos e caros. Para ver e ser visto.

Farmers Market (http://www.farmersmarketla.com/): Neste animado point popular de Los Angeles, a dica é se entregar às delícias cajun do The Jumbo Pot, ou aos quitutes italianos do Deano’s Gourmet Pizza.

Hard Rock Cafe (http://www.hardrock.com/): Este tradicional restaurante norte-americano combina perfeitamente com Los Angeles, e está localizado em 2 endereços: Na Hollywood Boulevard e no Citywalk.

Page 14: Los Angeles-   roteiro de viagem

Os sentidos de Los Angeles:

Visão: A vista que se tem do Getty Center revela uma cidade bonita, uma interessante junção entre arranha-céus e o mar do Oceano Pacífico.

Tato: Sentar-se em frente às estrelas da Calçada da Fama e colocar as mãos e os pés nas marcas em frente ao Chinese Theater são experiências pra lá de turísticas, mas indispensáveis!

Audição: Los Angeles respira cinema! E, como não poderia deixar de ser, uma bela homenagem à indústria cinematográfica (curiosidade: esta música toca na excelente atração “The Great Movie Ride”, no Disney’s Hollywood Studios, em Orlando): 

 

E você, já foi a Los Angeles? Gostou da cidade? Quais passeios recomenda? Conte sua experiência para nós!