LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e...

21
LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas

Transcript of LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e...

Page 1: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

LOVAINE FIEL DE QUEVEDO

Planejamento de Hortas

Page 2: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações

O crescimento e expansão da produção olerícola.

Função do planejamento. O que? Quanto? Quando? Como?

Page 3: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Olericultura

O que é afinal olericultura?Qual a finalidade da olericultura?Olericultura é o mesmo que Horticultura?

Page 4: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Características da Exploração de hortaliças

Ciclo cultural curtoAproveitamento de áreas marginais Utilização de pequenas áreasDiversificação de culturas e aproveitamento

de alta renda bruta e líquida por unidade de área plantada.

Page 5: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Produto Área (ha) Quantidade (t)

Valor total (R$ )

Valor por ha(R$)

Cebola 66.830 1.184 662.976,00 9.920,34Batata 146.693 2.897 869.242,00 5.925,58Tomate 58.061 3.443 929.817,00 16.014,49Fonte – Agrianual 2004 – adaptado. Obs.: no caso do tomate inclui-se o tomate para indústria

Page 6: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Tipos de Exploração Olerícola

Comercial Diversificada Comercial Especializada Para fins industriais

Page 7: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Considerações Gerais Sobre Planejamento

Condições ClimáticasMercado consumidorDemanda e uso intensivo de Tecnologia

Page 8: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

O que produzir?

A escolha e decisão sobre as espécies olerícolas que comporão o empreendimento, passa pelo conhecimento de três aspectos fundamentais:

mercadoviabilidade econômica tecnologia disponível.

Page 9: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Quanto Produzir?

As hortaliças não toleram prolongado como a maioria do produtos agrícolas.

Assim, o mercado, o estudo de viabilidade econômica e a tecnologia disponível voltam a ser aspectos de importante consideração.

Page 10: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Quando Produzir?

Escalonamento da Produção.Preços de Mercado.Demanda.

Page 11: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Como Produzir?

Quantidade Qualidade FreqüênciaTecnologia disponível

Page 12: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Planejamento

‘’Planejar significa organizar atividades em forma de projeto para se conseguir alcançar um objetivo definido’’.

Page 13: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Fases do Planejamento

Levantamento de Dados. Coleta de dados: -dados de mercado-dados da propriedade

Page 14: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Fases do Planejamento

Elaboração do Projeto.-Produção escalonada -Cronograma de atividades-Produção de mudas-Plantio-Tratos e Desenvolvimento-Colheita-etc...

Page 15: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Orçamento

Custo de Insumos.Produção de MudasServiços: -Mão de Obra (Horas/Homem).-Uso de implementos (Horas/Maquinas).Outros.

Page 16: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Ferramentas de Auxilio

Horta Fácil: Programa computacional desenvolvido por

pesquisadores de instituições de ensino e de pesquisa publicas e privadas : UNIFENAS ( Professor Ernani C. da Silva), UFLA (Wilson R. Maluf e Luiz A. A. Gomes) , UFM (Thiago V. Conrado).

O Horta Fácil é um software de uso gratuito e distribuição irrestrita. Nele você poderá obter facilmente a dimensão de cada área a ser plantada semanalmente para se obter uma produção contínua de diversas hortaliças com entregas semanais constantes sem o desperdício de área ou produção.

Page 17: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Horta Fácil

Page 18: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.
Page 19: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.
Page 20: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.
Page 21: LOVAINE FIEL DE QUEVEDO Planejamento de Hortas. Perspectivas do Planejamento Conceitos e Aplicações O crescimento e expansão da produção olerícola. Função.

Muito Obrigado !!!!