Lucas pires,sarah jordana

10
EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA

description

trabalho educaçao fisica

Transcript of Lucas pires,sarah jordana

Page 1: Lucas pires,sarah jordana

EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA

Page 2: Lucas pires,sarah jordana

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ RODRIGUES NAVES

ALUNOS:LUCAS PIRES BORGELIO SARAH JORDANA FERREIRA DE PAULA SÉRIE:1 ANO TURMA: D TURNO:VESPERTINO

Page 3: Lucas pires,sarah jordana

DANÇA DA IDADE MÉDIA

Page 4: Lucas pires,sarah jordana

Durante a Idade Média, a Igreja proibiu a dança nos templos e teve contra ela uma atitude negativa, por sua sensualidade e sua relação com os antigos ritos pagãos. Conservam-se, no entanto, testemunhos de algumas exceções, como o costume de dançar em algumas procissões e, por representações e poemas sabe-se de uma delas, a famosa dança macabra ou da morte, de caráter religioso, na qual um bailarino disfarçado de esqueleto era seguido por todo o povoado até o cemitério.

Page 5: Lucas pires,sarah jordana

Repressão da Dança na Idade Média

  A Idade Média foi responsável por uma ruptura brutal na evolução da dança. Na antiguidade, a dança era sagrada, e logo evoluiu para um rito tribal em honra aos Deuses. Por não aceitar outras crenças, a Igreja Católica medieval proibiu esses tipos de dança e a modernidade continuou o processo evolutivo apenas da dança recreativa. Essa dança, mesmo não sendo proibida, era mal vista pelas autoridades eclesiásticas, pois era dançada como uma manifestação da espontaneidade individual. Com isso, concluímos que a dança não foi integrada à liturgia católica, apesar de aparecer nas comemorações.

Page 6: Lucas pires,sarah jordana

Exemplo:

Como exemplo disso temos um decretal do papa Zacarias, no ano de 774, "contra os movimentos indecentes da dança ou carola" (Carola era uma dança típica dessa época); ou umdecreto do concílio de Avignon, dizendo que "Durante a vigília dos Santos não deve haver nas Igrejas espetáculos de dança ou carolas". Sendo que esse foi a primeira dança de roda.

Page 7: Lucas pires,sarah jordana

DANÇA DE RODA:

Page 8: Lucas pires,sarah jordana

Eram dançados por qualquer um, mas apenas nas ocasiões não religiosas. Essa era a época do início da decadência do feudalismo e os movimentos intelectuais começavam a ganhar força.A Carola, dança da Alegria, tornou-se uma dança macabra, muitas vezes dançada em cemitérios. Esse costume difundiu-se com o objetivo de mostrar que "a vida é uma Carola conduzida pela morte", transformando a morte num motivo para se viver de acordo com as regras e dogmas católicos (o medo de ir para o "inferno" comandava as escolhas e as vidas das pessoas). Dançava-se até para espantar uma epidemia. Nessa época, a única dança destinada ao espetáculo era a dança dos nobres: as outras danças eram como rituais.

Page 9: Lucas pires,sarah jordana

Foi nesse momento, entre os nobres, que apareceu o Momo, um gênero de dança que serviu como base do futuro ballet-teatro.

Page 10: Lucas pires,sarah jordana