Luminescencia caixa cultural

27
LUMINESCÊNCIA LUMINESCÊNCIA a luz do plancton no movimento das águas

Transcript of Luminescencia caixa cultural

LUMINESCÊNCIALUMINESCÊNCIA

a luz do plancton no movimento das águas

LUMINESCÊNCIAa luz do plancton no movimento das águas

uma ocupação audiovisual de Felipe Julián composta por videomapping interativo!e ambiente sonoro imersivo!para debater a questão águas x cidades

por favor…!não deixe de assistir a este vídeo;

a imagem em movimento é mais representativa da instalação LUMINESCÊNCIA

do que as imagens parada deste folder.

https://www.youtube.com/watch?v=bYSFOO9Sgxc

LUMINESCÊNCIA

LUMINESCÊNCIA

LUMINESCÊNCIA

frame da simulação digital de água utilizada como base para a instalação

Luminescência

LUMINESCÊNCIA

LUMINESCÊNCIAframes da simulação digital de água

utilizada como base para a instalação Luminescência

LUMINESCÊNCIA

LUMINESCÊNCIA

projeção da instalação Luminescência nas paredes externas do Condomínio Cultural em São Paulo

Quase desnecessário dizer o quão importante possa ser o desenvolvimento continuado de pesquisa e concientização acerca dessa relação CIDADE X AGUA. Q u a s e d e s n e c e s s á r i o m a s . . . lamentavelmente... imprescindível como nunca. !Neste exato momento, após os processos c o m b i n a d o s d e s a n e a m e n t o e industrialização que as grandes cidades brasileiras iniciaram na virada do século XIX para o XX, presenciamos finalmente à tragédia anunciada da falta de água. A crise de abastec imento que as c idades brasileiras começam a sofrer a partir de agora inicia-se com o esvaziamento dos reservatórios da maior metrópole nacional: São Paulo. Desde junho de 2014, a agua falta nos bairros periféricos da cidade e já é consensual que no segundo semestre de 2014, a falta de agua na cidade será generalizada. !Mas seria hipocrisia creditar tal tragédia ao mau uso desse recurso. Se por um lado isso é inegável, por outro há que se considerar todo o h is tór ico de urbanização e saneamento sofrido pelas principais cidades brasileiras: !

A cidade de Santos, por exemplo, foi criada sobre as águas pantanosas da beira mar para servir de porto de escoamento da produção cafeeira e industrial de São Paulo. Seus muitos quilometros de aterros, que afastaram cada vez mais esse mar da serra continental, escondem um gigantesco e custoso sistema de drenagem iniciado em 1892, composto por milhares de canos, dutos, registros, válvulas e bombas sem as quais a cidade de Santos estaria, hoje, parcialmente submersa. !Até o inicio desse plano sanitário, que secou e cimentou mangues e córregos, o centro de Santos acumulava lixo e esgoto junto às águas pantanosas que brotavam do chão. A febre amarela e a bexiga provocaram a migração massiva dos moradores para outras cidades vizinhas. Na última década do século XIX, contabilizaram-se as mortes de 23.000 moradores. Quase a metade da população da cidade. Cumprir a função de maior porto da América Latina significaria domar, domesticar e sanar as águas; e invadir o mar e o costão rochoso eliminando boa parte da vida que alí proliferava.

LUMINESCÊNCIA

!Vê-se, pelo exemplo da cidade de Santos, que o progresso econômico está diretamente ligado à modificação da vida aquática ou da vida às margens dos rios, lagos, corretos e mares. A agua é tratada como essencial à nossa vida mas esquecemos que ela é, em si, portadora de vida e de uma biodiversidade substantiva. !Mediante a ineficácia da sociedade civil em superar o rolo compressor do progresso, faz-se imprescindível que esta pauta venha à debate em ambientes para além das escolas ou jornais. É hora de assimilar a agua e sua vida no ambiente da produção artística. É preciso debatê-la. !O artista audiovisual Felipe Julián, há anos utiliza o movimento da agua como matriz para vídeos oe ins ta lações que rea l i za . Seu a l te r-ego per fo r mat ico "Craca " é jus tamente um personagem desgarrado desse universo submarino que, assim como em Morte Vida Severina, vai da morte à vida... da seca do sertão à agua das alagações. !

descrição

sobre projetores

Salvador opção 1

Salvador opção 2

Recife

São Paulo

Fortaleza

Brasília

LUMINESCÊNCIAfoyer do SESC Santos antes e durante a ocupação audiovisual