LVDT e Synchro

5
Trabalho de automação Sensor LVDT e Sensor Synchro

description

LVDT e Synchro

Transcript of LVDT e Synchro

Page 1: LVDT e Synchro

Trabalho de automação

Sensor LVDT e Sensor Synchro

Felipe Luduvico Damasio

Page 2: LVDT e Synchro

1. Sensor LVDT:

O sensor LVDT é um sensor de posição que tem como principio de funcionamento um transformador diferencial variável linear, consistindo um núcleo de material ferromagnético fixo a ele, que desloca linearmente entre um e dois enrolamentos primários causando alterações secundárias da indutância entre eles.

No caso da figura abaixo, pode-se afirmar que a energia da corrente no enrolamento primário é igual à corrente que flui no secundário: EP iP t = ES iS T => EP / ES = iS / IP Como resultado de uma deslocação a ser medido, o núcleo magnético é deslocado de modo a que um dos bobinas secundárias não cobre totalmente interior => o uma corrente induzida secundário é maior do que o induzido no outro. A partir da diferença de tensões medida tanto na direcção do movimento lateral é obtida pelo núcleo. Vantagens: alta resolução, baixo atrito e alta repetibilidade Desvantagens: só pode ser aplicado para a medição de pequenos deslocamentos.

Em sites de compra online (como o www.aliexpress.com), encontramos micros sensores LVDT sem marca definida com valor próximo a cem reais, e em sites melhores encontramos esses sensores da marca HONEYWELL com valores entre mil e dois mil reais.

As aplicações do sensor LVDT são as mais variadas, entre elas níveis de tanques e o controle e posição de cilindros pneumáticos (aeronáutico).

Exemplo de aplicação do sensor LVDT:

Page 3: LVDT e Synchro

2. Sensor Synchro:

Os sensores Synchro são sensores rotacionais, tendo como principio de funcionamento uma bobina ou rotor principal ligado diretamente com o eixo de rotação. O secundário é feito três bobinas fixos colocados em torno do primário na forma de estrela com 120 ° fora de fase (estator). O rotor é aplicado um sinal senoidal é gerada em cada um dos bobinas fixas com um intervalo de tensão induzida entre eles 120°:

V13 = 31/2 V cos (cot) senθ V32 = 31/2 V cos (cot) sin (θ + 120) V21 = 31/2 V cos (cot) sin (θ + 240) Para sistemas de controle deve-se passar o sinal analógico para digital, para a qual

são utilizados conversores Analógico / Digital (AD).

As aplicações do sensor Synchro são as mais variadas, entre elas o controle e posição de antenas, velocidade e posição de esteiras, como exemplificado na figura abaixo:

Uma das principais marcas de sensores Synchro é a Tamagawa – Seiki, e seu valor pode variar de 300 a 2 mil reais.

Page 4: LVDT e Synchro

Fontes:

http://www.magni-tec.com/products/rotary

http://www.tamagawa-seiki.com/english/lvdt/synchro-applications.html

http://www.isa.cie.uva.es/~maria/sensores.pdf