Macetes de Matemática Vol 2

9
SUSPENDEM O CRÉDITO TRIBUTÁRIO 18/10/2005 04:46 - DEMORE LIMPAR DE = DEpósito MO = MOratória RE = REclamações e REcursos LIM = LIMinares em MS PAR = PARcelamento do débito OBS: É só lembrar que quem é devedor do crédito tributário vai "DEMORAR SE LIMPAR" Gente, esse é meu macete predileto! è pra saber qtos ministros, desembargadores, juízes, etc, tem em cada tribunal. vamos lá entao S.T.F. (Supremo Tribunal Federal) - Somos Time de Futebol - time de futebol tem qtos jogadores? aeeeeee 11 ministros! S.T.J (Superior Tribunal de Justiça) - Somos Todos de Jesus - com qtos anos jesus morreu? ae 33 ministros! T.S.T (Tribunal Superior do Trabalho) - Trinta Sem Tres - esse é matemática, trinta sem 3 é? 27 ministros T.S.E. (Tribunal Superior Eleitoral) - pega o T e poe depois do E! faz o que? SET isso mesmo, 7 ministros. S.T.M (Superior Tribunal Militar) - Somos Todas Moças - com qts anos as meninas viram moçinhas? aeeeeeeee 15!!! é engraçado mas funciona! isso cai em prova viu! abraço gente! LEGITIMIDADE PARA ADIN 09/11/2005 00:44 LEGITIMIDADE PARA PROPOR ADIN 1)Três pessoas a) Presidente b) Governador* c) PGR 2)Três mesas a) Mesa das Assembléias* b) Mesa da Câmara c) Mesa do Senado 3)Três instituições a) OAB

Transcript of Macetes de Matemática Vol 2

Page 1: Macetes de Matemática Vol 2

SUSPENDEM O CRÉDITO TRIBUTÁRIO 18/10/2005 04:46- DEMORE LIMPAR

DE = DEpósitoMO = MOratóriaRE = REclamações e REcursosLIM = LIMinares em MSPAR = PARcelamento do débito

OBS: É só lembrar que quem é devedor do crédito tributário vai "DEMORAR SE LIMPAR"

Gente, esse é meu macete predileto! è pra saber qtos ministros, desembargadores, juízes, etc, tem em cada tribunal. vamos lá entao

S.T.F. (Supremo Tribunal Federal) - Somos Time de Futebol - time de futebol tem qtos jogadores? aeeeeee 11 ministros!

S.T.J (Superior Tribunal de Justiça) - Somos Todos de Jesus - com qtos anos jesus morreu? ae 33 ministros!

T.S.T (Tribunal Superior do Trabalho) - Trinta Sem Tres - esse é matemática, trinta sem 3 é? 27 ministros

T.S.E. (Tribunal Superior Eleitoral) - pega o T e poe depois do E! faz o que? SET isso mesmo, 7 ministros.

S.T.M (Superior Tribunal Militar) - Somos Todas Moças - com qts anos as meninas viram moçinhas? aeeeeeeee 15!!!

é engraçado mas funciona! isso cai em prova viu!

abraço gente!

LEGITIMIDADE PARA ADIN 09/11/2005 00:44LEGITIMIDADE PARA PROPOR ADIN

1)Três pessoas a) Presidenteb) Governador*c) PGR2)Três mesasa) Mesa das Assembléias*b) Mesa da Câmarac) Mesa do Senado3)Três instituiçõesa) OABb) Partido com represent. no CNc) Confed. Sind./Ent. Classe Nacional*

Observe que de cada grupo eu escolhi o mais “fraquinho”e coloquei asterisco. É que o constituinte resolveu pegar esses mais“fraquinhos” e exigir pertinência temática (art. 97/CF)

Outra observação: pode causar alguma confusão com oslegitimados a propor MS coletivo, porque se parecem.

Page 2: Macetes de Matemática Vol 2

Na verdade, pareciam, pois agora vou diferenciá-los;

PARECIAM = PARESIA1PARE = PArtido com RepresentaçãoE = Entidade de classeSI = SIndicatoA = Associação constituída há pelo menos 1 ano

PASSEI ESSE MACETE NO ÚLTIMO SEGUNDO ANTES DE NOS ENTREGAREM A PROVA SUBJETIVA PARA DELEGADO DE GOIÁS E O COLEGA FOI APROVADO NA PENÚLTIMA COLOCAÇÃO EM 2001.

AINDA ACHOU COMPLICADO?? ENFORQUE-SE!

FOI OUTORGADA OU PROMULGADA? AS CONSTITUIÇOES- Quando surgir esta dúvida, use esse macete:

Promulgadas - 1988-1946-1934-1891 (Só esta última é nr ímpar)

Outorgadas - 1969-1967-1937-1824 (Só esta última é nr par)

Essa dicas foram excelentes...mas vai mais uma para aqueles, como eu, que costumam trocar as bolas.Para não confundir o que é par e ímpar é o seguinte:Promulgada = Par (P=P) A outorgada é por exclusão.

Já ví concursos colocando a Carta Magna de 1967 como promulgada. A Emenda de 1969 é que sancionou a ditadura, adaptando a Carta ao AI- 5. Isso pode ser uma pegadinha num Concurso...

A Constituição de 1967 foi semi-outorgada. Das Constituições promulgadas teve somente a aparência. Das Constituições outorgadas teve o vício autoritário. Mas como não houve lima outorga pura e simples talvez o mais exato seja mesmo caracterizá-la sob uma terceira nomenclatura.

Pessoal, só atentem nos concursos sobre a discussão acerca da existência ou não de uma Constituição de 1969, pois há divergência sobre o tema! Há quem entenda por 7 Constituições, e outros, por 8

Improbidade Administrativa 01/02/2006 04:01Mais um que lembrei agora (Quem quiser me corrigir, fique à vontade. É que eu posto de cabeça e às vezes erro feio!)

O agente público que incorre em improbidade administrativa é SUPER IRRESponsável

Consequências constitucionais

SU - SUspensão dos direitos políticosPER - PERda da função públicaI - Indisponibilidade dos bensRES - RESsarcimento ao erárioATRIBUTOS DO ATO ADM - PAI - PAI- Presunção de legitimidade- Auto-executoriedade- Imperatividade

Page 3: Macetes de Matemática Vol 2

OS ATRIBUTOS DOS ATOS ADMS. ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS= "PATI" OU PITA

P. presunção de legitimidade e veracidadeA. auto-executoriedadeT. tipicidade (Maria Silvia Di Pietro)I. imperatividade.

DIR. ADMINISTRATIVO Se alguém lhe perguntar os elementos do ato administrativo, diga que são estes cinco que eu......COMFFIRMO- COMpetencia- Forma- FInalidade- Motivo- Objeto

AB-ROGAÇÃO e DERROGAÇÃO AB-ROGAÇÃO - revoga ABsolutamente toda a lei!!

DERROGAÇÃO - apenas uma parte..DERROGAÇÃO - apenas uma parte..(um DEtalhe)..DERROGAÇÃO - substitui PARCIALMENTE a lei.

AB-ROGAÇÃO = ABsolutamenteDERROGAÇÃO = DE parte da lei

Você quer saber o que é prescrição ou Decadencia?

Prescrição ---> Afeta sempre uma das partes, sendo prejudicial, por exemplo: O advogado tem o prazo de cinco anos para entrar com um Ação para cobrar os Honorarios advocaticios... Neste caso, ele perderá o direito a prentensão, não necessariamente o Direito, entretanto, por não exercer o direito desta pretensão o direito se torna algum impossível de ser requerido. Geralmente, a prescrição está no elenco do artigo 205 e 206, forá deste rol, será provavelmente Decandencia previsto na lei.

Decadência --> Afeta a todos de forma igual, matéria de ordem pública, gerando a "perda" de se intentar em juízo, acabando com o próprio direito. Exemplo: O prazo para entrar com Ação Rescisória, é de 2 anos ápos o trânsito em julgado da Ação. Neste caso, as partes poderiam entra com a Ação antes que se formasse a coisa julgada soberana. Geralmente a decândencia se opera em dias, como por exemplo o prazos de consumidor de 180 dias, 90 dias e 30 dias... sempre previsto em lei.

Ambos, atualmente podem ser decretados de oficio pelo juiz...!

PLEBISCITO X REFERENDOPlebiscito - Prévio (P-P);Referendo - Ratifica ou Rejeita, portanto, é posterior (R - R - R).

Page 4: Macetes de Matemática Vol 2

Princípios Constitucionais da Adm. Pública Conforme o art. 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta obedecerá aos princípios de:

LegalidadeImpessoalidadeMoralidadePublicidadeEficiência

Nessa ordem temos: L I M P E.

EXTRADIÇÃO, EXPULSÃO, DEPORTAÇÃO Mais um macete legal galera! Esses conceitos costumam cair bastante em prova teste!

EXPULSÃO = "UL" tem as mesmas letras de UniLateral ou "U" de 1, ou seja, é ato de retirada unilateral(forçada) pelo cometimento de atividade nociva ao Estado. Não há requisição!

EXTRADIÇÃO = "TR" lembra 3 que é mais que 1 e não pode ser trilateral (hehe!) mas com certeza é bilateral. Bilateral pq alguém pede. É requisição de outro Estado.

DEPORTAÇÃO = "PORT" lembra passaPORTe, ou seja, situação irregular no país. É tb retirada forçada e ato unilateral.

DESCONCENTRAÇÃOXDESCENTRALIZAÇÃO 23/02/2006 10:10São institutos muito confundidos por todos nós e que merece um macete para ajudar!

Antes de tudo, para visualizar melhor, pegue uma folha e faça um circulo maior e outro menor dentro daquele. No círculo do centro (menor), escreva administração direta e no maior escreva administração indireta. Feito isso, lembre-se que a desconcentração acontece dentro da administração direta (circulo menor) e a descentralização ocorre da administração direta para a indireta (faça uma flecha saindo da adm. direta p/ indireta).

Agora o macete:

DESCONCENTRAÇÃO = o próprio nome já diz tudo:

CON=com CENTRAÇÃO=centro

Ou seja: fica com o centro, não sai dele, tudo acontece nele.

DESCENTRALIZAÇÃO: pelo nome tb já da pra lembrar:

DES = SEMCENTRALIZAÇÃO = CENTRO

Ou sej: sem o centro, sai do centro para a periferia.

É isso aí! Espero que gostem!

Quero lembrar ainda que os macetes são técnicas para nos ajudar a relembrar um ponto, não existe nenhuma técnica científica, até porque, quanto mais babaca o macete mais fácil para assimilarmos!

Por favor DESCULPEM-ME! Escrevi tão apressado que não percebi o erro. Esqueci de acrescentar a administração indireta na explicação. Por ter cometido esse equívoco, sinto-me na obrigação de uma breve explicação.

Page 5: Macetes de Matemática Vol 2

A desconcentração é simples técnica administrativa, e é utilizada, tanto na Administração Direta, quando na Indireta.

Ocorre a chamada desconcentração quando a entidade da Administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.

A desconcentração pressupõe, obrigatoriamente, a existência de uma só pessoa jurídica. Em outras palavras, a desconcentração sempre se opera no âmbito interno de uma mesma pessoa jurídica, constituindo uma simples distribuição interna de competências dessa pessoa.

De outro modo (em resumo):

Desconcentração = distribuição interna de competências. Visa descongestionar. Liga-se à hierarquia.

Descentralização = distribuição de competências de uma para outra pessoa.

Distinção entre remição e remissão 27/07/2005 23:22Tal macete é proposto por Alexandre Freitas Câmara. A palavra remissão, como se sabe, significa perdão, e para pedir perdão as pessoas vão à missa. Missa, assim como remissão(perdão), escreve-se com dois ésses. Já remição (de bens e de execução), significa resgate.Lições de Direito Processual Civil vol. II, 7ª ed.

CARACTERISTICAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 09/11/2005 07:00É so lembrar que você "HIIIA" estudar para não esquecer quais as características destes direitos.

H - istoricidade.I - nalienabilidade.I - mprescritibilidade.I - rrenunciabilidade.A - plicabilidade imediata.

Provas Ilícitas x Provas Ilegítimas (Proc. Penal) 11/01/2006 10:14Provas Ilícitas: são obtidas com violação ao Direito Material

Provas Ilegítimas: são aquelas que violam normas de Direito Processual

Macete:

Ilícitas ( 8 letras ) = Material ( 8 letras )

Ilegítimas ( 10 letras ) = Processual ( 10 letras )

Pessoa Jurídica X Personalidade Jurídica

Conforme o Dicionário Michaelis, pessoa jurídica é a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito público (União, Unidades Federativas, Autarquias

Page 6: Macetes de Matemática Vol 2

etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associações etc.). Vale dizer ainda que as empresas individuais, para os efeitos do imposto de renda, são equiparadas às pessoas jurídicas.

Pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso.

EX NUNC OU EX TUNC

Eu sempre lembro utilizando o seguinte macete:

Ex tunc: retroage TUDOEx nunc: (o contrário) a partir de então...

Ex Tunc = Tudo voltaEx Nunc = Nada volta

Elisão fiscal X Evasão fiscal Quando o contribuinte utiliza meios ilícitos para eliminar ou diminuir o pagamento de tributo comete:

Elisão fiscal = se tais meios ilícitos são utilizados NO MOMENTO ou ANTES do fato gerador.

Evasão fiscal = se utilizados DEPOIS do fato gerador.

Assim, o que determina uma e outra é o tempo do fato gerador.

Para memorizar:

ELISA GERA EVA

1º Elisa (elisão) 2º GERA (fato gerador)3º EVA (evasão)

Exceção ao princípio da legalidade tributária:

II,IE,IOF,IPI,CIDE,CPMF de combustível.

Exceção ao princípio da anterioridade tributária ANUAL:

II,IE,IOF,IPI,

Page 7: Macetes de Matemática Vol 2

CIDE combustível,CPMF Combustível,IEG (Imposto Extraordinário de Guerra),ECC e G (Empréstimo compusório de calamidade e Guerra),Contribuição para a Seguridade Social, que respeita apenas 90 dias.

Exceção ao princípio da anterioridade tributária NONAGESIMAL:

II,IE,IOF,IR,IEG,ECC(Empréstimo compulsório de calamidade)Alterações na base de cálculo do IPVA e do IPTU.

Lembrem-se que o II, IE e IOF estão em todas, não respeitam nada!!!!!

Exceções ao Princípio da anterioridade tributária 20/02/2006 07:03Não é um macete, mas sim um resumo que nos ajuda a lembrar das exceções ao princípio da anterioridade tributária

I) Tributos de exigência imediata (não respeitam o exercício financeiro e nem os 90 dias):a)II, IE, IOF;b)Imposto extraordinário de guerra;c)Empréstimo compulsório por calamidade pública.

II)Observam apenas os 90 dias:a)contribuições previdenciárias;b)IPI;c)Cide- combustível e ICMS-combustível.

III) Observam apenas a regra do exercício financeiro:A)empréstimo compulsório para investimento público;B)IR;C)Base de cálculo do IPTU e IPVA.

SUSPENDEM O CRÉDITO TRIBUTÁRIO 18/10/2005 04:46- DEMORE LIMPAR

DE = DEpósitoMO = MOratóriaRE = REclamações e REcursosLIM = LIMinares em MSPAR = PARcelamento do débito

OBS: É só lembrar que quem é devedor do crédito tributário vai "DEMORAR SE LIMPAR"

MODERECOPA 30/12/2005 08:55Pessoal, este é um macete dado pelo professor Sabbag do Curso Ielf/Prima.

MODERECOPAMo - MoratóriaDe - Deposito

Page 8: Macetes de Matemática Vol 2

Re - Reclamaçoes e RecursosCo - Concessão de liminar ou tutela antec.Pa – Parcelamento