Mad Max Crítica

1
Em relação ao paradigma de Sydfield, Mad Max não chega a quebrá- lo, mas o desafia. O paradigma de Sydfield, em essência, constata que aos 10 minutos de filme, a audiência já deve saber o preciso básico para prosseguir com o enredo: O protagonista, antagonista, e o conflito principal. De fato, os primeiros dez minutos de Max Max são extremamente lacônicos, com cada personagem pronunciando uma ou duas frases no máximo, mas devido a essas frases e ao forte aspecto visual do filme, é bem possível identificar os protagonistas (Max, que começa o filme com um breve monólogo, e Furiosa, que tem bastante diálogo facial), o antagonista (Immortan Joe, que passa todo seu tempo de tela falando sobre tirania e brutalidade, além de parecer deveras satânico) e o conflito principal (cruzar o deserto). A parte que desafia o paradigma é que apesar de sabermos em teoria a premissa básica do filme, recebemos muito pouca informação em relação as motivações dramáticas: O que Max, Furiosa e Joe querem? Pelo que eles estão lutando? Porquê eles estão se matando? Para quê Furiosa quer cruzar o deserto? Porquê Immortan está tão obcecado com destruir Furiosa? Essas perguntas o filme não responde até cerca uma hora depois, apesar de várias delas serem deduzíveis se atenção a detalhes for mantida. Isso notoriamente deixa a primeira metade do filme bem nebulosa, mas ainda sim compreensível. Então, em retrospecto, Mad Max é um filme que desafia a natural fórmula de praticar o paradigma de Sydfield, mas termina o respondendo a sua maneira que ainda mantém o paradigma.

description

Ao filme de 2015

Transcript of Mad Max Crítica

Em relao ao paradigma de Sydfield, Mad Max no chega a quebr-lo, mas o desafia. O paradigma de Sydfield, em essncia, constata que aos 10 minutos de filme, a audincia j deve saber o preciso bsico para prosseguir com o enredo: O protagonista, antagonista, e o conflito principal. De fato, os primeiros dez minutos de Max Max so extremamente lacnicos, com cada personagem pronunciando uma ou duas frases no mximo, mas devido a essas frases e ao forte aspecto visual do filme, bem possvel identificar os protagonistas (Max, que comea o filme com um breve monlogo, e Furiosa, que tem bastante dilogo facial), o antagonista (Immortan Joe, que passa todo seu tempo de tela falando sobre tirania e brutalidade, alm de parecer deveras satnico) e o conflito principal (cruzar o deserto). A parte que desafia o paradigma que apesar de sabermos em teoria a premissa bsica do filme, recebemos muito pouca informao em relao as motivaes dramticas: O que Max, Furiosa e Joe querem? Pelo que eles esto lutando? Porqu eles esto se matando? Para qu Furiosa quer cruzar o deserto? Porqu Immortan est to obcecado com destruir Furiosa? Essas perguntas o filme no responde at cerca uma hora depois, apesar de vrias delas serem deduzveis se ateno a detalhes for mantida. Isso notoriamente deixa a primeira metade do filme bem nebulosa, mas ainda sim compreensvel.

Ento, em retrospecto, Mad Max um filme que desafia a natural frmula de praticar o paradigma de Sydfield, mas termina o respondendo a sua maneira que ainda mantm o paradigma.