Mãe (Arquétipo)

6
Demeter . Mãe (arquétipo) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre O arquétipo da mãe representaria um dos arquétipos da principal inconsciente coletivo na psicologia analítica de CG Jung . A imagem de uma Grande Mãe envia na sua génese na história das religiões. Sua manifestação simbólica é representado através de uma ampla variação "do tipo de uma deusa mãe." Dada a sua presença limitada e condicional como tal na experiência prática, e dado uma abordagem psicológica, é necessário considerar a fonte da qual deriva todo simbolismo. O arquétipo 1 Índice 1 O arquétipo da mãe 1.1 Propriedades 1.2 Experiência Individual 2 O complexo da mãe 2.1 O complexo filho mãe 2.2 O complexo mãe da filha 2.2.1 A hipertrofia do maternal 2.2.2 eros hipertrofia 2.2.3 A identificação com a mãe 2.2.4 A defesa contra a mãe 3 Veja também 4 Referências 5 Bibliografia O arquétipo da mãe Como tudo o arquétipo da mãe "tem um número quase incompreensível de questões", sendo expressão típica "a mãe e avó pessoal; a madrasta e mãe ; qualquer mulher com a qual ela está relacionada, incluindo a ama de leite ou babá ; a matriarca da família e da mulher branca ". Em um nível superior que seria "a Deusa , especialmente a Mãe de Deus, a Virgem, Sofia; a meta de saudade para a salvação. " De uma maneira mais ampla "a Igreja , a universidade , a cidade , o país , o céu , a terra , as montanhas , o mar e as águas represadas; o assunto , o submundo ea lua . " Estritamente ", como local de nascimento e criação de animais, o milho; o jardim , a rocha , a caverna , a árvore , a primavera , o bem , a pia batismal , a flor como um recipiente; como círculo mágico ou tipo cornucópia ". Mais rigorosa ainda ", o útero ou concavidade , o Ioni (' vulva vaginal útero 'em sânscrito ); do forno , a panela '.

description

El arquetipo de la madre representaría uno de los arquetipos principales de lo inconsciente colectivo en la psicología analítica de C. G. Jung.

Transcript of Mãe (Arquétipo)

  • 03/05/2015 Me(arqutipo)Wikipdia,aenciclopdialivre

    http://es.wikipedia.org/wiki/Madre_(arquetipo) 1/6

    Demeter.

    Me(arqutipo)Origem:Wikipdia,aenciclopdialivre

    O arqutipo da me representaria um dos arqutipos daprincipal inconsciente coletivo na psicologia analtica de CGJung.

    AimagemdeumaGrandeMeenvianasuagnesenahistriadasreligies.Suamanifestaosimblicarepresentadoatravsdeumaamplavariao"dotipodeumadeusame."Dadaasuapresenalimitadaecondicionalcomotalnaexperinciaprtica,e dado uma abordagem psicolgica, necessrio considerar afontedaqualderivatodosimbolismo.Oarqutipo1

    ndice

    1Oarqutipodame1.1Propriedades1.2ExperinciaIndividual

    2Ocomplexodame2.1Ocomplexofilhome2.2Ocomplexomedafilha

    2.2.1Ahipertrofiadomaternal2.2.2eroshipertrofia2.2.3Aidentificaocomame2.2.4Adefesacontraame

    3Vejatambm4Referncias5Bibliografia

    Oarqutipodame

    Comotudooarqutipodame"temumnmeroquaseincompreensveldequestes",sendoexpressotpica "a me e av pessoal a madrasta e me qualquer mulher com a qual ela est relacionada,incluindoaamadeleiteoubabamatriarcadafamliaedamulherbranca".

    Emumnvelsuperiorqueseria"aDeusa ,especialmenteaMedeDeus,aVirgem,Sofiaametadesaudadeparaasalvao."

    Deumamaneiramaisampla"aIgreja,auniversidade,acidade,opas,ocu,aterra,asmontanhas,omareasguasrepresadasoassunto,osubmundoealua."

    Estritamente",comolocaldenascimentoecriaodeanimais,omilhoojardim,arocha,acaverna,arvore,aprimavera,obem,apiabatismal,aflorcomoumrecipientecomocrculomgicooutipocornucpia".

    Maisrigorosaainda",oteroouconcavidade,oIoni('vulvavaginaltero'emsnscrito)doforno,apanela'.

  • 03/05/2015 Me(arqutipo)Wikipdia,aenciclopdialivre

    http://es.wikipedia.org/wiki/Madre_(arquetipo) 2/6

    Emformadeanimal,"avaca,alebre,eemgeraloanimaltil."2

    Comoaconteceemtodosarqutipo,noestimplcitaumaexpressofavorvelousinistro,dandolugaragirarparaambivalente.

    Propriedades

    Suaspropriedadesso

    Aexcelncia 'materno'par,opodermgicodofemininosabedoriaealturasespirituaisalmdo intelecto que tipo, protetor, sustentador, dando crescimento, fertilidade e alimentos olugar da transformao mgica, do renascimento instinto ou impulso que ajuda secreto,escondido, o escuro, o abismo, o mundo dos mortos, que devora, seduz e venenos, oangustianteseinevitveis.

    CGJung.Osarqutiposedoinconscientecoletivo(pgina79)3

    AambivalnciaresultanteecontradiopodeserexpressacomoMeamorosaemeterrvel:

    NocristianismomedievalqueencontramosemMariacomoaCruzdeCristo.NandiaseriapresentesnadeusaKali.Em sankjia doutrina aparece como os trs gunas de Prakriti (matria): bondade, paixo eescurido.

    Empsicologiamasculina, o arqutipo dame e do furo (ou arqutipo do feminino) so inicialmentemisturados.

    Aexperinciaindividual

    Afiguradamemudaecontmumaextraordinriaimportnciaparamoverapartirdapsicologiadospovosexperinciaindividual.

    Ser a psicanlise que se concentram os seus esforos na tentativa de cobrir exclusivamente mepessoal.Masapartirdapsicologiaanaltica,eleterapenasumaimportnciarelativa.Equenosdevelevaremcontaainteraodeumamedeverdadenodesenvolvimentopsiquedascrianas,mastambmoarqutipoprojectadoname.

    Osefeitosdame,porconseguinte,transmitidaparaduasfontes:

    1. Traosdecarteroupareceresrelativosmepessoal.2. Projeesfilhoarquetpica.

    Tudo isso corresponderia mudana de postulado conduzido por Freud a respeito da etiologia daneurose,passandodeTraumapara"umaevoluoespecialdaimaginaodascrianas."

    Deve olhar como a base de apoio de toda a neurose infantil na perturbao nascido de pais,especialmente a me, o desenvolvimento natural da criana, reconhecida no contedo anmalas dafantasiadeixadeserexclusivamenteumaresponsabilidadenascidodemepessoalmastambmafirmaquetranscendemarquetpica,mesmoapontandoparaamitologia.

    Taisfantasiasdeve,portanto,serobjectodeumexamecuidadoso.

  • 03/05/2015 Me(arqutipo)Wikipdia,aenciclopdialivre

    http://es.wikipedia.org/wiki/Madre_(arquetipo) 3/6

    Desdeoltimofimdesemana,aatenodeveserdirigidaparaumadissoluocorrespondentedetodasprojeo, de modo a permitir o retorno do contedo sua origem finalmente, afinal, tudo est emconformidadearqutipoque"tesouronocampodasrepresentaesdetrevas"dealtofalanteKant.

    Amecomplexo

    Naesferadoinconscientecoletivo,oarqutipomaternorepresentaabasedocomplexocorrespondenteaonveldoinconscientepessoal.

    Emtodaaneurose estpresente, portanto, umaconstelaoarquetpicaquepermitiriauma fissuranapsiquedacrianae,portanto,umacisonaligaomaternal.

    Ofilhomecomplexo

    Nacriana,aocontrriodacriana,queseriaapresentadocomoosefeitostpicosHomossexualidadeemulherengo.

    Homossexualidade no elemento heterossexual aderida maneira inconsciente me,mulherengo,inconscientemente,eleprocurasuame'emcadafmea."4

    Porcausadaprexistncia,comopontodepartida,umadesigualdadedegneroentreacrianaeame,ocomplexomaternonuncapuronele.

    Equeato"arqutipomaterno"acabaporserdeimportnciavitaloarqutipodaanima,ouparceirosexual.

    Porisso,seriaparticipardeumdepsitoinicialdefatoresdeatraoourepulsoerticoaosprocessosjbemconhecidosdeidentificaoouderesistncia.

    Enquantocomplexomedacriana"fereoinstintomasculinoporumsexualizaononatural"nafilha,sendoumcasopuroporidentidadedesexos,geraduaspossibilidades:

    1. Impulsionarosinstintosfemininos,mantendosuaprpriapersonalidadeinconsciente.2. Enfraquecendoeextinguindolosporpulverizaosobreame.

    Finalmente, esse complexo que compreende todo ser adicionado as vicissitudes da psicopatologia osefeitospositivos.5

    Amefilhacomplexo

    Ahipertrofiadomaternal

    Sobredimensionamento do feminino gera um aumento proporcional nos instintos femininos,especialmenteamaterna.Oladonegativorepresentadopor"amulhercujonicoobjectivodarluz."Ohomemvistocomouminstrumentodeprocriao,passando,portanto,tmumcartersecundrio.Damesmaformaparaapersonalidade,quesejasacrificadasobaoutra.

    Emboraoerosestconscientementesemanifestacomorelaomaternalelapermaneceinconscienteemsuafacetaderelacionamentopessoal.

  • 03/05/2015 Me(arqutipo)Wikipdia,aenciclopdialivre

    http://es.wikipedia.org/wiki/Madre_(arquetipo) 4/6

    Tendoemcontaque"naausnciadeamorprevalecevontadedepoder"expressopessoalinconscinciadeerosresultaremfaltadeautosacrifcio,almdamaterna,

    em vez disso, com uma vontade s vezes implacvel ao poder, ele d prioridade a seusinstintosmaternaisparadestruirapersonalidadeeavidapessoaldosfilhos.6

    Odesconhecimentodapersonalidadediretamenteproporcionalinconscinciadavontadedepoder.

    Ointelectonodesenvolvidoporsisnoentantopermanece

    primitiva e natural, sem rumo e sem escrpulos, mas tambm real e s vezes at mesmoprofundacomoanatureza.6

    Eroshipertrofia

    Como uma alternativa para a "hipertrofia da me", o complexo tambm pode gerar extino esubstituiocorrespondenteporumahipertrofiadoeros,estabelecendosecomaltaprobabilidadeumarelao inconsciente incestuoso pai com filha iniciativa. O oposto dessa posio, ou seja, com ainiciativado incestopai filha,afastarsedaprojeodoarqutipode furo tomando como referncia apsiquedoltimo.

    Osefeitosdoerosagravadaimplicaaltaidealizaodapersonalidadedooutroeapresenadecimeemdireome,noseiododesejodesuperlo.

    A prevalncia deste tipo inclui uma alta inconscincia.A cegueira do significado de comportamentonessas mulheres envolve um grande desservio tanto Eros que implantado como a si mesmos, aocontrrio, por exemplo, o complexo de pai do sexo feminino, onde o pai est protegido e cuidadomaternal.

    Finalmente, em homens com eros indolentes, um apertado logos unidirecional, o presente tipologiafemininotornalosmaisinclinadosaprojetarsuaalma.

    Aidentificaocomame

    Dada a falta de nfase no carter ertico oumaternal instintivo, se, gostaramos de colocar em uma"identificaocomame"emdetrimentodapersonalidade,oque,portanto,projetadaparaele.

    Noentanto,apesardaconcessoaumaexistncianasombra,apresenadeumvaziopredominanteserinclinadoaelevarcomplementaopormeiodetodaprojeomasculinotendemaimaginartudoparaonada.

    Porque uma grande ambiguidade tal nasmulheres o contraste desejado com uma firmezamasculino clara e sem rodeios, que s pode ocorrer em homens com relativamente bomsucessoseeleselivrardetudoduvidoso,ambguo,imprecisa,obscura,porprojeoemumafmeaquetocharmosoeingnuo.7

  • 03/05/2015 Me(arqutipo)Wikipdia,aenciclopdialivre

    http://es.wikipedia.org/wiki/Madre_(arquetipo) 5/6

    Adefesacontraame

    Com a ltima posicionamento deve encontrar um intermedirio para os trs tipos extremos japresentadocomo:".Sejacomofor,masnuncacomoaminhame""adefesacontraame"seriaumcomplexodamenegativacujolema8

    Prima saber o que voc no quer custa da dvida sobre seu prprio destino. No ocorre umaidentificao correspondente e rea instintiva (eros e maternidade) centrase na me, desta vez nadefensiva.

    Tudoissoresultaemumaincapacidadeparaesculpirsuasprpriasvidas,bemcomoumalimitaoparatodooprocessoinstintivo.

    Eoleitmotivvitalsimplificadaemumadefesaconstantecontraame.

    Seriaarejeioque,porvezes,levara"umdesenvolvimentoespontneodacapacidadeintelectual"deumparalelocoma"certostraostipicamentemasculinasemergem"mode.9

    Vejatambm

    DeusaDeusame

    Referncias1. "Osaspectospsicolgicosdoarqutipodame"(1939/1954),emCGJung:ObrasCompletas (Volume9 / I:

    "Osarqutiposedoinconscientecoletivo"(pgina73).2. Ibid7879.3. ConsulteObrasCompletas,Volume5:SmbolosdeTransformao(1952).4. Ibid82.5. Para expandir o significado positivo contido no homossexualismo e mulherengo, e dado o seu tamanho,

    consulteapgina83.6. 84Ibid.7. Ibid86.8. Ibid87.9. Ibid88.

    Referncias

    Jung, Carl Gustav (2002). Obras Completas. Volume 9 / I. Os arqutipos e do inconscientecoletivo. 4. Aspectos psicolgicos do arqutipo da me (1939/1954) . Madrid. Trotta ISBN9788481645248/ISBN9788481645255.

    BibliografiaGeral

    Baring, Anne & Cashford, Jules (2005). O mito da deusa. Evoluo de uma imagem(http://books.google.es/books?id=mUqwydNB_4C&lpg=PP1&dq=el%20mito%20de%20la%20diosa&pg=PP1#v=onepage&q&f=false) .EdicionesSiruela:Madrid.ISBN9788478447329.Neumann,Erich(2009).AGrandeMe.Afenomenologiadascriaesfemininasdoinconsciente. Traduo Rafael Fernndez de Maruri. Coleco: Paradigmas. Paperback. Madrid:. TrottaeditorialISBN9788498790276.

  • 03/05/2015 Me(arqutipo)Wikipdia,aenciclopdialivre

    http://es.wikipedia.org/wiki/Madre_(arquetipo) 6/6

    .(1995)AsOrigenseHistriadaConscincia.PrincetonUniversityPress.ISBN9780691017617.OrtizOss, Andrew (1996). A Deusa Me. Interpretao da mitologia basca . Coleco:Paradigmas.Madrid:.TrottaeditorialISBN9788481640991.Solar, White (2007). pssima me. A religio da Deusa do Mxico antigo(http://books.google.es/books?id=ixUrnzGg9N8C&lpg=PP1&dq=Madre%20terrible.%20La%20Diosa%20en%20la%20religi%C3%B3n%20del%20M%C3%A9xico%20Antiguo&pg=PP1#v=onepage&q&f=false) .AnthroposEditorial:Barcelona.ISBN9788476588321.

    Retiradode"http://es.wikipedia.org/w/index.php?title=Madre_(arquetipo)&oldid=75301184"

    Categoria: Arqutiposjunguianos

    Estapginafoimodificadapelaltimavezem29dejunhode2014,16:14.OtextoestdisponvelsobaCreativeCommonsAttributionShareAlike3.0poderiamseraplicveispilotos.Leiaostermosdeusoparaobtermaisinformaes.WikipdiaumamarcacomercialregistradadaWikimediaFoundation,Inc.,umaorganizaosemfinslucrativos.