Magnetismo Humano e Espiritual

2
 3/10/2014 Magnetismo: Magnetismo Humano e Espiritual http://magnetizador.blogspot.com.br/2009/01/magnetismo-humano-e-espiritual.html 1/2 Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!  Abordaremos aqui temas especialmente rela cionados ao 'Magn etismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.  Agradecemos a su a visita!  ___________ _ Magnetismo Humano e Espiritual O magnetismo produzido pelo fluido do homem é o magnetismo humano; aquele q ue provém do fluido dos Espíritos é o magnetismo espiritual. O fluido magnético tem, pois, duas fontes muito distintas: os Espíritos encarnado s  e os Espíritos desencarnados . Essa diferença de origem produz uma diferença muito grande na qualidade do fluido e em seus efeitos. O fluido humano é sempre mais ou menos impregnado das impurezas físicas e moraisdo encarnado; o dos bons Espíritos é necessariamen te mais puro e, por i sto mesmo, tem propriedades mais ativas que levam a uma cura mais rápida. Mas, passando por intermédio do encarnado, pode-se alterar como uma água límpida passando por um vaso impuro, como todo remédio se altera se permanece em um vaso impróprio, e perde em parte suas propriedades benfazejas. Daí, para todo verdadeiro médium curador, a necessidade absoluta de trabalhar em sua depuração, quer dizer, em sua melhoria moral, segundo este princípio vulgar: limpai o vaso antes de vos servir dele, se quereis ter alguma coisa de bom. Só isto basta para mostrar que o primeiro que chega não poderia ser médium curador, na verdadeira acepção da palavra. O fluido espiritual é tanto mais depurado e benfazejo quanto o Espírito que o fornece é, ele mesmo, mais puro e mais desligado da matéria. Concebe-se que o dos Espíritos inferiores deve se aproximar do homem e pode ter propriedades malfazejas, se o Espírito for impuro e animado de más intenções.

description

spiri

Transcript of Magnetismo Humano e Espiritual

  • 3/10/2014 Magnetismo: Magnetismo Humano e Espiritual

    http://magnetizador.blogspot.com.br/2009/01/magnetismo-humano-e-espiritual.html 1/2

    Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

    Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suasaplicaes aos mtodos de cura e sua ligao com a Doutrina Esprita, entre outrostemas afins.

    Agradecemos a sua visita!

    ___________________________________________________________________

    Magnetismo Humano e Espiritual

    O magnetismo produzido pelo fluido do homem o magnetismo humano; aquele que provm dofluido dos Espritos o magnetismo espiritual.

    O fluido magntico tem, pois, duas fontes muito distintas: os Espritos encarnados e os Espritosdesencarnados. Essa diferena de origem produz uma diferena muito grande na qualidade dofluido e em seus efeitos.

    O fluido humano sempre mais ou menos impregnado das impurezas fsicas e moraisdoencarnado; o dos bons Espritos necessariamente mais puro e, por isto mesmo, tempropriedades mais ativas que levam a uma cura mais rpida. Mas, passando por intermdio doencarnado, pode-se alterar como uma gua lmpida passando por um vaso impuro, como todoremdio se altera se permanece em um vaso imprprio, e perde em parte suas propriedadesbenfazejas. Da, para todo verdadeiro mdium curador, a necessidade absoluta de trabalhar emsua depurao, quer dizer, em sua melhoria moral, segundo este princpio vulgar: limpai o vasoantes de vos servir dele, se quereis ter alguma coisa de bom. S isto basta para mostrar que oprimeiro que chega no poderia ser mdium curador, na verdadeira acepo da palavra.

    O fluido espiritual tanto mais depurado e benfazejo quanto o Esprito que o fornece , elemesmo, mais puro e mais desligado da matria. Concebe-se que o dos Espritos inferiores devese aproximar do homem e pode ter propriedades malfazejas, se o Esprito for impuro e animadode ms intenes.

  • 3/10/2014 Magnetismo: Magnetismo Humano e Espiritual

    http://magnetizador.blogspot.com.br/2009/01/magnetismo-humano-e-espiritual.html 2/2

    Pela mesma razo, as qualidades do fluido humano apresenta nuanas infinitas segundo asqualidades fsicas e morais do indivduo; evidente que o fluido saindo de um corpo malsopode inocular princpios mrbidos no magnetizado. As qualidades morais do magnetizador, querdizer, a pureza de inteno e de sentimento, o desejo ardente e desinteressado de aliviar seusemelhante, unido sade do corpo, do ao fluido um poder reparador que pode, em certosindivduos se aproximar das qualidades do fluido espiritual.

    Seria, pois, um erro considerar o magnetizador como uma simples mquina na transmissofludica. Nisto como em todas as coisas, o produto est em razo do instrumento e do agenteprodutor. Por estes motivos, haveria imprudncia em se submeter ao magntica do primeirodesconhecido; abstrao feita dos conhecimentos prticos indispensveis, o fluido domagnetizador como o leite de uma nutriz: salutar ou insalubre.

    O fluido humano sendo menos ativo, exige uma magnetizao prolongada e um verdadeirotratamento, s vezes, muito longo; o magnetizador, dispensando seu prprio fluido, se esgota ese fatiga, porque de seu prprio elemento vital que ele d; porque deve, de tempos emtempos recuperar suas foras. O fluido espiritual, mais poderoso em razo de sua pureza,produz efeitos mais rpidos e, frequentemente, quase instantneos. Esse fluido no sendo o domagnetizador, disto resulta que a fadiga quase nula.

    Fonte: Revista Esprita Allan Kardec Ano 8 - Setembro de 1865 - N. 9