Mais Mais Perfil Homem 2012

52
Homem Perfil www.maismaisperfil.com Nº 28 - Junho/2012 - Proibida a venda Mais Mais Cordeiro Júnior Homem de visão Cesalpino Foto: MARQUINHO SILVEIRA

description

revista Mais Mais Perfil Homem 2012

Transcript of Mais Mais Perfil Homem 2012

Page 1: Mais Mais Perfil Homem 2012

HomemPerfil

ww

w.m

aism

aisp

erfil

.com

Nº 28 - Junho/2012 - Proibida a venda

Mais Mais

Cordeiro JúniorHomem de visão

Cesalpino

Foto

: MAR

QU

INH

O S

ILVE

IRA

Page 2: Mais Mais Perfil Homem 2012
Page 3: Mais Mais Perfil Homem 2012
Page 4: Mais Mais Perfil Homem 2012

4 5JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Um urso distante: a Rússia no horizonte diplomático Bbrasileiro

Medalha “Alferes Tiradentes”em Valadares

Mais Mais Gente

Ponto de Vista

Ponto de Vista

Santa Antenada

O segundo turno e as eleições

Etelmar Loureiro

Crisolino Filho

Diego Trindade d´Ávila Magalhães

42

26

Ponto de Vista5020

47

Mais Mais Gente

Mais Mais Gente

38

36

Sumário

por Wilma Trindade

por Wilma Trindade

Cesalpino Cordeiro Júnior08Alan Kardec Pinto12Celso Mol Mariano Júnior14Heldo Armond18Johnver Saraviva Purysko22Luciano Souza Dias24Paulo Roberto de Azevedo Bicalho28Sérgio Simões de Souza

CAROL POP STAR

32

Mais MaisHomem

Perfil

Ágora16 30

por Wilma Trindade

por Ana Lúcia Batista Sies

Mais Mais42

Viagem

Page 5: Mais Mais Perfil Homem 2012

4 5JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Expediente

Editorial

Editoria Geral:Fotos Perfil:

Fotos Sociais:Colaboradores:

Design Gráfico:Revisão:

Impressão:Tiragem:

Wilma TrindadeMarquinho SilveiraWilma Trindade, KK Gontijo, Marquinho SilveiraCrisolino FilhoEtelmar LoureiroDiego Trindade D´Ávila MagalhãesPaula Greco e Ana Lúcia Batista SiesRIX - agenciarix.comTarciso AlvesLastro Editora5.000 exemplares

Esta revista é uma produção da WTF Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Governador Valadares - MG - Junho / 2012

Contato: (33) 3271-1865 / (33) 9953-1124 / 8843-5522 / [email protected] | www.maismaisperfil.com

Junho e julho, meses de muita efervescência no Brasil sócio-político. Enquanto o Rio de Janeiro era pura limpeza e pensamento verde, como sede da Cúpula dos Povos na Rio + 20, a Capital Fede-ral era pura sujeira, com a CPI do Cachoeira. Ih.. rimou. Juro, foi sem querer, mas não vou elaborar. A revista Mais Mais Perfil Homem 2012 chega a você no momento em que Governador Valadares tenta conquistar o segundo turno, pelo número de eleitores. Meu voto é para que alcance. A cidade respira eleições. Essa editora também. Elegi um grupo de 8 com perfil digno de se revelar. Eles enriquecem nossas páginas com sua história de conquistas. Ainda como editora, fiz um registro do agitado cotidiano dessa Planície, que alcança com a Federal de Juiz de Fora o status de Cidade Uni-versitária. Voto em Governador Valadares e por Governador Valadares, e já consigo ver uma luz no fim do túnel. Trabalhamos nessas 52 páginas como gostaríamos que trabalhassem por nossa cidade, com raça, afinco, esmero e dedicação.

Agradecemos a todos os que sem medo da crise nos apoiaram, com muita confiança. A Deus, apoia-dor maior, louvores e graças. Até agosto, sempre se Deus quiser.

Wilma Trindade

Page 6: Mais Mais Perfil Homem 2012

Marquinhos Silveira

3221-9466 | 9963-9466www.helionazzarro.com.br

[email protected]

Page 7: Mais Mais Perfil Homem 2012

E para garantir um futuro melhor para todos e todas, a Prefeitura investiu em educação, acreditando que o conhecimento é o caminho para desenvolver a cidade de forma sustentável, desde a educação infantil até a universidade pública. A Escola de Tempo Integral foi implantada em todas as escolas da cidade e da zona rural, e a universidade pública e gratuita, com ensino de qualidade, deixou de ser um sonho. É uma realidade! A UFJF/Campus Valadares já realizou o seu vestibular e as aulas vão começar em agosto, com 9 cursos, incluindo o curso de Medicina.

O concurso público da Prefeitura abriu oportunidades para 2.594 novos funcionários, e do SAAE, 167. O Call Center AeC já oferece 3 mil vagas. Somadas, as obras do PAC e do Minha Casa Minha Vida estão gerando 1.700 empregos. Mais 300 foram criados por outras obras públicas e 800 são gerados na parceria com a Vale. Com a expansão e criação de empresas, mais de 10, em média criando novos 50 empregos cada, são mais de 10 mil novos postos, sem falar nos cerca de 2 mil empregos que serão gerados pelo Laticínio Bela Vista, a partir de 2013.

10 mil novos postos de trabalho

Valadares: uma cidade que se prepara para o futuro

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

DIÓ FREITAS / SECOM

Page 8: Mais Mais Perfil Homem 2012

8 9JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Perfil Capa

Cesa

lpin

o Cord

eiro J

unior

Mais que um empreendedor, o empresário Cesalpino Cordeiro Junior é um autêntico conquistador. Bem cedo ele entendeu que tudo o que pre-tendesse obter da vida seria fruto do seu próprio suor, esforço e dedicação. Do primeiro emprego aos 14 anos até a direção de um grupo de oito empresas, foram anos de muito trabalho, ações cuidadosamente planejadas e executadas com competência, e um toque de ousadia.

Junior é do Vale do Aço, de uma família de origem simples e numerosa. O pai, motorista, e a mãe, costureira, sempre se esforçaram ao máximo para proporcionar o que era possível aos seis filhos. Mas, ainda na adoles-cência, ele percebeu que qualquer coisa que quisesse, além do básico, teria que ser por sua conta. E para ele só havia um caminho: o trabalho.

Foi como Office boy em uma loja de roupas que Junior iniciou sua tra-jetória profissional, da qual se orgulha tanto quanto de sua origem humil-de, de onde vieram valores como a honestidade, o comprometimento com a palavra empenhada, a valorização das coisas simples e da dedicação profissional.

Empreendedor nato, Junior manteve-se na atividade comercial, cuidan-do em abraçar cada boa oportunidade que surgia, traçando metas e alcançando objetivos propostos por ele mesmo. Depois de uma significati-va experiência de trabalho na AMBEV, tornou-se executivo da Oi na região, um trabalho que exerceu durante sete anos, até que a vontade de empre-ender falou mais alto que o seu confortável status profissional. Diante de uma oportunidade daquelas, que só cabe aos mais ousados e trabalhado-res, adquiriu as lojas da Oi Atende em Governador Valadares e Teófilo Otoni.

A mudança de rumo, que aconteceu há três anos, provocou também a mudança de endereço. Morando definitivamente em Governador Valada-res, Junior adaptou-se tanto ao mercado local que, das duas lojas iniciais, evoluiu para oito empresas, incluindo mais uma loja Oi Atende em Juiz de Fora, outras de prestações de serviço para a Oi e duas lojas de calçados femininos, a Fattus, onde conta com a parceria e o bom gosto da esposa Larissa Prates, que inspirou o slogan criado por ele para a loja: “Apaixo-nada por sapatos, como toda mulher”.

Um crescimento que pode ser traduzido em números (o de funcionários, por exemplo, começou em 27 e até o final deste ano deve chegar a 180), mas só encontra explicação na arrojada visão empresarial de Junior. Para ele, não existe mercado ruim para quem trabalha correto, faz uma gestão próxima dos seus colaboradores, e escolhe as pessoas certas para se cercar e ter na equipe.

Essa é, sem maiores segredos, a fórmula que tem lhe rendido muito sucesso, mas também muitas horas diárias de trabalho. Uma rotina des-gastante, é verdade, mas cumprida com o prazer de quem gosta muito do que faz. O único senão é a falta de tempo que não permitiu que ele con-cluísse o ensino superior. Ciente de que seu “case” de sucesso empresarial é “um em um milhão”, Junior faz planos para terminar a faculdade, mas enquanto isso não acontece, torna o déficit em sua formação acadêmica como mola propulsora para trabalhar e se dedicar ainda mais.

Mas ele sabe bem que nem tudo na vida é trabalho. Por isso, faz questão dos seus momentos de descanso, enquanto planeja uma sonhada desacele-ração no ritmo de trabalho para poder curtir as coisas simples da vida: uma cervejinha com os amigos, pequenas viagens, o bem sucedido casamento com a Larissa, sua grande companheira e incentivadora. Bom mesmo para ele é reunir o pai, irmãos e sobrinhos, para alimentar a alma com as melho-res energias, vindas desses momentos em família que mesmo hoje, com a ausência saudosa de sua mãe, são os que lhe dão mais satisfação e prazer.

RESSONÂNCIAO QUE TE MOVE? A fé.O QUE TE COMOVE? Uma criança triste.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? Mentira e falta de compromisso.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Estar junto com a minha família.DIANTE DO ESPELHO... eu gosto do que eu vejo.NA ESTRADA... sempre pensando em algo do trabalho.NO APERTO: peço a Deus para ajudar.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... eu cozinho bem as coisas do dia a dia, como feijão com arroz e bife e frango com quiabo.O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: a lealdade.ELEGÂNCIA É... ser eu mesmo.O MAIOR MEDO: decepcionar minha família.O MELHOR MOMENTO: planejar e conquistar.AQUELA PESSOA: minha mãe.UM SONHO POSSÍVEL: deixar de trabalhar tanto.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: eu sou um homem simples que gosta muito da vida.

Mais MaisHomem

Perfil

Page 9: Mais Mais Perfil Homem 2012

8 9JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Foto

s: M

ARQ

UIN

HO

SIL

VEIR

A

RESSONÂNCIA

Page 10: Mais Mais Perfil Homem 2012

10 11JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Mais MaisPerfil

By Larissa Prates

Larissa Prates revela toda sua classe, refinamento e bom gosto, assinando mais um projeto que enriquece o comércio de Governador Valadares. Comemorou, no início de junho, o primeiro aniversário de sua Fattus Calçados da Bárbara Heliodora inaugurando outra loja, dessa vez no point Israel com a Av. Minas Gerais. Um investimento que reflete o carinho dessa jovem empresária para com a nossa cidade. Climatizada, espaçosa, bela, sofisticada e fashion. Vale prestigiar. Pois a Larissa, mais que uma empresária de extremo bom gosto, é uma mulher apaixonada por sapatos.

CalçadosFattus

O casal de empresários, Larissa Prates e Cesalpino Cordeiro Júnior

Ronaldo Lacerda e PatríciaPatrícia, com o bom gosto Fattus

Júnior, Franz Fróes, Larissa

Recebendo Ana Coralina e Bianca Recebendo Wilma Trindade - editora da revista Revista Mais Mais Perfil

Page 11: Mais Mais Perfil Homem 2012

10 11JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Fattus Rua Bárbara Heliodora, 502 - CentroTelefone: (33) 3271-7940

Rua Israel Pinheiro, 269 - CentroTelefone: (33) 3272-3007

NOVA LOJA

Blog: fattuscalçados.blogspot.com

Rafael e sua irmã Larissa Prates Nadja e Damasceno

Sônia Leão

Sandra Vieira

Na nova loja, a equipe: Elaine, Cátia, Larissa, Mariana e Evenin

Gildane com o irmão Júnior

Franciele, Brenda e Valéria

Foto

s: W

ILM

A TR

IND

ADE

Page 12: Mais Mais Perfil Homem 2012

12 13JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Ala

n K

arde

c Pin

to

RESSONÂNCIA

Quando deixou, ainda na adolescência, a casa da mãe e a turma de amigos do Colégio Ibituruna em Governador Valadares para ingressar na Academia da Força Aérea Brasileira, o engenheiro Alan Kardec Pinto queria ser piloto de avião. Mas, antes mesmo de ter seu treinamento concluído, ele trocou a carreira militar pela engenharia. Se a FAB perdeu um piloto, quem levou a melhor foi a Petrobras, que ganhou um grande engenheiro, que construiu uma brilhante carreira, à qual se dedicou durante 40 anos.

Formado em Engenharia Mecânica pela UFMG, Alan Kardec especializou-se em Engenharia de Equipamentos de Petróleo e cursou Gestão Estratégica pelo ISSO Swedich Management Group na Suécia. Na Petrobras, como ele costuma dizer, tornou-se um autêntico “cigano”, trabalhando em diferentes lugares do país – Rio de Janeiro, São José dos Campos, Betim, Paulínea – e do exterior, como Estados Unidos e Japão, fora as muitas viagens para visitas técnicas a Cuba (onde esteve por 21 vezes) Itália, França, Suécia e Espanha. Além do trabalho nas refinarias, Alan Kardec atuou na Transpetro (Petrobras Transporte A.S.), foi Gerente Executivo de Abastecimento e Refino da Petrobras e encerrou sua carreira como primeiro Presidente da Petrobras Biocombustivel, projeto que foi a “menina dos olhos” do então presidente Lula. Suas inúmeras viagens a Cuba resultaram em seu segundo casamento, com a cubana Alina Garcia.

Homem de múltiplas atividades, Alan Kardec deixou a Petrobras, mas continua se dedicando a algumas atividades que ele sempre desenvolveu em paralelo. Uma delas é como professor nos cursos de pós-graduação de Engenharia de Manutenção na Universidade Federal Fluminense, na UFRJ e na Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. Na ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, Alan foi presidente e diretor internacional, atuando como palestrante e conferencista da entidade por todo o Brasil e também no exterior.

Autor de oito livros – um deles, “Manutenção, função e estratégia” inclusive bastante adotado em universidades – Alan tem um gosto especial pela área acadêmica. Muito estudioso, encontrou na literatura técnica uma forma de compartilhar conhecimentos, algo que ele faz prazerosamente. Tanto que optou por não ter seus livros como fonte de renda. A cota que lhe cabe, ele recebe em livros, generosamente distribuídos para bibliotecas de várias universidades, e entre alunos e profissionais que assistem suas palestras.

Mas a vida da Alan Kardec vai muito além do seu impressionante currículo. Distante da imagem padrão de um alto executivo, ele é a personificação da simpatia, do despojamento e da simplicidade. Se diverte com as muitas situações em que é confundido com seu homônimo famoso (fundador e autor das principais obras da doutrina espírita kardecista, falecido em 1869), enxerga a vida sob uma ótica sempre bem humorada, e continua sendo meio “cigano”. Ele mora no Rio com a esposa, os filhos em Betim e as irmãs e sobrinhos em Governador Valadares e Belo Horizonte. Pegar a estrada, ou melhor, pular de um avião para outro, é coisa de rotina, dando a ele mais horas de voo, tanto quanto se tivesse sido piloto da força aérea.

Mas hoje, além das viagens docentes e das palestras, o que coloca Alan Kardec no ar é mesmo o prazer de estar com os amigos e a família. Profundamente ligado aos filhos e às irmãs que moram longe, ele volta constantemente a Minas e faz questão de vir a Valadares pelo menos três vezes por ano, para passar dias animados em família, e na companhia daqueles amigos do tempo do Colégio Ibituruna, a turma da saudade, como ele gosta de chamar, um exemplo de que as verdadeiras amizades vencem qualquer tempo e distância.

O QUE TE MOVE? O desafio.O QUE TE COMOVE? Ver tanta desigualdade.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? Arrogância.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Meus filhos, minha esposa, a família, conviver com os amigos.DIANTE DO ESPELHO... eu vejo um mundo desigual.NA ESTRADA... no avião eu aproveito o tempo para escrever.NO APERTO: eu costumo rezar.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... em casa eu sou mais um “cliente”.O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: o amor.ELEGÂNCIA É... simplicidade.O MAIOR MEDO: as críticas injustas.O MELHOR MOMENTO: quando estou em casa com minha família.AQUELA PESSOA: minha mãe, ela é uma heroína.UM SONHO POSSÍVEL: ver meus filhos, minha mulher e minha enteada felizes, construindo suas vidas.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: sou estudioso, muito emotivo, batalhador. Também tenho meus defeitos. Sou meio temperamental, rígido com certas coisas, mas acima de tudo quero viver bem e feliz, fazendo as coisas que gosto: escrever, ensinar, conviver.

Mais MaisHomem

Perfil

Page 13: Mais Mais Perfil Homem 2012

12 13JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

RESSONÂNCIA

Foto

:

Page 14: Mais Mais Perfil Homem 2012

14 15JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Cels

o Mól

Mar

iano J

únior

RESSONÂNCIA

Empossado recentemente como Diretor Administrativo Financeiro do Sicoob Crediriodoce, Celso Mól Mariano Junior vive um momento profissional de total sinergia com a empresa que representa: crescimento, novas conquistas, reco-nhecimento. E pensar que ter uma carreira bem sucedida em uma instituição financeira era algo inimaginável para ele, até uns anos atrás.

O cooperativismo entrou na vida de Celso – para nunca mais sair – quase por acaso. Formado em Biologia por querer trabalhar em atividades ligadas ao meio ambiente, ações coletivas e sustentabilidade, ele foi parar numas dessas curvas do destino, no cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito de sua cidade natal, Durandé, na Zona da Mata. E foi no exercício desse cargo que lhe coube a tarefa de encontrar uma instituição bancária que substituísse a única agência da cidade que acabara de fechar suas portas.

A solução encontrada foi através da abertura de um posto de atendimento de uma cooperativa do Sistema Sicoob com sede na cidade vizinha de Lajinha. A atuação de Celso no processo de instalação da agência foi tão significativa que, ao final do seu trabalho como Chefe de Gabinete, ele foi convidado para integrar o staff da cooperativa, vindo a trabalhar exatamente na abertura e consolidação de novos postos de atendimento.

De Lajinha, ele foi trabalhar na Crediminas, Central do Sicoob em Belo Horizonte, como Agente de Apoio a Negócios, atendendo 12 cooperativas da região. Nesta época, Celso atuou em um importante e delicado processo de aglutinação de quatro cooperativas, o que o levou a um contato mais direto com o Presidente da Crediminas – e da Crediriodoce – Alberto Ferreira, come-çando a se desenhar aí sua vinda para Governador Valadares.

Com propostas para trabalhar em Belo Horizonte, Brasília e Zona da Mata mineira, Celso descartou as capitais por já ter optado, em conjunto com sua então noiva Marcela, por viver em uma cidade de médio porte. Na decisão por Valadares, pesaram muitos fatores: o clima aconchegante (apesar do calor), o povo acolhedor, a presença de familiares da esposa e sobretudo a credibilidade e o respeito que a Crediriodoce possui dentro do Sistema Sicoob.

Escolha feita, Celso chegou à cidade em Setembro de 2009, para assumir a Superintendência de Negócios da cooperativa. Quase três anos depois, com-pletamente adaptados à vida na cidade,aos novos amigos e às realidades de mercado, ele tem certeza total quanto ao acerto da opção. Em pouco mais de dois anos à frente da superintendência, ele realizou um bom trabalho, conci-liado com duas pós-graduações: um MBA em Gestão Empresarial pela Fun-dação Getúlio Vargas e outra pós em Gestão Estratégica de Cooperativas, pela Univale em parceria com a OCEMG, esta última recentemente concluída.

No início deste ano, uma nova mudança: em função da legislação vigente para cooperativas de crédito de Livre Admissão, que exige um maior grau de profissionalização de suas diretorias, Celso foi escolhido pelo atual Conselho Administrativo da Crediriodoce para ocupar a Diretoria Administrativo--Financeira, em função de sua formação, seu bom desempenho e experiência no cooperativismo. Com o currículo devidamente aprovado pela rigorosa análise do Banco Central, ele tomou posse em abril deste ano, conciliando mais uma vez o trabalho com o lado acadêmico, através da pós em Formação de Diretores Executivos, que está cursando pela Crediminas em parceria com a Unibahia. Tranquilo e bastante motivado, Celso sabe o tamanho do desafio que tem pela frente. Mas também se vê preparado para ele, com a convicção que só cabe àqueles que reconhecem terem encontrado, no trabalho e na vida, o rumo definitivo de sua caminhada.

O QUE TE MOVE? O desafio.O QUE TE COMOVE? Um ato de injustiça, é algo que me revolta.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? O desrespeito.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Minha esposa Marcela.DIANTE DO ESPELHO... alguém que tem muito o que melhorar.NA ESTRADA... uma viagem do pensamento, sempre.NO APERTO: respiro fundo.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... sou um bom provador das receitas maravilhosas da minha esposa.O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: o amor incondicional.ELEGÂNCIA É... saber “temperar” as coisas.O MAIOR MEDO: de não conseguir atender às expectativas; tenho medo de errar.O MELHOR MOMENTO: quando concluo uma tarefa difícil.AQUELA PESSOA: não dá para dizer um nome, pois eu tive o privilégio de trabalhar com diversas pessoas que, ao longo da vida, me inspiram em algum momento, mesmo que às vezes elas mesmas não saibam.UM SONHO POSSÍVEL: quero consolidar meu trabalho de desenvolvimento da cooperativa aqui em Governador Valadares, ficar na cidade me sentindo em paz, cumprindo minha missão.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: sou uma pessoa muito exigente comigo mesmo. Sou otimista e procuro sempre fazer a diferença.

Mais MaisHomem

Perfil

Page 15: Mais Mais Perfil Homem 2012

14 15JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

RESSONÂNCIA

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

Page 16: Mais Mais Perfil Homem 2012

16 17JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

OpiniãoMais Mais

Ágora por Wilma Trindade

Em GV junho é mês de barraquinha, ao contrário do que acontece em Bra-sília, um grande barraco. Aqui as noi-tes são ao ar livre em torno de um pratinho de macarrão à bolonhesa como o desse exemplar habitué, nosso articulista, Etelmar Loureiro. Aposen-tado do Banco do Brasil, Brasília só a passeio para curtir os filhos com sua Marlene, agora em Julho.

Barraquinhas

Cegonha

Esse não é o senado do segredo, é o Senado da Repúblidca e República quer dizer que é para todos. Proteger de que, qual é o temor? Não podemos nos omi-tire diante de um momento importante dessa Casa que já existia antes que existíamos. Temos que honrá-la. Representantes do povo não podem votar em segredo. Quem não aguenta pressão vai tomar leite em casa.

Senador Pedro Taques (PDT/MT),em defesa do voto aberto no Senado

Senador Pedro Simon (PMDB/RS),na defesa do voto aberto no Senado ”

“ “Não há razão para se ter voto secreto. A abertura representa um resgate da credibilidade do Senado. Qual será o tamanho de nossa vergonha continuar com o voto secreto...”

l O belo casal de odontólogos Yana Barroso e Humberto Nazareth nos últimos preparativos do ninho para receber a segunda filha. Em agosto chega a Pietra, a irmãzinha da Izadora.

l Para agosto também é a expectativa da minha Perfil Mais Mais Priscila Graciolli e Leo-nardo Brando. Chega o primogênito José Ricar-do, com o status de primeiro neto de José Francisco Graciolli e Maria Emília. Imagine os mimos...

l Agosto feliz também para Daniel Argolo e Giselle Rangel Argolo. Pais da Beatriz, dessa vez chega o garotão Caio, para formar um casal.

Uma imagem pode valer por mil palavras. Essa é a imagem do Brasil de hoje. Um povo que se aprimora, cresce e se desenvolve, con-quistando patamares na educação, na saúde, e status social.

Ao contrário do Choque de Realidade ofere-cido por um cidadão chinês, Deng Jiyuan, via celular, imagem estampada pela Veja de 20 de junho de 2102. E conta a reportagem que na China é “cobrada nas áreas rurais uma ‘taxa do segundo filho’ de quem quer aumentar legalmente a família”. Quem não tiver como pagar pode ser, como foi a jovem Feng Jianmei, levada à força por autoridades a uma clínica, para uma injeção abortiva.

As verdades de Zygmund Bauman: Segu-rança , Felicidade e Liberdade é um trio de anseio impossível. A segurança aprisiona, e sem liberdade não somos felizes. A liber-dade pode gerar felicidade, mas expõe à inse-gurança. Não há como ser livre e feliz sem pagar o preço da insegurança.

Zygmund Bauman, sociólogo, filósofo, que traça um paralelo entre o que denomina Modernidade Sólida (antes) e Modernida-de Líquida (atual) e define os relaciona-mentos modernos como relações líquidas, não poupa o Facebook. “Estou com 86 e, talvez, tenha alguns amigos, os quais levei anos para cultivar. Cortar relações na moder-nidade sólida é geralmente um ato que dói. No “Face” as pessoas têm mais de 500 ami-gos. Como se pode ter 500 amigos?”

Concordo com o Bauman. Estamos em uma sociedade em que conectar e desconectar--se não causa nada. Apagamos alguém ou admitimos alguém em nossas vidas, sem o menor sentimento, e isso é triste. Vejamos no que vai dar.

Irmãs Siamesas“Imprensa e Democracia são como irmãs siamesas, se cortar o cordão umbilical é morte das duas”.

Meu amigo Mauro Inácio de Lima diz que não é PT, mas é apaixonado por um

grande petista que tem nome de marisco e de um anfíbio. Para o Mauro, o mensalão é invenção, e não é para fazer rima. Ele acre-dita mesmo que a revista VEJA é a culpada de tudo. “É uma fábrica despudorada de mentiras escandalosas, injustas e vergonho-sas”. Vai entender o intelecto desse meu amigo intelectual!

Relações Líquidas

Bafão religiosoNo feriado de Corpus Christi, missa das 17h30 na Catedral de Santo Antônio. Homi-lia do bispo Dom Werner humilhou divor-ciados e separados que comungam a hóstia sagrada: “Não pode. É dogma da Igreja”. A vista grossa que estava sendo muito bem aceita foi veemente repreendida, e causou a imediata retirada de pelo menos uma fervorosa ovelha que ia à missa e comun-gava, com a família, todos os domingos.

“Odiosa e mentirosa”

Ayres Brito, no Encontro da Comunicação em 28 de maio.

Johnver Saraviva Purysko, Lilian e Alice. Uma linda família

Page 17: Mais Mais Perfil Homem 2012

16 17JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Page 18: Mais Mais Perfil Homem 2012

18 19JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Held

o Arm

ond Quando ilustrou as páginas da primeira edição da Revista Mais Mais

Perfil Homem, em agosto de 2004, o administrador, bacharel em direito, psicólogo e vereador Heldo Armond acabava de assumir seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Governador Valadares. Oito anos depois, em entrevista a nós concedida, ele faz um breve balanço de todo o apren-dizado e maturidade colhidos ao longo desse tempo.

Para Heldo, que sempre teve um perfil diferenciado entre seus pares, pautado pela tranquilidade dos gestos, opção pelo diálogo e consciência das reais funções que lhe foram atribuídas pelo povo através do voto, os primeiros desafios a serem vencidos partiam dele próprio. Mas a mansidão de sua personalidade convive com igualmente grande obstinação. Sem se afastar de seus objetivos e valores, aprendeu a se relacionar com pessoas as mais diferentes que permeiam o meio político, amadurecendo a cada descoberta, aproveitando o que de melhor há dessa convivência, traba-lhando as inevitáveis frustrações e lidando com todo esse universo da forma mais respeitosa possível.

Uma jornada formidável, sem dúvida, mas nem por isso fácil ou agradá-vel durante todo o tempo, porém compensadora o suficiente para que ele se veja continuamente presente no processo político, independentemente do cargo ou função assumidos. Afinal tudo começou com a necessidade de dar vez e voz aos grupos sociais aos quais continua essencialmente ligado através do trabalho voluntário realizado junto aos dependentes químicos e seus familiares nos grupos da Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente e Terapia Comunitária.

Indagado sobre os projetos desenvolvidos, informou que boa parte da sua atuação como vereador foi focada na área social. É com orgulho que lembra ser de sua autoria os projetos do Restaurante Popular e de atendi-mento psicológico nas escolas públicas. Mas é com tristeza que lamenta o descaso do poder público diante de sua proposta de Terapia Comunitária integralizadora dos trabalhos com dependentes químicos, e de suas emen-das em benefício das instituições filantrópicas da cidade.

Se não conseguiu fazer tudo o queria, Heldo traz consigo a certeza da significância do seu trabalho exercido sempre com postura digna, lisura e transparência. Uma experiência que ganhou amplitude ainda maior com sua passagem pela presidência da Casa, cargo que vem exercendo nos últimos dois anos, período pelo qual tramitaram diversos assuntos polêmi-cos. Entre eles, o aumento do número de cadeiras da Câmara, de 14 para 21. Sobre este episódio aproveita para deixar clara sua posição: sua pro-posta pessoal era de que o número de vereadores subisse para 15 ou 17 no máximo, o que não obteve adesão. Mas como presidente da Casa cabia a ele defender a legalidade do processo da proposta vencedora.

Para Heldo, muito mais importante que este episódio são os frutos colhi-dos com o bem sucedido “Projeto Cidadania Jovem”, realizado desde o ano passado em parceria com a Justiça Eleitoral e a Superintendência Regional de Ensino, através do qual a Câmara, numa postura estritamen-te institucional, levou às escolas noções de cidadania e incentivo para que jovens acima dos 15 anos fizessem seus títulos de eleitor. Um trabalho grandioso, no qual ele destaca a dedicação dos servidores da Câmara e dos Cartórios Eleitorais, de grande relevância social.

Perguntado sobre a administração financeira da Câmara, dentre outros assuntos Heldo ressalta a importância da devolução de mais de R$1 milhão de reais aos cofres da prefeitura, recursos economizados no decorrer do ano de 2011, numa demonstração clara de que é possível administrar e fazer bom uso do dinheiro público, sem exceder nos gastos.

O QUE TE MOVE? As vontades e os projetos.O QUE TE COMOVE? A insensibilidade das pessoas.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? Falsidade.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Conquistas obtidas com determinação.DIANTE DO ESPELHO... eu sou o Heldo mesmo, com certeza.NA ESTRADA... atenção.NO APERTO: Deus sempre presente transmitindo confiança.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... no máximo um ovo quente...O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: a honestidade.ELEGÂNCIA É... ser autêntico.O MAIOR MEDO: de perder pessoas queridas.O MELHOR MOMENTO:a sensação de que “fiz o que tinha que ser feito!”AQUELA PESSOA: minha mãe.UM SONHO POSSÍVEL: que prevaleça a posição das pessoas de bem no nosso país.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: sou determinação, confiança, sou muita sensibilidade, vontade; sou meus projetos e sou muito acolhedor. Sou o Heldo nesse retrato aí.

RESSONÂNCIA

Mais MaisHomem

Perfil

Page 19: Mais Mais Perfil Homem 2012

18 19JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

RESSONÂNCIA

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

Page 20: Mais Mais Perfil Homem 2012

20 21JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Wilma Trindade

GenteAnderson Pereira e Élia

Luis Murta e Mariza Murta

Graziela Moreno e RobsonNorma Miranda Pimentel e Carlos Pimentel

Lívia e Fred Mesquita

Manoel Arcísio, agora na presidência da Unimed

Mirela e Arcênio Coelho

Sebastião Santiago e Mirian Santiago

Os 20 anos da Unimed GV foram muito bem marcados com a posse da sua diretoria, em grande festa no dia 1º de junho, e que levou ao salão nobre do Clube Filadélfia a elegância e o glamour da classe médica, e de especiais convidados. Noite que varou a madrugada, embalada pelas luzes da pista animada pelas performances de uma big band.

Foto

: MAR

QU

INH

O S

ILVE

IRA

Foto

: MAR

QU

INH

O S

ILVE

IRA

Ana Paula Pimentel e Carlos Eduardo Pimentel, agora presidente da Unicred

Page 21: Mais Mais Perfil Homem 2012

20 21JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Charles França e Aparecida Leal Ana Paula Pimentel, Dr Sérgio de Souza Martins, e Glória

Flávia Cunha e Ismael Dias. Ela, de “Marília Pitta” e ele, de “Hugo Boss”

Paulo Bicalho e Cirinéia em família

Carlos Areas

Mário Murta e Melina Marsaro

Alessandra e Ricardo Fernandes

Fatinha e George Simões

Raquel e Evandro Abrantes

Poliana Pires Murta e Oswaldinho Murta

O cardiologista Carlos Arêas, elegância e compe-tência elogiada por muitos e principalmente por Zulma e o Dr. Luiz Claro Pitanga, que esteve sob os cuidados dele no Hospital Felício Rocho em Belo Hori-zonte, nos primeiros dias de junho. Carlos Arêas, além de médico reconhecido, é pecuarista, e com sua marca Jovisa marcará na Expoa-gro 2012, com o 3º Leilão do Nelore.

Jovisa

Paulo Roberto Azevedo Bicalho é presença confirmada no Gastrão 2012, o mais tradicional encontro de cirur-gia digestiva do país, e que movimentará, em São Paulo, o Centro de Convenções Rebouças, do dia 3 a 6 de julho. De lá, esse meu Perfil Mais Mais 2012 segue com a sua Cirinéia para o Rio de Janeiro, com o objetivo de curtir o aniversário da filha Carina, que reside na Cida-de Maravilhosa, como Procuradora concursada.

Gastrão 2012

Page 22: Mais Mais Perfil Homem 2012

22 23JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Joh

nver

Sar

aiva P

urysk

o

RESSONÂNCIA

Existem pessoas que nos fazem perceber que a expressão “fazer a diferença” pode se revelar também nas coisas simples, descomplicadas, naturais. E o cirurgião dentista Johnver Saraviva Purysko é o mais perfeito exemplo disso. Valadarense de coração, Johnver cumpriu uma trajetória parecida com a de muitos jovens da cidade. Ensino médio no Colégio Ibituruna, vestibular na Univale e uma escolha profissional tranquila.

A opção pela área de saúde já o acompanhava desde a infância. A escolha específica pela odontologia veio naturalmente, por querer focar seus conhecimentos em uma área mais específica do corpo humano. A Periodontia, área de atuação escolhida, também veio naturalmente, durante a graduação. A partir daí ele foi conferindo à sua trajetória profissional um diferencial que reside em pequenos – porém fundamentais – detalhes.

Hoje, já são 15 anos de carreira, 11 deles dividindo o trabalho de consultório com a docência na universidade, uma vocação que ele acredita ter herdado da mãe, Vera, que é professora. Desde a faculdade, sempre gostou de apresentar trabalhos e seminários. Mais tarde, depois de terminada a graduação e escolhida a área de atuação, vieram a pós-graduação e o mestrado em Periodontia, e uma segunda pós em Implantodontia, concentrando seus estudos nessas duas áreas afins.

Explicitamente apaixonado pela profissão que exerce, Johnver se declara um profissional realizado, e, mais que isso, feliz por fazer da sua realização profissional a solução para os problemas de tantas pessoas. Para ele, nada se compara à expressão de um paciente diante do que, para ele, é um trabalho bem executado, e para aquela pessoa, um diferencial de vida. É esta relação de troca com os pacientes e também com os alunos que alimenta sua paixão pelo trabalho. Receber, nas aulas, o feedback dos alunos, perceber que pôde proporcionar a eles mais conhecimento através da sua experiência, é um dos seus grandes prazeres profissionais.

Profundo conhecedor de sua área de atuação, Johnver tem a rara consciência de que o bom resultado do seu trabalho depende não apenas do conhecimento científico, mas de toda uma relação entre dentista e paciente que começa a se formar no primeiro contato. Por isso mesmo, ele faz questão de tratar cada pessoa que chega ao seu consultório com a máxima atenção, da forma como ele próprio gostaria de ser tratado. Ele sabe o quanto é importante deixar o paciente à vontade e seguro, algo que se reflete até na disposição arquitetônica do seu consultório, preparada para valorizar este momento de acolhimento e diálogo.

Mas não é só a odontologia que faz brilhar os olhos de Johnver. Sua natureza apaixonada inclui uma fervorosa dedicação à sua família, que ele considera sua fonte de luz e inspiração para trabalhar. Na esposa Lílian, por quem ele se derrete em elogios, Johnver encontrou mais que uma colega de profissão, mas uma companheira de vida. Sobre a filha pequena, Alice, ele resume todo seu sentimento em uma frase doce: “essa mocinha mudou a minha vida”.

Apesar do jeito tranquilão, Johnver tem um lado – literalmente – rock’n roll. Fã do gênero, e principalmente do som bacana da banda irlandesa U2, ele tem na música um dos seus grandes prazeres fora do trabalho. Caseiro, ele troca qualquer programa pelas viagens em família ou por uma boa “sessão pipoca”. Ex-goleiro (e dos bons, segundo ele) de Futsal, deixou o esporte para não correr riscos de comprometer a integridade das mãos, que são suas ferramentas de trabalho, mas substituiu de bom grado o prazer da bola pelo do trabalho. Para ele, independentemente da atividade, o essencial mesmo é ser feliz, para poder contribuir para a felicidade das pessoas à sua volta.

O QUE TE MOVE? A paixão. Por tudo.O QUE TE COMOVE? Ver a tristeza de alguém.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? A falsidade.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Receber um abraço com um sorriso no rosto.DIANTE DO ESPELHO... eu me pergunto como estou, como vou estar e o que fui.NA ESTRADA... eu me distraio escutando meu rock.NO APERTO: chamo Deus na hora!DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... eu sou uma sincera negação.O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: o amor (a tudo).ELEGÂNCIA É... ser feliz comigo mesmo.O MAIOR MEDO: não conseguir fazer tudo aquilo que eu me proponho a fazer.O MELHOR MOMENTO: abraçar minha mulher e minha filha juntas.AQUELA PESSOA: as mulheres da minha vida: minha mãe, minha esposa e minha filha.UM SONHO POSSÍVEL: ver o entendimento entre as pessoas.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: uma pessoa com nome difícil, mas que tenta simplificar a vida ao máximo.

Mais MaisHomem

Perfil

Page 23: Mais Mais Perfil Homem 2012

22 23JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

RESSONÂNCIA

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

Page 24: Mais Mais Perfil Homem 2012

24 25JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Luc

iano S

outo

Dias Profissional exemplar, pai, marido, professor. Sim, ele é tudo isso. Mas,

acima de tudo, é um grande cidadão. Afinal de contas, é a partir da sua profunda noção de cidadania que o advogado e professor de Direito Luciano Souto Dias pauta a sua conduta profissional, os valores que passa às filhas, suas atividades cotidianas. Inteligente, articulado e muito dedicado a tudo o que faz, ele sabe que para dar asas à indignação é preciso trabalhar pelo bem comum. Algo que ele está sempre disposto a fazer.

Não é por acaso que Luciano escolheu o Direito como atividade profissional. Para ele, este foi o caminho encontrado para lutar pela justiça, utilizando seu conhecimento como ferramenta para esta luta. Toda a sua vida é pautada pelo trabalho, pela superação, pela crença nos sonhos, e na certeza de que é possível realizá-los sem ferir ou machucar o outro, trilhando o caminho dos bons combates, do amor e da solidariedade.

Valadarense, de família humilde, Luciano encontrou na dedicação e no estudo o caminho para vencer o desafio de se tornar advogado. Trabalhou para pagar sua faculdade, sacrificou madrugadas e finais de semana, mas a cada conquista sentia que tudo valia a pena. Durante o curso de Direito, destacou-se como estagiário e monitor no Núcleo de Prática Jurídica. Depois da formatura, em 2002, iniciou sua pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil. Logo, foi convidado a retornar para a Fadivale, agora como professor, inicialmente substituto e depois titular, e também para coordenar o Núcleo de Prática Jurídica, que presta assistência jurídica às pessoas carentes, onde, por três anos, orientava cerca de 50 estagiários por semestre.

Além do trabalho social relevante prestado neste período, a experiência como coordenador do Núcleo foi importante quando Luciano decidiu abrir seu próprio escritório, atividade que mantém desde 2006, em paralelo à sua carreira acadêmica, que hoje inclui as disciplinas de Processo Civil e Prática de Processo Civil para os alunos da graduação, além de aulas em cursos de pós graduação e diversas palestras que profere. Também cursou seu mestrado em Direito Público, concluído com louvor.

Difícil para ele é escolher entre a docência e a atuação prática. Apaixonado pela carreira acadêmica a ponto de ter feito magistério no seu ensino médio, Luciano também não abre mão de colocar seus conhecimentos à disposição de quem precisa da justiça. Além disso, ele ainda encontra tempo para escrever, tanto que está em processo de redação de dois livros: um sobre direitos básicos do cidadão e outro sobre Direito Processual Civil, a partir do novo Código de Processo Civil que se discute atualmente no Congresso.

Bagagem para isso não lhe falta. Sempre muito estudioso, Luciano esteve profundamente envolvido na construção deste novo código, ao ponto de ter cinco propostas suas incluídas nele. Para tanto, ele não poupou esforços, participando de reuniões em Brasília e Belo horizonte, utilizando suas experiências práticas e acadêmicas para ajudar a criar leis de abrangência nacional. Uma experiência legislativa que ele considera fantástica.

Declaradamente apaixonado por sua profissão, Luciano sabe que a ela só se iguala outro grande amor em seu coração: a família. Seus pais, Job e Geralda; avó, tios e primos, as irmãs Ana e Bruna, que também são professoras; cunhados, os sobrinhos Filipe, Rafael e Guilherme, a esposa Thiara, que também é advogada, as atividades da Igreja Católica (das quais eles não abrem mão) e uma vida plena de companheirismo e realizações, adoçada ainda mais pela presença das filhas Clara Lis e Luísa Lara. É nestes sólidos laços familiares, constantemente alimentados de amor e cumplicidade, que ele renova forças para seguir enfrentando e superando cada novo desafio que a vida e seus ideais lhe propõem.

O QUE TE MOVE? O entusiasmo pela vida, a esperança, a família, os amigos e o trabalho.O QUE TE COMOVE? A pobreza e a desigualdade.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? Para descontrair, as derrotas do Cruzeiro. Falando sério, a corrupção e a desonestidade.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? O carinho das minhas filhas, o amor da minha esposa, dos meus pais e irmãos e dos verdadeiros amigos.DIANTE DO ESPELHO... uma pessoa tranquila. NA ESTRADA... atualmente, muita cautela.NO APERTO: Deus.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... o bolo divertido que eu faço junto com minhas filhas.O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: o amor.ELEGÂNCIA É... uma questão de conduta e postura.O MAIOR MEDO: da violência.O MELHOR MOMENTO: chegar em casa e receber o abraço das minhas filhas.AQUELA PESSOA: meus pais, pelo exemplo de vida, honestidade, trabalho, luta, persistência e de vitória.UM SONHO POSSÍVEL: ver minhas filhas crescerem felizes e com sucesso na vida.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: sou uma pessoa alegre, descontraída, tranquila, humilde e estudiosa. Pai e marido dedicado, e um eterno apaixonado pelo Direito.

RESSONÂNCIA

Mais MaisHomem

Perfil

Page 25: Mais Mais Perfil Homem 2012

24 25JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

RESSONÂNCIA

Page 26: Mais Mais Perfil Homem 2012

26 27JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Já estamos vivendo o clima eleitoral para a eleição de prefeito em outubro próximo. As muitas articulações já estão postas e, ao que parece, serão muitos os candidatos. Há um movimento orquestrado em Gover-nador Valadares para que a cidade tenha o segundo turno. Se a idéia vingar, atual-mente se encontra na fase da reclamação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando que os títulos suspensos sejam contabilizados no número total dos eleito-res da cidade, isto porque na primeira semana de junho, GV chegou a ostentar por quase um dia inteiro, 200.063 títulos aptos, contra os 200.001 exigidos pela legislação eleitoral. No entanto, após o cruzamento de dados entre o TSE e o Ins-tituto Nacional de Seguridade Social (INSS) , o município perdeu 290, ficando nos 199.710 títulos.

Nesse cruzamento entre o TSE e o INSS identificou-se óbitos ocorridos e não comunicados à Justiça Eleitoral, inclu-sive com óbitos de eleitores valadarenses que moram em outros estados. Por outra face, alguns políticos acusam que, antes do dia 09 de abril do corrente ano – fim do prazo para transferência do domicílio eleitoral – os interessados contra o segun-do turno teriam levado eleitores valada-renses para cidades da região. Como se pode deduzir, o nivelamento da campa-nha começa por aí.

Gostaríamos de parabenizar aqui, o exce-lente trabalho do diretor do Fórum, Dr. Marcelo Cândido, que também é juiz elei-toral. Um dos expoentes à frente da cam-panha de conscientização eleitoral, que recebeu o nome de “Cidadania Jovem”, composta ainda por servidores da Câmara Municipal e da Justiça Eleitoral, que con-seguiram ampliar em 4.400 novos títulos de eleitores adolescentes e jovens entre 16 e 18 anos. A força tarefa visitou quase qua-renta escolas do município. Toda essa

proposta é muito louvável, e se Governador Valadares conseguir ter eleição em dois turnos esse ano ainda, ou mesmo que seja na próxima, espera-se que isso se conver-ta em benefícios para os cidadãos que aqui residem.

Apesar do sucesso alcançado pelo pro-jeto Cidadania Jovem, e do respeito que temos por seus propósitos, temos um ponto de vista diferente sobre o assunto. Não acreditamos que seja o segundo turno que vai melhorar a vida política da cidade, e que ele irá influenciar no crescimento e desenvolvimento do município. Conside-ramos que esses dois fatores são resultados tão somente da competência daqueles que exercem um cargo público, da ética, da probidade administrativa, do interesse em solucionar os problemas do município, da união de forças, do desprendimento, da inteligência, da formação intelectual, da educação e por aí vai. Tendo um ou dois turnos, se a característica do político for aquela de servir aos interesses escusos e se servir, que muda de partido como troca de roupa, que é dono de legenda, que já se envolveu ou é próximo daqueles que têm o nome enrolado com a Justiça, daque-les que ficaram ricos misteriosamente, que gosta de apadrinhamento em cargos públicos, aí, nem com 10 turnos a coisa muda.

No mais, aquela história de que com o segundo turno a cidade vai se tornar mais respeitada também é questionável. Um exemplo fragrante é a nossa vizinha Ipa-tinga. Lá não tem dois turnos, talvez este-ja ainda longe de tê-lo, mas desde sua emancipação foi beneficiada por forças políticas, e nos últimos 30 anos se tornou berço do PT e do sindicalismo. Se por acaso passar a ter segundo turno, será que muda-ria sua estrutura e realidade? Acreditamos que não. Afinal, a cidade foi construída para dar certo. Outro caso interessante é o de Uberlândia, antes mesmo de ter os

600 mil habitantes de hoje, e de ter segun-do turno, muito antes disso já era rica, próspera, desenvolvida e culturalmente intensa. Foi a união de suas forças políticas que construiu todo aquele patrimônio, a exemplo do que ocorre também em Divi-nópolis e Juiz de Fora, que sempre foi uma cidade de ponta, independentemente de turnos eleitorais. A idéia que se tem é a de que busca-se um motivo, um bode expia-tório, para resolver os problemas de nossa bela cidade. Se tem um motivo, esse no caso seria outro, e talvez um dos mais gritantes deles: as forças políticas conser-vadoras que “não largam o osso”.

Basta vermos as composições e nomes postos para o cargo maior. Uns vão con-correr apenas para marcar posição, ter visibilidade e sair candidato a deputado mais tarde; outros repetem a linhagem de 30, 40 anos passados, associados a vereadores que nunca disseram a que vieram, de um estado de inércia inve-jável; outros por puro oportunismo; alguns mais já mostraram serviço, são competentes, mas serão preteridos pelos mais fortes e ineficientes; e num prová-vel segundo turno esse caldeirão se tor-naria um jogo de toma lá da cá, visan-do interesses próprios, se traduzindo em uma política típica de nossa condição secundária.

Membro da Academia Valadarense de Letras. OAB/MG 47.103 e CRB/MG 2713 - E-mai: [email protected] | Alô: (33) 8807.1877 / 3271.7009

Crisolino Filho

Ponto de VistaMais Mais

Crisolino FilhoO segundo turno e as eleições

Page 27: Mais Mais Perfil Homem 2012

26 27JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Em uma iniciativa louvável e pioneira, Sicoob AC Credi e Sicoob Crediriodoce inauguraram um espaço conjunto de autoaten-dimento no GV Shopping. Sob a inovadora chancela da união

no sistema de crédito cooperativo, as duas instituições se uniram para atender aos associados Sicoob da região.

O evento foi prestigiado por autoridades, convidados, cooperados e pelos diretores das duas cooperativas que têm como marca registrada a preocupação em atender as necessidades de seus associados. Nos terminais, os associados têm à disposição serviços de saques, extratos, pagamentos, transferências e saldos.

Com 2.000 pontos de atendimento espalhados por todo país, o Sicoob é hoje a 6ª maior rede entre as instituições financeiras do Brasil, ofe-recendo produtos e serviços financeiros com taxas diferenciadas.

SICOOB AC Credi e SICOOB Crediriodoce no GV Shopping

Celso Mol, Gilberton Burgarelli e Flávio Fernandez

Napoleão Sabino, Cantídio Ferreira, a arquiteta do projeto, Luciana França, e Ivo de Tassis Filho

Geraldo Birro e João Marcos

Silas Dias Costa Jr., Alberto Ferreira, Almyr Vargas, Ivo de Tassis e Celso Mol O desenlance da fita de inauguração

Almyr Vargas assinando o Termo de Parceria

Rômulo Guimarães e Lívia Ribeiro

Celso Mol e Sônia Miranda AnicetoAlex Medeiros, Silas, e Laugmar

Almyr Vargas e José Merlo

Mauro Lopes e Regilmar AguilarSilvana e Silas Costa

Page 28: Mais Mais Perfil Homem 2012

28 29JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Mais MaisHomem

Paul

o Robe

rto d

e Azev

edo B

icalh

o

RESSONÂNCIA

Um homem pleno é aquele que consegue reconhecer quão bela a vida pode ser. E o médico cirurgião Paulo Roberto Azevedo Bicalho é exatamen-te assim. Culto, inteligente, viajado e por isso mesmo dono de uma sim-plicidade cativante, que não esconde em nada a maneira apaixonada com a qual exerce a medicina e muito menos a importância de credita à sua família, quando se coloca como um homem que tem a felicidade de ver realizados todos os seus projetos de vida, trabalhando com o que mais gosta, casado com a mulher da sua vida e criando filhos maravilhosos.

Desde a infância, vivida em Inhapim, ele queria ser médico, uma escolha quase natural em uma família com muitos profissionais ligados à área de saúde. Para se preparar melhor para a concorrida faculdade, saiu cedo de casa, passando por muitas escolas em diferentes cidades, e talvez exata-mente por isso tenha aprendido a dar valor aos momentos vividos pertos dos pais e irmãos.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte e fazen-do residência em cirurgia geral no Hospital Felício Rocho, Dr. Paulo tinha diante de si excelentes perspectivas de trabalho. A atuação como colabo-rador no curso prático da disciplina de Introdução à Cirurgia da Faculda-de de Ciências Médicas de Minas Gerais lhe dava a possibilidade de car-reira acadêmica ao mesmo tempo em que era tentado por uma excelente proposta de trabalho em Florianópolis. Mas a vontade de estar perto de suas raízes afetivas falou mais alto, e ele veio para Valadares trazendo posteriormente a esposa, Cirinéia, que é fisioterapeuta, construindo na cidade uma brilhante carreira e uma bela família.

Viver no interior, para ele, nunca foi, no entanto, obstáculo para praticar medicina com arrojo e técnica apurada. Em cima da mesa do seu consul-tório, uma grande pasta preta, abarrotada de diplomas, certificados e homenagens, funciona como uma espécie de registro pontual de sua dis-posição de se manter no centro dos acontecimentos. Como cirurgião, Dr. Paulo participou do 1º Curso Teórico e Experimental de Cirurgia Lapa-roscópica Avançada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, realizando sua primeira cirurgia por esta técnica em Gover-nador Valadares, em 1992, apenas três anos depois da primeira feita no mundo, em 1989, na França.

Em 94 ele já tinha mais de 80 casos de videolaparoscopia realizados com êxito, e que foram apresentadas no 1º Simpósio Mineiro de Cirurgia Vide-olaparoscópica, em Belo Horizonte. Estes, entre outros documentos, con-tam a história de 43 anos dedicados à medicina e a boa vontade para compartilhar conhecimento e experiência através de palestras, debates, mesas redondas e inúmeras participações em congressos.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva, Sociedade Brasi-leira de Videolaparoscopia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e várias vezes homenageado pelos serviços prestados à medicina – inclusive com a Comenda de Honra à Ética, confe-rida pelo Conselho Regional de Medicina em 2008 – Dr. Paulo se sente grato pelas honrarias, mas prefere se dedicar aos seus pacientes, e, com naturali-dade, lembra que honra e ética são obrigações no exercício da medicina.

Cirurgião do Aparelho Digestivo e Parede Abdominal por excelência, ele prefere se denominar um “clínico que opera”, uma expressão que faz todo sentido, tal é o seu envolvimento com cada paciente, a forma cuidadosa de conversar com eles, de acompanhar seu progresso. Tudo isso feito com toda tranquilidade, dedicação e uma dose extra de afiado bom humor. Características de quem acredita na importância da relação médico/paciente e sabe enxergar a beleza de uma vida em que a generosidade é uma via de mão dupla.

O QUE TE MOVE? A esperança.O QUE TE COMOVE? A miséria, a fome, o analfabetismo.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? A injustiça.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Os encontros com meus familiares e bons amigos.DIANTE DO ESPELHO... a imagem representando meus anos de vida.NA ESTRADA... na estrada da vida eu procuro afastar as pedras do caminho, para que ele se torne mais leve para os que vierem depois de mim.NO APERTO: a reflexão.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... nenhuma, sou zero nesse assunto!O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: o amor traduzido em cumplicidade, companheirismo, bem-querer...ELEGÂNCIA É... um estado de espírito, uma postura ante a sociedade.O MAIOR MEDO: o receio de um dia ser pesado para os meus entes queridos.O MELHOR MOMENTO: o meu casamento e o nascimento dos meus filhos e netos.AQUELA PESSOA: minha mulher, Cirinéia.UM SONHO POSSÍVEL: chegará o dia em que o nosso será feliz, livre da corrupção, da fome e do analfabetismo, convivendo com respeito, harmonia e paz.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: uma pessoa livre e de bons costumes. E procuro cumprir minha missão com retidão.

Perfil

Page 29: Mais Mais Perfil Homem 2012

28 29JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

RESSONÂNCIA

Page 30: Mais Mais Perfil Homem 2012

30 31JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Medalha “Alferes Tiradentes” em Valadares

No dia 15 de junho um grande even-to da Polícia Militar de Minas Gerais movimentou a Ilha dos Araújos,

lotando o salão nobre do Garfo Clube com muito prestígio. A solenidade acontece anu-almente por ocasião do aniversário da PMMG, que em 2012 comemora 237 anos de serviços prestados à comunidade de Minas Gerais. É geralmente marcada por reconhecimento de méritos por serviços prestados à PMMG e, dessa vez, a come-moração foi engrandecida por contar com a imponência da cerimônia de outorga da medalha “Alferes Tiradentes”, a mais impor-tante conferida pela PMMG, evento esse que geralmente acontece em Ouro Preto com grande pompa. Pela beleza cênica, pelo impecável protocolo acrescido da simpatia do Comandante da 8ª Região, Cel. Newton Antônio Lisboa Júnior, bem como dos orga-nizadores, a revista Mais Mais Perfil se pro-pôs a registrar com todo carinho, e princi-palmente porque os condecorados com a medalha foram duas pessoas queridas, o juiz Roberto Apolinário de Castro e o bispo Dom Werner Siebenbrock.

A entrada solene da bandeira do Brasil

A palavra da prefeita Elisa Costa

Comandante da 8ª Região, Cel. Newton Antônio Lisboa Júnior

Dom Werner e o juiz Apolinário recém condecorados posam para a Mais Mais Perfil

O comandante entre os condecorados, Dom Werner e juiz Apolinário

O comandante Cel. Newton, ladeado pelo casal Major Antoniésio e Major Lirliê, Ten. Cel. Elcimar e Ten. Cel. Lunard

Adaílson CunhaGlêdston, Elisa e o Cel. Newton

Major Wagner

Dom Werner e Ana Angélica, Reitora da Univale

Cap. Washington, Cel. Abreu, Afrânio Chaves, capitao Menezes, Lumumba e Sub-Tenente Felipe

Entre os convidados: Cel. Natal

Cel. Newton e Heldo Armond, presidente da Câmara Municipal

A chegada das Comendas Alferes Tiradentes

O momento de Dom Werner

Por WILMA TRINDADE

Foto

s: W

ILM

A TR

IND

ADE

Page 31: Mais Mais Perfil Homem 2012

30 31JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Em uma cerimônia linda e imponente, abrilhantada pela banda do 6º BPM, o juiz Roberto Apolinário foi condeco-

rado pelo comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, representado pelo comandan-te da 8ª Região, Cel. Newton Antônio Lisboa Júnior, de quem recebeu a mais importante honraria da PMMG, concedida para distinguir serviços prestados: a medalha “Alferes Tiraden-tes”. Com ele, esse ano, foi homenageado tam-bém o bispo Dom Werner Siebenbrock. O evento, que aconteceu no dia 15 de junho dentro das comemorações dos 237 da PMMG, foi realmente uma grande solenidade. Presti-giado pela esposa Rosamélia e pela filha Rena-ta, ele foi cumprimentadíssimo por todas as autoridades. Registramos, com muito orgulho. O juiz Apolinário destacado pela revista em 2004 continua sendo nosso Perfil Mais Mais.

O momento da condecoração

Recebendo os cumprimentos de Dom Werner

Gladston e Renata, Rosamélia e Apolinário

Renata com o pai, e Ten. Cel. Lunard, Com. do 6º BPM e Com. da 8ª Região Cel. Newton Antonio Lisboa Jr.

Ten. Cel Elcimar Almeida de Paula, Comandante do 43ª BPM e o homenageado Apolinário

Casal Major Antoniésio e Major Lirlie, Rosamélia e Apolinário de Castro

Rosamélia e os condecorados Apolinário e Dom Werner

Cumprimentado pela Reitora da Univale Ana Angélica

Rosamélia e o homenageado e o abraço do Ver. Glêdston

E abraçado pela prefeita de GV, Elisa Costa

O homenageado e sua elegante esposa, Rosamélia Apolinário de Castro

Posando para a Revista Mais Mais Perfil com o Comandante da 8ª Região de PMMG

Page 32: Mais Mais Perfil Homem 2012

32 33JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Mais MaisHomem

Sérg

io S

imões

de S

ouza

RESSONÂNCIA

Escrever sobre a vida e a personalidade de Sérgio Simões é desafio dos grandes. Às vezes fica difícil encontrar palavras que definam sua maneira toda própria de viver, sua sensibilidade, cultura, seu gosto pela literatura, a música e a forma como ele se deixa tocar por elas e se emocionar, sua gene-rosidade, gentileza, sua firmeza de ideias e opiniões.

Obstinado, lícito, correto, aprendeu desde muito pequeno, com a perda do pai, que a vida é a arte de superar obstáculos, se lançando a cada novo desafio com a coragem e determinação de alguém que já nasceu com uma profunda noção de cidadania e coletividade. Na juventude, Sérgio viveu intensamente a época áurea do movimento estudantil. Ao lado de Alírio Dutra, Getúlio Miranda e outros amigos, levantou bandeiras comunitárias e defen-deu a liberdade e a soberania. Com talento nato para redação, escreveu no combativo jornal “O Olho”.

Após a conclusão do Tiro de Guerra, em 1967, um acidente automobilís-tico mudou radicalmente a vida de Sérgio. Este espírito comunitário levou--o então, anos mais tarde, a abraçar pioneiramente a causa do deficiente físico em nossa cidade. Foi, em 1989, um dos fundadores da Associação dos Deficientes Físicos de Governador Valadares, tendo sido também um dos responsáveis diretos pela criação da Coordenadoria de Apoio ao Deficiente na prefeitura da cidade, participando da elaboração de várias leis de prote-ção ao deficiente, inclusive de abrangência nacional.

Mas foi como funcionário público na Câmara Muncipal de Governador Valadares que Sérgio encontrou sua vocação e sua grande escola profissional. Foram mais de três décadas como servidor municipal, pautando sua trajetória pela natureza do seu trabalho e da Casa, à qual se dedicou: sempre disposto a ajudar os colegas, e a colaborar com os vereadores que se sucederam ao longo dos anos, e sobretudo a servir ao povo dentro do que é de direito.

Assim é o Sérgio profissional. Um homem que não por acaso cultivou em sua carreira muitos e bons amigos. E, tendo convivido durante tanto tempo no meio político, trouxe da política para a sua vida apenas aquilo que ela tem de melhor. Além de servidor de carreira, Sérgio ocupou, durante oito anos, o cargo de Diretor Geral da Câmara, um cargo exercido com tanta lisura que lhe rendeu diversas homenagens e placas de agradecimentos, que guarda com carinho, mesmo acreditando que não fez nada além de sua obrigação.

Hoje, tendo cumprido seu tempo como servidor, ele não consegue se desligar completamente da vida pública (até porque os amigos não o per-mitem, procurando-o constantemente para aconselhamentos e consultorias sobre os mais diversos assuntos relacionados a cidadania), mas reserva um tempo para continuar exercitando seu gosto pela escrita e não dispensa o prazer de uma boa pescaria, momentos de silêncio e concentração, que valem por uma terapia.

Além disso, Sérgio faz questão de reservar preciosos momentos para apro-veitar a vida na bela casa em que vive ao lado da esposa Maria Ângela, uma paixão que já dura mais de 30 anos, e cuja chama permanece firme e forte. Na área de lazer do casal, muito charme e espaço para receber os amigos em confraternizações prá lá de animadas. Do lado de dentro, a nostalgia em forma de fotos marcantes, cuidadosamente molduradas, e quadros que trazem a história em forma de arte. E claro, os DVDs de música, que Sérgio mostra entusiasticamente, de forma que é impossível não se contagiar. Sele-ções escolhidas por alguém que viveu intensamente os anos dourados dos Beatles e Rolling Stones, e faz reviver grandes momentos do pop internacio-nal. Baladas feitas para emocionar, pelas quais ele se deixa levar, apreciando como poucos a boa música que, gentilmente, faz questão de compartilhar.

O QUE TE MOVE? Eu acredito que a gente tem que pegar a estrada que nos leva até os nossos sonhos.O QUE TE COMOVE? A perda dos meus amigos.O QUE TE TIRA DO SÉRIO? Quando as coisas não acontecem da forma que eu quero ou planejo.O QUE TE ALEGRA O CORAÇÃO? Ser útil às pessoas.DIANTE DO ESPELHO... eu me sinto bem!NA ESTRADA... observo a paisagem e a natureza.NO APERTO: eu recorro ao diálogo.DAS PRENDAS DOMÉSTICAS... só mesmo os peixes que eu trago das minhas pescarias.O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS: amor e consideração.ELEGÂNCIA É... algo normal, natural, que a pessoa precisa ter.O MAIOR MEDO: do que pode acontecer com o nosso planeta se não houver um cuidado real com o meio ambiente, especialmente com os mananciais de água.O MELHOR MOMENTO: quando estou com as pessoas que eu gosto, em qualquer lugar.AQUELA PESSOA: na verdade são as pessoas: minha esposa e toda a minha família.UM SONHO POSSÍVEL: ter mais condições de ajudar as pessoas através das que me são próximas.VOCÊ EM POUCAS PALAVRAS: sou um homem responsável pelos meus atos, e sei, muitas vezes, entender a situação de quem tem dificuldades em superar os obstáculos. Acredito que “Nunca a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa”.

Perfil

Page 33: Mais Mais Perfil Homem 2012

32 33JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

33ABRIL / 2011

Foto

: MA

RQU

INH

O S

ILVE

IRA

RESSONÂNCIA

Page 34: Mais Mais Perfil Homem 2012

34 35JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

NAMORADOSNoite de

Uma noite de namorados entre amigos? Quem diria? E foi festa divertida, animada que esquen-tou relações e relacionamentos. O segredo? Criatividade, inspiração, bom gosto, beleza do ambien-te, e la noche caliente na Planície, no dia 12 de junho de 2012.

Daí, Dia dos Namorados não precisa ser, necessariamente, noite toda a dois. Pode-se criar aque-la resenha com os amigos, valendo comidinhas que apimentam e brincadeiras que descontraiam... Como disse o super sexy ator Antonio Banderas, fazer rir é sexy. Nas fotos a resenha dos casais amigos no Dia dos Namorados, recepcionados por Fátima e George Simões, na linda casa do Bel-vedere: Débora Di Spirto e Clausinho Reis, Adriana e Marcos Wagner, Miriam e Sebastião Santia-go, Kely Neves e Elton Costa, Wilma e Adilson Reis, Rosália e Amilton Coelho. Surpresa com amigo oculto muiiiiiitoooo divertido.

Fotos: WILMA TRINDADE

Page 35: Mais Mais Perfil Homem 2012

34 35JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Pecuária no DNA

Clicados nas barraquinhas da Catedral de Santo Antônio : Bonifácio Mourão, Augusto Barbosa e Alcyr Nascimento

Uma tristeza a Univale virar massa de manobras políticas. Aquela bela estrutu-ra, razão do progresso dessa Planície, na saúde, comunicação, engenharia e arqui-tetura não pode ficar à deriva por rixas ou rachas políticas.

Às vezes me sinto em Parintins onde os bois Caprichoso e Garantido dividem a cidade em duas cores.

É preciso vislumbrar o desenvolvimen-to, para acompanhar o crescimento de Valadares. Precisamos de mentes abertas para somar em uma só frente, e dispostas a vencer o desejo de poder. Urge apagar a fogueira das vaidades. Governador Valadares é uma cidade linda e merece o esforço de cada um, para recuperar posi-ções perdidas no ranking de Minas Gerais.

Univale, um orgulho empanado

Tradição na pecuária do Leste Mineiro, os nomes Marlene Esteves, Alberto Ferreira e Mara Esteves foram os protagonistas do sábado, 23/6, com grande Leilão no Tattersal do Parque de Expo-sições José Tavares Pereira. Os registros dessa editora estarão na revista Perfil Agropecuária.

Andréia Merlo e Amparo Resende Sá, duas mulheres atuantes na União Ruralistas Rio Doce

Reginaldo Vilela e Zezé, com Isaac Cohen Persiano, um trio forte da União Ruralista Rio Doce. Os primeiros com o gado Gir e

Girolando e o terceiro com a raça Brahman. Suces-so sempre na Expoagro de Governador Valadares e destaque da Mais Mais Perfil Agropecuária.

Mais MaisHomem

Perfil

A conquista de uma universidade federal elevou o nível de expectativa da cidade, que já se encon-

trava no estertor de suas forças tendo como sus-tentação apenas o comércio. Elevou também o ibope da prefeita Elisa Costa. O status de Gover-nador Valadares, de Valadólares para cidade pólo em saúde a partir da Univale, abre-se para cidade universitária. A visita dos acadêmicos da UFRJ a todos os setores-chaves de nossa comunidade mos-trou o que está acontecendo e o que vai acontecer. Governador Valadares já é outra a partir desse novo Campus. Os que passaram no primeiro vestibular dessa primeira Federal testemunharão esses novos tempos. Valadólares, never more.

Federal, até que enfim!

Pró reitores da UFRJ com a Prefeita Elisa Costa, em uma das coletivas de Imprensa durante a visita de uma semana a setores-chaves da nossa comunidade.

Notícias

Posse no Sicoob Crediriodoce

Celso Mol, Silas Costa, Dayane e Cantídio Ferreira, no coquetel de posse

Alberto Ferreira, presidente do Sicoob Crediriodoce ladeado pelos novos conselheiros e diretores

O Sicoob Crediriodoce atua com diretoria conforme manda o figurino, desde o final de maio com a posse do MBA em adminis-tração, Celso Mol Mariano Júnior, no cargo de Diretor Administrativo Financeiro, antes ocupado por Cantídio Ferreira. Cerimonial que deu posse também ao novo Conselho Administrativo. Geralda Tiradentes, Fer-nando Monteiro, Eduardo Birro, Geraldo Sá e Francisco Sérgio Silvestre.

Fotos: WILMA TRINDADE

Page 36: Mais Mais Perfil Homem 2012

36 37JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Wilma Trindade

GenteLiginha e Ignácio Thomé

Roberto Mordeachivili e Lilian

Thaís Boldrim e José Levindo Pires

João Carlos Paiva e Érica

José Bezerra e Rosilene Nogueira, Erlon Manaces e Natália Manaces

Fredson Gomes e Ellen Cristina Souza

Sabrina Miranda e Alexandre Becalli

Fabricio Munhen Ferreira e Andréa Sá Ferreira Fabiano e Flávia Pimentel

Elegância, estilo, beleza, juventude, poder. A sociedade valadarense quando se encontra é colírio nas

lentes de todos os fotógrafos e da editoria social. Essa edição destaca amigos da Revis-ta Mais Mais Perfil, apoiadores futuros e de sempre, gente de muita classe, beleza, fines-se, e poder.

Fabrício e Flávia, beleza pura, à espera do 3º baby para julho. Ela, filha de Carlos Pimentel e Norma Miranda Pimentel, e irmã de Carlos Eduardo Miran-da Pimentel, que após dei-xar a presidência da Uni-med assumiu a presidência da Unicred.

Mais um baby

Page 37: Mais Mais Perfil Homem 2012

36 37JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Rhayanna Miranda

Elia e Elaine Pitanga

Alberto Ferreira e Mara Esteves

Rosimar e Jorge Ferreira PintoThiago Alessi Rabelo Marinho e Ana Laura, Marcone Magalhães Filho e Carina Dantas Rui Magalhães

Augusto Barbosa e Cláudia

Celso Mol e Marcela Hastenreiter Mol

Fernando Menezes e Anelise

Chiquinho e Flávia Shimabukuro

Paulo Petruceli e Cristiane Andrade

Francisco Silvestre, Rômulo Leite e Welington Braga

Patrícia e Ronaldo LacerdaSocorro Braga e Tânia Mara Silvestre Lili e Paulinho Fontes

Débora e Sérgio Naves, Adriana e Rômulo Leite

Ana Beatriz Coppoli, Célio e Mirian Cardoso

Recém-empossado como Diretor Admi-nistrativo Financeiro da Sicoob Credirio-doce, Celso Mol – em momento ascenden-te na carreira – se diverte ao lado de sua bela Marcela, na noite dourada da Unimed

Page 38: Mais Mais Perfil Homem 2012

38 39JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Wilma Trindade

Gente

Inaugurada no último dia 30, chega à Gover-nador Valadares a BIOCOD, primeira clínica de genética da região. A clínica tem direção da Dra. Betânia Loures, médica natural de Valadares e especialista em genética, e oferece aconselha-mento genético (consulta médica especializada) e exames laboratoriais na área de genética. A inaugração contou com a presença de muitos médicos de diferentes especialidades de Valada-res e região e foi um sucesso!

Sucesso! Essa palavra define o coquetel de inauguração da ITERMED, uma “clínica conceito”, pioneira na realização de termometria médica. O exame, que pode ser utilizado, entre

outras aplicações, para prevenção do câncer de mama, estabelecendo o diagnóstico ou o risco de desenvolvimento da doença. É mais um empreendimento do bem sucedido grupo HG, na foto acima representado pelos sócios, o Deputado Estadual Hélio Gomes, o médico Dr. Marcelo Curcio Moreira e o empresário Fernando Gomes Henriques.

Dra Betânia Loures Ricardo López e Simone de Paula

Ana, Neide, Dr Samuel Loures, Dr Antônio Sávio e Dr. Jorge Pinto

Marina e Roberto Côrtes Ronaldo e Betânia

Dr Mário Murta Dr Roberto Carlos Machado

Ana, Francisco, Betânia, Marina Loures e Kênia Martins e Valéria Matarelli (sócias BIOCOD BH)

Hélio Gomes ladeado pelas filhas, Juliana e Sabrina

Fernando Gomes e Amanda

Elaine, Sabrina e Carminha

Hélio Gomes, Dr. Marcelo Cúrcio e Fernando Gomes Dr. Marcelo Cúrcio Moreira e Karlane Moreira

Leonardo Miranda e Patrícia, Amanda e Fernando Gomes

Page 39: Mais Mais Perfil Homem 2012

38 39JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

O maravilhoso coquetel oferecido, contou com a presença de inúmeras autoridades, médicos da região e da capital do estado, bom como outros amigos. Todos fomos convidados a conhecer as modernas e bem decoradas instalações da ITERMED. Governador Valadares, na vanguarda da medicina mundial.

Mariana Bretas, uma jovem apaixonada pela fotografia. Filha de Estherzinha e Janel Abreu, leia-se Laboratório Farreras Valenti, formada em Direito e casada com o médico André Mendes, quer mesmo cultivar a arte de fotografar. Ela assina as fotos do coquetel do Biocod.

Esther e Janel Abreu

Dr Lincoln, Dr Ubirajara e Dr Fausto

Com Tatiana Coelho e Marina Marina, Ana, Hilda Machado e Betânia

Suzany Porto e Dr Augusto Barbosa

Beatriz Frade e Ana Loures

Casal Rosalvo e Ana Loures

Ana e Dr José Adão

Dr William, esposa e Toninho Coelho

Ozitha e Neide Loures

Carlos Eller, Dina Olga e Caio

Dr. André Mendes e Mariana Bretas

Dra. Lilian e Roberto Mordehachvili

Dr Murilo e Maria Helena

Secretário de Saúde, Renato Fraga e prefeita Elisa Costa

Dra. Daise Gonçalves

Hélio Gomes e Darly Alves

Ariadna, Lana e Coronel Xavier

Danilo e Sabrina Gomes Dani Andrade e Marral LajeSocorro, Heldo Armond e Karlane

Rômulo Leite, presidente da Associação Médica e Fernando Gomes

Karlane Moreira e Marcelo, Marral Lage, Eduardo Reis e Socorro Menezes, Karine e Luiz Gustavo Costa, Hélio Gomes e Bruni

Foto

s: M

ARIA

NA

BRET

ASFo

tos:

WIL

MA

TRIN

DAD

E

Page 40: Mais Mais Perfil Homem 2012

40 41JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

AcontecimentoMais Mais

Moacyr e Sinara

Bodas de Ouro

Guia de Casamento

Tradicionalíssimos Oswaldo e Maria Barra cele-braram suas Bodas de Ouro em grande estilo. Bençãos proclamadas pelo filho Oswaldo Junior, que é pastor em São Paulo, tendo ao lado o caçu-la José Nelson; depois, festíssima prestigiada pelos companheiros do Lions, Sodami, Associação Comercial e os muitos amigos da família, que movimentaram o Buffet Marta Chisté, no dia 2 de junho. Jantar finérrimo!

O jornalista e publicitário Honofre de Souza fez nascer a primeira edição do Guia de Casamentos, publicação anual criada para facilitar a vida de noivos e noivas. No lançamento, com direito a coquetel no Salão Champagne, ele recebeu amigos, fornecedores e anunciantes ao lado da esposa, Nathalie Campos.

Emoção total na cerimônia do Sim para o querido Moacyr Pereira e Sinara Neves.

Depois das belas palavras do Padre Paulo, o agito da comemoração tomou conta da Monalisa até altas horas.

Juliana Pio, Pedro Lucca, Nathalie e Paula Greco

Larissa e Marcelo: próximo casamento

Welington Malini e SabrinaHonofre e Nathalie

Fotos: WILMA TRINDADE

Verde BrasilA Verde Brasil, indústria valadarense de cos-méticos, entre as maiores marcas nacionais, na Hair Brasília, um grande evento que movimenta o Dis-trito Federal de 1 a 3 de julho. Levam com o eles o designer gráfico Genidar Riani que assi-na sua nova campanha.

A jovem autora italiana Francesca Petrizzo narra a vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guer-ras mais famosas de todos os tem-pos. A novidade é o ângulo pelo qual a história é contada, o da própria Helena, que “apresenta sua versão” da lendária história, desde sua infância em Esparta aos anos turbulen-tos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. Uma leitura original e instigante.

Existem filmes para ser vistos e outros para serem degustados. Esta produção franco-alemã de 2008, indicada a vários prêmios em festi-vais de cinema europeus, pertence a esta segunda categoria. A partir da comovente história da esposa que ao saber que o marido tem pouco tempo de vida decide fazer com ele a viagem de seus sonhos ao Japão, desenvolve-se um sólido drama, ancorado por belos cenários e grandes interpretações. Um filme surpreendente, sensível e que consegue mexer com os sentimentos de quem assiste.

Isso é

Que

nte Leitura obrigatória Para ver e ver de novo:Helena de Troia – Memórias da Mulher Mais Desejada do Mundo

Hanami – Cerejeiras em Flor

Page 41: Mais Mais Perfil Homem 2012

40 41JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Campeã nas quadras e na cidadania, a tenista Virgínia Drum-mond tem motivos em dobro para comemorar. Única repre-sentante valadarense, jogando pela Temperaço (onde desen-

volve um trabalho de qualidade de vida e atividade física), ela acaba de faturar o primeiro lugar em Tênis de Campo, nos Jogos Nacionais do Sesi. Depois de passar pelas etapas regional e estadual, ela ven-ceu, sem perder sequer um set em todas as fases, a competição nacional disputada em Goiás. A próxima fase serão os jogos mundiais, que devem ser disputados em outubro, na Itália ou Israel.

Paralelamente, Virgínia desenvolve o Projeto Coopesportes Sicoob Ac Credi de Tênis/ Bolinha Cidadã, que beneficia 20 crianças em risco social do Bairro Vila Isa. Realizado com o objetivo de promover a inclusão social, a cidadania, e para afastar as crianças das drogas, através da prática esportiva, o projeto tem o apoio também do Aeté Clube, mas segue em busca de apoiadores pessoais, como psicólogos, médicos, dentistas e educadores. Sem dúvida, uma bela causa para ser abraçada.

Bolinha Cidadã

A elegância dos noivos e de seus pais Márcio Rodrigues Pereira e Isabel Miranda, Geraldo Neves Gandra e Marta de Andrade Neves

O noivo Moacyr e sua mãe Isabel Miranda

Ruber Castro e elegantérrima Flávia Lamounier

Wilma Trindade, Aline Gama, Telma Soarea e Cláudia StarlingLéo Pereira e Bia Miranda Bebel Menezes e Cláudia

Marcos Sampaio, Jamily e Casey Pedro

Jefferson Calili e KK Gontijo

Grasiele Moreno e Robson

Renato de Souza e Talita

Fotos: KK GONTIJO

Page 42: Mais Mais Perfil Homem 2012

42JUNHO / 2012

Bacharel em DireitoE-mail: [email protected]: http://gentefatoseabstratos.blogspot.com

Etelmar Loureiro

Ponto de VistaMais Mais

Etelmar Loureiro

Quem esteve no Pico da Ibituruna certa-mente passou a entender melhor os motivos que fazem dele o principal ponto turístico de Governador Valadares. Está para a cidade assim como o Corcovado e o Pão de Açúcar para o Rio.

O local é deslumbrante. Tem muita beleza natural e outras atrações.

Proporciona uma visão panorâmica da área cortada pelo Rio Doce e, a seu redor, o esplên-dido cenário do grande Vale.

Adquiriu status internacional, transforman-do-se em um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre. Os pilotos costu-mam dizer que Valadares é a meca dessa modalidade esportiva.

No seu ponto culminante, destaca-se uma imagem de Nossa Senhora, com 40 toneladas e 13 metros de altura, um dos maiores monu-mentos feitos de concreto no Brasil.

Sugestão de um sacerdote paranaense que

Santa Antenadavisitou a cidade, a Santa – como se tornou conhecida – foi entronizada em fevereiro de 1963, graças ao esforço obstinado de um grupo de senhoras da Associação Damas de Carida-de, lideradas por Aurita Franco Machado e Cirene Albergaria.

A estátua e o Pico formam um conjunto cultural tombado pela Constituição do Esta-do de Minas Gerais e por lei municipal, em reconhecimento a seu grande valor paisagís-tico.

Se do alto a visão é fascinante, o mesmo não acontece no sentido inverso.

Visto de baixo, o panorama é diferente. Nem mesmo a imponência da montanha

consegue esconder as cicatrizes que lhe foram

deixadas por freqüentes e dolorosas queima-das. Erosões e degradações são herança de desmatamentos e inadequado manejo de suas terras. Espécies nativas desapareceram e con-tinuam sumindo, cedendo espaço a uma ocu-pação desordenada e predatória. Tudo reme-te à necessidade de um planejamento global.

No Pico a situação é ainda mais preocu-pante. A Santa, que ali chegou para compor o belo cartão-postal, pede socorro; está sitia-da. Um amontoado de enormes antenas formou-se em sua volta, fazendo com que fique praticamente invisível. De longe, a impressão é de que esteja em uma jaula.

O fato chamou a atenção do Ministério Público Federal, que agiu com rigor. Em outu-bro de 2010, recomendou que a Prefeitura determinasse ou promovesse a retirada de todas as antenas instaladas no Pico da Ibitu-runa.

Na ocasião, sob sólidas considerações, con-cedeu prazos de até 30 dias para edição do ato e até 180 para adoção da medida, sob pena de as autoridades municipais compe-tentes sujeitarem-se a responsabilização, até mesmo por improbidade administrativa.

Como era de esperar, fatores supervenientes têm feito com que a ambiciosa meta perma-neça no campo da esperança. Os trambolhos continuam no local, intocáveis e imexíveis, como se fossem parte do patrimônio histórico tombado.

A sorte é que a ideia não morreu. O Minis-tério Público segue pressionando, com direi-to a aplauso.

Mas, se a demora for grande, há o risco de o povo, sempre influenciável, acabar se apai-xonando pelo quadro atual, preferindo que tudo permaneça como está. A essa altura, o jeito será proclamar o Pico das Torres e con-sagrar a Nossa Senhora das Antenas. Sem alternativa!

Page 43: Mais Mais Perfil Homem 2012

43JUNHO / 2012

ViagemMais Mais Por Ana Lucia Batista Sies

TURQUIANos céus da

Capadócia

Estrategicamente situada entre a Ásia e Europa, banhada pelo Mediterrâneo, a Turquia é a porta de entrada para o Oriente. Uma das sete regiões nas quais se divide o país é a Anatólia Central,

onde fica a capital do país, Ancara, e a turística região da Capadócia, distante cerca de 700 km de Istambul.

Com menos de um milhão de habitantes, a Capadócia tem seus 15.000 km de extensão habitados desde o período neo-lítico, e já foi cenário de históricas guerras, invasões e per-seguições.

Sua singular formação geológica origina uma paisagem lunar quando vista do alto, com estranhas formações rocho-sas pontiagudas, conhecidas como chaminés de fadas. De perto, essas rochas porosas formam grutas naturais, que

permitem a escavação do homem e durante anos foram modeladas e ampliadas, gerando templos, refúgios e, por fim, verdadeiras cidades subterrâneas, que serviram de abrigo durante tempos difíceis. Foi ali que os primeiros cristãos da história esculpiram e ornamentaram as primei-ras igrejas.

Desde 1985, este Parque Nacional de Göreme, na Capa-dócia, detém o título de Patromônio Mundial, outorgado pela Unesco em função do seu grande valor cultural, histórico e geológico. Por isso, hoje a Capadócia é destino turístico obrigatório para quem visita a Turquia. Por lá, é possível se hospedar em um cavehotel, hotel construído a partir das cavernas; ou jantar e assistir um espetáculo de dança típica em um restaurante escavado na rocha.

Page 44: Mais Mais Perfil Homem 2012

44JUNHO / 2012

A GRANDEAVENTURA

Mais Mais Viagem

Page 45: Mais Mais Perfil Homem 2012

45JUNHO / 2012

Mas a verdadeira “cereja do bolo” dessa viagem é o passeio de balão pelo Vale de Göreme. Existem duas opções de passeio, em balões para 10 ou 20 pessoas e percur-

sos de 01h30 ou uma hora, com preços variando entre 135 a 250 euros. O passeio pode ser reservado com antecedência até mesmo pela internet, mas os voos só são confirmados na véspera, em função das condições climáticas e da quantidade de pessoas para cada voo.

A aventura, em si, é fascinante! Acordar de madruga-da para participar de um espetáculo nos céus da Capa-dócia é um programa inesquecível! Cercados por uma paisagem exótica esculpida ao longo dos séculos por vulcões e erosões, dezenas de balões começam a ser inflados. Os turistas chegam de todos os lados e são recebidos com um belo café da manhã.

Aos poucos o dia vai clareando e os balões vão colo-rindo o céu sobre o Vale de Göreme, pontuando-o com suas nuances vivazes. Basta olhar ao redor para se ter a impressão de uma fina estampa sobre o azul celeste.

Sobre o sítio arqueológico, uma redução de altitude dá a oportunidade de conhecer em sobrevoo áreas que seriam inacessíveis por terra. O silêncio só é quebrado pelo barulho do fogo que faz o balão subir novamente.

Depois de uma hora ou mais, começamos a descer lentamente e o espetáculo termina após o pouso, com um brinde de champanhe e a entrega do diploma pela bela viagem. É hora de aproveitar o dia que começa, para caminhar no Parque Nacional de Göreme, um verdadeiro museu ao ar livre, com suas formações geo-lógicas únicas e inúmeras habitações e igrejas escavadas nas rochas.

É imperativo descer cerca de 15 metros nas cidades subterrâneas, um labirinto que acolhia e defendia con-tra as invasões o povo da Capadócia. Impressionante perceber como é possível respirar normalmente, apesar da profundidade. Eis o Grand Finale para um dia reche-ado de momentos mágicos!

Fotos Ana Lucia Batista Sies

Page 46: Mais Mais Perfil Homem 2012

46 47JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Wilma Trindade

Gente

Domingo no Sítio

Nos anos 60, eles eram jovens vivendo seus anos dourados. Hoje, com

bem sucedidas carreiras na aero-náutica, na Petrobras, na mine-ração ou na medicina, vivem espalhados entre o Rio de Janei-ro, Belo Horizonte e Governador Valadares, onde se juntaram em um alegre reencontro regado a muitos brindes, risadas e boas lembranças reavivadas. Foi o aniversário do irmão, Zito Fon-tes, o estopim para que o Briga-deiro João Fontes agitasse a reu-nião dos antigos companheiros dos tempos de colégio Ibituruna, do Figueira Tênis Clube e da turma do Buraco e da Sinuca no Bar Celeste.

Ao todo, foram quatro dias de pura farra. Na 5ª feira, drinks no Ça-Va; sexta à noite jantar e no sábado, almoço, reunidos em torno do aniversariante Zito, que recebeu no salão de festas do filho Eduardo e da nora Ana Cláudia. E no domingo, Gran Finale em petit comitê em cenário paradi-síaco da Ilha Brava, para um delicioso dia no sítio, anfitriona-dos por Cirinéia e Paulo Bicalho. Dias felizes, que avivaram a memória.

Encontro de amigos

Newton Concellos e filho Zibina, João, Anita e Zito. Os irmãos Fontes Zito, Geni e João Fontes

Paulo Bicalho e sua irmã Beatriz

O brinde dos amigos: Alan Kardec, Noguinho, Paulo, Newtinho, João e AdilsonCom os anfitriões, Paulo e Cirinéia: Newton, João, Cristien e Carina, Noguinho, Adilson, Alan, Geraldo e Regina, e Quequeta

Antônio Paixão, com filhos e filhas, nora, genros e netos

Encontro dos amigos de sempre: João Fontes, Paulo Bicalho, Adilson Reis, Geraldo Froes, Newton Concellos e Noguinho Fernandes

Casal Emerson Fontes, Eduardo, João e Ana Cláudia, com o aniversariante Zito Fontes

Pefil Mais Mais, Alan Kardec

Foto

s: W

ILM

A TR

IND

ADE

Page 47: Mais Mais Perfil Homem 2012

46 47JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

CarolPOP STAR

Uma festa de cinema para a Pop Star Carol comemorar com uma série de shows os seus encantados 8 anos. Na belíssima área de lazer de sua casa ela recebeu com movings e globos de discoteca,

em cenário para mágicas, desfiles de miss, de moda, concursos de dança, bambolês e muita Pop Music para embalar as brincadeiras agitadas pela equipe da Tia Cris. E não faltaram Pula-Pula, e maravilhosas lembranci-nhas inspiradas nos astros Justin Bieber e Hanna Montana. Bom, e depois dessa festa de arromba Carol se prepara para a Disney e New York, em julho. Vida de estrela é assim. Um sucesso. Parabéns Carol, filha amada do queridíssimo casal Lagilda e Márcio Pena.

Page 48: Mais Mais Perfil Homem 2012

48 49JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

EmpresarialMais Mais

Edvaldo Soares, Wellignton Braga (ACGV), Dep. Mourão, Almyr Vargas (AC-Credi) e Ana Angélica

Charline Couri, Pedro Lucca, Denise Xavier, Ana Angélica, ... e Betânia Jersey

Áurea Nardeli, sec. municipal de Comunicação, e Marcelo Marigo

Wander Luíz, vice-governador de Minas Alberto Pinto Coelho, Edvaldo Soares, Wellignton Braga, deputados José Bonfifácio Mourão e Dinis Pinheiro e Ana Angélica

Governador Valadares viveu em junho a tempo-rada dos grandes leilões.

Um deles nos alcançou registrar, o 36º Leilão de Gado de Leite da Coaperiodoce. Mais tradicional e poderoso impossível. À frente o pecuarista Guilherme Olinto, presidente da Coaperiodoce, e presidente do Silemg. Com ele, a mulher Aguimar e o poder da tradição de seu vice-presidente João Marques, um nome presen-te, tradução de eficiência e bom senso. Em torno deles está o cres-cimento da pecuária de Gover-nador Valadares.

Coaperiodoce e o seu 36º Leilão

Um de seus maiores eventos, a Expoleste completou 13 anos expondo seu desenvolvimento e promovendo a divulgação de Governador Valadares. Em 2012, contou com o dis-

curso do vice-governador do Estado de Minas, Alberto Pinto Coelho e presença de outras autoridades como o presidente da Federaminas, Wander Luíz. A Univale, fiel apoiadora, fez bonito como em todas as vezes, com sua reitora, Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho, e o presidente da Fundação Persival Farqhuar, Edvaldo Soares recebendo em seu espaçoso e informativo stand, e acompanhando das autoridades visitantes. Assim a Expoleste é poderoso caminho para se chegar mais atrativamente aos olhos do poder, como cidade que merece mais investimentos e atenção.

Luiz Argolo – Diretor do Senac, Nério – Gerente do Sesc, Rodrigo Penido – Diretor Regional do SESC, Elisa – Prefeita, Hercilio Diniz – Pres. Sindicomércio, Renato Ouverney – Gerente Regional Leste - Senac

Aguimar Resende

André Merlo e Edvaldo Soares Amparo e José Geraldo Sá com o Dr. José Lucca Afonso Bretas Aguiar Júnior, Gilmar e Denner

João Marques e cooperados no leilãoGuilherme Olinto Resende

Grande público formado por poderosos da pecuária do leste de Minas

Page 49: Mais Mais Perfil Homem 2012

48 49JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Capel na ExpolesteMais uma vez o stand da Capel na Expoleste foi um dos mais visita-dos. Com muito bom gosto e um visual grandioso, ele não passou despercebido. A marca, que já é líder de mercado no Espírito Santo, cresce a passos largos no mercado mineiro. O próximo passo é a ampliação da fábrica em Resplen-dor, que está quase pronta. Um investimento de R$ 16 milhões, para produzir cada vez mais.

Jésus Miguez, Arildo Larrieu, Elisa Costa e Silvio Magri

Marcelo Duarte, Gracy e Arildo

Degustação dos produtos Capel no stand durante a Expoleste 2012

Prefeita Elisa Costa ouvindo a explanação, do gerente comercial Arildo Larrieu, sobre a nova planta da Capel

Wilma Trindade eArildo Larrieu

Page 50: Mais Mais Perfil Homem 2012

50 51JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Diego Trindade D’Ávila Magalhães

Ponto de VistaMais Mais

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Bolsista FAPERGS/CAPES. Mestre em Relações Internacionais (UnB). E-mail: [email protected]

Diego Trindade D’Ávila Magalhães

Após o fim da União Soviética (1991), a Rússia virtualmente desapareceu da mídia, da

opinião pública e dos formuladores da política externa do Brasil. A economia da Rússia é tão grande quanto a do Brasil, atrás apenas da dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Índia e da Alemanha. Mas por que as relações do Brasil com esses países são muito mais intensas, do que suas relações com a Rússia?

Trata-se do maior país do mundo, tão grande que lá cabem quase três Brasis. Grande parte de todo esse território foi dádiva do governo de Pedro, o Grande (1696-1725). O domínio de Moscou alcançava as fronteiras com os povos germânicos, na Europa, e o Alaska, no continente americano. Nesse período, a exploração do Brasil por Portugal chegava ao auge, com o ciclo do ouro.

A Rússia esperou Portugal reconhecer a independência do Brasil e foi o último país a fazê-lo. Ocorreu menos por causa do apreço a Portugal do que pela postura fortemente contrária à subversão da ordem monárquica defendida pela Rússia. O caráter autoritário e centralizador do regime político russo sobreviveu à revolução socialista de 1917 e, mesmo nos dias de hoje, caracteriza o regime político atual.

As mais significativas expressões da ligação cultural Brasil-Rússia não têm grande alcance. No século XIX, ressalta-se o apreço de Machado de Assis aos romancistas russos Tolstoi e Dostoievsky, titãs da literatura universal. No fim do século XX, destaca-se a criação, em Joinville (SC), da única filial da escola de balé de Bolshoi fora da Rússia. E, no século XXI, salienta-se que novelas brasileiras têm agradado o público russo.

O Brasil manteve-se política e economicamente distante da Rússia durante o século XIX e mais da metade do

A Rússia no horizonte diplomático brasileiro

século XX. Vieram poucos imigrantes, faziam-se poucos negócios. Lutamos do mesmo lado na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, mas em fronts bem distantes. O Brasil sequer teve relações diplomáticas com a União Soviética entre 1918 e 1945, e entre 1947 e 1961.

A diplomacia brasileira começou a perceber potencial nas relações bilaterais no fim dos anos 1950, visando ao mercado e à tecnologia soviéticos. E o Brasil beneficiou-se do mercado da Europa Oriental. Nos primeiros anos da Federação Russa, sucessora da URSS, tanto Yeltsin (1991-1999) quanto Collor e Cardoso priorizaram suas relações com as economias centrais da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. Trocas de visitas presidenciais e a criação de uma comissão bilateral foram insuficientes para promover avanços concretos nas relações Brasil-Rússia. As crises do rublo (moeda russa) em 1998 e do real em 1999 esfriaram os contatos. Contudo, cabe destacar o apoio russo ao pleito brasileiro por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

As exportações brasileiras para a Rússia atingiram mais de um bilhão de dólares apenas em 2001, e as importações, apenas em 2007. Houve um súbito aumento do comércio bilateral desde então: as exportações do Brasil atingiram 4,6 bilhões, e as importações 3,3 bilhões em 2008. Mas esses fluxos estagnaram, por causa de tensões comerciais e pela crise econômica mundial. O comércio bilateral tem representado apenas entre 1% e 2% do comércio exterior do Brasil.

O Brasil compra basicamente adubos e fertilizantes, enquanto sua pauta de exportações é bastante concentrada em açúcar, fumo, café e, sobretudo, carnes de todo tipo. Ultimamente, a Rússia tem criado dificuldades para a entrada das carnes brasileiras, rompendo um acordo firmado

em 2005 sobre o tema, impondo cotas (limites quantitativos) de importação e protegendo a suinocultura russa. Os baixos dinamismo e diversificação do comércio bilateral são, em parte, explicados pela dificuldade do Brasil em negociar com a Rússia, e pelo lento processo de abertura comercial da Rússia, que recém ingressou na Organização Mundial do Comércio.

A parceria com a Rússia deveria ser ao menos tão promissora quanto a que o Brasil tem com grandes emergentes, como a China e a Índia. Por enquanto, o Brasil não tem buscado cooperar em setores que considera estratégicos. As grandes petroleiras e mineradoras russas têm grande interesse e capacidade de investir no exterior, mas a Rússia é um dos últimos no ranking dos que investem no Brasil.

O moderno e completo complexo industrial-militar russo é o único que não depende de tecnologias e componentes dos Estados Unidos. Seus sistemas de defesa antiaérea e seus caças de quinta geração estão entre os poucos que conseguem fazer frente aos armamentos estadunidenses. Contudo, o Brasil excluiu a proposta russa na pré-seleção para o projeto FX2, para a modernização da força aérea nacional.

A Rússia é uma potência econômica, militar e energética. Tem simpatia pelo Brasil e mostra-se disposta a promover laços econômicos e de cooperação. Agricultores, industriais, comerciantes, políticos e diplomatas brasileiros parecem ter medo de um distante urso que desconhecem. O desconhecimento e a desconfiança não deveriam ser barreiras entre as oportunidades que a Rússia representa e o Brasil.

Um urso distante

Page 51: Mais Mais Perfil Homem 2012

50 51JUNHO / 2012 JUNHO / 2012

Page 52: Mais Mais Perfil Homem 2012

52 PBJUNHO / 2012 JUNHO / 2012