Mais Noticias - Edição 681

16
QUINTA-FEIRA | 25 DE JUNHO DE 2015 Ano XII | ED. 681 Jornalista Responsável: Danilo Meira www.jornalmaisnoticias.com.br 4823-4411 Mata-Mata da primeira divisão começa domingo Mata-Mata da primeira divisão começa domingo Índice mostra aumento na geração de empregos em Ribeirão Pires Novos secretários tomam posse em Ribeirão Pires Novos secretários tomam posse em Ribeirão Pires Nova Princesa do Chocolate será eleita amanhã Nova Princesa do Chocolate será eleita amanhã POLÍTICA | PÁG.04 Prefeitura fecha Camping para construir teleférico Prefeitura fecha Camping para construir teleférico CIDADE | PÁG.06 POLÍTICA | PÁG.05 Dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que Ribeirão Pires apresenta crescimento no número de contratações, reflexo do trabalho realizado para atração de novas empresas e incentivo às já instaladas. Plano Municipal de Educação gera debate intenso na Câmara CIDADE | PÁG.07 ESPORTE | PÁG.15 CIDADE | PÁG.06

description

 

Transcript of Mais Noticias - Edição 681

Page 1: Mais Noticias - Edição 681

QUINTA-FEIRA | 25 DE JUNHO DE 2015Ano XII | ED. 681

Jornalista Responsável:Danilo Meirawww.jornalmaisnoticias.com.br

4823-4411

Mata-Mata da primeira divisão começa domingoMata-Mata da primeira divisão começa domingo

Índice mostra aumento na geração de empregos em Ribeirão Pires

Novos secretários tomam posse em Ribeirão PiresNovos secretários tomam posse em Ribeirão Pires

Nova Princesa do Chocolate será eleita amanhãNova Princesa do Chocolate será eleita amanhã

POLÍTICA | PÁG.04

Prefeitura fecha Camping para construir teleféricoPrefeitura fecha Camping para construir teleférico

CIDA

DE| P

ÁG.0

6

POLÍTICA | PÁG.05

Dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam

que Ribeirão Pires apresenta crescimento no número de contratações, reflexo do trabalho realizado para atração de novas empresas e incentivo às já instaladas.

Plano Municipal de Educação gera debate intenso na Câmara

CIDA

DE| P

ÁG.0

7ES

PORT

E| P

ÁG.1

5CI

DADE

| PÁG

.06

Page 2: Mais Noticias - Edição 681

02

PUBLICAÇÃO SEMANAL DE MAIS NOTÍCIAS EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA.

CNPJ: 05.531.420/0001-18email: [email protected]

[email protected]

EDITOR: ANTONIO CARLOS CARVALHO | JORNALISTA RESPONSÁVEL: DANILO MEIRA Mtb: 43.013

REPORTAGEM: LÍVIA BIAZI | GRAZIELA NUNES

DIAGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO: GUSTAVO SANTINELLI | DEPARTAMENTO COMERCIAL: SIDNEI MATOZO

DEPARTAMENTO JURÍDICO: DR. GILMAR ANDRADE DE OLIVEIRA / DR. ERIC MARQUES REGADAS

COLABORADORES: RAUL CARLOS DE CARVALHO / PROF. NELSON CAMARGO

ADMINISTRAÇÃO: ELISETE HELENA PIMENTA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EM RIBEIRÃO PIRES, RIO GRANDE DA SERRA E REGIÃO DA REPRESA BILLINGS

* O CONTEÚDO DOS ANÚNCIOS É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS ANUNCIANTES *

Rua Olímpia Catta Preta, 194 • 1 Andar, Sala 2 • CEP 09424-100

• Centro • Ribeirão Pires • SP • Fone: 4828-7570 • Fax: 4828-1599

OPINIÕES 25 | junho | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

“Não sei se o defeito é nosso, se o defeito é do governo. Mas eu acho que o PT perdeu um pouco a utopia. Hoje a gente só pensa em cargo, em em-prego, em ser eleito. Nin-guém hoje trabalha mais de graça”. Essa frase, de autoria do ex-presidente da República Luiz Iná-cio Lula da Silva durante palestra ao lado do ex-primeiro-ministro da Es-panha, Felipe Gonzalez, ganhou o noticiário nos últimos dias.

Se, por um lado, os “an-tipetistas” foram ao delírio com o que classificaram como uma “confissão de

culpa” da mudança ideo-lógica que o PT sofreu ao assumir o poder nacional, por outro a declaração pode ser estendida a to-das as outras 32 legendas existentes no país, já que, em maior ou menor grau todas elas, sem exceção, têm se dedicado ao “bal-cão de negociação de apoios”, que nada mais é do que a institucionali-zação da troca de favores em prol do benefício do cargo público.

Os mais antenados na política percebem facil-mente – especialmente às vésperas de eleições – como as opiniões de

alguns parlamentares mudam de acordo com o vento, ou melhor, com as intenções no próxi-mo pleito. O então gestor bestial, como em um pas-se de mágica, vira uma besta. O mais honesto dos políticos da face da Terra pode virar um crápula, um mártir da corrupção. Tudo porque um “carguinho” outrora prometido lhe foi retirado de uma hora para outra ou porque o partido tem algum interesse maior

e este, como soldado da legenda, resolve seguir a “renovada ideologia” via de regra sob a desculpa de estar observado as coisas sob uma ótica dife-renciada.

Nessa classe também se incluem os “chupins de eleição”. Essa é uma espécie muito engraça-da que parece sumir a medida em que as urnas são encaixotadas e rea-parecem quando elas vol-tam a ser testadas para o

próximo pleito. Eles vêm, prometem votos, mundos e fundos para os candi-datos (preferencialmen-te os mais abastados) e, após serem “pegos na mentira”, migram com seu “apoio” rumo a outra vítima, ou melhor, político. E o que estes querem em troca? Bingo! Cargos!

Esses, contudo, se es-quecem de uma coisa fundamental: para alguém levar vantagem, outros le-vam a pior – no caso, o res-tante da sociedade. Como podemos ver, Lula se refe-riu ao PT, mas todo o siste-ma está viciado, corroído pela corrupção e pelos

defensores da Lei de Gér-son. A reforma política é mais do que urgente, é vital para que a política brasileira saia da latrina em que se encontra.

Aliás, não há quem não tenha conhecido um polí-tico profissional que, não raro, se faz de coitado, de pobre arrependido, mas não passa de um lobo em pele de cordeiro – alguém que irá mudar do vinho para a água tão logo assu-ma seu cargo. Talvez seja a hora de uma reflexão paradoxal: e se a política deixasse de ser feita por políticos e sim por pesso-as comuns?

todo o sistema está viciado, corroído pela corrupção

Ou se muda o sistema, ou perderemos o Brasil

O dia 24 de junho de 2014 deveria entrar para a história de Ribeirão Pi-res. Este foi o dia em que a intolerância e os pre-conceitos velados foram combatidos com classe e destreza linguística.

Sou ex-integrante do time de jornalistas do Mais Notícias. Trabalhei neste jornal por alguns anos, tempo onde assinei inúmeras matérias, po-rém essa é a primeira vez em que ocupo esse espa-ço para manifestar meu pensamento. E justamente nesse momento elevo mi-nha voz em solidariedade à consciência de agentes que defendem a Liber-dade e a Diversidade em seu modelo mais amplo.

Sou testemunha da ousadia de um colega de profissão, o jornalista Wagner Lima, que desa-fiando a cegueira coletiva e intolerante de grupos conservadores, expos o que realmente significa DIVERSIDADE. Para que o leitor entenda a situa-ção, explico: ontem, dia 24, entrou em discussão na Câmara Municipal de Ribeirão Pires o Plano Municipal de Educação, um conjunto de ideias que nortearão o desen-volvimento da educação municipal ao longo dos próximos 10 anos. Dentre as diretrizes, o Artigo 2 faz referência à “promo-ção da educação em seus direitos humanos, com

respeito, à sustentabilida-de socioambiental e eco-nômica e a promoção de ações contra discrimina-ção de qualquer natureza em relação às minorias, garantidos na Constitui-ção Federal”. Esse sim-ples trecho foi interpreta-do por um grupo ligado a vertentes religiosas como ofensivo por entender que tal redação abre es-paço para que crianças sejam incentivadas a ex-pressar anseios sexuais homoafetivos ainda na tenra idade.

Wagner, como presi-dente de um grupo de amparo ligado ao mo-vimento LGBT, deu uma verdadeira aula de to-lerância e defesa das

liberdades pessoais e coletivas ao apontar que “erroneamente a palavra Diversidade é associada à Diversidade Sexual e de forma preconceituosa apontada como ‘coisa de gay’”. Como bem des-tacado pelo jornalista, a palavra Diversidade vai além, envolvendo uma pluralidade de significa-dos: diversidade cultural, diversidade biológica, di-versidade étnica, linguís-tica, religiosa, etc.

O PME não se reme-te à Diversidade Sexu-al. O Plano não discute questões de gênero, mas sim de desenvolvimento educacional, o que pais e líderes religiosos deci-diram ignorar, atribuindo

ao Plano intenções ine-xistentes. Coube então ao jornalista colocar cada um em seu lugar ao es-clarecer: “A ideologia de Gênero é uma discussão que está sendo promovi-da no Congresso e nada tem com o PME, que apre-senta apenas a difusão e combate à discriminação das Minorias. Dentro das unidades de ensino de-vem ser trabalhados junto aos estudantes, projetos que combatam a intole-rância e o preconceito, um bom exemplo, é a in-tolerância religiosa que vem crescendo em nossa sociedade”.

Em uma sociedade preconceituosa e machis-ta, cada vez mais se faz

necessário a criação de medidas que garantam liberdades. Por isso tan-tas leis e iniciativas como a Lei Maria da Penha e a Promoção da Liberdade Religiosa defendida por líderes espirituais de todo o globo.

O importante a frisar é que estamos discutindo o futuro da educação de nossas crianças. Espero que meus filhos recebam instruções que os façam defensores do artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que isso comece cedo, inclusive as liberdades de pensamento voltadas à religião, raça, origens e claro, gênero.

Parabéns Wagner!

Quando a Diversidade silenciou a Intolerância

ARTIGO | Por Thiago Quirinoornalista e Secretário de Comunicação de Ribeirão Pires

Page 3: Mais Noticias - Edição 681

acesse www.jornalmaisnoticias.com.br e comente nossas matérias!

METEOROLOGIA

03 RESUMO 25 | junho | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Quinta-Feira 16º 12º 40%0%

0%0%

18º 11º

18º 10º20º 10º

Sábado

Domingo

Sexta-Feira

Máxima Mínima Prob. Chuva

ETEC abre licitação para Cantina

Kaikan sedia campeonato de Shogui

Familiares se despendem de Irmão Nico

A Associação de Pais e Mestres da Etec de Ribeirão Pires anunciou que está aberto o Processo de Licita-ção para a Concessão de Uso das Instalações para a Exploração dos Serviços de Cantina Escolar. Os inte-ressados devem retirar o Edital com as instruções na Diretoria de Serviços Administrativos, entre hoje e o próximo dia 14, das 14h às 19h e das 09h às 11h no dia final de inscrições. A escola fica na Rua Bélgica, 88 – Jardim Alvorada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4823-7456 / 4825-4470 ou pelo e-mail: [email protected].

No próximo sábado (27), a partir das 9h30, o Kai-kan será sede do 39º Campeonato de Shogui (Xadrez Japonês) do Grande ABC. As categorias em disputa serão do 1º ao 4º Dan, que é a categoria principal (Meijin-Sem). Os melhores serão agraciados com troféus. As inscrições custam R$ 35 e poderão ser realizadas uma hora antes do evento. Mais informa-ções pelos telefones 4828-4843, com Matsumoto, ou 2897-7806, com Mestre James.

Faleceu na madrugada do último dia 22, Antônio Mendes, conhecido entre amigos e familiares como irmão Nico. Aos 81 anos, Nico era o ancião mais an-tigo da Congregação Cristã do Brasil. Morador de Ribeirão Pires há mais de 30 anos, Nico era conheci-do por ser um bom cidadão que dedicou sua vida à serviço de Deus e com certeza deixará saudades aos amigos, familiares e fieis da igreja.

FOTO MAIS

FALOU E DISSE

TAPAS E BEIJOS

A pureza e a inocência das crianças são o que faz a todos acreditar em um futuro melhor. Esta imagem foi captada em Rio Grande da Serra, durante uma atividade cultural realizada recentemente no Parque dos Ipês e mostra a harmonia entre cidade e nature-za que tanto queremos em nosso dia a dia.

Nas companhias energéticas que têm praticado

aumentos abusivos em sequencia.

Nos novos Miss e Mister Terceira Idade de Ribei-

rão Pires, eleitos na últi-ma semana.

“Acho que o PT perdeu um pouco a utopia. Hoje a gente só pensa em cargo”

Lula, ex-presidente, sobre o comportamento do PT

“O maior reforço que o Boca teve no último ano foi Ama-rilla” Julio Grondona, ex-dirigente de futebol, indicando manipulação no Corinthians X Boca Juniors de 2013

A pureza da resposta das crianças

CUBINHO | Mario Mastrotti

Rodoviária de Ribeirão entra em obrasApós cerca de 1 mês de obras, que estão sendo rea-

lizadas em toda sua extensão, o Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires já conta com banheiros masculino e femi-nino renovados, com reparos em setores como a rede de esgoto, vasos sanitários e torneiras, entre outros. Tam-bém foi renovado o paisagismo. O restante do Terminal Rodoviário também passará por reforma completa, com destaque para a instalação de portão na entrada e saída e um sistema de reuso da água de chuva.

Page 4: Mais Noticias - Edição 681

04 POLÍTICA 25 | junho | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Câmara aprova redução de salários e jornada para comissionadosNessa quarta-feira

(24), a sessão da Câmara Municipal esteve focada também na Ordem do Dia. Contudo, a produtividade não foi conforme espera-da. Dentre os 24 itens pro-postos, 11 foram adiados. Dos restantes, destaque para o Projeto de Lei n° 037/15, de autoria do Exe-cutivo Municipal, que au-toriza a redução temporá-ria de jornada semanal de

trabalho de funcionários ocupantes de cargos livre provimento de 40 para 34 horas semanais.

A proposta foi apro-vada por 15 votos a 2, vo-tando contra somente a vereadora Diva (PR) e o vereador Renato Foresto (PT). “Eu sou contra a re-dução de salário em qual-quer situação”, afirmou o vereador.

O Executivo justificou

a medida como forma de redução de gastos com folha de pagamento ante a queda na arrecadação municipal. Como reduzir salários seria uma medida ilegal, a Prefeitura sugere redução na jornada de trabalho, que na prática, resultará no corte de 15% dos salários dos funcio-nários comissionados da Prefeitura, inclusive nos vencimentos do próprio

prefeito.Outro Projeto de Lei n°

026/15 (aprovado com vo-tação unânime), também de autoria do Executivo Municipal, denomina de Centro de Formação dos Profissionais da Educação Professora Ivaneide Lins de Carvalho (CEFORPE). O prédio público é loca-lizado na Avenida Pre-feito Valdírio Prisco, 193. (L.B.)

A dor do esqueci-mento I

Essa semana, uma co-nhecida figura da política municipal (que anda meio de lado por estar sem car-go) foi protagonista de uma saia justa daquelas em cena que foi vista por um dos nossos agentes do SIA (Serviço de Infor-mações Anônimas). A fria manhã de inverno pare-cia que iria se tornar mais quente no coração desta pessoa quando ela foi pa-rada por um cidadão que, ao avistá-la, acionou a bu-zina de seu carro.

A dor do esqueci-mento II

Mais do que rapida-mente, o dito cujo se vi-rou, pronto para saudar o fã, potencial eleitor ou o que pudesse ser. En-tretanto, no momento em que esboçou um sorriso, uma reação de satisfação, a dura realidade lhe atra-vessou o peito em uma única lufada, como faria uma faca Ginsu (aquela que, dizem, cortava até as meias Vivarina). O cida-dão queria apenas uma informação – e sequer o reconheceu. Menos mal que nosso herói engoliu o orgulho e, mesmo que a seco, passou a informa-ção para o perdido moto-rista...

Despeitos no primei-ro escalão I

O prefeito Saulo Bene-vides já nomeou ao me-nos 25 pessoas para seu primeiro escalão desde 01 de janeiro de 2013. Alguns tiveram atuação pública curta enquan-to outros permanecem em seus cargos até hoje. Seja qual for a situação, uma pergunta fica no ar: Por que, dentre todos as nomeações de confian-ça, apenas Tales Aramis, o mais novo reforço da

Segurança Pública de Ri-beirão Pires, foi recebido com as pompas em um evento especial para sua nomeação? Essa pergun-ta foi feita por 18 dos 19 secretários de Saulo.

Despeitos no primei-ro escalão II

Tales deveria ter sido nomeado há muito tempo, porém alguns empecilhos impediram sua entrada no Governo Saulo. Quando seu nome foi confirmado como Secretário de Se-gurança, algumas figuras que atuavam nos bastido-res da corporação ficaram desiludidas já que duran-te todo esse tempo traba-lharam duro para galgar as íngremes escadas de ascensão ao primeiro escalão da Administra-ção Municipal. O mesmo aconteceu na SPCI, já que ninguém esperava que Aurélia fosse transferida para a Pasta. Sua nomea-ção foi como um balde de água fria nas pretensões de quem ansiava deixar o cargo como interino para assumir de vez a Secreta-ria de Políticas Comunitá-rias.

João GalãFalando em política,

uma figura carismática da cidade está de sorriso aberto, pronto para uma volta triunfal. Atualmente atuando na área adminis-trativa da Rodoviária, o ex-vereador João Lessa já não esconde a saudade que sente de seus tem-pos de vereador, quando seu escritório ficava do lado oposto do Centro. Segundo pessoas próxi-mas, “João Galã” virá com força total para retomar seu lugar no legislativo da cidade. Há até mesmo quem diga que, no que depender da ala feminina do eleitorado, ele já pode comemorar.

ALÉM DO MAIS Palavra ‘diversidade’ causa polemica na Câmara Municipal

Por Lívia Biazi

Raridade: população comparece em peso na última sessão ordinária antes do recesso dos vereadores

A votação do Plano Municipal de Educação (PME) foi o pivô de uma grande polêmica nesta úl-tima quarta-feira durante a sessão da Câmara Munici-pal. Desde o início dos tra-balhos até a noite, verea-dores e representantes de grupos subiram à tribuna, debateram e se reuniram para questionar a mudan-ça de um dos itens do do-

cumento antes de aprova-lo.

Um parágrafo que as-segura o acesso a matérias didáticos e pedagógicos que incluam as relações étnicos-raciais, educação em direitos humanos, gê-neros e diversidade sexu-al, educação física, edu-cação ambiental, arte e cultura nas escolas para a educação básica, desper-

tou o desentendimento en-tre os vereadores e grupos do GAD-ABC, religiosos e educacionais como Apeo-esp e Apraespi que esta-vam presentes na sessão.

O vereador Banha (PDT) ressaltou sua opi-nião dizendo que “diver-sidade é uma classe e não sinônimo de homossexua-lismo, portanto nós somos favoráveis as minorias”,

enquanto o vereador Sil-vino Castro (PRB) afirmou diversas vezes “nós não podemos alterar a Lei Fe-deral”.

A polêmica da palavra “diversidade” gerou um debate que extrapolou o regimento interno da Casa em diferentes momentos. Um representante de cada grupo teve o direito a pa-lavra para que no fim do debate fosse votado a mu-dança da palavra “diversi-dade” para “minoria” na cartilha da PME. Entretan-to, tudo depende da inter-pretação, pois o plano está divido em oito metas, uma para cada modalidade de ensino que será aplicado para no ensino de jovens e adultos com idades de 18 a 29 anos.

Após as discussões acaloradas foi aprovado a manutenção da palavra “minoria” e o Projeto Mu-nicipal de Educação será encaminhado para a san-ção do prefeito Saulo Be-nevides (PMDB).

Page 5: Mais Noticias - Edição 681

05 POLÍTICA www.jornalmaisnoticias.com.br 25 | junho | 2015

Contribuintes devem ir ao Departamento de Dívida Ativa

Rio Grande inicia REFIS e promove parcelamento de dívidas

A Prefeitura de Rio Grande da Serra anun-ciou o início do Refis, Programa de Recupera-ção Fiscal, uma oportu-nidade para que os con-tribuintes com débitos fiscais possam regulari-zar sua situação.

Desta maneira, os con-tribuintes podem quitar seus débitos como IPTU e ISS, entre outros, com condições especiais de

pagamento, com 100% de descontos em juros e multas para pagamento a vista ou ainda parcelar os débitos em até 36 ve-zes com isenção total de multas.

Os interessados de-vem se dirigir ao Depar-tamento de Dívida Ativa, que fica na Rua do Pro-gresso, 700, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta–feira. (D.M.)

Da Redação

Prefeito tem convidado pessoalmente empresários a investir em Ribeirão Pires

Na contramão da crise que atingiu o Grande ABC, Ribeirão Pires apresenta crescimento no número de contrações formais, aquelas com registro em carteira. Segundo dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Mi-nistério do Trabalho e Emprego, Ribeirão Pires está à frente de todos os municípios da região do Grande ABC.

No ranking, a Péro-

la da Serra aparece em destaque na posição 134, a frente de cidades como São Caetano do Sul (343ª) e Rio Grande da Serra (166ª). Em maio foram re-gistradas 707 admissões de trabalhadores, geran-do um saldo positivo e uma variável de 0,16%. Santo André aparece em 223º, Mauá em 338º, São Bernardo do Campo em 345º e, das cidades da região, Diadema aparece em última colocação, 350ª

no ranking do CAGED.Isso é reflexo de um

trabalho de atração de empresas a cidade, como a Rich do Brasil, que já prevê expansão em até duas linhas de produção. “O investimento da em-presa favoreceu Ribeirão Pires gerando empre-gos, principalmente aos munícipes, oferecendo capacitação e conheci-mento”, disse o diretor geral da fábrica, Cláudio Irie. Outra empresa que

chegou recentemente a cidade foi a AdvanSat, que já fincou raízes na cidade: “Todos os nos-sos funcionários são da cidade, contratados atra-vés do PAT em parceria com a Prefeitura”, afirma Eduardo Matos Levado, controller da empresa.

Empresas já estabe-lecidas na cidade tam-bém estão se benefi-ciando com isenções de ITBI, taxas municipais e ISS. Para o prefeito Saulo Benevides (PMDB), este trabalho desenvolvido no município aumenta a expectativa de um futu-ro melhor. “A política de desenvolvimento eco-nômico tem dado certo e tem tornado Ribeirão Pires uma cidade de oportunidades”, afirma o prefeito. “A Prefeitura trabalha sério para ga-rantir a geração de em-pregos, ampliação da arrecadação fiscal, entre outras melhorias”, con-clui.

CAGED aponta aumento na geração de empregos em Ribeirão Pires

Page 6: Mais Noticias - Edição 681

06 CIDADE www.jornalmaisnoticias.com.br

Da redação

25 | junho | 2015

Camping Municipal ficará em obras por ao menos 18 meses

Novos secretários de Segurança Pública e Política Comunitária são empossados Camping será interditado

para obras do TeleféricoA Prefeitura de Ribei-

rão Pires realizou na última segunda-feira (22) a ce-rimônia de apresentação dos novos secretários. As-sumem, respectivamente, Tales Aramis, policial mili-tar reformado, a Secretaria de Segurança Pública, an-tes era dirigida por Aurélia Coelho Ataíde que, agora é titular de Política Comu-nitária e Institucional.

O prefeito Saulo Be-nevides desconsiderou a possibilidade de novas mudanças no primeiro escalão até o final do ano. Agora secretária de Polí-tica Comunitária, Aurélia

Coelho explicou que aten-deu ao pedido do prefeito e lembrou que já possui experiência na área de Desenvolvimento Social “eu aceito isso como um novo desafio, eu estou aqui para ajudar o prefei-to nessa empreitada, para continuar somando na ad-ministração e na direção da Política Comunitária e Institucional da cidade”. Tales Aramis, preferiu não se pronunciar e afirmou apenas “não sou de falar, mas pode ter certeza que a segurança de Ribeirão vai melhorar muito, isso eu garanto”. (L.B.)

Em breve, o Parque Municipal Milton Marinho de Morais, o popular Cam-ping, será interditado para a realização das obras necessárias ao projeto do Teleférico. A interdição iniciará em julho e durará até o primeiro semestre de 2016, quando deve ser reaberto parcialmente. A previsão é de que as

obras durem ao menos 18 meses.

O projeto do Teleférico de Ribeirão Pires, que terá finalidade turística pre-vê a interligação entre o Complexo Ayrton Senna, o Mirante Santo Antônio e o Parque Milton Marinho de Moraes, com sistema de gôndolas, muito seme-lhante ao que foi instalado

Aurélia Coelho, Saulo Benevides e Tales Aramis

no Santuário Nacional de Aparecida do Norte.

No Parque Municipal Milton Marinho de Mora-es, os visitantes poderão conhecer o Parque Temáti-co Automotivo, que conta-rá a história do setor, que foi fundamental para o de-senvolvimento do Grande ABC. No local, os visitantes poderão encontrar o Mu-seu do Carro, restaurante, cinema tridimensional e outras atrações para pro-porcionar diversão, cultu-ra e informação tanto aos turistas como para a visi-tação de alunos da rede pública como um parque científico.

O projeto também pre-vê conexão com o turismo náutico, já que também será instalado um píer para acesso a um Templo Messiânico, a Torre de Miroku, única reprodução em tamanho natural fora do oriente de um monu-mento localizado em Nara

(Japão). Além disso, have-rá interligação com outros parques da região, como o Estoril, em São Bernardo. No Mirante Santo Antônio, além da escadaria que re-tratará as 15 estações da Via Crúcis em cerâmica, também haverá um Café Panorâmico com vista para a represa e o a cidade.

Desta forma, o Telefé-rico será mais um elemen-to turístico que se somará aos demais já existentes na cidade: as capelas San-to Antônio e Pilar, a Pedra do Elefante, o Mirante São José, os parques Pérola da Serra e Milton de Mo-raes, as diversas trilhas, a represa e a Vila do Doce, que receberão ainda mais destaque com esse novo atrativo. “É um projeto am-bicioso na área do Turis-mo e exige ousadia, mas de forma direcionada e bem planejada”, afirmou o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

Page 7: Mais Noticias - Edição 681

07 CIDADE www.jornalmaisnoticias.com.br

Por Danilo Meira

Zona Azul tem alteração de horário aos sábados

Ribeirão Pires elege novos Miss e Mister 3ª idade

Nova Princesa do Chocolate será eleita amanhã

25 | junho | 2015

Após dois anos de reinado, Nathalia Paes Barbosa (c) passará sua coroa a uma das 14 candidatas

Elisete de Jesus e João de Moraes, Miss e Mister 3ª idade 2015

Em contato com nos-sa redação, alguns leito-res relataram a mudança do horário da Zona Azul em algumas vias do Cen-tro de Ribeirão Pires aos sábados.

Um deles, que pediu para ter seu nome pre-

servado, inclusive, nos relatou ter sido notifica-do e que não tinha conhe-cimento da alteração. Em contato com a Prefeitura, constatamos que, de fato, houve adaptações nos locais de maior trânsito cujas ruas já estão com a

sinalização adequada. Desta forma, o horário

de funcionamento do sis-tema foi prorrogado em duas horas, apenas nes-te dia da semana na: Rua do Comércio; Rua Doutor Felício Laurito; Rua Afrâ-nio Peixoto; Rua João Do-

mingues de Oliveira; Rua Capitão José Gallo; Rua Euclides da Cunha; Rua Padre Marcos Simoni e Rua Cidade de Santos.

As demais vias se-guem com o horário antigo, das 10h às 14h. (D.M.)

No último sábado (20), foi realizada a final do Concurso Miss e Mister 3ª idade de Ribeirão Pires. O evento, que aconteceu na Praça Central, atraiu cerca de duas mil pessoas entre familiares e convidados. Concorreram ao título de Miss e Mister 17 mulhe-res e 7 homens, com ida-de acima de 60 anos. Os vencedores do Concurso Miss e Mister 3ª idade de Ribeirão Pires foram, res-pectivamente, Elisete de Jesus Silva, 73 anos, e João de Moraes, 82 anos.

O júri foi composto por cinco pessoas: a primeira dama, Michelle Benevides; o cabeleireiro, Ítalo Colan-tuano; a proprietária da empresa Cultura S/A, Re-gina Pocay; a chocolateira

Na noite desta sexta (26), Ribeirão Pires irá co-nhecer a nova Princesa do Chocolate, que sucederá a Nathalia Paes Barbosa, eleita em 2013 e irá abri-lhantar a 10ª edição do Festival do Chocolate, que

está previsto para agosto.O concurso, que será

realizado na Praça Central, contará com 14 garotas que irão desfilar beleza, sim-patia e desenvoltura para conquistar o público e os jurados. “Realizei meu so-

nho e vivi essa experiência maravilhosa. Meu reinado ficará sempre marcado em minha memória”, afirmou Nathália já mostrando uma pontinha de saudade de sua coroa.

Ela, aliás, terá parti-

cipação de destaque no concurso, fazendo uma apresentação musical jun-to às candidatas. Segundo a organização, será a gran-de surpresa da noite.

O evento será realizado na Praça Central, que fica na Rua Boa Vista, ao lado da Vila do Doce, a partir das 19h. O evento é aberto e gratuito ao público.

Nova parceria – Para esta edição do Festival do Chocolate, também have-rá novidades na organiza-ção. A Aciarp, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, dará lugar ao Rotary Club, que será responsável pela venda das barracas e de ingressos para os shows. O convênio foi aprovado on-tem pela Câmara na última sessão ordinária antes do recesso.

de Ribeirão Pires, Flora Sa-wada; e a vice-presidente do Fundo Social de Soli-dariedade, Renata Soares, que avaliaram os partici-pantes nos quesitos ele-gância, postura e simpatia.

O objetivo do concurso é elevar a autoestima dos munícipes da melhor idade e promover convívio social entre idosos. “Desejamos que eles se sintam jovens. Há 30 anos eles ficavam

em casa. Hoje estão na rua, praticando exercícios e convivendo com outras pessoas”, contou o mestre de cerimônia, Márcio Men-des, do Trio Los Angeles. (D.R.)

Page 8: Mais Noticias - Edição 681

08 EVENTOS www.jornalmaisnoticias.com.br 25 | junho | 2015

Raul não morreu!

Prefeito vai ao Rotary Club

A banda Ecologia, que está há mais de 30 anos na estrada, esteve no Forasteiros Rock Bar, onde apresentou parte de seu vasto repertório em uma digna homenagem ao pai do Rock Brasileiro, o inesquecível Raul Seixas.

O prefeito Saulo Benevides esteve, na última quinta (18) na reunião realizada no Rotary Club de Ribeirão Pires. Durante o encontro, ele respondeu a diversos questionamentos de membros da entidade e também de convidados.

Público animado marcou apresentação

Prefeito Saulo falou à seleta plateia

Elisete e o vocalista Mauro

Paulo Silotti, Saulo Benevides, Dimas Santos (presidente do Rotary), Mariza Reinhardt e Nelson Dias de Freitas

O vocalista Mauro. Toca Raul!

Plateia acompanha, atenta à explanação

A banda: Ismael, Douglas, Mauro, Wesley, Adhiel e Marcelo

Renato Souza, sócio fundador do Rotary

Page 9: Mais Noticias - Edição 681

09 EVENTOS www.jornalmaisnoticias.com.br 25 | junho | 2015

Sessão Solene celebra 107 anos de Imigração JaponesaNa última sexta (19), o Kaikan (Associação Cultural Nipo Brasileira) foi sede de uma sessão solene em

homenagem aos 107 anos da Imigração Japonesa, marcado pela chegada do navio Kasato Maru ao Brasil, no Porto de Santos, às 17 horas de 18 de junho de 1908.

O evento, presidido pelo vereador Jorginho da Autoescola e prestigiado pelo vereador Hercules Giarola, contou com a presença de membros da Colônia e de autoridades.

Hideyuki Matsumoto, Shizuko Otsubo e Koji Ueda

Ingredientes do Sukiyaki

O presidente do Kaikan, Arlindo Miyazaki, abriu os trabalhos

Mieko Morikawa, Rosa Miyazaki, Antonio Muraki, Dirce Kinai, Hisae Ideriha e Toshie Kawazoe

Tenente Coronel Noda, Luiz Carlos Grecco, Cap. Graziela, Arlindo Miyazaki, Vereador Jorginho, Vereador Hércules, e os senhores Fujimori, Miyaoka, Maki e Murakami compuseram a mesa

O vereador Jorginho da Autoescola representou a Câmara

Alice Unno, Massayoshi Unno, Leda Kamoto, Marie Tokuda, Kiyoko Oe (também homenageada) e Joana Ozawa

Cabo Lucio Trinchinato, Ten. Cel. Marcos Noda, Antonio Muraki, o presidente do Kaikan Arlindo Miyazaki, Cap. Graziela, Sharles Menezes e Yoshio Nakano

Os homenageados Dr. Kentaro Kamoto, seu neto César Kamoto Menezes e o vereador Jorginho da Autoescola

Page 10: Mais Noticias - Edição 681

Roteiro ecológicoapresenta o Circuito das Nascentes

Roteiro ecológicoapresenta o Circuito das Nascentes

O Circuito Roda São Pau-lo é um projeto inovador que tem como objetivo levar turis-tas e munícipes para conhecer pontos turísticos de cidades pertencentes ao Circuito das Nascentes, focando no turismo ecológico. Dentre as cidades participantes estão Ribeirão Pires, Guararema, Guarulhos, Itaquacetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

A equipe do Mais Notícias foi convidada e acompanhou um dos roteiros, realizado na ci-dade de Guararema. A vocação para o turismo ecológico é evi-dente na cidade onde visitamos o Parque Municipal da Pedra

Montada, um local deslumbran-te. Segundo conta a história, o nome foi dado pelas várias pe-dras do local, naturalmente co-locadas umas sobre a outras.

Outro ponto de visitação é a Ilha Grande, parte de um pe-queno território de terra cerca-do pelo rio Paraíba do Sul, for-mando uma ilha fluvial. No local, viviam famílias que foram realo-cadas para outra parte da cida-de, mas continuam trabalhando na conservação do local. Segun-do o morador Pedro Antônio, 61, “os moradores são conscientiza-dos em manter o espaço da Ilha Grande em perfeitas condições de limpeza”.

“Este é um lugar para apro-

veitar a natureza sem ter preocu-pações. Um lugar zen”, explicou a guia Diana Camargo. O local também faz parte do programa municipal Bom Dia Saúde, que tem como o objetivo a prática de atividades físicas em contato com a natureza.

Com saídas de Ribeirão Pi-res, o Roda São Paulo oferece 14 destinos do Circuito das Nas-centes, incluindo o nosso muni-cípio, com ingressos a R$ 10. As saídas são diárias, às 9h, na rua Padre Marcos Simoni, próximo ao Ribeirão Pires Futebol Clu-be e o projeto vai até o próximo domingo (28). Mais informações sobre rotas e ingressos no site www.rodasp.com.

Por Graziela Nunes

SuplEmEnto adicional da Edição 681 - nº 114

Page 11: Mais Noticias - Edição 681
Page 12: Mais Noticias - Edição 681

Piadas PassatemPo

Pensamento do dia

O fraco nunca perdoa. O perdão é característica do Forte.

Gandhi

Loteria da SograO genro vai até o

posto de polícia e fala ao oficial que o aten-de:

-Eu vim dar queixa do desaparecimento da minha sogra.

O policial pergun-ta:

-Faz quanto tempo ela sumiu? Mais que 48 horas?

-Faz duas semanas, doutor - responde o genro.

-E por que você demorou tanto tempo para prestar queixa?

-É que eu não con-seguia acreditar que eu tivesse dado tanta sorte!

Maridos na piscinaA beira da Piscina

do clube, quatro pais

conversam sobre seus filhos:

-Eu tenho cinco ga-rotos, um time com-pleto de basquete - gaba-se o primeiro.

-Pois eu tenho seis, da pra formar uma equipe de vôlei - re-bate o segundo.

-Grande coisa: com os onze que eu tenho lá em casa, formo um time de futebol - exa-gera o terceiro.

Em seguida, um deles se volta para o quarto homem, que continua na sua, quie-to em seu canto e per-gunta:

-E você, quantos fi-lhos tem?

-Filho, nenhum. Mas mulheres, tenho dezoito, um campo de golfe oficial.

12 LAZER www.jornalmaisnoticias.com.br 25 | junho | 2015

Page 13: Mais Noticias - Edição 681

13 IMÓVEIS 25 | junho | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

ClassI MaIsALUGA-SE SOBRADO

Na Praia Grande p/ temporadaE finais de semana

Tr: 4828-3097/ 4823-6204Cel. 9. 7249-8058

VENDO TÍTULO REMIDO MAGIC CITYSem dívidas – sem mensalidadesOportunidade única - R$ 3.800,004827-6181/98077-1780 - c/Josenito

PLANOS DE SAÚDEUni hosp, Santa Helena

Santa Casa de Mauá e outrosTr. F. 4827-7997 – Cel. 9.9786-9207

ALUGA-SE CASA NO CENTRO R. PIRESPara residência -F. 4828-3097

Cel. 9.7249-8058

VENDO TERRENO1600m² - em Munhoz / MGR$ 60 mil – Tel. 9.6402-8173

COMPRO TV LCD – PLASMA,Notebook (tela c/ defeito ect.:)

Eletrônica Perola da Serra Rua Miguel Prisco, 573

Fone: 4828-2788

VD. SITIO EM ITAPEVA – FORMADOSul de Minas – 13 alqueires, casa/ casa caseiroCurral coberto/ baia p/ cavalos, lago e riacho

Na divisa – 9km da Fernão Dias – R$ 990 milAceita troca por terreno no ABC ou apartamento

Fone: 9.8995-8377

VENDO TERRENO DE ALTO PADRÃO – 330m²Jardim Pastoril a 800m do Centro de Ribeirão Pires – Tr. Cel. 9.8995-8377

VENDE-SE TERRENO - JARDIM MIRANTETerreno alto, 253m² - boa topografiaPróximo ao Centro de Ribeirão Pires

R$ 180 mil – Tr. c/ o proprietárioCel. 9.8436-0136

VENDOLoja de roupas completa, ótima localização

No Centro de Ribeirão PiresTr. – 4827-8440 - Cel. 9.4151-8183- (vivo)

VENDO – BAR E RESTAURANTEÓtima clientela motivo aposentadoria

Tr. Fone - 4825-8504

ALUGA-SE CASA 4 COMODOS No Bertoldo – próximo a Escola

Boa Sorte – tratar c/ o proprietárioFones: 9.8021-7719 – 3447-1531

PRECISA-SE VENDEDORAEstou recrutando revendedoras para trabalhar

com vendas de Tupperware e Avon! Fone: 4268-0942

Page 14: Mais Noticias - Edição 681
Page 15: Mais Noticias - Edição 681

15 ESPORTE 25 | junho | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Equipe de GR do Olaria vence 1ª fase do Troféu São Paulo

Dezesseis equipes mantêm vivo o sonho de título no Municipal da Primeira DivisãoForam jogos emocio-

nantes, viradas e goleadas que definiram os 16 melho-res times da cidade que, a partir deste domingo (28), irão lutar pelo título do Campeonato Municipal da Primeira Divisão de Ribei-rão Pires.

As equipes do Cambo-tas, União, Comercial, Bar-ro Branco, Quarta Divisão, Brisão, Vila Suissa, Santa Luzia, Alvinegro, Jardim Luzo, Vasquinho, Valentina, Guanabara, Alve Verde, Maristela e Beija Flor se classificaram após as sete rodadas da fase de clas-

sificação, encerrada no último domingo em que o Grupo B chamou a aten-ção por protagonizar as maiores goleadas do cam-peonato, com o Vila Suissa “encarnando” a Alemanha ao aplicar implacáveis e impiedosos 7 a 0 no Alve Verde e o Comercial, que foi “um pouquinho” menos cruel ao vencer o Jardim Luzo por “apenas” 6 a 1. Menos mal que, apesar da pancada, ambos os derro-tados avançaram.

Quem não teve nada a comemorar foram Parque das Fontes, Vila Gomes,

Alvorada e Vila Suely que foram rebaixadas à segun-dona do ano que vem.

Mata Mata - A partir deste domingo começa a fase decisiva do Campeo-nato Municipal da Primeira Divisão, com a realização de oito partidas definidas de acordo com a classifi-cação geral. Desta forma, o melhor time da primei-ra fase, o Comercial, pega o classificado de menor pontuação, o Barro Branco e assim por diante.

Na Vila Gomes, os jo-gos serão entre Cambotas X União (9h), Comercial X

Barro Branco (11h), Quarta Divisão X Brisão (12h40) e Vila Suissa X Santa Luzia (14h10). Já na Santa Luzia, jogam Alvinegro X Jardim Luzo (9h), Vasquinho X Va-lentina (11h), Guanabara X Alve Verde (12h40) e Ma-ristela X Beija Flor (14h10). As equipes mandantes (em negrito), têm a vantagem do empate, uma vez que o confronto será em partida única. Os vencedores irão às quartas de final, que será disputada no dia 5 de julho. A final está marcada para o dia 26 do próximo mês. (D.M.)

Garotas trouxeram títulos em duas categorias

Por Danilo Meira

No último domingo (14), a equipe de Ginás-tica Ritmica do Olaria, esteve no São Paulo FC, onde participou da 1ª fase do Troféu São Pau-lo de Ginástica Ritmica, competição com séries obrigatórias organizada

pela Federação Paulista de Ginástica (FPG).

A equipe, composta por 35 meninas entre 7 e 17 anos de idade fez bo-nito e, disputando contra outras 18 equipes, trouxe dois títulos para Ribeirão Pires.

A equipe do Olaria foi vencedora no nível A (para meninas até 8 anos). Mais do que isso, as garotas Juliana Zam-pol, Ana Luiza Friederici e Julia Freitas receberam premiação como desta-ques da competição.

O feito se repetiu tam-bém no nível B, que reú-ne meninas entre 9 e 17 anos, com mais três jo-vens atletas, Camilly Ca-nário, Letícia Friederici e Amanda Lopes, receben-do a láurea de destaque. Parabéns garotas!

Page 16: Mais Noticias - Edição 681