Mamoplastia de Aumento 2014

62
CST - ESTÉTICA E COSMÉTICA ESTÉTICA APLICADA NAS INTERVENÇÕES MÉDICAS CORPORAL

Transcript of Mamoplastia de Aumento 2014

Page 1: Mamoplastia de Aumento 2014

CST - ESTÉTICA E COSMÉTICA ESTÉTICA APLICADA NAS INTERVENÇÕES MÉDICAS CORPORAL

Page 2: Mamoplastia de Aumento 2014

CST - ESTÉTICA E COSMÉTICA ESTÉTICA APLICADA NAS INTERVENÇÕES MÉDICAS CORPORAL

• REFERENCIAS BÁSICAS • KEDE, Maria Paulina Villarejo(Ed); SABATOVICH,

Oleg(Ed); Dermatologia estética, São Paulo: Atheneu, 2004.

• GUIRRO, Elaine Caldeira de O; GUIRRO, Rinaldo Roberto de J; Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias, Barueri: Manole, 2004, 2006.

Page 3: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Foi Gersunny, em 1889, um dos primeiros a se

ocupar do problema das hipomastias, para cuja correção utilizava parafina através de injeções percutâneas.

• O entusiasmo inicial foi logo seguido por desapontamentos, em virtude do grande número de complicações delas decorrentes entre elas: cegueira por embolia da artéria central da retina, embolias pulmonar e cerebral, parafinomas e fistulas.

Page 4: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 5: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Dados da última pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de

Cirurgia Plástica, revelam que o implante de prótese silicone nos seios ultrapassou até mesmo a lipoaspiração, no ranking das cirurgias plásticas mais requisitadas no ano de 2009.

Vários são os motivos pelo quais as mulheres optam pela cirurgia de

inclusão de prótese de silicone, entre os mais comuns temos: 1. - aumento dos seios para que se tornem mais proporcionais com

o restante do corpo 2. - recuperar o volume e formato dos seios após gravidez e/ou

amamentação 3. - equilibrar diferenças anatômicas existentes entre os seios ou

reconstruir com sucesso um seio perdido na mastectomia.

Page 6: Mamoplastia de Aumento 2014

Mas a mamoplastia de aumento com silicone também pode resolver "parcialmente" situações como as descritas

nos casos apresentados abaixo: • Seios assimétricos • Algumas mulheres

desenvolvem naturalmente seios com tamanhos diferentes. Se a diferença de tamanho entre os seios não for muito grande, pode-se eliminar completamente esta diferença ao colocar um implante de silicone maior no seio menor. Mas se a diferença for muito grande, pode ser necessária uma cirurgia de mamoplastia redutora para diminuir o seio maior a fim de deixá-lo proporcional ao seio menor que recebeu o implante de silicone.

Page 7: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Seios tubulares • No caso de seios tubulares

(pequenos e pontudos), a mamoplastia de aumento pode contribuir em um grau limitado. Para qualquer cirurgião plástico é sempre um desafio alcançar a perfeição em seios tubulares porque a colocação do implante de silicone por detrás do tecido mamário pode causar o efeito de "bolha dupla" ou o implante pode provocar um montículo na parte superior do seio e a parte inferior pode não acompanhar o novo volume.

Page 8: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Seios caídos e vazios • Certamente que a

mamoplastia de aumento pode preencher a pele extra, aumentando a parte superior dos seios e tornando-os maiores. No entanto, a mamoplastia de aumento não levanta o mamilo e não reduz o excesso de pele. Se os seios forem muito caídos, é necessário considerar a possibilidade de uma mastopexia em combinação com a mamoplastia de aumento.

Page 9: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Seios distantes entre si • A título de valores culturais,

quando os seios estão próximos um do outro, eles são considerados mais atraentes. Por este motivo, muitas mulheres esperam aumentar e aproximar os seios através da mamoplastia de aumento. No entanto, apenas porque os seios se tornarão maiores não significa que eles também se tornarão mais próximos. É importante saber que os implantes utilizados na mamoplastia de aumento não mudam a posição dos seios, eles apenas aumentam os seios - ou seja, se os seios estão muito espaçados antes da mamoplastia de aumento, provavelmente eles continuarão muito espaçados depois da mamoplastia de aumento.

Page 10: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Seios com formas pouco comuns • Em alguns seios, os mamilos

estão apontando um pouco para fora ou para baixo. Embora o cirurgião possa fazer pequenos ajustes e posicionar os implantes de silicone para amenizar esta característica estética, provavelmente os seios continuarão a apresentar o mesmo problema após a mamoplastia de aumento, pois essa característica dos seios não pode ser eliminada. Se este for seu caso, então você precisa discutir em detalhes estas questões com seu cirurgião plástico antes da sua mamoplastia de aumento.

Page 11: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Mamilos invertidos

• Os canais mamários que ligam o mamilo à glândula mamária podem, por vezes, encurtar-se e puxar os mamilos para dentro da aréola, causando o efeito de "mamilos invertidos“.. Esta imperfeição estética pode ser resolvida juntamente com a mamoplastia de aumento ou através de procedimento isolado.

Page 12: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Mamilos grandes

• Muitas mulheres desenvolvem mamilos grandes e caídos após a amamentação. Juntamente com a mamoplastia de aumento o mamilo pode ser cirurgicamente posicionado para dentro do seio, proporcionando melhor harmonia estética.

Page 13: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• Aréolas largas • O alargamento da aréola

geralmente ocorre após a amamentação e normalmente está presente em seios grandes. Quando o tamanho da aréola é desproporcionalmente maior ao tamanho do seio, causa a aparência de envelhecimento. Durante a mamoplastia de aumento é possível reduzir o tamanho da aréola para melhor corresponder ao novo tamanho dos seios.

Page 14: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• O que é importante saber?

• Toda mulher que deseja se submeter a uma mamoplastia de aumento com implantes de silicone deve analisar com cuidado algumas questões importantes como sobre o local da incisão cirúrgica por onde serão introduzidos os implantes de silicone nos seios, sobre a posição do implante nos seios, bem como sobre o tamanho, a forma e a textura dos implantes de silicone.

Page 15: Mamoplastia de Aumento 2014

PROTESE

Os implantes de silicone são de dois tipos: • a protese cheia com gel de silicone • e a protese preenchida com solução salina.

A realidade é que não existe nenhum estudo científico

válido que comprove que os implantes de silicone não sejam muitas das vezes os causadores do câncer de mama ou de doenças na pele . No entanto, existem resultados que demonstram que a incidência de câncer de mama e outras doenças é a mesma em pessoas que têm implantes de silicone e sem implantes. Nos E.U.A . só é aceite o implante de silicone apenas para a reconstrução da mama e os recheios preenchidos com solução salina para a cirurgia estética mamoplastia de aumento

Page 16: Mamoplastia de Aumento 2014

PROTESE

• No resto do mundo o tipo de prótese a ser usada é uma decisão conjunta entre o cirurgião e o paciente, após uma análise cuidadosa de cada caso . Nos seios atrofiados os implantes mamarios são a melhor alternativa para um bom resultado estético.

• As Mulheres com implantes podem engravidar e amamentar. Ainda não foi demonstrado casos de que o silicone tivesse passado para o leite.

• Os implantes de silicone passaram todos os testes necessários para serem considerados seguros. No entanto, é aconselhável mudarem-se entre cada 8 e 10 anos após a colocação , para evitar a erosão e evitar a ruptura do seu conteúdo para o nosso organismo .

Page 17: Mamoplastia de Aumento 2014

PROTESE

• Já as proteses de soro fisiológico não requerem essa precaução de o saco se desgastar e rasgar (romper) pois o conteúdo encontrado no interior é reabsorvivel.

• No entanto, estes têm outros inconvenientes: podem parcialmente ou completamente esvaziar-se um ou ambos os implantes, são mais insensiveis ao toque, ás sensações de temperatura por vezes (fria), e têm uma particularidade que tem a ver como o som (consegue ouvir-se o som do movimento da água se existirem bolhas de ar no seu interior )

Page 19: Mamoplastia de Aumento 2014

Local da Incisão

• INFRAMAMÁRIA:

Prós: Rápida execução cirúrgica e melhor simetria Contras: Maior probabilidade de deixar cicatriz visível.

• PERIAREOLAR: Prós: Disfarça bem a cicatriz e melhor simetria Contras: Maior probabilidade de dormência nos mamilos.

• AXILAR: Prós: Disfarça bem a cicatriz Contras: Maior probabilidade de assimetria e execução cirúrgica mais prolongada.

Page 20: Mamoplastia de Aumento 2014

Local da Incisão Cirúrgica na Mamoplastia de Aumento:

• Na silhueta embaixo dos seios (Infra mamária)

• Provavelmente, este é o método mais utilizado. A cicatriz fica escondida ao longo da silhueta natural na parte inferior do seio. Esta técnica oferece ao cirurgião excelente visibilidade das estruturas anatômicas dos seios durante a mamoplastia de aumento. Mas se a cicatriz curar-se mal, ela pode ficar visível quando você estiver deitada ou nua.

• Ao redor da aréola (Peri areolar)

• A incisão ao redor da aréola foi concebida para camuflar melhor a cicatriz. Por causa da transição natural da cor nesta área, a cicatriz dificilmente torna-se visível. No entanto, uma vez que o mamilo é o ponto focal dos seios, qualquer imperfeição cirúrgica ficará evidente, não importa quão pequena ela possa ser. Além disso, há um risco ligeiramente maior de dormência no mamilo.

Page 21: Mamoplastia de Aumento 2014

Local da Incisão Cirúrgica na Mamoplastia de Aumento:

• Na axila (Axilar)

• Como a incisão axilar situa-se mais longe do local onde os implantes de silicone são acomodados, esta técnica apresenta alguns desafios adicionais aos cirurgiões, a mamoplastia de aumento através desta técnica apresenta maior possibilidade de assimetria entre os seios.

• Para minimizar a possibilidade assimetria, alguns cirurgiões executam a mamoplastia de aumento axilar com o uso de um endoscópio que possibilita ao cirurgião criar bolsas mais simétricas em ambos os seios. Mesmo assim, é difícil obter simetria absoluta.

• Muitos cirurgiões plásticos utilizam essa técnica somente para implantes que são colocados atrás do músculo .

• A colocação de implantes em frente do músculo através desta incisão implica em maior desafio técnico, portanto essa técnica não é praticada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

• Outra questão a considerar é que se houver algum problema no pós-operatório que exija um procedimento cirúrgico emergencial.

• A cicatriz fica bem escondida na axila, mas pode ser visível ao levantar os braços.

Page 22: Mamoplastia de Aumento 2014

Umbilical (técnica de TUBA):

• A incisão T.U.B.A. (transumbilical breast augmentation - aumento de mama trans-umbilical) ou incisão no umbigo é feita na margem do umbigo.

• Após feita a incisão, com a ajuda de um o endoscópio, cria-se um caminho, como se fosse um túnel, através da gordura subcutânea por todo o caminho até a mama.

• O implante inflável, ainda murcho, é enrolado e puxado através do túnel até o local. Feito isso, o implante inflável é preenchido com soro fisiológico (solução salina) e posicionado corretamente, finalizando então, o médico, com a sutura.

• Este tipo de incisão é muito rara aqui no Brasil, sendo bastante utilizada nos Estados Unidos.

Page 23: Mamoplastia de Aumento 2014

Subglândular ou Submuscular

• SUBGLÂNDULAR: Prós: Rápida execução cirúrgica com recuperação mais confortável Contras: Maior probabilidade de contratura capsular e interferência com a mamografia.

• SUBMUSCULAR: Prós: Baixa probabilidade de contratura capsular e menor interferência com a mamografia Contras: Execução cirúrgica mais prolongada com recuperação lenta e mais desconfortável

Page 24: Mamoplastia de Aumento 2014

Posição dos Implantes de Silicone

na Mamoplastia de Aumento

• Em frente do músculo do peito (Subglândular) • Posicionar os implantes de silicone em frente ao músculo

oferece diversas vantagens. A principal é porque se trata de uma pequena cirurgia com recuperação confortável e rápida na qual os seios imediatamente tornam-se atraentes porque o inchaço é mínimo.

• Esta técnica é mais bem indicada para mulheres que tenham adequada gordura corporal ou suficiente tecido mamário para servir de almofada entre o implante e a pele.

• A principal desvantagem é que o implante nesta posição apresenta maior risco de contratura capsular e maior interferência com exames de mamografia. Mulheres com pele fina ou seios muito pequenos são mais susceptíveis a sentir o implante através da pele.

Page 25: Mamoplastia de Aumento 2014

Dualplane e Subfascial

•DUALPLANE : •técnica dupla (“dual-plane”): a porção superior da prótese fica atrás do músculo peitoral e a parte de baixo da prótese fica na frente do músculo. Essa técnica procura associar as vantagens das duas técnicas acima, diminuindo suas possíveis complicações.

•SUBFASCIAL: •abaixo da fáscia do músculo peitoral Uma eventual vantagem deste plano seria um resultado mais duradouro, pois a ptose mamária (caimento) demoraria mais para acontecer, devido a hipotética sustentação que a fáscia oferece.

Page 26: Mamoplastia de Aumento 2014

Posição dos Implantes de Silicone

na Mamoplastia de Aumento

• Atrás do músculo do peito (Submuscular) • Posicionar os implantes de silicone atrás do músculo oferece

menor taxa de contratura capsular e menor interferência nos exames de mamografia. Mulheres magras ou com seios pequenos obtêm melhor resultado estético com o implante de silicone nesta posição, isto ocorre porque o músculo serve de almofada entre o implante e a pele dos seios.

• Após a cirurgia de mamoplastia de aumento, o implante de silicone nesta posição exige um período mais longo de recuperação com maior desconforto e inchaço.

• É pouco recomendado para mulheres desportistas porque pode haver uma leve distorção ou deslocamento dos implantes de silicone dentro dos seios ao flexionar o músculo peitoral durante os exercícios físicos.

Page 27: Mamoplastia de Aumento 2014

Grandes ou Moderados

• Tipicamente, o tamanho do implante de silicone varia de 200ml a 600ml, embora implantes com tamanhos ainda maiores ou menores estejam disponíveis. À medida que o volume do implante aumenta, o mesmo acontece com o seu diâmetro e projeção.

Page 28: Mamoplastia de Aumento 2014

Tamanho dos Implantes de Silicone

na Mamoplastia de Aumento

• Quanto maior o implante, maior o seu potencial de deslocamento dentro do seio

• É importante discutir também a proporção do tamanho desejado dos seios em comparação ao resto do corpo. Algumas mulheres procuram aumentar os seios para que eles apenas fiquem proporcionais ao resto do corpo - mas há outras desejam que o tamanho seja desproporcionalmente maior que o restante do corpo.

• A opinião do cirurgião plástico é particularmente especial neste momento. Lembre-se que a boa comunicação é fundamental e que quanto mais honesta a paciente for consigo mesma e com seu cirurgião plástico a respeito do tamanho desejado para seus seios, maior será o grau de satisfação com a sua mamoplastia de aumento.

Page 29: Mamoplastia de Aumento 2014

Anatômico ou Redondo

• O implante de silicone redondo é concebido para conferir ao seio a aparência de "hambúrguer" enquanto o implante anatômico é concebido para conferir maior volume na parte baixa do seio.

Page 30: Mamoplastia de Aumento 2014

Redondo ou Anatômico e Cônica

Page 31: Mamoplastia de Aumento 2014

Forma dos Implantes de Silicone na Mamoplastia

de Aumento

• Implante anatômico de silicone Como a parte baixa do seio é mais ampla, alguns cirurgiões plásticos preferem o implante de silicone no formato anatômico, também chamado de implante oval ou gota. Alguns cirurgiões afirmam que a forma anatômica proporciona um resultado mais natural. Se o implante anatômico rodar levemente ele pode causar uma ligeira assimetria entre os seios. Para reduzir o risco de rotação, alguns cirurgiões plásticos recomendam que o implante anatômico seja texturizado.

• Implante redondo de silicone A grande vantagem do implante de silicone no formato redondo é que ele pode rodar livremente sob o seio sem causar conseqüências estéticas. • Poliuretano O diferencial da Prótese de Silicone revestida com espuma de Poliuretano Pitanguy/Rebello está em seu design: a borda do Implante foi especialmente desenhada para não marcar em pacientes mais magras e de pele fina, pois sua costura não fica aparente nem palpável.

Page 32: Mamoplastia de Aumento 2014

Liso ou Texturizado

• Textura dos Implantes de Silicone na Mamoplastia de Aumento

• Implante liso • Oferece menor taxa de enrrugamento e

maior taxa de deslocamento quando comparado ao implante com revestimento texturizado.

• Implante texturizado • Como o implante texturizado tem

superfície áspera, uma que ele esteja vez implantado, ele tende a permanecer na posição porque sua superfície áspera se adere aos tecidos do seio. O revestimento texturizado foi concebido também para oferecer menor risco de contratura capsular, embora alguns cirurgiões plásticos afirmem que a taxa de contratura capsular é comparável ao implante de textura lisa. Porém o implante texturizado é mais propenso a acumular fluidos ao seu redor.

Page 33: Mamoplastia de Aumento 2014

Poliuretano: os Implantes Mamários

Pitanguy/Rebello

• A Prótese Silicone mais utilizada é constituída por membrana fina de elastômero de silicone e preenchidas por gel de silicone de alta coesividade e com revestimento externo de espuma de poliuretano. A alta coesividade proporciona mais segurança em razão de não deixar que o silicone se espalhe pelo corpo em lugares indesejados no caso de ruptura, como era comum no início da introdução da Prótese de Silicone no Brasil há mais de 30 anos.

• É por este motivo que a maioria dos médicos utilizam os Implantes Mamários revestidos com espuma de poliuretano Pintaguy/Rebello, da marca Silimed, em todas suas Cirurgias de Implantes de Silicone.

• Além disso, a Prótese Silicone revestida com espuma de poliuretano possui a menor taxa de contratura do mercado e é uma tecnologia nacional. Os Implantes de Silicone da Silimed, têm dez anos de garantia contra contratura (“rejeição”). Como se não bastasse, o Comitê Europeu de Prótese de Silicone considerou o Implante de Silicone da Silimed (Indústria Brasileira) com gel de alta coesividade e revestimento de poliuretano a melhor Prótese do mundo.

Page 34: Mamoplastia de Aumento 2014

A Cirurgia Plástica

• Inicia-se a Cirurgia de Prótese Silicone com a paciente sob anestesia (peridural ou local) e sedação.

• o medico faz a incisão e cria um espaço, normalmente retroglandular, para colocação da Prótese Silicone.

• A hemostasia ou cauterização é feita cuidadosamente com o bisturi elétrico para evitar sangramentos futuros.

• Durante o procedimento é colocado um dreno de aspiração bem fino, que se exterioriza pelas axilas para permitir que a Prótese de Silicone fique sempre seca, pois o organismo tem a tendência a acumular cerca de 100ml de líquido em cada espaço criado para a colocação dos implantes de silicone nas primeiras 24 horas.

Page 35: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 36: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 37: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 38: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 39: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 40: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 41: Mamoplastia de Aumento 2014
Page 42: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 43: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 44: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 45: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 46: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• A sutura interna (fechamento interno) da incisão é feita com o fio de sutura VICRYL (subcutâneo e subdérmico), composto pelo Ácido Poliglicólico, que é sintético e absorvível, desaparecendo do organismo em três meses.

• A parte externa é selada com Cola de Cianoacrilato, que permite chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples convencionais, além de mais segura e de permitir uma cicatriz esteticamente melhor.

Page 47: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 48: Mamoplastia de Aumento 2014

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Page 49: Mamoplastia de Aumento 2014

CICATRIZ NA MAMOPLASTIA DE AUMENTO

• A cicatriz resultante da incisão submamária é praticamente

imperceptível e o campo operatório que a incisão oferece possibilita dissecção sob visão direta e hemostasia perfeita, o que dificilmente se conseguirá com incisões menores ou a distância.

• Por outro lado, as cicatrizes no mamilo, ao contrário do que se tem divulgado, são frequentemente bem visíveis, em consequencia de pequenas discromias ou retrações.

• Este aspectos devem ser levados em considerações no momento da escolha.

Page 50: Mamoplastia de Aumento 2014

Orientações do pós-operatório são:

• A Hidratação da Pele das Mamas: a hidratação da Pele das Mamas pode

ser feita com o Óleo de Rosa-Mosqueta. Nos casos de peles muito secas e frágeis o recomendado é de duas aplicações diárias.

• O Curativo;

• O Sol: a paciente que realizou a Cirurgia deve evitar o sol por seis meses, sendo que após o terceiro mês fica autorizado pegar o sol do começo da manhã (das 8h às 10h) e do final do dia (a partir das 16h) com filtro solar fator 30 ou 40 nas cicatrizes;

• O Soutien (Sutiã): o sutiã recomendado no pós-operatório é um soutien sem costura, geralmente com corte feito a laser, que seja confortável que não aperte os seios, não devendo ter aro ou bojo, sendo usado somente para dar conforto as mamas pois ele não tem, neste caso, função de sustentação. Deverá ser utilizado por dois meses (60 dias);

Page 51: Mamoplastia de Aumento 2014

Orientações do pós-operatório são:

• O Fumo: a paciente não deve fumar quinze dias antes e nem quinze dias depois de realizada a Cirurgia;

• A Dieta: totalmente livre. A alimentação deverá continuar normalmente, como de costume da paciente. Isso inclui dizer que comer ovo, peixe, carne de porco e chocolate está autorizado;

• O Descanso: nos primeiros 30 dias de Cirurgia a paciente deverá dormir de barriga para cima. Passado o primeiro mês da Cirurgia, a paciente poderá dormir de lado e é só a partir do segundo mês que poderá dormir de bruços;

• As Atividades Físicas: até o primeiro mês não é recomendável carregar peso e nem realizar esforços físicos. A paciente deve evitar realizar atividades físicas leves no primeiro mês, tendo sempre em mente que as atividades mais pesadas, ficam autorizadas somente após o segundo mês

Page 52: Mamoplastia de Aumento 2014

Orientações do pós-operatório são:

• O Ambiente: dar sempre preferência a ambientes frescos, com ar-condicionado, se possível, lembrando sempre que o calor faz aumentar o inchaço dos seios

• O Movimento dos Braços: Como a própria paciente é operada com os braços abertos, depois da Cirurgia de Prótese Silicone, pode-se realizar os movimentos todos com os cotovelos abaixo do nível dos ombros. Pode-se, inclusive, pentear os cabelos e escovar os dentes.

• A Direção: é somente nas três primeiras semanas após feita a Cirurgia que a paciente não deve dirigir;

• Após um mês, o medico já deixa liberado para que a paciente durma de lado, faça caminhadas leves, ande de bicicleta, dirija (após 3 semanas), levante os braços, carregue pesos leves (até 10 kg) e namore. Em dois meses, pode-se realizar qualquer atividade física, inclusive academia com peso. Lembrando sempre que o uso do soutien cirúrgico se faz necessário por dois meses após a Cirurgia Plástica.

Page 53: Mamoplastia de Aumento 2014

A Amamentação e a Cirurgia Plastica de Prótese de Silicone.

É possível?

• De um modo geral, a colocação da Prótese de Silicone não

interfere com a amamentação, mesmo sendo a Cirurgia realizada pela técnica Peri areolar Inferior, pois esta preserva metade dos ductos lactíferos, que já são suficiente para a perfeita amamentação. Além disso, passado algum tempo, ocorre uma recanalização de boa parte daqueles ductos lactíferos que foram seccionados na Cirurgias.

• Contudo, é recomendado que a paciente espere aproximadamente um ano após o período de amamentação para realizar a Cirurgia de Aumento das Mamas.

Page 54: Mamoplastia de Aumento 2014

Rejeição da Prótese de Silicone (Contratura Capsular)

A contratura capsular é a cicatrização esférica, devido a forma da

Prótese de Silicone, com a excessiva contração da cápsula (tecido de cicatrização) que envolve o Implante Mamário. A rejeição da Prótese de Mama é a contratura capsular em grau avançado.

Baker classificou os graus de contratura capsular conforme segue abaixo:

• Grau 1 - não visível e não palpável; a mama é semelhante a uma mama não operada;

• Grau 2 (mínimo) - palpável mas não visível; • Grau 3 (moderado) - palpável e visível, cápsula distorcida porém

sem dor; • Grau 4 (grave) - palpável e visível, distorção marcada, mama

endurecida e com dor constante.

Page 55: Mamoplastia de Aumento 2014

Rejeição da Prótese de Silicone (Contratura Capsular)

• Os graus 1 e 2 são considerados normais em quem realiza a

Cirurgia Plástica de Implantes de Silicone e nada se faz, não necessitando de tratamento.

• Considera-se “rejeição”, como popularmente conhecida, quando a contratura ocorre em grau 3, um grau considerado moderado, com deformidade que modifica a mama e a desloca superiormente, dando a sensação de ela estar apertada e endurecida, bem como no grau 4, que é considerado o mais grave pois a contratura está palpável, visível e a cápsula marcadamente distorcida, fazendo com que a paciente sinta dores constantes.

• O diferencial, cientificamente comprovado, da Prótese revestida com poliuretano é que a maioria das pacientes que a utilizam, apresentam grau 1 de contratura de Baker como qualquer outra, porém, suas chances de avançar para outro grau de contratura são ínfimas.

Page 57: Mamoplastia de Aumento 2014

O Tratamento da Contratura Capsular (“Rejeição”)

• Antigamente, contratura capsular era tratada com a manobra

manual externa de torção e aperto da mama, até a ruptura da cápsula, porém, esta manobra caiu em desuso por ser traumática e poder danificar a Prótese de Silicone.

• Quando a contratura capsular se encontra nos graus 3 e 4, os tratamentos realizados pelo medico são os seguintes:

• capsulotomia – incisões são feitas na cápsula com o objetivo de relaxá-la;

• capsulectomia - consiste na retirada total da prótese com reposicionamento dos implantes.

• Quando se trata a cápsula ela volta a ser grau 1 ou 2 de Baker.

• Não cabe ao cirurgião qualquer responsabilidade em gastos futuros com reintervenções que porventura sejam necessárias, decorrentes de retrações capsulares, endurecimento das mamas, rupturas tardias das próteses ou seu eventual esvaziamento.

Page 58: Mamoplastia de Aumento 2014

As Estrias e a Cirurgia Plástica de Prótese de Silicone

• As mamas que ficam com a pele com fragilidade aumentada pela

colocação das Próteses de Silicone podem desenvolver estrias sim, justamente por este estiramento que o volume da Prótese causa, principalmente enquanto o inchaço está maior.

• Algumas raras alterações hormonais também podem facilitar esta ocorrência.

Page 59: Mamoplastia de Aumento 2014

Em quanto tempo devo trocar meu Implante de Silicone?

• Depende. Embora os Implantes de Silicone não tenham limite de vida útil

reconhecido ou estipulado pelo meio científico, a Silimed define um período médio de dez anos como vida útil esperada dos Implantes de Silicone. Tal parâmetro pode ser alterado caso surja uma razão que a justifique. Atualmente, temos conhecimento de diversas pacientes no Brasil e no exterior com o mesmo implante há mais de 20 anos sem quaisquer problemas. A paciente deve ser acompanhada periodicamente para que seja avaliada a necessidade de troca do implante. O medico recomenda a realização de um estudo com ressonância magnética anual após o décimo ano com prótese de silicone e realiza a troca dos implantes quando o exame mostra alterações ou quando a paciente assim deseja, a partir dessa época. Em média, os implantes são trocados entre 10 e 15 anos após sua colocação, pois com 20 anos, 95% dos exames de ressonância magnética mostram que as proteses de silicone já deveriam ter sido trocadas.

Page 60: Mamoplastia de Aumento 2014
Page 61: Mamoplastia de Aumento 2014
Page 62: Mamoplastia de Aumento 2014

OBRIGADO.