Manchas de Pele

4
MANCHAS DE PELE É praticamente inevitável: com o tempo, os procedimentos depilatórios desencadeiam manchas escurecidas na pele. Dermatologistas explicam porque isso acontece, revelam como prevenir e entregam quais são as opções mais eficientes para recuperar o tom uniforme da pele. Causas do escurecimento A médica Tatiana de Paulla, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que em maior ou menor escala todos os procedimentos podem desencadear manchas. “O ato depilatório, seja através da puxada da cera ou do uso de ativos que destroem o pelo, provocam um trauma na pele. Perante isso cada organismo se comporta de uma maneira diferente, mas a reação natural como defesa é o aumento da produção de melanina – o pigmento responsável pela cor da pele. Desse modo, a região afetada tende a escurecer”. Cremes depilatórios: Segundo Tatiana, existem basicamente duas possibilidades desencadeadas pelo uso de cremes depilatórios. A primeira é em caso de alergia e a segunda é não respeitar as instruções de uso - por isso ela ressalta a importância de fazer o teste do toque. “Teste um pouco do produto em uma pequena área do braço. Deixe o creme agir pelo tempo recomendado e remova o produto com água em abundância. É necessário esperar 24 horas para verificar se a pele não demonstra algum tipo de reação alérgica. Em caso de sensação de queimadura, ardor ou vermelhidão, não hesite em retirar o creme imediatamente e lavar a região com água fria. E, é claro, buscar alternativas para eliminação do pelos”. A especialista também sinaliza outros cuidados para evitar as temidas manchas: “espere 24 horas antes de usar produtos de base alcoólica, como: desodorantes, loções adstringentes e perfumes. Para finalizar a remoção, nunca utilize lâminas ou ceras, nem reaplique o produto em um prazo inferior a 72 horas”. Cera quente: O calor e puxada da cera são praticamente

description

Manchas na pele - artigo

Transcript of Manchas de Pele

Page 1: Manchas de Pele

MANCHAS DE PELE

É praticamente inevitável: com o tempo, os procedimentos depilatórios desencadeiam manchas escurecidas na pele. Dermatologistas explicam porque isso acontece, revelam como prevenir e entregam quais são as opções mais eficientes para recuperar o tom uniforme da pele.

Causas do escurecimentoA médica Tatiana de Paulla, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que em maior ou menor escala todos os procedimentos podem desencadear manchas. “O ato depilatório, seja através da puxada da cera ou do uso de ativos que destroem o pelo, provocam um trauma na pele. Perante isso cada organismo se comporta de uma maneira diferente, mas a reação natural como defesa é o aumento da produção de melanina – o pigmento responsável pela cor da pele. Desse modo, a região afetada tende a escurecer”.

Cremes depilatórios: Segundo Tatiana, existem basicamente duas possibilidades desencadeadas pelo uso de cremes depilatórios. A primeira é em caso de alergia e a segunda é não respeitar as instruções de uso - por isso ela ressalta a importância de fazer o teste do toque. “Teste um pouco do produto em uma pequena área do braço. Deixe o creme agir pelo tempo recomendado e remova o produto com água em abundância. É necessário esperar 24 horas para verificar se a pele não demonstra algum tipo de reação alérgica. Em caso de sensação de queimadura, ardor ou vermelhidão, não hesite em retirar o creme imediatamente e lavar a região com água fria. E, é claro, buscar alternativas para eliminação do pelos”. A especialista também sinaliza outros cuidados para evitar as temidas manchas: “espere 24 horas antes de usar produtos de base alcoólica, como: desodorantes, loções adstringentes e perfumes. Para finalizar a remoção, nunca utilize lâminas ou ceras, nem reaplique o produto em um prazo inferior a 72 horas”.

Cera quente: O calor e puxada da cera são praticamente fatais: sim, eles traumatizam a pele. “Lesões e manchas estão ligadas, sobretudo, à temperatura da cera. Nesse sentido, é fundamental entregar-se aos cuidados apenas de profissionais experientes. A dica também é válida para quem realiza o procedimento em casa, por conta própria”, alerta Tatiana que também recomenda hidratação intensa pré e pós-depilatório, inclusive, com o uso de pomadas à base de vitamina B5, lanolina e óleo de amêndoas. A formulação, segundo a médica, é poderosa e pode ser facilmente encontrada nas pomadas antiassaduras de bebê.

Lâmina: O uso da lâmina, no sentido do crescimento do pelo, é um dos menos traumáticos. Nesse caso os riscos se configuram de outra maneira. O primeiro deles está no risco de cortes – assim, atentar-se para a qualidade, conservação e durabilidade do aparelho é fundamental. “Em muitas pessoas, o contato da pele com o metal desencadeia coceiras – que até mesmo no curto e no médio prazo podem causar pequenos machucados cujo processo de cicatrização escurece a cútis”, comenta Tatiana que recomenda esfoliação das regiões a serem depiladas uma vez por semana. “O uso da

Page 2: Manchas de Pele

esponja vegetal com sabonete hidratante ou antisséptico remove as células mortas diminuindo as chances de pelos encravados e da foliculite – inflamação desencadeada quando esse quadro se agrava”.

Tratamentos recomendadosCosméticos: Cremes clareadores, normalmente à base de ácido kójico, arbutin e hidroquinona, podem dar conta das manchas mais recentes. A concentração dos ativos bem como a combinação dos mesmos, a periodicidade e a durabilidade do tratamento sempre irão depender do tipo de pele e do grau da mancha – o que apenas um médico especialista pode avaliar com segurança. Não arrisque. Utilizar clareadores sem a devida orientação pode causar queimaduras – sobretudo em peles sensíveis – e, consequentemente agravar o cenário.

Peeling: Tatiana destaca o peeling de diamante, técnica ministrada com uma espécie de caneta, cuja ponteira elimina a camada mais superficial da pele, eliminando, desse modo, cicatrizes e manchas. “Por ser tratar de um procedimento de microdermoabrasão não necessita de recuperação e pode ser feita em qualquer época do ano desde que após o procedimento a pele não seja exposta ao sol e siga protegida com filtro solar FPS 30, no mínimo. Outra vantagem é que a cútis também ganha um toque mais suave e aveludado”. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo pesquisa realizada pela reportagem nos meses de setembro e outubro, a sessão tem preço médio de R$ 100,00. O número de sessões necessárias serão determinadas pelo médico especialista após análise das manchas.

Laser: Entre os aparelhos disponíveis no mercado, Tatiana destaca o Laser Fracionado de CO2. “Essencialmente, a energia emitida pelo laser é absorvida pela água presente nas células da pele. Esse processo promove a vaporização das células que, consequentemente, deixam um espaço de regeneração na pele. A recuperação varia de acordo com a potência usada no tratamento. Quanto mais agressivo, mais resultados, porém, mais tempo para a cútis se recompor”.

PrevençãoTão importante quanto tratar as manchas da pele é tomar certos cuidados para prevenir o aparecimento delas. A dermatologista Érica Manhoto, de Belo Horizonte, elenca quatro precauções essenciais:

1 - Não exponha a pele ao sol durante as 48 horas seguintes à depilação. O procedimento elimina as células mais superficiais da pele deixando-a desprotegida e mais suscetível ao escurecimento. A mesma regra é válida para a pele bronzeada: o sol ressaca a pele e mesmo que você capriche na hidratação, o risco de lesões fica acima da média. Não arrisque.

2 - Capriche no filtro solar. Independente do grau de exposição ao sol, eis um aliado do qual você não pode abrir mão. O sol estimula a produção da melanina – isso significa, na prática, que as manchas já existentes podem se agravar.

3 - Fique atenta ao uso de cosméticos. Nas axilas, por exemplo, nada de anti-transpirantes antes do procedimento. No resto do corpo, atenção com produtos que contenham álcool na formulação. E, principalmente, suspenda qualquer medicação à base de ácido uma semana antes de depilar.

Page 3: Manchas de Pele

4 - Escolha criteriosamente o local, os produtos e o profissional responsável pelo procedimento. Entre os problemas mais comuns, destaque para o reaproveitamento da cera quente – que pode desencadear alergias e, até mesmo, transmitir doenças. Fique também de olho no prazo de validade dos cosméticos utilizados – tais como cremes depilatórios e óleos calmantes.