Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

6

Click here to load reader

Transcript of Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Page 1: Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

12/01/14 16:04Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Página 1 de 6http://discipuladoonline.wordpress.com/2012/01/30/mandatos-do-pacto-da-criao/

Mandatos do Pacto da Criação

Como consequência direta da manifestação do tema integrado nasEscrituras, Reino, Pacto e Mediador, temos a caracterização do pacto atravésde seus mandatos ou ordenanças. Sobre estes Robertson afirma: “O homemcomo parte da criação tem responsabilidade de obedecer às ordenançasembutidas na estrutura da criação.” Na estrutura da criação, que envolve opacto de Deus, estão claras as ordens dele para que ela prospere norelacionamento com o Criador. O Deus soberano, rei do reino cósmico, aocriar, determina quais são as funções e papéis que a criação exerceria dentrodo reino cósmico.

Os Mandatos Pactuais

Mandato Cultural

O primeiro mandato que foi dado tem sido corretamente citado como sendoo mandato cultural. Era para o homem e a mulher exercitarem suasprerrogativas reais governando sobre o cosmos, desenvolvendo-o esimultaneamente mantendo-o. Todas as formas de vida na terra foram, deforma específica, colocadas sob a supervisão dos vice-gerentes humanos.Com esta responsabilidade, veio o privilégio de usar as plantas, seus frutos esua semente para manter a vida e a energia para realizar as tarefas reais. Ahumanidade poderia responder obedientemente ao mandato cultural para aglória de Deus por causa da sua criação à imagem e semelhança de Deus.Deus, através da exposição deste mandato, colocou a humanidade em umrelacionamento singular com o cosmos. Na realidade, foi um relacionamentode governador sobre o domínio cósmico. Mas este governo envolvia trabalho.O trabalho é, consequentemente, tanto um privilégio real como também umaresponsabilidade.

Page 2: Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

12/01/14 16:04Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Página 2 de 6http://discipuladoonline.wordpress.com/2012/01/30/mandatos-do-pacto-da-criao/

No mandato cultural, expresso em textos dos dois primeiros capítulos deGênesis, estão envolvidos todos os aspectos concernentes à relação dohomem com o restante da criação. O domínio e sujeição (Gn 1.28), a guarda ecultivo (Gn 2.17) são ordens claras com relação a este mandato. O homem,em sua responsabilidade vice-gerencial, deveria cuidar, guardar e desfrutarda criação e suas relações com o seu próximo. Assim, o desenvolvimento dapolítica, trabalho, educação, artes, lazer, tecnologia, indústria e quaisqueroutras áreas deveriam se desenvolver debaixo dos princípios estabelecidospelo criador através de seus vice-gerentes. É exatamente a existência de ummandato social no pacto da criação que justifica o envolvimento do cristãocom todas estas áreas. Não fosse o mandato social deveríamos nos limitar aoato de adorar ao Criador em culto e não adorar ao Criador através de nossoenvolvimento em todas as áreas da vida humana. O mandato cultural foidado por Deus aos seus vice-gerentes com o propósito de que os mesmosrefletissem a imagem e semelhança do Criador diante de toda a criação e, decerta forma, espalhassem o jardim pelo restante da terra com o seu trabalho.Onde quer que os vice-gerentes agissem eles deveriam agir em nome doCriador, revestidos de sua autoridade, fazendo a sua vontade.

Mandato Social

O segundo mandato pode ser citado como sendo o mandato social. Estemandato pôde ser dado porque Deus criou a humanidade à sua imagem esemelhança e como macho e fêmea. O relacionamento tinha que ser vistocomo um de igualdade diante de Deus. Mas, para cumprir o mandato, afêmea tinha que cumprir seus papéis decretados como ajudadora apropriada,parturiente e mãe cuidadora. O macho tinha que cumprir seus papéisreconhecendo a fêmea como carne de sua carne e osso de seus ossos. Eletinha que trabalhar com ela como agente real mas também tinha que servircomo cabeça, deixando seus pais, tomando a mulher e se unindo a ela; eassim eles poderiam ser frutíferos como parceiros casados equivalentes. Este

Page 3: Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

12/01/14 16:04Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Página 3 de 6http://discipuladoonline.wordpress.com/2012/01/30/mandatos-do-pacto-da-criao/

mandato provê a base divinamente ordenada para o casamento, para afamília restrita e a família extensiva – os clãs, as nações e a comunidade dahumanidade de todo o mundo.

O mandato social é a base para o mandato cultural. Da família se desenvolvea sociedade e a cultura. O tão conhecido princípio da sociologia, a “família e acélula mater da sociedade”, é, na verdade, uma percepção bíblica! Por issomesmo a família tem o seu caráter “sagrado”, por ter sido criada por Deuscom dois propósitos: para a sua glória e a felicidade humana. Pense nasconsequências do princípio do mandato social nas relações marido/esposa,família/igreja, e família/sociedade. São quase inumeráveis. É um princípiodas Escrituras que temos negligenciado constantemente. O princípio bíblicodo marido como cabeça tem sido minado dia-a-dia por “novas” teoriassociais e psicológicas. Elas não só atingem a família, marido, esposa e filhos,mas também atingem a igreja e a sociedade como um todo.

Mandato Espiritual

O terceiro mandato que foi dado envolve a expressão em forma de respostada humanidade ao relacionamento que Deus estabelecera entre si próprio eos portadores de sua imagem. Primeiro, Deus criou o homem e a mulhernum estado de bondade, inteireza e liberdade. Deus viu tudo que ele tinhafeito e hinneh-tôb me’ ôd (eis que era muito bom). O macho e a fêmea foramfeitos de acordo com o intento e propósito de Deus; eles correspondiam a seupadrão de excelência. Eles eram completos; nenhum aspecto adicional ser-lhes-ia acrescentado; eles eram capazes de ser e fazer o que Deus pedia deles,o que Deus ordenava. Eram livres, tendo sido criados à imagem de Deus –livres para viver e agir de acordo com a natureza e características que Deuslhes havia dado. O homem e a mulher eram tudo que Deus pretendia quefossem. Eles tinham que ser o que tinham sido feitos para ser; tinham quefazer o que Deus os tinha feito para fazer. Eles não tinham nada a ganhar; já

Page 4: Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

12/01/14 16:04Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Página 4 de 6http://discipuladoonline.wordpress.com/2012/01/30/mandatos-do-pacto-da-criao/

tinham todos os direitos, privilégios e bênçãos da família real de Deus.Foram feitos para ser filhos e filhas do Rei soberano; deveriam cumprir suastarefas reais para as quais foram equipados. Assim, não existia nada para oqual tornar-se merecedor. Existia tudo para eles manterem e conservarem.

Segundo, Deus pretendeu que o homem e a mulher permanecessem em umrelacionamento íntimo e pessoal com ele. Deus desejava a solidariedade queprocede do vínculo de vida e amor que ele tinha estabelecido. Deus queria acomunhão com seus vice-gerentes. Deus queria que estivessem dispostos acorresponder em resposta a tudo que tinha feito por eles e a tudo que eledesejou. Três aspectos específicos deverão ser mencionados a esse respeito.Deus veio caminhar no jardim com o homem e a mulher. Deus se fezimediatamente, diretamente, pessoalmente e intimamente disponível. Deusestabeleceu o sétimo dia como um dia de descanso, no qual ele e ahumanidade não iriam dirigir a atenção para os desafios do cosmos, e sim,cada um para o outro. Deveria ser um tempo determinado a cada período desete dias para o exercício do vínculo de vida/amor que os unia. Deus ordenouque esse tempo deveria ser separado semanalmente para o exercício dosrelacionamentos amorosos e comunhão íntima, pelos quais o vínculo de vidae amor poderia ser sustentado e enriquecido.

Terceiro, Deus colocou diante do homem e da mulher, no estabelecimento doseu serviço no reino, o privilégio de comer livremente de todas as árvores dojardim e o privilégio de honrá-lo não comendo de uma única árvore – aárvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.9, 16-17). A consequência denão honrar a Deus nesta matéria seria severa. O vínculo de vida/amor seriacortado. A comunhão amorosa seria quebrada. O vínculo da vida não iriaoperar. O homem e a mulher iriam morrer. Contudo, o homem e a mulhereram tudo o que foram projetados para ser. Eles não tinham nada a merecer.Nenhuma recompensa foi dada. Deus não disse: "Se vocês obedecerem, vocêsganharão…". O homem e a mulher eram o que Deus pretendeu que fossem.

Page 5: Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

12/01/14 16:04Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Página 5 de 6http://discipuladoonline.wordpress.com/2012/01/30/mandatos-do-pacto-da-criao/

Eles tinham a habilidade, o privilégio e a oportunidade de ser o que Deus ostinha feito para ser.

Este terceiro mandato pode ser chamado do mandato da comunhão. Acomunhão deveria ser exercida no andar com Deus diariamente, conversarintimamente com ele, e expressar amor, honra, devoção e louvor enquanto sefosse enfrentando os desafios e privilégios de cada dia. A cada sétimo dia,esta comunhão deveria ser expressa da maneira mais completa e ricapossível.

O mandato espiritual, portanto, é aquele trata do relacionamento entreCriador e criatura, Deus e homem. É no mandato espiritual que encontramosa dimensão verdadeira do que significa o “espiritual”: é o relacionar-se comaquele que é Espírito.

Implicações práticas

As consequências imediatas e práticas da visão bíblica dos mandatos são apercepção da existência do ser humano e suas relações como o resultadodireto da relação do criador com o cosmos criado. Dessa forma o ser humanodeve viver em todas as áreas de sua existência debaixo das condições dopacto da criação.

Pense no que o NT ensina sobre a vida cristã, por exemplo, sobre o trabalho– para quem trabalhamos segundo o ensino de Paulo? Mais ainda, tudo oque fazemos para quem o fazemos? Qual o objetivo final de Deus na vida docristão? Em que esse objetivo difere do objetivo inicial?

Prof. Mauro Meister

about:blank

Page 6: Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

12/01/14 16:04Mandatos do Pacto da Criação | Discipulado On Line

Página 6 de 6http://discipuladoonline.wordpress.com/2012/01/30/mandatos-do-pacto-da-criao/

About these ads

Curtir isso:

Curtir Carregando...