Manicômios - Pesquisa de campo sociologia

3
Pesquisa de campo : Manicômios Hospital psiquiátrico Hospital Sta. Elizabeths(Washington) Em um hospital psiquiátrico o conceito é de"instituição total",que é caracterizado pelo seu "fechamento" através de muros que são levantados para separar os internados do convivio social.Os pacientes não podem sair e vivem sob a autoridade de uma equipe. Quando internados em alguma instituição psiquiátrica,a pessoa tem como uma de suas obrigações uma participação visível nas atividades da instituição.As atividades são acompanhadas por médicos psiquiátras especializados no ramo.Todas as atividades são rigorasamente estabelecidas em horários e todos devem participar em conjunto.O grande controle e vigilância que há sobre os pacientes faz com que eles cumpram as regras. Existe uma divisão básica entre um grande grupo controlado (os internados) e uma pequena equipe dirigente que os supervisiona. O grupo dos internados vive na instituição e tem um contato restrito com o mundo externo. A equipe dirigente muitas vezes trabalha num sistema de oito horas por dia e pode estar integrada no mundo externo.

Transcript of Manicômios - Pesquisa de campo sociologia

Page 1: Manicômios - Pesquisa de campo sociologia

Pesquisa de campo : Manicômios

Hospital psiquiátrico Hospital Sta. Elizabeths(Washington)

Em um hospital psiquiátrico o conceito é de"instituição total",que é caracterizado pelo seu "fechamento" através de muros que são levantados para separar os internados do convivio social.Os pacientes não podem sair e vivem sob a autoridade de uma equipe.

Quando internados em alguma instituição psiquiátrica,a pessoa tem como uma de suas obrigações uma participação visível nas atividades da instituição.As atividades são acompanhadas por médicos psiquiátras especializados no ramo.Todas as atividades são rigorasamente estabelecidas em horários e todos devem participar em conjunto.O grande controle e vigilância que há sobre os pacientes faz com que eles cumpram as regras.

Existe uma divisão básica entre um grande grupo controlado (os internados) e uma pequena equipe dirigente que os supervisiona. O grupo dos internados vive na instituição e tem um contato restrito com o mundo externo. A equipe dirigente muitas vezes trabalha num sistema de oito horas por dia e pode estar integrada no mundo externo.

Page 2: Manicômios - Pesquisa de campo sociologia

Cada um desses grupos tende a conceber o outro através de estereótipos limitados e hostis. Os internados podem ver os dirigentes como autoritários, condescendentes, arbitrários e mesquinhos. Os dirigentes costumam ver os internados como amargos,reservados e não merecedores de confiança.

A mobilidade entre os dois estratos é grosseiramente limitada, geralmente há uma grande distância social entre ambos e esta é frequentemente prescrita. Há também restrição de informações, sobre os planos dos psiquiátras para os internados, que não costumam ter conhecimento quanto ao seu destino.

As instituições psiquiátricas funcionam como um instrumento para modelar,mudar e transformar pessoas.É daí que vem o interesse das pessoas em se formar em:psicologia e psiquiátria,elas querem ajudar a essas pessoas que não tem uma boa saúde mental e não tem comportamentos normais,a se curar ou pelo menos controlar seus comportamentos e sua saúde mental.

Assim como na relação de saber e poder apresentada por Focault,em um manicômio essa relação é muito simples.Dentro de um manicômio tem equipes de médicos especializados e que possuem o saber necessário para cuidar dessas pessoas,e já que elas sabem o que fazem automaticamente elas tem o poder sobre os pacientes,pois é essa equipe especializada que vai analisar o comportamento de cada paciente e ver o que é preciso ser feito para mudar isso.

A relação de saber e poder encontrada nos manicômios também pode ser encontrada em outros locais como escolas,prisões,mosteiros,hospitais etc.Nesses locais se aplica a mesma regra "quem tem o saber tem o poder".Por exemplo, nas escolas os professores tem poder sobre os alunos,pois são eles que possuem o conhecimento que será transmitido.Já nas prisões os policiais tem o poder,porque eles sabem quais métodos e punições utilizar para mudar o comportameno dos presos.E assim por diante,quem tem o conhecimento sobre algo automaticamente vai ter poder sobre as pessoas que querem aprender(escola),que precisam de punição(prisões),que precisam de ajuda mental(manicômios) ou de cuidados com a saúde(hospitais).

Page 3: Manicômios - Pesquisa de campo sociologia

Opinião:É muito importante ter regras para cada local e pessoas que saibam como lidar com os problemas que esse local possa ter,pois assim podemos viver em uma sociedade mais organizada e com menos problemas.

Fonte pesquisada: *www.infoescola.com

*(PDF)-Vigiar e punir no manicômio, na prisão e no semináriocatólico de Silvio José Benelli(UNESP)(www.assis.unesp.br)