Manua de identidade visual icebode

23
Manual de Identidade Visual

description

Manual produzido para a disciplina Identidade Visual II, Prof° Alexandre, FEAPA, 2012

Transcript of Manua de identidade visual icebode

Page 1: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 1

Manual de Identidade Visual

Page 2: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 2

Con

teúd

o do

Mat

eria

l

03 A Empresa04 Briefing05 A Marca Atual06 Redesign07 Processo Criativo08 A Nova Marca09 Tipografia Padrão10 Versões da Marca11 Cores Institucionais12 Grade de Construção 13 Limitações14 Proibições15 Folha Síntese / INFO16 Aplicações da Marca17 Cartão de Visita18 Envelope19 Papel de Carta20 Uniformes e Crachá21 Frota Institucional22 Brindes23 Informação Acadêmica

Page 3: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 3

No decorrer dos anos, a Ice Bode foi crescendo, até que em 2004, foi inaugurada a 1º loja, na Av. Visconde de Souza Franco (Doca), sob administração do seu filho José Anísio, oferecendo de sorvetes a lanches diversos. Porém, a procura pela sorveteria foi aumentando e tendo mais reconhecimento no mercado o que resultou em 2005, na abertura de sua 1º filial na Av. Senador Lemos (It Center), sob a administração de sua filha, Yedda Laiun. Posteriormente, veio o quiosque no Shopping Iguatemi em 2006 e em junho de 2007, inaugurada a maior loja, na Serzedelo Corrêa, com uma estrutura moderna, disponibilizando desde televisão a sofás super modernos para se tomar um sorvete ou picolé ou mesmo fazer um lanchinho da maneira mais confortável.Além da fábrica e das lojas em Belém, tem as filiais em São Luis (MA), Fortaleza (CE), e contamos com os nossos parceiros em Jacundá, Portel, Paraupebas, Paragominas, Mosqueiro, Brasília, Manaus, Goiânia e entre outros.Atualmente, a fábrica Ice Bode produz em média 875 litros de sorvetes, 1.440 picolés diariamente. Tendo em média 40 sabores de sorvetes e 21 sabores de picolés, dentre os sabores de Açaí, Pavê de Cupuaçu, Bacuri, Muruci, e inovando com os sabores de Macadamia, Ferreiro Rocher, Pistache, carimbo que fazem o maior sucesso dentro e fora do estado. E conta com os mais variados tipos de lanches e sucos.Pelo fato de a empresa está iniciando as suas atividades, onde iria entrar em um mercado já dominado por outras sorveterias, o Sr. Jorge Expedito Paiva de Oliveira, queria colocar o nome de sua empresa vinculado a algo que fizesse e que todos reconhecessem que estava ligado a ela, por ter vários contatos comerciais, ser uma pessoa bem interagida, veio a idéia de colocar o seu apelido, como nome da empresa, no caso, “Bode”, como é conhecido na cidade. E então só fez vincular a algo gelado para lembrar o seu produto, foi que veio então o “Ice”, dando a formação do nome da empresa “Ice Bode”, se tornando um nome curioso e ao mesmo tempo divertido.

A E

mpr

esa

Page 4: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 4

O redesign do logotipo da sorveteria Icebode se tornou necessário devido a grande expansão que vem ocorrendo na marca nesses últimos anos. Como a empresa começou recentemente a trabalhar no sistema de franquias, uma marca com força e um manual de identidade visual torna-se necessário para que ocorra a padronização do mesmo. O resultado desejado é percepção imediata da marca em qualquer lugar onde a mesma seja praticada.A empresa Icebode tem como principal concorrente à empresa Cairu, que possui uma identidade visual bem definida, simples e de fácil apreensão, facilitando a sua aplicação nos mais diversos lugares e produtos diferentes. O diferencial da marca Icebode é o sabor dos sorvetes e picolés, além dos ambientes que são planejados para deixar os clientes à vontade dentro do espaço. As tendências das marcas atuais é a simplificação de formas, facilitar a compreensão e se tornar uma marca que seja top of mind, principal estratégia da empresa que se preocupa em expandir seus negócios, porém sem perder a qualidade dos serviços.O público alvo da empresa é bem amplo, se baseia em quem gosta de sorvetes e mais o adicional de serem regionais, sem definição de escolaridade, sexo ou faixa etária, o diferencial é justamente para pessoas com nível de renda das classe A/B, que são as que mais frequentam e devido a crescimento do poder de compra, a classe C.O projeto em questão visa um maior alcance da marca e possíveis planos de exportar a marca assim como a principal concorrente, A Cairu, que possui diversas lojas no exterior. A principal estratégia utilizada pela equipe responsável pelo redesign será transformar o logotipo atual em um com mais facilidade de apreensão e aplicabilidade.

Brie

fing

Page 5: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 5

A M

arca

Atu

al

A marca atual utiliza três cores, o laranja, que é utilizado para criar a sensação de tentação, prazer, estimulando o consumo. O amarelo quando utilizado em contraste com uma cor mais quente, no caso o laranja, chama mais atenção e desperte impuls os de adesão e o azul, cor que tem a preferencia de mais da metade da população ocidental, cria uma sensação de confiança com a marca.O símbolo da marca é um bode estilizado também utilizando as mesmas cores da tipografia que foi criada especialmente para o logotipo.O logotipo atual optou pelas cores corretas, porém tem problemas com a principal lei da Gestalt, a pregnância da forma. Uma identidade visual deve ter alta pregnância, que significa ter uma estrutura mais simples, equilibrada e homogênea, tendo o mínimo de complicação visual, fato esse percebido na fonte utilizada.Já o símbolo, o bode, na verdade tem uma função mais próxima de uma mascote ou até tendo semioticamente uma função de índice do que um símbolo. Ou seja, esses fatores impedem uma redução, trabalhar somente com preto, ate uma versão com contorno, limitando muito a aplicabilidade da marca.

Page 6: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 6

O redesign da marca tem primeiramente como objetivo criar uma unidade visual, apoiado nos fundamentos da Gestalt, e sanar todos os problemas apresentados na antiga marca que já foi apresentado no tópico anterior.O redesign de uma marca se torna necessário quando a empresa chega a um determinado nível, como a empresa ICEBODE, que já possui diversas lojas e está franqueando a marca, uma nova apresentação da marca e um manual consistente para que tenha poucos desvios de reprodução são importantes para o atual momento da empresa.O novo logotipo da empresa tem a responsabilidade de não descaracterizar a marca atual, pois já possui algum tempo no mercado paraense, por isso cores utilizadas, leitura de texto e símbolo gráfico foi cuidadosamente pensado para diminuir essa disparidade entre os logos.A nova marca utiliza as cores laranja e azul do logotipo original, porem descartando a cor amarela, que apesar de potencializar a cor laranja, como já foi explicado anteriormente, cria uma relação desarmoniosa, portanto ao se utilizar somente duas cores, que são contrastantes, cria-se um maior impacto visual, onde a palavra ICE ficou azul, criando essa sensação térmica e a palavra BODE, gerando a sensação de atração que somada a relação ente as cores atrai o olhar para a marca como um todo.O símbolo gráfico continua sendo o bode, porém uma estilização do mesmo gerou um símbolo mais simples, com grande facilidade de reprodução e percepção.

Rede

sign

Page 7: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 7

Proc

esso

Cria

tivo

IceBODE

IceBode IceIcebode

Page 8: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 8

A N

ova

Mar

ca

Para as aplicações da identidade visual da marca ICEBODE os seguintes princípios devem ser seguidos:- Aplicar a marca (símbolo e logotipo) apenas uma vez em cada peça.- Pode ser usada sombra no símbolo e logotipo especialmente para se obter melhoria na legibilidade da marca.- As cores institucionais – laranja e azul – podem ser utilizadas como preenchimento de fundos para às aplicações da marca.- Podem ser adicionadas outras cores às peças, desde que respeitem a predominância das cores institucionais.- Em caso de uso de marca d’agua, uso somente no símbolo e tonalidade 15% inferior a normal- O logotipo possui um espacamento entreletras (kerning) - 50.

Page 9: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 9

Tipo

grafi

a Pa

drão

A fonte principal da marca não deve ser alterada em nenhuma circunstância, nem ser utilizada como fonte para textos internos ou externos, somente no logotipo. O mau uso da tipografia descaracteriza a marca.Somente as fontes auxiliares devem ser usadas em todas as peças da instituição: impressos, manuais, papelaria, sites, etc. As fontes auxiliares podem ser substituídas ou combinadas seguindo as indicações contidas neste manual.

Fonte Principal (Utilizada no ICE)Eras Bold ITC (Kerning -50)

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAbcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890 !@#$%”&*()+=-[]{}

Fonte Principal (Utilizada no BODE)Eras Demi ITC (Kerning -50)

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAbcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890 !@#$%”&*()+=-[]{}

Fonte AuxiliarFutura Std Heavy

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAbcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890 !@#$%”&*()+=-[]{}

Fonte AuxiliarFutura Std Book

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAbcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890 !@#$%”&*()+=-[]{}

Fonte AuxiliarFutura Std Medium

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAbcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890 !@#$%”&*()+=-[]{}

Fonte AuxiliarFutura Std Light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAbcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890 !@#$%”&*()+=-[]{}

Page 10: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 10

Vers

ões

da M

arca

Versão Horizontal(Preferencial)

Versão VerticalSimbolo Separado

A multiplicidade de aplicações necessárias a uma marca varia em função da demanda de comunicação da instituição.Em determinadas situações, a área para aplicação da marca não comporta sua versão principal. Encontram-se aqui diferentes versões da marca para atender a diversidade de situações que podem surgir. O Simbolo pode ser utilizado separado.

Page 11: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 11

Cor

es In

stitu

cion

ais

CMYKC 70%M 15%Y 0%K 0%

CMYKC 0%M 0%Y 0%K 50%

CMYKC 0%M 35%Y 85%K 0%

CMYKC 0%M 0%Y 0%K 20%

RGBR 54

G 169B 225

RGBR 249G 178

B 51

As cores não devem ser alteradas em nenhuma circunstancia, à exceção da versão monocromática e em negativo. O mau uso das cores descaracteriza a marca.

Page 12: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 12

Icebode

Gra

de d

e C

onstr

ução

10mm

10mm

A grade de construção da marca tem a função de orientar sua construção. A modulação visa à organização espacial dos elementos constitutivos da marca (símbolo e logotipo) esta-belecendo as proporções entre eles. As versões horizontal e vertical utilizam a mesma proporção de construção.

Grade de construçãoCada módulo tem a medida de 10 mm x 10 mm.

Page 13: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 13

Limita

ções

Tamanho minimo de aplicaçãoA marca não deve ser aplicada com menos de 40 mm (v. horizontal) e 30 mm (v. vertical).

40 mm 30 mm

Área de RespiraçãoA medida da margem é igual à medida da letra e da marca aplicada.

Versão Monocromática/ Aplicação em uma corEm situações onde a aplicação da marca fica limitada ao uso de uma só cor a marca deve ser aplicada em uma versão monocromatica.

Versão Negativo/ Aplicação em fundo escuroEm situações onde a aplicação da marca fica limitada a um fundo escuro a marca deve ser aplicada em uma versão em negativo.

Versão em escala de cinzaEm situações onde a aplicação da marca fica limitada a uma impressão em escala de cinza, deve seguir a escala que se encontra capitulo: cores institucionais.

Page 14: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 14

Proi

biçõ

es

Quando o manual de identidade visual não prevê a regulamentação adequada de alternativas para as diversas situações necessárias para as aplicações da marca. A cada nova necessidade de aplicação da marca são inventadas novas versões desta.Estas situações são inadmissíveis. Cada nova peça produzida envolve um novo investimento. Cada aplicação errada descaracteriza a marca, atrapalha sua fixação, deteriora sua imagem e consequentemente desperdiça as verbas investidas.Para evitar usos inadequados da marca, este manual contém algumas aplicações indevidas da marca. Estes exemplos apontam para oque “não deve ser feito”.

Trocar a posição do simbolo

Trocar a posição do simbolo

Trocar a posição do simbolo

Fundo laranja de qualquer tonalidade

Fundo azul de qualquer tonalidade

Marca somente nas cores especificadas no capitulo

limitações

Inversão de cores

Distorções da Marca

Page 15: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 15

Folh

a Sí

ntes

e /

INFO

Este infográfico visa reunir os elementos principais da marca. A folha síntese/ INFO serve de referencia para a maioria das aplicações da marca.Ao receber o INFO o leitor rapidamente a marca, ficando mais fácil o esclarecimento de duvidas sobre: fontes, número de cores, proporções, etc., minimizando problemas de comunicação.

Icebode

INFO /MARCA ICEBODE

VERSÃO HORIZONTAL

Qualquer duvida entrar em contato__________________________pelo telefone +55 00 0000-0000 ou e-mail [email protected]

FONTES PADRÃOEras Bold ITC (No Ice)Kerning (- 50)Eras Demi ITC (No Bode)Kerning (- 50)

COR PADRÃOLaranja: CMYK C 0%M 35%Y 85%K 0% RGB R 249 G 178 B 51

Azul: CMYK C 70% M 15% Y 0% K 0% RGB R 54 G 169 B 225

Laranja

LaranjaAzul

Azul

Page 16: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 16

Apl

icaç

ões

da M

arca

Esta parte do manual apresenta as aplicações da identidade visual. Esta arte do manual se caracteriza como a etapa de implementação do projeto. Envolve o planejamento das ações de difusão da marca. Estão registrados os critérios para viabilizar a produção das diversas peças desenvolvidas. Esta parte é expansível. Inicia com um conjunto de peças básicas e pode aumentar conforme novas peças forem produzidas.

Page 17: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 17

Car

tão

de V

isita

Toda instituição tem necessaidade de papelria básica.Os itens de papelaria básica são: cartão de visita, envelope e papel carta.

CARTÃO DE VISITA (Layout em tamanho real/ imagem em 100%

Parte FrontalDados para finalização:Formato: 90x50mmFaixa azul: 40x12 mmFaixa laranja: 40x26mmAlinhamento do texto à direitaMargens: 2mmAplicação da versão horizontal da marca com 40 mmNome Completo em Futura Std Heavy no corpo 12Cargo em Futura Std Light no corpo 10Endereço em 5 linhas no corpo 8 [Futura Std Book, cor preta, alinhado a direita]

Parte Traseira

Aplicação do simbolo com 45 mm Aplicação em veniz somente no simbolo

Icebode

Nome CompletoCargo

Rua Serzedelo Correa, 1000+55 91 3242-0666 / 8118-6540

Batista Campos66033 770

[email protected]

40 mm50 m

m50 m

m

90 mm

90 mm

45 mm

Aplicação em Veniz

Page 18: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 18

Iceb

ode

Rua

Serz

edel

o C

orre

a, 1

000,

Bel

ém P

A 6

6033

770

ww

w.ic

ebod

e.co

m.b

r ic

ebod

e@ic

ebod

e.co

m.b

r +55

91

3242

-066

6 /

8118

-654

0

ENVELOPE (Layout reduzido/imagem com 75%)

Dados para finalização:Formato: 110x230mmAlinhamento dos elementos a esquerdaMargens: 2mmAplicação da versão horizontal da marca com 60mmEndereço em 2 linhas no corpo 8 [Futurra Std Book, alinhado a esquerda)

60m

m

230m

m

110mm

Enve

lope

Page 19: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 19

Pape

l de

Car

ta

PAPEL DE CARTA ( Layout reduzido/ imagem em 50%)

Dados para finalização:Formato: 210x297mm (A4)Alinhamento dos elementos à esquerdaFaixa laranja: 10x25mmFaixa Azul: 95x25mmMargens: 6mmAplicação da versão horizontal da marca com 100mmEndereço em 2 linhas no corpo 8 [Futura Std Book, alinhado a esquerda]

Icebode

Rua Serzedelo Correa, 1000, Belém PA 66033 770 www.icebode.com.br [email protected] +55 91 3242-0666 / 8118-6540

210mm

297m

m

100mm

Page 20: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 20

Uni

form

es e

Cra

chá

O Uniforme e o crachá são itens de grande importância para a identidade visual. Em atividades onde o funcionário uniformizado tem contado direto com o cliente, é fundamental a boa aparência, refletida por um bom uniforme e identificação. Nos uniformes de uso interno, além de atender propósitos diversos como segurança, higiene, o uniforme também tem o papel de identificar funções e estabelecer ordem dentro do quadro funcional.

Page 21: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 21

Frot

a In

stitu

cion

al

A frota institucional é composta pelos veículos utilitários da instituição. Uma frota em bom estado, que transita com uma conduta adequada atendendo as regras de transito e tem uma boa aplicação da identidade visual contribui com a imagem da instituição. A frota é um elemento da estrutura física da instituição circulando pelas ruas. Este manual, apresenta como exemplo de frota, um veiculo de passeio e um caminhão.

Page 22: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 22

Brin

des

Existe uma infinidade de peças possiveis de receber aplicações da identidade visual. este manual apresenta como exemplo: Um chapéu, uma camisa, uma caneta e dois tipos de chaveiro.

Page 23: Manua de identidade visual icebode

Icebode | Manual de Identidade Visual 23

Info

rmaç

ão A

cadê

mic

a

Faculdade de Estudos Avançados do Pará - FEAPACurso: Bacharelado em Design GráficoDisciplina: Identidade Visual IITurma: 5DGN1 Alunos: Anderson de Oliveira Érico Miranda Manoelle Gonçalves