Manual - 2013

32

description

Manual - 2013

Transcript of Manual - 2013

Page 1: Manual - 2013
Page 2: Manual - 2013
Page 3: Manual - 2013

Os educadores da rede de ensino adventista têm uma gran-

diosa e desa adora missão: “Promover, através da Educação Adven-

tista, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos

comprometidos com Deus, com a Pátria e com a Comunidade”.

O Projeto Pedagógico das Escolas Adventistas da região central

do Estado de São Paulo para 2013 rea rma o compromisso que temos com

o futuro de nossos alunos e nossa preocupação com a manutenção de prin-

cípios fundamentais na formação do caráter de crianças e adolescentes..

Nossa gratidão aos pais que têm con ado seus lhos aos

nossos cuidados. Queremos continuar a merecer essa con ança, uti-

lizando todo o nosso potencial para ensinar não apenas conteúdos,

mas demonstrar, através de nossa vida, o compromisso incondicional

que temos com o presente e o futuro dessas crianças e adolescentes.

Reconhecemos nossa total dependência do poder de

Deus para alcançarmos os nossos objetivos, e, com alegria,

queremos viver dia a dia testemunhando Suas bênçãos e proteção.

Cordialmente,

Pr. Jediel Unglaub Diretor Geral da Rede de Escolas Adventistas Região Paulista Central

Page 4: Manual - 2013
Page 5: Manual - 2013

ÍNDICE

1. SISTEMA ESCOLAR ADVENTISTA ..........................................7 A Organização Adven sta ....................................................7 A Escola Adven sta .............................................................7

No Brasil ..............................................................................7 No Estado de São Paulo ......................................................7 Na Região Paulista Central ...................................................72. PROPOSTA PEDAGÓGICA ......................................................9

Premissas da Educação Adven sta .....................................9Missão ................................................................................9Visão ...................................................................................9Finalidade ...........................................................................9Fundamentos Básicos .......................................................10Filosofi a .............................................................................11Educação Básica ................................................................11Estrutura dos Cursos .........................................................11A Adesão ..........................................................................12

3. PROCESSO DE APRENDIZAGEM ..........................................12A organização curricular ...................................................12O ensino religioso .............................................................12As aulas .............................................................................12A avaliação ........................................................................12Os pedidos de reconsideração e recursos ........................13 As a vidades de recuperação ...........................................13A progressão do aluno ......................................................14A progressão regular .........................................................14 A progressão por desempenho global ..............................14A conclusão de cursos .......................................................14 A frequência ......................................................................14O registro da frequência ...................................................14

4. MATRÍCULAS .......................................................................15Formas de Ingresso ...........................................................15Entrevista para Ingresso ....................................................15

Page 6: Manual - 2013

6

O Período para Ingresso ....................................................15Critérios para Ingresso ......................................................15Documentos Exigidos ........................................................16Impressos Exigidos ............................................................16

5. ÉTICA ESCOLAR ....................................................................17Direitos dos educandos.....................................................17Direitos dos pais ou responsáveis ....................................17Deveres dos educandos ....................................................17Deveres dos pais ou responsáveis ....................................18Regras ..............................................................................18Sanções .............................................................................19Falta Grave .......................................................................20Os Recursos das Sanções Aplicadas .................................20

6. EMISSÃO DE DOCUMENTOS ................................................207. LISTA DE LIVROS E MATERIAIS .............................................21

Educação Infan lMaternal (3 anos) ............................................................21Pré I (4 anos) ....................................................................21Pré II (5 anos) ...................................................................22Ensino Fundamental1º Ano (6 anos) ................................................................232º Ano ..............................................................................233º Ano ..............................................................................244º Ano ..............................................................................245º Ano ..............................................................................256º Ano ..............................................................................257º Ano ..............................................................................268º Ano ..............................................................................269º Ano ..............................................................................27Ensino Médio1º Ano ..............................................................................282º Ano ..............................................................................283º Anp ..............................................................................28

8. FICHA INFORMATIVA / Solicitação de Reserva de Vaga /Termo de Ciência do Código de É ca ........................... (Anexo)

Page 7: Manual - 2013

7

SISTEMA ESCOLAR ADVENTISTA

A Organização Adven sta

está presente em 203 países, atuando nas áreas de Saúde, Assistência Social, Religiosa e Educacional, com milhares de ins tuições e pessoas envolvidas no sen do único de promover melhoria nas condições de vida e cidadania humanas através do desenvolvimento das potencialidades do indivíduo nos aspectos sico, mental, social e espiritual.

A Escola Adven staque você escolheu para estudar é parte de uma rede mundial de es-colas confessionais que hoje abrange 150 países, oferecendo o ensino desde a educação infan l até à universidade, com cerca de 1.700.000 alunos e 85.000 professores.

No Brasildesde 1896, a Escola Adven sta contempla todos os estados, com mais de 300 unidades e mais de de 140.000 alunos. Além destas unidades, a organização mantém 15 Colégios em regime de internato, com Educação Básica e Superior, e um Centro Universitário, com mais de 10.000 alunos.

No Estado de São Pauloexistem 78 unidades escolares adven stas, onde cerca de 3.500 pro-fessores atuam no preparo e desenvolvimento de 49.300 alunos nos diversos níveis e modalidades de ensino.

Na Região Paulista Central

na cidade de Campinas, está localizada a sede administra va desta re-gião, que através do seu Departamento de Educação administra 7 uni-dades educacionais.

Page 8: Manual - 2013

8

UnidadesEnsino Básico

Educação Infan l

Fundamental 1º ao 5º Ano

Fundamental 6º ao 9º Ano

Ensino Médio

Americana ü ü üCampinas ü ü ü üJundiaí ü ü üLimeira ü ü üMogi Guaçu ü ü üPaulínia ü ü ü üRio Claro ü ü ü

Todas estas escolas seguem uma mesma proposta pedagógica e um único regimento, possibilitando aos alunos tranqüilidade na transferência entre as diver-sas unidades da rede e assegurando a con nuidade do seu processo de desenvolvi-mento.

Page 9: Manual - 2013

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Premissas da Educação Adven sta Os aspectos básicos que norteiam a educação adven sta são: a missão, a visão, a fi nalidade e os fundamentos básicos.

Missão Promover, através da Educação Adven sta, o desenvolvimento integral do edu-cando, formando cidadãos comprome dos com Deus, a Pátria e a Comunidade.

Visão Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

Finalidade Restaurar o homem a seu estado original de perfeição, preparando crianças e jovens para uma existência signifi ca va nesta terra e para a vida eterna. Par ndo desse pressuposto, de que o ser humano necessita ser restaurado ao seu estado original de perfeição, a educação Adven sta se propõe a alcançar os seguintes obje vos:

ü Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria, tendo em vista que “todo saber e desenvolvimento real têm sua fonte no conhecimento de Deus” (WHITE,ED, p.14).

ü Oportunizar o reconhecimento e aceitação da Bíblia como referencial de conduta, visto que “o ensino da Bíblia deve ter os nossos mais espontâ-neos pensamentos, nossos melhores métodos, e o nosso mais fervoroso esforço” (WHITE,ED, p.186).

ü Es mular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus, pois os Céus proclamam a glória de Deus e o fi rmamento anuncia a obra de Suas mãos. (SL 19:1).

ü Oportunizar o fortalecimento e o desenvolvimento da mente em favor do bem comum, tendo como ferramenta diferentes fontes de comunica-ção, informação e recursos tecnológicos.

ü Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem, pois, “somos santuário de Deus e habita-ção do Espírito Santo” (I CR 3:16).

9

Page 10: Manual - 2013

ü Oportunizar o desenvolvimento do senso crí co, da cria vidade, da inves gação e do pensamento refl exivo, pois “as verdades da divina Palavra podem ser melhor apreciadas pelo cristão intelectual. Cristo pode ser glorifi cado melhor por aqueles que O servem com inteligência” (WHITE,CPPE, p. 361).

ü Incen var o serviço desinteressado nos deveres prá cos da vida diária, na sá-bia escolha profi ssional, na formação familiar, no serviço a Deus e à sociedade.

ü Promover a autonomia e a auten cidade fundamentadas nos valores bíblico--cristãos, visto que “ao sacrifi car o estudante o raciocínio e o julgamento por si mesmo, torna-se incapaz de discernir entre a verdade e o erro, e cai fácil presa do engano.” (WHITE,ED, p. 230).

ü Favorecer o desenvolvimento da auto-es ma posi va, do sen mento de acei-tação e de segurança. Assim, “tanto quanto possível, deve cada criança ser en-sinada a ter confi ança em si mesma... para que possa formar um caráter bem equilibrado e harmonioso (WHITE, FEC, p. 57).

ü Es mular o resgate da prá ca da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao pró ximo como a si mesmo. Para que isso aconteça, “a cooperação deve ser o espírito da sala de aulas. (WHITE,ED, p. 285).

Fundamentos Básicos A educação adven sta considera a Bíblia como a fonte da autorrevelação de Deus e aceita como fundamentos básicos da educação cristã os seguintes aspectos:

o A existência de um Deus Criador;o A criação do Universo e do mundo perfeitos;o A criação do ser humano à imagem de Deus, com livre-arbítrio;o O surgimento do pecado a par r da rebelião de Lúcifer;o A queda do ser humano em pecado, resultando na perda parcial da imagem

de Deus;o A incapacidade do ser humano de restaurar a própria natureza sem o auxílio

divino;o A inicia va de Deus para a restauração do ser humano, através do nascimen-

to, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo;o A ação do Espírito Santo no plano da restauração da imagem de Deus na

humanidade caída;o A educação como ministério restaurador da imagem de Deus na humanida-

de;o O retorno de Cristo para pôr fi m à história terrestre em sua fase de pecado;o A restauração do mundo e dos seres humanos à sua condição original.

10

Page 11: Manual - 2013

Filosofi a A fi losofi a de educação adven sta está pautada na Bíblia que por sua vez responde as grandes questões humanas:

1. Antropologia - O que é o homem?ü Alma vivente;ü Indivíduo que compar lha natureza e caráter divinos;ü Caiu em pecado;ü Precisa se restaurado;

2. Epistemologia - O que é o conhecimento? Qual a fonte do conheci-mento verdadeiro?ü Origem em Deus;ü Revelação – Jesus Cristo, natureza, Bíblia e racionalidade huma-

na;ü Relações interacionais;

3. Axiologia - O que é de maior valor?o É ca:ü Função redentora e restauradora;ü Formação de caráter;ü Valores bíblico-cristãos;

o Esté caü Fazer da vida uma obra de arte;ü Aulas, programas, projetos, espaços planejados este camente.

Educação Básica

A educação básica têm por fi nalidade desenvolver o educando, asseguran-do-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer--lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Estrutura dos Cursos

• Educação Infan l, em módulos anuais, des nado a crianças de três a cinco anos.• Ensino Fundamental, em nove anos, des nado a alunos a par r de seis anos.• Ensino Médio, em três séries anuais, para concluintes do Ensino Fundamental.

11

Page 12: Manual - 2013

A Adesãoao sistema ocorre mediante anuidade paga pelo estudante ou seu responsável, pactuado através do correspondente contrato. Sendo a En dade Mantenedora considerada fi lan-trópica e de u lidade pública, não tendo fi nalidade lucra va e visando, tão somente, a educação integral das crianças, adolescentes e jovens da comunidade, usufrui doações de membros da Igreja Adven sta do Sé mo Dia e de admiradores de seu trabalho educa-cional, como também, dos bene cios provenientes de sua imunidade e isenção tributária e fi scal, com dispensa do recolhimento de alguns tributos devidos ao Estado.

PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A organização curricularestá em sintonia com os fi ns e obje vos da En dade Mantenedora, das unidades e os obje vos de cada curso e ano, e as diretrizes curriculares ins tuídas através da legislação vigente e específi ca.

O ensino religiosoé considerado como componente curricular integrante da formação global do educando, sendo incluído na Parte Diversifi cada e de frequência obrigatória para todos os alunos, em todos os cursos e em todas os anos e séries, independente do credo ou convicção religiosa do aluno.

As aulassão ministradas em salas próprias, distribuídas por anos, por disciplinas, ambientes especiais ou pela combinação de ambas. É dada ênfase às programações de a vida-des par cipa vas dos alunos, divididas em: cole vas, individuais e independentes.

A avaliação

Avaliação ContínuaÉ um processo de refl exão e ação con nua, ou seja, envolvem observações, registros, ações intencionais de ajuda, integrando-se ao processo educa vo diário nas diferen-tes a vidades de ensino aprendizagem. A palavra avaliação não deve ser confundida com momentos pontuais de testes e prova, mas como um constante auxílio rumo a êxitos maiores, resgate e expansão das aprendizagens em direção aos ideais da edu-cação cristã de restauração do ser humano à imagem do seu Criador.Ao longo do bimestre, serão aplicados diferentes instrumentos de avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor, como: avaliação individual ou em grupo com ou sem consulta ao material, seminários, relatórios, atenção às aulas e par cipação, trabalhos

12

Page 13: Manual - 2013

e/ou pesquisas e/ou testes individuais ou em grupo, tarefas de classe e/ou casa, ca-dernos e apontamentos da matéria, a tudes e compromisso para com os estudos.

1. Mensuração Avaliativa

1.1. Cada avaliação, de qualquer disciplina, concretizar-se-á, quanto ao resultado, em escala de 0 a 10.

1.2. O professor determinará a forma e a quantidade de avaliações.

2. Nota Bimestral

Resultará da soma de todas as avaliações do bimestre em curso, divididas pela quantida-de das avaliações dadas. Ex.: Matemática – aval. 1=6.0 + aval. 2 = 7.0 + aval. 3 = 4.0 + aval. 4 = 10.0 + aval. 5 = 3.0 = 30.0 – nota bimestral = 30.0 ÷ 5 = 6.0.

3. Nota Anual

Resultará da soma das notas bimestrais, divididas por 4 (número de bimestres). Ex.: Matemática – Nota 1º. Bim. = 5.0 + nota 2º. Bim. = 6.0 + nota 3º. Bim. = 6.0 + nota 4º. Bim. = 7.0 – Soma dos bimestres = 24.0. Cálculo: Nota Anual = 5.0 (1º. Bim.) + 6.0 (2º. Bim.) + 6.0 (3º. Bim.) + 7.0 (4º. Bim.) = 24.0 ÷ 4(número de bimestres) = 6.0

Critério para Promoção: Nota anual maior ou igual a 6.0

Os pedidos de reconsideração e recursosdo resultado fi nal poderão ser apresentados pelo aluno ou pelo seu responsá-vel, quando menor, devidamente protocolado na secretaria da escola:

• ao Conselho de Classe conforme prazo legal;• à Diretoria de Ensino após conhecimento inequívoco da decisão do Dire-

tor da escola, respeitado o prazo legal;• ao Conselho Estadual de Educação, de acordo com o prazo legal.

As a vidades de recuperaçãosão proporcionadas ao longo do período le vo, ao aluno que obteve resulta-dos de aprendizagem abaixo de 6,0 mediante reorientação da aprendizagem, tão logo o diagnós co tenha sido realizado.Durante os estudos de recuperação feitos em horário normal de aulas, são desenvolvidos projetos especiais de enriquecimento curricular com os alunos que já dominarem todos os conteúdos essenciais, explicitados nos planos de aulas dos professores.

13

Page 14: Manual - 2013

A progressão do alunoao fi nal do período le vo, é decidida pelo Conselho de Classe, com base nos critérios de avaliação, que representam as aprendizagens imprescindíveis para que se conside-re que o aluno adquiriu as capacidades previstas, de modo a poder con nuar apren-dendo.

A progressão regularocorre diante da classifi cação do aluno por promoção, desde que tenha cursado com aproveitamento considerado sufi ciente em todos os critérios de avaliação propostos em cada componente curricular, indicando os estudos concluídos com êxito, na fase anterior na própria unidade.

A progressão por desempenho globalQuando o aluno não alcançar êxito em todos os critérios de avaliação propostos para o respec vo período le vo, o Conselho de Classe poderá decidir pela progressão con-siderado o desempenho global do aluno.

A conclusão de cursos ocorre:

• na Educação Infan l, independe dos resultados alcançados na avaliação do ensi-no e da aprendizagem.

• nos Ensinos Fundamental e Médio, quando o aluno ob ver a classifi cação por promo-ção ao fi nal do(a) úl mo(a) ano/série cursado.

A frequênciaexigida para promoção é de, no mínimo, setenta e cinco porcento sobre o total de horas le vas do período.O aluno que faltar mais de 25% sobre o total de aulas estará re do.O pai/responsável legal pelo aluno com menos de 18 anos será responsabilizado crimi-nalmente pela reprovação por excesso de faltas, pelo Conselho Tutelar.

O registro da frequênciaocorre no início das a vidades do dia.

14

Page 15: Manual - 2013

MATRÍCULAS

Formas de IngressoA admissão em quaisquer dos cursos oferecidos é feita mediante matrícula inicial, re-novação de matrícula ou transferência, quando essa condição for permi da. O ingresso por quaisquer das formas possíveis implica na aceitação de todos os termos desta Pro-posta Pedagógica, bem como da É ca Escolar nela con da e outras normas que vierem a ser adotadas para o bom funcionamento da Unidade Escolar.

Entrevista para IngressoA entrevista de ingresso deve ocorrer antes da efe vação da matrícula na escola. Ela deverá ser marcada com antecedência com a Orientadora Educacional ou Co-ordenadora Pedagógica.Tanto as entrevistas com os responsáveis e com o aluno ingressante, quanto o instrumen-to aplicado, “Avaliação Diagnós ca”, tem como fi nalidade compar lhar a visão sobre o aluno e estabelecer as bases para as futuras colaborações.

O período para Ingressoé estabelecido anualmente no Calendário Escolar, admi ndo-se matrículas fora desse período, havendo vaga disponível e preenchidas as demais condições exigidas.

A reserva de vaga para o ano letivo de 2013 poderá ser feita na escola a partir de 27 de setembro de 2012.

Critérios para Ingresso• Educação Infan l - com base na idade correspondente ao respec vo módulo.

Conforme Resoluções CNE/CEB 1 e 6/2010

Ed. Infan l/Ens.Fund. de 9 Anos

Idade Referência Completada até

31 de março

Maternal - 3 anos

Educação Infan l1ª fase 4 anos2ª fase 5 anos

ANOS INICIAIS

1º Ano 6 anos2º Ano 7 anos3º Ano 8 anos4º Ano 9 anos5º Ano 10 anos

ANOS FINAIS

6º Ano 11 anos7º Ano 12 anos8º Ano 13 anos9º Ano 14 anos

15

Page 16: Manual - 2013

• Primeiro ano do Ensino Fundamental - idade mínima de seis anos a completar até 31 de março do respec vo ano, independente de escolaridade anterior.

• Primeira série do Ensino Médio - comprovação da conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente.

Documentos Exigidosdo aluno candidato ao ingresso:

• Cer dão de Nascimento;• Cédula de Iden dade, para os maiores de 16 anos;• Título de Eleitor, para os maiores de 18 anos;• Cer fi cado Militar, para homens maiores de 18 anos;• Cer dão de Casamento, para os que es verem nesta condição;• Comprovante de escolaridade anterior (Histórico Escolar ou Declaração de Escolari-

dade ou de Transferência) quando pretender matrícula a par r do segundo ano do Ensino Fundamental;

Obs.: Será impedido o acesso do aluno às aulas quando este não apresentar o devido comprovante de escolaridade válido.

• Atestado médico para a prá ca ou dispensa das aulas de Educação Física (apresentar até o início das aulas).

do responsável pelo pagamento das mensalidades:

• Cédula de Iden dade;• Cadastro de Pessoa Física (CPF) no MF;• Comprovante de Residência (conta de luz, água, telefone, etc).

Impressos Exigidos• Solicitação de Reserva de Vaga/Matrícula - Termo de Ciência do Código de É ca, devi-

damente preenchido e assinado pelo aluno e responsável legal;• Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado pelo respon-

sável legal;• Boleto da Matrícula, devidamente auten cado pelo banco;• Boleto da Taxa de A vidades, devidamente auten cado pelo banco;

Taxa de A vidades/Eventos - Extra CurricularesSerá cobrado o valor de R$ 110,00 referentes a:

• Páscoa;• Dia das Mães;• Dia dos Pais;• Dia do Estudante;• Agenda CPB;• Exame Médico;

16

Page 17: Manual - 2013

17

CÓDIGO DE ÉTICA ESCOLAR Para se alcançar êxito e o melhor aproveitamento nos estudos, espera-se que haja par cipação e empenho no processo, tanto do aluno, como dos pais ou responsáveis.

DireitosØ dos educandos:

• o livre acesso às informações necessárias à sua educação, ao seu desenvolvimento como pessoa, ao seu preparo para o exercício da cidadania e à sua qualifi cação para o mundo do trabalho;

• as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades individuais nas perspec vas sica, intelectual, social e espiritual;

• o tratamento com dignidade e o respeito pelos direitos humanos e pelas suas liberdades fundamentais;

• as condições de aprendizagem mediante ampla assistência por parte do professor e acesso aos recursos materiais e didá cos, conforme o programa da unidade es-colar;

• o encaminhamento à direção, de pedido de reconsideração ou recursos contra os resultados das avaliações de seu desempenho;

• o encaminhamento à direção, de pe ções ou representações sobre assuntos per- nentes à sua vida escolar;

• a reunião com colegas para organização de agremiação ou de campanhas de cunho educa vo, nas condições estabelecidas ou aprovadas pela administração da uni-dade;

• o atendimento adequado por parte dos serviços assistenciais, quando carente de recursos, segundo a disponibilidade fi nanceira da unidade escolar;

• a u lização das instalações das unidades para a vidade extra classe, para prover pesquisa ou experiência, em horário compa vel com o de sua aula e com as de-mais a vidades acadêmicas, segundo o programa da unidade escolar;

Ø dos pais ou responsáveis:

• a reunião, quando convocada pela administração, com esclarecimentos sobre os planos educacionais e demais assuntos per nentes à a vidade escolar;

• informações detalhadas sobre a proposta pedagógica da escola e acerca do desempenho alcançado pelo educando em seu processo de aprendizagem, durante e ao fi nal do período le vo.

DeveresØ dos educandos:

• uma contribuição efe va, em sua esfera de atuação, para o pres gio da unidade escolar;

• o comparecimento pontual e de forma par cipa va às a vidades que lhe forem per nen-tes, inclusive ocupando na sala o lugar que lhe for designado;

Page 18: Manual - 2013

• a obediência às normas estabelecidas pela É ca Escolar Discente e demais regulamentos da unidade escolar e/ou determinações superiores;

• um comportamento social adequado, tratando os funcionários da unidade escolar, os colegas, visitantes e autoridades, com civilidade e respeito;

• o porte da iden dade escolar quando expedida pela unidade e sua exibição, quando lhe for exigido;

• a cooperação para a boa conservação dos móveis, equipamentos e materiais escolares do estabelecimento, concorrendo para manutenção de boas condições de asseio do edi- cio e suas dependências;

• a observância de rigorosa probidade na execução de quaisquer provas ou trabalhos es-colares;

• a submissão à aprovação dos professores ou membros da administração da unidade es-colar nas realizações de a vidades de inicia va pessoal ou de grupos a efe varem-se no âmbito dela;

• um comportamento adequado que fortaleça o espírito patrió co e a responsabilidade de-mocrá ca, inclusive comparecendo às comemorações cívicas e solenidades;

• a u lização do uniforme, quando tal lhe for exigido, com asseio pessoal, sempre decente-mente trajado e sem uso de: tatuagem exposta, jóias ou bijuterias, “piercings” ou seme-lhantes, pinturas, cortes e penteados de cabelo exó cos e extravagantes, bem como o uso de cabelos compridos pelos alunos do sexo masculino em quaisquer circunstâncias;

• que possuam o material exigido trazendo-o às a vidades escolares em perfeita ordem, responsabilizando-se pela guarda e cuidado de todos os seus pertences;

• a indenização do prejuízo, por si ou por seu responsável se menor, quando produzir dano material ao estabelecimento ou a objetos de propriedade dos colegas e funcionários;

• a entrega de comunicados e documentos enviados pela unidade escolar, aos pais ou responsáveis legais;

Ø dos pais ou responsáveis:

• informações precisas e completas sobre o aluno por ocasião da matrícula deste;• responsabilidade solidária pelos atos pra cados pelo aluno menor matriculado em quais-

quer dos cursos da Unidade Escolar;• que observem e acompanhem o desenvolvimento do aluno no ambiente domés co, comuni-

cando à administração da unidade qualquer anomalia detectada;• o apoio e o reforço no ambiente domés co da fi losofi a educacional seguida pela unidade,

conforme defi nida no Regimento Escolar Comum e nesta Proposta Pedagógica;• o apoio às medidas disciplinares tomadas pela unidade permi ndo que o aluno enfrente

as conseqüências de suas infrações;• a não realização das tarefas que cabem ao aluno, bem como, que impeçam que outros as

façam.

Regras:• o porte e/ou a u lização de aparelho celular no recinto da escola;• a entrada ou saída da classe sem jus fi ca va e permissão do professor, bem como aden-

trar a unidade escolar e dela ausentar-se sem a permissão da Administração;

18

Page 19: Manual - 2013

• a ocupação, durante as aulas, com quaisquer outras a vidades estranhas a elas;• a promoção de campanhas, rifas, coletas e similares nas dependências e imedia-

ções da unidade escolar ou em quaisquer outros locais envolvendo o seu nome, sem autorização da Administração desta;

• a formação de grupos ou promoção de algazarras, vaias e distúrbios nas salas de aulas ou outras dependências, bem como, nas imediações do estabelecimento, além de perturbação, por qualquer outro modo, do sossego das aulas e sua ordem natural;

• a par cipação em movimentos de indisciplina cole va, impedindo a entrada de colegas na sala de aula, ou a incitação à ausência cole va;

• o porte de armas, livros e revistas considerados imorais e subversivos, material que re-presente perigo para sua saúde, segurança e integridade sica e moral ou de outrem;

• a disseminação de idéias e prá cas contrárias aos ideais e princípios religiosos da unidade escolar;

• as manifestações ofensivas a pessoas e ins tuições nas dependências ou imedia-ções da unidade escolar;

• a prá ca de atos ofensivos à moral e aos bons costumes nas dependências e imedia-ções da unidade escolar ou em outro lugar com o uniforme da mesma;

• manter quaisquer contatos sicos envolvendo agressões ou in midades.• a distribuição de bole ns no recinto da unidade escolar e publicar jornais em que

esteja envolvido o nome da unidade, de professores ou de funcionários sem auto-rização expressa da Administração;

• a distração de colegas em aulas com objetos, gracejos ou por qualquer outra forma;• a u lização de livros, cadernos ou outros materiais pertencentes a colegas, sem o

devido consen mento;• a inscrição de palavras, desenhos ou sinais de qualquer natureza, nas paredes, nos pisos

ou em qualquer parte dos edi cios, dos móveis e do material escolar;• descaracterizar o uniforme escolar, re rar emblemas, pichar, rabiscar, mu lar ou

descosturar peças;• a mudança dos móveis da sala de aula ou de outras dependências, sem autorização.• o desrespeito às autoridades escolares;• a produção de danos à propriedade alheia;• a incitação a atos de rebeldia ou a par cipação nos mesmos;• a prá ca de qualquer espécie de violência a pessoas;• o uso, porte, compra ou venda de fumo, bebida alcoólica ou narcó co nas depen-

dências e imediações da unidade escolar ou em outro lugar com o uniforme da mesma;

Sanções• ao aluno pelo não cumprimento dos seus deveres e pelas faltas come das, gradu-

adas segundo a sua gravidade, na seguinte ordem:

• admoestação verbal e repreensão pelo professor em sala de aula e, fora dela, por qual-quer professor ou funcionário que tomar conhecimento da falta;

• re rada da sala de aula pelo professor e encaminhamento à Administração da unidade escolar, sendo julgada a avaliação até o momento da interrupção, quando esta ocorrer

19

Page 20: Manual - 2013

durante a realização de avaliação;• repreensão par cular, oral ou escrita pelo Administrador Escolar;• suspensão de algumas ou de todas as a vidades escolares, pelo prazo máximo de três dias,

pelo Administrador, não tendo direito à reposição das a vidades avalia vas perdidas em de-corrência da penalidade aplicada;

• emissão compulsória da transferência, por voto do Conselho de Classe, quando houver falta grave, recorrência de outras sanções ou incompa bilidade disciplinar;

• anulação do ato escolar respec vo, pelo professor, nos casos em que o aluno recorrer a meios fraudulentos na realização de provas ou avaliações;

As sanções eventualmente aplicadas não isentam os infratores da ação da Jus ça Pública, quando couber.

Falta grave:

• O desrespeito às autoridades escolares;• A produção de danos à propriedade alheia;• A inscrição de desenhos ou palavras que ofendam a moral e os bons costumes;• O incitamento de atos de rebeldia ou a par cipação neles;• Qualquer ato de violência a pessoas;• A prá ca de qualquer vício.

Os Recursos das Sanções Aplicadas:das sanções aplicadas poderão ser apresentados pelo aluno ou pelo seu responsável, quando menor:

• à Administração, quando aplicada pelo professor ou pelo responsável pela ordem e disci-plina;

• ao Conselho de Classe, quando aplicada pelo Administrador Escolar;• denúncia formal à Mantenedora, por abusos e irregularidades constatadas na Unidade

Escolar.

EMISSÃO DE DOCUMENTOSAo aluno regularmente matriculado serão emi dos:

• Bole m de Resultados, após o encerramento de cada ano, etapa, módulo ou bimestre;• Declaração de Escolaridade, por solicitação, para o matriculado em qualquer ano do Ensi-

no Fundamental e série do Ensino Médio;• Declaração de Conclusão de Ano/Série, por solicitação, para o que concluir qualquer ano/

série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio;• Histórico Escolar, para o que solicitar transferência para outro estabelecimento e para o

que concluir curso de Ensino Fundamental ou Médio, com informações sobre o desem-penho, expresso nos critérios de avaliação em todos os períodos concluídos.

20

Page 21: Manual - 2013

Maternal (3 anos) q Agenda do Nosso Amiguinho - CPB q Didá co: Col. Nosso Amiguinho – Vol. 1 -

Débora Rodrigues e Elen Liedke - CPB q Ens. Religioso: Bíblia - O Mundo Maravi-

lhoso da Bíblia para Crianças – CPB q Livro Paradidá co: Fofoquinha, a Foca

Fofa – Sueli Ferreira de Oliveira – CASA – Nova Edição

q MATERIAIS ESCOLARES (IDENTIFICADOS):Qtde Descrição

1 avental plás co1 apontador (p/ lápis de cor grande)1 cola bastão grande1 cx de cola gliter1 cx. de 6 tubos de cola colorida1 cx. de gizão de cera grande1 cx. de lápis de cor triang. gde (mín.12)2 cx. de nta guache - 6 cores 1 estojo com repar ções4 lápis preto sextavado n. 2 1 pasta c/elás co4 pastas c/ grampo (amar.,verm,azul e verde)1 pincel chato nº 121 pincel chato nº 64 potes massinha modelar (boa qualidade)1 tesoura sem ponta3 tubos de cola tenaz de 90 g

q MATERIAL DE APOIO:Qtde Descrição

1 esponja3 placas de EVA – 1 verde e 2 a escolher – não enroladas2 m de contact transparente1 novelo de lã1 pcte de palito para churrasco

LISTA DE LIVROS E MATERIAIS (de uso obrigatório)

EDUCAÇÃO INFANTIL

21

1 pcte de folha sulfi te colorida (100 fl s)1 pcte de sulfi te A4 branco de 500 fl s1 pcte de palito de sorvete2 pcts de Lumi Paper2 pcts de lantejoulas (gde e peq.)1 retroz de lastex1 rolinho de espuma nº 51 rolo de barbante (pequeno)1 rolo de fi ta crepe larga2 rolos de durex de 2cm

MATERIAIS DE HIGIENE (IDENTIFICADOS):1 creme dental1 escova de dente com capa protetora1 toalha de mão com o nome

Pré I (4 anos) q Agenda do Nosso Amiguinho - CPB q Didá co: Col. Nosso Amiguinho – Vol. 2

- Débora Rodrigues e Elen Liedke - CPB q Ensino Religioso: Bíblia - O Mundo Ma-

ravilhoso da Bíblia para Crianças – CPB q Livros Paradidá cos:

1. Era uma vez uma lagarta – Marta To-riolo de Lima - CPB2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

q MATERIAIS ESCOLARES (IDENTIFICA-DOS):

Qtde Descrição 1 apontador (p/ lápis grande e Normal)1 avental plás co1 borracha1 caderno brochurão grande1 caderno de desenho gde - 48 folhas 1 cx. de gizão de cera – 15 cores grande1 cx. de Lápis cor (grosso /gde 12 cores ) 1 cola bastão1 estojo com repar ções1 pacote de e quetas auto adesivas1 pasta catálago – 25 folhas1 pasta com elás co1 pincel n 10

Page 22: Manual - 2013

1 pincel n. 61 pincel po rolinho (batedor)1 tesoura sem ponta1.cx de cola colorida3 cxs de nta guache 6 cores diversas3 ptes de mass. modelar (boa qualidade)4 lápis preto sextavado n. 2 4 pastas c/grampo (amar.,verm,azul e verde)4 tubos de cola branca (90g)

q MATERIAL DE APOIO:Qtde Descrição

1 esponja3 placas de EVA – 1 verde e 2 a escolher – não enroladas1 pacote de algodão (bolinha)1 pcte de bexiga1 pcte de palito de picolé1 pcte de Sulfi te (100 fl s coloridas)1 pcte de sulfi te A4 branco de 500 fl s2 pacotes de Lumi Paper2 pctes de lantejoulas grande e 2 pcts peq.2m de contact transparente1 rolo de durex colorida1 rolo de fi ta crepe larga1 rolo de dupla face1 rolo de lã

q MATERIAIS DE HIGIENE (IDENTIFICADOS)1 creme dental1 escova de dente com capa protetora1 toalha de mão com o nome

Pré II (5 anos) q Agenda do Nosso Amiguinho - CPB q Didá co: Coleção Nosso Amiguinho – Vol.

3 - Débora Rodrigues e Elen Liedke - CPB q Ensino Religioso: Bíblia - O Mundo Maravi-

lhoso da Bíblia para Crianças – CPB q Livros Paradidá cos:

1. Barulhos da Noite - CPB;2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

q MATERIAIS ESCOLARES (IDENTIFICADOS)Qtde Descrição

22

1 apontador c/depós. (p/lápis Jbo e Norm.)1 avental1 caderno de capa dura de 96 folhas peq.1 caderno de desenho grande 48 folhas1 cx. de cola colorida1 estojo (com 3 divisórias)1 pasta catálago – 50 plásticos (grosso)1 pasta com elástico1 pctes de etiquetas auto adesivas1 pincel chato n. 41 pincel tipo rolinho (batedor) 1 tesoura sem ponta 1 cx de cola com gliter2 borrachas grandes branca e macia2 cola bastão 40g2 cx. de gizão de cera – 15 cores - Jbo2 cx. de tinta guache com 6 cores 2 cx. lápis de cor (grosso 12 cores ) Jbo2 potes de massinha (boa qualidade)3 lápis sextavado n. 2 verde 3 tubos de cola branca (90g)4 pastas c/grampo (amar.,verde,azul e verde)4 rolos de durex colorido (uma cor de cada)

q MATERIAL DE APOIO:Qtde Descrição

3 placas de EVA – 1 verde e 2 a escolher – não enroladas1 pcte de sulfi te colorido(100 folhas)1 pcte de Lumi paper1 pcte e sulfi te A4 branco de 500 folhas1 pcte pequeno de gliter2m de contact transparente p/ sala1 rolo de dupla face1 pacote de bexiga1 rolo de fi ta crepe largaLixas nº 50, 150 e 200 (uma de cada)

Obs.: Todos os cadernos deverão estar encapa-dos com plás co ou contact transparente.

Page 23: Manual - 2013

ENSINO FUNDAMENTAL

4 pastas c/ grampo (amar.,verde,azul e verde)6 lápis pretos sextavados n. 2

q MATERIAL DE APOIO:Qtde Descrição

2 m de contact transparente 1 pcte de Lumi Paper1 pcte de sulfi te A4 branco de 500 fl s1 pcte de sulfi te colorido de100 fl s1 pacote de palito de sorvete colorido3 placas de EVA – 1 verde e 2 a escolher – não enroladas

Obs.: Todos os livros e cadernos deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.2º ano:

q Agenda Nosso Amiguinho – CPBLivros Didá cos q Arte e Musicalização Interagir e Crescer

– CPB - Lançamento q Bíblia para Crianças – CPB q Ciências: Interagir e Crescer 2º ano - Fer-

reira e Romangnoli – CPB q Dicionário da Língua Portuguesa q Ensino Religioso: Interagir e Crescer –

Souza/Reis – 2º ano – CPB – Nova edição q História e Geogr.: Interagir e Crescer –

2º. Ano – Moreira e Helbich - CPB q Inglês: Kid´s World 2º ano - Chagas – CPB q Língua Portuguesa: Interagir e Crescer

2º ano, Hulda Cyrelli de Souza – CPB; q Matemá ca: Interagir e Crescer 2º ano –

Casarim, Rocha e Miranda– CPB q Paradidá cos:

1. Ta e seu gre – Andy Nash – CPB - (lançamento)2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

23

1º ano (6 anos) q Agenda Nosso Amiguinho - CPB

Livros Didá cos q Arte e Musicalização Interagir e Cres-

cer – CPB - Lançamento q Ens. Religioso.: Interagir e Crescer –

1º ano – CPB q Língua Inglesa Interagir e Crescer –

1º ano - CPB - Lançamento q

Quero Descobrir: Vol. I e Vol. II – El-len Liedke e Neila Reis – CPB

q Paradidá cos:1. Coisinhas que me alegram e coisi-nhas que me entristecem – Odiléia Lindquist e Ivany F. Oliveira – CPB2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

q MATERIAIS ESCOLARES IDENTIFICA DOS

Qtde Descrição1 avental plás co1 cad. capa dura (brochurão) – 48 fl s1 cad. des. gde espiral.- 48 fl s (s/fl s seda)1 cx. de cola colorida -6 cores1 cx. de gizão de cera – c/12 cores 1 estojo1 pasta polionda c/ alça maleta - 2cm1 pasta po catálogo – 50 folhas1 pct de e q. auto-ades. p/cads. e livros1 pincel chato n. 61 tesoura sem ponta2 apontadores com depósito2 borrachas branca 2 colas bastão - 40g2 colas - 90 g2 cx de massas p/ modelar – 6 cores2 cx. de guache 6 cores 2 cx. de lápis de cor – c/12 cores 2 tubos de cola gliter

Page 24: Manual - 2013

q MATERIAIS ESCOLARES IDENTIFICADOS Qtde Descrição

1 apontador com depósito - grande1 caderno de desenho grande – 100 fl s1 caderno quadriculado de 1cm (peq.)1 caixa de lápis de cor 24 cores 1 cola - 90g1 cx. de canetas hidrocor – 12 cores1 estojo1 gizão de cera 1 pasta catálogo – 50 folhas1 pasta polionda 2 cm1 régua 30cm - plás co duro1 tesoura s/ ponta 2 borrachas brancas 2 colas bastão – 40G2 cx. de nta guache - 6 cores 3 cads. capa dura grande brochurão – 48 fl s4 pastas c/ grampo (amar.,verm,azul e verde)8 lápis pretos sextavados n. 2

q MATERIAL DE APOIO:Qtde Descrição

1 pcte de palitos de sorvete1 pct de Lumi Paper 1 pcte de sulfi te branco A4 de 500 fl s1 pcte de sulfi te colorido de100 fl s1 rolo de dupla face

Obs.: Todos os livros e cadernos deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

3º ano: q Agenda – CPB q Bíblia – Almeida (Revista e Atualizada);

Livros Didá cos q Arte e Musicalização Interagir e Crescer

– CPB - Lançamento q Ciências: Interagir 3º ano - Ferreira e Ro-

mangnoli - CPB q Dicionário da Língua Portuguesa q Ens. Relig.: Interagir e Crescer – 3º ano –

Souza e Reis – CPB q História e Geografi a: Interagir e Crescer

3º ano – Moreira e Helbich – CPB q Inglês: Kid´s World 3º ano - Chagas – CPB; q Língua Portuguesa: Interagir e Crescer

3º ano - Souza – CPB q Matemá ca: 3º ano – Casarim, Rocha e

Miranda – CPB

q Paradidá cos:1. E a Água Carolzinha? – Gisélia Fonse-ca – CPB2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

q MATERIAIS ESCOLARES (IDENTIFICADOS)Qtde Descrição

1 apontador com depósito 1 caderno de desenho grande – 100 fl s1 cola branca – 90g1 cx. de cane nhas hidrocolor – 12 cores1 cx. de cola colorida1 cx. de guache -6 cores 1 cx. de lápis de cor - 24 cores 1 estojo1 gizão de cera1 pasta catálogo – 50 folhas1 pincel chato n. 61 régua de 30 cm de plás co duro1 tesoura sem ponta 2 borrachas brancas2 colas bastão – 40g2m de contact transparente4 cadernos capa dura brochurão – 48 fl s4 pastas c/ grampo (amar.,verm,azul e verde)8 lápis pretos sextavados n.2

q MATERIAL DE APOIO:1 pacote de Lumi Paper1 pcte de sulfi te branco A4 de 500 fl s1 pcte de sulfi te colorido de 100 folhas

Obs.: Todos os livros e cadernos deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

4º ano: q Agenda – CPB; q Bíblia – Almeida (Revista e Atualizada);

Livros Didá cos q Língua Portuguesa: Interagir e Crescer

4º ano - Souza – CPB q Matemá ca: 4º ano – Casarim, Rocha e

Miranda – CPB q Ciências: Interagir 4º ano - Ferreira e Ro-

mangnoli - CPB q História e Geografi a: Interagir e Crescer

4º ano – Moreira e Helbich – CPB;

24

Page 25: Manual - 2013

q Ens. Religioso.: Interagir e Crescer – 4º ano – Souza e Reis – CPB

q Inglês: Kid´s World 4º ano - Chagas – CPB; q Dicionário da Língua Portuguesa q Paradidá cos:

1.Como era Doce o Meu Rio – Ivacy F. Oli-veira e Ieda Mar ns de Oliveira – Ed. CPB;2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

q MATERIAIS ESCOLARES (IDENTIFICADOS)Qtde Descrição

1 apontador com depósito gde 2 borrachas branca 1 cx. de lápis de cor 24 cores4 cadernos capa dura brochurão – 48 fl s1 cx. de canetas hidrocor – 12 cores1 cola - 90 g8 lápis pretos sextavados n. 2 2 pcts e qs. ades. p/ cads. e livros (pct c/ 8)1 pasta plás ca transp. c/ elás co1 régua – 30cm de plás co duro1 tesoura sem ponta1 cx. de nta guache 6 cores1 marcador de texto –amarelo1 pincel chato n.31 cola bastão - 40g1 pasta catálogo – 50 folhas1 caderno de desenho grande – 48 fl s 4 pastas c/ grampo (amar.,verm,azul e verde)

q MATERIAL DE APOIO:1 pacote de Lumi Paper1 pacote de sulfi te branco A4 de 500 fl s 1 pacote de sulfi te colorido de 100 fl s

Obs.: Todos os livros e cadernos deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

5º ano: q Agenda – CPB q Bíblia – Almeida (Revista e Atualizada);

Livros Didá cos q Língua Portuguesa: Interagir e Crescer

5º ano - Souza – CPB q Matemá ca: : Interagir e Crescer 5º ano

– Casarim, Rocha e Miranda – CPB q Ciências: Interagir e Crescer 5º ano - Fer-

reira e Romangnoli - CPB q História e Geografi a: Interagir e Crescer

5º ano – Moreira e Helbich – CPB

q Ens. Religioso.: Interagir e Crescer – 5º ano – Souza e Reis – CPB

q Inglês: Kid´s World 5º ano - Chagas – CPB; q Dicionário da Língua Portuguesa q Paradidá cos:

1. Um Tamanduá no Meu Jardim - CPB2. Projeto Ciranda de Leitura - Taxa

q MATERIAIS ESCOLARES (IDENTIFICADOS)Qtde Descrição

1 apontador com depósito (grande)1 borracha branca grande1 caderno de desenho grande – 48 fl s1 caneta esferográfi ca - azul1 caneta esferográfi ca - preta1 caneta esferográfi ca - vermelho1 cola bastão - 40g1 corre vo líquido1 cx. de cane nhas hidrocor – 12 cores1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 marcador de texto –amarelo1 pasta catálogo – 50 folhas1 pasta de plás co transp. com elás co1 régua 30cm de plás co duro1 tesoura sem ponta2 pcts e qs. ades. p/cad. e livros(pct c/8)3 lápis pretos sextavados n. 2 4 cadernos de capa dura 96 fl s4 pastas c/ grampo (amar.,verm,azul e verde)

q MATERIAL DE APOIO:1 pcte de sulfi te branco A4 de 500 fl s1 pcte de sulfi te colorido (100 folhas)

Obs.: Todos os livros e cadernos deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

6º ano q Agenda Jovem – CPB q Bíblia: Jovem Amigo - SBB

Livros Didá cos q Arte e Musicalização Intera va - 6º Ano

- Lançamento q Ciências Intera va 6º ano – CPB – Nova Ed. q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Inglês/Português q Ens. Relig.: Intera va/A tude é Tudo - 6º

ano – CPB q Escreva Corretamente 6º ano - CPB

25

Page 26: Manual - 2013

q Geografi a Intera va 6º ano - CPB q História Intera va 6º ano – CPB q Inglês Inter@ va - 6º ano - CPB – Nova Ed. q Língua Portuguesa Intera va 6º ano – CPB q Matemá ca Intera va 6º ano - CPB q Paradidá cos:

1. Além da Magia - CPB2. Acidente na Gruta Sem Fim – CPB ( No decorrer do ano ainda serão pedidos mais livros paradidá cos)

q MATERIAIS ESCOLARES:1 caderno universitário1 caderno de desenho1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 conj. de cane nha hidrocor1 régua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

Obs.: Todos os livros e cadernos deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

7º ano q Agenda Jovem - CPB q Bíblia: Jovem Amigo - SBB

Livros Didá cos q Ciências Intera va - 7º ano - CPB - Nova Ed. q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Inglês/Português q Ensino Religioso: Intera va – Herói de

Verdade – CPB q Escreva Corretamente – 7º ano - CPB q Geografi a Intera va 7º ano – CPB q História Intera va - 7º ano q Língua Portuguesa Intera va – 7º ano – CPB q Matemá ca Intera va 7º ano - CPB q Inglês Inter@ va 7º ano – CPB – Nova Ed.

q Arte e Musicalização Intera va - 7º Ano - Lançamento

q Paradidá cos:1. Língua Portuguesa- Sen do Único – CPB;- Perdidos no Mar – CPB ( No decorrer do ano ainda serão pedidos mais livros paradidá cos)

q MATERIAIS ESCOLARES:1 caderno universitário1 caderno de desenho1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 cx. de caneta hidrocor1 régua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

Obs.: Todos os livros deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

8º ano q Agenda Jovem - CPB q Bíblia: Jovem Amigo - SBB

Livros Didá cos q Ciências Intera va - 8º ano - CPB – Nova Ed. q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Inglês/Português q Ensino Religioso: Intera va – Pensando em

Você - CPB; q Escreva Corretamente – 8º ano - CPB q Geografi a Intera va 8º ano – CPB q História Intera va - 8º ano q Língua Portuguesa. Intera va – 8º ano – CPB q Matemá ca Intera va 8º ano - CPB q Inglês Inter@ va 8º ano - CPB - Nova Ed.

26

Page 27: Manual - 2013

q Paradidá cos:1. Língua Portuguesa: - Ben Carson – CPB- Novo Ritmo – CPB (No decorrer do ano ainda serão pedi-dos mais livros paradidá cos)

q MATERIAIS ESCOLARES:1 caderno universitário1 caderno de desenho1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 cx. de caneta hidrocor1 regua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

Obs.: Todos os livros deverão estar encapados com plás co ou contact transparente

9º ano q Agenda Jovem - CPB q Bíblia: Jovem Amigo - SBB

Livros Didá cos q Ciências Intera va - 9º ano - CPB – Nova Ed. q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Inglês/Port. - Ed. Saraiva

q Ensino Religioso: Intera va – Conexão Essen-cial - CPB;

q Escreva Corretamente – 9º ano - CPB q Geografi a Intera va 9º ano – CPB q História Intera va - 9º ano; q Língua Portuguesa. Intera va – 9º ano –

CPB; q Matemá ca Intera va 9º ano - CPB q Inglês Inter@ va 9º ano – CPB – Nova Ed. q Paradidá cos:

1. Projeto Sunlight - CPB 2. Novo Ritmo - CPB

(Obs.: No decorrer do ano ainda serão pe-didos mais livros paradidá cos)

q MATERIAIS ESCOLARES:1 caderno universitário1 caderno de desenho1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 cx. de caneta hidrocor1 régua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

Obs.: Todos os livros deverão estar encapados com plás co ou contact transparente.

27

Page 28: Manual - 2013

1º Ano q Agenda - CPB q Apos las: Sistema Intera vo 1º ano

(completa) – CPB q Bíblia: Jovem Amigo – SBB q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Esp./Port. q Dicionário: Inglês/Port. q Paradidá cos:

- Jeito de Ser - CPB;- A Guerra de Aristófanes – CPB ( No decorrer do ano serão pedidos mais alguns paradidá cos)

q MATERIAIS ESCOLARES BÁSICOS1 caderno universitário ou fi chário1 caderno de desenho1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 cx. de caneta hidrocor1 régua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

2º Ano q Agenda - CPB q Apos las: Sistema Intera vo 2º ano

(completa) – CPB – NOVA EDIÇÃO q Bíblia: Jovem Amigo – SBB q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Esp./Port. q Dicionário: Inglês/Port. q Paradidá cos:

- O Limite do Prazer – CPB- A Guerra de Aristóteles – CPB (No decorrer do ano serão pedidos mais alguns livros)

q MATERIAIS ESCOLARES BÁSICOS1 caderno universitário ou fi chário1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 cx. de caneta hidrocor1 régua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

3º Ano q Agenda - CPB q Apos las: Sistema Intera vo 3º ano

(completa) – CPB – NOVA EDIÇÃO q Bíblia: Jovem Amigo – SBB q Dicionário da Língua Portuguesa q Dicionário: Esp./Port. q Dicionário: Inglês/Port. q Paradidá co:

- O Livro Amargo – CPB- A Guerra de Aristóteles – CPB (No decorrer do ano serão pedidos mais alguns livros)

q MATERIAIS ESCOLARES BÁSICOS1 caderno universitário ou fi chário1 transferidor1 esquadro1 compasso1 cx. de lápis de cor 24 cores 1 cx. de caneta hidrocor1 régua de 30 cm1 tesoura1 cola1 lápis preto1 borracha

ENSINO MÉDIO

28

Page 29: Manual - 2013

Situação Familiar

Registro de Matrícula / RA

Nome do(a) Aluno(a) Série

Endereço Nº Compl.

Certidão Nasc. RG (Identidade) Org. Emis. UF Data Emissão

Bairro Cidade UF CEP

E-Mail

FICHA INFORMATIVA

CPF Nome do PAI

RG (Identidade) Órgão Emiss. UF Data Emissão Grau Instrução

Nacionalidade Data Nascim. Estado Civil Profi ssão

Religião Batizado? Igreja

Cx. Postal E-Mail

Sexo Data de Nascimento Nacionalidade Local de Nascimento UF

RAÇA* (ver rodapé) Religião Batizado? Telefone(s)rNão r Sim

Endereço Nº Compl.

Bairro Cidade UF CEP

r Sim r Não Telefone(s)

CPF Nome da MÃE

RG (Identidade) Órgão Emiss. UF Data Emissão Grau Instrução

Nacionalidade Data Nascim. Estado Civil Profi ssão

Religião Batizado? Igreja

Cx. Postal E-Mail

Endereço Nº Apto. Compl.

Bairro Cidade UF CEP

r Sim r Não Telefone(s)

* Branca; Parda; Preta; Amarela; Indígena.

Page 30: Manual - 2013

Outras Informações

Relacione todos os irmãos, a partir do mais velho, e assinale os que estudam nesta escola.Nome dos Irmãos Cursos

O(A) aluno(a) tem algum problema de saúde? rNão rSim

Qual? __________________________________________________________________Tem convênio Hospitalar? rNão rSim Qual? _______________ Nº Cart.: ___________

O(A) Aluno(a) é portador de necessidade educacional especial? rNão rSim

Qual o diagnóstico? ____________________________________________________

Quando pais separados - Responsável legal pelo(a) aluno(a): r O Pai r A Mãe r Outro _______________________________________________

____/____/____ Data

__________________________ __________________________ Assinatura do Aluno Assin.do Pai ou Responsável

Solicitação de Reserva de Vaga/Matrícula - Termo de Ciência

Tendo por este meio solicitado a reserva de vaga/matrícula do(a) aluno(a) indicado no anverso, declaro perante a lei que li o Código de É ca Escolar, e estando de pleno acordo com todos os seus termos, comprometo-me a cumpri-lo integralmente.

Responsável pelo pagamentoCPF Nome do(a) Responsável

RG (Identidade) Órgão Emissor UF Data Emissão Grau Instrução

Nacionalidade Data Nascim. Estado Civil Profi ssão

Religião Batizado? Igreja

Cx. Postal E-Mail

Endereço Nº Apto. Compl.

Bairro Cidade UF CEP

r Sim r Não Telefone(s)

PesquisaComo conheceu a Escola Adventista? [ ] Amigo [ ] Ex-Aluno [ ] Folheto [ ] Jornal [ ] TV [ ] Rádio [ ] Outdoor [ ] Internet [ ] Indicação [ ] Outros .................................................

O que o levou a escolher esta escola? [ ] Visita à Escola [ ] Localização [ ] Filosofi a [ ] Disciplina[ ] Qualidade do ensino [ ] Indicação parentes/amigos [ ] Facilidade no transporte [ ] Professores [ ] Material Didático [ ] Ensino Religioso [ ] Outros ............................................................................

Data: ___/___/___ Data: ___/___/___ Data: ___/___/___

________________________ ________________________ ________________________ Assin. Coordenação/Orientação Assin. Tesouraria Assin. Adm. Escolar

Page 31: Manual - 2013
Page 32: Manual - 2013