Manual

5
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Rua S. Catarina , 999 - Centro - Avaré/SP DIACONATO MANUAL DE NORMAS E CONDUTAS DO DIACONATO “Este manual foi elaborado com a intenção de proporcionar a melhoria e crescimento de cada Diácono e Diaconisa, tanto na área espiritual, como no aspecto físico, bem como o crescimento e fortalecimento do Corpo Diaconal, visando com isso, servir Ao Rei Jesus cada vez melhor” 1 ª= ASPECTO INTERIOR: Paz, Serenidade e Simplicidade. 2ª=INTEGRIDADE DE CARÁTER: O bom Diácono e/ou Diaconisa, é aquela pessoa que desenvolve por vontade própria, o bom “caráter cristão”. Esse conceito de caráter

Transcript of Manual

Page 1: Manual

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Rua S. Catarina , 999 - Centro - Avaré/SP

DIACONATO

MANUAL DE NORMAS E CONDUTAS DO DIACONATO

“Este manual foi elaborado com a intenção de proporcionar a melhoria e crescimento de cada Diácono e Diaconisa, tanto na área espiritual, como no aspecto físico, bem como o crescimento e fortalecimento do Corpo Diaconal, visando com isso, servir Ao Rei Jesus cada vez melhor”

1ª= ASPECTO INTERIOR: Paz, Serenidade e Simplicidade.

2ª=INTEGRIDADE DE CARÁTER: O bom Diácono e/ou Diaconisa, é aquela pessoa que desenvolve por vontade própria, o bom “caráter cristão”. Esse conceito de caráter cristão esta baseado na INTEGRIDADE (l Cor. 11:28).

3ª=DÍZIMO: Todos os membros do Diaconato devem ser dizimistas fiel (Mal. 3:10).

4ª=SABEDORIA: Todos os membros do Diaconato devem ser alunos matriculados na Escola Bíblica Quadrangular.

5ª=PLENETUDE ESPÍRITUAL: Atos 6:3 – todos devem ser cheios do Espírito Santo e serem de oração, e sendo assim, também devem ser participantes do culto de oração. “Quem ora

Page 2: Manual

pouco, tem pouco poder, quem ora muito, tem muito poder e quem não ora, não tem poder”(Rev Roberto).

6ª=PODER: Os membros do Diaconato devem sempre estar cientes de suas responsabilidades como servos de Deus, que não se prende apenas nos trabalhos relacionados a Casa do senhor, por isso é importante zelar do testemunho e vida espiritual. O poder do servo não esta apenas nas palavras que diz, mas também esta na vida consagrada que vive.

7ª=ASPECTO EXTERIOR: Roupas, cabelos, sapatos, higiene, dentes e a importância do uniforme.

8ª=POSTURA: A postura de um membro do Diaconato, deve significar o máximo em elegância e bom gosto. Não convém que membros do Diaconato fiquem na porta de entrada da igreja com uma fisionomia brava ou antipática. Postura alegre, sorriso de boas vindas e a simpatia no trato com as pessoas, é fundamental.

9ª=UNIFORME: O uniforme é o “cartão de visita” de qualquer Diaconato. E sendo o nosso Diaconato da Igreja Sede(região 512), temos que ser exemplo, por isso o uniforme deve obedecer detalhadamente o PADRÃO adotado pela Igreja Quadrangular Nacional e aprovado pelo Conselho Nacional de Diretores(CND), no dia 26 de Agosto de 1997, não se permitindo cores ou modelos diferentes. O seu uso é “indispensável” em cada dia de trabalho na Igreja do Senhor.

10ª=LIMPEZA: Os uniformes devem estar sempre limpos e passados, os sapatos pretos, tanto para os homens, como para as mulheres, devem estar sempre limpos e engraxados. A boa aparência é primordial e mostrar um aspecto agradável é um dever de cada Diácono e Diaconisa.

11ª=RESPONSABILIDADES: Os Diáconos e Diaconisas devem estar atentos com as suas responsabilidades na igreja do Senhor, conforme exemplos a seguir;

Page 3: Manual

Lixos nos banheiros, papel higiênico nos mesmos, água nos bebedouros, lixo dos bebedouros, manter os vidros/janelas abertos para a ventilação do ambiente, ficar atentos para não se encontrar encostados nas paredes, bem como não ficar fixo em um só lugar. Verificar as toalhas dos banheiros e mesas. Fidelidade com as escalas de serviço, limpeza e de produtos de limpeza e higiene. Estar sempre atento ao Pastor, fazer a contagem das pessoas, recolher e contar as ofertas e dízimos...“Lembre-se que ser Diácono e Diaconisa não é um cargo, mas sim um ministério a Serviço do Rei Jesus”.

12ª=OBSERVAR: O movimento aos banheiros, para que não haja prejuízos para a igreja, como também , observar o ajuntamento de pessoas nos mesmos. Deve-se observar também , o estacionamento constantemente, para que possamos proporcionar segurança e tranqüilidade aos irmãos.

13ª=ESCALAS E HORÁRIOS: Todos do Diaconato, quando escalados para o trabalho, devem chegar no mínimo 30 (trinta) minutos antes do culto começar, para um momento de oração e verificação do templo, se esta tudo em ordem para o culto.

14ª=HORÁRIO DAS REUNIÕES: O Corpo Diaconal se reúne sempre no ultimo Domingo de cada mês e no primeiro Domingo de cada mês, sempre às 18:00 horas. Todos devem chegar, se possível, dez(10) minutos antes do horário acima.

15ª=LEMBRAR SEMPRE: Que o bem estar do povo depende de quem serve, por isso, servir com alegria e satisfação. Devemos sempre fazer o obra do Senhor com muito amor.

16ª=RECLAMAÇÃO: Toda reclamação a respeito das escalas ou qualquer assunto com referência ao Diaconato, deve ser feita ao Diretor do Diaconato, pessoalmente pela própria pessoa, evitando o “fermento do mal”.

Page 4: Manual

“NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES, MAS FUI EU QUE VOS ESCOLHI”... (João 15:16 a).