Manual da Ave Ornamental

16
Manual da ave ornamental Como cuidar do seu amigo.

description

Faça o download do Manual da Ave Ornamental e aprenda os cuidados básicos para a sua ave.

Transcript of Manual da Ave Ornamental

Page 1: Manual da Ave Ornamental

Manual da ave ornamental

Como cuidar do seu amigo.

Page 2: Manual da Ave Ornamental

Neste manual, selecionamos algumas dicas de cuidados para que, ao chegar em casa, sua relação com seu novo amigo seja ainda melhor.

Parabéns, você acaba de adquirir uma nova ave.

Page 3: Manual da Ave Ornamental

Este manual pertence a (nome do animal):

Sexo: Espécie:

Plumagem:

Proprietário:

Endereço:

Cidade: UF:

Obs.:

Page 4: Manual da Ave Ornamental

Onde abrigar a gaiola:

Page 5: Manual da Ave Ornamental

A gaiola deve ficar em local abrigado de correntes de vento, porém arejado e livre de calor e umidade ex-cessiva. Ela pode ficar sobre uma prateleira ou mesmo pendurada em uma parede. Predadores noturnos, como gatos, corujas, etc., são muito comuns, então, observe se a gaiola está longe do alcance desses ani-mais.As capas protetoras são bastante importantes, prote-gem contra o frio excessivo e evitam a sujeira. As capas deve ser utilizadas apenas no período noturno.Durante o dia, o banho de sol é extremamente reco-mendado para a fixação do cálcio nos ossos, ele deve ser dado pela manhã, preferencialmente até as 10h. Importante: colocar a gaiola numa posição em que o pássaro tenha a opção de se abrigar à sombra, caso ele queira. A suplementação com Bella Ave Cálcio supre as necessidades de cálcio dos pássaros pouco expostos ao sol.De vez em quando, um passeio com o pássaro ou a mudança da gaiola de lugar também influencia na melhoria da atividade e no comportamento.

Page 6: Manual da Ave Ornamental

Higienização das gaiolas:

A higienização das gaiolas deve ser feita diariamente, evitando assim problemas de saúde das aves.As bandejas das gaiolas facilitam a limpeza e evitam sujar o ambiente, porém, podem tornar-se um local de contaminação se não forem limpas diariamente. Recolha o papel do fundo da gaiola, se houver, ou limpe as fezes e restos de alimentos com auxílio de uma esponja e água. Não utilizar jornal no fundo da gaiola, pois pode intoxicar a ave.Os comedouros e bebedouros devem ser lim-pos pelo menos 3 vezes na semana ou sempre que necessário. Os poleiros e as grades devem ser limpos com frequência semanal ou sem-pre que necessário. Para melhor desinfecção, recomendamos ainda que semanalmente a gaiola e os utensílios sejam higienizados e desinfetados com Herbalvet T.A.

Page 7: Manual da Ave Ornamental

Cada espécie de ave tem suas necessidades nutricionais e preferências alimentares. Na natureza, elas estão diante de uma diversidade de nutrientes gigantesca, podendo se ali-mentar conforme sua necessidade nutricional. Em cativeiro isso não ocorre, por isso é fundamental uma dieta diversi-fi cada, balanceada, e a suplementação vitamínica, mineral e aminoácida diária para repor qualquer defi ciência na alimentação. A administração do Bella Ave Todo Dia supre todas as ne-cessidades nutricionais das aves e pode ser utilizado diariamente.A seguir, sugestões de alimentação para algumas aves cativas.

Alimentação

Page 8: Manual da Ave Ornamental

Sugestão de cardápio

Mistura de sementes: alpiste, painço, linhaça, colza, aveia, milho alvo, niger

Frutas: laranja, maça, banana, mamão

Verduras (princi-palmente as verdes escuras): almeirão, chicória, couve, jiló

Fonte proteica: larva de tenébrio, ovo cozido com casca

Outros

Canári

os

Canári

o da t

erra

Cardea

l

Diaman

te go

ld

Manda

rin

Manon

Pombo

Periq

uito

milho e painço

Ração para

galinha

alpiste, milho e aveia

milho cozido

Mistura de sementes: girassol, milho, amendoim, lentilha, arroz com casca, abóbora*

Grãos cozidos: grão de bico, len-tilha, ervilha, milho, feijão**

Frutas: laranja, maçã, banana, mamão, melancia, uva, pera, ameixa, pêssego, abacaxi, goiaba**

Verduras (principalmente as verdes escuras): almeirão, chicória, couve... e legumes cozidos: jiló, cenoura, brócolis, couve-flor**

Fontes de proteína: ovo cozido com casca, queijo branco (apenas 2 vezes na semana)

Page 9: Manual da Ave Ornamental

Sugestão de cardápio

Mistura de sementes: girassol, milho, amendoim, lentilha, arroz com casca, abóbora*

Grãos cozidos: grão de bico, len-tilha, ervilha, milho, feijão**

Frutas: laranja, maçã, banana, mamão, melancia, uva, pera, ameixa, pêssego, abacaxi, goiaba**

Verduras (principalmente as verdes escuras): almeirão, chicória, couve... e legumes cozidos: jiló, cenoura, brócolis, couve-flor**

Fontes de proteína: ovo cozido com casca, queijo branco (apenas 2 vezes na semana)

Papa

gaio

Arara

Tucan

o

É recomendado alimentar as aves duas vezes ao dia, de preferência na parte da manhã e no final da tarde.Os alimentos frescos devem ser servidos diariamente, mas lembre-se de retirá-los da gaiola antes que estraguem, evitan-do uma intoxicação alimentar na ave.

* até 4 vezes por semana** diariamente

Page 10: Manual da Ave Ornamental

Fornecer sempre água fresca e filtrada, evitando assim do-enças bacterianas e parasitárias. Trocar a água diariamente ou sempre que estiver suja.

A areia ajuda na digestão da aves, por isso, deixe sempre disponível à ave. Existem no mercado areias próprias para essa finalidade.

Os pássaros devem tomar banhos frequentes, de prefe-rência quatro por semana, no mínimo. Durante a época de muda de penas, o banho deve ser diário. Se a ave não quiser tomar banho, o criador-ornitófilo pode borrifar água nas penas, por meio de um borrifador/aspergidor.

Água

Areia

Banhos

Page 11: Manual da Ave Ornamental

Algumas aves se reproduzem com bastante facilidade em cativeiro e é bem gratificante vê-las se reproduzindo. Para a reprodução, devemos observar as características de cada espécie, como tamanho do ninho, necessidades de espaço em gaiolas e formação dos casais. A manipulação dos ninhos e ovos depois da postura deve ser a mínima possível; dos filhotes recém-nascidos também. Para evitar o abandono do ninho pelos pais, a dica é: deixe a natureza agir, as aves sabem o que fazer.Após a postura, é normal as aves alterarem seu compor-tamento, elas adquirem uma postura defensiva no ninho,

tornando-se às vezes mais agressivas do que o habitual.

No período que antecede a re-produção e durante a mesma, é necessária a utilização de suple-mentação específica. O Bella Ave Reprodução supre todas as necessidades nutricionais desse período, melhorando a repro-

dução.

Reprodução

Page 12: Manual da Ave Ornamental

As aves, como qualquer ser

vivo, estão expostas a agen-tes que podem ser patogênicos.

Medidas profiláticas devem ser toma-das.Toda ave deve ser vermifugada anualmente ou sempre que ne-cessário. O controle de piolhos e ácaros também é muito impor-tante. As aves são muito sensí-veis às mudanças de estação e seu comportamento é alterado de acordo com a época do ano. Dessa forma, elas acabam ten-do necessidades específicas de aporte de vitaminas, minerais e proteínas. É muito importante que o criador fique atento a essas mudanças e ad-

ministre o suplemento correto na água ou ali-

mento da ave.

Previnir é sempremelhor

Page 13: Manual da Ave Ornamental

Procure um médico veterinário se observar os seguintes sinais nas aves: narinas ou olhos com secreção e/ou com aumento de volume, espirros, perda de peso, apatia (ave fi ca no fundo da gaiola), cistos na pele, queda de penas, automutilação, lesões de pele, perda de apetite, bicos e unhas quebradiças ou crescimen-to exagerado dos mesmos. Quanto mais rápido for o diagnóstico preciso da doença, mais fácil será o tratamento.

Principais sinais da ave doente

Page 14: Manual da Ave Ornamental

Sugestão de uso da linha Bella Ave

Canto

Ferro

Recuperação

Muda

Reprodução

Todo Dia

Janeiro JulhoFevereiro Março Abril Maio Junho

Período recomendado para administração dos suplementos. Não administrar mais de 2 produtos ao mesmo tempo.

Page 15: Manual da Ave Ornamental

Julho Agosto Setembro Outubro NovembroJunho Dezembro

Page 16: Manual da Ave Ornamental

Diga NÃO ao tráfico de animais silvestres! Maiores informações, entre no site do IBAMA: www.ibama.gov.br

8051

1428

/031

1 O

F01