manual de instalação e configuração do sql server 2005

download manual de instalação e configuração do sql server 2005

of 15

Transcript of manual de instalação e configuração do sql server 2005

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    1/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 1

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express

    Neste artigo descrevo passo-a-passo o processo de instalao do SQL Server 2005 ExpressEdition (SQL Express). Quando voc instala o SQL Express, os protocolos de rede sodesabilitados por padro, isto faz com que ele no aceite conexes vindas de outras estaesde uma rede. Sendo assim, descrevo tambm como configurar o SQL Express para permitir acomunicao entre ele e suas aplicaes.

    O SQL Server 2005 Express Edition (SQL Server Express) - sucessor do MSDE, baseadonas tecnologias do SQL Server 2005 e suporta muita das caractersticas de banco de dadosdeste e verses anteriores do SQL Server. Para saber mais sobre o SQL Express, leia o artigoConhecendo o SQL Server 2005 Express Edition.

    Instalao Side-by-Side com o SQL Server 2000

    Se voc pretende instalar o SQL Express em um computador que j tenha o SQL Server 2000ou MSDE instalado, garanta que o SQL Server 2000 ou MSDE esteja atualizado com o SP3 ousuperior. Verses anteriores ao SP3 no compartilham apropriadamente a porta UDP 1434 e

    pode fazer com que sua instncia do SQL Express no esteja disponvel para as aplicaesclientes.

    Embora voc possa alterar a ordem de inicializao dos servios para que o servio SQLBrowse inicie antes do SQL Server 2000 ou MSDE, o recomendado que voc atualize todasas verses do SQL Server 2000 ou MSDE para o SP3 ou superior. Para fazer download doService Pack mais recente, veja Microsoft SQL Server Web site.

    O Servio SQL Browser

    O servio SQL Browser (sqlbrowser) permite que aplicaes clientes se conectem a umainstncia do SQL Server 2005 ou SQL Server 2005 Express sem conhecer a porta TCP/IPatribuda para a instncia.

    Nota: Por razes de segurana, o SQL Express no inicia automaticamente o servio SQLBrowser durante a instalao.

    Como o Servio SQL Browser trabalha

    Quando uma instncia do SQL Express iniciada, ela atribuda a um nmero de portaTCP/IP. Esta porta ser usada pela instncia para se comunicar ou trocar dados com asaplicaes clientes. Devido este nmero de porta ser geralmente desconhecido para asaplicaes, o servio SQL Browser atua como um tradutor, traduzindo o nome de instnciapassado pela aplicao, para o nmero de porta TCP/IP apropriada. Para fazer isso, o servioSQL Browser fica escutando por requisies de rede nas portas TCP/IP 1433 e 1434.

    Por default, o servio SQL Browser est desativado. Se voc esta acessando um cpia local doSQL Express, voc no necessitar iniciar este servio. Entretanto, se voc precisa que suaaplicao acesse o SQL Express atravs da rede, voc dever primeiro habilitar um dosprotocolos de rede e ento iniciar o servio SQL Browse. Posteriormente veremos comoconfigurar o SQL Express para trabalhar em uma rede.

    Requisitos Necessrios

    Antes de iniciar a instalao do SQL Server 2005 Express, importante observar que parainstalar e funcionar adequadamente alguns requisitos so necessrios como:

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    2/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 2

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Processador: Pentium III ou compatvel 500Mhz, recomendado 1Ghz

    Sistema Operacional: Windows Server 2003 SP1, Windows Server 2003 Enterprise EditionSP1, Windows Server 2003 Datacenter Edition SP1, Windows Small Business Server 2003Standard Edition SP1, Windows Small Business Server 2003 Premium Edition SP1, WindowsXP Professional SP2, Windows XP Home Edition SP2, Windows XP Tablet Edition SP2,Windows XP Media Edition SP2, Windows 2000 Professional Edition SP4, Windows 2000

    Server Edition SP4, Windows 2000 Advanced Edition SP4, Windows 2000 Datacenter ServerEdition SP4

    Memria RAM: Mnimo de 192MB, recomendado 512MB ou superior

    Espao em disco: 600MB livres

    Microsoft .NET Framework 2.0 (2.0.50727.42)Windows Installer 3.1Microsoft Internet Explorer 6.0 SP1 ou superior

    Nota: O Microsoft .NET Framework 2.0 e o Windows Installer 3.1 no so instalados juntoscom o SQL Express. Sendo assim, certifique-se de estar com o .NET Framework 2.0 eWindows Installer 3.1 instalados antes de iniciar a instalao do SQL Express.

    Desinstalando um Relase Anterior do SQL Express e Visual Studio 2005

    Caso voc pretenda instalar a verso final do SQL Express na mesma mquina onde j tenhainstalado um release Beta ou CTP do SQL Server Express ou Visual Studio 2005, voc deverremover os releases anteriores do SQL Express, Visual Studio 2005 e .NET Framework 2.0antes da instalao. Como estes produtos dependem da mesma verso do .NET Framework,eles devem ser desinstalados na seguinte ordem:

    SQL Server 2005 ExpressVisual Studio 2005.NET Framework 2.0

    IMPORTANTE: Qualquer dvida sobre o processo de desintalao, veja uninstall any previousversions.

    Instalando o SQL Server Express

    1) Para iniciar o processo de instalao do SQL Express, efetue duplo-clique sobre o arquivoSQLEXPR.EXE

    Nota: Se preferir, possvel extrair os arquivos de instalao para um diretrio temporrioutilizando a sintaxe SQLEXPR.EXE /X via linha de comando.

    2) Na janela End User License Agreement, leia a licena de uso e selecione o check box Iaccept the licensing terms and conditions. Clique em Next para prosseguir.

    3) O SQL Server Component Update executado e instala os requisitos necessrios para ainstalao do SQL Express, como o Microsoft SQL Native Client e Microsoft SQL Server 2005Setup Support Files.

    4) Na janela Welcome to the Microsoft SQL Server Installation Wizard clique em Next paraprosseguir.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    3/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 3

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    5) No prximo passo o SQL Express apresenta a janela System Configuration Check (SCC).Da mesma forma como no SQL Server 2005, o SQL Express faz uma verificao em busca depossveis problemas (requisitos mnimos de hardware e software) que possam impedir ainstalao do SQL Express. Caso algum problema seja encontrado, voc ter a opo devisualizar o relatrio sobre o problema encontrado e possvel soluo.

    6) Na janela Registration Information entre com as informaes solicitadas e clique em Next.

    Algumas observaes importantes devem ser feitas aqui:a) Devido ao SQL Express ser um produto gratuito, no existe solicitao para o Product Key.b) Se voc selecionar a opo Hide advanced configuration options, a janela ServiceAccount - a qual permite definir qual conta de usurio ser usada para iniciar os servios doSQL Express, e a janela Collation Settings - o qual permite informar qual Collation e CodePage o SQL Express dever utilizar, no sero apresentadas. Neste caso o SQL ServerExpress ser instalado com sua configurao padro.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    4/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 4

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    7) Na janela Feature selection, selecione os componentes que deseja instalar e clique emNext para prosseguir.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    5/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 5

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    8) A janela Instance Name (no ser apresentada se voc selecionar a opo Hide advancedconfiguration options), permite que voc selecione uma Default Instance ou Named Instancepara sua instalao. Uma instncia pode ser Default Instance (no nomeada) ou NamedInstance (nomeada). Quando o SQL Server 2005 instalado como Default Instance, ele no

    requer que o cliente especifique o nome da instncia para fazer a conexo. O cliente necessitaconhecer apenas o nome do servidor SQL ao qual deseja se conectar.

    Uma Named Instance identificada pelo nome do servidor mais o nome da instncia que vocespecificou durante a instalao. O cliente necessita conhecer o nome do servidor e o nome dainstncia para se conectar.

    Por default, o SQL Server instalado como Default Instance (no nomeada) a menos que vocespecifique um nome de instncia durante a instalao. Ao contrrio do SQL Server, o SQLServer Express por default instalado como Named Instance, tendo como nome padro para ainstncia o nome SQLExpress. Se voc no informar um nome para a instncia durante ainstalao ou no desmarcar a opo Hide Advanced configuration options, o nome padroser usado. Neste caso, voc dever acessar o SQL Express comocomputername/SQLExpress (a barra utilizada aqui deve ser a mesma utilizada na

    separao de diretrios).

    Voc tambm pode instalar o SQL Express como Default Instance (no nomeada), senenhuma outra verso do SQL Server j estiver instalada no servidor como Default Instance.Para fazer isso, instale o SQL Express como Named Instance usando como nome para ainstncia o nome MSSQLSERVER.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    6/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 6

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Nota: Para que o SQL Express permita informar um nome diferente para a instncia,desmarque a opo Hide Advanced configuration options na janela RegistrationInformation no incio da instalao.

    9) A janela Service Account (no ser apresentada se voc selecionar a opo Hide

    advanced configuration options), permite que se atribua a conta local system (local systemaccount) ou uma conta de usurio de domnio (domain user account) para iniciar os serviosSQL Server Express.

    Por default o SQL Server Express instalado tendo a conta de sistema Network Service comoconta para a inicializao dos servios. Entretanto, a recomendao que se use uma contade domnio ou ento se crie uma conta local especfica para a inicializao dos servios.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    7/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 7

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    10) Na janela Authentication Mode especifique o modo de segurana que dever ser utilizadopara se conectar ao SQL Express e clique em Next.

    11) Na janela Collations Settings selecione o Collation e o sort order desejado e clique emNext para continuar.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    8/15

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    9/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 9

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Instalando o SQL Server Express via linha de comando

    Para aqueles que esto acostumados a instalar o MSDE 2000 via linha de comando, vero queinstalar o SQL Server Express via linha de comando to simples quanto instalar o MSDE.Inclusive, a sintaxe e os parmetros de instalao so bem semelhantes.

    Antes de iniciar o processo de instalao do SQL Express via linha de comando, precisoextrair os arquivos de instalao para um caminho temporrio. Para extrair os arquivos deinstalao, execute o pacote do SQL Express com a opo /X e informe o caminho onde osaquivos devero ser extrados.

    Exemplo: C:\SQLEXPR.EXE /X

    Depois de extrado os arquivos, a instalao do SQL Express via linha de comando pode serrealizada de duas formas bastante simples:

    1. Chamando o setup.exe e especificando os parmetros desejados na prpria linha decomando.

    Exemplo:

    start /wait \setup.exe /qb ADDLOCAL=ALLINSTANCENAME=SQLEXPRESS SECURITYMODE=SQL SAPWD=passSQLCOLLATION="SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI" SQLAUTOSTART=1DISABLENETWORKPROTOCOLS=0

    2. Criando um arquivo de configurao e especificando o mesmo na linha de comando

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    10/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 10

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Caso voc no queira executar o setup especificando os parmetros, uma alternativa execut-lo informando um arquivo .ini, o qual dever conter todos os parmetros a seremutilizados durante a instalao.

    O arquivo .ini um arquivo texto que pode ser criado usando o NotePad e deve ser salvo coma extenso .ini. A primeira linha do arquivo deve ser [Options], depois se devem especificar osparmetros sendo um em cada linha. Depois de criado o arquivo .ini, execute o setup usando a

    opo /settings para informar o arquivo .ini

    O exemplo abaixo utiliza o arquivo setup.ini para executar o setup.exe e informar osparmetros desejados.

    Exemplo:

    start /wait setup.exe /qb SAPWD=pass /settings\setup.ini

    -- contedo do arquivo setup.ini

    [Options]

    ADDLOCAL=ALL

    INSTANCENAME=SQLEXPRESS

    SECURITYMODE=SQL

    SQLCOLLATION="SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI"

    SQLAUTOSTART=1

    DISABLENETWORKPROTOCOLS=0

    Nos exemplos acima, o parmetro ADDLOCAL=ALL informa ao setup do SQL Express quedevem ser instalados todos os seus componentes. INSTANCENAME indica o nome dainstncia, SECURITYMODE indica que o modo de autenticao a ser utilizado o SQLAuthentication, SQLCOLLATION informa o collation default a ser utilizado pelo SQL Express,SQLAUTOSTART informa ao setup para configurar o servio do SQL Express parainicializao automtica, SAPWD informa a senha para o usurio sa e o parmetroDISABLENETWORKPROTOCOLS indica quais os protocolos devero estar habilitados.

    importante ficar atento ao valor informado no parmetro DISABLENETWORKPROTOCOLS,o qual por default 1. O valor 1 informa ao SQL Express para desativar os protocolos TCP/IPe Named Pipes. Como conseqncia o SQL Express no aceitar conexes vindas de outrasmquinas da rede. Os possveis valores para o parmetro podem ser.

    DISABLENETWORKPROTOCOLS = 0; Shared Memory= On, Named Pipe= On, TCP= OnDISABLENETWORKPROTOCOLS = 1; Shared Memory= On, Named Pipe= Off (LocalOnly),TCP= OffDISABLENETWORKPROTOCOLS = 2; Shared Memory= On, Named Pipe= Off (Local Only),TCP= On

    Ao utilizar um dos dois mtodos de instalao apresentados acima, as contas de servio SQLServer Express e SQL Server Browser sero iniciadas com o usurio de sistema NTAUTHORITY\NetworkService. Para especificar uma conta de servio diferente, acrescente osparmetros abaixo:

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    11/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 11

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    SQLACCOUNT=

    SQLPASSWORD=

    SQLBROWSERACCOUNT=

    SQLBROWSERPASSWORD=

    Para obter uma lista completa de todos os parmetros que podem ser utilizados na instalaovia linha de comando e seus respectivos significados, aps extrair os arquivos do SQL Expresspara um caminho temporrio, leia o arquivo template.ini.

    Configurando o SQL Express para a Rede

    Se voc esta desenvolvendo ou possui uma aplicao que ir se conectar a uma instncia doSQL Express atravs da rede, existem vrias consideraes que se deve estar ciente:

    1) Por razes de segurana, os protocolos de rede so desabilitados por padro. Voc podehabilitar os protocolos individualmente durante a instalao (quando instalando o SQL Expressvia linha de comando) ou aps a instalao.

    2) Por padro, o SQL Express instalado como Named Instance.3) O servio SQL Browser usado por alguns protocolos de rede para associar instnciasnomeadas com nmeros de portas TCP/IP. Entretanto, se o SQL Express instalado nomesmo computador que uma verso anterior ao SP3 do MSDE ou SQL Server 2000, podeocorrer alguns conflitos.

    Quando voc instala o SQL Express, os protocolos de rede so desabilitados por padro. Istofaz com que aps a instalao, o SQL Express no aceite conexes vindas de outras estaesde uma rede. Apenas a conexo local (na prpria mquina onde o SQL Express foi instalado) permitida. Para permitir que o SQL Express se comunique com suas aplicaes atravs deuma rede, voc deve primeiro habilitar um dos protocolos de rede e ento iniciar o servio SQLBrowser.

    O SQL Express suporta os seguintes protocolos de rede:

    Protocolode rede

    Descrio Padro

    SharedMemory

    Permite conectar a uma instncia do SQL Express rodando nomesmo computador. No pode ser usado para acesso de outrasestaes da rede.

    Habilitado

    TCP/IPPermite que outras estaes se conectem ao SQL Express porespecificar o nome do servidor e o nome da instncia (defaultSQLExpress) ou o endereo IP e o nome da instncia.

    Desabilitado

    NamedPipes

    Permite que outras estaes se conectem ao SQL Express porsuportar vrios protocolos de rede, incluindo NetBEUI, TCP/IP eIPX/SPX. Ele seleciona o protocolo de rede automaticamentebaseado na configurao do cliente.

    Desabilitado

    Habilitando os protocolos de Rede

    Demonstrarei aqui como habilitar e configurar o protocolo TCP/IP no SQL Express usando outilitrio SQL Server Configuration Manager.

    Nota: Voc dever reiniciar o servio do SQL Express aps fazer alteraes para os protocolosde rede. Tambm recomendado a reinicializao do servio SQL Browser.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    12/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 12

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Para habilitar o protocolo TCP/IP siga os passos abaixo:

    1) No menu Iniciar (Start), selecione Programas, Microsoft SQL Server 2005 e ento cliquesobre SQL Server Configuration Manager.2) Expanda SQLServer 2005 Network Configuration e clique sobre Protocols forInstanceName. No painel da direita, clique com o boto direito sobre o protocolo TCP/IP eselecione Enable.

    Para configurar o protocolo TCP/IP:

    1) No SQL Server Configutation Manager, clique com o boto direito sobre TCP/IP eselecione Properties (Propriedades).

    2) Na guia IP Addresses, para IPAll coloque 1433 em TCP Port.3) Clique em OK para fechar a janela e salvar as alteraes.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    13/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 13

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Nota: O procedimento acima configurou a porta 1433 para todos os IP configurados em suamquina. Caso voc deseje configurar uma porta apenas para um IP especfico, localize o IPdesejado (IP1, IP2...) e siga o mesmo procedimento.

    Iniciando o servio SQL Browser

    Para iniciar o servio SQL Browser, estando no SQL Server Configuration Manager:

    1) Selecione SQL Server 2005 Services2) No painel da direita, clique com o boto direito sobre o servio SQL Server Browser eselecione Start (Iniciar).3) Para fazer com que o servio seja iniciado automaticamente, clique com o boto direito eselecione Properties (Propriedades)4) Na guia Services (Servios), em Start Mode selecione Automatic(Automtico)5) Clique em OK para fechar a janela e salvar as alteraes.

    Testando a Conectividade com o SQL Server Express

    Uma das maneiras mais simples de testar a conectividade com o servidor SQL Express utilizando o utilitrio de linha que comando sqlcmd.exe. Este utilitrio instalado junto com oSQL Express e para testar a conectividade, abra uma janela DOS e execute o comandosqlcmd -E -S.

    Caso voc tenha selecione Mixed Mode como mtodo de autenticao ao SQL Express, entotambm pode utilizar o comando sqlcmd -Usa -Psenha_do_sa -S.

    Se o prompt de comando ficar como 1>, sinal de que a conexo foi estabelecida comsucesso.

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    14/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 14

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Alm do utilitrio sqlcmd.exe, tambm possvel testar a conectividade remota com o SQLExpress utilizando o utilitrio PortQry. O PortQry um utilitrio de linha de comando (tambmexiste uma opo grfica) que voc pode utilizar na soluo de problemas de conectividadecom o protocolo TCP/IP. Ao ser executado ele mostrar o status da porta TCP ou UDP, sejapara um computador local ou remoto. O PortQry pode ser executado sobre o Windows Server2003/XP e 2000.

    Quando executado sobre a porta UDP 1434, o PortQry consulta todas as instncias do SQLServer que esto rodando no computador.

    Para testar a conectividade utilizando o PortQry, supondo que o utilitrio esteja na raiz do discoC:.

    1) Abra uma janela DOS e digite C:/portqry -n NomedoServidor_ou_IP -e 1434 -p udp

    Um retorno semelhante ao abaixo garante que a porta est funcionando corretamente:

    Querying target system called:winxptmp

    Attempting to resolve name to IP address...Name resolved to 128.1.81.62querying...UDP port 1434 (ms-sql-m service): LISTENING or FILTEREDSending SQL Server query to UDP port 1434...Server's response:ServerName WINXPTMPInstanceName SQLEXPRESSIsClustered NoVersion 9.00.852tcp 1433

    ==== End of SQL Server query response ====UDP port 1434 is LISTENING

    2) Para testar a conectividade com a porta TPC/IP 1433 digite C:/portqry -nNomedoServidor_ou_IP -e 1433 -p tcp

    Um retorno semelhante ao abaixo garante que a porta est funcionando corretamente:

    Querying target system called:winxptmp

    Attempting to resolve name to IP address...Name resolved to 128.1.81.62querying...TCP port 1433 (ms-sql-s service): LISTENING

    Bom pessoal, espero que com este artigo vocs possam ter uma viso bsica do novo SQLServer 2005 Express Edition, que est chegando para substituir o velho e bom MSDE.Seguindo este artigo passo-a-passo vocs conseguiro instalar e testar o SQL Express semnenhuma dificuldade.

    E no se esqueam, sempre que precisar utilize nossos fruns para solucionar suas dvidas.

    Um abrao a todosNilton Pinheiro

  • 8/7/2019 manual de instalao e configurao do sql server 2005

    15/15

    Instalando e Configurando o SQL Server 2005 Express 15

    Por: Nilton Pinheiro

    Website: http://www.mcdbabrasil.com.br

    Links Relacionados:

    Download SQL Server 2005 Express Edition (Final Release)SQL Server Management Studio Express (Ferramenta grfica FREE para administrao doSQL Server Express)SQL Server 2005 Express Edition Documentation and SamplesPortQry - Download e informaes

    Check out the SQL Server Express Team's WebLogJoin the discussion in the SQL Server 2005 Express Edition newsgroup