MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta...

128
1 MANUAL DE PREENCHIMENTO A. INSTRUÇÕES GERAIS O Questionário Eletrônico do Censo deverá ser respondido por todas as Instituições de Educação Superior do país: Universidades, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades, Escolas ou Institutos Superiores, Centros de Educação Tecnológica e Faculdades de Tecnologia que tenham, pelo menos, um curso com data de início de funcionamento até 31 de outubro de 2005. Este documento está dividido em três partes: 1. FORMULÁRIOS DO CENSO – os formulários do Censo 2005 podem ser baixados e impressos pela IES, bastando clicar em Formulário do Censo, no menu principal do sistema, na barra lateral esquerda. Neste manual, os quadros estão reproduzidos acima das correspondentes instruções de preenchimento, facilitando para quem vai respondê-los. 2. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO – as instruções descritas neste manual, a partir da página 3, podem ser acessadas no sistema através da tecla de ajuda: 3. GLOSSÁRIO – apresenta as definições dos termos utilizados no questionário eletrônico , nos formulários e nas instruções de preenchimento do Censo, podendo ser baixado pela Internet (download) e impresso. Clicando-se sobre os termos que aparecem grifados no questionário eletrônico, nas instruções de preenchimento ou no próprio glossário, pode-se acessar as definições correspondentes. As informações cadastrais da instituição, dos cursos e das habilitações devem estar atualizadas e todos os cursos e habilitações validados, pois serão automaticamente transportados para o Censo da Educação Superior, após a validação do Cadastro pelo Pesquisador Institucional. Até o fechamento final do Censo, o Pesquisador Institucional poderá a qualquer momento Reabrir o Cadastro e fazer as alterações que forem necessárias. Concluídas as alterações, o Cadastro deverá ser validado, clicando em Validação pela IES, no menu principal, na barra lateral esquerda, para que as novas informações sejam incorporadas ao Censo. Após o fechamento final, as alterações realizadas no Cadastro não serão mais carregadas para o Censo.

Transcript of MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta...

Page 1: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

1

MANUAL DE PREENCHIMENTO

A. INSTRUÇÕES GERAIS

O Questionário Eletrônico do Censo deverá ser respondido por todas as Instituições de Educação Superior do país: Universidades, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades, Escolas ou Institutos Superiores, Centros de Educação Tecnológica e Faculdades de Tecnologia que tenham, pelo menos, um curso com data de início de funcionamento até 31 de outubro de 2005.

Este documento está dividido em três partes:

1. FORMULÁRIOS DO CENSO – os formulários do Censo 2005 podem ser baixados e impressos pela IES, bastando clicar em Formulário do Censo, no menu principal do sistema, na barra lateral esquerda. Neste manual, os quadros estão reproduzidos acima das correspondentes instruções de preenchimento, facilitando para quem vai respondê-los.

2. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO – as instruções descritas neste manual, a partir da página 3, podem ser acessadas no sistema através da tecla de ajuda:

3. GLOSSÁRIO – apresenta as definições dos termos utilizados no questionário eletrônico , nos formulários e nas instruções de preenchimento do Censo, podendo ser baixado pela Internet (download) e impresso. Clicando-se sobre os termos que aparecem grifados no questionário eletrônico, nas instruções de preenchimento ou no próprio glossário, pode-se acessar as definições correspondentes.

As informações cadastrais da instituição, dos cursos e das habilitações devem estar atualizadas e todos os cursos e habilitações validados, pois serão automaticamente transportados para o Censo da Educação Superior, após a validação do Cadastro pelo Pesquisador Institucional.

Até o fechamento final do Censo, o Pesquisador Institucional poderá a qualquer momento Reabrir o Cadastro e fazer as alterações que forem necessárias. Concluídas as alterações, o Cadastro deverá ser validado, clicando em Validação pela IES, no menu principal, na barra lateral esquerda, para que as novas informações sejam incorporadas ao Censo. Após o fechamento final, as alterações realizadas no Cadastro não serão mais carregadas para o Censo.

Page 2: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

2

Os dados estatísticos a serem preenchidos nos quadros Q05 até o quadro Q99, referentes a cursos de graduação, sequenciais de formação específica, seqüenciais de complementação de estudos; extensão universitária; pessoal (docentes e técnico-administrativos; dados financeiros (receitas e despesas) e infra-estrutura (bibliotecas, instalações, equipamentos e recursos institucionais) devem ser informados de acordo com o período estabelecido nos títulos de cada quadro.

Exemplo 1:Quadro Q06. Distribuição de vagas para o curso, no 1° e no 2° semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno – solicita informações referentes ao ano de 2005.

Exemplo 2: Quadro Q80. Receitas auferidas pela IES em 2004 – solicita informações referentes ao ano-base 2004.

As opções disponíveis nos quadros Q00, Q01, Q02 e Q03 dependerão das informações preenchidas no cadastro de cada curso/habilitação e a seqüência dos próximos quadros dar-se-á de acordo com a escolha das opções A, B, C, D e E nos quadros Q01, Q02, Q03

Exemplo 1: Se a data de início de funcionamento do curso, informada no Cadastro, for maior que 30/6/2003, o 1° semestre do Q00 estará bloqueado.

Exemplo 2: Se, no Cadastro, o curso estiver na 1° condição (curso que não oferece habilitações), as opções C e E, no quadro Q01, estarão bloqueadas e os quadros referentes às habilitações não aparecerão.

Exemplo 3: Se, no Cadastro, o curso estiver na 2a condição (curso que oferece habilitações específicas), a opção D, no quadro Q01, estará bloqueada e os quadros referentes às modalidades não aparecerão.

Exemplo 4: Se, no Cadastro, o curso estiver com modalidade de ensino igual à educação a distância, no Censo, só aparecerão os quadros referentes à educação a distância.

Exemplo 5: Se, no cadastro o curso estiver na 2a condição e a opção B do Q01 for selecionada, no censo, será carregado o quadro Q06 para vagas.

Os quadros serão carregados de acordo com as especificidades de cada IES. Como este é um manual Geral, aparecerão todos os quadros com as respectivas instruções.

Quando, ao responder o Censo 2005, a IES descobrir que cadastrou alguma informação errada, deverá retornar ao Cadastro, clicar em Validação pela IES e no botão Reabrir, fazer o acerto, validá-lo novamente e, em seguida, retornar ao Censo e continuar o preenchimento. Dependendo da alteração feita no Cadastro, o usuário poderá perder informações digitadas anteriormente no formulário do Censo.

Exemplo 1: Se a data de início de funcionamento do curso era anterior a 30/6/2005 e foi alterada para após 30/6/2005, então, não poderia ter sido realizado processo seletivo no 1° semestre de 2005, conseqüentemente, as informações digitadas em todos os quadros deste curso serão apagadas.

Exemplo 2: Se o curso estava na 2a condição (curso que oferece habilitações específicas) e, ao voltar ao Cadastro, foi mudado para a 1a Condição (curso sem habilitação), então os quadros da 2a Condição (quadros referentes às habilitações) deixarão de ser carregados para o questionário eletrônico do Censo.

Alguns campos do Cadastro só poderão ser alterados pelo INEP. Neste caso, a IES deverá, através do “Fale com o Inep”, do Cadastro, solicitar a respectiva correção.

Page 3: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

3

Nos dados institucionais, existem questões específicas para Instituições Públicas (Federais, Estaduais e Municipais) e outras só para as Instituições Privadas. No sistema só deverão aparecer, para cada IES, os quadros correspondentes à sua Categoria Administrativa, de acordo como foi informado no Cadastro. Neste manual, aparecerão as instruções para todos os quadros de todas as Categorias Administrativas.

Todos os campos de TOTAIS, logo que os dados sejam digitados, serão preenchidos automaticamente pelo sistema.

Recomendações

1. Antes de iniciar o trabalho de preenchimento dos quadros do formulário do Censo, imprima e leia cuidadosamente este manual. Isto será possível, selecionando a opção Manual do Censo no menu, ao lado esquerdo da página principal.

2. Caso a IES queira preencher manualmente os quadros, para posterior digitação no sistema, deve, inicialmente, atualizar todas as informações cadastrais da instituição e dos cursos, validar o Cadastro clicando, na barra lateral esquerda, em Validação pela IES, voltar ao Censo e imprimir um formulário para cada curso. Para evitar preenchimento de quadros desnecessários, aconselhamos ao Pesquisador que marque as opções dos primeiros quadros (Q00 a Q03), e imprima apenas os quadros carregados após este preenchimento. Os 1° Quadros definirão os quadros que deverão ser preenchidos para cada curso.

3. Quando o valor do dado a ser informado for nulo, preencher o campo com o algarismo 0 (zero).

4. Quando o dado for inexistente ou a informação solicitada não se aplicar à IES, deixe o campo em branco.

Para esclarecer questões relativas aos formulários, favor entrar em contato com a equipe de Atendimento do Censo pelo “Fale com o INEP” do Censo ou pelos telefones: (61) 2104 9531 ou (61) 2104 9719.

Page 4: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

4

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2005

FORMULÁRIOS do Censo 2005

CURSOS DE GRADUAÇÃO – PRESENCIAIS

Q00. Marque com X, no quadro abaixo, as opções de periodicidade de realização do processo seletivo do curso em 2005: A IES realizou processo seletivo no 1o semestre? ◯ Sim A IES realizou processo seletivo no 2o semestre? ◯ Sim Condições de Apresentação • Para cursos com condição de funcionamento Em atividade (curso em funcionamento regular,

com processo seletivo aberto pelo menos uma vez por ano e vagas para ingressos de novos alunos )

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005 • Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Se a data de início de funcionamento for maior que 30/06/2005 e menor ou igual a 30/10/2005,

então a IES não poderá marcar o 1° semestre de 2005. Q00. Marcar de acordo com o período em que a IES realizou ou não seu(s) processo(s) seletivo(s): no 1o semestre, no 2o semestre ou em ambos os semestres. Exemplo 1: A IES realiza, durante o 1o semestre, dois processos seletivos: um no mês de janeiro, para matrícula dos aprovados no 1o semestre; o segundo, no mês de maio, para matrícula dos aprovados no 2o semestre. Nesse caso, marcar SIM nas duas alternativas “A IES realiza processo seletivo no 1o semestre” e “A IES realiza processo seletivo no 2o semestre”. Exemplo 2: A IES realiza, durante o ano, dois processos seletivos: um no 1o semestre, para matrícula dos aprovados no 1o semestre; o segundo, no 2o semestre, para matrícula dos aprovados no 2o semestre. Nesse caso, marcar SIM nas duas alternativas “A IES realiza processo seletivo no 1o semestre” e “A IES realiza processo seletivo no 2o semestre”. Exemplo 3: A IES realizou o primeiro processo seletivo de 2003 em dezembro de 2003, com entrada para o 1o semestre de 2004 e, com as vagas remanescentes, realizou o 2o processo seletivo em fevereiro de 2003, para entrada no 1o semestre de 2004. Nesse caso, marcar a opção SIM em “A IES realiza processo seletivo no 1o semestre”.

Page 5: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

5

Q01. Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição de vagas, no 1o e no 2o semestres de 2005, por turno, dos processos seletivos do curso.

Vagas por Turno Processo Seletivo Diurno Noturno

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3

(1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae, histórico escolar, etc.

Selecione, nas opções abaixo, como é feita a distribuição de vagas para o curso:

A. Vagas para a área básica1 (reunindo dois ou mais cursos) B. Vagas somente para o Curso C1. Vagas para as habilitações específicas (Condição 2) ou C2. Vagas para a habilitação geral3 do curso e para as habilitações específicas

(Condição 3)

� D. Vagas específicas para a modalidade de ensino2 do curso sem habilitação (bacharelado, licenciatura, específico da profissão, etc.)

E. Vagas específicas para a habilitação2 do curso, por modalidade de ensino (bacharelado na habilitação, licenciatura na habilitação, específico da profissão na habilitação, etc.)

(1) As vagas não são pré-determinadas por curso, pois a opção do aluno pelo curso será feita posteriormente, de acordo com os critérios definidos no edital de seleção.

(2) As opções D e E só poderão ser selecionadas quando o curso e/ou a habilitação tiverem, respectivamente, mais de uma modalidade.

(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação. Condições de Apresentação • Para cursos com condição de funcionamento Em atividade. • Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005 • Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • O Quadro Q00 deve estar preenchido • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados(cadastro)

Critica das Opções:

• Se o curso oferece processo seletivo, é obrigatório a escolha de uma opção indicando como é feita a distribuição de vagas.

• As opções apresentadas foram carregadas de acordo com condição do curso no cadastro: • Se Condição 1 (Curso sem habilitação (ões), o sistema mostrar as opções A, B e D.

• A opção D só poderá ser marcada para cursos que tenham mais de uma modalidade

• Se Condição 2 (Curso com habilitação (ões), Específica) ou Condição 3 (Curso com

habilitação (ões) Específicas e Geral) o sistema mostrar as opções A, B, C e E. A Opção C só poderá ser marcada para curso (s) que tenha mais de uma

habilitação. A Opção E só poderá ser marcada para habilitação(ões) que tenha mais de

uma modalidade

Page 6: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

6

Regras Gerais

• Se no quadro Q00 estiver marcado que realiza processo seletivo somente no 2º semestre, então neste quadro somente poderá existir distribuição de vagas no 2º semestre.

• As células deste quadro não poderão estar todas em branco, visto que, para este curso, no Q00 foi marcado que o curso realiza processo seletivo.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

• Se a data de inicio de funcionamento do curso for maior do que 30/06/2005 e menor ou igual que 30/10/2005 somente poderão ser preenchidos os processos seletivos relativos ao 2º semestre (o 1° estará bloqueado).

Q01. Este quadro não solicita dados quantitativos. Deve ser preenchido para informar os tipos de processos seletivos que a IES realiza e como é feita a distribuição das vagas dos processos seletivos por turno. É muito importante que seja respondido corretamente, pois, dependendo do que for informado, alguns campos dos quadros seguintes aparecerão bloqueados. Exemplo 1: Se for informado que as vagas foram oferecidas apenas no turno diurno, todos os campos de noturno serão bloqueados e vice-versa. Exemplo 2: Se for informado que a IES realizou apenas Vestibular, os campos referentes ao ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio e outros Tipos de Seleção serão bloqueados. O preenchimento correto da distribuição do número de vagas (Q05, Q06, Q07, Q08 e Q09) e do número de alunos novos (Q15, Q16, Q17, Q18 e Q19) está diretamente relacionado à marcação de distribuição de vagas e à escolha de uma das opções A, B, C, D ou E, neste quadro. Exemplo 1: Se a IES informar que distribuiu vagas somente para o curso (opção B), não serão disponibilizados os quadros Q04, Q05, Q07, Q08 e Q09. Exemplo 2: Se a IES informar que distribuiu vagas para as habilitações do curso (opção C1) ou para a habilitação geral e para as habilitações específicas (opção C2), não serão disponibilizados os quadros Q05, Q06, Q08 e Q09.

Page 7: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

7

Q02. Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição dos candidatos, por turno, aos processos seletivos do curso em 2005:

Candidatos por Turno Processo Seletivo Diurno Noturno Não definido1

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3

(1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae, histórico escolar, etc.

Observação 1 - Quando a IES realizar processo seletivo apenas no 1° semestre e tiver ingressos no 1° e 2° semestres, então, no

quadro Q01 marcar distribuição de vagas para o 1° e 2° semestres e no Q02 se a IES tiver como informar separado os candidatos inscritos no 1° semestre e 2° semestre deverá marcar 1° e 2° semestre se não tiver como separar deverá marcar apenas 1° semestre.

Selecione, nas opções abaixo, como é feita a distribuição de candidatos ao curso:

A. Candidatos por área básica1 (reunindo dois ou mais cursos) B. Candidatos por curso C1. Candidatos para as habilitações específicas (Condição 2) ou C2. Candidatos para a habilitação geral3 do curso e para as habilitações

específicas (Condição 3) D. Candidatos por modalidades2 de ensino do curso sem habilitação

(bacharelado, licenciatura, específico da profissão, etc.) E. Candidatos por habilitação2 do curso, por modalidade de ensino

(bacharelado na habilitação, licenciatura na habilitação, específico da profissão na habilitação, etc.)

(1) Os candidatos não fazem inscrição por curso, pois a opção será feita posteriormente, de acordo com os critérios definidos no edital de seleção.

(2) As opções D e E só poderão ser selecionadas quando o curso e/ou a habilitação tiverem, respectivamente, mais de uma modalidade.

(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação. Condições de Apresentação

• Para cursos com condição de funcionamento Em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for de graduação e a modalidade presencial

• O Quadro Q01 deve estar preenchido.

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Critica das Opções: • É obrigatório escolher uma opção indicando a distribuição de candidatos

• As Opções são carregadas de acordo com a condição do curso no cadastro:

• Se o Curso estiver cadastrado na 1° Condição no Cadastro, então, serão carregadas as opções A, B e D.

• Se o Curso estiver cadastrado na 2° ou 3° Condição, serão carregadas as opções A, B, C e E.

Page 8: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

8

Regras Gerais

• As células deste quadro não poderão estar todas em branco.

• Só estarão disponíveis para preenchimento, os processos seletivos e turnos selecionados no quadro Q01 de Vagas.

• Neste quadro só poderá ser selecionado um turno se o mesmo foi marcado no quadro Q01 de vagas.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Q02. Este quadro não solicita dados quantitativos. Deve ser preenchido para informar a distribuição dos candidatos, por turno, aos processos seletivos que a IES realiza. É muito importante que seja respondido corretamente, pois a distribuição do número de candidatos nos quadros Q10, Q11, Q12, Q13 e Q14, depende diretamente da marcação deste quadro e da escolha correta de uma das opções A, B, C, D ou E.

Quando, para os candidatos inscritos, as vagas para o turno em que irão estudar não foram previamente estabelecidas, marcar “turno não definido”.

Exemplo 1: A IES oferece vagas para o curso de Administração, que é ministrado nos turnos diurno e noturno, mas os aprovados no processo seletivo serão distribuídos, nos turnos do curso, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Nesse caso, o turno, na ocasião da inscrição, ainda não estava definido. Exemplo 2: Consideremos a seguinte situação: A IES marcou, no quadro Q00, que realiza processo seletivo apenas no 1o semestre; no quadro Q01, marcou que as vagas estavam distribuídas no 1o e no 2o semestres; e no quadro Q02, marcou que a distribuição dos candidatos foi feita apenas no 1o semestre. Nesse caso, estarão bloqueados os campos referentes ao 2o semestre nos quadros Q10, Q11, Q12, Q13 e Q14.

Page 9: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

9

Q03. Selecione, nas opções abaixo, como os alunos são matriculados no curso (pode ser marcada mais de uma opção): A. Matriculados numa área básica1 que reúne dois ou mais cursos B. Matriculados no curso2 sem habilitação (ou para o curso com uma única habilitação) C1. Matriculados nas habilitações específicas3 (Condição 2) ou C2. Matriculados na habilitação geral do curso e nas habilitações

específicas3 (Condição 3) D. Matriculados na modalidade4 de ensino do curso que não tem habilitação

(bacharelado, licenciatura, específico da profissão, etc.) E. Matriculados na habilitação4 do curso, por modalidade de ensino

(bacharelado na habilitação, licenciatura na habilitação, específico da profissão na habilitação, etc.)

(1) As matrículas iniciais são feitas na área básica e a opção dos alunos por determinado curso será feita posteriormente, de acordo com os critérios definidos no Edital de seleção. (2) A opção B é obrigatória para qualquer caso, com exceção da opção A, quando, no caso de cursos novos, os primeiros processos seletivos foram realizados para a área. (3) As opções C1 e C2 só poderão ser selecionadas quando o curso tiver uma ou mais habilitações. (4) As opções D e E só poderão ser selecionadas quando o curso e/ou a habilitação tiverem, respectivamente, mais de uma

modalidade. Condições de Apresentação

• Para cursos com condição de funcionamento Em atividade, Em atividade Parcial e Em Extinção. • Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• O Quadro Q02 deve estar preenchido(no caso de curso Em atividade Parcial e Em Extinção) o Quadro 02 não será preenchido. Neste caso o primeiro quadro a ser carregado será o quadro3)

Critica das Opções:

• É obrigatório a seleção de uma opção indicando como é feita a matricula dos alunos novos.

• Será permitido escolher mais de uma alternativa.

• As Opções serão disponibilizadas de acordo com a condição do curso no Cadastro:

• Se o Curso estiver cadastrado na 1° Condição (no Cadastro) serão carregadas as opções A, B e D.

• Se o Curso estiver cadsatrado na 2° ou 3° Condição (no Cadastro) serão carregadas as as opções A, B, C e E.

Regras Gerais • A opção B, sempre, deverá ser marcada neste quadro, esteja o Curso na 1°, 2° ou 3° Condição. • O aluno não deixará de estar matriculado no curso, mesmo que esteja matriculado na modalidade

(licenciatura, bacharelado ou específico da profissão), quando terá que preencher, também, o Quadro Q26 (Curso na 1° Condição) ou matriculado na habilitação (2° ou 3° Condição), quando terá que preencher, também, o Q25 ou Q27. Nestes dois casos o aluno deverá ser informado mais de uma vez se cursar duas ou mais modalidaes ou Halilitações.

Q03. Informar como os alunos novos foram matriculados no curso (a opção B deve ser obrigatoriamente marcada). É muito importante que as opções sejam respondidas corretamente, pois, dependendo do que for informado, alguns quadros não aparecerão. Exemplo: Se a IES informar que os alunos foram matriculados somente no curso (opção B), não serão disponibilizados os quadros Q25 e Q27.

Page 10: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

10

Q04. Se, em algum dos quadros acima (Q01, Q02, Q03 ou Q04), foi marcada a opção A, informe o nome da área básica (que reúne um ou mais cursos) e classifique-a de acordo com a Tabela de Classificação Internacional EUROSTAT/UNESCO/OCDE.

Nome da área* Classificação da área * Cada área básica só poderá ser cadastrada uma única vez.

Condições de Apresentação • Somente será apresentado se a opção A de qualquer um dos quadros Q01, Q02 ou Q03 for

marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • O Quadro Q03 deve estar preenchido

Q04. Informar o nome da área básica do curso, como é usado na instituição, e classificá-la de acordo com a Classificação EUROSTAT/UNESCO/OCDE. Este quadro será disponibilizado apenas se tiver sido selecionada, nos quadros Q01, Q02 e Q03, a opção A. Caso a área básica do curso ainda não tenha sido cadastrada, assinalar a opção “área não cadastrada”, preenchendo o espaço com o nome da área e clicando na seta para classificá-la de acordo com a tabela EUROSTAT/UNESCO/OCDE. Caso a área básica já tenha sido cadastrada anteriormente, clicar na opção “área já cadastrada” e selecionar o nome da área.

Page 11: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

11

Q05. Distribuição do número de vagas para a área, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Vagas por turno

Processo Seletivo

Diurno

Noturno

Total 1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3 Total Geral

(1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observações

(1) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção A do quadro Q01. (2) Este quadro será preenchido uma única vez e, para todos os cursos que pertençam a uma mesma área básica, será repetido automaticamente pelo sistema. (3) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções.

Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção A do quadro Q01 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento Em Atividade e que tenha preenchido o Q00.

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais

• Os processos seletivos e os Turnos, disponibilizados neste quadro, serão os mesmos marcados no quadro Q01.

• As células deste quadro deverão ser preenchidas de acordo com as opções de distribuição de vagas do quadro Q01.

• Para todas as células selecionadas no Q01, por periodicidade (1° e 2° semestres) , processo seletivo e turno, o número de vagas preenchidas neste quadro deverá ser maior que zero.

Page 12: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

12

Q06. Distribuição do número de vagas para o curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Vagas

Processo Seletivo Diurno Noturno Total

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros Tipos de Seleção3 Total Geral

(1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observações (1) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção B do quadro Q01.

(2) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção B do quadro Q01 for marcada(para cursos. • Para cursos com condição de funcionamento Em Atividade. • Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais Os processos seletivos e os Turnos, disponibilizados neste quadro, serão os mesmos marcados no quadro Q01.

As células deste quadro deverão ser preenchidas de acordo com as opções de distribuição de vagas do quadro Q01.

Para todas as células selecionadas no Q01, por periodicidade (1° e 2° semestres) , processo seletivo e turno, o número de vagas preenchidas neste quadro deverá ser maior que zero.

Q05. Informar o número de vagas oferecidas para a área do curso, no 1o e 2o semestres de 2004, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), por turno, no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório das vagas disponibilizadas para Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção A no quadro Q01. Se for informado, no Q01, que existiu processo seletivo, neste quadro, o campo correspondente deverá ser preenchido com valor maior do que zero. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

No caso da IES trabalhar com vagas remanescentes de um semestre para outro, distribuir essas vagas de acordo com os semestres em que foram oferecidas.

Exemplo: A IES tem um curso com 100 vagas autorizadas, ofereceu todas elas para o vestibular do 1o semestre, mas apenas 50 foram preenchidas. As 50 vagas não preenchidas foram remanejadas e oferecidas, novamente, para o vestibular do 2o semestre. Nesse caso, no preenchimento do quadro Q05, deverão ser informadas 50 vagas para o 1o semestre e 50 vagas para o 2o semestre.

Page 13: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

13

Q07. Distribuição do número de vagas para as habilitações do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Vagas Habilitação

Processo Seletivo Diurno Noturno Total

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2

Habilitação*

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2

Habilitação 1

Outros Tipos de Seleção3 ...

Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2

Habilitação n

Outros Tipos de Seleção3 2o semestre

Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2

Habilitação*

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2

Habilitação 1

Outros Tipos de Seleção3 ...

Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2

Habilitação n

Outros Tipos de Seleção3 Total Geral

(*) Próprio curso (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observação (1ª) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. (2ª) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção C do quadro Q01. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção C do quadro Q01 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma habilitação “Em Atividade”

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os turno, os processos seletivos e os semestres disponibilizado (s) neste quadro são os mesmo selecionado no quadro Q01 de vagas.

• Para todas as células selecionadas no Q01, por periodicidade, processo seletivo e turno o número de vagas preenchidas neste quadro, deverá ser maior que zero.

Page 14: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

14

Q07. Informar o número de vagas para as habilitações do curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório das vagas disponibilizadas para Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção C no quadro Q01. Se for informado, no Q01, que existiu processo seletivo, neste quadro, o campo correspondente deverá ser preenchido com valor maior do que zero. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário. No caso da IES trabalhar com vagas remanescentes de um semestre para outro, distribuir essas vagas de acordo com

os semestres em que foram oferecidas.

Exemplo: A IES tem um curso com 100 vagas autorizadas, ofereceu todas elas para o vestibular do 1o semestre, mas apenas 50 foram preenchidas. As 50 vagas não preenchidas foram remanejadas e oferecidas, novamente, para o vestibular do 2o semestre. Nesse caso, no preenchimento do quadro Q07, deverão ser informadas 50 vagas para o 1o semestre e 50 vagas para o 2o semestre.

Page 15: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

15

Q08. Distribuição do número de vagas pelas modalidades do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Vagas Modalidade

Processo Seletivo

Diurno

Noturno

Total 1o semestre

Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Licenciatura plena

Outros Tipos de Seleção Específico da Profissão Idem Tecnólogo Idem Licenciatura curta Idem

2o semestre

Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Licenciatura plena

Outros Tipos de Seleção Específico da Profissão Idem Tecnólogo Idem Licenciatura curta Idem

Total Geral

(1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc.

Observação (1ª) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. (2ª) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção D do quadro Q01. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção D do quadro Q01 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade (1° e 2° semestre) carregados para este quadro são os mesmos marcados no quadro Q01.

• Para todas as células selecionadas no Q01, por periodicidade, processo seletivo e turno o número de vagas preenchidas neste quadro, deverá ser maior que zero.

Page 16: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

16

Q09. Distribuição do número de vagas para as habilitações do curso, por modalidade de ensino, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Vagas Habilitação

Modalidade

Processo Seletivo

Diurno

Noturno

Total

1o semestre

Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Habilitação 1

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção3 etc. idem … ... ...

Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Habilitação n

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção3 etc. idem Idem

2o semestre

Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção3

Habilitação 1

etc. Idem … ... ...

Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular ENEM1 Aval. Seriada no EM Vestibular + ENEM2

Habilitação n

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção3 etc. idem Idem Total Geral

(1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observação (1ª) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. (2ª) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção E do quadro Q01. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção E do quadro Q01 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma habilitação com condição de funcionamento em Atividade.

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade (1° e 2° semestre) carregados para este quadro são os mesmos marcados no quadro Q01.

• Para todas as células selecionadas no Q01, por periodicidade, processo seletivo e turno o número de vagas preenchidas neste quadro, deverá ser maior que zero.

Page 17: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

17

Q09. Informar o número de vagas para as modalidades de ensino do curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2003. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório das vagas disponibilizadas para Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção E no quadro Q01. Se for informado, no quadro Q01, que existiu processo seletivo, neste quadro, o campo correspondente deverá ser preenchido com valor maior do que zero. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

No caso da IES trabalhar com vagas remanescentes de um semestre para outro, distribuir essas vagas de acordo com os semestres

em que foram oferecidas.

Exemplo: A IES tem um curso com 100 vagas autorizadas, ofereceu todas para o vestibular do 1o semestre, mas apenas 50 foram preenchidas. As 50 vagas não preenchidas foram remanejadas e oferecidas, novamente, para o vestibular do 2o semestre. Nesse caso, no preenchimento do quadro Q09, deverão ser informadas 50 vagas para o 1o semestre e 50 vagas para o 2o semestre.

Page 18: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

18

Q10. Distribuição do número de candidatos para a área básica do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Candidatos Inscritos

Diurno

Noturno

Não Definido1 Total

Processo Seletivo Fem Masc Fem Masc Fem Masc

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)2

Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3 Outros Tipos de Seleção 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)2

Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3 Outros Tipos de Seleção Total Geral

(1) Quando, na inscrição para o processo seletivo, o candidato não pode fazer a escolha do turno, que ficará condicionada aos critérios de seleção definidos no Edital (como, por exemplo, as notas obtidas pelo aluno no processo seletivo). (2) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (3) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (4) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum

vitae, (5) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observações

(1) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção A do quadro Q02. (2) Este quadro será preenchido uma única vez e, para todos os cursos que pertençam a uma mesma área básica, será repetido automaticamente pelo sistema. (3) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções.

Condições de Apresentação • Somente será apresentado se a opção A do quadro Q02 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade preenchidos neste quadro deverão ser os mesmos marcados no quadro Q02.

Q10. Informar o número de candidatos inscritos para a área básica do curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório dos candidatos submetidos a Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção A no quadro Q02; deve ser preenchido de acordo com o que foi marcado no quadro Q02 e, caso não tenha havido candidatos inscritos para a área básica do curso, preencher o campo correspondente com 0 (zero). As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 19: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

19

Q11. Distribuição do número de candidatos para o curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Candidatos Inscritos

Diurno

Noturno

Não Definido1 Total

Processo Seletivo Fem Masc Fem Masc Fem Masc

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3 Outros Tipos de Seleção 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3 Outros Tipos de Seleção Total Geral

(1) Quando, na inscrição para o processo seletivo, o candidato não pode fazer a escolha do turno, que ficará condicionado aos critérios de seleção definidos no edital (como, por exemplo, as notas obtidas pelo aluno no processo seletivo). (2) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (3) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (4) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova,teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc... Observações (1ª) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção B do quadro Q02. (2ª) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção B do quadro Q02 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais • Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade preenchidos neste quadro deverão ser os

mesmos marcados no quadro Q02.

• Caso não haja inscritos do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação. Q11. Informar o número de candidatos inscritos para o curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório dos candidatos submetidos a Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção B no quadro Q02; deve ser preenchido de acordo com o que foi marcado no quadro Q02 e, caso não tenha havido candidatos inscritos para o curso, sexo feminino ou masculino, preencher o campo correspondente com 0 (zero). As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário

Page 20: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

20

Q12. Distribuição do número de candidatos para as habilitações do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005 por tipo de processo seletivo e por turno.

Candidatos Inscritos Diurno Noturno Turno não1

definido Total

Habilitação

Processo Seletivo

Fem Masc Fem Masc Fem Masc 1o semestre

Vestibular ENEM2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3

Habilitação*

Outros Tipos de Seleção Vestibular ENEM2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3

Habilitação 1

Outros Tipos de Seleção ...

Vestibular ENEM2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3

Habilitação n

Outros Tipos de Seleção 2o semestre

Vestibular ENEM2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3

Habilitação*

Outros Tipos de Seleção Vestibular ENEM2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3

Habilitação 1

Outros Tipos de Seleção ...

Vestibular ENEM2 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM3

Habilitação n

Outros Tipos de Seleção Total Geral (*) Próprio curso

(1) Quando, na inscrição para o processo seletivo, o candidato não pode fazer a escolha do turno, que ficará condicionada aos critérios de seleção definidos no edital (como, por exemplo, as notas obtidas pelo aluno no processo seletivo). (2) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (3) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (4) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova,teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae, histórico escolar,

etc... Observação 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção C do quadro Q02. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a opção C do quadro Q02 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma habilitação com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade preenchidos neste quadro deverão ser os mesmos marcados no quadro Q02.

• Caso não haja inscritos do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

Page 21: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

21

Q12. Informar o número de candidatos inscritos para as habilitações do curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório dos candidatos submetidos a Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção C no quadro Q02; deve ser preenchido de acordo com o que foi marcado no quadro Q02 e, caso não tenha havido inscritos para as habilitações do curso, preencher o campo correspondente com 0 (zero). As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 22: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

22

Q13. Distribuição do número de candidatos para as modalidades do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Candidatos Inscritos Diurno Noturno Turno não1

definido Total

Modalidade

Processo Seletivo

Fem Masc Fem Masc Fem Masc 1o semestre

Vestibular ENEM Avaliação Seriada no EM2

Vestibular + ENEM3

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular ENEM Avaliação Seriada no EM2

Vestibular + ENEM3

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

etc. Idem 2o semestre

Vestibular ENEM Avaliação Seriada no EM2

Vestibular + ENEM3

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular ENEM Avaliação Seriada no EM2

Vestibular + ENEM3

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

etc. Idem Total Geral

(1) Quando, na inscrição para o processo seletivo, o candidato não pode fazer a escolha do turno, que ficará condicionada às regras definidas pela IES

(como, por exemplo, as notas obtidas pelo aluno no processo seletivo). (2) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso.

(3) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular (4) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova,teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae, histórico escolar,

etc... Observações 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção D do quadro Q02.

• Somente será apresentado se a opção D do quadro Q02 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma Modalidade com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade disponíbilizados neste quadro serão os mesmos marcados no quadro Q02.

• Caso não haja inscritos do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

Page 23: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

23

Q13. Informar o número de candidatos inscritos para as modalidades do curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório dos candidatos submetidos a Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção D no quadro Q02; deve ser preenchido de acordo com o que foi marcado no quadro Q02 e, caso não tenha havido inscrições para as modalidades do curso, preencher o campo correspondente com 0 (zero)

As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 24: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

24

Q14. Distribuição do número de candidatos para as habilitações do curso, por modalidades de ensino, no 1o e no 2o semestres de 2005, por tipo de processo seletivo e por turno.

Candidatos Inscritos

Diurno Noturno Turno não1 definido

Total

Habilitação

Modalidade

Processo Seletivo

Fem Masc Fem Masc Fem Masc 1o semestre

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

Habilitação 1

etc. Idem … ... ...

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Habilitação n

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

etc. Idem idem 2o semestre

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

Habilitação 1

etc. idem … ... ...

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM2

Aval.Seriada no EM3

Vestibular + ENEM

Habilitação n

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

etc. Idem idem Total Geral (1) Quando, na inscrição para o processo seletivo, o candidato não pode fazer a escolha do turno, que ficará condicionada às regras definidas pela IES

(como, por exemplo, as notas obtidas pelo aluno no processo seletivo). (2) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (3) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular Observações 1ª) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção E do quadro Q02.

Page 25: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

25

Condições de Apresentação • Somente será apresentado se a opção E do quadro Q02 for marcada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma habilitação com condição de funcionamento em Atividade.

• Se a habilitação não estiver em atividade deverá vir bloqueada. • Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais

• Os processos seletivos, os turnos e a periodicidade preenchidos deste quadro serão os mesmos marcados no quadro Q02.

• Caso não haja inscritos do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

Q14. Informar o número de candidatos inscritos para as habilitações e modalidades do curso, por turno, por tipo de processo seletivo (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção), no 1o e no 2o semestres de 2004. Em Outros Tipos de Seleção, considerar o somatório dos candidatos submetidos a Prova / teste / avaliação do conhecimento, Entrevista, Análise do curriculum vitae / histórico escolar, etc. Este quadro só será disponibilizado para os cursos que selecionaram a opção E no quadro Q02; deve ser preenchido de acordo com o que foi marcado no quadro Q02 e, caso não tenha havido inscrições nas habilitações e modalidades do curso, preencher o campo correspondente com 0 (zero).

Page 26: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

26

Q15. Número de alunos novos (ingressantes) na área, por tipo de processo seletivo, turno e sexo,no 1o e no 2o semestres de 2005.

Ingressantes Diurno Noturno Total

Processo Seletivo

Feminino Masculino Feminino Masculino

1o semestre

Vestibular

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1

Avaliação Seriada no Ensino Médio

Vestibular + ENEM2

Outros Tipos de Seleção3

2o semestre Vestibular

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1

Avaliação Seriada no Ensino Médio

Vestibular + ENEM2

Outros Tipos de Seleção3

Total de Alunos Novos (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observações 1a) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção A do quadro Q01. 3ª) Este quadro será preenchido uma única vez e, para todos os cursos que pertençam a uma mesma área básica,

será repetido automaticamente pelo sistema. 4ª) O número de alunos novos (ingressantes), para cada turno e para cada sexo, deve ser maior ou igual a zero. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se no quadro Q01 for selecionada a “A”.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais

• Os processos seletivos e os turnos disponibilizados neste quadro são os mesmos preenchidos no quadro Q01. Caso a IES perceba algum erro, deverá voltar ao Q01 e fazer o acerto. Ao preencher corretamente o Q01, os campos corretos serão carregados para este Quadro.

• O preenchimento dos ingressantes quanto a sexo deverá estar de acordo com o preenchimento dos candidatos inscritos(Q10) e quanto ao turno, deverá estar de acordo com o quadro Q01.

• Caso não haja ingresso do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação. Q15. Informar o número de alunos novos (ingressantes) na área, tendo em vista o tipo de processo seletivo a que se submeteram: Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção (Teste / prova / avaliação de conhecimento, Entrevista, Análise de curriculum vitae / histórico escolar), por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2004. As definições dos termos acima poderão ser encontradas no Glossário.

Page 27: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

27

Q16. Número de alunos novos (ingressantes) no curso, por tipo de processo seletivo, turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Ingressantes Diurno Noturno Total

Processo Seletivo

Feminino Masculino Feminino Masculino

1o semestre Vestibular

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1

Avaliação Seriada no Ensino Médio

Vestibular + ENEM2

Outros Tipos de Seleção3

2o semestre

Vestibular

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1

Avaliação Seriada no Ensino Médio3 Vestibular + ENEM2

Outros Tipos de Seleção

Total de Alunos Novos (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observações 1a) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção B do quadro Q01. 4a) O número de alunos novos (ingressantes), para cada turno e para cada sexo, deve ser maior ou igual a zero. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a Opção “B” do quadro Q01 for selecionada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos e os turnos preenchidos neste quadro deverão ser os mesmos preenchidos no quadro Q01.

• Caso não haja ingresso do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

• O preenchimento dos ingressantes quanto a sexo deverá estar de acordo com o preenchimento dos candidatos inscritos(Q11) e quanto ao turno, deverá estar de acordo com o quadro Q01.

Page 28: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

28

Q17. Número de alunos novos (ingressantes) no curso e/ou nas habilitações do curso, por tipo de processo seletivo, turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Ingressantes Diurno Noturno

Curso /

Habilitação

Processo Seletivo

Feminino Masculino Feminino Masculino

Total 1o semestre

Vestibular ENEM1 Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Habilitação*

Outros Tipos de Seleção3 Vestibular ENEM1 Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Habilitação 1

Outros Tipos de Seleção ... Idem

Vestibular ENEM1 Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Habilitação n

Outros Tipos de Seleção 2o semestre

Vestibular ENEM1 Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Habilitação*

Outros Tipos de Seleção Vestibular ENEM1 Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Habilitação 1

Outros Tipos de Seleção ... Idem

Vestibular ENEM1 Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Habilitação n

Outros Tipos de Seleção Total de Alunos Novos (*) Próprio curso. (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc. Observações 1a) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção C do quadro Q01. 3a) O número de alunos novos (ingressantes), para cada turno e para cada sexo, deve ser maior ou igual a zero. Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se a Opção “C” do quadro Q01 for selecionada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma habilitação com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos e os turnos preenchidos neste quadro serão os mesmos marcados no quadro Q01.

• Caso não haja ingresso do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

• O preenchimento dos ingressantes quanto a sexo deverá estar de acordo com o preenchimento dos candidatos inscritos(Q12) e quanto ao turno, deverá estar de acordo com o quadro Q01.

Page 29: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

29

Q16. Informar o número de alunos novos (ingressantes) no curso, tendo em vista o tipo de processo seletivo a que se submeteram: Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção (Teste / prova / avaliação de conhecimento, Entrevista, Análise de curriculum vitae / histórico escolar), por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 20043. As definições dos termos acima poderão ser encontradas no Glossário.

Page 30: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

30

Q18. Número de alunos novos (ingressantes) nas modalidades do curso, por tipo de processo seletivo, turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2005.

Ingressantes Diurno Noturno

Modalidade

Processo Seletivo

Feminino Masculino Feminino Masculino

Total

1o semestre Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção3

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM Vestibular + ENEM2

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção3

etc. Idem

2o semestre

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM2

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM2

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção etc. Idem

Total de Alunos Novos (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Considerar o somatório das vagas disponibilizadas para prova, teste, avaliação do conhecimento, análise do curriculum vitae,

histórico escolar, etc Observações 1a) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção D do quadro Q01. 4a) O número de alunos novos (ingressantes), para cada turno e para cada sexo, deve ser maior ou igual a zero. Condição de Apresentação

• Somente será apresentado se a Opção “D” do quadro Q01 for selecionada.

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos e os turnos preenchidos neste quadro deverão ser os mesmos preenchidos no quadro Q01.

• Caso não haja ingresso do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

• O preenchimento dos ingressantes quanto a sexo deverá estar de acordo com o preenchimento dos candidatos inscritos(Q13) e quanto ao turno, deverá estar de acordo com o quadro Q01.

Page 31: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

31

Q19. Número de alunos novos (ingressantes) nas habilitações do curso, por modalidade, por tipo de processo seletivo, turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Ingressantes Diurno Noturno

Habilitação

Modalidade de Ensino

Processo Seletivo

Feminino Masculino Feminino Masculino

Total

1o semestre

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

Habilitação*

etc. Idem

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

Habilitação n

etc. Idem

2o semestre

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

Habilitação*

etc. Idem

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Bacharelado

Outros Tipos de Seleção

Vestibular

ENEM1

Aval. Ser. do EM

Vestibular + ENEM1

Licenciatura

Outros Tipos de Seleção

Habilitação n

etc. Idem Total de Alunos Novos

(*) Próprio curso. (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso. (2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular. (3) Entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc. Observações 1a) Quando o curso reservar vagas específicas para o Vestibular e para o ENEM, preencher as duas primeiras opções. 2a) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção E do quadro Q01. 33) O número de alunos novos (ingressantes), para cada turno e para cada sexo, deve ser maior ou igual a zero.

Condições de Apresentação • Somente será apresentado se a Opção “E” do quadro Q01 for selecionada

• Para cursos com condição de funcionamento em Atividade

Page 32: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

32

• Só será apresentado se o curso tiver pelo menos uma habilitação com condição de funcionamento em Atividade

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Os processos seletivos e os turnos preenchidos neste quadro deverão ser os mesmos as preenchidos no quadro Q01.

• Caso não haja ingresso do sexo feminino ou masculino, digitar zero conforme a situação.

• O preenchimento dos ingressantes, quanto a sexo, deverá estar de acordo com o preenchimento dos candidatos inscritos(Q14) e quanto ao turno, deverá estar de acordo com o quadro Q01.

Q19. Informar o número de alunos novos (ingressantes) nas habilitações do curso, por modalidade, tendo em vista o tipo de processo seletivo a que se submeteram: Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM e Outros Tipos de Seleção (Teste / prova / avaliação de conhecimento, Entrevista, Análise de curriculum vitae / histórico escolar), por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2004. As definições dos termos acima poderão ser encontradas no Glossário.

Page 33: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

33

Q20. Número de ingressantes no curso, por outras formas de ingresso, por turno e por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.(Quadro Alterado)

Ingressantes Diurno Noturno Total

Outras Formas de Ingresso

Feminino Masculino Feminino Masculino

1o semestre Mudança de curso dentro da IES

Transferência (vindos de outras IES, excluído ex-officio) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia 1

Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2

Outros acordos internacionais Admissão de diplomados em curso superior

Reingresso3

Outros tipos de ingresso

2o semestre

Mudança de curso dentro da IES

Transferência (vindos de outras IES, excluído ex-officio) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia1

Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2

Outros acordos internacionais

Admissão de diplomados em curso superior

Reingresso3

Outros tipos de ingresso

Total de ingressantes (1) Matrícula de Cortesia: instituída pelo decreto n° 89.758/84, é a forma de ingresso nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras do aluno oriundo de país que assegure o regime de reciprocidade com o Brasil e que seja portador de visto diplomático ou oficial, independente da existência de vaga e com isenção de concurso vestibular. Para conseguir a vaga na IES, é necessário que o Ministério da Educação, em atendimento a pedi (2) Programa de Estudantes-Convênio: (PEC-G): é um convênio de cooperação entre os países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, que visa à formação de recursos humanos para desenvolver esses países. Para ter direito a concorrer a uma vaga em instituições brasileiras de ensino superior, sem prestar concurso vestibular, é necessário que o candidato estrangeiro tenha tido bom desempenho acadêmico no ensino médio, saiba falar o idioma português e comprove ter condições financeiras de se manter no Brasil. As inscrições para participar do PEC-G são feitas unicamente nas representações diplomáticas brasileiras, no país de origem do candidato. (3) Reingresso: Aluno que havia deixado de freqüentar o curso (por abandono, por motivo de saúde, etc. ) e solicita formalmente a sua readmissão como aluno regular e é aceito pela IES. Não considerar reingressante o aluno que havia solicitado trancamento geral de matrícula e retorna ao curso. Tendo em vista que este aluno manteve seu vínculo oficial com a instituição. Esse aluno deve ser lançado no Quadro Q30. A Observação: Este quadro só aparecerá para o curso que estiver cadastrado na Condição 1 (curso sem habilitação). Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se o curso estiver na 1° condição(cadastro).

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Q20. Informar o número de alunos que ingressaram no curso, no 1o e 2o semestres de 2003, por outras formas de ingresso: Mudança de Curso (dentro da própria IES), transferencia (de outras IES), Transferência ex-officio, Ingresso por Convênios/Acordos Internacionais, Admissão de Graduados, Admissão de Alunos Especiais, Reabertura de Matrícula , Outros Ingressos. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 34: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

34

Q21. Número de ingressantes nas habilitações do curso, por outras formas de ingresso, por turno e por sexo, no 1o e 2o semestres de 2005. (Quadro Alterado)

Ingressantes Diurno Noturno

Habilitação

Processo Seletivo

Fem. Masc. Fem. Masc.

Total

1o semestre Mudança de curso dentro da IES Transferência (vindos de outras IES) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia1 Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2 Outros acordos internacionais Admissão de diplomados (outro curso superior) Reingresso3

Habilitação 1

Outros tipos de ingresso ... Idem

Mudança de curso dentro da IES Transferência (vindos de outras IES) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia1 Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2 Outros acordos internacionais Admissão de diplomados (outro curso superior) Reingresso3

Habilitação n

Outros tipos de ingresso Mudança de curso dentro da IES Transferência (vindos de outras IES) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia1 Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2 Outros acordos internacionais Admissão de diplomados (outro curso superior) Reingresso3

Ainda sem opção para habilitação

Outros tipos de ingresso 2o semestre

Mudança de curso dentro da IES Transferência (vindos de outras IES) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia1 Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2 Outros acordos internacionais Admissão de diplomados (outro curso superior) Reingresso3

Habilitação 1

Outros tipos de ingresso ... Idem

Mudança de curso dentro da IES Transferência (vindos de outras IES) Transferência ex-officio Matrícula Cortesia1 Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2 Outros acordos internacionais Admissão de diplomados (outro curso superior) Reingresso3

Habilitação n

Outros tipos de ingresso Mudança de curso dentro da IES Transferência (vindos de outras IES) Matrícula Cortesia1 Programa de Estudantes-Convênio(PEC-G) 2 Outros acordos internacionais Admissão de diplomados (outro curso superior) Reingresso3

Ainda sem opção para habilitação

Outros tipos de ingresso Total de ingressantes

Page 35: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

35

(1) Matrícula de Cortesia: instituída pelo decreto n° 89.758/84, é a forma de ingresso nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras do aluno oriundo de país que assegure o regime de reciprocidade com o Brasil e que seja portador de visto diplomático ou oficial, independente da existência de vaga e com isenção de concurso vestibular. Para conseguir a vaga na IES, é necessário que o Ministério da Educação, em atendimento a pedi (2) Programa de Estudantes-Convênio: (PEC-G): é um convênio de cooperação entre os países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, que visa à formação de recursos humanos para desenvolver esses países. Para ter direito a concorrer a uma vaga em instituições brasileiras de ensino superior, sem prestar concurso vestibular, é necessário que o candidato estrangeiro tenha tido bom desempenho acadêmico no ensino médio, saiba falar o idioma português e comprove ter condições financeiras de se manter no Brasil. As inscrições para participar do PEC-G são feitas unicamente nas representações diplomáticas brasileiras, no país de origem do candidato. (3) Reingresso: Aluno que havia deixado de freqüentar o curso (por abandono, por motivo de saúde, etc. ) e solicita formalmente a sua readmissão como aluno regular e é aceito pela IES. Não considerar reingressante o aluno que havia solicitado trancamento geral de matrícula e retorna ao curso. Tendo em vista que este aluno manteve seu vínculo oficial com a instituição. Esse aluno deve ser lançado no Quadro Q30. A Condições de Apresentação

• Somente será apresentado se o curso estiver na 2° condição ou na 3° Condição (curso com uma ou mais habilitações).

• Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q21. Informar o número de aluno que ingressaram nas habilitações do curso no 1o e 2o semestres de 2004, por outras formas de ingresso: Mudança de Curso (dentro da própria IES), transferencia (de outras IES), Transferência ex-officio, Ingresso por Convênios/Acordos Internacionais, Admissão de Graduados, Admissão de Alunos Especiais, Reabertura de Matrícula, Outros Ingressos. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 36: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

36

Q22. Número de alunos novos (por processo seletivo) e de ingressantes (por outras formas de ingresso) no curso, por sexo e faixa etária, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais 2o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total Dependendo da condição do curso informada no cadastro e das opções de distribuição de vagas marcadas no quadro Q01, os totais do 1o e do 2o semestres devem ser iguais:

a) Na Condição 1 - aos dados informados no quadro Q20 (número de ingressantes no curso por outras formas de ingresso) somados aos dados informados nos quadros Q15 (número de alunos novos na área básica, por tipo de processo seletivo) ou Q16 (número de alunos novos no curso, por tipo de processo seletivo) ou Q18 (número de alunos novos nas modalidades do curso, por tipo de processo seletivo); b) Na Condição 2 ou na Condição 3 - devem ser iguais aos dados informados no quadro Q21 (número de ingressantes nas habilitações do curso por outras formas de ingresso) somados aos dados informados nos quadros Q17 (número de alunos novos no curso e/ou nas habilitações do curso, por tipo de processo seletivo) ou Q19 (número de alunos novos nas habilitações do curso, por modalidade, por tipo de processo seletivo).

Condições de Apresentação • Data de início de funcionamento do curso menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Q22. Informar o número de alunos novos que ingressaram no curso (por processo seletivo e ingressantes por outras formas de ingresso), no 1o e 2o semestres de 2004, por sexo e faixa etária. Os totais por sexo e o total geral, por semestre, deste quadro deverão ser iguais aos totais (por sexo e total geral) informados nos ingressos por processo seletivo e por outras formas de ingresso. As definições dos termos acima poderão ser encontradas no Glossário.

Page 37: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

37

Q23. Número total de alunos matriculados na área básica*, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Matrícula por Turno e por Sexo Diurno Noturno

Total por Turno

Total por Sexo

Semestre

Feminino Masculino Feminino Masculino Diurno Noturno Feminino Masculino

Total Geral

1o Semestre1 2o Semestre2 (*) Essa informação será prestada uma única vez e repetida para todos os cursos pertencentes à mesma área básica.

(1) Matrículas no 1° semestre de 2005 = matrícula no 2° semestre de 2004 (Q23) + ingressos no 1° semestre de 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingressos – total de alunos que fizeram a opção pelo curso. (2) Matriculados no 2° semestre de 2005 = matrícula no 1° semestre de 2005 + ingressos no 2° semestre (por processos seletivos + outras formas de ingressos) - total de alunos que fizeram a opção pelo curso

Observação: Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção A do quadro Q03. Condições de Apresentação

• Se a opção A do quadro Q03 for selecionada.

• Data de início de funcionamento do curso for menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais • Se o curso tiver data de início de funcionamento entre 30/06/2005 e 30/10/2005, somente deverá

ser informado os alunos matriculados no 2º semestre.

• Se o curso tiver data de inicio de funcionamento entre 01/01/2005 e 30/06/2005, o total geral de alunos matriculados na área no 1º semestre deverá ser menor ou igual ao total de ingressantes na área (quadro Q15).

Q23. Informar o número total de alunos matriculados na área básica do curso (alunos ingressantes

em 2005 e alunos que ingressaram em períodos anteriores, continuam matriculados na área básica

e ainda não fizeram a opção pelo curso), se for preenchida, no quadro Q03 a opção A.

Page 38: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

38

Q24. Número total de alunos matriculados no curso, por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Noturno

Total por turno

Total por sexo Total Geral

Semestre

Fem Masc Fem Masc Diurno Noturno Fem Masc 2° semestre 20041

1o semestre 20052

2o semestre 20053

(1) Dados transferidos do Censo da Educação Superior 2004.. (2) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 (Q24) + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos + outras

formas de ingresso) – concluintes do 2o semestre 2004 (Q33) – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 (Q30) + total de alunos que retornaram ao curso no 1° semestre de 2005 – perdas no 1o semestre 2005 (Q31).

(3) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 (Q24) + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) – concluintes do 1o semestre 2005 (Q33) + total de alunos que retornaram ao curso no 2° semestre de 2005 – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 (Q30) – perdas no 2o semestre 2005 (Q31).

Condições de Apresentação

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005. • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Os dados de 2004, já constantes no quadro para efeito de comparação, foram transferidos do Censo 2004. Para o curso que ainda não estava funcionando em 2004, aparecerão apenas os espaços para os dados de 2005.

Q24. Informar o número total de alunos matriculados no curso, no 1o e 2o semestres de 2004. Devem ser considerados os alunos que ingressaram no curso nos anos/semestres anteriores e continuam matriculados, os alunos novos aprovados em processos seletivos (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM) ou em outros tipos de seleção e os alunos que ingressaram por outras formas de ingresso (por turno e por sexo, no 1o e 2o semestres de 2004). Este quadro é de preenchimento obrigatório para todas as opções apresentadas no quadro Q03. As informações coletadas sobre alunos com “matrícula trancada” no curso e sobre as “perdas de alunos no curso” serão coletadas, respectivamente, nos quadros Q30 e Q31.As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 39: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

39

Q25. Número total de alunos matriculados nas habilitações1 do curso, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Noturno

Habilitação Fem. Masc. Total Fem. Masc. Total

Total Geral

1o semestre3 Habilitação* (próprio curso) Habilitação 1 Habilitação 2 ... Habilitação n Habilitação não definida2 2o semestre4 Habilitação* (próprio curso) Habilitação 1 Habilitação 2 ... Habilitação n Habilitação não definida (1) As matrículas em cada habilitação devem ser informadas separadamente, mesmo que, quando o aluno estiver matriculado em

duas ou mais habilitações, isso represente dupla contagem. (2) Preencher com o número de alunos que ainda não fizeram a opção pela habilitação ou que ainda não atingiram os requisitos exigidos para ingressar na habilitação. (3) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos +

outras formas de ingresso) – concluintes do 2o semestre 2004 + total de alunos que retornaram ao curso no 1° semestre de 2005 – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 – perdas no 1o semestre 2005.

(4) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) – concluintes do 1o semestre 2005 + total de alunos que retornaram ao curso no 1° semestre de 2005 – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 – perdas no 2o semestre 2005.

Observações

(1) Este quadro só aparecerá para o curso que tiver preenchido a opção C do quadro Q03. (2) Os alunos com “matrícula trancada na habilitação” e as “perdas de alunos na habilitação” serão informados,

respectivamente, nos quadros Q30 e Q31. Condições de Apresentação

• Curso deve estar na condição 2 ou 3 (cadastro). • Se for escolhida a opção “C” do quadro Q03. • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais • Se o curso teve data de início de funcionamento entre 30/06/2005 e 30/10/2005, somente o 2°

semestre estará disponível para preenchimento.

• Os totais gerais de alunos matriculados por semestre, deste quadro, deverão ser maiores ou iguais aos respectivos totais do quadro Q24.

Q25. Informar o número total de alunos matriculados na habilitação geral e/ou nas habilitações específicas do curso, no 1o e 2o semestres de 2004. Devem ser considerados os alunos que ingressaram nos anos/semestres anteriores e continuam matriculados, os alunos novos aprovados em processos seletivos (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM) ou em outros tipos de seleção, e os alunos que ingressaram por outras formas de ingresso (por turno e por sexo, no 1o e 2o semestres de 2004). Os alunos com matrícula trancada na habilitação e as perdas do 1o e 2o semestres de 2004 não deverão estar incluídos neste total.

As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 40: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

40

Q26. Número total de alunos matriculados no curso por modalidade de ensino, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Noturno

Modalidade de ensino*

Fem. Masc. Total Fem. Masc. Total

Total Geral

1o semestre Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta Tecnológico Modal. ainda não definida 1o semestre Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta Tecnológico Modal. ainda não definida

(*) As matrículas por cada modalidade devem ser informadas separadamente,mesmo que isso represente dupla contagem.

Condições de Apresentação • Curso deve estar na 1° condição(cadastro). • Se for escolhida a opções D do quadro Q03. • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta carregados deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Se o curso tiver data de início de funcionamento entre 30/06/2005 e 30/10/2005, somente será disponibilizado o 2° semestre para preenchimento.

• Os totais gerais de alunos matriculados por semestre, deste quadro, deverão ser maiores ou iguais aos respectivos totais do quadro Q24

Q26. Informar o número total de alunos matriculados nas modalidades de ensino do curso, no 1o e 2o semestres de 2005. Devem ser considerados os alunos que ingressaram nos anos/semestres anteriores e continuam matriculados, os alunos novos aprovados em processos seletivos (Vestibular, ENEM, Avaliação Seriada no Ensino Médio, Vestibular + ENEM) ou em outros tipos de seleção, e os alunos que ingressaram por outras formas de ingresso (por turno e por sexo, no 1o e 2o semestres de 2005.

As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 41: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

41

Q27. Número total de alunos matriculados nas habilitações do curso, por modalidade de ensino, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Noturno

Habilitação

Modalidade de ensino

Fem. Masc. Total Fem. Masc. Total

Total Geral

1o semestre Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta

Habilitação*

Tecnológico Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta

Habilitação 1

Tecnológico ... Idem

Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta

Habilitação n

Tecnológico 2o semestre

Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta

Habilitação*

Tecnológico Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta

Habilitação 1

Tecnológico ... Idem

Bacharelado Licenciatura plena Específico da profissão Licenciatura curta

Habilitação n

Tecnológico (*) Próprio curso

Observações (1) Este quadro será disponibilizado quando for selecionada a opção E do quadro Q03. (2) Os totais gerais de alunos matriculados por semestre, deste quadro, deverão ser maiores ou iguais aos respectivos (3) totais do quadro Q24.

Os alunos com matrícula trancada no curso e as perdas do 1º e 2o semestres de 2005 não deverão estar incluídos neste total. Deverão ser informados, respectivamente, nos quadros Q30 e Q31.

Condições de Apresentação • Curso deve estar na 2° ou 3° condição (cadastro). • Se for escolhida a opção “E” do quadro Q03. • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Se o curso tiver data de início de funcionamento entre 30/06/2005 e 30/10/2005, somente será disponibilizado o 2° semestre para preenchimento.

• Este quadro será disponibilizado quando for selecionada a opção E do quadro Q03. • Os totais gerais de alunos matriculados por semestre, deste quadro, deverão ser maiores ou iguais aos respectivos totais do

quadro Q24.

Page 42: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

42

Q28. Número total de alunos matriculados no curso, segundo o número de horas-aula semanais cursadas, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Semestre Até 6 hs De 7 a 12 hs De 13 a 18 hs De 19 a 24 hs De 25 a 30 hs Acima de 30 hs

Total

1o semestre 2o semestre (*) Os totais do 1o e do 2o semestres deste quadro devem ser iguais, respectivamente, aos totais do 1o e do 2o semestres do quadro

Q24. Condições de Apresentação

• Este quadro será disponibilizado apenas para as Instituições Federais de Educação Superior.

• Os totais do 1° e do 2° semestres deste quadro devem ser iguais, respectivamente, aos totais do 1° e do 2° semestres do quadro Q24.

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Regras Gerais

• Total de alunos matriculados no curso, segundo o número de horas-aulas semanais cursadas no 1° semestre 2005, deve ser igual ao total de alunos matriculados no curso por turno e sexo no 1° semestre de 2005(Q24).

• Total de alunos matriculados no curso, segundo o número de horas-aulas semanais cursadas no 2° semestre 2005, deve ser igual ao total de alunos matriculados no curso por turno e sexo no 2° semestre de 2005(Q24).

Page 43: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

43

Q28.A-Número total de alunos matriculados no curso, segundo o número de Carga Horária integralizada, no 1o e no 2o semestres de 2005.(Vão ser acrescentadas novas críticas para este Quadro)

Número de alunos matriculados por intervalos de Carga Horária Cursada*Semestre

De 7 a 22% Maior ou igual a

80% Outros Intervalos

Total

1o semestre

2o semestre

(*) Os totais do 1o e do 2o semestres deste quadro devem ser iguais, respectivamente, aos totais do 1o e do 2o semestres do quadro Q24.

Observações: (1) Esta tabela será utilizada pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE para estimativa do número de

estudantes habilitados a participar deste Exame. (2) Para o cálculo dos percentuais da carga horária cursada deverá ser considerado o total de disciplinas concluidas. (3) No caso de alunos novos, como o aluno ingressante no 1° semestre não cursou, ainda, nenhuma disciplina, o total de alunos

matriculados no curso deve ser informado em “Outros Intervalos”, exceto quando o aluno ingressa por outras formas de ingresso (mudança de curso dentro da IES, transferência (vindos de outra IES), transferência ex-offício, acordos internacionais, matrícula cortesia, programa de estudantes-convênio, outros acordos internacionais, admissão de diplomados em curso superior e reingresso) que poderá ou não já ter cursado disciplina (s).

Exemplo: Curso de Administração : Carga horária mínima de integralização do Curso = 3000 horas

(1) Um aluno que é ingressante no 1° semestre de 2005, ainda, não concluiu nenhuma disciplina, portanto, deverá ser informado em outros intervalos.

(2) Um aluno que tenha concluido 300 horas do curso 3000h = 100% 300h = x x = 300x100/3000 = 10% Este aluno deve ser informado na 1° faixa (de 7 a 22%), pois ainda não utrapassou a 1° faixa. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Regras Gerais

• Total de alunos matriculados no curso, segundo o número de Carga Horária integralizada no 1° semestre (Q28.A), deve ser igual ao total de alunos matriculados no curso por turno e sexo no 1° semestre de 2005(Q24).

• Total de alunos matriculados no curso, segundo o número de Carga Horária integralizada no 2° semestre (Q28.A), deve ser igual ao total de alunos matriculados no curso por turno e sexo no 2° semestre de 2005(Q24).

Page 44: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

44

Q29. Número de alunos matriculados no curso, portadores de necessidades especiais no 1o e no 2o semestres de 2005.

Área da Necessidade Especial Semestre Auditiva Visual Física1 Múltipla2 Mental3

Condutas4

Típicas Altas5Habili

dades Outras

Necessidades

Total

1o semestre 2o semestre

(1) Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando comprometimento da função física, abrangendo, dentre, outras condições, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquiridas exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desenvolvimento das funções.

(2) É a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.

(3) Caracteriza-se por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual como na conduta adaptativa, na forma expressa

em habilidades práticas, sociais e conceituais (4) Manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes (exceto Síndrome de Down) e quadros psicológicos,

neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.

(5) Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados; . capacidade intelectual geral . aptidão acadêmica específica . pensamento criativo ou produtivo . capacidade de liderança . talento especial para artes . capacidade psicomotora. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Regras Gerais

• Total de alunos Menor que o total de alunos matriculados no curso por turno e sexo no 1° semestre de 2005(Q24).

• Total de alunos matriculados no curso, portadores de necessidades especiais no 2° semestre 2005 deve ser Menor que o total de alunos matriculados no curso por turno e sexo no 2° semestre de 2005 (Q24).

Page 45: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

45

Q30. Número de alunos que trancaram matrículas no ano de 2005, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres. (os textos foram modificados)

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total

Total Geral

1o semestre 2o semestre Informe 0 (zero) se o dado for zero. Deixe em branco se o dado não se aplicar à Instituição. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• Informar apenas o total de alunos que trancaram matrícula no 1° e 2° semestres de 2005. Os alunos que trancaram matrícula no 1° semestre devem ser informados, somente, para evitar dupla contagem, o aluno que trancou matrícula no 1° semestre de 2005 não deverá ser repetido no 2° semetre de 2005.

• Os alunos que estejam em situação de espera por algum motivo (por ex.: no caso da disciplina não estar sendo oferecida no semestre ou no caso do chamado aluno institucional), deverão ser considerados neste quadro, ou seja, como alunos com matrícula tancada.

Page 46: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

46

Q30.A. Número de alunos que estavam com matrícula trancada e retornaram ao curso em 2005, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres. (Quadro novo)

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total

Total Geral

1o semestre 2o semestre Informe 0 (zero) se o dado for zero. Deixe em branco se o dado não se aplicar à Instituição. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Regras Gerais

• O aluno que retornou ao curso no 1° semestre deve ser computado apenas no 1° semestre, e o que retornou no 2° semestre deve ser computado apenas no 2° semestre.

• Os alunos que estejam em situação de espera por algum motivo (por ex.: no caso da disciplina não estar sendo oferecida no semestre ou no caso do chamado aluno institucional), deverão ser considerados neste quadro, ou seja, como alunos com matrícula tancada.

Q30.A: Informar o número de alunos que estavam com matrícula trancada (matrícula geral) e, retornarão ao curso como aluno regular em 2005.

Page 47: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

47

Q30.B. Número Total de alunos com Matrículas Trancadas (trancamento geral) na IES, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.(Quadro Novo – IES FEDERAIS)

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total

Total Geral

1o semestre 2o semestre Informe 0 (zero) se o dado for zero. Deixe em branco se o dado não se aplicar à Instituição. Condições de Apresentação

• Somente será carregado para as IES Federais

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro). Q30.B.Neste quadro deverão ser informados todos os alunos que estão com matrícula trancada na IES, isto é: os que estavam com matrícula trancada antes de 2005 e, também, os que trancaram matrícula em 2005 (informados no Q30.A).

Page 48: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

48

Q31. Perda de alunos do curso, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Noturno

Total Geral

Motivo de Perda de alunos Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Total

1o semestre Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES 2o semestre Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES Total Geral Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 49: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

49

Q33. Número de alunos concluintes do curso*, por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Turno Noturno Total por Sexo

Semestre Feminino Masculino Feminino Masculino Masculino Feminino Total Geral

1o semestre

2o semestre

(*) Contar cada concluinte do curso uma única vez, mesmo que este tenha concluído mais de uma habilitação.

Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q33. Informar o número total de alunos concluintes do curso, no 1º e no 2º semestres de 2005, por turno e sexo, independentemente das habilitações, ou seja, mesmo que o aluno tenha concluído uma ou mais habilitações, contá-lo apenas uma vez como aluno concluinte do curso. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Page 50: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

50

Q35. Número de alunos concluintes por grau acadêmico* do curso, por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Turno Noturno Total por Sexo2 Semestre

Grau Acadêmico1 Fem Masc Fem Masc Fem Masc Total

1o semestre

Bacharel

Licenciado (lic. plena) Específico da profissão Tecnólogo

Licenciado (lic. curta) 2o semestre

Bacharel Licenciado (lic. plena) Específico da profissão Tecnólogo

Licenciado (lic. curta) Total (*) As conclusões por cada grau acadêmico devem ser informadas separadamente, mesmo que isso represente dupla contagem. Observações 1a) Este quadro só aparecerá para o curso que estiver cadastrado na Condição 1. 2a) Os totais deste quadro devem ser maiores ou iguais aos totais do quadro Q33. Condições de Apresentação

• Este quadro só aparecerá para o curso que estiver cadastrado na 1° Condição .

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q35. Informar o número total de alunos 6concluintes no grau acadêmico do curso, no 1º e no 2º semestres de 2005, por turno e sexo. O número total de concluintes deste quadro deverá ser maior ou igual ao número de concluintes no curso, segundo informado no quadro Q33.

Page 51: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

51

Q37. Número de alunos concluintes no curso e/ou nas habilitações1, por grau acadêmico, por turno e sexo, no 1o e 2o semestres de 2005.

Noturno Diurno Total por Sexo3

Habilitação Grau Acadêmico2

Fem Masc Total Fem Masc Total Fem Masc

Total Geral

1o semestre Bacharel Licenc. (lic. plena) Espec. da Profissão Tecnólogo

Habilitação*

Licenciado (lic. curta) Bacharel Licenc. (lic. plena) Espec. da Profissão Tecnólogo

Habilitação 1

Licenciado (lic. curta) ... Idem

Bacharel Licenc. (lic. plena) Espec. da Profissão Tecnólogo

Habilitação n

Licenciado (lic. curta) 2o semestre

Bacharel Licenc. (lic. plena) Espec. da Profissão Tecnólogo

Habilitação *

Licenciado (lic. curta) Bacharel Licenc. (lic. plena) Espec. da Profissão Tecnólogo

Habilitação 1

Licenciado (lic. curta) ... Idem

Bacharel Licenc. (lic. plena) Espec. da Profissão Tecnólogo

Habilitação n

Licenciado (lic. curta) (1) Caso o aluno tenha concluído mais de uma habilitação, informar tantas vezes quantas tenham sido as habilitações

concluídas, mesmo que isso implique em dupla contagem. (2) Graus Acadêmicos: 6Bacharel, Licenciado (lic. plena), Licenciado Licenciado (lic. curta), Tecnólogo ou 6Específico da

profissão (Ex. Médico, Psicólogo, Odontólogo). (3) Os totais deste quadro devem ser maiores ou iguais aos totais do quadro Q33.

Observação: Este quadro só aparecerá para o curso que estiver cadastrado na Condição 2. ou 3° condição

Condições de Apresentação

• Este quadro só será apresentado para o curso que estiver cadastrado na 2° ou 3° Condição .

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q37. Informar o número total de alunos concluintes no curso e/ou nas habilitações do curso, por grau acadêmico, no 1º e no 2º semestres de 2005, por turno e sexo. O número total de concluintes deste quadro deverá ser maior ou igual ao número de concluintes no curso, segundo informado no quadro

Page 52: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

52

Financiamentos

Q38. Número de alunos do curso com financiamento educacional reembolsável e não reembolsável no ano 2005.(Quadro modificado) (Carregar para todas as organizações acadêmicas. Quando for IES federais ou Universidades Estaduais ou Municipais, só deve ficar aberto o campo Outros Créditos Educativos reembolsáveis. Os outros devem ser bloqueados).

Tipos de Financiamento

Número de Alunos

Reembolsável

FIES

Crédito Educativo Federal

Crédito Educativo Estadual

Crédito Educativo Municipal

Crédito Educativo da IES

Outros Créditos Educativos reembolsáveis

Não Reembolsável

PROUNI Integral

PROUNI Parcial

Auxílio Alimentação/Moradia

Misto PROUNI + FIES

PROUNI + FIES + Outros

PROUNI + Outros

Total

Obs: Os alunos não poderão ser repetidos nos campos deste quadro. Por exemplo: O aluno que tem PROUNI Parcial mais FIES deve constar apenas no campo específico (PROUNI + FIES), ou seja, não poderá ser computado no campo FIES e nem no campo PROUNI Parcial. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Regras Gerais

Page 53: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

53

Bolsas/Estágios Acadêmicos1 Q39. Número de Alunos por tipo de Bolsa/Estágio1 e respectivas entidades financiadoras, no ano de 2005. (Quadro modificado)

Tipos de Bolsas/Estágios

Entidades Financiadoras Extensão Monitoria

Tutoria ou

(PET)

Pesquisa/ Iniciação Científica/ Inovação

Tecnológia

Estágio Remune-

rado

Trabalho/ Administra-

ção Outras Total

MEC/SESu CNPq FAPs2 Fundação(ões) de Apoio da IES Própria IES ONG/OSCIP3 Inst. Internacional Organização de direito privado Governo Estadual IES/Governo Estadual Governo Estadual/ Organização de direito privado IES/Governo Estadual/Organização de direito privado Governo Municipal IES/Governo Municipal Governo Municipal/ Organização de direito privado IES/Governo Municipal/Organização de direito privado Governo Federal Outras Total (1) Bolsa/Estágio - é a remuneração ou a isenção de mensalidade por uma atividade (de ensino, pesquisa ou extensão) exercida pelo aluno e que complementa a sua formação acadêmica. (2) FAPs - Fundações (estaduais e municipais) de Amparo e Pesquisa (3) ONG – Organização não Governamental; OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Considerar indústrias, estabelecimentos comerciais, órgãos prestadores de serviços, etc. Obs:

1- Não incluir neste quadro alunos beneficiados pelo PROUNI que deverão ser considerados no Q38. 2- Os estudantes beneficiados com desconto sobre o valor das mensalidades não deveram ser registrados neste

quadro e sim no Q40. 3- Um mesmo aluno não pode ser computado em mais de um quadro. Os alunos bolsistas/estágiáris informados

neste quadro não devem ser repetidos no Quadro 40 a menos que possa ser comprovada a dupla contagem. Condições de Apresentação

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Regras Gerais

Page 54: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

54

Q40. Número de alunos com percentual de desconto sobre o valor do curso ou das mensalidades, no ano de 2005.(texto alterado)

Tipo de Bolsas Número de alunos Integral (100%) Parcial (menos de 100%) 70 a 99% 50 a 69% 20 a 49% 10 a 19%

(*) Não devem ser computados, como bolsas de estudo, os descontos concedidos nos pagamentos adiantados, no pagamento integral da anuidade ou semestralidade ou outros da mesma natureza. Observações (1) Os alunos bolsistas por força de acordo Coletivo, como por exemplo, bolsas concedidas a filhos de funcionários, devem ser

informadas neste quadro. (3) Um mesmo aluno não pode ser computado para mais de uma bolsa. Os alunos com percentual de desconto, informados neste

quadro, não deverão ser repetidos no Quadro Q39 a menos que, possa ser comprovada a dupla contagem. (4) Quando o percentual de desconto for modificado de um semestre para o outro, deverá ser considerado o maior

percentual de desconto concedido pela IES no ano. Condições de Apresentação

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL* ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e a modalidade presencial Regras Gerais

Page 55: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

55

B. CURSOS DE GRADUAÇÃO – A DISTÂNCIA

Q41.A1 - Marque com X, no quadro abaixo, as opções de periodicidade de realização do processo seletivo do curso em 2005:(Quadro Alterado) A IES realizou processo seletivo no 1o semestre? ◯ Sim A IES realizou processo seletivo no 2o semestre? ◯ Sim Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTANCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual EM ATIVIDADE

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q41.A2 - Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição de vagas por processos seletivos, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Processo Seletivo Vagas Oferecidas

1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1 Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso.

(2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular.

(3) Entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc.

Observação: Quando o curso reservar número vagas especificamente para o ENEM e para o Vestibular, preencher as duas opções. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se o nível do curso for Graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual EM ATIVIDADE. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais

Page 56: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

56

Q41. Distribuição do número de vagas por processos seletivos, candidatos inscritos por processos seletivos e sexo, alunos novos (ingressantes) por processos seletivos/outras formas de ingresso e sexo no 1o e no 2o semestres de 2005.

Candidatos Inscritos

Ingressos Processo Seletivo

Vagas Oferecidas

Fem Masc Total Fem Masc Total 1o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1

Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 Outras formas de ingresso4 2o semestre Vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)1

Avaliação Seriada no Ensino Médio Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 Outras formas de ingresso4 Total Geral (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso.

(2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular.

(3) Entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc.

(4) Mudança de curso, transferência de outra IES, transferência ex-officio, matrícula cortesia, programa de estudantes-Convênio, outros acorsos internacionais, admissão de diplomados, Reingresso e outors tipos de ingresso.

Observação: Quando o curso reservar número vagas especificamente para o ENEM e para o Vestibular, preencher as duas opções.

Condições de Apresentação • Se o nível do curso for graduação e a modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Quando o curso não realiza processo seletivo, este é o primeiro quadro a ser carregado e só será possível informar dados dos ingressantes por Outras Formas de Ingresso. Os Outros campos estarão bloqueados.

Page 57: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

57

Q42. Número de alunos novos do curso, por sexo e faixa etária, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total Q42. Informar o número de alunos novos que ingressaram no curso em 2005, por sexo e por faixa etária. Condições de Apresentação

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

Regras Gerais

• Total de ingressos sexo feminino (1° semestre) (Q41) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo feminino, por faixa etária no 1° semestre (Q42).

• Total de ingressos sexo masculino (1° semestre) (Q41) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo masculino, por faixa etária no 1° semestre (Q42).

• Total de ingressos sexo feminino (2° semestre) (Q41) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo feminino, por faixa etária no 2° semestre (Q42).

• Total de ingressos sexo masculino (2° semestre) (Q41) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo masculino, por faixa etária no 2° semestre (Q42).

Page 58: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

58

Q43. Número total de alunos matriculados no curso, por sexo, no 1° e no 2° semestres de 2005.

Semestre Sexo Total 2° Semestre 20041 Feminino Masculino 1o semestre 20052 2o semestre 20053

(1) Dados transferidos do Censo da Educação Superior de 2004.

(2) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 (Q43) + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) – concluintes do 2o semestre 2004 (Q45) + total de alunos que retornaram ao curso no 1° semestre de 2005 – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 (Q44) – perdas no 1o semestre 2005 (Q44). (3) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 (Q43) + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) – concluintes do 1o semestre 2005 (Q45) + total de alunos que retornaram ao curso no 2° semestre de 2005 – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 (Q44) – perdas no 2o semestre 2005 (Q44).

Condições de Apresentação • Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA Regras Gerais

• Se o curso tiver data de início de funcionamento após 30/06/2005, o número total de alunos matriculados no curso por sexo, no 1o semestre de 2005 não pode ser informado.

Page 59: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

59

Q44.Número de alunos que trancaram matrículas e perdas no ano de 2005 por sexo, no 1° e no 2° semestres de 2005.

Matrículas Trancadas / Perdas Feminino Masculino Total

1o semestre

Matrículas Trancadas

Perdas

Alunos desligados / desistentes

Alunos que mudaram de curso na IES

Alunos transferidos para outras IES

2o semestre

Matrículas Trancadas

Perdas

Alunos desligados / desistentes

Alunos que mudaram de curso na IES

Alunos transferidos para outras IES

Total

Observações 1 - Os alunos vinculados ao curso, que estejam em situação de espera por algum motivo (por ex.; no caso da disciplina não estar

sendo oferecida no semestre) e os alunos com matrícula Institucional, deverão ser considerados neste quadro como matrículas trancadas.

2 - Para evitar dupla contagem, o aluno que tranca matricula por mais de um semestre deverá ser computado neste quadro apenas uma vez.

Condições de Apresentação

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

Regras Gerais

Q44.A. Número de alunos que estavam com matrícula trancada e retornaram ao curso em 2005, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres. (Quadro novo)

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total

Total Geral

1o semestre 2o semestre Informe 0 (zero) se o dado for zero. Deixe em branco se o dado não se aplicar à Instituição.

Q44.A: Informar o número de alunos que estavam com matrícula trancada (matrícula geral) e, retornarão ao curso como aluno regular em 2005.

Obs:O aluno que retornou ao curso no 1° semestre deverá ser computado apenas no 1° semestre e o que retornou no 2° semestre deverá ser computado apenas no 2° semestre. Condições de Apresentação

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

Page 60: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

60

Q45. Número total de alunos concluintes do curso*, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Semestre Feminino Masculino Total 1o semestre 2o semestre Total (*) Contar cada concluinte do curso uma única vez, mesmo que este tenha concluído mais de uma habilitação. Condições de Apresentação

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA..

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

Page 61: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

61

Q46. Número total de alunos concluintes das habilitações do curso1 por sexo e por grau acadêmico, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Sexo

Habilitação Grau

Acadêmico Feminino Masculino Total2

1o semestre Bacharel Licenciado (licenciatura plena) Específico da profissão Licenciado (licenciatura curta)

Habilitação 1

Tecnólogo ... idem

Bacharel Licenciado (licenciatura plena) Específico da profissão Licenciado (licenciatura curta)

Habilitação n

Tecnólogo 2o semestre

Bacharel Licenciado (licenciatura plena) Específico da profissão Licenciado (licenciatura curta)

Habilitação 1

Tecnólogo ... idem

Bacharel Licenciado (licenciatura plena) Específico da profissão Licenciado (licenciatura curta)

Habilitação n

Tecnólogo (1) Caso o aluno tenha concluído mais de uma habilitação, informar tantas vezes quantas tenham sido as habilitações, mesmo que isso represente dupla contagem. (2) Os totais deste quadro devem ser maiores ou iguais aos totais do quadro Q45.

Condições de Apresentação

• Se o curso tiver habilitações cadastradas, ou seja, se o curso estiver na 2a ou 3a condição do cadastro.

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL, ou EM EXTINÇÃO.

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA.

• Este quadro só deverá ser carregado se o curso tiver mais de uma habilitação. Regras Gerais

Page 62: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

62

Q47.Número de alunos com percentual de desconto sobre o valor do curso ou das mensalidades, no ano de 2005.

Tipo de Bolsas Número de alunos Integral (100%) Parcial (menos de 100%) 70 a 99% 50 a 69% 20 a 49% 10 a 19%

(*) Não devem ser computados, como bolsas de estudo, os descontos concedidos nos pagamentos adiantados, no pagamento integral da anuidade ou semestralidade ou outros da mesma natureza.

Observações (1) Os alunos bolsistas por força de acordo Coletivo, como por exemplo, bolsas concedidas a filhos de funcionários, devem ser

informadas neste quadro. (2) Um mesmo aluno não pode ser computado para mais de uma bolsa. Os alunos bolsistas informados neste quadro não deverão ser

repetidos no Quadro Q39 e nem no Q39.A, a menos que, possa ser comprovada a dupla contagem. (3) Quando o percentual de desconto for modificado de um semestre para o outro deverá ser considerado o maior

percentual de desconto concedido pela IES no ano. Condições de Apresentação

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTANCIA.

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual a EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

Regras Gerais

Page 63: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

63

CURSOS SEQÜENCIAIS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA – PRESENCIAIS

Q48.A1 - Marque com X, no quadro abaixo, as opções de periodicidade de realização do processo seletivo do curso em 2005. A IES realizou processo seletivo no 1o semestre? ◯ Sim A IES realizou processo seletivo no 2o semestre? ◯ Sim Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for SEQÜENCIAIS e modalidade PRESENCIAL.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual EM ATIVIDADE. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q48.A2 - Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição de vagas e candidatos inscritos, por tipo de processo seletivo e turno, no 1° e no 2° semestres de 2005.

Vagas Oferecidas Processo Seletivo

Diurno Noturno

1o semestre Vestibular ENEM1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 2o semestre Vestibular ENEM1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso.

(2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular.

(3) Entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc.

Observação: Quando o curso reservar número vagas especificamente para o ENEM e para o Vestibular, preencher as duas opções.

Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for SEQÜENCIAIS e modalidade PRESENCIAL.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento igual EM ATIVIDADE. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 64: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

64

Q48. Distribuição do número de vagas por processos seletivos e turno, candidatos inscritos por processo turno e sexo, alunos novos (ingressantes) por processos seletivos/outras formas, por turnos e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Ingressos Diurno Noturno Diurno Noturno Processo Seletivo

Diurno Noturno Total Fem Masc Fem Masc

Total Fem Masc Fem Masc Total

1o semestre Vestibular ENEM1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 Outras formas de ingresso4

2o semestre Vestibular ENEM1 Avaliação Seriada no EM Vestibular + ENEM2 Outros tipos de seleção3 Outras formas de ingresso

Total Geral (1) Quando são utilizados exclusivamente os resultados do ENEM para ingresso no curso.

(2) Quando os resultados do ENEM entram como parte da nota do Vestibular.

(3) Entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc.

(4) Mudança de curso, transferência de outra IES, admissão de diplomados, reabertura de matrícula.

Observação: Quando o curso reservar número vagas especificamente para o ENEM e para o Vestibular, preencher as duas opções.

Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade presencial. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL ou em EXTINÇÃO. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 65: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

65

Q49. Número de alunos novos do curso, por sexo e faixa etária, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais 2o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total Q49. Informar o número de 7alunos novos do curso, no 1o e 2o semestres de 2005, por sexo e por faixa etária. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL E em EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Regras Gerais

• Total de ingressos sexo feminino (1° semestre) (Q48) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo feminino, por faixa etária no 1° semestre (Q49).

• Total de ingressos sexo masculino (1° semestre) (Q48) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo masculino, por faixa etária no 1° semestre (Q49).

• Total de ingressos sexo feminino (2° semestre) (Q48) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo feminino, por faixa etária no 2° semestre (Q49).

• Total de ingressos sexo masculino (2° semestre) (Q48) deve ser igual ao total de alunos novos, sexo masculino, por faixa etária no 2° semestre (Q49).

Page 66: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

66

Q50. Número total de alunos matriculados no curso, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Diurno Noturno Total

Semestre Feminino Masculino Feminino Masculino

2° semestre 2004 1o semestre 2005 2o semestre 2005 (1) Dados transferidos do Censo da Educação Superior de 2004. (2) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 (Q50) + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos + outras

formas de ingresso) – concluintes do 2o semestre 2004 (Q52) – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 (Q51) + total de alunos que retornaram ao curso no 1° semestre de 2005 - perdas no 1o semestre 2005 (Q51).

(3) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 (Q50) + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) – concluintes do 1o semestre 2005 (Q52) – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 (Q51) + total de alunos que retornaram ao curso no 2° semestre de 2005 – perdas no 2o semestre 2005 (Q51).

Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL E em EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 67: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

67

Q51.Número de alunos que trancaram matrícula e perdas em 2005, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres.

Turno Diurno Noturno

Total Geral

Matrículas Trancadas/ Perdas Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Total

1o semestre Matrícula trancada Perdas Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES 2o semestre Matrícula trancada Perdas Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES

Total Geral Observações 1 - Os alunos vinculados ao curso, que estejam em situação de espera por algum motivo (por ex.; no caso da disciplina não estar sendo oferecida no semestre) e os alunos com matrícula Institucional, deverão ser considerados neste quadro como

matrículas trancadas. 2 - Para evitar dupla contagem, o aluno que tranca matricula por mais de um semestre deverá ser computado neste quadro apenas

uma vez. Q30: Informar apenas o total de alunos que trancaram matrícula no 1° e 2° semestres de 2005. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL E em EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q51.A. Número de alunos que estavam com matrícula trancada e retornaram ao curso em 2005, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres. (Quadro novo)

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total

Total Geral

1o semestre 2o semestre Informe 0 (zero) se o dado for zero. Deixe em branco se o dado não se aplicar à Instituição.

Q30.A: Informar o número de alunos que estavam com matrícula trancada (matrícula geral) e, retornarão ao curso como alunos regulares em 2005.

Obs:O aluno que retornou ao curso no 1° semestre deverá ser computado apenas no 1° semestre e o que retornou no 2° semestre deverá ser computado apenas no 2° semestre. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for Seqüencial de Formação Específica e a Modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e em EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 68: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

68

Q52. Número total de alunos concluintes do curso, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total

Total Geral

1o semestre 2o semestre Q52. Informar o número de alunos concluintes do curso no 1o e no 2o semestres de 2005, por turno e sexo.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de Formação Específica e a Modalidade Presencial. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL E EM EXTINÇÃO. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 69: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

69

Q53. Número de alunos com percentual de desconto sobre o valor do curso ou das mensalidades, no ano de 2005.

Tipo de Bolsas Número de alunos Integral (100%) Parcial (menos de 100%) 70 a 99% 50 a 69% 20 a 49% 10 a 19% Total Geral (*) Não devem ser computados, como bolsas de estudo, os descontos concedidos nos pagamentos

adiantados, no pagamento integral da anuidade ou semestralidade ou outros da mesma natureza. Observações (1) Os alunos bolsistas por força de acordo Coletivo, como por exemplo, bolsas concedidas a filhos de funcionários, devem ser

informadas neste quadro. (2) Um mesmo aluno não pode ser computado para mais de uma bolsa. Os alunos bolsistas informados neste quadro não deverão

ser repetidos no Quadro Q39 e nem no Q39.A a menos que possa ser comprovada a dupla contagem. (3) Quando o percentual de desconto for modificado de um semestre para o outro deverá ser considerado o maior

percentual de desconto concedido pela IES no ano. Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de Formação Específica e a Modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL E EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 70: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

70

C. CURSOS SEQÜENCIAIS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA – A DISTÂNCIA

Q54.A1 - Marque com X, no quadro abaixo, as opções de periodicidade de realização do processo seletivo do curso em 2005. A IES realiza processo seletivo no 1o semestre? ◯ Sim A IES realiza processo seletivo no 2o semestre? ◯ Sim Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q54.A2 - Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição de vagas, por tipo de processo seletivo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Processo Seletivo Vagas Oferecidas

1o semestre Vestibular Por outros processos seletivos1 2o semestre Vestibular Por outros processos seletivos Observações

(1) Outros processos seletivos: ENEM, avaliação seriada no EM, vestibular+ENEM, outros tipos de seleção (entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc.) Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 71: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

71

Q54.A3 - Distribuição do número de vagas por processos seletivos, candidatos inscritos por processos seletivos e sexo, Ingressos (alunos novos) por tipo de processo seletivo/outras formas de ingresso e por sexo no 1o e no 2o semestres de 2005.

Candidatos Inscritos

Ingressos Processo Seletivo

Vagas Oferecidas

Fem Masc Total Fem Masc Total 1o semestre Vestibular Por outros processos seletivos1 Por outras formas de ingresso2 2o semestre Vestibular Por outros processos seletivos1 Por outras formas de ingresso2 Total Geral Observações (1) Processos seletivos: ENEM, avaliação seriada no EM, vestibular+ENEM, outros tipos de seleção(entrevista, curriculum vitae,

histórico escolar, etc.) (2) Outras formas de ingresso: mudança de curso dentro da IES, transferência de outra IES, admissão de diplomados, reabertura de

matrícula, transferência ex-officio, acordos internacionais, etc.... Condições de Apresentação

• Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL ou EM EXTINÇÃO. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 72: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

72

Q55. Número de alunos novos do curso, por sexo e faixa etária, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais 2o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total Q55. Informar o número de 7alunos novos que ingressaram no curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por sexo e por faixa etária. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL e EM EXTINÇÂO. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 73: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

73

Q56. Número total de alunos matriculados no curso, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Semestre Feminino Masculino Total 2°semestre de 20041 1o semestre de 20052 2o semestre de 20053 (1) Dados transferidos do Censo da Educação Superior de 2005 (2) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 (Q56) + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos

+ outras formas de ingresso) (Q54.A3) – concluintes do 2o semestre 2004 (Q57) – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 (Q56.A1 – perdas no 1o semestre 2005 (Q56.A1).

(3) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 (Q56) + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) (Q54.A3) – concluintes do 1o semestre 2005 (Q57) – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 (Q56.A1) – perdas

no 2o semestre 2005 (Q56.A1).

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÂO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 74: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

74

Q56.A1 - Número de alunos do curso com matrículas trancadas e perdas, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Matrículas Trancadas/Perdas Feminino Masculino Total

1o semestre

Matrícula trancada

Perdas

Alunos desligados / desistentes

Alunos que mudaram de curso na IES

Alunos transferidos para outras IES

2o semestre

Matrícula trancada

Perdas

Alunos desligados / desistentes

Alunos que mudaram de curso na IES

Alunos transferidos para outras IES

Total

Observações 1 - Os alunos vinculados ao curso, que estejam em situação de espera por algum motivo (por exemplo: no caso da disciplina não estar sendo oferecida no semestre) e os alunos com matrícula Institucional, deverão ser considerados neste quadro como matrículas trancadas. 2 - Para evitar dupla contagem, o aluno que tranca matricula por mais de um semestre deverá ser computado neste quadro apenas uma vez.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL* e EM EXTINÇÂO. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 75: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

75

Q57. Número total de alunos concluintes do curso, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Semestre Feminino Masculino Total 1o semestre 2005 2o semestre 2005 Q57. Informar o número de alunos concluintes do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por sexo

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL e EM EXTINÇÂO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 76: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

76

Q58. . Número de alunos com percentual de desconto sobre o valor do curso ou das mensalidades, no ano de 2005.

Tipo de Bolsas Número de alunos Integral (100%) Parcial (menos de 100%) 70 a 99% 50 a 69% 20 a 49% 10 a 19% Total Geral (*) Não devem ser computados, como bolsas de estudo, os descontos concedidos nos pagamentos adiantados, no pagamento integral da anuidade ou semestralidade ou outros da mesma natureza. Observações (1) Os alunos bolsistas por força de acordo Coletivo, como por exemplo, bolsas concedidas a filhos de funcionários, devem ser informadas neste quadro. (2) Um mesmo aluno não pode ser computado para mais de uma bolsa. Os alunos bolsistas informados neste quadro não deverão ser repetidos no Quadro Q39 e nem no Q39.A a menos que possa ser comprovada a dupla contagem. (3) Quando o percentual de desconto for modificado de um semestre para o outro deverá ser considerado o maior percentual de desconto concedido pela IES no ano.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de formação específica e a modalidade a DISTÂNCIA. • Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE

PARCIAL e EM EXTINÇÂO. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 77: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

77

D. CURSOS SEQÜENCIAIS DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS PRESENCIAIS

Q59.A1 - Marque com X, no quadro abaixo, as opções de periodicidade de realização do processo seletivo do curso em 2005. A IES realiza processo seletivo no 1o semestre? ◯ Sim A IES realiza processo seletivo no 2o semestre? ◯ Sim

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE. • Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 78: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

78

Q59.A2 - Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição de vagas, por tipo de processo e por turno, no 1° e no 2° semestres de 2005.

Vagas Oferecidas Processo Seletivo

Diurno Noturno

1o semestre Vestibular Por outros processos seletivos 2o semestre Vestibular Por outros processos seletivos Q59.A2. Este quadro não solicita dados quantitativos. Deve ser preenchido para informar os tipos de processos seletivos que a IES realiza e como é feita a distribuição das vagas nos processos seletivos por turno. É muito importante que seja respondido corretamente, pois, dependendo do que for informado alguns campos dos quadros seguintes aparecerão bloqueados.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 79: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

79

Q59.A3 - Distribuição do número de vagas por tipo de processo seletivo e por turno, candidatos inscritos por tipo de processo seletivo, turno e sexo e alunos novos (ingressantes) por tipo de processos seletivos/outras formas de ingressos, turno e sexo, no 1° e 2° semestres de 2005.

Vagas Oferecidas

Candidatos Inscritos Ingressos

Diurno Noturno Diurno Noturno Processo Seletivo

Diurno Noturno Fem Masc Fem Masc Fem Masc Fem Masc

1o semestre

Vestibular Por outros processos seletivos Por outras formas de ingressos 2o semestre Vestibular Por outros processos seletivos Por outras formas de ingressos Total

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 80: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

80

Q59. Número de alunos novos do curso, por sexo e faixa etária, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais 2o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total Q59. Informar o número de alunos novos do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por sexo e por faixa etária.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 81: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

81

Q60. Número total de alunos matriculados no curso, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Feminino Masculino

Total

2°semestre 20041 1o semestre 2005 2o semestre 2005 (1) Dados transferidos do Censo da Educação Superior 2004. (2) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 (Q60) + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos + outras

formas de ingresso) (Q59.A3) – concluintes do 2o semestre 2004 (Q61) – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 (Q60.A1) – perdas no 1o semestre 2005 (Q60.A1).

(3) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 (Q60) + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos + outras formas de ingresso) (Q59.A3) – concluintes do 1o semestre 2005 (Q61) – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 (Q60.A1) – perdas no 2o semestre 2005 (Q60.A1).

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 82: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

82

Q60.A1 - Número de alunos com matrícula trancada e perdas, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Turno Diurno Noturno

Total Geral

Matrículas Trancadas/Perdas Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Total

1o semestre Matrícula trancada Perdas Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES 2o semestre Matrícula trancada Perdas Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES

Total Geral Observações 1 - Os alunos vinculados ao curso, que estejam em situação de espera por algum motivo (por exemplo: no caso da disciplina não

estar sendo oferecida no semestre) e os alunos com matrícula Institucional, deverão ser considerados neste quadro como matrículas trancadas.

2 - Para evitar dupla contagem, o aluno que tranca matricula por mais de um semestre deverá ser computado neste quadro apenas uma vez.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 83: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

83

Q61. Número total de alunos concluintes do curso, por turno e sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005. Diurno Noturno

Semestre Feminino Masculino Feminino Masculino

Total

1o semestre 2005 2o semestre 2005 Q61. Informar o número de alunos 8concluintes do curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por turno e por sexo.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 84: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

84

Q61.A1.Número de alunos com percentual de desconto sobre o valor do curso ou das mensalidades, no ano de 2005.

Tipo de Bolsas Número de alunos Integral (100%) Parcial (menos de 100%) 70 a 99% 50 a 69% 20 a 49% 10 a 19% Total Geral (*) Não devem ser computados, como bolsas de estudo, os descontos concedidos nos pagamentos adiantados, no pagamento integral da anuidade ou semestralidade ou outros da mesma natureza. Observações

(1) Os alunos bolsistas por força de acordo Coletivo, como por exemplo, bolsas concedidas a filhos de funcionários, devem ser informadas neste quadro. (2) Um mesmo aluno não pode ser computado para mais de uma bolsa. Os alunos bolsistas informados neste quadro não deverão ser repetidos no Quadro Q39 e nem no Q39.A a menos que possa ser comprovada a dupla contagem. (3) Quando o percentual de desconto for modificado de um semestre para o outro deverá ser considerado o maior percentual de desconto concedido pela IES no ano.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade Presencial.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÂO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 85: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

85

E. CURSOS SEQÜENCIAIS DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS-A DISTÂNCIA

Q62.A1 - Marque com X, no quadro abaixo, as opções de periodicidade de realização do 8processo seletivo do curso em 2005. A IES realiza processo seletivo no 1o semestre? ◯ Sim

A IES realiza processo seletivo no 2o semestre? ◯ Sim Q62.A1. Marcar de acordo com o período em que a IES realizou ou não seu(s) processo(s) seletivo(s): no 1o semestre, no 2o semestre ou em ambos os semestres.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE,

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Q62.A2 - Marque com X, no quadro abaixo, todas as opções de distribuição de vagas oferecidas, por tipo de processo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Processo Seletivo Vagas Oferecidas

1o semestre Vestibular Por outros processos seletivos 2o semestre Vestibular Por outros processos seletivos Observações

(1) Processos seletivos: ENEM, avaliação seriada no EM, vestibular+ENEM, outros tipos de seleção (entrevista, curriculum vitae, histórico escolar, etc.)

Q62.A2. Este quadro não solicita dados quantitativos. Deve ser preenchido para informar os tipos de processos seletivos que a IES realiza e como é feita a distribuição das vagas dos processos seletivos por turno. É muito importante que seja respondido corretamente, pois, dependendo do que for informado, alguns campos dos quadros seguintes aparecerão bloqueados.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA..

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE,

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 86: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

86

Q62.A3 - Número de vagas por processos seletivos, candidatos inscritos por processos seletivos e sexo, alunos novos (ingressantes) no curso, por tipo de processo seletivo/outras formas de ingresso e por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Candidatos Inscritos Ingressos Processo Seletivo

Vagas Oferecidas

Fem Masc Total Fem Masc Total 1o semestre Vestibular Por outros processos seletivos1 Por outras formas de ingresso2 2o semestre Vestibular Por outros processos seletivos1 Por outras formas de ingresso2 Total Geral Observações (1) Processos seletivos: ENEM, avaliação seriada no EM, vestibular+ENEM, outros tipos de seleção(entrevista, curriculum vitae,

histórico escolar, etc.) (2) Outras formas de ingresso: mudança de curso dentro da IES, transferência de outra IES, admissão de diplomados, reabertura de

matrícula, transferência ex-officio, acordos internacionais, etc.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA..

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 87: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

87

Q62. Número de alunos novos do curso, por sexo e faixa etária, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais 1o semestre Até 18 anos De 19 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos

0 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total Q62. Informar o número de 8alunos novos que ingressaram no curso, no 1o e no 2o semestres de 2005, por sexo e por faixa etária. As definições destes termos poderão ser encontradas no Glossário.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 88: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

88

Q63. Número total de alunos matriculados no curso, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Semestre Feminino Masculino Total 2°semestre 20041

1o semestre 20052 2o semestre 20053

(1) Dados transferidos do Censo da Educação Superior de 2004. (2) Matrículas no 1o semestre de 2005 = matrícula no 2o semestre 2004 + ingressos no 1o semestre 2005 (por processos seletivos +

outras formas de ingresso) (Q62.A3) – concluintes do 2o semestre 2004 (Q65) – matrículas trancadas no 1o semestre 2005 (Q63.A) – perdas no 1o semestre 2005 (Q63.A).

(3) Matrículas no 2o semestre de 2005 = matrícula no 1o semestre 2005 (Q63) + ingressos no 2o semestre 2005 (por processos seletivos +

outras formas de ingresso) (Q62.A3) – concluintes do 1o semestre 2005 (Q65) – matrículas trancadas no 2o semestre 2005 (Q63.A) – perdas no 2o semestre 2005 (Q63.A).

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 89: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

89

Q63.A - Número de alunos com matrícula trancada e perdas, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005.

Matrículas Trancadas/ Perdas

Feminino

Masculino

Total

1o semestre Matrícula trancada Perdas Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES 2o semestre Matrícula trancada Perdas Alunos desligados / desistentes Alunos que mudaram de curso na IES Alunos transferidos para outras IES

Total Geral Observações

1 - Os alunos vinculados ao curso, que estejam em situação de espera por algum motivo (por ex.; no caso da disciplina não estar sendo oferecida no semestre) e os alunos com matrícula Institucional, deverão ser considerados neste quadro como matrículas trancadas. 2 - Para evitar dupla contagem, o aluno que tranca matricula por mais de um semestre deverá ser computado neste quadro apenas uma vez.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 90: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

90

Q65. Número total de alunos concluintes do curso, por sexo, no 1o e no 2o semestres de 2005. Semestre Feminino Masculino Total

1o semestre 2005 2o semestre 2005

Q65. Informar o número de alunos concluintes do curso, no 1º e 2o semestre de 2005, por sexo.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 91: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

91

Q66.Número de alunos com percentual de desconto sobre o valor do curso ou das mensalidades, no ano de 2005.

Tipo de Bolsas Número de alunos Integral (100%) Parcial (menos de 100%) 70 a 99% 50 a 69% 20 a 49% 10 a 19% (*) Não devem ser computados, como bolsas de estudo, os descontos concedidos nos pagamentos adiantados,

no pagamento integral da anuidade ou semestralidade ou outros da mesma natureza. Observações (1) Os alunos bolsistas por força de acordo Coletivo, como por exemplo, bolsas concedidas a filhos de funcionários,

devem ser informadas neste quadro. (2) Um mesmo aluno não pode ser computado para mais de uma bolsa. Os alunos bolsistas informados neste quadro não deverão ser repetidos no Quadro Q39 e nem no Q39.A a menos que possa ser comprovada a dupla contagem.

(3) Quando o percentual de desconto for modificado de um semestre para o outro deverá ser considerado o maior percentual de desconto concedido pela IES no ano.

Condições de Apresentação • Se o curso tiver data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se o nível do curso for seqüencial de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS e a modalidade A DISTÂNCIA.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL* e EM EXTINÇÃO.

• Os turnos de oferta preenchidos deverão estar cadastrados em turnos autorizados (cadastro).

Page 92: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

92

G. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Q90-Número total de Programas1 e seus respectivos projetos vinculados, público atendido e pessoas envolvidas na execução por áreas temáticas de extensão, em 2005.

Equipe envolvida na execução

Da própria IES

Alunos5

Graduação

Áreas

Temáticas

Total de Progra

mas

Total de projetos2 vincula dos aos progra

mas

Total de público atingi do3

Docen tes 4 Bolsistas6 Não

Bolsistas

Alunos

pós-gradua

ção7

Técnicos

8

Externos9 Total

1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos e Justiça

4. Educação 5. Meio Ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho Total (1) Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (curso, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrado ao

ensino e a pesquisa. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e a longo prazo. (2) Conjunto de ações processuais e contínuas de caráter comunitário, educativo, cultural, científico e tecnológico, vinculado a um programa.

(3) Somatória do público atendido nos projetos vinculados aos programas. (4) Professores que ministram aula na instituição envolvidos na execução dos programas de extensão. (5) Alunos matriculados nos cursos de graduação da IES envolvidos na execução dos programas de extensão (bolsistas e não

bolsistas). (6) Número de bolsistas de extensão (bolsas institucionais), seja com verba do programa seja com verba externa. (7) Alunos matriculados nos cursos de pós-graduação da IES envolvidos na execução dos programas de extensão (bolsistas e não

bolsistas). (8) Funcionários técnicos e/ou administrativos da IES envolvidos na execução dos programas de extensão. (9) Pessoas de outras IES ou comunidade externa envolvidas na execução dos programas de extensão.

Observação: A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas. A classificação por área deve observar o objeto ou assunto que é enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas, uma correspondência absoluta entre o objeto de um programa e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida.

Condições de Apresentação • Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 93: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

93

Q92.Número total de projetos não vinculados1, público atendido, e pessoas envolvidas na execução por área temática de extensão, em 2005.

Equipe envolvida na execução

Da própria IES

Alunos4

Graduação

Áreas Temática

Total de projetos

não vincula

dos

Total de público atingi do2

Docen tes3 Bolsistas

5 Não

Bolsistas

Alunos

pós-gradua

ção6

Técnicos

7

Externos8 Total

1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos e Justiça 4. Educação 5. Meio Ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho Total

(1) Conjunto de ações processuais e contínuas de caráter comunitário, educativo, cultural, científico e tecnológico com objetivo definido e prazo determinado registrado como Projeto Isolado (projeto não vinculado a programa). (2) Somatória do público atendido nos projetos não vinculados aos programas. (3) Professores que ministram aula na instituição envolvidos na execução dos projetos de extensão. (4) Alunos matriculados nos cursos de graduação da IES envolvidos na execução dos projetos de extensão. (5) Número de bolsistas de extensão (bolsas institucionais), seja com verba do projeto seja com verba externa. (6) Alunos matriculados nos cursos de pós-graduação da IES envolvidos na execução dos projetos de extensão. (7) Funcionários técnicos e/ou administrativos da IES envolvidos na execução dos projetos de extensão. (8) Pessoas de outras IES ou comunidade externa envolvidas na execução dos projetos de extensão.

Observação: A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas. A classificação por área deve observar o objeto ou assunto que é enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas, uma correspondência absoluta entre o objeto de um projeto e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida.

Condições de Apresentação • Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 94: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

94

Q94. Número total de cursos, total de carga horária, concluintes e ministrantes em curso de extensão presencial1, segundo a área de conhecimento CNPq, oferecidos em 2005.

Ministrantes

Da IES Áreas de Conhecimento Total de Cursos2

Total de

carga horária3

Concluin-tes4

Docentes5 Técnicos6 Estudantes7

Externos8

Total até 30 horas 1. Ciências Exatas e da Terra 2. Ciências Biológicas 3. Engenharia / Tecnologia 4. Ciências da Saúde 5. Ciências Agrárias 6. Ciências Sociais Aplicadas 7. Ciências Humanas 8. Lingüística, Letras e Artes Total acima de 30 horas 1. Ciências Exatas e da Terra 2. Ciências Biológicas 3. Engenharia / Tecnologia 4. Ciências da Saúde 5. Ciências Agrárias 6. Ciências Sociais Aplicadas 7. Ciências Humanas 8. Lingüística, Letras e Artes Total Geral (1) Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com

carga horária mínima de 8 horas e processo de avaliação formal. Atividades com menos de 8 horas devem ser classificadas como “evento”. Prestação de Serviço realizada como curso, deve ser registrada como curso. Curso presencial exige a presença do aluno durante toda a oferta da carga horária.

(2) Número total de cursos oferecidos em 2005 por área de conhecimento. (3) Somatória de carga horária de todos os cursos oferecidos por área de conhecimento. (4) Número total de concluintes ou certificados emitidos por área de conhecimento. (5) Número de docentes que ministram aula na instituição envolvidos na execução de cursos de extensão. (6) Número de alunos matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da IES envolvidos na execução dos cursos de

extensão. (7) Funcionários técnicos e/ou administrativos da IES envolvidos na execução dos cursos de extensão. (8) Pessoas de outras IES ou da comunidade externa envolvidas na execução dos cursos de extensão.

Observação: A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas. A classificação por área temática deve observar o objeto ou o assunto que é enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas, uma correspondência absoluta entre o objeto de um curso e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida. Condições de Apresentação

• Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 95: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

95

Q95. Número total de cursos, total de carga horária, concluintes e ministrantes em curso de extensão a distância1, segundo a área de conhecimento CNPq, oferecidos em 2005.

Ministrantes

Da IES Externos8 Áreas de

Conhecimento Total de Cursos2

Total de

carga horária3

Concluin-tes4

Docentes5 Técnicos6 Estudantes7

Total até 30 horas 1. Ciências Exatas e da Terra 2. Ciências Biológicas 3. Engenharia / Tecnologia 4. Ciências da Saúde 5. Ciências Agrárias 6. Ciências Sociais Aplicadas 7. Ciências Humanas 8. Lingüística, Letras e Artes Total acima de 30 horas 1. Ciências Exatas e da Terra 2. Ciências Biológicas 3. Engenharia / Tecnologia 4. Ciências da Saúde 5. Ciências Agrárias 6. Ciências Sociais Aplicadas 7. Ciências Humanas 8. Lingüística, Letras e Artes Total Geral

(1) Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, à distância, planejadas e organizadas de modo

sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e processo de avaliação formal. Atividades com menos de 8 horas devem ser classificadas como “evento”. Prestação de Serviço realizada como curso, deve ser registrada como curso. Curso de extensão à distância é caracterizado pela não exigência da presença do aluno durante toda a oferta da carga horária; atividades presenciais (sessões de esclarecimento, orientação presencial, avaliação, etc) não devem ultrapassar 20% da carga horária total.

(2) Número total de cursos oferecidos em 2005 por área de conhecimento. (3) Somatório da carga horária de todos os cursos oferecidos por área de conhecimento. (4) Número total de concluintes ou certificados emitidos por área de conhecimento. (5) Número de docentes que ministram aula na instituição envolvidos na execução de cursos de extensão. (6) Número de alunos matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da IES envolvidos na execução dos cursos de

extensão. (7) Funcionários técnicos e/ou administrativos da IES envolvidos na execução dos cursos de extensão. (8) Pessoas de outras IES ou comunidade externa envolvidas na execução dos cursos de extensão.

Observação: A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas. A classificação por área deve observar o objeto ou o assunto que é enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas, uma correspondência absoluta entre o objeto de um curso e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida. Condições de Apresentação

• Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 96: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

96

Q98.Número total de eventos1 desenvolvidos, por tipo de evento e público participante, por área temática, em 2005.

Tipo de evento2 Áreas Temáticas

congresso seminário ciclo de debates

exposi- ção

espetáculo

evento esporti-

vo festival outros Total

Total de público partici- pante3

1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos e Justiça 4. Educação 5. Meio Ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho Total

(1) Ação extensionista que implica na apresentação e exibição pública e livre ou também com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. (2) Tipos de eventos:

• Congresso - Evento de grandes proporções, de âmbito nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. Abrange um conjunto de atividades como: mesa redonda, palestras, conferências, cursos, oficinas (ou workshop ou laboratório com duração de até oito horas – se igual ou superior a oito horas, deve ser classificado como curso). Inclui-se nessa classificação a conferência enquanto evento.

• Seminário - Eventos científicos de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (horas a 1 ou 2 dias), quanto ao número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação: encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião.

• Ciclo de Debates - Encontros seqüenciais que visam a discussão de um tema específico. Inclui: Ciclo, Circuito, Semana.

• Exposição - Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento.

• Espetáculo - Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical.

• Evento esportivo - Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.

• Festival - Série de ações/eventos culturais ou esportivos realizados concomitantemente, em período determinado tempo, geralmente com edições periódicas.

• Outros – Outros eventos não classificados nos itens anteriores. (3) Total de público participante ou presente no evento. Observação: A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas. A classificação por área deve observar o objeto ou o assunto que é enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas, uma correspondência absoluta entre o objeto de um curso e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida.

Condições de Apresentação • Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 97: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

97

Q99. Número total de prestação de serviço institucional1 por tipo e área temática, em 2005.

Áreas de Conhecimento

Comunicação Cultura

Direitos Humanos e

Justiça Educação

Meio Ambiente Saúde

Tecnologia e Produção Trabalho Total

Atendimento ao Público em Espaços de Cultura, Ciência e Tecnologia 2

Espaços e Museus Culturais Espaços e Museus de Ciência e Tecnologia

Cines-clube Outros Serviço Eventual3 N° Assessoria N° Consultoria N° Curadoria N° Outros Atividades de Propriedade Intelectual4 N° Depósito de Patentes e Modelos de Utilidades

N° Registro de Marcas e Softwares

N° Contratos de transferência de tecnologia

N° Registros de Direitos Autorais Exames e Laudos Técnicos5 N° Laudos Emitidos Atendimento Jurídico6 N° Atendimentos Atendimento em Saúde Humana7 N° Consultas Ambulatoriais (programadas)

N° Consultas de Emergência e Urgência

N° Internações N° Cirurgias N° Exames Laboratoriais N° Exames Complementares N° Outros Atendimentos Atendimento em Saúde Animal8 N° Atendimentos veterinários ambulatoriais

N° Internações veterinárias N° Cirurgias veterinárias N° Exames Laboratoriais e complementares em veterinária

Total Geral

(1) Realização de trabalho oferecido pela IES ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa). A prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço é oferecida como CURSO ou PROJETO DE EXTENSÃO, deve ser registrada como tal (curso ou projeto).

(2) Total de Público atendido em visitação nos Espaços e Museus de Cultura, Ciência e Tecnologia da IES. Inclui: visitas em museus, centros de memória, jardim botânico, estação ecológica, observatório, planetário, museus de ciência, cine clube, dentre outros.

(3) Número total de Serviço Eventual, oferecido pela IES envolvendo pessoal do quadro, contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias, curadoria e outros (cooperação técnica, pesquisa encomendada, restauração de bens móveis e imóveis, etc.).

(4) Total de atividades de proteção e transferência dos direitos de propriedade intelectual. (5) Número de exames, perícias e laudos realizados em Laboratórios / Departamentos, envolvendo pessoal do quadro da IES, que oferecem serviço

permanente. Inclui: análise de solos, exames agronômicos e botânicos, análise farmacológica, qualidades de produtos, laudos psicológicos, antropológicos, perícia ambiental, dentre outros.

(6) Total de atendimentos a pessoas em orientação ou encaminhamento de questões jurídicas ou judiciais. (7) Número total de atendimentos em Hospitais e Clínicas da IES e em Estágio Rural ou Trabalho de Campo, em assistência à saúde humana. (8) Número total de atendimentos em Hospitais e Clínicas Veterinárias da IES e em Estágio Rural ou Trabalho de Campo, em assistência à saúde

animal. Observação: A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas. A classificação por área temática deve observar o objeto ou o assunto que é enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas, uma correspondência absoluta entre o objeto de uma prestação de serviço e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida.

Condições de Apresentação • Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 98: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

98

PESSOAL I. PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Q70. Número total de servidores técnico-administrativos1,2 por grau de formação, tipo de contrato e sexo, no 1o semestre de 2005.– SÓ INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Estatutário Regime de CLT

Outros Tipos de Contrato

Total Grau de Formação Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino

Sem escolarização/ensino fundamental incompleto Ensino fundamental completo (ou 1o grau) Ensino médio completo (ou 2o grau) Graduado Especialista Mestre Doutor

Total

(1) Não incluir docentes, mesmo que estejam exercendo funções técnico-administrativas. (2) Não incluir os servidores lotados nos hospitais universitários.

Este quadro será disponibilizado apenas para as IES públicas.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Para IES com Categoria Administrativa igual a Pública.

Regras Gerais

• O total geral de servidores técnico-administrativos por grau de formação, por tipo de contrato e por sexo no 1º semestre(30/06/2005) não poderá ser igual a zero para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• O total geral de servidores técnico-administrativos por grau de formação, por tipo de contrato e por sexo no 1° semestre (Q70), não poderá ser menor ou igual a zero para IES que tenha curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30.06.2005.

Page 99: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

99

Q70.A - Número de servidores técnico-administrativos1,2 em exercício, por grau de formação, tipo de contrato e sexo, no 1° semestre de 2005. – SÓ INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.

Estatutário Regime de CLT

Outros Tipos de Contrato

Total

Grau de Formação Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino

Sem escolarização/ensino fundamental incompleto Ensino fundamental completo (ou 1o grau) Ensino médio completo (ou 2o grau) Graduado Especialista Mestre Doutor

Total

(1) Não incluir docentes, mesmo que estejam exercendo funções técnico-administrativas. (2) Não incluir os servidores lotados nos hospitais universitários.

Este quadro será disponibilizado apenas para as IES públicas.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Para IES com Categoria Administrativa igual a Pública.

Regras Gerais

• O total geral de servidores técnico-administrativos por grau de formação, por tipo de contrato e por sexo no 1º semestre(30/06/2005) não poderá ser igual a zero para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• O total geral de servidores técnico-administrativos por grau de formação, por tipo de contrato e por sexo no 1° semestre (Q70), não poderá ser menor ou igual a zero para IES que tenha curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30.06.2005.

Page 100: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

100

Q71 - Número total de servidores técnico-administrativos1,2 por grau de formação, tipo de contrato e sexo, no 1o semestre de 2005 . – SÓ INSTITUIÇÕES PRIVADAS.

Regime de CLT

Outros tipos de Contrato

Total Grau de Formação Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino

Sem escolarização / ensino fundamental incompleto

Ensino fundamental completo (ou 1o grau)

Ensino médio completo (ou 2o grau)

Graduado Especialista

Mestre

Doutor

Total

(1) Não incluir docentes, mesmo que estejam exercendo funções técnico-administrativas. (2) Não incluir os servidores lotados nos hospitais universitários.

Este quadro será disponibilizado apenas para as IES privadas.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Para IES com Categoria Administrativa igual a Privada.

Page 101: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

101

Q71.A - Número de servidores técnico-administrativos1,2 em exercício, por grau de formação, tipo de contrato e sexo, no 1° semestre de 2005. – SÓ INSTITUIÇÕES PRIVADAS.

Regime de CLT

Outros tipos de Contrato

Total

Grau de Formação

Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino

Sem escolarização / ensino fundamental incompleto

Ensino fundamental completo (ou 1o grau)

Ensino médio completo (ou 2o grau)

Graduado Especialista

Mestre

Doutor

Total

(1) Não incluir docentes, mesmo que estejam exercendo funções técnico-administrativas. (2) Não incluir os servidores lotados nos hospitais universitários.

Este quadro será disponibilizado apenas para as IES privadas.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

Para IES com Categoria Administrativa igual a Privada.

Page 102: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

102

Q71.B Número de técnico-administrativos afastados, com ou sem vencimentos, por motivo do afastamento, no 1o semestre de 2005.

Com Vencimentos

Sem Vencimentos

Total de Afastamentos

Motivo do Afastamento Na IES No País No

Exterior Total Na IES No País No

Exterior Total Na IES No País No

Exterior Total

Para Qualificação Especialização Mestrado Doutorado Pós-doutorado

Outra qualificação À disposição de outros órgãos

Outros afastamentos* Total Geral (*) Não considerar licença médica como afastamento.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Será carregado para IES com categoria administrativa = “Pública” ou “Privada”

Page 103: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

103

Q73. Outros tipos de prestadores de serviço técnico-administrativo de natureza contínua, no 1o semestre de 2005. (Só para IFES)

Prestadores de Serviço Quantidade

Empregado de Empresas Prestadoras de Serviços à IES

Q73. Informar o número de empregados de empresas prestadoras de serviço (segurança, limpeza, informática, etc...) que exercem atividades permanentes, mas não mantêm vínculo de emprego com a IES.

Condições de Apresentação • Para IES com Categoria Administrativa igual a “Pública Federal”.

• Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

Regras Gerais Caso a IES seja pública federal, a quantidade de prestadores de serviço técnico-administrativos de natureza contínua no 1o semestre de 2005 deve ser menor que o total

Page 104: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

104

II. PESSOAL DOCENTE

Q74. Número total de docente ( em exercício e afastados) da IES por grau de formação, por regime de trabalho e por sexo, no 1o semestre de 2005.

Tempo Integral1 Tempo Parcial2 Horista3 Total de Docentes Grau de Formação Fem Masc Fem Masc Fem Masc Fem Masc Total

Sem graduação Graduado Especialista Mestre Doutor Total Geral

(1) Docentes contratados com 40 horas semanais de trabalho na mesma instituição, nelas reservado tempo de, pelo menos, 20 horas semanais

destinadas a estudos, pesquisa, trabalho de extensão, gestão, planejamento, avaliação e orientação de alunos. (2) Docentes contratados com 12 ou mais horas semanais de trabalho na mesma instituição, nelas reservado, pelo menos, 25% do tempo para estudos,

planejamento, avaliação e orientação de alunos. (3) Docentes contratados pela instituição exclusivamente para ministrar horas-aula, independente da carga horária contratada ou que não se

enquadre nos outros regimes de trabalho acima definidos. Observação: Não considerar os professores contratados diretamente pelos hospitais universitários nem os professores que ministram aulas exclusivamente nas escolas de aplicação ou em cursos de nível fundamental, médio ou técnico.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Será carregado para IES com categoria administrativa = “Pública” ou “Privada”

Regras Gerais

Page 105: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

105

Q74.A - Número de docentes da IES em exercício, por grau de formação, por regime de trabalho e por sexo, no 1o semestre de 2005.

Tempo Integral1 Tempo Parcial2 Horista3 Total de Docentes Grau de Formação Fem Masc Fem Masc Fem Masc Fem Masc Total

Sem graduação Graduado Especialista Mestre Doutor Total Geral (1) Docentes contratados com 40 horas semanais de trabalho na mesma instituição, nelas reservado o tempo de pelo menos 20 horas semanais

destinadas a estudos, pesquisa, trabalho de extensão, gestão, planejamento, avaliação e orientação de alunos. (2) Docentes contratados com 12 ou mais horas semanais de trabalho na mesma instituição, nelas reservado pelo menos 25% do tempo para

estudos, planejamento, avaliação e orientação de alunos. (3) Docentes contratados pela instituição exclusivamente para ministrar horas-aula, independentemente da carga horária contratada, ou que não se

enquadrem nos outros regimes de trabalho acima definidos.

Observação: Não considerar os professores contratados diretamente pelos hospitais universitários.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Será carregado para IES com categoria administrativa = “Pública” ou “Privada”

Page 106: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

106

Q75.Número dos docentes* (em exercício e total) da IES, por categoria funcional e regime jurídico, no 1o semestre de 2005 – SÓ PÚBLICAS.

Regime Jurídico Número de Docentes

Estatutário CLT Outros tipos de contrato

Tipo de Professor

Em exercício Total Em exercício Total Em exercício Total Em

exercício Total

Professor do Quadro Professor Substituto/temporário Professor Horista Professor Visitante do país Professor Visitante do exterior

Total Geral Observação: Não considerar os professores contratados diretamente pelos hospitais universitários nem os professores que ministram aulas exclusivamente nas escolas de aplicação ou em cursos de nível fundamental, médio ou técnico. Este quadro será disponibilizado apenas para as IES públicas.

Condições de Apresentação • Somente será carregado para IES com categoria administrativa = “Pública”.

• Para IES que possuir curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

Page 107: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

107

Q76.Número dos docentes* (em exercício e total) da IES, por categoria funcional e regime jurídico, no 1o semestre de 2005 SÓ PRIVADAS

Regime Jurídico Número de docentes

CLT Outros tipos de contrato

Tipo de professor

Em exercício Total Em exercício Total

Em exercício

Total

Professor do Quadro Professor Substituto/ Temporário Professor Horista Professor Visitante do país Professor Visitante do exterior

Total Geral Este quadro será disponibilizado apenas para as IES privadas.

Condições de Apresentação • Somente será carregado para IES com categoria administrativa = “Privada

• Para IES que possuir curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

Page 108: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

108

Q77. Número de docentes da IES por sexo e faixa etária, no 1o semestre de 2005.

Faixa Etária Feminino Masculino Total Até 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais

Total Q77. Informar o número total de docentes da IES (em exercício e afastados), por sexo e faixa etária, no 1o semestre de 2005.

Condições de Apresentação • Será carregado para IES com categoria administrativa = “Pública” ou Privada.

• Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

Regras Gerais

Page 109: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

109

Q78. Número de docentes afastados, com ou sem vencimentos, por motivo do afastamento, no 1o semestre de 2005.

Com Vencimentos

Sem Vencimentos

Total de Afastamentos

Motivo do Afastamento Na IES No País No

Exterior Total Na IES No País No

Exterior Total Na IES No País No

Exterior Total

Para Qualificação Especialização Mestrado Doutorado Pós-doutorado

Outra qualificação À disposição de outros órgãos

Outros afastamentos* Total Geral (*) Não considerar licença médica como afastamento.

Condições de Apresentação

• Será carregado para IES com categoria administrativa = “Pública” ou “Privada”.

• Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

Regras Gerais

Page 110: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

110

Pesquisa Q78.A. Número de docentes dedicados à pesquisa por àrea de conhecimento e tempo de dedicação. (Novo)

Tempo de dedicação à pesquisa em percentual Áreas do Conhecimento Com 29% ou

menos Com 30% a

70% Com 71% ou

mais Total Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas Engenharia / Tecnologia Ciências da Saúde Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Linguística, Letras e Artes Total

Condições de Apresentação

• Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 111: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

111

Q78.B. Número de docentes dedicados à pesquisa por grau de formação e tempo de dedicação(Novo)

Tempo de dedicação à pesquisa em percentual Grau de Formação Com 29% ou

menos Com 30% a

70% Com 71% ou

mais Total Graduação Especialização Mestrado Doutorado Pós-doutorado Total

Condições de Apresentação

• Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 112: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

112

Q78.C. Número de servidores técnico-administrativos dedicados à pesquisa por àrea de conhecimento e tempo de dedicação.(Novo)

Tempo de dedicação à pesquisa em percentual Áreas do Conhecimento Com 29% ou

menos Com 30% a

70% Com 71% ou

mais Total Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas Engenharia / Tecnologia Ciências da Saúde Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Linguística, Letras e Artes Total

Condições de Apresentação

• Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 113: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

113

Q78.D. Número de servidores técnicos-administrativos dedicados à pesquisa por grau de formação e tempo de dedicação (novo)

Tempo de dedicação à pesquisa em percentual Áreas do Conhecimento Com 29% ou

menos Com 30% a

70% Com 71% ou

mais Total Ensino médio incompleto Ensino médio Graduação Especialização Mestrado Doutorado Pós-doutorado Total

Condições de Apresentação • Se a IES oferece curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Se a IES oferece curso de Graduação PRESENCIAL.

Page 114: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

114

DADOS FINANCEIROS (Ano-base: 2004)

I. RECEITAS

Q80. Receitas auferidas pela IES em 2004.(Alterado)

Tipo de Receitas Valor em R$ 1,00 Receitas Próprias Proveniente de Alunos Proveniente do FIES/crédito(s) educativo(s)/bolsas/outros financiamentos Proveniente de bolsas Proveniente de Contratos / Convênios Proveniente da Mantenedora Transferências Dotação Governamental da União Dotação Governamental do Estado Dotação Governamental do Município Convênios Outras Receitas Doações de entidades internacionais para pesquisa Doações de entidades sem fins lucrativos nacionais para pesquisa Doações de fundações de apoio para pesquisa Outras receitas Isenções Isenções Fiscais Total

Observações (1) Os valores deverão ser informados em reais (R$), desprezando os centavos. (2) Não digitar ponto nem virgula. (3) Devem ser consideradas as instituições doadoras não vinculadas à IES. (4) Devem ser consideradas as instituições da própria IES, ou a ela vinculadas, exceto as estaduais, de departamentos e de professores da IES.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2004.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Regras Gerais

• A soma das receitas (Proveniente de Alunos, Provenientes do FIES/outro(s) crédito(s) bolsas e outros financiamentos) dividida pelo total de alunos matriculados na IES, na linha de 30.04.2004 (Q24) não pode exceder a R$ 30.000,00.Esse erro deve ser verificado para IES com categoria administrativa = "Privada".

• O total geral de Receitas auferidas pela IES em 2004(Q81) não pode ultrapassar o valor de hum bilhão de reais para as IES cuja organização acadêmica seja "Universidade". Para as demais IES, esse valor não pode exceder a quinhentos milhões de reais.

• O total geral de Receitas auferidas pela IES em 2004 (Q81) deverá ser maior que zero.

Page 115: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

115

II. DESPESAS

Q81. Despesas efetuadas pela IES em 2004.(Alterado)

Tipo de Despesas Valor em R$ 1,00 Pessoal Ativo (docentes) (inclui INSS, previdência oficial, abono de férias, 13o salário, etc) Ativo (técnicos) (inclui INSS, previdência oficial, abono de férias, 13o salário, etc) Inativo/Pensionista (docentes) Inativo/Pensionista (técnicos) Benefícios para Pessoal (vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, etc.) Pagamentos feitos no ano, referentes a exercícios anteriores Pró-labore de pessoa física (acionistas) Outras despesas de Pessoal Custeio Gastos com Publicidade Pagamentos feitos no ano, referentes a exercícios anteriores Serviços científicos e tecnológicos Serviços prestados para manutenção de acervos científicos Trabalhos de tradução e edição de livros e periódicos de C&T Trbalhos de levantamento de acervo científico Trbalhos de levantamento sobre fenômenos sociais Trbalhos de metrologia Trbalhos de assessoramento científico Trabalhos relativos a patentes e licenças Pagamentos de insumos para pesquisa Manutenção de equipamentos de pesquisa Manutenção de infra-estrutura de pesquisa Outros custeios (serviços terceirizados; pagamentos de serviços públicos, serviços de

manutenção; material de consumo; etc)

Capital Aquisição de Acervo de Biblioteca Aquisição de Equipamentos e Material Permanente (exceto para pesquisa) Aquisição de Equipamentos de pesquisa Obras e Instalações (exceto para pesquisa) Obras e Instalações de infra-estrutura para pesquisa Pagamentos feitos no ano, referentes a exercícios anteriores Outras Despesas de Capital Distribuição de lucros (acionistas) Investimentos em Bens de Capital Total

Observações (1) Os valores deverão ser informados em reais (R$), desprezando os centavos. (2) Não digitar ponto nem virgula

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2004.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Page 116: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

116

INFRAESTRUTURA I. BIBLIOTECAS (Alterado)

Q82. Número de Biblioteca (s) e Posto (s) de Atendimento na IES no ano 2005 (Novo) Número de Bibliotecas(1) Número de Postos de atendimento(2)

(1) Entende-se por biblioteca o local onde existe acervo disponível para consulta e empréstimo, serviços de registro e catalogação e presença de profissionais bibliotecários.

(2) Entende-se por posto de atendimento o local onde existe acervo para consulta e empréstimo, mas sem a presença de serviços de registro e catalogação e sem a presença de profissionais bibliotecários.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Q82.A. Espaço físico da(s) biblioteca(s)* Área construída total (m2): Área destinada ao acervo (m2):

• Total de espaço físico de todas as bibliotecas

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”. Q82.B. Área destinada aos usuários (estudos e pesquisas) (Novo) Para uso individual (m2): Para uso coletivo (grupo) (m2):

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Page 117: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

117

Q83. Total de acervo impresso da (s) biblioteca (s), existentes em 2005, por área de conhecimento do CNPq. (Modificado)

Livros Períodicos Correntes(1) Períodicos Não-Correntes(2) Nacionais Estrangeiros Nacionais Estrangeiros Área ( CNPq)

Títulos(3) Volumes(4) Títulos Facículos Títulos Facículos Títulos Facículos Títulos Facículos

Outros

Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas Engenharia / Tecnologia Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Lingüistica Letras e Artes Total Q83. Informar o acervo impresso total das bibliotecas da IES (incluindo os postos de atendimento) existente em 2005 e por áreas de conhecimento, segundo a Classificação das Áreas de Conhecimento do CNPq. (1) Número de títulos de publicação seriada ( periódicos técnicos científicos, revista, jornais, anuários etc.) que estão sendo publicados, sem interrupção de sua periodicidade. (2) Número de títulos de periódicos que não são mais publicados; encerrados; cancelados; extintos. (3) O número de títulos é definido levando-se em consideração o título da obra, o nome do autor e a edição. Em caso de mudança de qualquer um desses itens, considera-se novo título. (4) O número de volumes é definido levando-se em consideração a quantidade de itens físicos existentes no acervo.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Regras Gerais

• A soma dos totais gerais de Títulos e Exemplares deverá ser maior que zero.

• A soma dos totais gerais (nacionais, estrangeiros) deverá ser maior que zero.

Page 118: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

118

Q83.A. Obras em formato digital/eletrônico, existentes em 2005, por área de conhecimento CNPq. (Novo)

Quantidade de itens de acordo com a modalidade

Àreas (CNPq) Livros Periódicos

Material Áudio Visual

Bases de Dados

Outros

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas Engenharia / Tecnologia Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Humanas Lingüística, Letras e Artes

Multidiciplinar Total

Informar o acervo eletrônico total das bibliotecas da IES (incluindo os postos de atendimento) existente em 2005 e por áreas de conhecimento, segundo a Classificação das Áreas de Conhecimento do CNPq. Neste quadro, informar apenas os itens que estão na posse definitiva da biblioteca (sob a forma material de CD, DVD, fita cassete, fita de vídeo, etc., não dependendo de renovação de licença de uso). Não informar neste quadro os itens apenas licenciados, que deverão ser incluídos no quadro seguinte.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Page 119: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

119

Q83.B. Obras em formato digital/eletrônico on-line (licenciados para as instituições), existentes em 2005, por área de conhecimento CNPq. (Novo)

Quantidade de itens de acordo com a modalidade Àreas (CNPq)

Livros Periódicos(1) Material(2)

Audivisual Bases de Dados

Outros

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas Engenharia / Tecnologia

Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Humanas Lingüística, Letras e Artes

Multidiciplinar Total

(1) Periódicos técnicos científicos, revistas, jornais, anuários. (2) Filmes, documentários, palestras, entrevistas e etc.

Informar o acervo eletrônico on-line total das bibliotecas da IES (incluindo os postos de atendimento) existente em 2005 e por áreas de conhecimento, segundo a Classificação das Áreas de Conhecimento do CNPq. Neste quadro, informar os itens que dependem de renovação de licença de uso.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Page 120: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

120

Q84. Número total de empréstimos de todas as bibliotecas em 2005 Empréstimo para comunidade interna(1)

Empréstimo para a Comunidade Externa(2)

Total de Empréstimos

(1) Alunos, Professores e Funcionários da própria IES. (2) Alunos, professores e funcionários de outras IES e pessoas da comunidade em geral.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Regras Gerais

• O total geral de empréstimo de todas as bibliotecas no 1o semestre de 2005 deverá ser maior que zero.

• O total geral de empréstimo de todas as bibliotecas no 2o semestre de 2005 deverá ser maior que zero.

Page 121: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

121

Q85. Caracterização dos serviços oferecidos pelas bibliotecas da IES em 2005(Modificado) Serviços oferecidos Sim Não Catálogo (do acervo) impresso disponível para consulta local Acesso disponível pela Intranet aos serviços Acesso disponível pela Internet aos serviços Acesso disponível pela Intranet ao acervo eletrônico Acesso disponível pela Internet ao acervo eletrônico Acesso disponível pela Intranet aos catálogos Acesso disponível pela Internet aos catálogos Participação em redes de bibliográfica Comutação bibliográfica Apoio à elaboração de trabalhos acadêmicos Reserva da bibliografia usada nos cursos Horário de funcionamento diário ininterrupto Acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio do acervo Acesso para portadores de necessidades especiais* Capacitação de Usuários Pesquisa bibliográfica Página web da biblioteca * Refere-se às isntalações (rampas, elevadores, sanitários e bebedouros especiais) ou ao conteúdo (programas de computador para deficientes visuais, acervo em braile, pessoal com domínio de LIBRAS )

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Page 122: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

122

Q86. Pessoal em exercício nas bibliotecas no 1° semestre de 2005 – Só INSTITUIÇÔES PÚBLICAS.(Modificado)

Bibliotecários Quadro

auxiliar*

Estagiários, bolsistas e monitores

Grau de Formação Regime de Trabalho

Fem. Masc. Fem. Masc. Fem. Masc. Estatutário Regime CLT

Fundamental incompleto

Outros Tipos Contratos Estatutário Regime CLT

Fundamental

Outros Tipos Contratos Estatutário Regime CLT

Médio

Outros Tipos Contratos Estatutário Regime CLT

Graduação

Outros Tipos Contratos Estatutário Regime CLT

Especialização

Outros Tipos Contratos Estatutário Regime CLT

Mestrado

Outros Tipos Contratos Estatutário Regime CLT

Doutorado

Outros Tipos Contratos Q89.A. Informar o número total de servidores em exercício na (s) biblioteca (as), pelo maior grau de formação obtido, por tipo de contrato com a IES (Estatutário, Regime CLT e Outros Tipos de Contrato) e sexo no 1° semestre de 2005. Observação: (1) Este quadro só será carregado para IES que tenha curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005. (2) Este quadro será disponibilizado apenas para as IES públicas. * Incluir apenas os servidores que atuam nas atividades típicas de biblioteca.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Será carregado para IES “Pública”

Regras Gerais

• Total geral de Pessoal em exercício nas bibliotecas no 1o semestre de 2005(30/06/2005), deverá ser maior que zero.

Page 123: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

123

Q86.A. Pessoal em exercício na (s) biblioteca (s) no 1° semestre de 2005 – Só INSTITUIÇÔES PRIVADAS.(Novo)

Bibliotecários Quadro

auxiliar*

Estagiários, bolsistas e monitores

Grau de Formação Regime de Trabalho

Fem. Masc. Fem. Masc. Fem. Masc. Regime CLT Fundamental

incompleto Outros Tipos Contratos Regime CLT Fundamental Outros Tipos Contratos Regime CLT Médio Outros Tipos Contratos Regime CLT Graduação Outros Tipos Contratos Regime CLT Especialização Outros Tipos Contratos Regime CLT Mestrado Outros Tipos Contratos Regime CLT Doutorado Outros Tipos Contratos

Q89.A. Informar o número total de servidores em exercício na (s) biblioteca (s), pelo maior grau de formação obtido, por tipo de contrato com a IES (Regime CLT e Outros Tipos de Contrato) e sexo em 31/06/2005. Observação: (1) Este quadro só será carregado para IES que tenha curso com data de início de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005. (2) Este quadro será disponibilizado apenas para as IES privadas. * Incluir apenas os servidores que atuam nas atividades típicas de biblioteca.

Page 124: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

124

Q86.B. Pessoal em exercício nas bibliotecas em 31 de dezembro de 2005, por faixa etária.(Novo)

Bibliotecários Quadro auxiliar Estagiários, monitores, bolsistas

Faixa etária

Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Menos de 18 anos De 18 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 69 anos De 60 a 64 anos 65 anos ou mais Total

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Regras Gerais

• Total geral de Bibliotecários do sexo feminino deve ser igual ao total de bibliotecários do sexo feminino do Q86 para IES públicas, ou Igual ao total de bibliotecários de sexo feminino do Q86.A para as IES privadas.

• Total geral do Quadro Auxiliar do sexo feminino deve ser igual ao total de bibliotecários do sexo feminino do Q86 para IES públicas, ou Igual ao total de Quadro Auxiliar de sexo feminino do Q86.A para as IES privadas.

• Total geral do Estagiários, Bolsistas e Monitores do sexo feminino deve ser igual ao total de bibliotecários do sexo feminino do Q86 para IES públicas, ou Igual ao total de Estagiários, Bolsistas e Monitores de sexo feminino do Q86.A para as IES privadas.

Page 125: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

125

III. INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS INSTITUCIONAIS

Q87. Recursos de Informática da IES, de uso acadêmico e administrativo, no 1o semestre de 2005.

Número de microcomputadores de

uso acadêmico* (ens./pesq./ext.)

Número de microcomputadores na

administração

Total de

microcomputadores Número de micros com

acesso à Internet

(*) A IES que utilizar notebooks de propriedade dos alunos como material de acompanhamento dos cursos, deverá incluí-los neste campo.

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/06/2005.

• Será carregado para IES “Pública” ou “Privada”.

Regras Gerais

• O número de microcomputadores de uso acadêmico + número de microcomputadores na administração deverá ser igual ao número total de microcomputadores. Observe também que o Número total de micros com acesso à Internet já está contido no Número total de microcomputadores, portanto não poderá ser computado na soma do Total de Microcomputadores e nem ser maior que o Total de microcomputadores.

• A digitação de: Número de microcomputadores de uso acadêmico, número de microcomputadores na administração deverá ser obrigatória, ou seja, neste caso até o zero é valido e deverá ser informado.

Page 126: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

126

Q88. Área total, área construída e áreas de laboratório (em metros quadrados) da IES em 2005 (só para as IFES)

Área Total1 Área Construída2 Área de Laboratório

Área total dos terrenos. (1) Prédios, ruas, avenidas, pontes, jardins, piscinas, quadras esportivas, galpões, áreas de lazer, etc.

Observações

(1) Não incluir a área dos Hospitais Universitários (2) Este quadro será disponibilizado apenas para as IFES

Condições de Apresentação • Para IES que tiver curso com data de inicio de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• IES com categoria administrativa = “Publica Federal”

Regras Gerais • A área total, área construída e áreas de laboratório (em metros quadrados) da IES em 2005 só

deverá ser carregado se a categoria administrativa for = "Pública Federal".

• A digitação de área total é obrigatória e deverá ser diferente de zero. Esse erro só deve ser verificado para IES com categoria administrativa = "Pública Federal".

• A digitação de Área Construída é obrigatória e deverá ser diferente de zero. Esse erro só deve ser verificado para IES com categoria administrativa = "Pública Federal".

• A digitação de Área de Laboratório é obrigatória e deverá ser diferente de zero. Esse erro só deve ser verificado para IES com categoria administrativa = "Pública Federal".

• Área de Laboratório deverá ser menor que a Área Construída. Esse erro só deve ser verificado para IES com categoria administrativa = "Pública Federal".

Page 127: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

127

Q89.Equipamentos/materiais/programas utilizados nos cursos de educação a distância em 2005:

Utilizados pelo curso Descrição dos equipamentos/materiais/programas

Não Sim Qtd. 1.Estação de Rádio própria, devidamente autorizada para uso educacional

2.Estação de Rádio alugada, devidamente autorizada para uso educacional

3.Recepção organizada da transmissão radiofônica 4.Recepção livre da transmissão radiofônica 5.Estação transmissora de Televisão própria digital, devidamente autorizada para uso educacional

6.Estação transmissora de Televisão alugada digital, devidamente autorizada para uso educacional

7.Estação transmissora de Televisão própria analógica, devidamente autorizada para uso educacional

8.Estação transmissora de Televisão alugada analógica, devidamente autorizada para uso educacional

9.Recepção organizada da transmissão televisiva 10.Recepção livre da transmissão televisiva 11.Editora ou gráfica 12.Gravadores 13.Rádios receptores 14.Antenas digitais 15.Antenas analógicas 16.Aparelhos de TV 17.Aparelhos de vídeo cassete 18.Aparelhos de DVD 19.Site / Portal com recursos de geração e hospedagem de páginas de cursos web

20.Plataforma física e lógica 21.Softwares educativos 22.Vídeos educativos 23.Microcomputadores 24.Microcomputadores com acesso à internet 25.Linhas telefônicas 0800 26.Equipamentos para teleconferência 27.Equipamentos para videoconferência 28.Impressoras 29.Scanner 30.FAX 31.Máquinas fotográficas 32.Filmadoras 33.Datashow 34.Material impresso 35.Programas da TV Escola 36.Programas do Salto para o Futuro 37.Programas de TV educativa 38.Programas de TV comercial 39.Fitas alugadas

Observação (1) Este quadro só será preenchido para IES que ofereça curso a distância. (2) A IES deverá marcar se tem (SIM) ou se não tem (NÃO) cada um dos equipamentos, materiais e ou programas acima discriminados. Caso tenha marcado “SIM” o preenchimento do campo Quantidade é obrigatório.

Condições de Apresentação

• Se o nível do curso for graduação e modalidade EDUCAÇÂO A DISTANCIA..

• Se o curso possuir data de início de funcionamento menor ou igual a 30/10/2005.

• Será apresentado para cursos com condição de funcionamento EM ATIVIDADE, ATIVIDADE PARCIAL ou EM EXTINÇÃO.

Page 128: MANUAL DE PREENCHIMENTO - INEPdownload.inep.gov.br/download/superior/2005/censo_2005.pdf(3) Esta opção só poderá ser selecionada quando o curso tiver mais de uma habilitação.

128

Dodos de Políticas de Inclusão Cotas (Estes quadros serão disponibilizados para as IES Federais e/ou para todas as Universidades) QC-00. Marque com X, no quadro abaixo, a opção de oferta de Cotas do(s) processo(s) seletivo(s) no curso em 2005. A IES oferece vagas para Cotas no 1° semestre ◯ Sim ◯ Não A IES oferece vagas para Cotas no 2° semestre ◯ Sim ◯ Não QC-00. Marcar de acordo com o período se a IES ofereceu ou não Cotas no (s) processo(s) seletivo(s): no 1o semestre, no 2o semestre ou em ambos os semestres.

Condições de Apresentação . Este quadro será carregado para todas as IES Federais e também para todas as IES com organização acadêmica igual a Universidades (independente da Categoria Administrativa).

QC-01– Informar totais de vagas, inscritos, ingressos, concluintes e Matrículas do curso no 1° semestre de 2005 .(Modificado)

Inscritos Ingressos Matriculados no 1°

Semestre 2005 Concluintes Tipo Turno Vagas Masculino Feminino Masculino Femenino Masculino Feminino Masculino Feminino

Diurno Preto Noturno Diurno Pardo Noturno Diurno Indios Noturno

Diurno Remanescentes de Quilombos

Noturno

Diurno Portadores de Necessidades

Especiais Noturno

Diurno Oriundos de Rede Pública Noturno

Diurno Outros Noturno

Este quadro será solicitado para cada curso de Graduação presencial e Seqüencial de formação específica que foram carregados para o Censo. Nele devem ser informadas as quantidades de vagas, inscritos, ingressos, matriculae e concluintes para cada Tipo de Cota informado no quadro anterior, por turno e sexo. Observação:

(1) As vagas, inscritos, ingressos, matrículas e concluintes informados para cada Tipo de cota deverão, também, ser informados no quadro de vagas (Q05 ou Q06 ou Q07 ou Q08 ou Q09 ou 48) inscritos (Q10 ou Q11 ou Q12 ou Q13 ou Q14 ou 48), ingressos (Q15 ou Q16 ou Q17 ou Q18 ou Q19 ou 48) e concluintes (Q33 ou 52) do respectivo curso. (2) A instituição que não faz a distinção entre pretos e pardos, deverá lançar os dados estatísticos na rubrica Preto.