Manual do calouro 2014.1

14

description

Bem-vindo, calouro de ProCult do IFRJ! Preparamos para você um material com algumas informações bacanas sobre o seu curso, o seu instituto e sobre a recepção linda que te aguarda! ♥

Transcript of Manual do calouro 2014.1

Page 1: Manual do calouro 2014.1
Page 2: Manual do calouro 2014.1

Seja muito bem-vindo ao curso de

Produção Cultural do IFRJ!

Separamos para você, querido calouro, algumas

informações sobre o instituto, sobre o curso e

também sobre a nossa linda recepção!

Enjoy!

Page 3: Manual do calouro 2014.1

Olá, calouro! Somos a

C.O.R.ES.

A Comissão Organizadora da Recepção dos Estudantes é formada pelos veteranos do curso de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio de Janeiro, e se propõe a elaborar atividades de recepção de seus calouros.

A comissão tem como papel promover atividades que resultem na integração dos alunos do curso e não tem vínculos oficiais com instituições e nem fins lucrativos.

Page 4: Manual do calouro 2014.1

Saudações, calouros de Produção Cultural!

Sejam muito bem vindos! Nós do Centro Acadêmico Mário Lago temos muito prazer em recebê-los e queremos desejar-lhes sucesso nessa jornada que se inicia. Estaremos, em breve, juntos na semana de recepção aos calouros organizada pela CORES. Acreditamos que esta recepção é muito importante, pois possibilita a interação de vocês, calourinhos, com os alunos veteranos, proporcionando momentos de descontração e trocas que contribuirão para a inserção de vocês nesse novo ambiente. O Centro Acadêmico Mário Lago, é uma entidade de representação discente que tem por objetivo representar os interesses e lutar pelos direitos dos alunos do curso de Produção Cultural e servir de elo entre os alunos e as instâncias institucionais como coordenação, direção, reitoria. Hoje, o centro acadêmico é formado pelos alunos Camile Bassani, Leo Florentino, Livia Corrêa, Nathaly Avelino, Philip Moreira e Raphaela Machado. Tem uma ideia, sugestão, dúvida ou pedido de socorro? Corre pra gente.

Centro Acadêmico Mário Lago

Bem-Vindos ao curso de Produção Cultural do

I FRJ . . .

Page 5: Manual do calouro 2014.1

. . . Ca louros de 2014 . 1

Bem-Vindo, Calouro! O Bacharelado em Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ - tem como finalidade formar profissionais na área da cultura e, construindo um corpus teórico (conceitos e noções) e prático (de tecnologias e metodologias) integrados, apropriar, manter, valorizar e disseminar a cultura nacional e regional, bem como ajudar o desenvolvimento de programas socioculturais. Desta forma, o curso de bacharelado em Produção Cultural tem, ainda, a função de ampliar as opções de escolha dos jovens e cidadãos do Estado do Rio de Janeiro e, particularmente, da Baixada Fluminense. Ah, você veio de outro estado? A diversidade nos amplifica, não nos singulariza! Por contemplar um campo do conhecimento nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, visa possibilitar a produção e a estruturação de atividades humanas que envolvam habilidades culturais, artísticas e científicas. Além disso, um curso superior dessa natureza busca atender a uma demanda do mundo produtivo, especialmente da economia da cultura, no que concerne à formação de pessoas habilitadas, por meio de um saber acadêmico, técnico e experimental, para a produção e gestão de bens, serviços e equipamentos culturais, com vasto domínio dos mecanismos de fomento à cultura dos órgãos não-governamentais e governamentais, particulares e do controle da produção de eventos culturais em face às regras de subvenções e às Leis de Incentivo à Cultura vigente no país. Funcionando desde 2003 no campus Nilópolis do IFRJ, o curso tem a duração de 08 (oito) períodos e promove um programa de estágio com objetivo de oportunizar experiências junto ao mercado de trabalho nas mais diversas atividades destinadas ao Produtor Cultural. E, promove, principalmente, afetos, solidariedade e construção de conhecimento em rede, horizontal e que extrapole os “muros do campus”. Dedicação e prazer, sempre! Afinal, como diz o funk: eu só quero é ser feliz andar tranquilamente “pela vida que escolhi” (é, isso não diz o funk, mas é o que queremos). Aproveitem esse período de suas vidas!

João Luiz Guerreiro Mendes – Coordenador do Curso de Produção Cultural do IFRJ

Page 6: Manual do calouro 2014.1

A IN

STIT

UIÇ

ÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

(Fonte: www.ifrj.edu.br)

Histórico do IFRJ Histórico C. Nilópolis

O Campus Nilópolis foi criado em março de 1994, como uma Unidade de Ensino descentralizada da antiga Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (ETFQ-RJ), oferecendo os cursos Técnicos de Química e de Saneamento. Em 1999 passou a ser a sede do CEFET Química-RJ e criou, em 2002, o Espaço Ciência Interativa, um espaço destinado à formação e treinamento de professores, divulgação e popularização da ciência e suas interações com as mais diversas atividades humanas. Em 2003, teve início o Ensino de Graduação no campus. O Campus Nilópolis funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo à comunidade cursos presenciais de Educação Profissional desde o Ensino Técnico de nível médio até Pós Graduação stricto sensu.

(Fonte: Projeto pedagógico curso de Bacharelado em Produção Cultural. Disponível em www.ifrj.edu.br)

Page 7: Manual do calouro 2014.1

Programa de Assistência Estudantil

Na perspectiva de consolidar e sistematizar as ações já existentes no IFRJ, o Programa de Assistência Estudantil foi concebido para promover a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, por meio de iniciativas que fomentem a inclusão social, a melhoria do desempenho acadêmico e do bem estar biopsicossocial dos estudantes, nos diversos níveis e modalidades de ensino ofertados. Os auxílios estão organizados na forma de bolsas dos tipos: moradia, didático, transporte e alimentação, cujos critérios de concessão estão previstos no Regulamento especifico, aprovado pelo Conselho Superior no ano de 2011.

Apoio à participação discente em eventos

O apoio a participação dos alunos se dá através da divulgação de eventos científicos e culturais tanto internos ao IFRJ, como a semana das aulas magnas, a "Parada da Cultura" e o "Canta IFRJ", quanto externos, como o "Fórum Mundial de Educação", "Encontro Nacional de Produção Cultural", dentre outros.

Participação dos alunos em iniciação científica

O Curso Bacharelado em Produção Cultural proporciona a seus alunos uma participação direta no desenvolvimento de projetos de IC, com a finalidade de colaborar no fortalecimento das áreas e dos grupos de pesquisa em projetos culturais, despertar vocações e incentivar talentos para a pesquisa acadêmica, aproximando o aluno do método científico e estimulando-os à educação continuada.

(Fonte: Projeto pedagógico curso de Bacharelado em Produção Cultural. Disponível em www.ifrj.edu.br)

Page 8: Manual do calouro 2014.1

Nome do Curso: Bacharelado em Produção Cultural Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Modalidade de oferta: presencial Regime de matrícula: por disciplina Periodicidade letiva: semestral Tempo mínimo de integralização: 8 semestres Prazo máximo de integralização:15 semestres Carga horária total do curso: 2754 h Oferta anual de vagas: 80 vagas / 40 por semestre letivo Turnos: Manhã e tarde Formas de acesso dos estudantes: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pré-requisito para ingresso no curso: Ensino Médio completo Coordenação: João Luiz Guerreiro Mendes ( [email protected])

(Fonte: www.ifrj.edu.br)

DADOS GERAIS

Page 9: Manual do calouro 2014.1

O Curso Bacharelado em Produção Cultural visa à formação de profissionais que compreendam a cultura como uma construção coletiva. Desta forma, objetiva a formação acadêmica por meio da construção de conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

OBJETIVO DO CURSO

O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Também é esse bacharel que delineia a política de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio cultural e verifica se são adequadas ao perfil da instituição ou empresa. Atua no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura.

O QUE FAZ O PRODUTOR CULTURAL?

EM QUE EU PODEREI TRABALHAR?

Exemplos: Marketing cultural - Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais. Política cultural - Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus, centros culturais e instituições do gênero. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma determinada região. Produção executiva - Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de TV e rádio.

Fontes: Projeto pedagógico curso de Bacharelado em Produção Cultural e Guia do Estudante Abril

Page 10: Manual do calouro 2014.1
Page 11: Manual do calouro 2014.1

Grade de Disciplinas

Bacharelado em Prod. Cult. IFRJ

Page 12: Manual do calouro 2014.1

Tendo, atualmente, como responsáveis as alunas Carol Franchini, Karen Moura, Louise Teixeira e Marina Carolina, a C.O.R.ES. tem como papel promover atividades que resultem na integração dos alunos do curso. Mas isso nós já dissemos aqui, certo? Agora, vamos falar sobre como a gente faz acontecer essa coisa de "integração". Todo semestre, nós preparamos uma semana de atividades e muita tinta para os novatos. Essa programação é divulgada através do nosso calendário de recepção, que está na última página desse manual. Por tradição, nossos calouros arrecadam dinheiro para um churrasco do curso, realizado em sítio fretado, com transporte, alimentação e bebidas inclusos no valor do ingresso, que é vendido prioritariamente (e com significativo desconto) para os calouros, depois para os veteranos e, por último, para o pessoal de fora, que se estapeia pelos ingressos restantes.

A universidade tem o papel de transformar a sociedade combatendo desigualdades que a estruturam, e não de reproduzir opressões. Constrangimentos vinculados a certos trotes vão contra a proposta da comissão de acolhimento aos calouros no IFRJ, sendo que esse é plenamente possível, seja com as famosas pinturas, o tradicional café da manhã, as diversas confraternizações e o trote solidário; atividades que dão outro caráter à recepção. A C.O.R.ES., a cada semestre, procura melhorar sua forma de recepcionar os estudantes do curso de Produção Cultural e dá as boas vindas aos calouros de 2014.1 com dinâmicas, gincana e muitas tinta !

Além das brincadeiras e arrecadação de dinheiro para confraternização, já por alguns semestres incluímos em nosso calendário o "trote solidário": em cada dia de atividades de recepção, pedimos aos estudantes recém chegados que doem alimentos, roupas e brinquedos. O Coletivo Nilópolis Debate, a partir de 2014.1, se torna parceiro da C.O.R.ES. na nossa recepção. Trazendo o STREET STORE (http://thestreetstore.org/) para a Baixada Fluminense, o coletivo ND está recolhendo roupas usadas para este tipo diferente de doação: os beneficiados escolhem roupas e calçados como numa loja, e os levam para casa embrulhados e em sacolas. As roupas trazidas pelos calouros de Produção Cultural serão entregues pela comissão de recepção ao coletivo e doadas para o projeto.

SOBRE A RECEPÇÃO NÃO AO TROTE

VEXATÓRIO RECEPÇÃO SOLIDÁRIA DOARÁ

PARA STREET STORE

Page 13: Manual do calouro 2014.1

Calendário da recepção

C.O.R.E.S. 2014.1

Segunda Feira – 05.05.2014

Atividade: Apresentação com

CORES e CAML

Trote Solidário: doação de roupas

Terça Feira – 06.05.2014

Atividade: Quis IFRJ

Trote Solidário: 1kg de arroz

Quarta Feira – 07.05.2014

Atividade: Eu Nunca

Trote Solidário: 1kg de feijão

Quinta Feira - 08.05.2014

Atividade: Café da manhã/Festa

do Pijama

-Levar item escolhido para o café,

roupa de dormir e bicho de pelúcia

Trote Solidário: doação de brinquedos

Sexta Feira – 09.05.2014

Atividade: Gincana

-Levar roupas confortáveis (extra)

Trote Solidário: 1kg de macarrão

Page 14: Manual do calouro 2014.1