Manual ingressantes 2014

18
Manual dos Ingressantes Na Pós-Graduação em Demografia 2014

description

Manual dos Ingressantes na Pós-graduação em Demografia 2014

Transcript of Manual ingressantes 2014

Page 1: Manual ingressantes 2014

Manual dos Ingressantes Na

Pós-Graduação em Demografia

2014

Page 2: Manual ingressantes 2014
Page 3: Manual ingressantes 2014

3

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Programa de Pós-Graduação em Demografia

GUIA BÁSICO DE INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE 2014

BEM-VINDOS! É com grande prazer e satisfação que damos as boas-vindas aos ingressantes 2014 na Pós-Graduação em Demografia da UNICAMP. Esperamos que este período em que estaremos juntos seja de muito esforço e dedicação para todos, assim como de muito aprendizado e conquistas incontáveis para cada um! Para facilitar um pouco o início deste novo percurso que se inicia neste momento, preparamos com carinho este manual, que contém algumas informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Demografia da UNICAMP e também uma série de dicas para facilitar a vida de quem está chegando agora a esta universidade e à cidade de Campinas. Àqueles que já eram “filhos da UNICAMP”, advindos de outros cursos de graduação ou até mesmo do mestrado em Demografia, esperamos que este guia também lhes seja útil como uma fonte para a consulta de informações atualizadas do programa, assim como para conferir as indicações de atividades culturais a serem desfrutadas dentro e fora do campus universitário. Começamos abaixo com alguns esclarecimentos sobre o Programa de Pós-Graduação em Demografia, seguidos pelos quesitos para obtenção dos títulos de mestre e doutor nesta área do conhecimento. Aproveitem o curso!

O PROGRAMA O Programa de Pós-Graduação em Demografia está situado no Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), contando com a participação do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Programa oferece Mestrado e Doutorado em Demografia, voltado para estudantes com formação em alguma das disciplinas relacionadas aos estudos de população,

que desejam especializar-se em Demografia. Destina-se, portanto, a candidatos com formação em distintas áreas do conhecimento: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Estatística, Matemática, Economia, Ciências da Saúde, Arquitetura, dentre outras. O Programa de Pós-Graduação em Demografia trata as questões populacionais de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo o conhecimento teórico, metodológico e empírico produzido pelas Ciências

Page 4: Manual ingressantes 2014

4

Sociais e pela Demografia strictu sensu.

Antecedentes O Programa tem por base a experiência científica e acadêmica dos professores do IFCH e da equipe de especialistas em população do NEPO. Com um perfil de caráter interdisciplinar, os integrantes do Programa fazem parte do corpo docente de diversas unidades de ensino e pesquisa da UNICAMP. A participação do NEPO no Programa possibilita o envolvimento dos estudantes de pós-graduação nas atividades de pesquisa desenvolvidas por seus pesquisadores.

O Curso de Demografia Do ponto de vista substantivo, a proposta didática em ambos os níveis procura um equilíbrio entre métodos e técnicas e elementos interpretativos, de um lado e, de outro, entre uma Demografia contemporânea e aberta às tendências futuras da população e a perspectiva histórica. Isto, porque se sabe que uma das mais importantes contribuições da Demografia é o delineamento e compreensão de cenários sociodemográficos, fundamentais para o conhecimento das tendências de futuro. Por outro lado, o reconhecimento de que se faz necessário buscar no passado bases que deem conta das mudanças ou das continuidades na dinâmica populacional contemporânea, torna extremamente importante a preocupação com a dimensão histórica nos estudos demográficos. Cada vez mais os avanços dos estudos históricos têm contribuído para relativizar ideias pré-concebidas e imagens equivocadas sobre o passado, colocando em questão modelos tidos, até então, como universais, cujos paradigmas não encontram necessariamente suporte empírico.

No Mestrado, o programa objetiva introduzir os alunos no campo do conhecimento da Demografia, contemplando de forma abrangente todos os aspectos relacionados à dinâmica da população. A proposta didática é consistente com a ideia de que uma das mais importantes contribuições da Demografia é o delineamento e a compreensão de cenários sócio-demográficos. O Programa de Mestrado tem por objetivos: a) Propiciar um comando do campo de conhecimento da Demografia, envolvendo todos os aspectos relacionados à dinâmica da população, tanto em termos das principais técnicas de análises, quanto às interpretações teóricas dos fenômenos demográficos; b) Transmitir uma formação básica e uma linguagem específica da Demografia, que possam constituir um denominador comum entre as diversas origens acadêmicas dos alunos; c) Preparar o aluno para atuar profissionalmente enquanto Demógrafo, tanto como técnico no setor público, quanto como pesquisador e docente no âmbito acadêmico.

Page 5: Manual ingressantes 2014

5

No Doutorado, por sua vez, o Programa destina-se a candidatos que já dominem o fazer científico e os paradigmas de suas respectivas áreas de origem, e que possam, de um

lado, assimilar conhecimentos mais avançados em técnicas demográficas, e de outro,

aprofundar conhecimentos específicos da área de população

ligados às distintas linhas temáticas. Esse objetivo

é perseguido através de temas de reflexão e

análise localizados na fronteira entre áreas

do conhecimento enfatizando a inovação, seja ela técnica,

metodológica ou teórica. No nível do Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Demografia tem por objetivos: a) Atender às demandas de formação científica avançada de candidatos que já dominem o fazer científico e os paradigmas de suas respectivas áreas de formação; b) Oferecer a oportunidade de assimilação e de desenvolvimento de conhecimentos teóricos e metodológicos específicos da área de população de modo a permitir a exploração de questões inovadoras localizadas nas fronteiras disciplinares; c) Possibilitar a constituição de programas específicos de trabalho para diferentes alunos em função da formação acadêmica de origem, estágio de conhecimento atingido ao ingressar no Doutorado e área temática de interesse.

Credenciamento do Programa O Doutorado em Demografia foi recomendado para apoio pelas agências de fomento e pela CAPES em 25/06/1993. O Mestrado em Demografia foi recomendado pela CAPES em novembro de 2002, integrando o sistema de Pós-Graduação do País. No triênio 2010-2012, o Programa de Pós-Graduação em Demografia foi avaliado pela CAPES com nota 6 (a nota máxima é 7).

Integralização do Curso O programa de atividades para o Doutorado em Demografia deverá ser integralizado em um mínimo de 24 meses e em um máximo de 61 meses. O Mestrado deverá ser integralizado em um mínimo de 18 meses e máximo de 37 meses.

Aceite de Orientação Até o final do mês de Abril, todos os alunos ingressantes deverão formalizar a orientação junto à secretaria de pós-graduação, preenchendo o formulário de aceite disponibilizado na página da Diretoria Acadêmica (DAC). Clique aqui para acessá-lo.

Page 6: Manual ingressantes 2014

6

Requisitos para Obtenção do Título

Doutorado Os quesitos para obtenção do título de Doutor em Demografia são os seguintes: a) Créditos: O aluno deverá cumprir 32 créditos em disciplinas. Do total de créditos, 24 serão preenchidos por disciplinas obrigatórias, incluindo um Seminário de Tese. As demais atividades (8 créditos) poderão envolver disciplinas eletivas do Doutorado em Demografia e/ou de outros programas de Pós-Graduação, a critério do orientador. b) Disciplinas adicionais não contempladas no total de créditos previstos, poderão ser solicitadas aos alunos que necessitem adequar seus conhecimentos em estatística, matemática e/ou sociologia aos requisitos do curso. c) Exame de Qualificação: Concluídos os créditos em disciplinas, o aluno submeter-se-á a um exame de avaliação que constará de arguição sobre o projeto e/ou capítulos da tese. Esse exame deverá ocorrer dentro dos prazos constantes do regulamento do Programa, ou seja, ao longo do quinto semestre. d) Defesa de Tese: O candidato ao título de Doutor em Demografia deverá elaborar e defender Tese versando sobre tema escolhido de comum acordo com o orientador.

Mestrado Os requisitos para obtenção do título de Mestre em Demografia são os seguintes: a) Créditos: Para o curso de Mestrado em Demografia, o aluno deverá obter um mínimo de 28 créditos em disciplinas. Do total de créditos, 24 serão preenchidos por disciplinas obrigatórias e 4 créditos disciplinas eletivas. Disciplinas adicionais, não contempladas no total de créditos previstos, poderão ser solicitadas aos alunos que necessitarem adequar seus conhecimentos em estatística, matemática e/ou ciências sociais aos requisitos do curso. b) Exame de Qualificação: Concluídos os créditos em disciplinas, o aluno submeter-se-á a um exame ao final do terceiro semestre. c) Defesa de Dissertação: O candidato ao título de Mestre em Demografia deverá elaborar e defender dissertação versando sobre tema escolhido de comum acordo com o

Page 7: Manual ingressantes 2014

7

orientador. Essas e outras informações podem ser acessadas no Catálogo dos Cursos da Pós Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, disponível na página da Pró-Reitoría de Pós graduação (PRPG). Clique aqui para acessá-lo. Ao longo do curso, em caso de dúvida sobre o regulamento da Pós-Graduação em Demografia consulte o Regimento Geral dos Cursos de Pós-graduação da UNICAMP. Clique aqui para acessá-lo.

Estrutura Administrativa As atividades do Programa de Pós-Graduação em Demografia serão coordenadas pela Sub-Comissão de Pós-Graduação (SCPG) de Demografia, supervisionadas pela Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (CPG) e acompanhadas pela Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Universidade. A SCPG de Demografia será composta pelo Coordenador, pelos professores permanentes e participantes do Programa e pela representação discente. O presidente da SCPG será o coordenador do Programa (Profa. Dra. Tirza Aidar). A representação discente será escolhida pelos alunos inscritos no Programa de Pós-Graduação em Demografia, em reunião durante o Seminário dos alunos de dezembro. No momento, desempenham a função Flávia Longo ([email protected]) e Igor Johansen ([email protected]).

Estrutura Curricular As disciplinas que integram o componente em comum, para o Mestrado e Doutorado, são: •QuestõesDemográficasAtuais(4créditos); •AnáliseDemográficaI(4créditos); •LaboratóriodeAnáliseDemográficaI(4créditos); •AnáliseDemográficaII(4créditos); •LaboratóriodeAnáliseDemográficaII(4créditos). Essas são as 5 (cinco) disciplinas que são comuns e serão cursadas ao longo do primeiro ano de cada um. São disciplinas que trazem um primeiro contato acadêmico com discussões próprias trazidas pela Demografia ao longo do tempo e discussões mais atuais. São fundamentais para o primeiro contato com a área, fornecem a possibilidade de maior “intimidade” com a linguagem demográfica, construindo a base para as discussões recorrentes no campo. Os alunos que participarem do Programa de Doutorado deverão cursar cinco disciplinas durante o primeiro ano de estudos (aquelas no núcleo comum). No segundo

Page 8: Manual ingressantes 2014

8

ano, deverão cursar também a disciplina Seminário de Tese, além de outras envolvendo disciplinas formais, seminários, laboratórios e leituras dirigidas, oferecidas pelo Programa ou indicadas pelo(a) orientador(a) dentre as disciplinas oferecidas em outros programas de pós-graduação dentro ou fora da UNICAMP. Alunos que requeiram uma complementação de sua formação em estatística e/ou computação deverão cursar disciplinas adicionais, fora do cômputo de créditos do Programa, antes ou durante o primeiro semestre de atividades. Os alunos do Mestrado deverão cursar 6 (seis) disciplinas obrigatórias, sendo 5 (cinco) do núcleo comum e o Seminário de Dissertação no segundo ano. As Disciplinas do Mestrado objetivam adequar a formação acadêmica dos alunos (com origem nas mais diversas áreas) aos requisitos do curso. Disciplinas eletivas a serem cursadas deverão ser escolhidas em comum acordo com o(a) orientador(a).

Aproveitamento de Estudos É o aproveitamento de atividades obtidas em cursos de Pós-Graduação, a equivalência de créditos já cumpridos anteriormente, nas quais o aluno já tenha sido aprovado. O Aproveitamento de Estudos pode ser concedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do curso, mediante solicitação do aluno, com aprovação do orientador. A solicitação tem que ser feita, de preferência, antes do final do segundo período letivo, na Secretaria de Pós-graduação do IFCH. Mais informações, clique aqui. Para acessar o formulário, é só clicar aqui.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS AOS INGRESSANTES

I – Carteirinha de Estudante (RA) Cada aluno deverá retirar a

sua carteirinha na secretaria de pós-graduação do IFCH. A data para retirada será divulgada pela Diretoria Acadêmica

(DAC), tão logo as carteirinhas estejam disponíveis. A secretária responsável pelo

Programa de Demografia é Camila Medeiros ([email protected]), fone (19) 3521-1685.

II – Código do Curso No preenchimento de qualquer documentação burocrática exigida pela DAC ou secretaria do instituto são solicitados os códigos referentes ao curso. No caso da Demografia os códigos são: Mestrado – 75 e Doutorado – 94.

III – Bibliotecas A UNICAMP possui um sistema integrado de bibliotecas no qual os alunos podem realizar empréstimos utilizando apenas sua Carteirinha de Estudante (conhecida como RA – Registro Acadêmico). Consultas aos catálogos das bibliotecas da UNICAMP podem ser realizadas aqui.

Page 9: Manual ingressantes 2014

9

O prazo de empréstimo para alunos de pós-gradução é de 28 dias, podendo ser retirados até 10 livros. A penalidade para os casos de atraso na devolução é de suspensão do direito de retirar material da biblioteca durante 3 dias por dia e obra em atraso. Fazendo login no sistema é possível renovar ou fazer reserva de materiais on-line, assim como visualizar o histórico de empréstimos. Os pós-graduandos em Demografia podem utilizar a biblioteca do NEPO sem a necessidade da carteirinha. Contudo há algumas restrições. A maior parte do material didático está disponível apenas para a reprodução. Sendo assim, a retirada para cópia/xerox fica condicionada à devolução dos originais tão logo estes sejam copiados, ou seja, no mesmo dia da retirada. Para maiores esclarecimentos sobre a utilização da biblioteca e seu acervo contamos com os bibliotecários do núcleo: Adriana ([email protected]). A biblioteca do NEPO pode ser acessada também através da web, clicando aqui.

IV – Serviços de Xerox Todos os institutos e faculdades do campus possuem serviços de xérox. No IFCH contamos com dois locais. Um localizado dentro da biblioteca e outro próximo à cantina do IFCH. Como no NEPO não há disponibilidade, os xérox mais próximos estão no Instituto de Economia.

V – Informática O IFCH conta com um laboratório de informática para utilização de graduandos e pós-graduandos, basta fazer o seu cadastro com os funcionários do CPD, situado no primeiro andar do prédio de professores do IFCH mediante a carteirinha ou o atestado de matrícula (no caso dos novos ingressantes). Feito o cadastro, cada aluno de pós-graduação tem direito a um número predeterminado de impressões. O valor da cota agora é acumulativo, ou seja, páginas não usadas em um semestre continuarão válidas até o final do curso. As cotas adicionais serão atribuídas para todos os usuários que já imprimiram ao menos uma vez no Instituto. Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) possuem o montante inicial de 400 páginas. A cada semestre, somam-se mais 300 páginas que se acumulam no caso de não utilização pelo aluno. Orientadores de monografia, dissertação, tese ou bolsas científicas podem solicitar cotas adicionais para o aluno que necessite de páginas extras para a impressão de seus trabalhos finais, bastando enviar uma mensagem eletrônica para o email [email protected] informando o RA e o nome do orientandor(a), a razão e a quantidade de páginas a ser acrescida à cota do usuário. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h às 22h 30min., exceto às quintas, que por motivos de limpeza abre às 10h.

Page 10: Manual ingressantes 2014

10

Regras básicas de funcionamento do setor de informática do NEPO: O NEPO possui duas salas de computadores que os pós-graduandos podem utilizar para estudo e pesquisa. Nesses computadores, os alunos poderão manusear os principais programas e bancos de dados para as pesquisas em Demografia. Para sua utilização é necessária a criação de uma conta e senha, que deverá ser solicitada junto à sala de informática do NEPO, cujos funcionários são: Raquel ([email protected]) e Rogério ([email protected]). Aproveite para se informar com eles sobre a criação de um e-mail do domínio nepo para você (“seu nome”@nepo.unicamp.br). O horário de funcionamento dos laboratórios de informática do NEPO é de 2ª a 6ª feira das 9h às 17h. Todo usuário que estiver utilizando o computador entre 17h e 18h horas deverá desligar o equipamento que estiver usando ao terminar seu trabalho. Às 18h horas o vigia do prédio fechará as salas. Para utilização fora do horário previsto, deve-se obter autorização do pesquisador responsável ou de funcionário do setor.

Uso de Impressoras Cada sala de micros possui uma impressora a laser, que pode ser utilizada pelos alunos. O setor de informática não fornece material de consumo (como papel ou CD’s), cabendo aos alunos a responsabilidade pelos materiais a serem utilizados.

Acesso Remoto à rede da UNICAMP O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) conta com um serviço que permite

que os alunos se conectem a rede da UNICAMP de suas residências, podendo acessar os serviços restritos como na universidade

(periódicos, intranets e outros). Para utilizar o Acesso Remoto, é necessária a instalação do

aplicativo VPN (disponível para download aqui).

Acesso à rede interna do NEPO É possível acessar a rede interna do NEPO (Unidade Diamante), onde são armazenados

os diretórios dos alunos (documentos pessoais salvos nos computadores do NEPO), além

de arquivos utilizados pelas disciplinas. Para acessar deve-se fornecer no site do servidor o login e senha da conta de acesso aos computadores, os mesmos

criados junto à informática do NEPO. Para isso, clique aqui.

Listas e Grupos de Discussão Existem várias listas de discussão e grupos virtuais relacionados à vida acadêmica:

• Grupo nepo_alunos (Google) Grupo de discussão dos alunos correntes do NEPO, onde são divulgadas as datas de assembleias, relatos das reuniões da Comissão de Pós-graduação em Demografia,

Page 11: Manual ingressantes 2014

11

informações sobre cursos, etc. É fundamental que todos os alunos ingressantes sejam inseridos nesta lista de e-mails. Solicite ao representante discente a sua inserção para não ficar por fora das discussões.

• Grupo Nepo-alunos (Yahoo) Grupo de discussão de alunos e ex-alunos do NEPO, onde são divulgadas notícias acerca de congressos, seminários, oportunidades profissionais, etc. Para acessar, clique aqui.

• Lista IFCH Alunos Trata-se de um veículo de difusão de informação sobre tudo que acontece no IFCH. É necessário se cadastrar para ter acesso aos informes sobre eventos e atividades promovidas no instituto. Para acessar, clique aqui.

• Grupo PopPobrezaABEP (Yahoo) Lista de discussão criada pela Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) em 2005, onde os estudiosos trocam ideias, artigos e expõem seus pontos de vista sobre o tema População, Pobreza e Desenvolvimento, demografizando o debate público. Para visualizar conteúdos e para associação, clique aqui.

• Grupo posIFCH (Yahoo) Informações e discussões específicas dos alunos de Pós-graduação do IFCH podem ser acessadas clicando aqui.

• Grupo posUNICAMP (Google) Informações e discussões específicas dos alunos de Pós-graduação da UNICAMP. A lista envolve alunos de diferentes programas da pós-graduação da UNICAMP, trocando informações sobre atividades, discussões da UNICAMP e dos pós-graduandos. Atualmente a principal discussão da lista envolve a formação de uma Associação de Pós-graduandos da UNICAMP (APG), fundamental para representação diante dos alunos para reivindicações e outros junto à universidade e fora dela. A lista pode ser acessada clicando aqui.

VI.a – Matrículas Ao final de todos os semestres, todos os alunos devem preencher o formulário de matrícula via web na página da DAC. Os alunos que não fizerem matrícula dentro do

Page 12: Manual ingressantes 2014

12

prazo regular serão automaticamente desvinculados da universidade. Para que isso não ocorra, fiquem atentos ao calendário acadêmico que pode ser acessado na página da DAC, disponível aqui. As disciplinas oferecidas são divulgadas na página do IFCH (clique aqui) e pelos representantes discentes. A DAC enviará regularmente informativos aos alunos apenas através do e-mail oficial da UNICAMP.

VI.b – Orientador Desde o início da sua vivência no programa de pós-graduação, estabeleça um contato constante e próximo com seu orientador. Consulte-o sempre a respeito das disciplinas que você deverá cursar a cada semestre e sobre envio de trabalhos para congressos e seminários. Lembre-se que a realização de uma boa dissertação/tese depende, grandemente, da relação construída entre orientador e orientando!

VII – Relatórios de Atividades No final de casa semestre os alunos que tiverem algum tipo de produção acadêmica (apresentação de trabalho em congresso, publicação de artigo, estágio docente, etc.) deverão preencher um formulário e enviá-lo por e-mail à Secretaria de Pesquisa do IFCH ([email protected]). Com essas informações é construído o relatório para avaliação das atividades do instituto. Todos os alunos serão avisados com antecedência sobre os prazos de entrega.

VIII – Currículo Lattes Todos os alunos devem se cadastrar no sistema de currículos Lattes, disponível aqui. A criação e atualização do Currículo Lattes é obrigatória para os alunos bolsistas. A cada final do ano as informações dos Currículos dos alunos são consultadas pelo Programa para confecção do relatório DATACAPES. Através do mesmo são avaliadas as atividades do Programa de Pós-Graduação em Demografia.

IX – Seminário dos Alunos Todos os anos, no mês de dezembro, é realizado no NEPO o Seminário dos Alunos da pós-graduação em Demografia. O intuito do Seminário é compartilhar as pesquisas e otimizar o andamento de atividades, para haver troca de informações que possam orientar todos os alunos. Apesar de obrigatório, o objetivo do evento é clarear caminhos para

Page 13: Manual ingressantes 2014

13

dar continuidade para a pesquisa em andamento, e a exposição feita será de acordo com o estágio da pesquisa que cada aluno estiver. Portanto, ingressantes,

não se desesperem no final do ano. Procurem os orientadores ou os

mais veteranos para discutir possíveis dúvidas quanto às apresentações.

Os alunos, inclusive os ingressantes do ano, terão 10 minutos para expor seu trabalho ou projeto de pesquisa (independente da etapa em que

se encontre). Aqueles que já deverão defender suas dissertações ou teses no próximo

ano, terão 15 minutos de apresentação.

X – Coeficiente de rendimento (CR) Conforme as normas da DAC, os alunos que, ao final do primeiro ano, obtiverem CR abaixo de 2,5 serão excluídos do programa. Esclarecimentos sobre o cálculo do CR encontram-se no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, que pode ser acessando aqui.

XI – Bolsas Os programas de Pós-Graduação do IFCH solicitam, anualmente, cotas de bolsas de estudos para alunos de Mestrado e Doutorado financiadas pela CAPES e pelo CNPq . A demanda por bolsas tem aumentado, porém as agências de fomento não tem seguido o mesmo ritmo em sua atribuição. As bolsas serão atribuídas segundo critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação. O prazo máximo de vigência das bolsas da CAPES e do CNPq é de 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e de 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado. Além disso, há a possibilidade, com o apoio do orientador, de solicitação individual de bolsas de Mestrado e Doutorado junto à FAPESP. Maiores esclarecimentos sobre bolsas podem ser obtidos diretamente com a Coordenadora da Pós-Graduação, Professora Tirza Aidar ([email protected]).

Critérios Para fins de atribuição de bolsa CAPES e CNPq no Programa de Pós-Graduação em Demografia, o critério de destinação de bolsas, quando houver, levará em conta a lista de espera de turmas anteriores (CR). Se houver bolsa para a turma recém-ingressada, o critério de atribuição será, no primeiro semestre, a ordem de classificação no processo de seleção; a partir do segundo semestre, as bolsas serão atribuídas de acordo com o CR. Conforme Resolução Interna do Programa de Pós-graduação em Demografia, ressalta-se que alunos com CR inferior a 3,0 não receberão bolsas. Os bolsistas de mestrado e de doutorado serão consultados seis meses antes do término da vigência da bolsa para saber se conseguirão ou não defender sua dissertação

Page 14: Manual ingressantes 2014

14

ou tese no prazo previsto.

XII - Programa de Estágio Docente (PED) e Monitorias O Programa de Estágio Docente (PED) tem como objetivo aperfeiçoar os estudantes de pós-graduação da UNICAMP para o exercício da docência, através da participação em estágios nas disciplinas de graduação. Existem três modalidades de estagio (A, B e C) dependendo da carga horária e responsabilidades. A participação no Estágio poderá ser remunerada através de uma bolsa mensal, ou ser feita de forma voluntária (no caso de PED B ou C). Para participar do Programa colaborando em disciplinas ministradas por docentes do Programa em Demografia o aluno tem que participar de um processo de seleção que é aberto cada final de semestre. É requisito ter completado as disciplinas obrigatórias, ter um CR superior a 3 e não ter no histórico nenhuma disciplina aprovada com conceito “C” ou inferior. As disciplinas, o número de bolsas e as modalidades de PED ofertadas pelo Programa variam a cada semestre. Mais informações podem ser acessadas no site da PRPG, disponível aqui. Os alunos de Doutorado que tiverem cursado as disciplinas obrigatórias podem colaborar, de forma voluntária, com assistência docente em disciplinas da Pós-Graduação. O processo de seleção do Programa em Demografia acontece no começo do semestre.

XII - Alguns serviços:

AQUELES OFERECIDOS PELA UNICAMP

•Restaurante universitário Três restaurantes universitários atendem alunos, funcionários e professores e preparam 11 mil refeições diárias no almoço e jantar. Próximo à Biblioteca Central, um dos restaurantes atende com bandejões no almoço (das 10h30 às 14 horas) e jantar (das 17h30 às 19h45). O outro, perto do prédio da administração da UNICAMP, abre somente para almoço, das 11h30 às 14 horas. Neste, o sistema é de auto-serviço e os usuários utilizam pratos em vez dos bandejões. A única diferença é a forma do serviço. As refeições em ambos são idênticas. O ingresso aos restaurantes se faz somente com o cartão universitário. Em 2012 foi inaugurado o mais novo restaurante universitário, na Rua Saturnino de Brito, que atende a comunidade universitária, nos mesmos padrões do restaurante próximo à administração central da UNICAMP. Este último restaurante fica ao lado do NEPO e é o único da UNICAMP com opção de cardápio vegetariano. Aproveitem!!! Os cardápios do dia são divulgados através do site da prefeitura do campus, disponível aqui. O valor das refeições para alunos com cartão universitário é de R$2,00.

Page 15: Manual ingressantes 2014

15

•Circular Interno gratuito dentro do campus e com destino à moradia da UNICAMP Os horários e itinerários se encontram fixados nas paradas de ônibus, veja também no site da prefeitura do campus.

•Moradia da UNICAMP A UNICAMP oferece vagas para alunos que não tenham condições de custear a moradia. Para saber como participar do processo de seleção (baseado em características socioeconômicas), visite o site do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), disponível aqui.

• CECOM – Atendimento médico e odontológico (localizado próximo ao HC) Todos os alunos têm atendimento médico gratuito oferecido pelo CECOM, suas atividades incluem consultas, tratamentos de maneira geral e vacinação. Para isso, basta se dirigir ao CECOM com os comprovantes de matrícula ou RA e efetivar o cadastro. Para maiores informações, clique aqui. Local de Atendimento: Rua Vital Brasil, 150. UNICAMP. Fones: (19) 3521-9001/ 3521-9020/ 3521-9021

•SAPPE Serviço de assistência psicológica e psiquiátrica ao estudante. O site está disponível aqui.

•CEL – Centro de Estudos de Línguas Com cursos gratuitos para alunos, professores e funcionários da UNICAMP. O site é este aqui. CURSOS DE ExTENSãO:•Faculdade de Educação Física Diversas opções de atividades físicas com um bom preço para os alunos. Acesse aqui.

•Instituto de Artes Cursos oferecidos por alunos e para alunos da universidade. Para conhcer, clique aqui.

•Escola de Extensão da UNICAMP Mais cursos em diversas áreas, uma importante forma de compartilhamento do conhecimento dentro da universidade. Maiores informações, aqui.

SERVIçOS QUE FACILITAM A VIDA EM CAMPINAS:

Page 16: Manual ingressantes 2014

16

•Transporte Público de Campinas Horários e Itinerários de ônibus e seletivos disponíveis, clique aqui. •Unicaronas Site com objetivo de facilitar o transporte dos estudantes, promovendo comunicação entre pessoas que estão procurando e oferecendo caronas. Disponível aqui.

•Morar UNICAMP Sites com anúncios de oferta e demanda de locais para moradia de estudantes (apartamentos, kitnets, pensionatos, repúblicas, etc). O endereço é este aqui.

ESPAçOS CULTURAIS:•Galeria de Arte da UNICAMP (térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes)

•Casa do Lago A Casa do Lago também oferece exposições e mostra de filmes, além de oficinas. Programação gratuita, acesse aqui.

•Adunicamp Cinema gratuito todas as quartas-feiras. Veja a programação disponível aqui.

•SESC Campinas Programação também recheada: teatro, shows e mais. Acesse aqui.

•MIS Campinas Museu da Imagem e Som de Campinas. Veja aqui.

•CPFL Cultura Além da programação de cinema e música, apresenta semanalmente o Café Filosófico, com diversos convidados discutindo temas interessantes. Acesse aqui.

•Topázio: O cinema Topázio fica no Shopping Parque Prado é onde se pode encontrar uma programação tanto de filmes comerciais como do circuito alternativo. Veja a programação aqui.

Page 17: Manual ingressantes 2014

17

TEATRO – grupos importantes que habitam terras de Barão Geraldo:•Lume Teatro. Clique aqui.•Barracão Teatro. Clique aqui.

INFORMAçõES SOBRE EVENTOS CULTURAIS EM CAMPINAS:Clique aqui.

E, claro, não deixem de acessar o blog Demografia Unicamp. Lá vocês podem convferir eventos na área de demografia, oportunidades, cursos e dicas; além da programação de o que está rolando na Demografia e no NEPO. Acesse clicando aqui. Curta também nossa página no Facebook, disponível aqui.

E vamos ao trabalho...

Page 18: Manual ingressantes 2014

18

**************************************Secretaria de Pós-Graduação do IFCH

E-mail: [email protected]: (0xx19) 3521-1611

Horário de atendimento: 9h30 às 11h30 e 13h30 às 15h30

Coordenação: Profa. Dra. Tirza Aidar – [email protected]

Este manual é uma versão atualizada do Manual NEPO 2007, realizado por Ricardo Ojima, Claudia Gomes Siqueira, Gláucia Marcondes, Joice Vieira

e Rafael Pereira. A versão 2014 esteve a cargo de Flávia Longo ([email protected]) e

Igor Johansen ([email protected]).

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Demografia IFCH/UNICAMP e Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – NEPO/UNICAMP.

**************************************

Este Manual foi desenvolvido no Software Adobe InDesign CS6. Projeto finalizado em 12 de fevereiro de 2014.