Manual Kefir com leite.docx

8
Equipe Hamashiha - 10 Anos www.hamashiha.com.br http://graosdekefir.yolasite.com (11) 7528-0536 (Atendimento telefônico: de 2ª à Sexta das 9 às 17 horas). Dúvidas serão esclarecidas somente através do Grupo FazendoKefir: Envie sua Pergunta Para: [email protected] (Dicas sobre kefir e kombucha) PREPARO DO KEFIR REAL COM LEITE Obs.: Em alguns casos os grãos de kefir podem demorar até 10 dias para retornarem a fermentação normal devido ao estresse do transporte. Num recipiente de boca larga de vidro transparente com capacidade para ½ litro. (nunca encher até a borda com leite, deixe ao menos 1/3 do frasco com espaço para o oxigênio). Colocar 200ml (1 copo) de Leite UHT Integral (leite de caixinha) na temperatura ambiente (importante usar marcas de leite de boa qualidade). Colocar neste leite 01 colher (de sopa rasa - aprox. 20 gramas) de grãos de Kefir (use colher de plástico). 1

Transcript of Manual Kefir com leite.docx

Page 1: Manual Kefir com leite.docx

Equipe Hamashiha - 10 Anoswww.hamashiha.com.brhttp://graosdekefir.yolasite.com (11) 7528-0536(Atendimento telefônico: de 2ª à Sexta das 9 às 17 horas).

Dúvidas serão esclarecidas somente através do Grupo FazendoKefir:

Envie sua Pergunta Para:

[email protected]  

(Dicas sobre kefir e kombucha)

PREPARO DO KEFIR REAL COM LEITE

Obs.: Em alguns casos os grãos de kefir podem demorar até 10 dias para retornarem a fermentação normal devido ao estresse do transporte.

Num recipiente de boca larga de vidro transparente com capacidade para ½ litro. (nunca encher até a borda com leite, deixe ao menos 1/3 do frasco com espaço para o oxigênio). Colocar 200ml (1 copo) de Leite UHT Integral (leite de caixinha) na temperatura ambiente (importante usar marcas de leite de boa qualidade).Colocar neste leite 01 colher (de sopa rasa - aprox. 20 gramas) de grãos de Kefir (use colher de plástico).Neste leite você pode acrescentar 1 colher (das de café) de leite em pó sem mexer (não dissolva). Apenas polvilhe por cima do leite onde estão os grãos.Não vedar o recipiente (o kefir está vivo e formam gases no leite) – cubra com tecido de vual (tecido furadinho), ou guardanapo (limpo e passado) e preso com elástico na boca do vidro para proteção contra insetos e poeira.Deixar fermentar de 12 a 24 horas (conforme o clima da região). Em lugares muito quente o kefir fermentará muito mais rapidamente.Mexa suavemente com a colher de plástico para homogeneizar e facilitar ao coar. Ao coar use coador plástico de malha bem fina (não aperte os grãosinhos ao coar, pois quando novos são muito pequenos).

1

Page 2: Manual Kefir com leite.docx

Tomar o Kefirado como refresco nas próximas 24 horas, se ficar fora da geladeira. Pode-se deixar o  Kefirado em geladeira por 4 dias. (com o passar dos dias vai ficando mais ácido).Reutilizar os grãos (conteúdo que ficou no coador) com uma nova dose de leite.Você pode bater o  Kefirado (sem os grãos!!!)  no liquidificador com frutas de sua preferência: morango, banana, mamão, etc. Se quiser deixá-lo mais suave, acrescente leite. Sempre receitas frias porque o aquecimento do kefirado mata as suas bactérias benéficas e perde suas propriedades terapêuticas.Não deixe o frasco com seus grãos de kefir exposto ao sol, guarde-o no armário da cozinha e longe de qualquer produto químico.

NUNCA LAVE OS GRÃOS!!! Somente lave o FRASCO, nas trocas do leite. E não use sabão ou detergente, apenas água.Obs: Não use leite vencido ou de baixa qualidade - o seu kefir morrerá e fará mal a sua saúde. O leite desnatado dará um Kefirado fraco de baixa qualidade.

IMPORTANTE:Se você recebeu uma colônia nova, a mesma passará por um período de adaptação ao novo ambiente. Mesmo assim você deverá proceder as trocas freqüentes do leite, conforme explicado acima no preparo, e mesmo que a fermentação, nos primeiros dias não seja aparente, as bactérias benéficas e os fermentos estarão presentes no leite coado que pode ser consumido normalmente! Entenda que nos grãos existe vida (bactérias e fermentos), e não adianta a impaciência e ansiedade! Eles reagirão e se multiplicarão no seu tempo certo conforme a natureza os criou! Pois o crescimento e multiplicação dos grãos de kefir do leite são muito lentos. Então não adianta se afobar!!!

A MULTIPLICAÇÃO DOS GRÃOS:A multiplicação dos grãos do kefir milk é extremamente lenta, e depende muito de vários fatores, como idade da colônia, temperatura, qualidade do leite, freqüência das trocas, etc... Geralmente numa ótima condição para seu crescimento os grãos dobram em quantidade após 30 dias. Isso não influencia em nada na qualidade do kefirado!

NUNCA JOGUE SEUS GRÃOS DE KEFIR FORA!!!Os grãos de kefir são o ambiente onde convivem em simbiose as bactérias benéficas e fermentos, portanto não tem como você afirmar que estão mortos. No caso dos grãos não estarem fermentando ou multiplicando certamente é apenas a necessidade de uma mudança de marca do leite usado, troca do local onde o pote é armazenado. Por exemplo, nos dias frios os grãos entram em estado de dormência.

ATENÇÃO: Os textos anteriores são meramente informativos como forma de pesquisa e conhecimentos recolhidos através da internet disponibilizados em sites que tratam sobre o assunto. E de forma alguma sugerem a dispensa de cuidados e orientação de médicos profissionais! * No preparo de alimentos higiene é fundamental!

Esclarecer Dúvidas somente através do Grupo FazendoKefir: [email protected]

– Pedidos: (011) 7528-0536 [email protected] (Visite: http://kefir.forumbrasil.net )ADVERTÊNCIA LEGAL

Todas as informações contidas neste Manual e no site Hamashiha possuem caráter meramente informativo e ilustrativo e jamais devem ser utilizadas, sob hipótese alguma, com finalidade de diagnósticos, adoção de medicamentos e de quaisquer outros procedimentos relacionados à saúde, sem prévia orientação médica. As informações contidas neste cd e no site Hamashiha não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento em particular.

*Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha: Não são Remédios!

O kefir não é uma droga; é um alimento, mas não apenas qualquer tipo do alimento. É nutritivo, contendo todos os minerais (tais como o cálcio) e vitaminas do leite. Com sua tensão muito baixa da coalhada, o kefir quebra acima em partículas muito pequenas e é digerido muito facilmente, mais facilmente do que o iogurte que como uma tensão mais grande da coalhada. Além disso, o índice baixo da lactose do kefir faz apropriado mesmo para povos com intolerância de lactose.

2

Page 3: Manual Kefir com leite.docx

::. Origem .::

O Kefir tem origem remota nas Montanhas do Cáucaso e foi descoberto há séculos atrás. No Cáucaso, onde se consome o kefir correntemente durante milhares de anos (já o utilizavam os antigos Sumérios), há pessoas que vivem até 110 e 125 anos e se mantém em boa saúde. É o único lugar do mundo onde os homens em total saúde alcançaram esta idade. Sua eficácia a nível preventivo é inegável, segundo o atestam os homens de tão avançada idade que existem  no Cáucaso, Armênia, Turquestão.  Normalmente vivem, com pouquíssimas doenças, até passados os cem anos e é raríssimo encontrar um habitante dessas latitudes com tuberculose, câncer, úlceras de estômago e outras doenças tão freqüentes em nossa sociedade. 

Os grãos de kefir, como são conhecidos, permaneceram por milhares de anos, restritos a alguns povos das Montanhas do Cáucaso, transmitidos de geração em geração, porque era considerado, pelos muçulmanos, um presente de Alá e acreditavam que ninguém mais poderia recebê-los por serem sagrados. Os tártaros pretendem ter recebido o fermento e a que chamavam milho do profeta Maomé que, por sua vez e segundo a tradição, o recebeu de Alá.Kefir pronuncia-se “keff é-er”, é derivado da palavra turca keif, que se traduz por "boa sensação", "sentimento de bem-estar" ou "sentimento bom". Também é designado por kiaphri, kepú, tibi, kehapu e champanhe lácteo do Cáucaso.

::. Formação dos Primeiros Grãos de Kefir Real .::

Em épocas antigas, nômades do leste europeu carregavam leite das cabras e dos outros animais - em sacos de pele quando viajavam de um lugar a outro. No país de origem prepara-se, sobretudo com leite de cabra, mas noutras regiões recorre-se aos leites de ovelha, burra, vaca e égua. A fermentação que ocorreu nos sacos transformou o leite em uma bebida grossa de original gosto, conhecida hoje como kefir. Ao mesmo tempo em que a fermentação ocorreu, as bactérias e o fermento no saco combinaram com as proteínas do leite para dar forma a uma massa de micro-organismos vivendo e crescendo que foram usados para inocular um grupo novo de leite, assim produzindo mais kefir. Esta massa das bactérias/fermentos/e dos polysaccharides é chamada grão do kefir. São estes grãos que dão ao kefir o seu original gosto e as propriedades terapêuticas.

Para obter esta bebida espumosa os tártaros semeavam os grãos de kefir no leite de cabra, embora também se utilizassem o de vaca e o de ovelha, colocado em bolsas de pele que logo atavam e transportavam em cima dos camelos, guardando zelosamente o segredo por acreditarem que se fosse conhecido dos infiéis o produto perderia a eficácia mesmo para os crentes. A fermentação ácido-alcoólica é provocada pela incorporação dos chamados grãos de kefir, que são simplesmente aglomerações de microrganismos cuja obtenção é conseguida deixando o leite, com um pedaço de estômago de vitela ou de cordeiro, num saco de pele ou recipiente de madeira. Origina-se assim uma fermentação com grande produção de anidrido carbônico e de ácidos acético e láctico o que resulta num leite espumoso e ácido. Retirado este produto do recipiente é logo substituído por outro, fresco. Estas operações são repetidas até que apareçam nas paredes do recipiente, as associações microbianas, visíveis sob a forma de grânulos, elásticos, consistentes, de superfície rugosa, coloração amarelada e de tamanho variável desde o de uma semente de cânhamo ao de uma noz, conforme se encontrem secos ou úmidos.

::. Do Cáucaso para o Mundo .::

Foram os médicos russos, estabelecidos na região do Cáucaso, que primeiramente se aperceberam das qualidades dietéticas e terapêuticas desta bebida, tendo começado a empregá-la no tratamento de diversas doenças do aparelho digestivo e alargado o seu uso pelos países vizinhos.Antes da Segunda Guerra Mundial, o Dr. Drasek comprovou na Alemanha o seu efeito benigno. Com o Kefir ele tratava de catarro dos órgãos respiratórios, doenças do estômago, doenças crônicas dos intestinos, fígado, bílis e bexiga e, também, na convalescença de doenças graves. Segundo estes resultados logo o Dr. Brunwic difundiu-os entre os médicos naturistas centro-europeus. Também o Prof. Menkiw foi um grande pesquisador dos benefícios deste cultivo na longeva população caucásica. Segundo o Prof. Menkiw, que estudou o Kefir toda a sua vida, afirma que lá não se conhece tuberculose, câncer, indigestão, etc.Na Espanha, tal como noutros países europeus onde se faz a fabricação, utiliza-se como matéria-prima exclusivamente o leite de vaca. Segundo a natureza do leite empregado, obtém-se o kefir magro, semigordo e gordo sendo preferível o primeiro sempre que se pretende usar este produto para fins medicinais.

::. Que é o kefir? .:: 

3

Page 4: Manual Kefir com leite.docx

É uma estrutura polissacarídea onde convivem em simbiose diversos microorganismos e que adota a forma de uma massa gelatinosa, irregular, cor branca ou ligeiramente amarelada, de consistência elástica e aspecto similar às flores de couve-flor. Seu tamanho varia entre poucos milímetros e alguns centímetros de diâmetro.

Nos grãos ou nódulos de kefir se encontram em associação simbiótica bactérias (Lactobacilus brevis, Lactobacilus desidiosus, Lactobacilus acidophilus e estreptococos lácticos) e fermentos (Cândida kephir, Sacharomyces delbruckii) responsáveis de gerar a dupla fermentação, ácido-láctica e alcoólica. Sabe-se que é composto por bactérias lácticas homofermentativas e heterofermentativas, fermentos fermentadoras e não fermentadoras de lactose e bactérias ácido acéticas (Bulgaricus, Sacharomices kephir e Leuconostoc caucasiano, fungo unicelular do gênero Torula).

Tradicionalmente os nódulos de kefir se geravam como conseqüência de coalhar leite fresco em cântaros de madeira. Este processo (o coalhado com rúmen de bezerro e a posterior elaboração de queijos) era necessário para conservar os excedentes lácteos ante a ausência de refrigeradores. Logo após coalhar leite durante vários dias no mesmo recipiente, formavam-se em suas paredes estes grânulos de consistência gelatinosa. Submergindo-os em leite recém ordenhado, os habitantes do Cáucaso começaram a obter uma bebida de sabor agradável, benéficos efeitos e melhor conservação do que o leite fresco: o leite kefirado, também chamado simplesmente kefir. Poderíamos definí-lo como um leite fermentado carbonatado ácido, cujo sabor se deve à presença do ácido láctico.

Quando se colocam nódulos de kefir em leite fresco, produz-se uma dupla fermentação: uma realizada pelos fermentos e a outra pelas bactérias. Os efeitos mais destacados do que se produzem são: • coagulação das proteínas • produção de ácido láctico, ácido acético e etanol;Como principais subprodutos obtemos: • CO2 e álcool (formado à ação dos fermentos); • ácido láctico (obrigado à ação das bactérias do ácido láctico). Estas bactérias reduzem o açúcar do leite (lactose), dando lugar ao ácido láctico, que é o responsável do sabor ácido do kefir (4.2-4.6 pH).

Podemos dizer que o kefir é um alimento probiótico, pois nele estão presentes microorganismos probióticos. O termo “probiótico” de origem grega, significa “para a vida”. Grãos de Kefir Milk são como aqueles alimentos aos quais se lhes adicionam microorganismos vivos que contribuem a estabelecer um balanço microbiológico ótimo no intestino, produzindo efeitos benéficos, melhorando sua nutrição e protegendo-o contra as doenças.

O Yakult possui apenas o lactobacilos Lb. casei subsp. Casei

::. O nosso kefir possui .::  LACTOBACILLILb. acidophilusLb. brevisLb. caseiLb. casei subsp. rhamnosusLb. casei subsp. pseudoplantarumLb. paracasei subsp. paracaseiLb. cellobiosusLb. delbrueckii subsp. bulgaricusLb. delbrueckii subsp. lactisLb. fructivoransLb. helveticus subsp. lactisLb. hilgardiiLb. kefiriLb. kefiranofaciens*Lb. kefirgranum sp. nov*Lb. parakefir sp. novLb. lactisLb. plantarumSTREPTOCOCCI/LACTOCOCCILactococci lactis subsp. lactis Lc. lactis var. diacetylactis Lc. lactis subsp. cremoris Streptococci salivarius subsp. thermophilus S. lactis Enterococcus durans

4

Page 5: Manual Kefir com leite.docx

Leuconostoc cremoris Leuc. mesenteroides YEASTS Kluyveromyces lactisKluyveromyces marxianus var. marxianusK. bulgaricusK. fragilis / marxianusCandida kefirC. pseudotropicalisC. rancensC. tenuisSaccharomyces lactisS. carlsbergensisSaccharomyces subsp. Torulopsis holmiiS. unisporusACETOBACTERAcetobacter aceti A. rasens

::. Consumo do Kefir .::

Se você não tem o hábito de consumir o kefir, então comece aos poucos: PRIMEIRA SEMANA - comece com 100ml 1 vez ao dia. SEGUNDA SEMANA - aumente para 200ml 2 vezes ao dia. TERCEIRA SEMANA - aumente para 200ml 3 vezes ao dia.

::. Vai viajar? Armazene o seu Kefir .::

Coloque os seus grãos de kefir no DOBRO DE LEITE que vc estava costumado a usar, se preciso utilize um frasco maior.Feito isso armazene seu kefir na geladeira, onde poderá ficar por até 7 dias sem ser feita a troca do leite.

::. Meu kefir fermentou muito e ficou como um queijo, como faço para poder coar? .::

Apenas acrescente aos poucos mais leite, em temperatura ambiente, e mexa suavemente até perceber que está líquido o suficiente para poder ser coado com facilidade. Lembrando que leite quente pode matar o kefir.

::. E se eu tiver outras dúvidas que não encontrei resposta neste manual? O que fazer? .::

Envie sua pergunta para: [email protected](não esclarecemos dúvidas por telefone)::. Receitas com Kefir Real do Leite .::

DANONINHO DE KEFIR MILK

1 lata de leite condensado 2 latas de creme de leite gelado s/soro ou 2 cx de creme de leite gelado 1 copo de kefir de leite 1 xícara. de morangos algumas gotas de anilina comestível vermelha (opcional se quiser que fique mais vermelho) algumas gotas de essência comestível de morango (se quiser um sabor mais ativo) Bater tudo no liquidificador colocar em potinhos com tampa e levar à geladeira.

Batida de vida

5

Page 6: Manual Kefir com leite.docx

Esta é uma bebida realmente revigorante e energética, cheia de nutrientes importantes. Imagine como será começar o dia assim!

Os batidos de fruta com kefir são uma agradável forma de ingerir em maiores quantidades estes alimentos que, freqüentemente, são pouco apreciados por crianças e adultos.A fruta é rica em vitaminas antioxidantes, minerais, tem fibra e muita água. Fornece ainda boa quantidade de hidratos de carbono, pelo que é uma excelente bebida para repor a energia, seja no início do dia ou como lanche a meio da tarde.

O kefir contribui com proteínas, cálcio e uma grande quantidade de bactérias benéficas para os seus intestinos.

Ingredientes (3-4 pessoas):

0,5 l de kefir Uma banana grande 250 g de morangos Uma laranja grande e sumarentaPreparação:

1º Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador, até obter uma bebida cremosa.

Sugestão

Polvilhe com sementes de linho (linhaça) e, se for muito guloso (e não estiver a fazer uma dieta com restrição calórica), junte uma colher de sobremesa de mel.

Cream-Cheese de Kefir Real

Ingredientes: - Kefir de leite

Deixe o Kefir fermentar por 24 horas, e coe normalmente (os grãos de kefir vão para outro leite novo) Pegue uma peneira grande e de furos bem pequenos e coloque sobre uma panela que caiba na geladeira. Despeje dentro desta peneira o kefir coado (somente o líquido sem os grãos). Coloque à noite e pela manhã o resultado será um queijo cremoso e delicioso, que ficará retido na peneira. Pegue esse queijo que ficou na peneira e tempere à gosto, pode usar sal, orégano, azeite, etc... Pode-se comer puro, ou com bolacha salgada, com torradas, com pão... Pode usar até em outras receitas que

utilizam queijo ricota.

http://graosdekefir.yolasite.com

6