MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE...

13
MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO A EQUIPEL assegura ao proprietário deste aparelho garantia de 01 ano contra qualquer defeito de peça ou de fabricação desde que, a critério de seus técnicos autorizados, se constate falhas em condições normais de uso do aparelho. A reposição de peças defeituosas e execução de serviços decorrentes desta garantia, somente serão realizados nas localidades onde a EQUIPEL mantiver oficinas e/ou serviços autorizados. Nas demais localidades as Despesas de Transporte do aparelho e/ou técnico correm por conta do cliente. Extinção da Garantia Pelo decurso normal do prazo de validade. Pelo mau uso dos equipamentos e/ou por ter sido ligado de maneira incorreta. Por danos causados por agentes da natureza (raios ou descargas elétricas). Por danos causados por acidentes. Termo de Garantia 1 EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Transcript of MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE...

Page 1: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE DETECÇÃOE ALARME DE INCÊNDIO

A EQUIPEL assegura ao proprietário deste aparelho garantia de 01 ano contra qualquer defeito de peça ou de fabricação desde que,a critério de seus técnicos autorizados, se constate falhas em condições normais de uso do aparelho.A reposição de peças defeituosas e execução de serviços decorrentes desta garantia, somente serão realizados nas localidades ondea EQUIPEL mantiver oficinas e/ou serviços autorizados.Nas demais localidades as Despesas de Transporte do aparelho e/ou técnico correm por conta do cliente.

Extinção da Garantia

Pelo decurso normal do prazo de validade.Pelo mau uso dos equipamentos e/ou por ter sido ligado de maneira incorreta.Por danos causados por agentes da natureza (raios ou descargas elétricas).Por danos causados por acidentes.

Termo de Garantia

1EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Page 2: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

INTRODUÇÃO

A Central de Detecção e Alarme de Incêndio modelo ECAI STANDARD fabricada pela EQUIPEL, é do tipo Convencional Supervisionado,podendo receber informações de Detectores Automáticos, Acionadores Manuais, Válvulas de Fluxo e outros aparelhos chamados dedispositivos de Entrada, e pode enviar alimentação para dispositivos de alarme como Sirenes Eletrônicas, Avisadores Áudio e Visuais,Contatores, e outros, chamados de dispositivos de Saída.

Tanto os dispositivos de entrada como os dispositivos de saída serão do tipo convencional, sendo que estes deverão atender ospadrões de tensão e de consumo, determinados pelas especificações técnicas da central.

As informações de Alarmes enviadas pelos dispositivos de entrada (sinal de Fogo e sinais de Avaria), são apresentadas na central atravésde Led`s, e também por informações escritas em um painel de acrílico fixado a central, sendo que todas as informações estão escritas emportuguês, e de fácil compreensão.

A central é o coração do sistema, informando todos os eventos ocorridos instantaneamente, como falta de energia elétrica, problemas nabateria, problemas na alimentação dos detectores, supervisionando todos os dispositivos instalados, e coordenando todas as ações dealarmes previstas na sua configuração.

Permite ao operador visualizar todas as indicações necessárias nos eventos de Fogo ou Defeito, identificando cada elementoindividualmente, mediante uma placa de setores que pode conter 20, 40 ou 64 setores.

É extremamente importante que as pessoas envolvidas com o projeto, desenvolvimento, instalação, manipulação e manutenção de todo osistema, tenham o conhecimento do funcionamento da central e de seus dispositivos de entrada e de saída (acionadores, detectores,sinalizadores, etc...).

A correta instalação e as manutenções periódicas evitaram com que ocorram problemas como disparos em falso, e interferências externasque podem comprometer assim um perfeito funcionamento do sistema, e a integridade dos ocupantes do local de instalação.

Os equipamentos foram desenvolvidos com base nas normas Brasileiras (NBR 9441), para execução de sistemas de detecção e alarmes deincêndio, onde se encontra também as informações para a sua correta instalação.

2EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Page 3: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

Produtos

* Em conformidade com as normas nacionais *

Modelo Ecai Standard

Tensão da rede elétrica 127 ou 220 Vca

Tensão de flutuação 13,2 a 13,8 Vcc

Fusível de proteção da rede 0,5 A

Fusível de proteção (bateria) 7 A

Tipo de pintura Epóxi

Tipo de bateria Selada 12V/6 Ah

Tipo de fixação Sobrepor

Tipo de caixa Metálica

Dimensão 40 setores 445 X 360 X 73 mm

Dimensão 64 setores 445 X 420 X 73 mm

Peso 20 setores s/bateria 2.790 Kg

Dimensão 20 setores 315 X 355 X 73 mm

Corrente máxima de carga 600 mA

Fusível de proteção (detector) 5 A

Peso 40 setores s/bateria

Peso 64 setores s/bateria

3.290 Kg

3.725 Kg

Central de Alarme de Incêndio

Montadas em 12 Vcc com até 64 setores individuais, podem ser adquiridas com ou sem bateriaacoplada. Possui identificação visual e sonora de alarme e defeito.Carregador de bateria incorporado.Compatível com diversos modelos de detectores.

Cor Vermelha

Grau de proteção IP 20

FICHA TÉCNICA DA CENTRAL ECAI STANDARD

3EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Page 4: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

FUNÇÕES DAS CHAVES E LED´S

4EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Indicação Visual Led’s

Aceso, indica que a sirene dos acionadores equalquer outro dispositivo de saída está desabilitada.

Led Sirene Geral desligada:

Aceso, Indica que o equipamentoestá ligado em supervisão.

Led Sistema Ligado:

Aceso, indica que a chave pânico foi pressionadaou houve um disparo no acionador quebra vidro,detector automático ou qualquer dispositivo de entrada.

Led Fogo:

Aceso, indica falta de energia elétrica ou fusívelF1 de 0,5 A, (placa principal) esta queimado.

Led Falta de energia elétrica ou fusível:

Aceso, indica defeito na fiação dos detectores automáticosou fusível F3 de 5 Ah, (placa principal) esta queimado.

Led Defeito na Alimentação dos detectores:

Aceso, Indica problemas na Bateria(tensão baixa ou danificada).

Led Defeito na Bateria:

Chaves e Botões

Usado para fazer um disparogeral no sistema.

Pânico:

Usado para rearmar o sistema.Reset:

Serve para desligar o indicadorsonoro de defeito.

Bip Defeito:

Chave que desliga a sirene geral e oBip defeito é acionada.

Sirene geral:

Para inibir o aviso sonoro de fogo nosAcionadores/ Avisadores e qualquer outrodispositivo de saída, pressione o botãoSirene Geral.Este procedimento não silencia a centralque continuará em disparo.

Para silenciar a central desligue a ChaveLiga/Desliga na placa principal.Este procedimento deverá ser realizadosomente pelo técnico autorizado,

INDICAÇÃO SONORA.

A Central possui dois indicadores sonoros distintos para sinalizar “Defeito” e “Fogo”.

O indicador sonoro de será acionado nas seguintes falhas:

Quando: Faltar energia elétrica ou fusível F1 estiver queimado.Quando: Houver defeito na Alimentação dos detectores.Quando: Houver defeito na Bateria (tensão baixa ou danificada).Quando: O Botão da Sirene Geral estiver na posição desligado.

DEFEITO

O indicador sonoro de sinalizará quando:

Quando: For pressionado a chave Pânico.Quando: Houver disparo do acionador Quebra Vidro..Quando: Houver disparo do detector automático.ou quando qualquer outro dispositivo de entrada for ativado.

FOGO

ATENÇÃO!

A sirene interna dacentral esta localizada

nesta região

Page 5: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

Chave Seleção de Tom Trimpot Instatâneo / TemporizadoChave Liga/Desliga

Led Carga

Fusível F2

Fusível F1

Utilizada para ligar e desligar a Central.om a chave na posição liga, o led

sistema ligado permanecerá aceso.om a chave na posição desliga,

somente o carregador e a placa desetores permanecerão funcionando.

C

C

O Trimpot Tp2 ajusta o tempo de retardodo disparo geral.Pode ser ajustado para uma temporizaçãode 0 a 6 minutos.

Veja os procedimentos na próxima pagina.

Esta chave serve para alterar o tipode som das sirene dos acionadorestipo quebra vidro.Caso no local da instalação haja outrotipo de alarme com o som semelhanteao do alarme de incêndio, você podealterar o tipo de som pressionandoesta chave.

Atenção! somente para acionadoresconjugados modelo Equipel.

Aceso indica que a bateriaestá sendo carregada.Piscado indica que a mesmaatingiu o estado de flutuação13,2 à 13,8V.

Fusível de 7A de proteçãoda bateria.

Fusível de 0,5A de proteçãoda rede elétrica Ac.

Fusível F3Fusível de 5A de proteçãoda alimentação dos detectores.

ConectoresConectores para interligação dosequipamentos com a central.

Cuidado ao apertar os terminais,use uma ferramenta adequada.

Atenção!

PLACA DE SETORES

Led`s de fogo

Este Led indica qualo setor em alarme.

Conectores de ligação

Este conector serve para interligara placa de setores ao dispositivode entrada (Acionador, Detector etc).

Atenção! Cada conector correpondea 2 setores.

AJUSTES INTERNOS

5EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Page 6: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

1. Vidro do Acionador équebrado ou Detector

é acionado

2. Dispositivo de entrada.Envia um sinal para

a central.

3. Central emiti um sinalsonoro indicando Fogo

4. Setor correscondende acendeindicando o local onde

foi acionado

5. Todos os dispositivos de saídasão acionados imediatamente.

(dispara todas as sirenes,dispara todos sinalizadores

visuais, etc...

1. Vidro do Acionador équebrado ou Detector

é acionado

2. Dispositivo de entrada.Envia um sinal para a

central

3. Central emiti um sinalsonoro indicando Fogo

4. Setor correscondende acendeindicando o local onde

foi acionado

5. Todos os dispositivos de saída são acionados após o tempoajustado, esse tempo que pode variar entre 0 a 6 minutos.

(dispara todas as sirenes, dispara todos sinalizadoresvisuais, etc...)

6

AJUSTE MODO INSTANTÂNEO / TEMPORIZADO

MODO INSTANTANEO: A Central ajustada neste modo (TP2 NO ZERO) acionara todos os dispositivos de saída imediatamente após receberum sinal de entrada.

Exemplo 1 - passo a passo

MODO TEMPORIZADO: A central ajustada neste modo (TP2 AJUSTADO), acionara todos os dispositivos de saída depois de contar um tempopré-programado após receber um sinal de entrada.

Exemplo 2 - passo a passo

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected]

Page 7: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO

08 - Faça o ajuste do modo Instantâneo ou Temporizado.09 - Realize um teste geral do sistema.10 - Recoloque o painel interno da central. (cuidado com os botão).11 - Identifique os setores utilizando a cartela com nomes que acompanha a central.12 - Chame o responsável, e explique todo o funcionamento e procedimentos em caso de Alarme ou Falha.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Os fios para a Bateria devem ser de 2,5mm2 (máximo 10 metros), os demais podem ser de 0,75mm2(até, no máximo, 100 metros).Antes de conectar a Central na rede elétrica ou testá-la, conecte a bateria ao sistema, pois a Central nãofunciona sem ela e cuidado para não inverter a polaridade da bateria na Central.

Bip defeito acionado.

Após ligar a chave, a Centraldeve sinalizar o seguinte:

Led Sistema ligado aceso.

Led Falta de Energia elétricaou fusível aceso.

Caso sinalize outros eventos, consulte estemanual na parte “Eliminando Defeitos”.

Conecte a fiação dos equipamentosna central, conforme esquema

de ligação de cada um.

Instale os equipamentos, acionadores,detectores e outros aparelhos nos locais

determinados pelo projeto.

Fixar os Componentes

Coloque a chave liga/desligana posição liga.

Esta chave estainterna na

placa principal.

Somente o Led sistema ligado e o Ledem carga (interno) ficarão acesos.

Todas as outras indicações visuais devemestar apagadas.

Todas as indicações sonoras devemestar silenciadas.

Caso ocorra alguma anormalidaderevise a ligação, releia o manual erefaça os procedimentos acima.

Conecte a rede elétrica na Central.

Conecte os fios da bateria(respeitando a polaridade),

Passe toda a fiação em tubulação específicapara o sistema.Não use a mesma tubulação da rede elétrica.

Todas a emendas deve ser devidamente estanhadas(soldadas) para evitar mau contato.

Use fios ou cabo blindado de boa qualidade e nasespecificações determinadas pelo projeto.

Para ligações subterrâneas, use cabos com isolaçãoespecial.

Para fixa a central na parede, deve-seretirar o painel interno com cuidado.

A central deve ser instalada emlocal de fácil acesso e visualização.

Sempre que possível sob vigilânciahumana permanente.

Deve ser instalada seguindo sempreas especificações determinada no projeto.

Fixar a Central

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 7

Page 8: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 8

FUNCIONAMENTO

Sistema em Supervisão - LIGADO

Sistema em Alarme - FOGO

Sistema em Falha - DEFEITO

(pronta para sinalizar qualquer defeito ou alarme)

A central permanece ligada, somente o led verde de SISTEMA LIGADO, e vermelho de CARGA, permanecerá aceso na central.

Os acionadores deverão estar com o led verde de supervisão acesos.Os detectores deverão estar com seus led's de supervisão piscando.Qualquer outro dispositivo de entrada devera estar ligado, e em supervisão pronto para funcionar, em caso de emergência.

(sinalizando que houve um disparo de algum dispositivo de entrada, a central emitira três sinais)

Sinal será visual de fogo, sendo sinalizado através do led fogo.Sinal será visual no setor, indica em qual setor foi acionado.Sonoro de fogo, a central emitira o sinal exclusivo de fogo.

(sinaliza que houve algum defeito no sistema, colocando em risco seu funcionamento será emitido dois sinais).

Sinal sonoro, a central emitira um sinal exclusivo de defeito.Sinal visual, indicando através dos led's amarelos qual defeito que ocorreu, que podem ser quatro.

* Falta de Energia elétrica ou fusível queimado.* Defeito na alimentação dos detectores* Defeito na bateria* Sirene geral desligada

Obs. Note que a um sinal sonoro exclusivo para cada função de fogo ou defeito.

Page 9: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 9

O que fazer quando o Alarme dispara.

O Led acenderá indicando que algum dispositivo foi acionado.Fogo

Um bip de alerta soará no interior da Central.

O Led acenderá indicando o setor acionado.Setor

1)

2)

3)

193Se o Incêndio for confirmado, acione os Bombeiros eprossiga com os procedimentos de abandono do local.

(Apos o tempo pré-programado a Central dispara a sirene geral)

Verifique a origem do disparoe se é verdadeiro ou falso.

Se o disparo não for real, desligue a chave sirene geral,resolva o problema ou chame a assistência técnica. Sirene Geral

Liga

Desliga

verdadeiro

falso

Visualize o setor acionado

Fogo

Falta de energiaelétrica ou fusível

Defeito na alimentaçãodos Detectores

Sirene Geral desligada

Defeito na Bateria

Verifique a origem do defeito

Desligue a chave Bip defeito

Chame o técnico

PROCEDIMENTOS

Sistema Ligado

Reset

Bip defeito

Pânico

Sirene Geral

Defeito / FalhaLiga

Desliga

Liga

Desliga

Liga

Desliga

Reset

Pânico

Sirene Geral

Bip defeito

Usado para rearmar o sistema

Serve para desligar o indicador sonoro de defeito

Usado para fazer um disparo geral no sistema

Chave que desliga a sirene gerale o Bip defeito é acionado

ATENÇÃO! Nunca deixe a chave Sirene Geral desligada emantenha o sistema sempre funcionando perfeitamentefazendo as manutenções periódicas.

FUNÇÃO DAS CHAVES

Indústria Eletrônica

Fogo Fogo

I

N

C

Ê

N

D

I

O

Page 10: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 10

ELIMINANDO DEFEITOS

Defeito Intervenção

Led Falta de energia elétrica ou fusível não apaga

Led defeito na Alimentação dos detectores não apaga

Led defeito na Bateria não apaga

Led Setor não apaga

Led Sirene Geral desligada não apaga

Led supervisão do acionador não acende

Sirenes não disparam

Led Fogo não apaga

Sirene dos acionadores não toca

Central não acende nada

Sirene dos acionadores toca muito baixo

Bip de defeito não toca

Falta de energia elétrica na Central.Fusível F1 de 0,5 A queimado.

Fiação dos detectores automáticos em curto ou invertido.Fusível F3 de 5 Ah queimado.Bateria desconectada da central

Tensão baixa ou bateria danificada.

Acionador sem o vidro ou sem a tampa.Detector esta em alarme (fumaça ou temperatura)

Chave Sirene geral pressionada.

Fiação interrompida

Central no modo temporizadoChave sirene geral desligada

Verificar se o botão do acionador está pressionado.Verificar ligação do detector automático (o jumper deve estar na posição NA).Verificar se a chave pânico está pressionada.

Ligação incorretaChave sirene geral desligadaBuzzer não esta conectado nos terminais do acionador.

Chave liga desliga (interna),desligada.Fusível F2 queimado

Fiação muito longa (acima de 100 metros)Quantidade de acionadores acima da capacidade (ver esquema ligação dos acionadores).

Chave Bip defeito pressionada

Page 11: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 11

Diagrama Unifilar de conexão do Sistema

Rede Elétrica127 ou 220

Acionador2 led’s

Acionador1 led

CentralRepetidora

CaixaSó Chave

DetectoresAutomáticos

Sensorde Gaz

Chavede Fluxo

SinalizadorSonoro Visual

SinalizadorSonoro

DiscadorTelefônico

AparelhosElétricos

Lâmpadase Outros

Bateria

+ 12 Vcc- GND

BuzzerBuzzer- Gnd+ SudDiscCNA

Setor SetorSetor Setor Setor Setor

Setor

MÓDULO DE SIRENE

AMPLIFICADOR

Módulo de Sirene

LinhaExterna

- G

nd

Dis

cN

A

BuzzerBuzzer- Gnd+ Sud

BuzzerBuzzer- Gnd

- GndC

NA

- Gnd - Gnd+ Sud

- Gnd - Gnd

- Gnd

Disc- GndDisc

- GndDisc Disc

+ Bat.- Gnd+ Bat. C

NACNA

Page 12: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 12

Este tipo de ligação fica destinado,para quando a necessidade decomunicação entre duas centrais,e serve para indicar em uma central,que a uma outra central esta emmodo de disparo geral.

E

“A” “B”

“A”

“B”“A”

“B”

“A”“B”

xemplo:

Duas centrais foram instaladas emgalpões diferentes a Central

e a Central

Quando a central dispara geral(todas as saídas ativadas), acusa nacentral informando que a central

foi disparada.

Quando a central dispara geral(todas as saídas ativadas), acusa nacentral informando que a central

foi disparada.

Nota: geralAs centrais somente sinalizarão o disparo, quando esse for , e para isso recomendamos nesse tipo de ligação utilizar as duascentrais no modo instantâneo. A central utilizara um setor para sinalização da outra central.

Observações importantes:

- Cada central deve possuir sua bateria individual.- Todos os alertas e sinalizações, de defeito na bateria, falta de energia, fogo, etc..., ficam individuais para cada central.- A distancia entre as duas centrais não deve ultrapassar 100 metros.- Cada central devera ter um setor disponível para ser feita a interligação.- Todos os dispositivos de entrada (acionadores,detectores,etc...) e saída (sirenes, sinalizadores,etc..), ficam exclusivos de cada central.- Os Bornes (terminais) 'C' e 'NA' das duas centrais devem estar disponíveis.

220 127 0V + BAT - BAT - BAT +DET DISC C NA BUZZER + SUD 220 127 0V + BAT - BAT - BAT +DET DISC C NA BUZZER + SUD

Central A Central B

Liga no Setor Liga no Setor

Esquema de Ligação entre Centrais Ecai Standard

Page 13: MANUAL TÉCNICO DA CENTRAL E DO SISTEMA DE …instalteccomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/01/centralincend... · Central de Alarme de Incêndio Montadas em 12 Vcc com até 64

Esquema de Ligação entre Central e sub-central Ecai Standard

Central Principal

220 127 0V + BAT - BAT - BAT +DET DISC C NA BUZZER + SUD 220 127 0V + BAT - BAT - BAT +DET DISC C NA BUZZER + SUD 220 127 0V + BAT - BAT - BAT +DET DISC C NA SIRENE + SUD

220 127 0V + BAT - BAT - BAT +DET DISC C NA BUZZER + SUD

Liga no Setor

Sub-Central 1 Sub-Central 2 Sub-Central 3

Atenção!

O limite máximo para ligaçãode Sub-Centrais vai dependerde quantos setores estiverem

disponíveis na Central principal.

C NA C NA C NA

EQUIPEL - Rua Gustavo Zimmermann, 6550 Cep: 89063-000 - Blumenau SC (47) 3323-5200 - [email protected] 13

Esse tipo de ligação fica destinado paraquando a necessidade de ter variascentrais sendo monitoradas por umaúnica central.

Exemplo:

Em um condomínio de 5 blocos, foraminstaladas 5 centrais uma em cada bloco,são as sub-centrais.Na portaria foi instalado uma central,para monitorar as sub-centrais.Essa é a central principal.

Quando qualquer uma das sub-centraisdisparar geral, acusara na centralprincipal, qual sub-central disparouindividualmente. Mas não acusarao setor da sub-central.

Nota:

Observações importantes:

* C* T

* A

* T

* O

* R

* O

a central principal sinalizara o disparo de uma sub-central,somente quando esse for um disparo geral.

A central principal utilizara setores para sinalizar as sub-centrais.A central principal também pode receber, dispositivos de entradae saída como sirenes, acionadores, detectores, etc...

ada central deve possuir sua bateria individual.odos os alertas e sinalizações, de defeito na bateria, falta de

energia, fogo, etc..., ficam individuais para cada central.distancia entre as sub-centrais e a central principal não deve

ultrapassar 100 metros.odos os dispositivos de entrada (acionadores,detectores,etc...)

e saída (sirenes, sinalizadores,etc..), ficam exclusivos de cadacentral.

s conectores 'C' e 'NA' de todas as sub-centrais devemestar disponíveis.

ecomendamos nesse tipo de ligação utilizar todas as centraisno modo instantâneo.

limite de sub-centrais fica limitada a quantidade de setoreslivres na central principal.