Mãos

3
Mãos Por que é tão importante termos cuidados com elas? Lesões nas mãos e dedos correspondem a um grande número de acidentes. Muitas vezes não nos damos conta da importância das mãos no nosso dia-a-dia. Por serem tão solicitadas em nossas atividades diárias, as mãos são as partes do corpo mais expostas aos riscos de acidentes. Por isso tudo devemos estar sempre atentos para evitá-los. Por que proteger? o Suas mãos são preciosas, são suas ferramentas naturais, com elas você segura, empurra, etc. As mãos são os olhos dos cegos e voz dos mudos. o Você só tem duas, elas são importantes para o seu sustento e o de sua família. o Elas são frágeis e estão expostas a riscos diariamente, arestas cortantes, facas, etc.; são inimigos de mãos desatentas. o Não existem mãos de reserva, elas nunca serão encontradas no almoxarifado para reposição. Nada as substitui completamente. o A mão é a região do corpo mais lesionada por acidentes. Qualquer ferimento limita as suas mãos. Portanto, a segurança de suas mãos, está em suas MÃOS Onde estão os riscos? o Apanhado entre um equipamento/carga móvel ou potencialmente móvel e outra fixa; o Partes móveis de equipamentos desprotegidos ou Acesso Zero não garantido; o Queimaduras: materiais quentes ou frios e produtos químicos; o Manuseio de ferramentas de corte ou utilização de martelos/marretas; o Contusão, corte, fratura ao tentar apanhar um objeto que cai; o Uso de adornos na área de trabalho (anéis, pulseiras, relógios folgados, etc.) EPI o Para manuseio de quaisquer objetos/cargas/equipamentos é essencial a utilização correta da luva de segurança e que seja compatível com o risco da tarefa; o Utilize os EPI´s corretamente e reporte à chefia imediata e/ou profissionais de Segurança do Trabalho situações em que a luva utilizada não fornece a proteção adequada ao risco da tarefa executada. Dinâmicas

description

mãos

Transcript of Mãos

Mos Por que to importante termos cuidados com elas?Leses nas mos e dedos correspondem a um grande nmero de acidentes. Muitas vezes no nos damos conta da importncia das mos no nosso dia-a-dia. Por serem to solicitadas em nossas atividades dirias, as mos so as partes do corpo mais expostas aos riscos de acidentes. Por isso tudo devemos estar sempre atentos para evit-los.

Por que proteger? Suas mos so preciosas, so suas ferramentas naturais, com elas voc segura, empurra, etc. As mos so os olhos dos cegos e voz dos mudos. Voc s tem duas, elas so importantes para o seu sustento e o de sua famlia. Elas so frgeis e esto expostas a riscos diariamente, arestas cortantes, facas, etc.; so inimigos de mos desatentas. No existem mos de reserva, elas nunca sero encontradas no almoxarifado para reposio. Nada as substitui completamente. A mo a regio do corpo mais lesionada por acidentes. Qualquer ferimento limita as suas mos. Portanto, a segurana de suas mos, est em suas MOSOnde esto os riscos? Apanhado entre um equipamento/carga mvel ou potencialmente mvel e outra fixa; Partes mveis de equipamentos desprotegidos ou Acesso Zero no garantido; Queimaduras: materiais quentes ou frios e produtos qumicos; Manuseio de ferramentas de corte ou utilizao de martelos/marretas; Contuso, corte, fratura ao tentar apanhar um objeto que cai; Uso de adornos na rea de trabalho (anis, pulseiras, relgios folgados, etc.)EPI Para manuseio de quaisquer objetos/cargas/equipamentos essencial a utilizao correta da luva de segurana e que seja compatvel com o risco da tarefa; Utilize os EPIs corretamente e reporte chefia imediata e/ou profissionais de Segurana do Trabalho situaes em que a luva utilizada no fornece a proteo adequada ao risco da tarefa executada.

DinmicasDinmica: Foi enrrolado uma fita adesiva nas mos dos colaboradores, e a pedido da tcnica de segurana, foi mandado que estes se conseguissem, segurassem alguns objetos. Moral da dinmica: a importncia de nossas mos.

Dinmica da Integridade

Esta dinmica tem o objetivo de fazer com que os colaboradores percebam a importncia da integridade fsica atravs da restrio do uso das mos.

Material:

Fita adesiva, caneta e 3 folhas de papel.

Como fazer: 1. Pea at 3 voluntrios no grupo; 2. No primeiro voluntrio passe fita adesiva no polegar(1) e indicador(2) do dedo direito - pea que pegue uma folha de papel e dobre 4 vezes; 3. No segundo voluntrio passe fita adesiva na mo direita toda (1 a 5) pea que desamarre e amarre os cadaros dos sapatos; 4. No terceiro voluntrio passe fita adesiva no indicador(2) e dedo mdio(3) pea que escreva seu nome numa folha de papel.Discusso: Pea para o grupo comentar sobre as dificuldades de fazer tarefas simples com a restrio de movimentos de dedos e/ou da mo. Aps encerre salientando a importncia da integridade fsica e de como um acidente pode causar dificuldades em nossas atividades mais simples

http://pt.slideshare.net/EvertonSilva8/dss-proteo-para-as-mos