Mapa das Ideias em Catálogo

16
MAPA DAS IDEIAS EM CATÁLOGO THINK OUTSIDE THE BOX REDE DE CONHECIMENTO IDEIAS SÃO RELAÇÕES

description

Mapa das Ideias em Catálogo

Transcript of Mapa das Ideias em Catálogo

Page 1: Mapa das Ideias em Catálogo

MAPA DAS IDEIAS EM CATÁLOGOTHINK OUTSIDE THE BOX REDE DE CONHECIMENTO

IDEIAS SÃO RELAÇÕES

Page 2: Mapa das Ideias em Catálogo
Page 3: Mapa das Ideias em Catálogo

ÍNDICE

∆ A Mapa das Ideias _ 2

∆ Exposições _ 3

∆ Serviço de Mediação Cultural _ 4

∆ Materiais Pedagógicos _ 5

Maletas e Caixas das Ideias _ 6

Roteiros Pedagógicos _ 7

Jogos _ 8

Flanelógrafos _ 9

∆ Formação _ 10

∆ Amigos da Mapa das Ideias _ 12

MAPA DAS IDEIAS

Avenida do Brasil, 165-A2735-676 S. Marcos

Tel.: 21 4262650 | 21 4263212

Tmv.: 96 8902260 | 93 5274596

Fax: 21 4264428

Email: [email protected] www.mapadasideias.pt

Page 4: Mapa das Ideias em Catálogo

A MAPA DAS IDEIAS

A Mapa das Ideias foi criada em Novembro de 1999, com o objectivo de construir um espaço para a rea-lização de experiências e projectos na área da cultu-ra, do património e da cidadania. O ponto de partida sustentou-se na ligação destas três áreas: não pode existir um exercício activo e completo de cidadania sem conhecimento. Ao longo dos anos, a Mapa das Ideias conseguiu afirmar-se como uma empresa dedicada à criação de conteúdos. Esta é a primeira área de especia-lização, que se centra numa competência rara: a ca-pacidade de recolher, gerir e assimilar informação dispersa e em diferentes formatos e meios, criando um discurso inteligível.Esta “inteligibilidade” é multidimensional nos ob-jectivos, conceito e formato da mensagem. Com-porta factos, objectos visuais, emoções e valores, que permitem um contacto efectivo com o público. Porque comunicar é “pôr em comum”, questões como identidade, memória e a formação do gosto são tra-balhados com grande pormenor.

THINK OUTSIDE THE BOXEste é o nosso exercício diário, juntan-do peças de um lego virtual, sempre diferente. Trabalhando conteúdos, tocamos em pessoas, fomentamos memórias e afectos. Criamos públi-cos de hoje e para o amanhã.

Page 5: Mapa das Ideias em Catálogo

EXPOSIÇÕES

A Mapa das Ideias cria e produz exposições, asso-ciando temas relevantes e actuais a suportes e con-ceitos expositivos inovadores.Reunindo todas as competências numa equipa mul-tidisciplinar, entre investigadores, museólogos e designers, apresenta-se uma abordagem global, de-senhada tanto para exposições permanentes, tem-porárias ou mesmo itinerantes. Incluem elementos estáticos, quiosques multimédia e outros tipos de suportes e pontos de interacção que permitam uma fruição plena do conteúdo em exibição, sempre ad-equada aos diferentes públicos-alvo.

O conceito de exposição é ele próprio reinventado, através de soluções criativas e inovadoras.

3

TRÁFICO DESUMANOExposição criada para o Observatório do Tráfico de Seres Humanos, compos-ta por painéis em MDF, com aplicações em vinil, integrando elementos áudio e multimédia. Foi ainda criada uma peça escultórica alusiva ao tema.

VIVA A REPÚBLICA...! EM DIGRESSÃOCom o objectivo de visitar mais de 100 municípios, foi criada para a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República uma exposição itinerante. Através de uma viatura adaptada, o visitante é convidado a conhecer a história da I República através de painéis, qui-osques multimédia e episódios virtuais.

DARWIN NA ESCOLAA partir do conceito da exposição mais pequena do mundo sobre o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, foi criada para a Vodafone uma exposição portátil, composta por painéis em papel adaptáveis a qualquer espaço, um filme multimédia e outros suportes peda-gógicos de apoio. Com este inovador formato, foi possível chegar a mais de 300 escolas e cerca de 110 mil alunos.

Page 6: Mapa das Ideias em Catálogo

SERVIÇO DE MEDIAÇÃO CULTURAL

Aspecto significativo da educação, as visitas aos museus não só mostram as muitas e variadas for-mas da nossa cultura material, como também dão a conhecer diferentes abordagens de temática social, filosófica ou espiritual. Neste âmbito, o outsourcing constitui uma inestimável mais-valia, preservando sempre o conhecimento como fulcro da acção.

Um plano de acção educativa multidisciplinar me-lhora a experiência da visita numa lógica de fruição multidimensional. Um serviço de mediação cultural à medida da sua missão, sem constrangimentos or-ganizacionais, capitalizando sempre as políticas de marketing e de comunicação. Uma parceria permite que uma entidade mais pequena e mais ágil seja um mediador eficiente e atento, criando riqueza in-telectual, afectiva, com claros benefícios económi-cos para o Museu ou congénere.

SERVIÇO DE EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO TRAJEAtravés de uma parceria, foi criado um programa de dinamização da colecção, do edifício e do parque, em regime de outsourcing, que contempla visitas jogadas e de pormenor, oficinas temáti-cas, projectos de continuidade, férias escolares e festas de aniversário.

DOMINGOS ALEGROConsiderando que a animação cultural não está só nos museus, foi con-cebido um projecto para dinamizar as tardes de Domingo no Centro Co-mercial Alegro, em Alfragide. Em 2010, as actividades centraram-se nas Artes Plásticas e nas Profissões e, para 2011, os temas escolhidos são as Invenções e a exploração das diferentes técnicas de expressão artística.

EXPO CELEBRAR OEIRASPara comemorar os seus 250 anos, a Câmara Municipal de Oeiras organi-zou uma exposição sobre a história do município. À Mapa das Ideias coube a criação e dinamização do programa educativo que se centrou nos conceitos de identidade, memória e celebração. Este programa, composto por visitas guiadas e oficinas temáticas, foi de-senhado para o público adulto, familiar e escolar.

Page 7: Mapa das Ideias em Catálogo

5

MATERIAIS PEDAGÓGICOS

Os projectos desenvolvidos pela Mapa das Ideias enquadram-se num contexto de ligação entre Cul-tura e Património como tecnologias de identidade e de memória, que podem contribuir activamente para uma vivência mais rica. Esta riqueza não se re-duz à fruição artística e cultural, mas a um momento memorável e a uma maior ligação – intelectual, emo-cional e afectiva – a tudo o que nos rodeia enquanto cidadãos.As edições pedagógicas consistem num conjunto de instrumentos audiovisuais ou multi-sensoriais, relacionados com determinada temática, podendo assumir diferentes suportes e formatos – roteiros e livros, maletas pedagógicas, caixas das ideias, jo-gos, entre outros.O princípio de comunicação é bastante simples: através de objectos tangíveis podem discutir-se conceitos e temas, oferecendo âncoras de apren-dizagem. Permitem aumentar a notoriedade e criar relações afectivas, graças ao manuseamento de peças e ao envolvimento em actividades.

Page 8: Mapa das Ideias em Catálogo

MALETA DA HISTÓRIAEsta ferramenta pedagógica, criada para a Câmara Municipal da Moita, po-tencia o conhecimento do património edificado e identidade da freguesia de Alhos Vedros. Diferentes níveis de significado, assim como o cruzamento muito fino com o currículo escolar, levaram à exploração de temas tão diversos como a azulejaria, a relação entre função e desenho na arquitectura religiosa, a importância do rio nas ac-tividades económicas, entre outros.

MALETAS E CAIXAS DAS IDEIAS

As Maletas Pedagógicas são ferramentas de comu-nicação e de educação muito importantes. Repre-sentaram, durante décadas, a única forma do Museu sair verdadeiramente do seu edifício, transportando artefactos e réplicas do acervo que permitiam a dis-cussão dos temas e dos valores envolvidos na sua colecção. Consistem, por isso, num conjunto de ob-jectos, edições, suportes audiovisuais ou multi-sen-soriais, relacionados com determinada temática.Pode libertar-se dos limites físicos e dos constrang-imentos inerentes à comunicação institucional, po-dendo viajar a solo para escolas e instituições, vi-vendo de forma independente como representante de determinada temática, colecção ou instituição.

As Caixas de Exploração (ou de Ideias) são um con-ceito original, de mediação cultural, criado pela Mapa das Ideias. O seu objectivo é oferecer um con-junto de objectos e materiais de apoio que permi-tam o desenvolvimento de actividades em contexto de educação formal, não-formal e informal.Estes instrumentos pedagógicos têm ainda a van-tagem de ser transversais, podendo ser atribuídos a agrupamentos de escolas, existindo um guia que explica o seu enquadramento nos diferentes níveis e temas curriculares. Permitem que a mensagem pos-sa ser apreendida sob diferentes formatos, à medida da sensibilidade e das expectativas de cada “desco-bridor”. Deste modo, permite uma descoberta global, e ao mesmo tempo, profundamente individualizada.

CAIXA DE IDEIAS DO PÃOExplorando as fases do ciclo do pão, desde a sementeira dos cereais até à fabricação do alimento, esta ferramenta pedagógica permite ainda dar a conhecer junto do público escolar diferentes objectos que ilustram as técnicas que lhe estão associadas, bem como o papel que desempenhou na dieta alimentar das populações ao longo dos anos.

CAIXA DE IDEIAS DAS ARTES VISUAISValorizando a experimentação como técnica de aprendizagem, nesta caixa cruzam-se os artistas, as técnicas e os materiais como forma de expressão criativa. Tendo como ponto de partida a observação de diferentes reproduções de obras de arte, o público escolar põe a mão na massa, ao explorar os estranhos objectos guardados nesta caixa.

Page 9: Mapa das Ideias em Catálogo

7

ROTEIROS PEDAGÓGICOS

O Roteiro Pedagógico pretende funcionar como um instrumento de trabalho para o docente ou educa-dor, oferecendo um leque de materiais distintos – que serão seleccionados em função dos objecti-vos, sensibilidades e faixas etárias – e contribuir para um planeamento eficaz da visita ao museu, ao abordar a sua temática na sala de aula, antes desta se efectuar.De forma a cumprir este objectivo, reúne inúmeras sugestões de actividades, que permitem explorar intensivamente a colecção, o tema e o espaço, du-rante a visita. No regresso à escola, o processo de aprendizagem ganha um novo fôlego, com a propos-ta de fichas de trabalho e outras actividades, que podem aprofundar a temática do espaço visitado ou explorar assuntos paralelos e complementares.Aliando as componentes cognitiva e afectiva, podem também ser criadas personagens, que funcionem como âncoras do espaço museológico na imagina-ção e conhecimento dos jovens visitantes.

Esta ferramenta educativa procura fomentar uma relação afectiva entre os visitantes e o espaço mu-seológico ou patrimonial, que ultrapasse o momento da visita.

PAISAGENS DO TRAJENeste roteiro pedagógico, para do-centes do Ensino Básico e Secundário, encontrará os conteúdos necessários para preparar a visita ao Museu Na-cional do Traje. Uma primeira parte é dedicada ao Museu e, numa segunda, encontrará as ferramentas necessárias para a preparação de actividades em sala de aula, assim como fichas de tra-balho online. O programa educativo é dedicado a diferentes escalas de análise, adapta-das às exigências do currículo escolar, explorando como o traje acompanha as relações do Homem com o Mundo.

PASSE, CIDADÂO!Para potenciar um maior envolvimento da comunidade escolar, foi criado para a exposição Passe, Cidadão!, comemorativa do centenário da República, um roteiro pedagógico, destinado a docentes e alunos do Ensino Básico e Secundário.Esta ferramenta educativa permite a preparação prévia dos temas que serão abordados durante a visita. Para além de propostas de actividades transdisciplinares, são ainda disponibilizados textos sobre os conteúdos da exposição, entre outros recursos pedagógicos.

LIVRO DO PÃOEste roteiro, concebido para a ex-posição O Ciclo do Pão da Câmara Mu-nicipal da Moita, oferece materiais ped-agógicos capazes de construir pontes entre as memórias do pão. Através de actividades transdisciplin-ares e lúdicas, promove-se a apreensão do universo do pão, estimula-se o gosto pelo conhecimento e contribui-se para o envolvimento afectivo da criança e do jovem com a sua comunidade.

Page 10: Mapa das Ideias em Catálogo

JOGOS

Porque a brincar também se aprende, a Mapa das Ideias cruza a fronteira entre ‘entretenimento’ e ‘educação’ e desenvolve jogos que servem de supor-te pedagógico a visitas e ateliers temáticos. Estes jogos transpõem a informação para um contexto amigo e permitem criar um ambiente informal, des-pertando o interesse pelo conhecimento e criando chaves para a interpretação.O conteúdo e o formato de cada jogo é especificamente pensado e elaborado para responder às característi-cas do espaço e objectivos de cada instituição.Ultrapassando os limites convencionais, estes jogos personalizados possibilitam uma abordagem atrac-tiva a temas, por vezes complexos, e transformam a visita numa experiência memorável.

Produzidos, geralmente, em formatos de grandes dimensões, estes jogos permitem o envolvimento tanto dos participantes como de espectadores e in-cute o valor do trabalho de equipa.

MISTÉRIO EM OEIRASNo âmbito do projecto educativo desen-volvido para a Expo Celebrar Oeiras, foi criado o jogo (tipo cluedo) Mistério em Oeiras, em formato gigante. Crianças, jovens e famílias desvendaram o pas-sado, o presente e o futuro de Oeiras, proporcionando momentos lúdicos e de aprendizagem criativa.

JOGO DA GLÓRIAQue melhor nome para descrever a epopeia protagonizada por Pedro Álvares Cabral no achamento do Brasil? Este jogo gigante nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Santarém, no âmbito de uma semana cultural do concelho.O jogo estrutura-se de acordo com: a cronologia da viagem (conjugando as casas de azar com os maus momentos – tempestades, mortes); a própria carta de Pêro Vaz Caminha; actividades para dinamizar o trabalho em grupo.

DOMINÓ DO PÃODominó do Pão foi integrado nos mate-riais de atelier da exposição O Ciclo do Pão, comissariada pela Câmara Munici-pal da Moita.O jogo foi construído a partir de ima-gens das várias fases, técnicas e instru-mentos ligados ao ciclo do pão, desde a sementeira até à fabricação deste alimento, para ser utilizado em atelier, durante as visitas guiadas à exposição.

Page 11: Mapa das Ideias em Catálogo

FLANELÓGRAFOS

Os flanelógrafos inserem-se num mundo cada vez mais sensorial. Do ponto de vista pedagógico, são o resultado do desenvolvimento de teorias da apren-dizagem construtivista e teoria mediada: a criança é a principal construtora da sua própria aprendizagem. Aprender é modificar os conceitos prévios, tornan-do-se o educador, um mediador da aprendizagem (arquitecto do conhecimento). Desta forma, a apren-dizagem é mediada entre iguais, democratizando-se.Acreditamos que esta democraticidade do processo educativo é demasiado importante para ser ignorada. Por isso aprofundámo-la, adaptando-a a determina-dos contextos temáticos, tornando-a uma experiên-cia intensa, gratificante e sempre única. Os nossos flanelógrafos têm um grande potencial, enquanto ponto de encontro entre o currículo formal e a ver-tente lúdica da educação, vendo ambos como eixos estruturantes de aprendizagem e formação pessoal.

Extremamente versáteis, os flanelógrafos per-mitem que se contem e recontem histórias comuns, sempre de forma original, adaptando-se às exigên-cias de cada criança.

9

CASTELO MEDIEVALDesafie as suas crianças a contar esta história! Este flanelógrafo, composto por várias personagens e animais, remete para o dia-a-dia de um mercado, nomeada-mente para as profissões existentes, em plena época medieval. O cenário desta feira é o mágico Caste-lo de Óbidos.Dimensões: 150x85cmN.º de peças: 29

BIODIVERSIDADEA biodiversidade é um excelente tema para contar histórias e criar enre-dos! Este flanelógrafo, compostos por seres humanos, animais, plantas e setas destacáveis, permite conhecer e estabelecer as diferentes cadeias alimentares. Dimensões: 64x50cmN.º de peças: 42

CORPO HUMANOPasso a passo, vamos descobrir como é o corpo humano com este flanelógrafo. Aqui apresentam-se os vários sistemas do corpo humano: circulatório, diges-tivo, respiratório, entre outros.Dimensões: 77x27cmN.º de peças: referente a cada sistema

Page 12: Mapa das Ideias em Catálogo

FORMAÇÃO

A Mapa das Ideias tem uma grande experiência em serviços educativos e em projectos com os públicos, no âmbito da Cultura e do Património.Desde 2003, tem desenvolvido pontualmente ac-ções de formação especializada, direccionadas para os profissionais dos Museus e da Cultura.A ideia de uma comunidade de conhecimento foi o motor para o nosso plano de formação 2010-2011. Através de parcerias com instituições públicas e privadas, a nossa oferta multiplicou-se, graças à ex-traordinária qualidade dos nossos formadores. Para potenciar a comunicação e a troca de experiên-cias entre diferentes técnicos e instituições, ultra-passando os obstáculos geográficos, a Mapa das Ideias aposta também no lançamento de cursos em plataformas e-learning ou ciclos de formação de curta duração, com o duplo objectivo de assegurar o desenvolvimento de competências específicas num contexto dinâmico, aliado a preços acessíveis.

As acções de formação da Mapa das Ideias podem ser adaptadas a contextos específicos, aliando a consultoria.

MUSEUM MEDIATORSA Mapa das Ideias aposta na internacionalização do curso de Mediação Cultural. O nosso objectivo é formar 100 mediadores a nível europeu: Lisboa, Junho de 2011; Bruxelas, Novembro de 2011; Barcelona, Feve-reiro de 2012; e, Roma, Junho de 2012.Este projecto envolve 4 parceiros europeus e uma equipa de 10 for-madores com forte formação académica, a par dos autores de textos e artigos para o Museum Mediation Handbook que está a ser preparado, articulando os meios online com formação em sala.

CICLO CURTASO Ciclo Curtas foi criado com o duplo objectivo de assegurar o desenvolvi-mento de competências específicas num contexto dinâmico, aliado a um preço acessível. Acções de formação tão diversas como Contas comigo? Ofi-cina de narração oral, com ou sem livro, Mediar Públicos com Necessidades Ed-ucativas Especiais, Design para Todos, Comunicar Cultura com Jornalistas! e Escrita Criativa são algumas das pro-postas da Mapa das Ideias.

Page 13: Mapa das Ideias em Catálogo

11

MEDIADORES CULTURAISEste curso de longa duração, especial-mente dirigido a todos aqueles que desejem desenvolver um projecto ou uma carreira nos serviços educativos, comunicação e relação com os públicos na área da Cultura, trabalha o conceito de mediador cultural dentro da sua filosofia inclusiva, de diálogo entre diferentes comunidades e contextos culturais e sociais. Através deste curso, ganha-se um conhecimento teórico e prático nas vertentes envolvidas na relação entre públicos e instituições. A equipa de formação é multidiscipli-nar, aliando uma grande experiência nas respectivas áreas e uma sólida forma-ção teórica.

Page 14: Mapa das Ideias em Catálogo

AMIGOS DA MAPA DAS IDEIAS

Queremos que se torne parceiro da Mapa das Idei-as, partilhando projectos, descobertas e críticas.Assim, descubra as vantagens:

SERVIÇO DE EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO TRAJE

∆ Descontos nas actividades para o públi-co adulto (conferências, cursos, oficinas, eventos).∆ Descontos nas actividades para famílias ao fim-de-semana.∆ Descontos nas férias no Museu (5 - 15 anos).∆ Entrada gratuita com o grupo escolar.∆ Roteiro de actividades na marcação da actividade, enviado por correio. Aqui en-contra propostas de trabalho que permitem a contextualização no currículo escolar.

MATERIAIS PEDAGÓGICOS

Caixas de IdeiasSe pretende encomendar uma Caixa das Ideias, efectue uma subscrição através do email [email protected]. Logo que atingirmos as 20 encomendas, daremos início à sua produção.

Preço por caixa: 150,00€ (a este valor acresce o IVA à taxa legal em vigor).

FORMAÇÃO

Têm direito a desconto, participantes e ins-tituições que cumpram uma das seguintes condições. Os descontos não são acumuláveis.

∆ 20%, Mediadores culturais certificados pela Mapa das Ideias;∆ 10%, instituições que inscrevam mais de que um participante;∆ 10%, museus que participaram no Inquérito Mapa 2009;∆ 10%, convidou outro participante, usu-fruindo ambos deste desconto.

Page 15: Mapa das Ideias em Catálogo
Page 16: Mapa das Ideias em Catálogo