Mapas topográficos e geológicos

12
5º Período de Eng. de Minas – FINOM Mapas Topográficos e Geológicos Prof. Márcio Santos Material extraído e traduzido de: Fault Analysis Grooup – School of Geological Sciences at University College of Dublin (http://www.fault-analysis-group.ucd.ie/ )

description

Concepção e elaboração de mapas topográficos e mapas geológicos. Aula para o 5.o Período de Engenharia de Minas da FINOM.

Transcript of Mapas topográficos e geológicos

Page 1: Mapas topográficos e geológicos

5º Período de Eng. de Minas – FINOM

Mapas Topográficos e Geológicos

Prof. Márcio Santos

Material extraído e traduzido de:

Fault Analysis Grooup – School of GeologicalSciences at University College of Dublin

(http://www.fault-analysis-group.ucd.ie/)

Page 2: Mapas topográficos e geológicos

Introdução ao Mapa Topográfico

• Curvas de nível conectam pontos de igual

altura sobre a superfície da Terra acima de um

determinado nível de referência,

normalmente o "nível do mar". As curvas de normalmente o "nível do mar". As curvas de

nível são frequentemente subparalelos uns

aos outros e a projeção da sua distância

horizontal (vertical) em um mapa é uma

função do declive (gradiente) da superfície.

Page 3: Mapas topográficos e geológicos

Nos esquemas abaixo são mostrados a secção transversal (isto é, um corte vertical) ao longo da linha A - B e um

gráfico que ilustra a inclinação da superfície de uma ilha.

Page 4: Mapas topográficos e geológicos

Introdução à Direção e Mergulho

• Usam-se direção e mergulho para descrever a orientação de um plano. A direção é a intersecção desse plano com um plano horizontal imaginário. Lembre-se - a interseção de dois planos é uma linha.

• O ângulo entre o plano horizontal e de acamamento (medido em uma secção perpendicular à direção) é o mergulho.

• O diagrama da esquerda, a seguir, ilustra o plano do • O diagrama da esquerda, a seguir, ilustra o plano do acamamento e seu mergulho (verdadeiro), α, que é de 40 graus no sentido S, e sua direção, que é de 90 graus, ou seja, EW.

• O ângulo β é a diferença entre a direção da camada e a direção da seção vertical. No lado direito do diagrama, βé inferior a 90 graus e o ângulo de inclinação, quando medido na secção oblíqua, é agora menor que o verdadeiro mergulho.

• Este ângulo α‘ é o mergulho aparente.

Page 5: Mapas topográficos e geológicos

O ângulo β é a diferença entre a direção da camada e a direção da seção vertical. No lado direito do diagrama, β é inferior a 90 graus e o ângulo de inclinação, quando medido na secção oblíqua, é agora menor que o verdadeiro mergulho. Este ângulo α‘ é o mergulho aparente.

Page 6: Mapas topográficos e geológicos

Introdução aos contornos estruturais

• Em Geociências contornos estruturais - como o nome sugere - são curvas que ligam pontos de igual altura acima de um nível dado, que estão contidos dentro de uma estrutura (camada, discordância, dobra, falha ...). (camada, discordância, dobra, falha ...).

• Contornos estruturais e contornos topográficos (curvas de nível) são semelhantes, no sentido de que eles são curvas que unem pontos de igual altura acima de um nível de referência.

Page 7: Mapas topográficos e geológicos

O diagrama de blocos abaixo ilustra os contornos estruturais de uma

superfície perfeitamente plana (azul). Note-se que os contornos

estruturais são: (i) as linhas retas, (ii) paralelas uma à outra e (iii)

igualmente espaçados. Estas três características são as características

fundamentais dos contornos estruturais de uma estrutura planar!

Page 8: Mapas topográficos e geológicos

• Estruturas geológicas nem sempre são planas. Uma família muito comum de estruturas são as dobras. O diagrama a seguir mostra uma camada dobrada e seus contornos estruturais.

• Os contornos estruturais exibem características que são muito diferentes em comparação com o diagrama de uma camada planar.

• Você vai notar que os contornos estruturais são paralelos entre si (embora esta seja uma exceção e não uma regra para as camadas dobradas!), que é típico de dobras para as camadas dobradas!), que é típico de dobras cilíndricas sem caimento.

• Outra característica dos contornos estruturais é que (i) o seu espaçamento varia e (ii) as suas altitudes variam progressivamente em ordem descendente a ascendente ou vice-versa.

• Esta mudança sistemática para cima e para baixo nas elevações dos contornos estruturais é a principal característica das camadas dobradas!

Page 9: Mapas topográficos e geológicos

Contornos estruturais de uma camada dobrada

Page 10: Mapas topográficos e geológicos

Introdução ao Mapa Geológico

• Depois de definir os contornos topográfico e estrutural, podemos agora cruzar estes dois contornos de modo a obter o mapa geológico. Voltemos à nossa ilha (slide 3) e para definirmos a geologia na seção transversal (veja o diagrama no slide a seguir). o diagrama no slide a seguir).

• A ilha é composta por duas formações (calcário e arenito), que estão mergulhando 40 graus em direção ao oeste (a direção de camada é NS). Usando a construção mostrada logo abaixo (os contornos estruturais estão marcados com linhas vermelhas), podemos obter o mapa geológico.

Page 11: Mapas topográficos e geológicos
Page 12: Mapas topográficos e geológicos