Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

12
Conexidade Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XIII - No 102 - Março / Abril 2010 Palavra Episcopal Coordenações recebem Capacitação Liderança regional recebe instruções para implementar plano de ação, baseado em técnicas de gestão. Pag. 04 “Jesus quer dizer que se a nossa psique (alma, compreensão, inteligência, etc) seguir os ensinos de Deus, então veremos tudo com o olhar que Deus tem para este tudo”. Pag. 02 Mulheres dos seis distritos da REMNE participam de capacitação à distância

description

Compartilhar Pastoral dos meses de Março e Abril de 2010

Transcript of Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Page 1: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Conexidade

Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XIII - No 102 - Março / Abril 2010

Palavra Episcopal CoordenaçõesrecebemCapacitação

Liderança regionalrecebe instruções paraimplementar plano de ação,baseado em técnicas degestão.

Pag. 04

“Jesus quer dizer que se anossa psique (alma,compreensão, inteligência,etc) seguir os ensinos deDeus, então veremos tudocom o olhar que Deus tempara este tudo”.

Pag. 02

Mulheres dos seis distritos da REMNE participam de capacitação à distância

Page 2: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abril 01

EXPEDIENTESede da Região Missionária doNordesteRua Desembargador GóesCavalcante, 331, Parnamirim52060-140 - Recife – PEFone: (81) 3202 [email protected]://remne.metodista.org.br

Órgão oficial da Região Missionáriado Nordeste (REMNE) da IgrejaMetodista, com edição bimestral.

Marisa de Freitas Ferreira

Marcus Vinicius Brandão Costa

Episcopisa

Administrador da Sede Regional

Editora e Jornalista responsável

Editoração Eletrônica

Patrícia Monteiro C. MendesDRT [email protected]

Luís Augusto C. MendesDRT 1956-PB

EDITORIAL

www.metodista.org.br/remnehttp://remne.metodista.org.br

Acesse e fique bem informado/a

Parabéns pelo Compartilhar "on line", muito bemfeito, ilustrado, escrito. Notícias significativastiveram manchete: consagração e ordenação;curso de gestão; Sombra e Agua Fresca; amensagem da bispa;visitação evangelística emhospital...Continue o Senhor a inspirar e abençoaro trabalho de toda a equipe.Com o meu carinho pastoral,Bispo Nelson - Editor Nacional de No Cenáculo

PARABÉNS! Realmente você expressou com aalma!! É como se você estivesse ali conoscocaminhando em cada enfermaria , em cada leito...Estou orgulhosa não só pela matéria, masprincipalmente em ver o trabalho da igreja localsendo divulgado de forma dinâmica e criativa!

Muito bom Patrícia e Luís, o trabalho de vocês.Isto é o que precisamos mostrar: envolvimento,dinamismo e amor no que fazemos.Deus os abençoe,

Parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo,está maravilhoso, que o Senhor continueabençoando as obras de suas mãos. Um grandeabraço.

Grato pelo envio do Compartilhar Pastoral on line.Apreciei a leitura e os relatos que o boletimapresenta. Grato pelo registro do meu aniversário.

Vitória Régia Cavalcanti – IM em Parnamirim, RN

Marcus Vinicius – Sede Regional

Amparo Freitas – IM Central em João Pessoa, PB

Josué Adam Lazier – Bispo Honorário

Conexidade é uma das marcas do metodismo. Esteconceito traduz a iniciativa do Centro Otília Chaves, emparceria com aopromover a I Capacitação Nacional à Distância. No Nordeste,o evento foi realizado pela Federação de Mulheres daREMNE, em torno do tema “Mulher, Bíblia e Cidadania”.

Como nos mostra a reportagem de capa, não faltaramengajamento, unidade e disposição para o serviço. Da Bahiaao Ceará, todos os distritos envolveram-se na Capacitação,acolhendo a web conferência com entusiasmo e visão! “Àdistância” foi apenas o método empregado, porque oaconchego e o estar - junto/a foram as marcas dessesencontros, realizados via satélite em 51 localidades de todo oBrasil.

E por falar em mulher, ela também foi alvo dehomenagens e reflexões, a propósito do dia 8 de março.Algumas igrejas aproveitaram a data para lançar um olharespecial sobre assuntos relevantes, como a violênciadoméstica.

Esta edição do Compartilhar Pastoral também destacamais uma fase do Treinamento sobre Gestão, aplicado para ascoordenações regionais. Você confere uma entrevista com oconsultor Sebastião Castro, que explica como os princípios daBíblia oferecem suporte para a gestão no contexto da igreja.

Com a visão voltada para o crescimento, a liderança daREMNE tem investido na capacitação, a fim de buscaralcançar resultados que reflitam as ênfases de auto-governo,auto-proclamação e auto-sustento da Região. A bispa MarisaFerreira, em sua palavra, esclarece como deve ser estecrescimento e, a partir do exemplo de Neemias, reforça aimportância de tudo enxergarmos a partir do olhar de Deus.Seus olhos, que repousam sobre nós, agucem a nossa visão,a fim de vislumbramos a realidade que nos cerca e nossosdesafios como igreja com os olhos do coração...

Patrícia Monteiro, editora

a Confederação Nacional de Mulheres,

Espaço do/a leitor/aCom que olhos você vê?

Page 3: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abri 02

FRUTIFICAR IIIOUVIR E VER (NE 1:1-4)

Por Marisa FerreiraEpiscopisa da REMNE

PALAVRA EPISCOPAL

Na pastoral anterior vimosque a convicção do que queremosleva-nos a atitudes concretas. Muitomais isto é verdadeiro quantonossas convicções são geradaspela fé no Unigênito Filho de Deus,sob a ação do Espírito Santo.

O/a metodista, e emespecial o/a nordestino/a, sabe quea missão que Cristo lhe confiou é oseu alvo de vida. A Igreja é umacomunidade missionária, que sedispõe a servir tal como Jesus ofez. Para cumprir esta tarefa Deusdeu-nos esta visão: “Cadametodista um/a missionário/a, cadalar uma igreja.”

Queremos crescer, terautonomias de governo e desustento da missão. No anopassado crescemos num índice de12,7% (quase treze por cento).Deus tem sido fiel e temacrescentado vidas ao seurebanho. Aleluia!

Mas não nos contenta sóganhar mais pessoas para Jesus –queremos vê-las desenvolvendo-seem todas as áreas de suas vidas. Emais: queremos ver o metodismofazendo diferença em todas asáreas do Nordeste: política,educacional , econômica, social...Queremos crescer em sabedoria,estatura e Graça diante de Deus edas pessoas.

Por isto no último ConcílioRegional a REMNE priorizouaprofundar-se nas Escrituras, paracrescer com solidez. Sendo assim,todos/as estudaremos o livro deNeemias, tomando como exemplo areconstrução dos muros deJerusalém, liderada por ele. Talcomo Neemias queremos nos valerdo que acontece ao nosso redor,

queremos colocar-nos ao dispor deDeus, queremos ir até onde se deua destruição e queremos serinstrumentos de RESTAURAÇÃO.

Neemias nos dá umexemplo glorioso de dispor-se àmissão. Temos muito que aprendercom ele no desafio missionário quetemos às mãos: construir aautonomia da REMNE.

Quem foi Neemias? – Umjudeu, filho de Hacalias(1:1) e irmãode Hananias (7:2). Seu nome emhebraico significa Deus consola.Quando a Babilônia dominouJerusalém tomou o povo comoescravo. Depois o Império Persadominou a Babilônia e manteve opovo judeu escravo. Neemias era,pois, um judeu, escravo do reipersa Artaxerxes, o Longânimo.Nesta época o Rei passava oinverno no palácio persa da cidadede Susã (uma das residênciasreais). Em 445 a.C. (antes de Cristonascer) Neemias foi feitogovernador (Ne 2:1).

Data: provavelmente no ano445 A.C. Tudo começou no mês dequisleu – ou seja, em novembro /dezembro do nosso calendário, novigésimo ano do reinado deAraxerxes.

Neemias estavarelativamente bem: escravo de altoescalão, sempre junto ao Rei,alimentando-se, morando edormindo bem. Estava em uma“zona de conforto”. Porém, no mêsde novembro/dezembro de 445 a.C., recebeu a notícia: “Neemias,aqueles que não tinham morrido evoltaram para a província de Judápassam por grande necessidade...Os estrangeiros que moram ali porperto os desprezam. As muralhasde Jerusalém ainda estão caídas eos portões queimados...” (Ne 1:3BLH).

Que notícias desesperado-ras. O sofrimento dos judeus eraimenso. Agora Neemias já souberada verdade e sofria com ela. Elemesmo diz: “...eu me sentei echorei.”

A atitude de Neemias frenteao sofrimento de seus/suascompatriotas é o nosso primeirodestaque deste livro. Ao ouvir asmás notícias ele não apenas asouviu , mas também as “viu” comos olhos da alma.

Olhos são um dos órgãosdos sentidos humanos. Sãoestruturas apropriadas pra captarimagens externas e conduzi-las atéo cérebro. Chegando ao cérebro asimagens são registradas,interpretadas e “compreendidas”.Isto significa que:

a) Não basta ter olhos parase ver. É preciso haver todo umconjunto de informações para que oque é visto faça sentido.

b) Mesmo quem não temolhos pode ver. Se uma pessoa édeficiente visual ela não deixa dever aquilo que não é visto mas queé falado, é tocado, é interpretado.Tanto é assim que há cegos/as queescrevem, que pintam, quedesenham, que são atores/as, quesão pastores/as... Bem disse Jesus:“os olhos são a lâmpada do corpo;se os teus olhos forem bons todo oteu corpo será bom, mas se a luzque há em ti forem trevas, que

I. O que queremos

II. Crescimento, governo esustento

III. Firmando o crescimento

IV. Neemias.

V. Notícias de lá

VI. Olhando ao redor

Page 4: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abri 03

PALAVRA EPISCOPALgrande trevas serão” Mt.6:22, 23).Jesus quer dizer que se a nossapsique (alma, compreensão,inteligência, etc) seguir os ensinosde Deus, então veremos tudo como olhar que Deus tem para estetudo. Em decorrência nosso corpoagirá segundo este modo divino deenxergar e tomará decisões quesão boas. Aí o corpo é bom. Porémse a nossa psique está em trevas(desvios da visão divina para o quese vê) então as ações serãotambém trevas. Por isto o quecontamina o ser humano não é oque entra pela boca, mas o que saida boca (palavras, interpretações,perjúrios, juízos malignos, etc) -Saint Exupéry disse algosemelhante: “Só se vê bem com ocoração.” Não basta ver: énecessário ver com sentimentosque procedam do trono de Deus.Leia este comentário do poetaRubem Alves:

¹

Neemias ouviu as más notícias e asolhou com o coração. Ficou tãosensibilizado que se assentou echorou com o sofrimentodaqueles/as a quem nem conhecia,mas amava. E daí em diante

(veremos nas próximas pastorais)desencadeou-se todo um processomaravilhosos de reconstrução dosmuros de Jerusalém.

Você tem ouvido notícias dasua rua, do seu bairro da suacidade? E do Brasil? Você podelistar as más notícias? São muitas,isto é certo! Como você ( e toda aIgreja) tem reagido a estasnotícias? O que o Espírito de Deusdiz sobre estas más notícias? Oque Jesus orienta a fazer diantedelas?

Como cumprir a missãodivina em meio a estascircunstâncias? Que Deus nosauxilie! Na próxima pastoraltrataremos do tempo de sentar echorar frente às notícias dedestruição e morte.

Ver é muito complicado. Istoé estranho porque os olhos, de todos osórgãos dos sentidos, são os de maisfácil compreensão científica. A suafísica é idêntica à física óptica de umamáquina fotográfica: o objeto do ladode fora aparece refletido do lado dedentro. Mas existe algo que nãopertence à física. William Blake sabiadisso e afirmou: A árvore que o sábiovê não é a mesma árvore que o tolo vê.Sei disso por experiência própria.Quando vejo os ipês floridos, sinto-mecomo Moisés diante da sarça ardente:

ali está uma epifania do sagrado. Masuma mulher que vivia perto da minhacasa decretou a morte de um ipê queflorescia à frente de sua casa porque elesujava o chão, dava muito trabalho paraa sua vassoura. Seus olhos não viam abeleza. Só viam o lixo... Há muitaspessoas de visão perfeita que nadavêem. Não é bastante não ser cego paraver as árvores e as flores, não bastaabrir a janela para ver os campos e osrios , escreveu Alberto Caieiro,heterônimo de Fernando Pessoa. O atode ver não é a coisa natural. Precisa seraprendido... Há um poema no NovoTestamento que relata a caminhada dedois discípulos na companhia de Jesusressuscitado. Mas eles não oreconheciam. Reconheceram-nosubitamente: ao partir do pão, seusolhos se abriram... Alberto Caieirodisse haver aprendido a arte de ver comum menininho, Jesus Cristo fugido docéu, tornado outra vez criança;eternamente: A mim, ensinou-me tudo.Ensinou-me a olhar para as coisas.Aponta-me todas as coisas que há nasflores, mostra-me como as pedras sãoengraçadas quando a gente as tem namão e olha devagar para elas.”

VII. Ouvindo e vendo comoNeemias

VIII. Conclusão

Em Cristo,Bispa Marisa de Freitas Ferreira

ReferênciasBíblia Na Linguagem de Hoje; de EstudoAlmeida; a Bíblia da Mulher.Stott, John – A Bíblia toda, o ano todo,devocionário, Editora Ultimato Viçosa,MG, 2006.CHAMPLIM, R.N., O Antigo TestamentoInterpretado Versículo por Versículo,Editora Hagnos, São Paulo, SP, 2ª edição,2001, vols 3 e 7.¹ Texto da internet, extraído da seção“Sinopse”, jornal Folha de São Paulo,versão online, publicado em 26/10/2004.

FEJOREM promove campanhapara o Congresso Nacional de Jovens

real) na urna mensalmente, ou, depreferência, todos os domingos. Ofim da Campanha será no dia 17 deMaio de 2010. O valor deverá serrecolhido pelo/a secretário/a distritalde jovens e enviado à Tesouraria daFEJOREM.

Mais informações:(81) 3272.9164 / 8627.7219;[email protected][email protected]

Colaboração: Hilton Jorge e DeniseFreitas, da diretoria da FEJOREM

A Federação de Jovens daREMNE começou a mobilização

para o Congresso Nacional deJovens. O evento vai acontecer

de 3 a 6 de junho de 2010, naUniversidade Metodista de

São Paulo (Campus RudgeRamos, São Bernardo do

Campo).O objetivo da

Campanha é ajudar noscustos de inscrição e

transporte. A proposta éestimular cada membro da igreja

a doar a quantia de R$ 1,00 (hum

Page 5: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abri 04

Coordenações participam de treinamento sobre gestão

CAPACITAÇÃO

Depois da Coream e dos/asuperintendentes distritais, chegou a horadas coordenações, departamentos,assessorias, federações e ministériosespecíficos participarem do curso de“gestão por processos para resultados”. Otreinamento ocorreu de 26 a 28 de março,na Sede Regional, em Recife (PE), com apresença da bispa Marisa Ferreira.

O treinamento tem como instrutor oirmão Sebastião Castro, membro da IgrejaMetodista no Rio de Janeiro, com largaexperiência em consultoria empresarial.

A primeira etapa do curso foiaplicada em outubro de 2009, a segundaem fevereiro de 2010 e a terceira ocorreuno mês passado, com as coordenaçõesregionais.

O consultor lembrou o foco docurso: “o método da gestão é amplo,universal e aplicado para alcançarresultados. Nosso fim é expandir o reino deDeus no Nordeste”, destacou.

À luz de Mateus 6. 22,23, a bispaMarisa reforçou a importância de o/a líderhabilitar seu olhar para enxergar além darealidade que o/a cerca, lembrando queDeus fez tudo, inclusive a poesia, cominspiração, sendo absoluto em toda Suaobra.

Além de receberem suporte teóricoacerca do método de gestão utilizado paraalcance das metas de planejamento emelhoria, as lideranças regionaistrabalharam na elaboração de seus planosde ação. Ao fim do encontro, o desafio deaplicar o método e apresentar os resultadosque contribuam para o auto-sustento, auto-governo e auto-proclamação da IgrejaMetodista no Nordeste. “Todos/as têmagora a tarefa de casa de concluir odesdobramento do plano de ação até onível dos distritos e coordenaçõesregionais”, finalizou o irmão SebastiãoCastro.

Segundo Castro, os planos de açãodevem ser elaborados até a primeiraquinzena de abril para consolidação eapreciação pela bispa e Coream até o finaldo referido mês.

O objetivo é elaborar plano deação que reflita a expansão doReino no Nordeste

Lideranças trabalharam na elaboração de seus planos de ação

Conhecimento sobre gestão a serviço do Reino de Deus

Todos/as unidos/as pelo crescimento da REMNE

Page 6: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abri 05

“Planejamento, determinação, ousadia”

CAPACITAÇÃO

Princípios da Bíblia inspiram o método de gestão aplicado pelo consultorSebastião Castro

Membro da Igreja Metodista emBotafogo (RJ), Sebastião Castroatua como consultor sênior,implementando projetos emempresas dos setores privado epúblico. Castro tornou-se parceiroda REMNE desde o ano passado,assessorando a bispa Marisa,COREAM e Grupo Gestor naformulação do plano de autonomiada Região. Na entrevistaconcedida ao CompartilharPastoral, Castro explica como osprincípios da gestão empresarialpodem ser aplicados aos objetivosde crescimento da REMNE.

– APalavra de Deus funciona comoinspiração nos cursos que osenhor tem ministrado?

Compartilhar Pastoral

Sebastião Castro - Tenho meditadomuito nas palavras de Deus,associando-as com os princípios degestão que tenho praticado na vidasecular, verificando que muitos destesprincípios estão contidos em nossomanual de referência, a Bíblia, e queuma vez aplicados atendem àsorientações e determinações do Senhorpara aqueles que o temem. Cito abaixodois exemplos:a) Temos uma passagem em Êxodo 18,na qual Deus usa o sogro de Moiséspara orientá-lo a fazer uso de umprincípio de gestão, que foi fazer umaestrutura organizacional do povojudeu, com gestores capazes,comprometidos, tementes a Deus, detal forma que os problemas seriamdesdobrados em partes e a soluçãodestas partes deveriam ocorrersegundo a capacidade de cada grupoem resolvê-los, ficando para ele,Moisés, os mais complexos.b) A orientação de Deus a Josué paraconduzir o povo judeu na conquista daTerra prometida (Josué 1), em que osobjetivos devem ser alcançados a partirdo cumprimento de regras (a Lei),planejamento, determinação, ousadia,coragem e com a sabedoria de que oSenhor é com aqueles que estão comEle.

– Como os princípios dagestão empresarial podem seraplicados no contexto da Igreja eda REMNE, sobretudo no que serefere à proposta de autonomia daRegião?

CP

Castro - Os princípios da gestãoempresarial são perfeitamenteaplicáveis à Igreja e à REMNE, poisestas constituem instituições quandovistas sob o contexto dasociedade.Dizemos no meioempresarial que gerenciar é controlar.A REMNE para atingir seu auto-sustento e, por conseqüência, suaautonomia, necessita destesmecanismos de controle. A partir deseu planejamento estratégico jáelaborado, estamos desdobrando-o em

planos e metas até o nível de operaçãodos seus distritos, igrejas,congregações, pontos missionários ecoordenações, de modo que seráformado um conjunto integrado deações elaboradas que, uma vezexecutadas, acompanhadas emonitoradas com os mecanismos degestão empresarial em implantação,certamente a REMNE vai alcançar oauto-sustento e autonomia desejados.

- Os membros da COREAM eos/a SD´s serão os/a responsáveis porgarantir o gerenciamento dos planoselaborados pelas diversas entidades quecompõem a REMNE. Eles/ascoordenarão sua elaboração,acompanhamento e análises dosresultados das ações que serãoexecutadas ao longo do ano,identificando desvios e propondo açõesde correção, de forma que toda a Regiãoestará sendo direcionada para objetivosdefinidos e focados nos resultadosdesejados e acordados por todos.

– O treinamento é o mesmo jáministrado aos SD´s e COREAM emoutubro/novembro do ano passado, queconsistiu em fazer o desdobramento dasmacro-estratégias desenvolvidas noPlanejamento Estratégico da REMNEem planos de ações de médio e curtoprazo, focados nos resultadosnecessários para alcance do auto-sustento da REMNE. Eles/asreceberam, também, instruções de comotratar a rotina do dia a dia em suascoordenações, de forma que seusresultados contribuam de forma efetivapara os objetivos de auto-sustento, auto-governo e auto-proclamação daREMNE.

– Depois do treinamentorecebido, que tarefas os/asuperintendentes distritais e aCOREAM têm pela frente e comoimplementá-las?

– O treinamento para aliderança regional, aplicado emmarço de 2010, tem o mesmoenfoque daquele ministrado paraSD´s e COREAM.

CP

CP

Castro

Castro

Sebastião Castro

Page 7: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abri 06

REPORTAGEM ESPECIAL

Capacitação Nacional reúne mais de 250 mulheres nosdistritos da REMNE

Um dia para marcar a história e a memóriada mulher metodista. 20 de março foi a dataescolhida para a I Capacitação Nacional àdistância. A iniciativa da Confederação deMulheres e do Centro Otília Chaves, com o apoioda UMESP, mobilizou todos os distritos daREMNE. Do Ceará à Bahia, mais de 250 mulheresde várias idades participaram da web conferência.

A Federação de Mulheres da REMNEenviou representantes e monitores/as paraconduzir as atividades nos seis distritos, contandoainda com a participação de pastoras e pastoresda Região. Durante o encontro foram eleitas asnovas secretárias distritais de mulheres para obiênio 2010-2011.

O resultado foi um trabalho integrado queencheu de alegria irmãs e irmãos de todo oNordeste. Confira, abaixo, o relato das atividades.Veja também as fotos que registram o evento nosdistritos.

“A Capacitação Nacional foi um sucessono distrito NE I (igreja Central de Fortaleza),contamos com a participação das mulheres detodas as igrejas da capital e de algumas igrejas dointerior do Estado. Tivemos mais de 40 mulheres,que repartiram o pão juntas no café da manhã,louvaram a Deus na devocional dirigida pela SDRosa juntamente com as presidentes dassociedades locais, interagiram, mandandomensagens para a faculdade Metodistadebateram e discutiram sobre a palestra doprofessor Milton Schwantes, comentando o quetinham aprendido.”

“A cidade de Vitória da Conquista (BA), nodistrito III, recebeu com muita alegria a primeiracapacitação à distancia, com representantes detodas as Igrejas e congregações do distrito. Alémda capacitação sobre cidadania, tivemosmomentos de louvor,adoração e um momentocom a Federação, onde as mulheres escolherama nova secretária distrital, sendo eleita a irmãEdna Rocha. Foi um dia muito proveitoso, poisnão só aprendemos, mais despertamos para otema, e pudemos passar um dia revendo amigas efazendo amigas.”

“Tivemos mais de 60 mulheres

Distrito I

Distrito III

Distrito IV

Pr. Emerson Valente – Coordenador da Corec

Maria do Amparo B. de Freitas, vice-presidente daFederação de Mulheres

“Nós temos que estar sempre participando dessesencontros porque é muito importante para as nossasvidas. [...] A começar nas nossas casas, [nós temos que]exercer a cidadania”, Lidja Maria Silva Conserva, da IMem Muribeca-SE.

Distrito Nordeste I

Distrito Nordeste II

Distrito Nordeste III

Page 8: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

REPORTAGEM ESPECIAL

Março / Abri 07

participando, na igreja Central de CampinaGrande, muitas vieram de muito longe, comoas mulheres de Rio do Fogo (RN), quesuperaram as dificuldades para marcarpresença neste momento histórico; estavamtambém as mulheres de Natal, Parnamirim,João Pessoa, Malvinas, Campina Grande eJardim América. Um dos momentos queemocionou a todas, foi o depoimento de umadas irmãs que trabalha com confecção derede, e um trabalho de dois dias, ela produziuem um dia para não perder o Encontro! Abandinha da igreja esteve o tempo todoanimando a turma, contagiando a todas nóscom a sua coreografia e alegria!”

“No Distrito NE V, mulheres das IgrejasMetodistas em Aporá-BA, Aracaju-SE eMuribeca-SE estiveram reunidas na IM Centralem Aracaju. O evento iniciou com um café damanhã, às 8h, e seguiu com palestras sobre atemática da Bíblia e Cidadania. Cerca de 40mulheres e alguns homens participaram daprogramação. A pastora Lucília Fernandes,assessora da Federação de Mulheres, dirigiualguns momentos do evento juntamente com aSecretária Distrital (SD), Railenita BarretoPinto, que organizou todo o evento, contandocom o apoio das sociedades. Tambémestavam presentes a pastora Mara Pedro e opastor Augusto Piloto. Além das conferencias,houve um almoço, lanche e momentosdevocionais, marcados por muita animação.Também foi levantada uma oferta para aFederação de Mulheres e houve ainda aeleição da nova SD, a irmã Maria LúciaFernandes, da IM em Aporá.”

Vitória Régia, secretária da Federação de Mulheres

Ministério de Comunicação – IM Central emAracaju

Distrito V

Distrito VI“Contamos com a participação das

mulheres de diversas igrejas do distrito, no totalde 63 mulheres. Começamos nossaprogramação com uma devocional, para, logoem seguida, participarmos de uma dinâmica. Àtarde também tivemos um momento muitoabençoado com a ativa participação dasmulheres falando sobre o tema da cidadania.Foi um dia muito abençoado, pois além departiciparmos da capacitação pudemos nosconfraternizar, conhecer novas irmãs em Cristo,ouvir testemunhos edificantes, aprender umascom as outras. Terminamos este momentoparticipando da ceia do Senhor. A nossagratidão a Deus, à Confederação de Mulheres eao Centro Otilia Chaves pela parceria realizada,e os frutos colhidos.”Almerinda Frota, presidente da Federação deMulheres da REMNE

“As mulheres são mais do que vencedoras”,

“Foi um encontro maravilhoso”,

compartilhou a irmãMarice Ferreira de Araújo, da IM em Aporá-BA.

Maria Inês Oliveira Ramos, IMem Santos Dumont, Aracaju-SE.

Distrito Nordeste IV

Distrito Nordeste V

Distrito Nordeste VI

Page 9: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Dia Internacional da Mulher inspirahomenagens, encontros e reflexões

Colaboração: Amparo Freitas e pr.Emerson Valente

Mulheres promotoras da paz

O Dia Internacional daMulher, 8 de março, foi comemoradoem algumas igrejas na Região, comum tempo de reflexão, debate e festa,tudo dedicada às irmãs.

No sábado, 6 de março, foirealizada uma “grande celebração”na Igreja Metodista em Parque SãoJosé (Fortaleza, CE). A festa teve aparticipação de dezenas de mulheresda Igreja do Parque São José e deLeste - Oeste, que compõem oCircuito II, além de irmãs convidadasda comunidade e de outras igrejas.

Brincadeiras, distribuição debrindes, sorteio de uma cesta básicae a entrega de rosas artesanais comolembranças marcaram aprogramação. Para encerrar a noite,os homens das duas igrejas (ParqueSão José e Leste Oeste) serviram,com alegria, um delicioso jantar,como forma de abençoar ehomenagear as mulheres.

A Sociedade de Mulheres daIM Central de João Pessoa (PB)também fez uma programação pra láde especial, com a participação de

Março / Abri

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

mais de 70 mulheres. “O que nósmulheres estamos fazendo em prolde tantas mulheres que sofrem abusopsicológico?” Foi com o desejo deentender melhor esta e outrasquestões que a sociedade localresolveu trabalhar o tema: “Mulherespromotoras da paz”, tendo comopalestrante a psicóloga RosanePontes.

De acordo com a presidenteda sociedade local, Amparo Freitas, otema foi discutido com muitasabedoria, destacando questões

08

como violência doméstica e ajuda àsmulheres que sofrem este mal.

“Pensamos que era hora defalar sobre este assunto -EDUCAÇÃO e PREVENÇÃO. Porisso, trouxemos à memória a lei Mariada Penha em favor da mulher.Precisamos estar atentas e beminformadas, tanto em nível pessoalquanto comunitário, visando ajudaroutras mulheres a superarem suasdificuldades, pois é através dainformação que estas mulheresdescobrem os seus direitos enquantomulher, mãe, esposa e cidadã”,destaca Amparo.

Palavra da bispa “na rede”

A bispa da REMNE, Marisa Ferreira,também aproveitou o “DiaInternacional da Mulher” para redigirum texto em homenagem às mulheres,tendo como pano de fundo questõesque envolvem toda a sociedade. Oartigo “Um presente para a mulher...epara a humanidade”, de autoria dabispa, ganhou destaque nos sites daREMNE, da Igreja Metodista, daconceituada revista cristã Ultimato, nojornal Folha da Bahia on line e aindano site da Igreja Presbiteriana doJardim América, de Goiânia. Para lero artigo acesse:http://www.ultimato.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&categoria=3&registro=1247

IM no Parque São José (Fortaleza, CE)

Alegria no partir do pão - IM João Pessoa, PB

Page 10: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Comunhão foi a marca do retiro de carnaval da IM dos Guararapes, PE

Acampamento.Este ano 7pessoasentregaramsuas vidas aJesus”,comemora o pr.Samuel Luiz. Eledisse ainda que cerca de 160pessoas participaram doAcampamento 2010.

Em Salvador, a IgrejaCentral reuniu-se para um retiro decarnaval em Monte Gordo, litoralnorte do Estado, partilhandomomentos de comunhão, oração eestudo da Palavra. Em Vitória daConquista (BA), a igreja centraldedicou um dos dias do feriadão decarnaval para um “encontro deconvivência”, marcado poratividades recreativas.

Na Paraíba, a igreja centralde João Pessoa fez uma espéciede “acampadentro” durante operíodo de carnaval, utilizando otemplo para encontros de louvor,adoração, estudo e comunhão. Jáem Campina Grande, ondeacontece o tradicional Encontro daConsciência Cristã (eventointerdenominacional), irmãos eirmãs metodistas integraramequipes de apoio do evento eaproveitaram o período paraparticipar de estudos, capacitação etambém para estreitar os laços comevangélicos/as de outrasdenominações.

Feriado de carnaval:tempo de fortalecer a fé e a comunhão

dos Guararapes (PE), queaconteceu na cidade de Igarassu,a partir do tema “ O desafio desermos um”. O pr. Samuel Luiz e apra. Gilmara Michael ministraram aPalavra.

Além de louvor epregações, não faltaram momentosde lazer, com direito a campeonatode futebol feminino, masculino einfantil, jogos de vôlei e banho depiscina, tudo regado a muitapartilha e comunhão.

“O tema “O desafio desermos um” foi para unir a igreja eas novas vidas que estãochegando a ela, todos os anostemos um objetivo de levarpessoas não evangélicas para o

Acampamento “Unir, Consolidar e Avançar”, Teresina, PI

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

09

Para muitas igrejas, ele nãopode faltar na agenda anual. Oretiro de carnaval movimenta os/asevangélicos/as no período em quemuitos “caem na folia”.Acampamento, acampadentro,retiro espiritual, encontro deconvivência. De variados nomes eformatos, esse tipo de encontrocontinua muito presente nas igrejasmetodistas do Nordeste.

Em Teresina, oacampamento 2010 teve comoinspiração o tema “Unir, Consolidare Avançar”. A programação tevecultos, escola bíblica com adultos,gincana com as crianças e aindaum espaço para bate-papochamado “Falando francamentecom os Jovens”. Durante oAcampamento, três pessoas seconverteram.

O encontro reuniu cerca de120 pessoas, incluindo irmãos eirmãs da IM em São Luís,acompanhados/as do pr. CesimarFerreira. “Passamos momentosinesquecíveis e pudemos sentir apresença de Deus fortemente,além de cada vez mais estreitarnossa comunhão como igreja doSenhor”, destacou o pr. EmanoelBezerra, da IM em Teresina.

Comunhão também foi amarca do retiro de carnaval da IM

Comunhão

Março / Abri

Page 11: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

Março / Abri 10

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

A IM em Malvinas (Campina Grande,PB) celebrou seu oitavo aniversário nos dias26, 27 e 28 de março com uma programaçãoespecial.

Para a ministração do louvor foramconvidados os cantores locais AD Souto,Cristiano Borges e Moisés Lira. Os preletoresforam os pastores Eduardo Kennedy (da IgrejaPresbiteriana), o pr. Euder Faber (presididenteda Vinacc - Visão Nacional para ConsciênciaCristã) e o pastor da igreja local, Sílvio Rocha.A SD do distrito 4, Maria Monteiro, tambémparticipou da celebração.

Durante os cultos, o pr. Sílvio Rochalembrou o início do trabalho metodista nobairro das Malvinas. Tudo começou há 10anos, durante uma reunião de oração na casados membros Ferreira e Zenilda.“O grande e esperado momento,o da"autonomia", é tudo que precisa a igreja paraconsolidar o trabalho. Por tudo já vivido eexperimentado ao longo desses anos é quetomamos como tema o texto de Neemias4.20b: o nosso Deus pelejará por nós. De fatograndes coisas têm feito o Senhor por nós e épor isso estamos alegres”, disse o pr. Sílvio.

Igreja Metodista em Malvinas celebra mais um aniversário

Os meses de fevereiro emarço foram marcados pelarealização de concílios em algunsdistritos, com o objetivo de elaboraro plano de ação do distrito, eleger aCoordenação Distrital de AçãoMissionária (CODIAM) do biênio2010-2011, bem como discutirassuntos como o Plano deAutonomia da Região Missionáriado Nordeste.

D e a c o r d o c o m osuperintendente distrital TarcisoLopes Monteiro, no distrito NE 1 oconcílio, dia 28 de fevereiro, foiextraordinário para eleger a novaCODIAM. Segundo ele, o concílioordinário está marcado para o mêsde maio e vai discutir a proposta dea u t o - s u s t e n t o d a R E M N E ,programações distritais etc.

O distrito NE 4 realizou umencontro com os pastores/as no dia5 de março e no dia 6 o Concílio

Distritos discutem a proposta deauto-sustento da REMNE

Dis t r i ta l . A reun ião teve aparticipação do administradorregional, Marcus Vinícius, quedetalhou a Proposta de Auto-Sustento da Região, esclarecendoas dúvidas dos/as delegados/as. Deacordo com a SD, Maria Monteiro, nodia 17 de abril as coordenaçõeslocais de ação missionária (CLAMs)vão se reunir na IM Central emCampina Grande (PB), para darcontinuidade à discussão do auto-sustento e ainda acerca do plano deação do distrito.

No distrito II, as reuniõescom a CODIAM e pastores/as têmsido constantes, segundo o pr.Samuel Luiz, com o intuito detambém massificar as diretrizes doplano de autonomia da Região e,posteriormente, será marcado oConcílio Regional.

Próximos concílios

No distrito V, as CLAMs eas CODIAMs estão se reunindoperiodicamente, segundo o SDAugusto Piloto, até a data doConcílio Distrital, dia 3 de julho. “Aidéia é que todos/as estejam beminformados acerca dos aspectoscontemplados no plano de auto-sustento e estejam aptos/as atrabalharem o assunto em suasigrejas locais”, destaca o SD.

Os distrito III e VI tambémtêm realizado reuniões com asCODIAMs, eleitas no ano passado.O pr.André Nunes, SD do distrito VI,destaca que o próximo encontro daCODIAM será dia 3 de abril, quandoa coordenação definirá a data doConcílio Distrital. Já o pr. DilsonDias, SD do distrito III, informou queas reuniões com a CODIAM estãosendo realizadas no último sábadode cada mês. O Concílio Distrital vaiocorrer dia 19 de junho.

Gratidão na celebração dos oito anos da IM de Malvinas

Cantores locais foram convidados para as comemorações

Page 12: Mar/Abr 2010 - Compartilhar Pastoral

NOSSA FAMÍLIA METODISTA

Março / Abri 11

Conferência missionária marca comemoração dos 17 anos da IMem Messejana

O aniversário de 17 anos da IM em Messejana (Fortaleza, CE)aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de março. Para marcar a data foirealizada uma Conferência Missionária, com ministração do evangelistaMarcelo Sousa e do Pr. Isaías Melquíades. O encerramento se deucom a pregação do Pr. Jonas Silva, da igreja local.

O casal Lucília (pastora daREMNE) e José Fernandesconduziu ao altar sua filha maisnova, Susana, dia 20 defevereiro. Rogamos as bênçãosdo Senhor sobre a união dojovem casal Susana e TiagoXavier Dantas.

Dia do pastor/a e bispo/ametodista

A Igreja Metodista reserva uma dataespecial para homenagear quemcuida do rebanho do Senhor.No 2º domingo de abril écomemorado o “dia do/a pastor/a edo/a bispo/a metodista”. Que asbênçãos do Supremo Pastoralcancem o ministério da bispa,pastoras e pastores da REMNE,estendendo-se aos bispos epastores/as metodistas do Brasil.Parabéns pelo seu dia!

O casal Gilmara Michael (pastorada REMNE) e seu esposo Ailtoncomemoram a chegada de Tito,de 8 meses. O “mensageiro deDeus”, como lembra o significadode seu nome, foi enviado aocasal, que o recebeu com muitaalegria, dia 12 de março. Deusabençoe a família!

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

01 – Paulo Ricardo Cavalcanti da Silva (filho do casal Irani e FranciscoJonas)02 – Carolina Ester Vieira Cavalcante Monteiro (filha do casal Janaína eTarciso)04 – Francisco Porto de Almeida (pastor da REMNE)05 – Ricardo Pereira da Silva (pastor da REMNE)09 – Esmaelite Ferreira de Almeida (esposa do Pr. Emanoel Rodrigues)12 – Maria Alves Dantas (esposa do pastor Clero)13 – Adonias Pereira do Lago (bispo da 5ª RE)14 – Alex Prates Gris da Silva (filho do casal Ana e Artêmio)15 – Matheus Rodrigues da Cruz (filha do casal Rejane e Misael)17 – Marcus Vinícius Brandão Costa (tesoureiro e administrador da REMNE)17 – Maria Lopes Monteiro (pastora da REMNE)19 – Danilo Pontes do Rego Barros (filho do casal Rosane e pr. MiltonBarros)20 – Lindáuria de Melo Brandão Costa (esposa de Marcus Vinícius – adm.REMNE)20 – Abraham Lincoln Ferreira Cardoso (filho da diaconisa Elisete e JoséGeraldo)22 – Eveline Bezerra de Almeida (filha do casal Isolda e pr. Francisco Porto)23 – Samuel Luís da Silva (pastor da REMNE)24 – Frederico Franz Emmerich (pastor REMNE)26 – Rosângela Aureliano de Farias (filha do casal Fátima e Genival)27 – Antônio do Rego Monteiro (pastor da REMNE)

AGENDA EPISCOPALAbril 2009

01 e 0203

040506 e 0708 a 11

1213 a 1617 e 18

1920 a 23242526 a 30

– Recife – Sede Regional– Concentração evangelística de

Páscoa em Limoeiro– Visita pastoral a Caixa D'água– Descanso

– Sede Regional– Visitas a Bom Jesus da

Lapa– Deslocamento

– Sede Regional– Aniversário da Igreja em

Natal– Deslocamento

– Sede Regional– Preparo de sermões e estudos– Visitas pastorais

– Sede Regional

TradiçãoDia do/a Seminarista 2010

Todos os anos a Faculdadede Teologia promove a Festa do Diado/a Seminarista. É umaoportunidade de confraternizaçãodas igrejas e comunidades comestudantes da Fateo. Também umaocasião oportuna de visitarem asdependências da Faculdade deTeologia e conhecerem o trabalhodesenvolvido.

Este é um convite para queas igrejas reservem o dia 21 de abril,quarta-feira, Feriado, e organizemuma caravana para participar destemomento tão significativo deconfraternização. A seguir, osdetalhes da programação eorientações sobre como participar.

Fonte: Assessoria de ComunicaçãoFateo. www.metodista.br/fateo