Março 2015

59
MARÇO 2015 http://estrelaseouricos.sapo.pt ROTEIRO DE ATIVIDADES EM FAMÍLIA Vamos celebrar 100 anos de magia. Surpresas para o Pai Dragão. Dias de Páscoa a cozinhar. ESPECIAL FÉRIAS, PRIMAVERA E MUITO MAIS! Nº 72 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Região Lisboa e Região Porto

description

Roteiro de atividades em família

Transcript of Março 2015

Nº 50Distribuição gratuita Edição Lisboa e Porto

MARÇO 2013http://estrelaseouricos.sapo.pt

ROTEIRO DE ATIVIDADES EM FAMÍLIA

MARÇO 2015http://estrelaseouricos.sapo.pt

ROTEIRO DE ATIVIDADES EM FAMÍLIA

Vamos celebrar 100 anos de magia.Surpresas para o Pai Dragão. Dias de Páscoa a cozinhar.

ESPECIAL

FÉRIAS,

PRIMAVERA

E MUITOMAIS!

Nº 72DISTRIBUIÇÃO GRATUITARegião Lisboa e Região Porto

06 Monstrinha

34 Rio-a-Dentro 49 Férias numa Roda Viva

ÍNDICEMARÇO 2015

Condições especiais Estrelas e Ouriços com a apresentação deste roteiro (não acumuláveis com outros descontos)

ATIVIDADES GRÁTIS

SITE http://estrelaseouricos.sapo.pt - site da rede FACEBOOK www.facebook.com/estrelaseouricosINSTAGRAM estrelasouricosMEO KANAL http://kanal.pt/222722

AGENDA

DESTACÁVEL

AO CENTRO

DESCONTOeo

Este roteiro foi escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico

PROGRAMAS04 Um fim de semana

AGENDA06 Cinema08 Teatro e espetáculos1 1 Exposições e museus

FÉRIAS, PRIMAVERA E MUITO MAIS!16 Atividades e programas para a Páscoa

AGENDA20 Oficinas e cursos23 Contos e bibliotecas 24 Férias

PASSEAR32 Património34 Parques e praias36 Desporto

EM CASA41 MEO Kids43 Ler e aprender com a FNAC Kids

TEMAS44 Agenda de pais 46 Saúde e segurança

PASSATEMPOS49 Aulas, programas de férias, espetáculo, cinema e produtos.

DESCONTOS

DIRETORAMadalena Nunes [email protected] ADJUNTARita Gonçalves Pereira [email protected] Horta [email protected] E COMUNICAÇÃORita Moura [email protected] [email protected]

COORDENAÇÃO OPERACIONALSusana [email protected]ÚDOSCatarina Carvalho [email protected] Maltez, Mafalda Câ[email protected] Coverdesign: Joana Nina, Luís Silvawww.coverdesignonline.com

PROPRIETÁRIO E EDITOREstrelas e Ouriços, Lda. PROPRIEDADE E SEDE DE REDAÇÃOAlameda Roentgen, 4A, Esc.6 S2, 1600-759 Lisboa, tel.: 210 996 382/83NIPC: 508 194 520, Empresa Jornalística nº 223 768, Registo de Título nº 125 356 IMPRESSÃO Jorge FernandesTIRAGEM 42.000 / Depósito Legal 282257/08O roteiro Estrelas e Ouriços não se responsabiliza por alteração de datas ou cancelamento de atividades após o fecho desta edição.

Roteiro digital para iPad

Se pretende receber o roteiro em casa envie um email para [email protected]

PRÉMIOS APOM 2013MENÇÃO HONROSAMELHOR TRABALHO JORNALÍSTICO - MEDIA

PROGRAMAS

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt4

1› Não há criança que não deseje ir à Disneyland uma vez na vida. Um sonho que deixou de ser uma quimera desde que há mais de vinte anos abriu o parque temá-tico nos arredores de Paris. Os voos e os pacotes tu-rísticos estão hoje ao alcance de muito mais bolsas e quase que levam gratuitamente os mais pequenos ao parque mais cobiçado da Europa. Uma coisa é garan-tida: vale bem o esforço de juntar algumas poupanças, fazer as malas e partir para o mundo encantado de Walt Disney. A Disneyland de Paris é a materializa-ção do universo do grande criador norte-americano e de tudo aquilo que os estúdios com o seu nome já criaram desde a sua morte. Por isso, uma viagem a este parque temático é, também, uma viagem no tempo a várias gerações de histórias e de filmes de animação que são intemporais. Por isso, pais e filhos sonham com o passeio à Disney.

2› No parque, o que não falta são motivos para toda a família se divertir mas se os seus filhos ainda são

pequenos, leve-os principalmente aos divertimentos dos contos de fadas e das histórias mais antigas da Disney. Nada como os clássicos da Branca de Neve, Bela Adormecida, Pinóquio ou Peter Pan para cativar as crianças e encher de nostalgia os adultos.

3› Para os mais velhinhos as montanhas russas ou os estúdios Disney são a grande atração. Histórias e emoções mais recentes, num universo também cheio de emoção e aventura e muita adrenalina. Para que o álbum de recordações fique completo, só falta sugerir a estadia num dos hotéis do próprio parque porque assim a magia será completa.

4› Mas ir à Disney e não visitar Paris é como ir a Roma e não ver o Papa. Mesmo com crianças peque-nas, pode-se adaptar a visita às suas idades e sempre fica a recordação de ter conhecido uma das cidades mais bonitas do mundo.

OLÁ MICKEY! OLÁ PARIS!

Um passeio à Disneyland é o sonho de qualquer criança. Seja na Páscoa, no Natal ou em qualquer altura do ano, a magia estará presente. E Paris, não é mesmo ali ao lado?

FIM DE SEMANA PARIS

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 5

DISNEYLAND PARISwww.disneylandparis.pt

INFORMAÇÕES

5› Claro que todos irão adorar a Torre Eiffel. Tam-bém não será difícil deixar os mais pequenos entu-siasmados com uma visita à catedral de Notre-Dame, para conhecerem a casa de Quasimodo, o corcunda que se apaixonou pela bela Esmeralda. A brincar eles reconhecem os lugares históricos e vão revivendo as histórias de que gostam. Mostre-lhes as gárgulas, não se esqueça!

6› Junto ao Louvre, nos jardins das Tulherias, brin-que com eles nos lagos. A cena vai fazer lembrar os livros da Anita.

7› Imperdível, também, para as crianças é a Cidade da Ciência e da Indústria, um museu no coração do Parc de la Villette. Pode-se ir de metro. É considerado o maior museu de ciência da Europa com exposições permanentes e temporárias. Os mais pequenos po-dem brincar numa cidade em ponto pequeno, visita-rem um submarino ou entrarem para um borboletário.

8› Se ainda der tempo, dê uma volta pelo Sena num dos típicos bateaux aux mouches e visite um dos mu-seus de cera Grévin. E com crianças não dá para mais. Depois é só esperar que elas cresçam e voltar um dia para ver tudo aquilo que não deu para ver des-ta vez… o Mickey, esse, estará sempre lá a acenar… Boa viagem!

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt6

CINEMA //

SpongeBob, o invertebrado aquático mais adorado de todo o planeta, dá à costa e entra no nosso mundo para a sua aventura mais fantástica e heroica de sempre.

NOS CINEMAS | M/12

SPONGEBOB: ESPONJA FORA DE ÁGUA

Quando a Terra é invadida pelos excessivamente confiantes Boov, uma raça alienígena em busca de um novo local ao qual chamar lar, todos os humanos são prontamente realocados enquanto os Boov se atarefam com a reorganização do planeta. Mas quando Tip, uma miúda cheia de recursos, consegue escapar à captura, ela dá consigo como cúmplice acidental de um Boov banido chamado Oh. Os dois fugitivos apercebem-se que há muito mais em jogo do que do que o relacionamento intergaláctico e embarcam na viagem das suas vidas.

ESTREIA 26 MAR. | M/6

HOME: A MINHA CASA

CINEMA SÃO JORGEAv. da Liberdade, 175 - Lisboa213 103 400 | Metro: Avenidawww.facebook.com/SaoJorgeCinema FESTA DO CINEMA ITALIANOA Festa do Cinema Italiano reserva uma mão cheia de filmes e atividades para os mais pequenos. Pínóquio, Topo Gigio e Calimero são alguns dos protagonistas que irão animar a programação dedicada ao público mais novo. Uma ocasião perfeita para as crianças ficarem a conhecer estas personagens italianas míticas da nossa infância e para os mais velhos as recordarem. Para além dos filmes, o programa inclui atividades didáticas

que dão a conhecer ao público piú piccoli algumas personagens italianas que animaram e acompanharam as crianças das décadas de 1960 até 1980.25 mar. a 2 abr.

3-10 4€

CINEMA SÃO JORGE / CINEMA CITY ALVALADE / CINEMA IDEALLisboaMONSTRINHAA Monstrinha – a Monstra para miúdos e graúdos vai ter uma programação especial para pais e filhos com filmes para crianças que os pais também

vão adorar. Ao longo de dois fins de semana serão realizadas oficinas de cinema de animação no cinema São Jorge para pais e filhos dirigidas por professores e realizadores de animação. De 12 a 22 de março, a Montra e a Monstrinha à solta em Lisboa... A não perder! Destacamos três das longas metragens apresentadas no festival.Jack et La Mécanique du coeurFrança: 2013 | Duração: 89´ Um conto de fadas musical e visualmente opulento que se passa numa época empolgante, cheia de fabulosas invenções, personagens inesquecíveis, música encantada

Annie é uma jovem e feliz orfã que se aventura pelas ruas de Nova Iorque. Deixada em bebé pelos seus pais biológicos com a promessa de que um dia a viriam buscar, a sua vida com a sua maldosa mãe de acolhimento, Miss Hannigan, tem sido, desde então, dura como o raio. Mas tudo está prestes a mudar quando Will Stacks um magnata de nariz empinado, candidato a Mayor de Nova Iorque, a acolhe em sua casa numa disfarçada ação de campanha.

NOS CINEMAS | M/6

ANNIE

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 7

e aventuras fantásticas – Edimburgo no final do século XIX. O pequeno Jack nasce num dia tão frio que o seu coração está congelado. Madeleine, a parteira, salva a sua vida colocando um relógio de cuco no lugar do seu coração. O Rei e o PássaroFrança: 1979 | Duração: 87´ O Rei Charles “V e III são 8 e 8 são dezasseis” de Takicardie rende-se à sua partida de caça habitual. Falta-lhe destreza e falha o pássaro “enjaulado”. Furioso, regressa ao seu palácio onde um artista faz um retrato do rei estrábico. Insatisfeito, o rei de Takicardie faz o artista desaparecer nos calabouços e passa para os seus apartamentos particulares situados no 1999º andar…Canção do MarIrlanda: 2014 | 1.33h A história de Ben e da sua irmã mais nova Saoirse – a última criança-foca. Os dois embarcam numa viagem fantástica através de um mundo a desvanecer, de lendas antigas e magia, numa tentativa de regressar a casa pelo mar. O filme inspira-se

nos mitológicos Selkies do folclore irlandês, que vivem como focas no mar mas transformam-se em humanos em terra. 13, 14, 15, 21, 22 mar.

+4

MUSEU COLEÇÃO BERARDOPraça do Império - Lisboa213 612 913 | Comboio: Belémwww.museuberardo.comFILMINHOS À SOLTA PELO PAÍS

25% DESCONTOO Museu Coleção Berardo apresenta sessões mensais de filmes infantis, graças à iniciativa da associação Zero em Comportamento. Esta é uma oportunidade para as crianças a partir dos 4 anos assistirem a filmes diferentes e estimulantes. As sessões são complementadas com uma atividade prática, com a duração de 1.30h.Obs.: A atividade prática requer marcação prévia.21 mar.: 16h

+4 4€

ATMOSFERA MR. Júlio Dinis, 158, 4ºPorto220 004 [email protected] FILMINHOS À SOLTA PELO PAÍSEm março ajudamos um pássaro perdido a encontrar os seus amigos e o Sol, que percebeu que afinal não é bem vindo. Depois vamos à pesca com a Foxy e a Meg e pelo caminho encontramos a Miriam às voltas com fotografias antigas. Os nossos amigos Manchas e Manchinhas vão ver as estrelas, mas entretanto encontramos uma série de personagens atrás de uma panqueca voadora! Finalmente, temos dois casos de (in)tolerância. Primeiro numa barbearia cheia de música e depois numa floresta muito especial. Que ricas aventuras temos este mês! Pela, Zero em Comportamento.Informações: 213 160 0577 mar.: 14.30h

+4 4€

+0 Idade Sem Pais Acesso Fácil Marcação MultibancoRestauração Grátis DescontoCriança/Adulto

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt8

MEO ARENARossio dos Olivais. Lote 2.13.01ALisboa218 918 471 | Metro: Orientehttp://arena.meo.pt DISNEY ON ICE – 100 ANOS DE MAGIA Filmes como Mulan, O Rei Leão, Pinóquio, À Procura de Nemo, The Incredibles – Os Super-Heróis e Toy Story, fazem-se à pista para uma enorme celebração. Com o Mickey e a Minnie a liderar o espetáculo, o público vai poder apreciar coreografias de enorme qualidade. A complementar as fabulosas sequências de patinagem estão as músicas memoráveis que trazem as maravilhosas memórias dos filmes Disney para a pista de gelo. Produção, Ritmos e Blues.Duração: 90 min.Obs.: Existe bilhete família (4 elementos), 16€ a 25€.21 mar.: 16h, 22 mar.: 11h, 15h

+3 18€ a 40€

MUSEU NACIONAL DO TEATROEstrada do Lumiar, 10 – Lisboa217 567 410 | Metro: Lumiarwww.museudoteatro.ptTEATRINHOS NO MUSEU DO TEATROBobi, o cão salsicha 1-6Todos os cães gozam com o Bobi, porque ele ser um pouco desproporcionado! Com a ajuda da Fada dos Cães e das crianças, Bobi vai perceber que cada um é como é, e que essa diferença é que nos torna tão especiais! Pelo, Palco de Chocolate.1, 15 mar.: 10.30hOs polos da nossa terra 4-10Onde ficam os Pólos da nossa Terra? Quem lá vive? Os pinguins moram no Pólo Norte ou no Pólo Sul? Tanta coisa para descobrir e aprender! Pela, Cativar.15 mar.: 15.30hHistoria da carochinha 2-6Por entre várias peripécias muito divertidas, a história tradicional da

Carochinha e do João Ratão é contada às crianças através do teatro. Pela, Cativar. 22 mar.: 10.30hUm sapato especial 2-6O ursinho José gosta muito de ir brincar para o jardim. E ele é o campeão dos saltos! Mas um dia acontece algo inesperado e começa uma aventura que lhe trará novos amigos. Pela, Cativar.29 mar.: 10.30hOs coelhinhos e o mágico 1-5Numa casa toda arrumadinha vivem três coelhinhos que às vezes fazem disparates. O dono da casa, fica muito zangado e decide vendê-los separadamente. O mágico Barnabé tem uma ideia para o seu novo truque. Será que o mágico pode juntá-los de novo? Pelo, Palco de Chocolate.29 mar.: 16hInscrições: 964 379 701 (palco de Chocolate) [email protected] (Cativar)

6€

TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTAEstrada da Pontinha, 7 – Lisboa217 154 057 | Metro: Carnide / Pontinhawww.teatroarmandocortez.pt ROMEU E JULIETA – UMA HISTÓRIA DE GATOS

PREÇO ESPECIAL 8,5€ (BILHETE CRIANÇA)Coletes e Monteses, duas famílias de gatos iguais a tantas outras. Os Coletes, originários de Lisboa, e os Monteses com as suas raízes nos montes, mas há muito imigrantes na cidade. Zangas antigas fazem com que estas famílias se detestem. Porquê? Sáb., dom.: 15h

3-12 9€/11€

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOSR. Serpa Pinto, 9 - Lisboa213 253 000 | Metro: Baixa-Chiadohttp://tnsc.pt UMA VIAGEM NO TEMPO COM OS METAISDos palácios dos reis e dos campos de batalha até à Broadway e Hollywood, os instrumentos da família dos metais, com o seu poder e brilho são insubstituíveis. O magnífico Lisbon Brass, constituído por solistas

da Orquestra Sinfónica Portuguesa, vai contar-nos uma história através dos tempos.28 mar.: 11h

+8

TEATRO MUNICIPAL AMÉLIA REY COLAÇOR. Eduardo Augusto Pedroso - Algés214 176 255GUGU GAGAIAUm universo de sensações, onde, de forma lúdica, planetas, cometas e estrelas cadentes ganham vida, transportando os pequenos espetadores para as origens do espaço, estimulando-os a amar, cuidar e mimar o nosso planeta. GuGu GaGaia, um pequeno passo para o GuGu, um grande passo para GaGaia. Pela, Companhia de Actores.Reservas: 919 714 919Dom.: 11h, 15.30h

3M-4 5€/8€

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITAParque da Cidade. Av. Escola de Fuzileiros Navais - Barreiro212 147 410/11 | [email protected] A GRANDE CORRIDAÉ o dia da grande corrida, Manuela está a postos com o seu carro maravilhoso. Mas, durante o percurso, surgem uma série de obstáculos inesperados, que são um teste à sua imaginação e sobretudo à sua persistência. Será que Manuela consegue chegar ao fim? Venham apoiar a Manuela, que não há outra como ela! Promoção, Artemrede Preço: 3€ (criança + adulto)8 mar.: 16h

+6 3€

CIDADELA DE CASCAISAv. D. Carlos I – CascaisO CAPUCHINHO VERMELHOEstá um lindo dia de sol, na floresta tudo é mágico. O caçador Baltazar corre atrás das borboletas… O Capuchinho Vermelho vai levar comida à sua avó que está doente e no caminho, encontra o lobo! Depois de um grande susto tudo acaba bem! Pelo, Palco de Chocolate.

TEATRO E ESPETÁCULOS //

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt10

Inscrições: 214 194 893 / 964 379 70115 mar.: 16h

1-5 6€

CENTRO CULTURAL MALAPOSTAR. de Angola. Olival Basto - Odivelas219 383 100 | Metro: Sr. Roubadowww.malaposta.pt TAMARIZSerá que ainda existem bosques secretos e mágicos? E que criaturas os habitam, onde se escondem? Uma história, muitas histórias que se cruzam numa homenagem à Vida que vive em cada um: seja árvore, flor, pedra, velho ou criança. Ou, simplesmente, Tamariz. Pela, Lua Cheia - teatro para todos.7 a 29 mar., sáb., dom.: 11.15h

+6 6€

CINEMA SÃO VICENTEAv. General Humberto Delgado, 20 Seixal 214 099 896A GALINHA RUIVA

NA COMPRA DE 2 BILHETES, OFERTA DO 3º.A galinha ruiva parte em busca de comida, na quinta biológica onde vive. Como boa mãe-galinha que é, tudo faz para dar de comer aos seus filhotes. Certo dia, tanto procurou, esgravatou e cacarejou que encontrou uns grãozinhos de trigo. O que ninguém sabia é que estes grãozinhos eram mágicos! Pelo, Teatro Bocage.Reservas: 212 254 184 (Animateatro)8, 15 mar.: 16h

+4 4€

QUINTA DA REGALEIRAR. Barbosa du Bocage, 5 - Sintra219 106 650 | www.regaleira.ptOS TRÊS MOSQUETEIROS

PREÇO ESPECIAL 5€A viagem ao longo deste espetáculo inicia-se com a partida de D’Artagnan em direção a Paris. O seu objetivo é procurar o Sr. De Tréville e entrar para a Guarda Real, os famosos Mosqueteiros. Venham viver esta história no cenário encantado da Quinta da Regaleira! Pela, Byfurcação teatro.Reservas: 934 565 753Sáb., dom.: 16h

+3 7€

MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA VITÓRIAR. de São Bento da Vitória - Porto223 401 900NOVE’S FORAA matemática vai ao circo e o circo descobre que vai bem com a matemática, e este é apenas o início da história de uma bela amizade. Brincar com a matemática, foi o caminho escolhido para pôr num palco a imaginação e a poesia que a matemática tem dentro dela. Tudo somado e contado, um espetáculo para todos os miúdos e para todos os graúdos. Pela, companhia Erva Daninha.25, 26, 27 mar.: 21h, 28 mar.: 16h

+6 5€/10€

TEATRO E ESPETÁCULOS // EXPOSIÇÕES E MUSEUS //

A CAROCHINHA

Era uma vez uma Carochinha que vivia num cogumelo e sonhava casar com um príncipe encantado... Mas será que na floresta existem príncipes? Depois de anunciar que procurava noivo, aparecem diferentes e divertidos pretendentes. Cada um tentou conquistá-la com os seus dotes. Será que a Carochinha faz a escolha certa e concretiza o seu sonho?

TEATRO SÁ DA BANDEIRA - Porto14, 15 mar.: 11h

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 11

TEATRO DA VILARINHAR. da Vilarinha, 1386 - Porto226 108 924O LUGAR DESCONHECIDOAtravés das várias personagens, fala-se da condição humana, uma vez que as dificuldades de vivência destes bichos em comunidade espelham a conduta dos seres humanos com os medos que os acompanham. Pela, companhia Pé de Vento.1 a 29 mar., sáb., dom.: 16h

+4 5€/7,5€

TEATRO SÁ DA BANDEIRAR. Sá da Bandeira, 108 Porto222 002 [email protected] A CAROCHINHA ›› VER CAIXAUm espetáculo de Ana Balbi.Obs.: Espetáculo também a acontecer em Lisboa, no Teatro Villaret, sáb. e dom. às 11h.14, 15 mar.: 11h

+4 7,5€

EUROPARQUESanta Maria da Feira | 256 370 200 http://www.europarque.ptORQUESTRA DOS BRINQUEDOSEste espetáculo bem-disposto e colorido está dividido em duas partes complementares. A primeira parte explora fontes sonoras não convencionais, transformando objetos do quotidiano em instrumentos musicais. A segunda parte apresenta um espetáculo orquestral satírico, em que o repertório é interpretado em instrumentos de plástico e outros brinquedos, numa viagem pela história da música tonal. Pela, Foco Musical.Obs.: Existe bilhete família, 30€ (4 bilhetes).14 mar.: 16h

+3 10€

CENTRO CULTURAL DE VILA DAS AVESR. de Santo Honorato, 220. Vila das Aves – Sto. Tirso252 870 020 | [email protected] AFINAL O CARACOL GRÁTISA partir de poemas de Fernando Pessoa, uma atriz e um livro contam

a história de um caracol, das cócegas que ele fazia, de como virava e girava, e de como acabou por não cair. Brinca-se com as palavras, com a sua música, a sua leveza, o seu tamanho, com a pressa e a lentidão das palavras e também... com o silêncio. Pela, Andante – associação artística.14 mar.: 16h

1-3 0€

CASA FERNANDO PESSOAR. Coelho da Rocha, 16-18 - Lisboa213 913 270 http://casafernandopessoa.cm-lisboa.ptAQUI VIVEU PESSOAVenham descobrir a vida e obra de Fernando Pessoa. Esta atividade propõe uma visita guiada à Casa Fernando Pessoa, através da leitura

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt12

e da escrita, e dá a conhecer a vida e obra do autor às crianças visitantes.7 mar.: 10.30h

3-5 4€/5€

MUSEU DA ELETRICIDADEAv. de Brasília, Central Tejo - Lisboa210 028 130 | Comboio: Belémwww.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidadeBRINCAR COM A ARTE GRÁTISPartindo de várias obras em exposição as crianças partem à descoberta do que escondem as várias obras de arte.Viagem ao centro da Terra 6-12O que existe no centro da Terra? Pode esse lugar distante ser visitado e desenhado? Neste ateliê, venham criar um diário de bordo de viagens imaginárias e experimentar uma técnica antiga de impressão inventada por um pintor italiano - a monotipia.8, 15, 29 mar.: 11hConstruções imaginárias 6-11A partir das fotografias de Ballester e com a ajuda de materiais variados, as crianças constroem a maquete de um lugar imaginário! 7, 14, 21 mar.: 11hHistórias de um pintor 4-11Partindo de uma história de Almada sobre o que é ser um pintor, parte-se à descoberta de histórias que se escondem nas suas pinturas à espera de serem encontradas. Com tesouras, papéis e tintas, descobrem-se que histórias este pintor tem para contar!22 mar.: 11h.

4-12 0€

MUSEU DO ORIENTEAv. Brasília. Doca de Alcântara (Norte) Lisboa213 585 200 | Comboio: Alcântarawww.museudooriente.pt GIRANDO A RODA DOS ALIMENTOSNesta viagem pela Índia, pela China ou pelo Japão, fala-se sobre o arroz,

Qual é a coisa qual é ela que nasce grande e morre pequeno?

EXPOSIÇÕES E MUSEUS //

o peixe e também do pão… Com tantos alimentos saudáveis, aprendem-se regras de boa alimentação!8, 22 mar.: 11h-12.30h

+4 3,5€

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGAR. das Janelas Verdes - Lisboa213 912 800 | Comboio: Santoswww.museudearteantiga.ptFMR: A COLEÇÃO FRANCO MARIA RICCI

10% DESCONTO BILHETES FAMÍLIA (2 ADULTOS + 1 OU 2 CRIANÇAS - 1 A 31 MAR.)Quase 100 obras de pintura e de escultura, do séc. XX, que nos guiam numa fascinante viagem pela arte do retrato. Concebida também a pensar nas famílias com crianças, a exposição integra uma parte interativa propondo assim a participação dos mais pequenos.Informações: www.exposicao-fmr.comObs.: Entrada gratuita para crianças até aos 6 anos. Existe bilhete família.3ª a dom.: 10h-18h

+7 3,5€/7€

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIAR. da Escola Politécnica 56,58 Lisboa213 921 800 | Metro: Ratowww.mnhnc.ulisboa.ptO FASCINANTE MUNDO DAS ARANHAS E DOS ESCORPIÕESCerca de 50 exemplares vivos destas criaturas de oito patas,

quatro pares de olhos e elíceras venenosas, que nunca nos deixam indiferentes, seja por curiosidade, receio ou encanto…Obs.: Existe bilhete família, 15€.3ª a 6ª: 10h-17h, sáb., dom.: 11h-18h

+0 4€/6€

FUNDAÇÃO SERRALVESR. D. João de Castro, 210 - Porto226 156 500 | www.serralves.pt FAMÍLIAS EM SERRALVES GRÁTISAos fins de semana, visite a Fundação Serralves para, em família, participar de oficinas criativas no Museu.Maquete absurdaParedes tortas, portas enviesadas, tetos inclinados e corredores infinitos... Através do trabalho escultórico da artista Monika Sosnowska iremos imaginar como seria experimentar a sensação de passar por sítios esquisitos.1 mar.: 10h-13hPequenos ornitólogos na cidadeEntre penas, bicos, patas e ninhos, vamos desvendar curiosidades de pequenos cantores, migradores e eficientes predadores que vivem no Parque.8 mar.: 10h-13hDe planta para plantaRamos, folhas e raízes serão a base para o desenho de inesperadas realidades arquitetónicas. 15 mar.: 10h-13hA minha família é uma selva!O primo-preguiça, a tia-coruja, o avô-leão, a irmã-garça, a avó-doninha e até o pai-canguru... Vamos descobrir a nossa família num surpreendente e divertido safari de desenhos e palavras. Oficina comemorativa do Dia do Pai.22 mar.: 10h-13h

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 15

Bom dia Sr. DarwinNuma viagem no tempo as famílias embarcam a bordo do navio Beagle e exploram, passo a passo, os diários de Darwin que relatam o registo das suas descobertas. Oficina comemorativa do Dia do Pai.22 mar.: 10h-13h(Um outro) Capuchinho VermelhoNesta oficina a autora Sónia Borges, convida a visitar a exposição Pode um Museu ser um jardim? e a redesenhar, em família, este conto popular de um jeito que vai surpreender. 29 mar.: 10h-13hLocal: Sala do Serviço Educativo (Museu)Obs.: Atividades em funcionamento contínuo.

+3 0€

MUSEU NACIONAL SOARES DOS REISPalácio das Carrancas. R. D. Manuel II Porto223 393 770 www.museusoaresdosreis.ptARKIPLAYVenham conhecer os maravilhosos tesouros arquitetónicos do edifício do Museu Nacional Soares dos Reis, descobrir nele detalhes inesperados e ouvir histórias de transformação e preservação surpreendentes!Inscrições: 225 089 [email protected] 25, 27 mar.: 10.30h-13h

+6 15€

MUSEU ROMÂNTICO DA QUINTA DA MACIEIRINHAR. de Entrequintas, 220 - Porto226 057 032 [email protected] UM MUSEU A DESCOBRIRNesta casa de campo que pertenceu a António Ferreira Pinto Basto, viveu por dois escassos meses o exilado rei do Piemonte Carlos Alberto. Venham conhecer este bonito Museu.Vem viver os jardins da Quinta da MacieirinhaUma mala de atividades com jogos, histórias e materiais que ajudam a explorar os jardins, seguindo-se diferentes pistas.

Jogos e brincadeiras de outros temposVenham viver um dia no século XIX, conhecendo o quarto das crianças do museu e alguns brinquedos; depois, divirtam-se a brincar, no jardim, com alguns jogos de antigamente, que se encontram guardados numa caixa requisitável gratuitamente.Da quinta ao RioPedipaper que explora o território de Massarelos, desde o Museu Romântico, antiga Quinta da Macieirinha até ao Museu Vinho do Porto, junto do Rio Douro. Um percurso autónomo recheado de descobertas e desafios. Obs.: Para as atividades aconselha-se a idade mínima de 5 anos e é necessário marcação prévia.3ª a sáb.: 10h-12.30h, 14h-17.30h; dom.: 14.30h-18h

+0 0€/2,2€

SEA LIFE 1ª R. Particular do Castelo de Queijo Porto226 175 216 www.visitsealife.com/portoNO FUNDO DO MAR

30% DESCONTO (BILHETE ADULTO OU CRIANÇA)›› VER CAIXAObs.: Existe bilhete família: 35€ (2 adultos e 2 crianças).2ª a 6ª: 10h-18h, sáb. e dom.: 10h-19h

+0 9€/13€

WORLD OF DISCOVERIESR. de Miragaia, 106 Porto220 439 770www.worldofdiscoveries.comA AVENTURA QUE MUDOU O MUNDOEste espaço integra um parque temático e um museu interativo que promete reconstruir o grande século de ouro da história de Portugal. Os descobrimentos portugueses ganham assim, uma nova vida!2ª a 6ª: 10h-18h, sáb., dom., fer.: 10h-19h

+3 8€/14€

MUSEU CONVENTO DOS LOIOSPraça Dr. Guilherme Alves Moreira Santa Maria da Feira256 331 070 [email protected]ÍLIAS NO MUSEU GRÁTIS O Museu Convento dos Loios convida as famílias a uma visita para explorar a sua coleção de forma atrativa e divertida. Em março, não só quem fica em primeiro lugar tem direito a medalha… no Museu todos levam a medalha para casa!29 mar.: 15h-16h

+5 0€

NO FUNDO DO MAR

No Sea Life pode encontrar uma grande variedade de animais, dos mais curiosos aos mais simpáticos, dos mais raros aos mais enigmáticos! Qualquer visitante, depois desta visita, ficará bastante mais conhecedor e fã das maravilhas do mundo marinho e também, um defensor acérrimo da conservação dos Oceanos!

SEA LIFE – Porto2ª a 6ª: 10h-18h, sáb. e dom.: 10h-19h

16 MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt

E S P E C I A L

FÉRIAS, PRIMAVERA E MUITO MAIS!

YMCA CAMP ALAMBRE

FINS DE SEMANA NO PARQUESetúbal | Estrada Nacional 379-1. Azeitão | 212 183 103http://alambre.ymcasetubal.org

Na primavera aproveite as sugestões do Parque Ambiental do Alambre e realize rotas e percursos em contacto com a natureza, em pleno Parque Natural da Arrábida. Dia 15 de março, não percam a oportunidade de ver, ouvir e sentir a natureza de uma forma totalmente nova, com Escalada às arvores. Agende já!

PASSEIOS DE NATUREZAOFERTA DE BILHETE PARA A CRIANÇA ATÉ 10 ANOS, NA COMPRA DE BILHETE ADULTO (VAL. ATÉ JUNHO 2015)915 880 518 | [email protected]

O contacto com a natureza é algo que devemos incentivar junto das crianças. A primavera traz um novo ciclo de vida ao rio Tejo. Chega a época da nidificação. Quantas crianças nunca viram um ninho com um ovo? E uma ilha inteira cheia de ninhos? Descubram o rio Tejo, a bordo de um inesquecível Rio-a-Dentro.

RIO-A-DENTRO

UM DIA NA TERRA DO DRAGÃOPorto | Estádio do Dragão225 570 410/8/9 | [email protected]

Na Terra do Dragão as crianças podem passar entre 1 a 5 dias a descobrir a história e todo o universo do FC Porto. Este campo de férias, de 23 a 27 de março, reserva muitas surpresas e percorrerá os palcos de sonho azuis e brancos, como o Museu FC Porto, o Estádio do Dragão, o Dragão Caixa ou o Porto Canal.

MUSEU FC PORTO

BURROS DO MAGOITO

FÉRIAS COM ANIMAISSintra | 927 758 757 [email protected]

Tarefas tão simples como escovar um burro, alimentar uma cabra, sentir a lã da ovelha, apanhar os ovos de uma galinha ou brincar com uma porca do Vietname, tornam-se especiais no sorriso de uma criança. Os mais audazes podem até montar a égua chamada Amélia! De 25 março a 2 abril, umas férias imperdíveis!

2 A RODAR

FÉRIAS A RODARAmadora | R. Elias Garcia, 57-A 216 032 499 / 960 395 [email protected]

Durante as férias da Páscoa a 2aRodar promove diversas atividades para as crianças: teatro, brincadeiras no parque de diversões, culinária, pintura, artes plásticas, cinema em casa, caça ao ovo, passeios diversos… e muito mais! Dos 4 aos 12 anos, as férias a rodar têm horário das 7h30 às 19h, não percam!

MAPA ESPAÇO CRIATIVO

PÁSCOA NA CIDADE E NO CAMPOLisboa (Amoreiras Shopping Center)Alvito | 217 974 587 | 915 329 008www.mapacampopatrimonio.com

Nas férias no MAPA descobre-se o tempo guardado nos livros. Para crianças e jovens dos 6 aos 14, há tanto para explorar: Quanto tempo tem o Livro? Quanto tempo levas a escrever uma SMS? E uma mensagem escrita à mão? De 23 março a 6 abril, podem escolher passar as férias na capital ou em pleno Alentejo.

17 http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15

AUTOCARAVANA PARA FAMÍLIASLisboa | R. Hermínio Monteiro 1B211 992 989 / 939 460 887www.westcoastcampers.pt

Tenha uma experiência diferente em família, alugue uma autocaravana low cost! Pode transportar até 5 pessoas, com todo o equipamento de cozinha incluído, fogão, geladeira, água corrente e 2 camas de casal. Parta para a aventura com os mais novos com uma autocaravana cheio de estilo, confortável e económica.

WEST COAST CAMPERS

E S P E C I A L

FÉRIAS, PRIMAVERA E MUITO MAIS!

ATL DA PÁSCOACascais 918 802 657http://www.petitchef.pt

Uma semana inesquecível para quem gosta de cozinhar onde se fazem várias receitas, muitas alusivas à Páscoa. Com a chef Joana Byscaia irão aprender várias técnicas e dicas. Aproveitem porque não há nada melhor do que aprender a cozinhar e saborear de uma forma divertida! De 23 de março a 10 de abril (3 semanas).

PETIT CHEF

O CIRCO DA DANÇA 10% DESCONTOLisboa | 214 003 877 / 915 773 155www.dancespot.pt

Nestas férias juntem-se à magia contagiante da Dance Spot, onde a dança, o malabarismo, a música e as palhaçadas se juntam numa explosão artística. Cada dia será único com aulas de contemporâneo, sapateado, hip hop, cenários, figurinos e coreografias dos artistas preferidos dos mais novos. Surpreendam-se!

DANCE SPOT

DESCUBRAM CRIATURAS FASCINANTESPorto | 1ª Rua Particular do Castelo do Queijo | 226 190 400www.visitsealife.com/porto

Explorem as maravilhas do mundo marinho! Uma experiência única para toda a família, desde os mais destemidos, que vão preferir os misteriosos e temidos tubarões, até aos mais tímidos que se vão surpreender com a singela estrela-do-mar. Na Páscoa, o Sea Life Porto terá ateliês especiais e muitas surpresas!

SEA LIFE PORTO

FÉRIAS COM DESPORTOCascais214 849 470 / 934 143 866www.visconde.eu

De 23 de março a 3 de abril o ginásio Visconde em Cascais organiza um programa de férias atrativo para crianças dos 5 aos 14 anos. Terá atividades como ténis, natação, jardinagem, yoga, workshops de reciclagem e nutrição, visitas e cinema. Aposta em bons profissionais para umas férias inesquecíveis!

HEALTH CLUB VISCONDE

UM LUGAR PARA SONHARLisboa916 399 688 | [email protected]

As férias da Páscoa este ano vão ser muito mais divertidas e cheias de fantasia. A Princelandia é o mundo mágico das Princesas, um espaço onde os sonhos se tornam realidade. Nestas férias as princesas podem usufruir de um conjunto de atividades, diárias e semanais, onde é assegurado um serviço de qualidade e muita diversão.

PRINCELANDIA

18 MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt

E S P E C I A L

FÉRIAS, PRIMAVERA E MUITO MAIS!

FÉRIAS COM DIVERSÃO E ESTUDOPortela | Urb. Jardins do Cristo Rei963 831 833 | [email protected]

O Let’s Go Study dinamiza férias divertidas para os mais novos sem esquecer a componente pedagógica e o estudo. As férias da Páscoa serão recheadas de animação com expressão plástica, atividade física desportiva, inglês, culinária, visitas de estudo e muitas outras atividades. Contacte este centro de estudos!

FÉRIAS NA QUINTACascais | 932 500 [email protected]://quintadovillar.com

Para crianças dos 4 aos 11 anos, as férias na Quinta Pedagógica Armando Villar, são inesquecíveis e prometem muita diversão com atelier de jardinagem, tratamento dos animais, passeio de burro, workshop de culinária, artes plásticas, insufláveis, passeios pedestres e muitas surpresas! Tem alimentação incluída.

TEMPO LIVRE E ESTUDO 5% DESCONTO Lisboa | 932 020 700 [email protected]

A smartway desenvolve programas de férias para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos. Tem programas variados onde incluem momentos de estudo, atividades lúdicas e educativas. Os alunos poderão, ainda, fazer programas de estudo intensivos, totalmente personalizados às necessidades de cada um. Contacte!

FÉRIAS NO ESPAÇO KIDSLisboa | R. de Campo D’Ourique, 175 A 211 571 801 / 929 239 [email protected]

As atividades de férias n’ O Espaço são sempre divertidas e cheias de animação! Para crianças dos 5 aos 12 anos dinamizam várias atividades de ginástica, pista insuflável, trampolins, dança, jogos, passeios, pic-nic, ateliês diversos de artes plásticas, de costura e de culinária. Inscrevam-se!

LET’S GO STUDY

O ESPAÇO

SMARTWAY

QTA. ARMANDO VILLAR

FÉRIAS DESPORTIVASCarcavelos | 214 563 668 / 916 120 [email protected] www.carcavelos-tenis.com

Férias repletas de desporto e brincadeira num ambiente familiar: ténis, padel, futebol, arco e flecha, badminton, jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, cinema, pinturas, culinária e muito mais! De 23 de março a 10 de abril, estas são as férias ideais para crianças com muita energia para gastar.

CARCAVELOS TÉNIS

FÉRIAS SAUDÁVEIS E DIVERTIDASTires | 914 365 384www.smartlyfun.pt

A SmartlyFun dinamiza um ateliê especial nestas férias da Páscoa com muitas atividades e animação, em ambiente seguro, lúdico e pedagógico. No programa inclui workshop de bolachas da páscoa, zumba, meditação, pintura, teatro e muito mais. As refeições são saudáveis e divertidas. A não perder!

SMARTLYFUN

19 http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15

E S P E C I A L

FÉRIAS, PRIMAVERA E MUITO MAIS!

ATL - A MAGIA DOS MUSICAISLisboa | Edifício Amoreiras Plaza.213 943 530www.edsae.com

Na Páscoa a EDSAE propõe sempre um ATL de teatro musical bem divertido, com aulas de dança, representação e canto, adequada às diferentes faixas etárias. Dos 6 aos 9 anos explora-se uma versão adaptada do Aladino e dos 10 aos 14 anos a versão do Musical Matilda. No final, há espetáculo para a família!

WORKSHOPS CAKE DESIGN10% DESCONTOLisboa | 913 013 [email protected]

Com uma pitada de imaginação, criatividade e diversão nesta Páscoa as crianças podem aprender a decorar bolachas, queques, cake pops ou bolos com o Fofo Pintainho e a Coelhinha na BCA Kids, especialista em workshops de Cake design para crianças dos 4 aos 15 anos. Saboreie e encante-se com os bolos personalizados!

EDSAE

DIVERSÃO GARANTIDALisboa | 217 269 464 | [email protected] Oeiras | 214 416 667www.thelittlegym.pt

Férias que combinam a componente lúdica e recreativa, reforçando as capacidades motoras de cada criança. Em cada dia é explorado um tema e aceitam inscrições à semana, dia ou meio dia. Piratas Comilões, Em busca dos Ovinhos perdidos e Os Dragões da Ilha da Páscoa, são apenas alguns dos desafios a não perder!

THE LITTLE GYM BOLOS COM ALMA KIDS

CHEF AMÊNDOA E CAÇA AO OVOVila Nova de Gaia

223 710 507 / 919 882 631www.titiju.com

De 23 de março a 2 de abril a Titi Ju surpreende com novos desafios todos os dias. O programa inclui: visita à Casa da Música para assistir ao Perlimpimpum!, jogos tradicionais, Quem quer ser milionário?, ateliês, cinema, passeio pedestre pelo Porto Antigo, receita Chef Amêndoa e a tão aguardada caça ao ovo!

TITI JUATELIER DE SÃO BENTO

ARTES PLÁSTICAS NA PÁSCOALisboa e Almada | 965 769 007http://atelierdesaobento.blogspot.pthttp://atelierdealmada.blogspot.pt

Num ambiente criativo, realizam-se ateliers de artes plásticas, onde as crianças estimulam a sua criatividade desenvolvendo trabalhos de desenho, pintura, gravura, ilustração e desenho científico. De 23 a 27 de março, dinamizam férias da Páscoa e propõem duas semanas cheias de cor para crianças dos 4 aos 14 anos.

CURSOS DE PÁSCOA EM INGLÊS211 910 690 / 917 791 [email protected].

Cursos diversos e muito animados, perfeitos para ocupar as férias das crianças a partir dos 4 anos! Meio dia ou dia completo os cursos incluem atividades como storytelling, trabalhos manuais, culinária e teatro, tudo em inglês! Contacte o Centro de Ensino Helen Doron mais perto de si. Em Portugal, existem 18.

HELEN DORON ENGLISH

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt20

ANA & YOU - CREATIVE LEARNING CENTERR. Amália Rodrigues, 23B. Qta. da Parreirinha - Lisboa916 751 797 | Metro: Orientewww.ana-kindermusik.comKINDERMUSIK WITH ANA & YOU

OFERTA DA INSCRIÇÃO Oficina de música e inglês. Através de uma combinação única de atividades que incluem movimento criativo, expressão vocal, exploração de objetos e instrumentos bem como livros ilustrados, o crescimento e desenvolvimento da criança são estimulados.Idades e horários: 0-24 meses | 9.30h12-36 meses | 10.30h3-5 anos | 11.30hInscrições: [email protected], 14, 21, 28 mar.: 9.30h, 10.30h, 11.30h

0-5

AR.CO - CENTRO DE ARTE COMUNICAÇÃO VISUALR. de Santiago, 18 - Lisboa218 801 010 | www.arco.ptFOTOGRAFIA PARA JOVENS Com este curso, pretende-se de um modo simples e prático, abordar e explorar as possibilidades da tomada de vistas com câmara digital, desde a mais compacta à mais sofisticada, assim como explorar as possibilidades

do processamento da imagem no computador. Com a professora, Arlinda Lopes.Obs.: Ao preço acrescem 2,5€ do seguro. O aluno deve levar câmara própria.7, 14, 21, 28 mar., 11 abr.: 10.30h-13h

9-14 110€

ATELIER DE SÃO BENTOR. da Quintinha, 15 Lisboa965 769 007 http://atelierdesaobento.blogspot.ptDESENHO DE CIÊNCIAO desenho ou ilustração científica pode ser descrito como a arte ao serviço da ciência. Neste curso pretende-se satisfazer a curiosidade dos mais pequenos, tornando-os capazes de elaborarem ilustrações de várias espécies. O aluno vai ter contacto com alguns métodos, técnicas e ilustradores de desenho científico e conhecer algumas curiosidades e características acerca das espécies que representar.7 a 27 mar., sáb.: 15.30h-17.30h

+6 60€

BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIROAntigo Solar da Nora. Estrada de Telheiras, 146 - Lisboa217 549 030 | Metro: Telheirashttp://blx.cm-lisboa.ptCIDADÃO VERDEO Estúdio Zen promove um workshop de educação ambiental intitulado Fui promovido! Agora sou um cidadão

verde. A brincar ensina-se como cuidar e proteger o nosso planeta.Inscrições: [email protected] 7 mar.: 15h

6-10 5€

CLÍNICA CONSTRUÍMOS SORRISOSR. Luis Braille, 4 - Lisboa213 012 134 / 961 542 105www.sorrisoscomalma.ptBRINCAR AOS DENTISTASEsta oficina tem como objetivo desbloquear o medo do dentista e aprender a cuidar do sorriso. As crianças brincam fazendo de médico ou de assistente com luvas e mascara usando materiais clínicos. Ao mesmo tempo, é efetuada uma avaliação do sorriso assim como o ensino da escovagem. No final as crianças levam para casa um kit de escovagem.Inscrições: 932 774 036 25 mar.: 18h-19h

5-9 3€

EDSAEEdifício Amoreiras Plaza. R. Silva Carvalho, 321 – Lisboa213 943 530 | Metro: Marquês de Pombalwww.edsae.comESCOLA DE MUSICAIS›› VER CAIXADança especial Disney 4-6Preço: 40€/mêsIntrodução ao teatro musical 6-14Preço: 160€/trimestralGlee 10-14Preço: 40€/mêsHip hop new style +10Preço: 40€/mês

OFICINAS E CURSOS //

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 21

2ª a 5ª: 17.30h-19.30h

MUSEU DAS COMUNICAÇÕESR. do Instituto Industrial, 16 Lisboa213 935 000 | Comboio: SantosOLÁ PAI. ESTOU NA TV!Já pensaram no que gostariam de dizer às pessoas que mais gostam? No estúdio de TV podem gravar uma mensagem especial. Será uma surpresa para oferecerem no dia do Pai.Inscrições: 213 935 17714 mar.: 15h

+6 7,5€

FÓRUM SINTRAIC 19, Alto do Forte – Sintra219 256 550 | www.forumsintra.comALDEIA DO GUI GRÁTISO Fórum Sintra convida os mais pequenos para atividades bem divertidas!

Os monstros de feltro1 mar.: 14h-19hUma grande lição pelo sorriso do planeta Terra8 mar.: 14h-19hO dia do Pai está a chegar14, 15 mar.: 14h-19hGui, um campeão apaixonado22 mar.: 14h-19hFim de semana das rolhas28, 29 mar.: 14h-19h

2-12 0€

MU.SA - MUSEU DE ARTES DE SINTRAAv. Heliodoro Salgado Sintra219 248 170EXPLORADORES MUSICAISOs participantes desta oficina irão tornar-se verdadeiros exploradores musicais. Em conjunto, partem numa expedição que os levará à descoberta dos sons e da música de diferentes culturas, por vezes, nos

lugares mais inesperados do nosso planeta. Pelo, Conservatório de Música de Sintra.Preço: 12€ (criança + adulto)14 mar.: 16h

3-5 12€

CINE-TEATRO MUNICIPAL JOÃO MOTAR. João da Luz, 5 - Sesimbra212 234 034 [email protected] ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRISO cinema sempre foi a cores? Mas de onde vêm as cores? Esta oficina tem como objetivo transmitir conceitos de iniciação ao cinema, exploração plástica com enfoque na cor e promover o desenvolvimento da imaginação e da fantasia. Pela, Zero em Comportamento.Inscrições: [email protected] mar.: 11h

3-5 1,5€

ESCOLA DE MUSICAIS

A EDSAE é a representante oficial da prestigiada instituição Trinity Guildhall de Londres, que certifica exames na área do teatro musical em dezenas de países. Venham participar deste curso e fazer musicais de todos os tempos.

EDSAE - Lisboa | 2ª a 5ª: 17.30h-19.30h

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt22

ATMOSFERA MR. Júlio Dinis, 158, 4º Porto220 004 [email protected] TARDE DE ORIGAMIÉ milenar e originária do Japão a arte de dobrar papel criando animais, figuras geométricas e objetos divertidos. Esta é uma oportunidade de usufruir de uma tarde criativa e divertida, desenvolvendo a habilidade manual, o conhecimento geométrico e a imaginação. Inscrições: 213 249 239/1 [email protected] mar.: 15h-17.30h

+5 3,5€

CASA DO INFANTER. da Alfândega, 10 Porto222 060 [email protected]ÍZES DA CASA DO INFANTENo âmbito do Dia Nacional dos Centros Histórico, a Casa do Infante e o Canteiro d’Imagens organizam uma oficina de barro onde se irá moldar e criar um azulejo evocando as raízes da Alfândega e do Rio Douro, através de um barco Rabelo.Inscrições: 222 060 42329 mar.: 10h, 14h

+5 5€

KIDS & US SCHOOL OF ENGLISHR. Arquitecto Cassiano Barbosa, 86 Porto961 126 873 | www.kidsandus.pt INGLÊS NO KIDS&USNa Kids&Us, o inglês começa a partir do primeiro ano de vida. As crianças identificam-se com as personagens, de modo que criam uma cumplicidade que determinará o caminho de sua aprendizagem, não só do idioma, mas também de uma forma aberta e imaginativa de ver e entender o mundo.2ª a 6ª: 10h-12.30h, 14.30h-20.30h, sáb.: 10h-13.30h

+1

MUSEU DO FUTEBOL CLUBE DO PORTOEstádio do Dragão. Via Futebol Clube do Porto Porto225 570 418 | www.fcporto.ptPAI DRAGÃOUm dos dias especiais do ano é dedicado ao pai dragão e para ele todas as honras são poucas! E porque ser pai é uma enorme conquista, o Museu preparou uma oficina onde dragõezinhos e família podem celebrar juntos uma vida cheia de vitórias dos pais azuis e brancos.Preço: 5€ (criança + adulto) 2,5€ (acompanhante extra)15 mar.: 10.30h

4-12

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE VILA DO CONDEAv. Bernardino Machado, 96 Vila do Conde 252 633 383 http://viladoconde.cienciaviva.ptO DISCO DE NEWTONO Centro de Ciência Viva de Vila do Conde organiza oficinas de ciência para crianças. A luz está em todo lugar, ela permite-nos ver tudo à nossa volta. Mas sabiam que a luz branca, vinda do sol ou de uma lâmpada comum é, na verdade, formada basicamente pelas cores do arco-íris? Para provar esta ideia, venham construir o Disco de Newton!14 mar.: 10h-13h

+6 5€

OFICINAS E CURSOS //

MÃOS À OBRA: CADA CASA SEU DONO

Lançamento do livro. Venham conversar com o autor e participar num workshop para mini arquitetos. A arquitetura moderna parece complicada, mas vão ver que é absolutamente fascinante. Com a presença do autor Didier Cornille.

MAPA - ESPAÇO CRIATIVO – Lisboa 8 mar.: 16h

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 23

MAPA - ESPAÇO CRIATIVOAv. Engenheiro Duarte Pacheco. C. C. Amoreiras - Lisboa217 974 587 | Metro: Marquês de Pombalwww.mapacampopatrimonio.comMÃOS À OBRA: CADA CASA SEU DONO GRÁTIS ›› VER CAIXA8 mar.: 16h

+6 0€

BIBLIOTECA DAVID MOURÃO-FERREIRAR. Padre Abel Varzim, 7 D. Bairro Casal dos Machados - Lisboa218 536 337 | http://blx.cm-lisboa.ptKARINGANA BLUES Título de um livro do poeta moçambicano José Craveirinha, Karingana Wa Karingana equivale à forma portuguesa era uma vez para se iniciar uma estória. Venham ver e

ouvir esta história teatralizada pela companhia, Bica Teatro.Inscrição: 218 883 64414 mar.: 15h

4-12 3€

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIROR. da Bandeira. Urb. Palácio de Coimbra Barreiro | 212 068 234/37HISTÓRIAS VIVAS NA BIBLIOTECA GRÁTIS A Companhia de Teatro do Barreiro – Arteviva encena o conto A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas, da autora Luísa Ducla Soares. Não percam!7 mar.: 11h

4-12 0€

MUSEU DO FUTEBOL CLUBE DO PORTOVia Futebol Clube do Porto – Porto225 570 418 | www.fcporto.pt

HISTÓRIAS PARA DRAGÕEZINHOSEra uma vez… um universo cheio de chamas mágicas onde cabem dragões, princesas, vitórias e muitas outras histórias. Deixem-se levar nas asas do Dragão em aventuras azuis e brancas numa viagem onde é possível voar e sonhar. Preço: 7.5€ (criança + adulto )2,5€ (acompanhante extra)21 mar.: 16h

3-10

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTOR. D. João IV - Porto225 193 480 | [email protected] CONTOS AOS SÁBADOS GRÁTIS Há muitas histórias para contar, de bandidos e ladrões, de gigantes e anões, de feiticeiros, de mistérios e de arrepiar! Depois de tanta aventura, segue-se uma atividade de expressão plástica, escrita ou dramática.Sáb.: 15.30h

+3 0€

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt24

FÉRIAS DA PÁSCOA

CCB - CENTRO CULTURAL DE BELÉMPraça do Império - Lisboa 213 612 400 | Comboio: Belémwww.ccb.ptFABULOSA FÁBRICA DE CHAPÉUSChapéus há muitos, mas nunca são demais. A Fabulosa Fabrica de Chapéus esta a recrutar aprendizes de chapeleiro para realizar uma encomenda muito especial! Têm uma semana para inventar chapéus para cabeças de vários tamanhos, construi-los e por gente enchapelada a fazer coisas de se tirar o chapéu! Perfil do candidato: ser bem-disposto; ter uma formação avançada na arte de inventar; ter anos de experiencia em faz-de-conta e estar totalmente motivado para saltar, pular, cantar, colar, cortar, pintar, representar e outras árduas tarefas.Local: Fábrica das ArtesPreço: 85,3€/semana | 69,5€/4 dias | 21,3€/dia | 10,65€/meio dia23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 10h-17h

5-10

DANCE SPOTR. Fernando Vaz, 10 B - Lisboa214 003 877 | Metro: Conchaswww.dancespot.ptO CIRCO DA DANÇA

10% DESCONTONestas férias da páscoa juntem-se à magia contagiante da Dance Spot, onde a dança, o malabarismo, a música e as palhaçadas se juntam numa explosão artística. Durante este programa, cada dia será preenchido com aulas de contemporâneo, sapateado, hip hop, música, criação de cenário e criação de figurino. Irão haver músicas e coreografias muito divertidas, dos vários artistas preferidos dos mais pequenos, como a Violleta, Pharrel Williams, Meghan Trainor, Bruno Mars entre outros. No final irá realizar-se o espetáculo de apresentação para os pais. E para mais tarde recordar, a Dance Spot oferece um DVD com o espetáculo final e com excertos do dia a dia das crianças, na preparação do mesmo.Obs.: Possibilidade de extensão de horário sem acréscimo de valor. Possibilidade de adquirir almoço e lanche mediante pagamento adicional.23 a 27 mar.: 9.15h-16.30h

3-12 130€

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIANAv. de Berna, 45A - Lisboa 217 823 000 | Metro: S. Sebastião www.gulbenkian.pt FÉRIAS DA PÁSCOA NA GULBENKIANA Gulbenkian promove atividades lúdicas e pedagógicas para crianças durante os períodos de férias

escolares. Com estas atividades as crianças aprendem enquanto se divertem e criam-se novos públicos, desde cedo, para a arte e cultura.7 Artes no Museu 5-12Local: Museu Calouste GulbenkianPreço: 85€23 a 27 mar.: 10h-17.30hHumanimália! 7-13Oficina de técnicas de animação e imagens em movimento.Local: CAMPreço: 85€23 a 27 mar.: 10h-17.30hA grande invasão 8-12Oficina de expressão plástica, escrita imaginativa e educação dos oceanos.Local: CAMPreço: 70€30 mar. a 2 abr.: 10h-17.30hPinturaria 5-12Oficina de técnicas e processos de pintura.Local: CAMPreço: 70€30 mar. a 2 abr.: 10h-17.30hObs.: Possibilidade de acompanhamento à hora de almoço.

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOAEstrada de Benfica, 158-160 - Lisboa 217 232 900 | Metro: Jardim Zoológicowww.zoo.pt APRENDER EXPLORANDOAprender, explorando é o lema destes programas desenvolvidos nos períodos de férias escolares. Estes programas constituem, para aqueles que gostam da vida selvagem, uma excelente oportunidade para aprenderem e contribuírem para transformar o nosso Planeta num sítio melhor para viver. Os pequenos amantes da Natureza transformar-se-ão em Embaixadores da Natureza.Percursos temáticos Para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre os vários grupos de animais, desde os répteis aos mamíferos, passando pelas aves e não esquecendo as espécies mais ameaçadas e em vias de extinção;Encontros com tratadoresOs participantes vão poder aprender um pouco sobre todo o trabalho que envolve tratar dos animais;A aprendizagem é feita de forma

FÉRIAS //

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt26

divertida e a brincar, pelo que irão haver também jogos de pista e de exploração, caças ao tesouro, peddy-papers. Depois os conhecimentos são aprofundados e consolidados através de atividades de expressão plástica, desenho, construção, pintura, debates e concursos.Preço: 154€/4 dias | 190€/5 diasObs.: O preço inclui refeições.23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 9h-18h

3-16

MAPA - ESPAÇO CRIATIVOAv. Engenheiro Duarte Pacheco. C. C. Amoreiras - Lisboa217 974 587 | Metro: Marquês de Pombalwww.mapacampopatrimonio.comNA CIDADE E NO CAMPOQuanto tempo tem o Livro? Que tempo se guarda lá dentro? Quanto tempo leva a escrever uma sms? E uma mensagem escrita à mão? E numa máquina de escrever? Nestas férias, as crianças irão ficar apaixonadas por um mundo feito de objetos e de cheiros.Preço: 150€/semana23 mar. a 6 abr., 2ª a 6ª: 8.30h-18h

6-14

MUSEU COLEÇÃO BERARDOPraça do Império - Lisboa213 612 913 | Comboio: Belémwww.museuberardo.comFÉRIAS NO MUSEU BERARDO

15% DESCONTOAtividades no Museu Coleção Berardo que pretendem aproximar as crianças da Arte.Relógio dada 4-6Nas férias da Páscoa as crianças podem ver cinema no museu onde as personagens principais são relógios! Tendo como inspiração a obra do artista Christian Marclay exposta no Museu Coleção Berardo, será uma semana a imaginar, recriar e transformar o tempo. Preço: 105€23 a 27 mar.: 9.30h-17.30hLivros de artistas ou artistas em livros 7-13›› VER CAIXAPreço: 105€23 a 27 mar.: 9.30h-17.30h

Tic tac, tic tac 4-6O que será que podia acontecer se os ponteiros do relógio andassem ao contrário? E se andassem mais depressa? E se parassem? O que faríamos? Será que podemos recuar ou avançar no tempo? Preço: 80€30 mar. a 2 abr.: 9.30h-17.30hO relógio, o museu, o artista e o retrato dele 7-13A partir da memória que temos dos filmes e outros que ainda não conhecemos, explora-se a construção de um retrato fotográfico inspirado no cinema! Explorando a fotografia e o vídeo, as crianças mergulham na obra do artista Christian Marclay para conhecermos o seu processo de trabalho e percebermos como é que ele se relaciona com o nosso próprio dia a dia!Preparados? Ação!Preço: 80€30 mar. a 2 abr.: 9.30h-17.30hObs.: Ao preço acrescem 5€ de seguro.

4-13

MUSEU DA ELETRICIDADEAv. de Brasília, Central Tejo – Lisboa210 028 130 | Comboio: Acântarawww.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidadePÁSCOA ELÉTRICACom base na experimentação e na descoberta estes ateliês aliam diversão e aprendizagem tendo como temas principais a origem da eletricidade e a exploração do universo criativo das artes plásticas. Oficina de energia e eletricidade 9-13Ao longo de quatro dias as crianças constroem um protótipo de um carro elétrico movido a pilhas e energia solar. De forma pedagógica e divertida, aprendem conceitos de eletricidade e de mecânica. Ficarão a saber como montar, por exemplo, um circuito elétrico e uma turbina. No último dia, uma corrida de carros. Ganha o mais criativo e mais veloz!24 a 27 mar.: 10h-13hDas coisas nascem coisas, das ideias vrincadeiras, das tuas mãos e corpo obras verdadeiras 7-13As exposições dos artistas Alexandre Conefrey, José Manuel Ballester

FÉRIAS //

LIVROS DE ARTISTAS OU ARTISTAS EM LIVROS

O livro também é um objeto artístico? Numa semana repleta de animação descobre-se o que é um livro de artista! Será único como uma obra de arte ou tem vários exemplares? Terá textos e imagens? Que formas e materiais se podem usar para criar um livro artístico?

MUSEU COLEÇÃO BERARDO - Lisboa23 a 27 mar.: 9.30h-17.30h

Hugo

Bar

ata

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 27

e Carlos Lobo, serão o ponto de partida para explorações no campo da performance e das artes plásticas, guiando as crianças num processo de criação transversal com várias técnicas e materiais diversificados. Dança, desenho, autorrepresentação, interpretação criativa, registos fotográficos e muita imaginação aguardam os pequenos artistas!30 mar. a 2 abr.: 14.30h-17.30h

7-13 0€

MUSEU DAS COMUNICAÇÕESR. do Instituto Industrial, 16 Lisboa 213 935 000 | Comboio: Santoswww.fpc.pt PÁSCOA A COMUNICARNestas férias descobrem-se os segredos da magia do cinema de animação. São várias as oficinas que prometem dias cheios de diversão e criatividade!Locais: Museu da Marioneta e Museu das ComunicaçõesPreço: 14€/dia | 60€/semanaInscrições: 213 935 17723 a 27 mar.: 9.30h-12.30h, 14.30h-17.30h

6-12

MUSEU DO ORIENTEAv. Brasília. Doca de Alcântara (Norte) Lisboa213 585 200 | Comboio: Alcântarawww.museudooriente.ptFÉRIAS NO ORIENTEHistórias deliciosas, gulosas, de aventura e bravuras que, na Páscoa vos irão contar.

De comer e chorar por mais!Se um cozinhado fosse como uma história e cada ingrediente uma personagem? O que diriam uns aos outros ao encontrar-se? São histórias deliciosas, cheirosas e gulosas estas que vos iremos contar. Ao Oriente vamos buscar inspiração!23 a 27 mar.: 9.30h-13hEsta vida de marinheiroDepois da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, as viagens até esse país passaram a fazer-se regularmente. Chamavam-se Carreira da Índia. Já imaginaste a coragem de todos os que, no século XVI, decidiam embarcar nessas longas viagens? 20 mar. a 1 abr.: 14.30h-17.30h Preço: 30€/3 dias | 50€/5 manhãs

7-12

O ESPAÇOR. de Campo D’Ourique, 175 A - Lisboa 211 571 801 | www.oespaco.comESPAÇO KIDSAtividades de férias divertidas e cheias de animação! Várias atividades de ginástica, pista insuflável, trampolins, dança, jogos, passeios, pic-nics, ateliês de artes plásticas, de costura e de culinária.Preço: 100€/semana27 mar. a 1 abr., 2ª a 6ª: 9h-18h

5-12 100€

ATELIER DE ALMADAR. da Esperança, 25A. C. C. Liberdade, loja 13 - Almada965 769 007 http://atelierdealmada.blogspot.pt

FÉRIAS NO ATELIERNum ambiente criativo, em verdadeiros ateliês de artes plásticas, as crianças poderão desenvolver trabalhos de desenho, pintura, gravura, ilustração e desenho de ciência durante as férias da Páscoa. Vão ser duas semanas cheias de cor visando estimular a criatividade do seu filho.Preços: 15€/meio dia 65€/semana (meios dias)Obs.: Ao preço acresce a taxa de IVA.23 mar. a 3 abr., 2ª a 6ª: 10h-13h

4-14 100€

2 A RODARR. Elias Garcia, 57-A Amadora216 032 499 / 960 395 [email protected]ÉRIAS A RODARDurante as férias da Páscoa a 2aRodar promove atividades para as crianças. Teatro, brincadeiras no parque de diversões, culinária, pintura, artes plásticas, cinema em casa, caça ao ovo, passeios diversos… e muito mais!Preço: a partir de 30€23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 7.30h-19h

4-12

PETIT CHEFAv. Nª Senhora do Rosário, 440 Cascais918 802 657 | www.petitchef.ptPÁSCOA A COZINHARUma semana inesquecível para quem gosta de cozinhar. Fazem-se várias

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt28

receitas e muitas delas alusivas à Páscoa. Com a chef Joana Byscaia as crianças aprendem várias técnicas e dicas que vão ser bastante uteis para as suas vidas.Preço: 160€/semanaObs.: Inscrição mínima em 2 dias.23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª

+6

HEALTH CLUB VISCONDER. Visconde da Gandarinha, 166 Cascais214 849 470 | www.visconde.euFÉRIAS DESPORTIVASPrograma de férias muito aliciante para crianças. Ténis, natação, yoga, jardinagem, culinária, hip hop, workshops de reciclagem, workshops de nutrição, ateliê de pintura, visitas culturais, jogos tradicionais, ténis de mesa, cinema e muitas surpresas!Preço: 130€/semanaObs.: Desconto para sócios.23 mar. a 3 abr., 2ª a 6ª: 8.30h-17.30h

5-14

OFICINA DE ESTUDOR. Ator Francisco Ribeiro, 1 Linda-a-Velha926 955 233 [email protected]ÁSCOA DIVERTIDAFérias divertidas com jogos, ateliês de plástica, música, dança, atividades de exterior, teatrinho de fantoches, origami e muitas experiências. Os mais pequenos vão ainda pôr

a mão numa oficina de culinária. Vão também ter a oportunidade de elaborar um vídeo com os melhores momentos das suas férias! Haverá ainda tempo para estudar e fazer projetos.Preço: 12€/dia | 100€/10 dias23 mar. a 6 abr., 2ª a 6ª: 8.30h-19h

5-12

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SINTRAPraceta das Amoreiras, 6 Rio de Mouro219 162 628 www.conservatoriodemusicadesintra.comFÉRIAS COM MÚSICACom muita diversão e música à mistura as crianças exploram os sons escondidos na voz, experimentam jogos, tocam num grupo de percussão e descobrem uma infinidade de sons!Obs.: O preço inclui lanche.23 a 27 mar.: 14.30h-18h

6-10 45€

PRAIA GRANDEAlmoçageme SintraCAMPO DE FÉRIAS RODA VIVAA 45 min. de Lisboa, a escassos minutos, a pé, da Praia Grande, muito perto da serra de Sintra, rodeada por um anel de vilas riquíssimas em património e curiosidades, inserida num hectare de pinhal, a Casa da Praia Grande

tem uma situação privilegiada, que permite um leque variadíssimo de atividades ao ar livre. Foi concebida de raiz para receber crianças em férias. Para quem quer escalar paredes e ser o primeiro a chegar lá a cima, ver o mundo de pernas para o ar no slide, navegar de canoa e surfar as ondas na praia, orientar-se por caminhos, trilhos e pistas e descobrir novas caches, desvendar os segredos de um grande mistério e sentir a emoção de um jogo no escuro... Para quem é bem ágil, inteligente e super rápido e quer levar a sua equipa a ganhar!Inscrições: Roda Viva965 040 374 | 960 5087 675 [email protected] Preço: 195/5 dias23 a 27 mar.

+6

ATMOSFERA MR. Júlio Dinis, 158, 4º Porto220 004 270 [email protected] FERIAS COM O PELICAS›› VER CAIXAPreço: 20€/dia | 85€/semana23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 9h-17.30h

6-12

FÉRIAS COM O PELICAS

Nas férias da Páscoa não faltem às atividades que o Clube Pelicas preparou. Não vão faltar jogos, cinema, teatro, visitas a parques temáticos e muita animação.

ATMOSFERA M - Porto23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 9h-17.30h

FÉRIAS //

AGENDA

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt30

BOA – BOMBARDA OFICINA DE ARTESR. Adolfo Casais Monteiro, 59 Porto917 482 723 [email protected] TEATRO E ARTE NAS FÉRIASPersonagens, figurinos, caracterização e cenografia. Construção de personagens, contracenas e criação de um pequeno espetáculo com apresentação para familiares e amigos, é o que as crianças vão encontrar! Uma semana de muita criatividade, imaginação e divertimento.23 a 27 mar.: 9.30h-12.30h-17.30h

6-12 40€ a 45€

CASA DO INFANTER. da Alfândega, 10 Porto 222 060 [email protected] LARAPAL NA CASA DO INFANTE Durante as férias da Páscoa, as crianças estão convidadas a pintar a Páscoa, com cinco ateliês diversificados que pautam os cinco dias da semana. Esta atividade tem por objetivo promover a autonomia, a auto-confiança e a auto-estima dos intervenientes. A utilização das mãos, a criatividade da mente e a preocupação da cor são ingredientes essenciais de aprendizagem e desenvolvimento criativo.23 a 27 mar.: 14.30h-17.30h

+6 30€

FUNDAÇÃO SERRALVESR. D. João de Castro, 210 - Porto 226 156 500 | www.serralves.ptPÁSCOA EM SERRALVES Este é um programa que procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza.Iniciação à Equitação 5-12Curso que primeiro contacto com o universo equestre, sendo desenvolvidas ao longo da semana aulas de hipologia e de equitação, bem como passeios a cavalo no Prado e/ou na zona da Quinta de Serralves, promovendo-se o à vontade em sela num espaço de grande beleza e contacto com a natureza. 23 mar. a 2 abr., 2ª a dom.: 9.30h-12.30h, 14h-17hO cientista dos ovos mágicos 4-6Uma aventura ao reino dos ovos mágicos. No laboratório especial do reino criam-se ovos saltitões, ovos elásticos, ovos coloridos e até ovos que escondem surpresas! 23 a 27 mar.: 9.30h-12.30hEscultor(zinhos) 4-6A partir da figura humana do autorretrato e da caricatura, com materiais diferentes cada criança descobre que é um verdadeiro escultor(zinho)…23 a 27 mar.: 14h-17h Tinta à solta! 4-6Durante esta semana vamos melhor conhecer géneros, formas e formatos da pintura, para no final nos encontrarmos na nossa exposição.30 mar.: a 2 abr.: 9.30h-12.30hCozinheiros de palmo e meio 4-6

E se um coelho, de repente, roubasse todas as amêndoas da Páscoa? E agora? Nós temos uma solução! Vamos criar as nossas amêndoas e os nossos ovos de chocolate! 30 mar. a 2 abr.: 14h-17hDesenhar cientificamente 6-9O desafio é observar o Parque de Serralves com um olhar atento e aprender técnicas surpreendentes para reproduzir em desenho elementos naturais. A ilustração científica mostra-nos os detalhes mais impressionantes das plantas, animais e outros elementos da natureza mas pode também ser o ponto de partida para a criação de um herbário imaginário…! 23 a 27 mar.: 9.30h-12.30h Mãos aos doces de Páscoa 6-9Nesta Páscoa vamos por as mãos na massa para fazer doces e docinhos saudáveis, com muito sabor … 23 a 27 mar.: 14h-17h, 30 mar. a 2 abr.: 9.30h-12.30hMãos às esculturas 6-9Partindo de formas existentes, criaremos seus múltiplos, desenhados e modelados em diversos materiais – papel, gesso, cartão ou pasta de modelar. Juntas, as crianças dão vida a uma nova coleção!30 mar. a 2 abr.: 14h-17hAventuras à velocidade da luz 6-12Este é um ano muito especial em que a luz é a grande protagonista da aventura da ciência. Como seria um mundo sem luz? Consegues imaginar? 23 a 27 mar.: 9.30h-12.30h, 30 mar. a 2 abr.: 14h-17hExperimentário das engenhocas 6-12

FÉRIAS //

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 31

No ginásio das acrobacias, treinam-se pinos e cambalhotas. No experimentário de engenhocas, treinam-se invenções estrambólicas. Reagentes, frascos e concentração, no que resultarão? 23 a 27 mar.: 14h-17h, 30 mar. a 2 abr.: 9.30h-12.30h Formas que transformam 9-12O Parque de Serralves será o cenário privilegiado para as nossas criações plásticas. Mas primeiro vamos percorrer os seus caminhos, espreitar a coleção de esculturas, descobrir os animais e vasculhar desde as formas recônditas e insignificantes às mais próximas e evidentes. 23 a 27 mar.: 9.30h-12.30hSelfies 9-12Quem nunca tirou uma Selfie que mande o primeiro flash! A fotografia viveu uma revolução. Hoje ela é rápida, espontânea, digital e com filtros. Será que perdeu qualidades ou que abriu horizontes?30 mar. a 2 abr.: 9.30h-12.30hPreço: 60€/5 sessões | 50€/4 sessões | 140€/5 dias (equitação) 115€/ 4 dias (equitação)

Obs.: O preço não inclui almoço que pode ser incluído mediante pagamento adicional.

+4

MUSEU DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕESR. Nova da Alfândega - Porto223 403 000 | www.amtc.pt DENTRO DA TELEVISÃOComo é um estúdio de televisão? O que é a régie? Quais as funções do realizador e dos operadores de câmara? Para aqueles que sonham em aparecer na televisão, juntem os amigos e vão até ao Museu realizar e gravar um programa feito à vossa medida!Preço: 15€ (3 tardes ou 3 manhãs)23 mar. a 2 abr., 3ª a 6ª: 10h-13h, 14h-18h

+6

TITI JUR. Padre Manuel Valente de Pinho Leão, 247 - Vila Nova de Gaia 223 710 507 | www.titiju.com

FÉRIAS COM A TITI JUA Titi Ju preparou um programa de férias com divertimento garantido! Visitas à Casa da Música, jogos tradicionais no parque, oficinas de culinária, caça ao ovo… e um sem número de atividades que irão deliciar os pequenos participantes!Preço: 60€/semana Obs.: O preço não inclui refeição.23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª

+6 60€

HELEN DORONTodo o país211 910 690 | www.helendoron.ptPÁSCOA EM INGLÊSCursos diversos e muito animados perfeitos para ocupar as férias das crianças! Apenas da parte da manhã, tarde ou dia completo as crianças serão estimuladas para a língua inglesa. Os cursos incluem atividades como storytelling, trabalhos manuais, culinária e teatro... Tudo em inglês! 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª

+4

PASSEAR

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt32

HIPPOTRIP

20% DESCONTO (COD.: E&O0v62c7cd71f)Doca de Santo Amaro – Lisboa211 922 030 | Comboio: Alcântarawww.hippotrip.comTOUR HIPPOTRIP - TURISMO ANFÍBIOA bordo de um veículo anfíbio, explore os diferentes locais da capital de Portugal, por terra e por mar, sem sair do conforto do seu assento. Prepare-se para se divertir com os nossos guias/animadores e aprender mitos e lendas desta cidade deslumbrante!2ª a dom.: 9h-18h

+2 15€/25€

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMOLargo do Carmo - Lisboa213 478 629 | Metro: Baixa-Chiadowww.museuarqueologicodocarmo.ptOS PRECOLOMBINOSAtravés de um jogo onde se têm de andar pelo Museu, os pequenos participantes poderão vir a colecionar factos curiosos sobre os Incas. Para isso terão que desvendar alguns dos seus mistérios. Quem se atreve?28 mar.: 15h-17h

+6

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINISLargo de São Julião - Lisboa213 213 240 | Metro: Baixa-Chiadowww.bportugal.ptUM PASSEIO COM D. DINIS GRÁTIS›› VER CAIXA21 mar.: 10.30h

6-12 0€

TIME TRAVELLERSAv. General Roçadas, 157, 8º - Lisboa965 107 188 | www.timetravellers.ptLISBOA PARA OS MAIS PEQUENINOSPara comemorar o dia do Pai, nada como um jogo em família, onde os mais novos são os líderes da equipa! Seguindo as pistas, vão guiar e descobrir uma Lisboa cheia de segredos e aventuras, enquanto resolvem desafios e recorrem à sua imaginação. Ponto de encontro: Terreiro do Paço

Inscrições: [email protected] Obs.: O pai não paga.22 mar.: 10h-13h

+6 8€

PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZLargo do Palácio Nacional - Queluz214 343 860 | www.parquesdesintra.pt VIAGEM À CORTE DO SÉCULO XVIIIOs participantes são convidados a conhecer todos os recantos do Palácio Nacional de Queluz, a ouvir a sua história, a ver pessoas de outra época. Vão ouvir cantar, tocar e dançar músicas de setecentos. Aprenderão como se realizavam grandes festas e que vestidos e outros trajes se usavam neste espaço de enorme beleza e requinte. Descobrirão também, que os príncipes e infantes não iam à escola mas tinham muitas matérias para aprender.Inscrições: 219 237 30029 mar.: 15h

+5 9€

CASA DO INFANTER. da Alfândega, 10 - Porto222 060 423 | [email protected] UMA HISTÓRIA POR CONTAR GRÁTIS

Miúdos e graúdos poderão adquirir um guião com atividades divertidas sobre a Alfândega Medieval e descobrir em equipa como era esta casa há muitos anos contando uma história à sua maneira! 3ª a dom.: 10h-12.30h, 14h-17h

+5 0€

PAÇO DOS DUQUESR. Conde Dom Henrique Guimarães253 412 273 http://pduques.culturanorte.pt À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIOO Paço dos Duques de Bragança e o Museu de Alberto Sampaio prepararam, em conjunto, um programa especial para famílias. Esta proposta pretende aproximar os visitantes, sobretudo as famílias, a estes dois Museus de Guimarães, através do estímulo que uma visita orientada confere. Uma oportunidade única de conhecer os espaços, as coleções, a história e os segredos destes museus. Não perca esta oportunidade de conhecer alguns monumentos de Guimarães, divertindo-se em família!7 mar.: 11h, 15h

+6 0€/6€

PATRIMÓNIO //

UM PASSEIO COM D. DINIS

Venham participar deste passeio com D. Dinis ao longo da Muralha, pelos areais do Tejo. O túnel do tempo leva-nos diretamente para a Lisboa medieval. Por entre sons e imagens, percorremos os cami-nhos desta cidade antiga, sentindo o rio ali tão perto. Como se vivia nesta época? Quem foi El Rey D. Dinis? Que herança nos deixou e porque ainda hoje nos inspira? Venham descobrir os achados e os enigmas da arqueologia através dos vestígios, dos objetos e das muitas estórias que o rei e a sua muralha hoje nos revelam.

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS - Lisboa | 21 mar.: 10.30h

PASSEAR

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt34

BOWLING CITYC.C. Colombo. Av. Lusíada, Piso 2- Lisboa217 162 382 | Metro: Colégio Militarwww.bowling-city.ptBOWLING EM FAMÍLIA A nova cidade do Bowling está toda ela decorada com elementos do bowling, ocupando uma área total de 2.059 m2, com dois pisos, sendo o primeiro piso o parque da cidade e o segundo piso o centro urbano dessa cidade. Existem no primeiro piso de entrada, jogos de entretenimento familiar, com máquinas que compreendem de um a seis utilizadores, entre crianças e adultos. O Teatro 5D, é uma outra atração com constantes novidades cinematográficas de curtos filmes interativos de 5 a 10 minutos. Todo este espaço está concebido para momentos de diversão puramente familiar e entre amigos, para todas as idades.2ª a 5ª: 12h-24h, 6ª: 12h-1h, sáb.: 11h-1h, dom.: 11h-24h

+0 2,55€ a 4,75€

QUINTA PEDAGÓGICA ARMANDO VILLARCobre - Cascais932 500 600 | [email protected] PASSEIO VERDE No primeiro domingo de primavera, a Quinta da Ponte e a Quinta Pedagógica Armando Villar vão abrir as suas portas para a segunda edição do Passeio Verde, um evento de celebração da natureza e da chegada da primavera. Venha viver esta experiência, em família!

Atividades previstas: Peddy paper, paintball, oficina de lã, caça ao tesouro pirata, insufláveis, slide, aula de zumba, sessão de contos, gincana de cowboys, atividades criativas, jogos tradicionais, mini horas e muito mais!22 mar.: 10h-17h

+0 4€/3€

RIO-A-DENTROAv. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, 35 2D - Salvaterra de Magos | 915 880 518 www.rio-a-dentro.pt PASSEIOS NATUREZA

OFERTA BILHETE CRIANÇA (M/10 ANOS) NA COMPRA BILHETE ADULTOCom esta experiência, enquanto vamos navegam pelo rio Tejo, as famílias vão vendo bem de perto cavalos que pastam pelas praias e as aves que nidificam pelos salgueirais. Com o chegar da primavera começa a época da nidificação. E são milhares as aves que fazem ninho nas margens do rio. Venham conhecer o Tejo e despertar para a sua imensa biodiversidade. Tudo isto, a bordo de um dos Rio-a-Dentro – os modernos e seguros barcos que existem no rio Tejo.Local de embarque: Cais do Escaroupim – Salvaterra de MagosSáb., dom.: 10.30h-13h, 14.30h-17h

+0 25€

YMCA CAMP ALAMBREEstrada Nacional 379-1 – Setúbal212 183 103 http://alambre.ymcasetubal.org FINS DE SEMANA NO PARQUEAproveite as sugestões do Parque Ambiental do Alambre e realize

atividades em contacto com a natureza.Percurso do FojoPasseio pedestre que nos permite conhecer a origem geológica da Arrábida e a Brecha da Arrábida - uma rocha bastante invulgar. Paragem na belíssima escarpa do Fojo.Preço: 6€/4€8 mar.: 9.30h-12.30hEscalada às árvoresNão podemos descrever o que cada um sente ao encontrar-se numa árvore. Venham experienciar a subida a uma árvore de onde se pode ver, ouvir e sentir a natureza de uma forma totalmente nova.Preço: 15€15 mar.: 9.30h-12.30hPercurso chã dos navegantesPasseio pedestre em busca da Corriola do Espichel, espécie extremamente rara que existe apenas nos afloramentos calcários e nas arribas costeiras do Cabo Espichel.Preço: 4€/6€22 mar.: 9.30h-12.30h

+9

PARQUES DE SINTRA - MONTE DA LUASintra219 237 336 | www.parquesdesintra.ptFAMÍLIAS NOS PARQUES DE SINTRANo mês em que se celebra a primavera venham conhecer os diferentes espaços onde se escondem muitas histórias por contar.Construção de caixas-ninho para aves +6

PARQUES E PRAIAS //

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 35

+0 Idade Sem Pais Acesso Fácil Marcação MultibancoRestauração Grátis DescontoCriança/Adulto

Atividade de sensibilização ambiental, destinada a aumentar a disponibilidade de locais de nidificação para algumas aves da Serra de Sintra, tais como o Chapim-real, a Trepadeira ou a Carriça.Local: Quintinha de MonserratePreço: 8€/participante8 mar.: 14.30hUma aventura no Palácio da Pena +8A partir da obra Uma aventura no Palácio da Pena, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, os participantes descobrem, de forma lúdico-pedagógica, um dos mistérios que o livro não resolve. Entre a história do livro e a história do Palácio, há que seguir pistas e executar tarefas, que conduzirão à solução final de um enigma, cuja resposta ficou perdida no tempo. O trabalho de equipa, com a ajuda de alguns excertos da obra, será fundamental para viver esta aventura.Preço: 10€/participanteLocal: Palácio Nacional da Pena15 mar.: 15hInscrições: 219 237 300

+6

QUINTA PEDAGÓGICA BURROS DO MAGOITOR. da Moita Velha, 19 – Sintra927 758 757 | www.burrosdomagoito.comÀ DESCOBERTA DA QUINTA!Atividades com póneisPasseio de Pónei dentro do picadeiro e atividades de interação com este animal. Acariciar, escovar e limpar o animal, tratar da sua alimentação e interação com os restantes animais da Quinta.Preço: 10€Passeios de burrosTradicional passeio de burro, pela aldeia do Magoito, os pais/acompanhantes levam os burrinhos à mão e aproveitam para se deliciar com uma caminhada pelo campo.Preço: 10€Passeio de charretePasseio de charrete, pela aldeia do Magoito. A charrete pode transportar 3 crianças ou 1 criança com 1 ou 2 adultos.Preço: 10€Descobrir a QuintaEsta é uma atividade que pretende retratar aos pequenos participantes

como o é o dia a dia das tarefas de uma quinta. Venham observar, conhecer os hábitos e características dos animais, realizar as tarefas diárias (limpeza, tratamento e alimentação), e fazer um passeio de burro.Preço: 20€Programa 3 em 1Neste programa as crianças podem explorar um pouco de toda a Quinta. Dele fazem parte um passeio tradicional de Burro, a atividade com os Póneis e brincadeiras a cavalo. Preço: 30€Obs.: Horário a acordar na altura da inscrição.2ª a dom.

+5

EVOAVila Franca de Xira926 458 963 | www.evoa.ptEM MARÇO, NO EVOA No coração da maior e mais importante zona húmida de Portugal, o estuário do Tejo, está localizado o EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves.

PASSEAR

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt36

Comedouros para avesVenham participar de uma ação de voluntariado e colocação de comedouros para aves.Preço: 0€21 mar.: 14.30h-15.30hDia mundial da águaDescubra a diversidade de formas de vida dependentes da água ao visitar a barragem, linhas de água e arrozais da Companhia das Lezírias. No EVOA, recorrendo a lupas, binóculos e telescópios observará desde os seres mais pequenos até às grandes águias que rasgam os céus da lezíria. A atividade inclui a participação na oficina Água é vida.Preço: 10€Obs.: Atividade grátis para crianças até aos 10 anos.22 mar.: 10h-18h

+5

FUNDAÇÃO SERRALVESR. D. João de Castro, 210 Porto226 156 500 www.serralves.pt PERCURSOS EM SERRALVES GRÁTISNão perca estes dois percursos pensados para as famílias, à descoberta da biodiversidade do Parque de Serralves.AvesNeste percurso pelo parque parte-se à descoberta da diversidade de aves ali existentes, possibilitando o contacto com as metodologias utilizadas para a monitorização destas populações, incluindo a sua captura e anilhagem.8 mar.: 11hEvoluçãoA teoria da evolução, proposta inicialmente por Darwin há mais de 150 anos, permitiu um aprofundamento sem precedentes na compreensão do mundo natural. Ao longo de um passeio, procuram-se fenómenos naturais e debaterem-se possíveis explicações, tendo a teoria da evolução como pano de fundo.22 mar.: 11hObs.: Acesso gratuito mediante levantamento de senha a partir das 10h, na receção do Museu.

+3 0€

QUINTA PEDAGÓGICA DE BRAGACaminho dos Quatro Caminhos – Braga253 623 560 http://quintapedagogica.cm-braga.ptOFICINA CÃES E LOBOSO que têm os cães e lobos em comum? Venham pôr à prova os conhecimentos e descobrir muitas curiosidades e histórias que tornam estes animais tão cativantes. Preparem-se também para serem verdadeiros detetives de animais e partirem à procura de indícios e vestígios! Venham passar um domingo selvagem na Quinta Pedagógica de Braga!Inscrições: 911 764 104 [email protected] 1 mar.: 10h-13h

6-12 4€/5€

ZOO DE LOUROSAR. do Parque - Santa Maria da Feira227 459 822 | www.zoolourosa.comDIA DO PAI NO ZOOO Zoo de Lourosa convida pais e filhos a passarem um dia divertido entre os animais e com muita animação. Este é o único Parque Ornitológico do país que se dedica exclusivamente a aves, com um espaço a visitar que acolhe cerca de 500 aves de 150 espécies diferentes, em 80 habitats visitáveis. Durante este dia, as famílias têm à disposição diversas oficinas e workshops.Informações: 998 781 078 22 mar.: 9.30h-18h

+0 1,5€/2€

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTOMonsanto. Junto ao Miradouro de Montes Claros Lisboa BUÉ D’JOGOS

10% DESCONTOAtividades de aventura com orientação, escalada, tiro ao arco e paintball.Preço: 18€/participanteInscrições: 965 610 [email protected].: Os horários são combinados na altura da marcação. A realização da

atividade obriga a um número mínimo de participantes.2ª a dom.

+8

VERTIGO CLIMBING CENTERAv. Infante D. Henrique, Edifício Beira Rio, Fração S - Lisboa | 967 890 179 http://vertigoroco.wix.com/vertigo ROCÓDROMOParede de escaladaCom 4,80 m de altura, esta parede é perfeita para a modalidade do Boulder, onde a segurança é garantida por colchões especiais para o efeito. Cursos de escaladaOs cursos são feitos com toda a segurança, enquadrados pela SAFE e com uma equipa de treinadores de escalada certificados pelo IPDJ.GinásioDisponível para todos os utilizadores, está um ginásio com todo o equipamento indispensável a um treino completo e específico para escalada e não só.Classes de escaladaA pensar nos mais pequenos está disponível uma classe de escalada com técnicos especializados e toda a segurança.2ª a 6ª: 14h-24h, sáb.: 10h-24h, dom.: 10h-18h

4-12

THE LITTLE GYMLisboa / Oeiras | www.thelittlegym.ptO GINÁSIO DAS CRIANÇASPrograma de desenvolvimento infantil baseado em ginástica, exclusivo para bebés e crianças. Em todas as idades são utilizados vários aparelhos, nomeadamente a trave olímpica, as paralelas, mesa de saltos, air-track/tumbling e ainda equipamento. Locais: R. Manuel da Fonseca, 4B Lisboa (Laranjeiras)217 269 464 / 925 986 412R. Marechal Costa Gomes - Oeiras214 673 588 / 214 416 667 926 321 657Obs.: A presença dos pais é obrigatória para crianças com idade inferior ou igual a 3 anos.2ª a 6ª: 9h-20h, sáb., dom.: 8.30h-14h

4M-12 42€ a 62€

PARQUES E PRAIAS // DESPORTO //

PASSEAR

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt38

CLUBE DE TÉNIS DE CARCAVELOSR. Pedro Álvares Cabral, 2 Carcavelos214 563 668 / 916 120 372www.carcavelos-tenis.comATIVIDADES DESPORTIVAS ›› VER CAIXA2ª a 6ª: 8h-24h, sáb., dom., fer.: 8h-20h

+4

CLUBE GERAÇÃO FITPraceta S. Pedro e S. João. Ed. Creche S. João Batista - Estoril962 806 594 | www.geracaofit.ptGINÁSTICA PARA CRIANÇAS Num espaço colorido e acolhedor, a Geração Fit proporciona atividades gimno-desportivas, recreativas e culturais a crianças logo a partir dos 6 meses. Aqui encontra uma grande variedade de aulas para crianças até aos 14 anos de idade, num ambiente seguro e não competitivo, tornando a aprendizagem divertida e empolgante! Ginástica, ballet, hip hop, breakdance, sapateado, danças de salão, zumba kids, jazz, contemporânea, karaté, judo entre outras!Obs.: Possibilidade de realizar uma aula experimental gratuita.2ª a dom.

6M-14 25€ a 75€

BALLET VITAR. Major Mouzinho de Albuquerque, 12, Loja A - Odivelas210 163 133 / 932 361 919www.balletvita.pt DANÇA PARA CRIANÇAS Uma academia de dança que pretende promover a arte, a saúde e o bem estar. Proporciona a alunos de diferentes idades a possibilidade de realizarem diversas formas de dança, encaminhando-os para a realização dos seus objetivos artísticos, quer seja como fim lúdico, ou de formação especifica em dança. De entre as modalidades disponíveis, destacamos aquelas que podem ser usufruídas pelos mais pequenos; dança para bebés, ballet, hip hop, danças de salão e gym kids.2ª a sáb.

+10M

OEIRAS DANCE ACADEMYR. Mestre de Aviz 15D – Oeiras218038813 | www.oeirasdance.ptDANÇA PARA TODOS! A Oeiras Dance Academy é uma nova academia de dança que abriu no Centro Histórico de Oeiras. Este espaço presta um serviço d e excelência através aulas diversas modalidades de dança de lecionadas por profissionais credenciados. Para as crianças destacamos o ballet kids, hip hop, contemporâneo, zumba, dança criativa, dança pais e filhos, baby dance e ainda danças de salão.Preço: a partir de 25€/mêsObs.: Possibilidade de experimentar uma aula gratuita.2ª a dom.

+1

ESCOLA DE PATINAGEM DO NORTEPorto / Matosinhos / Vila Nova de Gaia914 659 847 http://escoladepatinagem.com VAMOS ANDAR DE PATINS? Venha aprender a patinar, passo a passo, de uma forma segura e divertida, com instrutores empenhados e dinâmicos. Esta é uma escola dedicada à patinagem em linha sendo a sua principal missão promover o exercício físico e o convívio através da patinagem em linha.

Obs.: Possibilidade de fazer uma aula experimental. A escola empresta-lhe os patins, caso não tenha!Porto | Sáb.: 13h-14.30hVila Nova de Gaia | Sáb.: 10.15h-11.30hMatosinhos | 4ª: 20h-21h

+5 15€ a 65€

MINIGOLFE DA COSTA NOVAAv. José Estevão – Aveiro917 508 474 www.minigolfe-costanova.pt DIVERSÃO, FAMÍLIA, DESPORTO & NATUREZA O Minigolfe da Costa Nova apresenta-se como um espaço para disfrutar com a família, sendo o local ideal para a prática de minigolfe. É um espaço ao ar livre, possibilitando aos praticantes de minigolfe uma experiência diferente. Na Aventura Pirata, avistando a Costa Nova os piratas terminam a sua aventura nos mares, começando depois a busca pelo tesouro escondido. O outro circuito de minigolfe, Tesouros da Ria, chama a atenção para as caraterísticas da Ria de Aveiro. Assim, é possível viver um momento de lazer, de prática desportiva, lúdico e didático, em família ou entre amigos. 4ª a 6ª: 14h-19h, sáb., dom., fer.: 10h-19h

+3 2,5€ a 3,5€

ATIVIDADES DESPORTIVAS

O Clube de Ténis de Carcavelos está localizado junto ao mar e ao pinhal, numa área muito atraente para passar umas agradáveis horas desportivas. Dispõe de várias modalidades desportivas disponíveis para as crianças, tais como, ténis, padel, ballet e karaté. Para além disso os mais novos podem realizar ali divertidas festas de aniversário bem como férias desportivas.

CLUBE DE TÉNIS DE CARCAVELOS - Carcavelos2ª a 6ª: 8h-24h, sáb., dom., fer.: 8h-20h

DESPORTO //

EM CASA

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 41

KHUMBA ESTREIA DIA 20 DE MARÇO, ÀS 19H.PROGRAMAÇÃO ESPECIAL FÉRIAS DA PÁSCOA DE 20 DE MARÇO A 6 DE ABRIL.

O MEU CÃO TEM UM BLOGNOVA TEMPORADAESTREIA DIA 13 DE MARÇO, ÀS 18H50.

PARA LÁ DO JARDIMDE DIA 23 A 27 DE MARÇO ÀS 11H30.

A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕESPega nos teus lápis e dá cor à Branca de Neve e aos seus sete amigos. E, será que sabes os nomes de todos eles?

EM CASA

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 43

LER E APRENDERcom a

SÍLVIO DOMADOR DE CARACÓIS Francisco Duarte MangasCaminho

Quando crescer, o Sílvio quer ser tantas, tantas coisas… Mas a mãe do Sílvio, atenta, quer mostrar-lhe que nem todas as escolhas cabem na medida dos nossos sonhos (ou vice-versa). Terá a mãe razão?

O TEXUGO E A GRANDE TEMPESTADE Suzanne ChiewMinutos de leitura

Vem aí uma terrível tempestade! O Texugo, dono de um grande coração, ajuda os amigos a tornarem as suas casas mais seguras. Mas quem é que tomará conta da sua própria casa debaixo do velho carvalho? - Uma história sobre amizade, coragem e começar de novo.

AS AVENTURAS DE FLORA & ULISSESKate DicamilloEditorial Presença

Ela é uma cética de nascença! Ele é um simples esquilo! Juntos, Vão dominar vilões, defender os indefesos e proteger os fracos… Ou coisa parecida. Uma história superdivertida sobre amizade, esperança, amor e banha de foca.

A HISTÓRIA DE ERIKA Ruth Vander Zee

“Eu nasci em 1944. Não sei o dia. Não sei que nome me deram. Não sei em que cidade nem em que país vim ao mundo. Nem sequer se tive irmãos. O que sei é que quando tinha apenas uns meses fui salva do Holocausto…” História comovente e chocante, a de Erika, cuja memória inextinguível é a de uma sobrevivente do maior genocídio do século XX.

EU QUERO O MEU PAPÁ! Tracey CorderoyMinutos de Leitura

Há dias em que precisamos mesmo do nosso papá! Pois para o Artur, esse era um desses dias! Quando o seu castelo se desmorona e não há forma de o manter de pé, quando faz um dói-dói e parece que há até monstros no lago... Nesses momentos, pela ajuda e conforto como mais ninguém consegue dar, há apenas uma solução... gritar bem alto:—Eu quero o meu papá!

TEMAS

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt44

Agenda de PaisAtividades, pontuais ou regulares, para apoio e esclarecimento dos pais.

No 1º sábado de cada mês, a equipa de Pediatria do hospital CUF Des-cobertas realiza sessões com pais sobre diferentes temáticas relacio-nadas com o início de vida dos bebés. Em março o tema é Cuidar do recém-nascido: importância do aleitamento materno.

0€ | MPré[email protected]

CONVERSAS COM OS PAIS GRÁTIS

SESSÕES TEMÁTICAS | 7 MAR.: 14H-15H // Cuf Descobertas

Sessões dinamizadas por psicólogas e destinadas a todos os pais que vivem diariamente a tarefa de educar. Uma conversa informal, em que todos terão espaço para expor situações e procurar as soluções mais eficientes.

FRALDAS, CARRINHOS E TPC

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO | 3 MAR.: 21.30H, 5 MAR.: 18H // Roda Viva - Lisboa

AGENDA DE PAIS //

A Escola de Pais é um espaço de reflexão e orientação para pais e fu-turos pais, organizado pela APEEAC – Associação de pais das escolas do Carregado que querem melhorar o relacionamento com seus filhos e participar ativamente da sua educação e desenvolvimento. Em março o tema é Parentalidade Positiva.

ESCOLA DE PAIS GRÁTIS

ENCONTRO PARA PAIS | 20 MAR.: 21.15H // Escola Básica Integrada do Carregado

15€/Sessão | MPrévia965 040 374

Neste workshop pretende-se dotar os novos pais de conhecimentos es-senciais sobre as brincadeiras a desenvolver e as melhores estratégias de comunicação com o bebé para potencializar o seu desenvolvimento. Orientado por um Terapeuta da Fala e por um Psicomotricista.

25€/casal | MPrévia211 353 740

CRESCER A BRINCARWORKSHOP | 2ª A DOM. // Yourself Clínic – Oeiras

Obs.: Data e horário a comunicar na altura da inscrição.0€ | MPrévia961 414 504 | [email protected]

TEMAS

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 45

Nos primeiros anos de vida a criança é mais vulnerável e um acidente pode ter consequências graves e irreversíveis. A APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil promove esta ação no sentido de esclarecer os pais dos perigos, para que sejam eficazes a evitar os acidentes.Obs.: O preço varia conforme o número de participantes e conforme o local do país.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDAAÇÃO DE FORMAÇÃO // APSI – Todo o país

O objetivo deste curso é melhorar as aptidões e estimular as capa-cidades de ação essenciais para um socorro rápido e eficaz perante situações de risco. A partilha de experiências, conhecimentos e atitudes irão contribuir para o sucesso das aptidões que pode ter que utilizar no futuro, em sua casa ou no seu local de ensino.

0€ | MPrévia927 974 522

SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM PEDIATRIA GRÁTIS

WORKSHOP | 7 MAR.: 10H-12H // Hospital Lusíadas - Porto

25€/casal a 250€/grupos | MPrévia218 844 100www.facebook.com/apsi.org.pt

TEMAS

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt46

SAÚDE E SEGURANÇA //

Parques Infantis, Feiras e Parques de Diversão Os espaços ao ar livre com muita gente, são ótimos para um passeio em família, mas podem esconder alguns riscos de acidente para as crianças. Saiba o que fazer nestes locais para evitar estrangulamentos, quedas e outros acidentes.

Conteúdo sugerido pela APSI - associação para a promoção da segurança infantilwww.apsi.org.pt • www.facebook.com/apsi.org.pt

• Ao chegar, identifique as saídas de emergência e combine com as crianças o que fazer se se per-derem – não sair do local ou dirigir-se a um ponto de referência visível á distância, pedir ajuda a um polícia ou segurança – e em caso de emergência e necessidade evacuação.

• Não deixe a criança usar fios/colares ao pescoço, cachecóis, camisolas com capuz ou capacetes de bicicleta quando brincar nos carrosséis, escorregas ou árvores, pois podem ficar presos e provocar es-trangulamentos.

• Calce à criança sapatos bem presos aos pés, para evitar quedas.

• Verifique o estado de conservação dos equipa-mentos e do mobiliário (bancos de jardim, vedações, bebedouros,…) e se não existem peças partidas ou soltas, bordos cortantes ou parafusos salientes, má-quinas e partes mecânicas e/ou elétricas acessíveis.

• Verifique se os equipamentos dos parques infantis mais altos (escorregas, redes, etc.) estão sobre uma boa camada de areia ou outro material que amorteça as quedas.

• Verifique se as balizas e as tabelas de basquete estão bem fixas ao chão.

• Nos insufláveis e equipamentos fechados (por exemplo, piscinas de bolas), verifique e respeite as indicações referentes à lotação, altura e/ou idade das crianças e as instruções de utilização. Verifique se há monitores a supervisionar a brincadeira e a con-trolar as entradas e saídas.

• Nos carrosséis, montanhas russas e outros equipa-mentos semelhantes, respeite os avisos e restrições de utilização (altura, peso, situações de doença, etc.). Verifique se as escadas e rampas de acesso têm guardas e corrimãos.

• Nas zonas de atividades radicais (skate, slide, ra-ppel), garanta que a criança utiliza sempre os equi-pamentos de proteção adequados.

• Quando houver um teleférico, “comboio”, ou outro “equipamento” para as crianças se deslocarem de um lado para o outro no interior do recinto, verifique se existe um sistema de retenção que as impeça de caírem (cinto de segurança, guarda ou limitação que ampare o corpo e que não seja fácil de escalar ou transpor).

Se detetar alguma inconformidade ou situação de risco, contate a entidade responsável pelo espaço. Se a situação não se resolver, apresente uma denún-cia à entidade responsável pela fiscalização (Câmara Municipal ou ASAE).Em caso de acidente, ligue de imediato 112.Faça um Curso de Primeiros Socorros. Em caso de acidente, a intervenção imediata e adequada pode fa-zer a diferente entre a vida e a morte!

http://estrelaseouricos.sapo.pt MARÇO’15 49

PASSATEMPOS

http://estrelaseouricos.sapo.ptPARTICIPE!AULAS

CIRCO PARA TODOS3 MENSALIDADES DE AULAS DE CIRCOO circo faz parte do imaginário de qualquer criança e o Armazém 13 torna esse sonho realidade. Uma excelente maneira de despertar a concentração, agilidade, criatividade e talento dos mais pequenos. Du-rante as aulas as crianças podem experimentar malabares, equilíbrios, acrobacia de solo e aérea.

Parceria entre Estrelas e Ouriços e Armazém 13.

SERVIÇO

FÉRIAS NUMA RODA VIVA3 PARTICIPAÇÕES NO ATL DE FÉRIAS DA PÁSCOAFérias inesquecíveis numa verdadeira roda viva de atividades. No ATL de férias da Roda Viva os dias são super mexidos, sempre com muitos jogos, experiências, músicas, passeios, ateliês, visitas e atividades radicais!O ATL realiza-se de 23 a 27 mar’15 e de 30 mar’15 a 1 abr’15.

Parceria entre Estrelas e Roda Viva.

PRODUTO

UM BOLO DE FESTA ÚNICO1 BOLO DE ANIVERSÁRIO A Salpicos Doces oferece um bolo de aniversário até 2 kg, podendo o vencedor escolher o tema.Cada bolo é único e feito a pensar em quem o recebe. Feito de forma tradicional e com toda a atenção que cada cliente merece.

Parceria entre Estrelas e Ouriços e Salpicos Doces.

ESPETÁCULO

PEQUENOS MUNDOS4 BILHETES DUPLOS Esta peça para o público dos 0 aos 36 meses funciona como um pequeno jogo, um livro aberto que configura e apresenta ambientes, gerando di-versas variações de estímulos cognitivos. Estes “pequenos mundos” são construídos a partir de formas e sons muito simples, complementados pela gestualidade e pela presença dos intérpretes em cena.Parceria entre Estrelas e Ouriços e Cumplicidades - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa.

Nuno

Sov

eral

Sara

Mou

tinho

PASSATEMPOS

MARÇO’15 http://estrelaseouricos.sapo.pt50

SERVIÇO

FÉRIAS A EMPREENDER COM ARTE3 PARTICIPAÇÕES NO PROGRAMA DE FÉRIAS DA PÁSCOAVenha passar as férias na Titi Ju!Na Titi Ju, a férias da Páscoa são sempre muito divertidas. Aprende-se, experiencia-se, passeia-se, visita-se e empreende-se com muita arte!Local: R. Padre Manuel Valente de Pinho Leão, 247 - Vila Nova de Gaia.

Parceria entre Estrelas e Ouriços e Titi Ju.

AULAS

VEM APRENDER INGLÊS2 PARTICIPAÇÕES EM 1 MÊS DE FORMAÇÃO DE INGLÊSUm conceito inovador de formação para crianças, que privilegia a co-municação em inglês. As formações de inglês adequam-se a várias idades e têm sempre uma componente divertida. Leve o seu filho para aprender inglês no Lince Project!

Parceria entre Estrelas e Ouriços e Lince Project.

PRODUTO

O CONFORTO DO BEBÉ E DA MAMÃ3 MALAS DE MATERNIDADEA pensar no conforto do bebé e da mamã, as malas de maternidade que temos para oferecer são compostas por: 1 unidade de ABCDerm H2O solução micelar 500 ml, 1 unidade de ABCDerm Gel Moussant 200 ml, 1 unidade de ABCDerm Leite Hidratante 200 ml, 1 unidade de ABCDerm Cold-Cream Rosto 40 ml e 1 unidade de ABCDerm Change Intensif 75 g.

Parceria entre Estrelas e Ouriços e Bioderma.

CINEMA

CINEMA ITALIANO5 BILHETES DUPLOSPara as crianças, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano reserva uma mão cheia de filmes e atividades. Pínóquio, Topo Gigio e Calimero são alguns dos protagonistas que irão animar a programação dedicada ao público mais novo. Uma ocasião perfeita para os mais pequenos ficarem a conhecer estas personagens italianas míticas da infância e para os mais velhos as recordarem.

Parceria entre Estrelas e Ouriços e 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

http://estrelaseouricos.sapo.ptPARTICIPE!

PROGRAMAS PARA CRIANÇASMUSEUSEXPOSIÇÕESBIBLIOTECASOFICINASESPETÁCULOSTEATROSFÉRIAS

Edição Lisboa e Porto

No nosso

site

mais de 2000

sugestões

MARÇO 2015 http://estrelaseouricos.sapo.pt

AGENDA

BONS MOMENTOS EM FAMÍLIA

NOVO SITE ESTRELAS E OURIÇOS

http://estrelaseouricos.sapo.pt

AGENDAMARÇO 2015

Sem Pais Marcação Grátis Condições Especiais com a apresentação deste roteiro (não acumuláveis com outros descontos). (*) Consulte o site para mais informações.PREÇO: Criança/Adulto

http://estrelaseouricos.sapo.pt

TEATRO E ESPETÁCULOS EVENTO TIPO DIA/HORA LOCALIDADE IDADE PREÇOMEO ARENA DISNEY ON ICE - 100 ANOS DE MAGIA Espetáculo infantil 21 mar.: 16h, 22 mar.: 11h, 15h Lisboa +3 18 a 40 - -

MUSEU NACIONAL DO TEATRO TEATRINHOS NO MUSEU DO TEATRO Peças de teatro 1, 15, 22, 29 mar.* Lisboa +1 6 - •

TEATRO ARMANDO CORTEZ ROMEU E JULIETA - UMA HISTÓRIA DE GATOS Peça de teatro Sáb., dom.: 15h Lisboa 3-12 9/11 - -

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS UMA VIAGEM NO TEMPO COM OS METAIS Concerto para famílias 28 mar.: 11h Lisboa +6 (*) - -

TEATRO MUNICIPAL AMÉLIA REY COLAÇO GUGU GAGAIA Peça de teatro Dom.: 11h, 15.30h Lisboa 3m-4 5/8 - -

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA A GRANDE CORRIDA Espetáculo infantil 8 mar.: 16h Barreiro +6 3 - -

CIDADELA DE CASCAIS O CAPUCHINHO VERMELHO Peça de teatro 15 mar.: 16h Cascais 1-5 6 - •

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA TAMARIZ Peça de teatro 7 a 29 mar., sáb., dom.: 11.15h Odivelas +6 6 - -

CINEMA SÃO VICENTE A GALINHA RUIVA Peça de teatro 8, 15 mar.: 16h Seixal +4 4 - -

QUINTA DA REGALEIRA OS TRÊS MOSQUETEIROS Peça de teatro Sáb., dom.: 16h Sintra +3 7 - -

MOSTEIRO DE SÃO BENTO NOVE'S FORA Peça de teatro 25, 26, 27 mar.: 21h, 28 mar.: 16h Porto +6 5/10 - -

TEATRO DA VILARINHA O LUGAR DESCONHECIDO Peça de teatro 1 a 29 mar., sáb., dom.: 16h Porto +4 5/7,5 - -

TEATRO SÁ DA BANDEIRA A CAROCHINHA Peça de teatro 14, 15 mar.: 11h Porto +4 7,5 - -

EUROPARQUE ORQUESTRA DOS BRINQUEDOS Espetáculo musical 14 mar.: 16h Sta. Maria da Feira +3 10 - -

CENTRO CULTURAL DE VILA DAS AVES AFINAL O CARACOL Teatro para bebés 14 mar.: 16h Santo Tirso 1-3 0 - •

EXPOSIÇÕES E MUSEUSCASA FERNANDO PESSOA AQUI VIVEU PESSOA Visita e oficina 7 mar.: 10.30h Lisboa 3-11 4/5 - •

MUSEU DA ELETRICIDADE BRINCAR COM A ARTE Visita e oficina 8 a 29 mar., sáb., dom.: 11h Lisboa 6-12 0 - •

MUSEU DO ORIENTE GIRANDO A RODA DOS ALIMENTOS Visita e oficina 8, 22 mar.: 11h-12.30h Lisboa +4 3,5 - •

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA FMR: A COLEÇÃO FRANCO MARIA RICCI Exp. Temporária 3ª a dom.: 10h-18h Lisboa +7 3,5/7 - -

MUSEU N. HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA O FASCINANTE MUNDO DAS ARANHAS E... Exp. Temporária 3ª a 6ª: 10h-17h, sáb., dom.: 11h-18h Lisboa +0 4/6 - -

FUNDAÇÃO SERRALVES FAMÍLIAS EM SERRALVES Visitas e oficinas 1 a 29 mar., dom.: 10h-13h Porto +3 0 - -

MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS ARKIPLAY Visita e oficina 25, 27 mar.: 10.30h-13h Porto +6 15 • •

MUSEU ROMÂNTICO DA QUINTA DA MACIEIRINHA UM MUSEU A DESCOBRIR Exp. Permanente 3ª a sáb.: 10h-12.30h, 14h-17.30h; dom.: 14.30h-18h Porto +0 0/2,2 - -

SEA LIFE NO FUNDO DO MAR Exp. Permanente 2ª a 6ª: 10h-18h, sáb. e dom.: 10h-19h Porto +0 9/13 - -

WORLD OF DISCOVERIES A AVENTURA QUE MUDOU O MUNDO Exp. Permanente 2ª a 6ª: 10h-18h, sáb., dom., fer.: 10h-19h Porto +3 8/14 - -

MUSEU CONVENTO DOS LOIOS FAMÍLIAS NO MUSEU Visita e oficina 29 mar.: 15h-16h Sta. Maria da Feira +5 0 - •

OFICINAS E CURSOSANA & YOU - CRATIVE LEARNING CENTER KINDERMUSIK WITH ANA & YOU Inglês com música 7, 14, 21, 28 mar.: 9.30h, 10.30h, 11.30h Lisboa 0-5 7,5 - •

AR.CO FOTOGRAFIA PARA JOVENS Curso 7, 14, 21, 28 mar., 11 abr.: 10.30h-13h Lisboa 9-14 110 • •

ATELIER DE SÃO BENTO DESENHO DE CIÊNCIA Oficinas de arte 7 a 27 mar., sáb.: 15.30h-17.30h Lisboa +6 60 • •

BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIRO CIDADÃO VERDE Workshop ambiental 7 mar.: 15h Lisboa 6-10 5 • •

CLÍNICA CONSTRUÍMOS SORRISOS BRINCAR AOS DENTISTAS Ativ. lúdica e pedagógica 25 mar.: 18h-19h Lisboa 5-9 3 • •

EDSAE ESCOLA DE MUSICAIS Curso de teatro musical 2ª a 5ª: 17.30h-19.30h Lisboa 4-14 40 a 160 • •

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES OLÁ PAI. ESTOU NA TV! Atividade lúdica 14 mar.: 15h Lisboa +6 7,5 - •

FÓRUM SINTRA ALDEIA DO GUI Atividades lúdicas 1 a 29 mar., dom., 14, 28 mar.: 14h-19h Sintra 2-12 0 - -

MU.SA - MUSEU DE ARTES DE SINTRA EXPLORADORES MUSICAIS Oficina de música 14 mar.: 16h Sintra 3-5 12 - •

CINE-TEATRO MUNICIPAL JOÃO MOTA ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS Oficina de cinema 14 mar.: 11h Sesimbra 3-5 1,5 • •

ATMOSFERA M TARDE DE ORIGAMI Oficina criativa 14 fev.: 15h-17.30h Porto +5 3,5 • •

CASA DO INFANTE RAÍZES DA CASA DO INFANTE Oficina de cerâmica 29 mar.: 10h, 14h Porto +5 5 - •

KIDS & US INGLÊS NA KIDS & US Aulas de inglês 2ª a 6ª: 10h-12.30h, 14.30h-20.30h, sáb.: 10h-13.30h Porto +1 (*) • •

MUSEU DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO PAI DRAGÃO Atividade lúdica 15 mar.: 10.30h Porto 4-12 5 - •

CENTRO CIÊNCIA VIVA VILA DO CONDE O DISCO DE NEWTON Oficina de ciência 14 mar.: 10h-13h Vila do Conde +6 5 - •

CONTOS E BIBLIOTECASMAPA - ESPAÇO CRIATIVO MÃOS À OBRA: CADA CASA SEU DONO Lançamento do livro 8 mar.: 16h Lisboa +6 0 - •

BIBLIOTECA DAVID MOURÃO-FERREIRA KARINGANA BLUES Conto encenado 14 mar.: 15h Lisboa 4-12 3 - •

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO HISTÓRIAS VIVAS NA BIBLIOTECA Conto encenado 7 mar.: 11h Barreiro 4-12 0 - •

MUSEU DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO HISTÓRIAS PARA DRAGÕEZINHOS Hora do conto 21 mar.: 16h Porto 3-10 7,5 - •

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO PORTO CONTOS AOS SÁBADOS Hora do conto Sáb.: 15.30h Porto +3 0 - •

FÉRIASDANCE SPOT O CIRCO DA DANÇA Oficina de dança 23 a 27 mar.: 9.15h-16.30h Lisboa 3-12 130 • •

JARDIM ZOOLÓGICO APRENDER EXPLORANDO Ativ. lúdicas e pedagógicas 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 9h-18h Lisboa 3-16 154 a 190 • •

MAPA - ESPAÇO CRIATIVO NA CIDADE E NO CAMPO Ativ. lúdicas e pedagógicas 23 mar. a 6 abr., 2ª a 6ª: 8.30h-18h Lisboa 6-14 150 • •

MUSEU COLEÇÃO BERARDO FÉRIAS NO MUSEU BERARDO Oficinas de arte 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 9.30h-17.30h Lisboa 4-13 80 a 105 • •

MUSEU DA ELETRICIDADE PÁSCOA ELÉTRICA Oficinas de arte 4 a 27 mar.: 10h-13h, 30 mar. a 2 abr.: 14.30h-17.30h Lisboa 7-13 0 • •

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES PÁSCOA A COMUNICAR Oficina de cinema 23 a 27 mar.: 9.30h-12.30h, 14.30h-17.30h Lisboa 6-12 14 a 60 • •

MUSEU DO ORIENTE FÉRIAS NO ORIENTE Ativ. lúdicas e pedagógicas 23 mar. a 27 mar.: 9.30h-13h, 30 mar. a 1 abr.: 14.30h-17.30h Lisboa 7-12 30 a 50 • •

O ESPAÇO ESPAÇO KIDS Ativ. lúdicas e pedagógicas 27 mar. a 1 abr., 2ª a 6ª: 9h-18h Lisboa 5-12 100 • •

ATELIER DE ALMADA FÉRIAS NO ATELIER Artes plásticas 23 mar. a 3 abr., 2ª a 6ª: 10h-13h Almada 4-14 15 a 65 • •

2ARODAR FÉRIAS A RODAR Atividades lúdicas 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 7.30h-19h Amadora 4-12 30 • •

PETIT CHEF PÁSCOA A COZINHAR Oficina de culinária 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª Cascais +6 160 • •

HEALTH CLUB VISCONDE FÉRIAS DESPORTIVAS Ativ. lúdicas e pedagógicas 23 mar. a 3 abr., 2ª a 6ª: 8.30h-17.30h Cascais 5-14 130 • •

OFICINA DE ESTUDO PÁSCOA DIVERTIDA Atividades lúdicas 23 mar. a 6 abr., 2ª a 6ª: 8.30h-19h Linda a Velha 5-12 12 a 100 • •

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SINTRA FÉRIAS COM MÚSICA Oficina de música 23 a 27 mar.: 14.30h-18h Sintra 6-10 45 • •

ATMOSFERA M FÉRIAS COM O PELICAS Atividades lúdicas 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª: 9h-17.30h Porto 6-12 20 a 85 • •

BOA - BOMBARDA OFICINA DE ARTES TEATRO E ARTE NAS FÉRIAS Expressão artística 23 a 27 mar.: 9.30h-17.30h Porto 6-12 40 a 45 • •

MUSEU DOS TRANSPORTES E DAS COMUNCAÇÕES DENTRO DA TELEVISÃO Ativ. lúdicas e pedagógicas 23 mar. a 2 abr., 3ª a 6ª: 10h-13h, 14h-18h Porto +6 15 • •

TITI JU FÉRIAS COM A TITI JU Atividades lúdicas 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª Vila Nova de Gaia +6 60 • •

HELEN DORON PÁSCOA EM INGLÊS Cursos de inglês 23 mar. a 2 abr., 2ª a 6ª Todo o país +4 (*) • •

… BONS MOMENTOS EM FAMÍLIA!

NOVO SITE ESTRELAS E OURIÇOS

http://estrelaseouricos.sapo.ptSurpreenda-se!