Maré Cheia nº 67

26
MARÉ CHEIA agenda de eventos no concelho da moita www.cm-moita.pt JULHO 2009 67

description

Agenda de Eventos no Concelho da Moita

Transcript of Maré Cheia nº 67

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

JULH

O 2

009

67PICOTADO

leve-me consigo

JULHO 2009

67

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA”

PROGRAMA MENSAL

O BIQUÍNI FAZ 63 ANOS …

O biquíni (ou bikini) fez a sua primeira aparição no Verão de 1946, no mesmo ano em que, no atol

de Bikini, no Oceano Pacífi co, tinha lugar uma explosão atómica experimental…Apesar da ironia da História, o biquíni tornou-se numa peça indispensável para quem quer desfrutar do sol de Verão.

Mas, atenção: sol em excesso é prejudicial à saúde. Evite mostrar o seu biquíni nas horas de

radiação mais intensa (entre as 12:00h e as 16:00h) e use sempre protector solar.

“CAIXA” DE SUGESTÕES:Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços [email protected] ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita.A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais.A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

MARÉCheIaagenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

JULH

O 2

009

67PICOTADO

leve-me consigo

JULHO 2009

67

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA”

PROGRAMA MENSAL

O BIQUÍNI FAZ 63 ANOS …

O biquíni (ou bikini) fez a sua primeira aparição no Verão de 1946, no mesmo ano em que, no atol

de Bikini, no Oceano Pacífi co, tinha lugar uma explosão atómica experimental…Apesar da ironia da História, o biquíni tornou-se numa peça indispensável para quem quer desfrutar do sol de Verão.

Mas, atenção: sol em excesso é prejudicial à saúde. Evite mostrar o seu biquíni nas horas de

radiação mais intensa (entre as 12:00h e as 16:00h) e use sempre protector solar.

tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11| cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte| à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15associativismo 16_17 | sabores & saberes 18| utilidades contactos | calendário | aprender 19_23| picotado (leve-me consigo) destacável

TÍTU

LO: M

aré

Che

ia -

Age

nda

de E

vent

os n

o C

once

lho

da M

oita

EDIÇ

ÃO

: Câm

ara

Mun

icip

al d

a M

oita

CO

OR

DEN

ÃO

DA

ED

IÇÃ

O, R

EDA

ÃO

E F

OTO

GR

AFI

A: D

ivis

ão d

e In

form

ação

e R

elaç

ões

Púb

licas

PR

OJE

CTO

GR

ÁFI

CO

: Edg

ar M

elitã

oC

OLA

BO

RA

ÇÃ

O: D

epar

tam

ento

de

Ass

unto

s So

ciai

s e

Cul

tura

; Dep

arta

men

to d

e A

mbi

ente

e S

ervi

ços

Urb

anos

; D

ivis

ão d

e A

ctiv

idad

es E

conó

mic

as e

Tur

ism

oA

GR

AD

ECIM

ENTO

S: C

hefe

Car

los

Gon

çalv

es; J

oão

José

da

Silv

a; J

unta

de

Freg

uesi

a da

Bai

xa d

a B

anhe

ira;

C

entr

o N

áutic

o M

oite

nse

IMP

RES

SÃO

: Tip

ogra

fia B

elgr

áfica

Esta

pub

licaç

ão u

tiliz

a pa

pel r

ecic

lado

, pr

oduz

ido

por

empr

esa

cert

ifica

da s

egun

do

as n

orm

as IS

O 9

001

e IS

O 1

4001

.(C

erti

ficaç

ões

de s

iste

mas

de

Ges

tão

de

Qua

lidad

e e

sist

emas

de

Ges

tão

Am

bien

tal)

CU

IDE

DO

MEI

O A

MB

IEN

TE

TIR

AG

EM: 1

5.00

0 Ex

.IS

SN 1

647-

1857

VER

SÃO

ON

-LIN

E: w

ww

.cm

-moi

ta.p

tD

ISTR

IBU

IÇÃ

O G

RAT

UIT

A

índice

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município.

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

RUI GARCIAVICE –PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

A criação, organização e projecção de eventos que possam contribuir de forma sustentada para o desenvolvimento sócio-

económico do concelho, assume-se hoje como uma aposta ganha pela Câmara Municipal da Moita.

Já na sua 13ª edição, a Feira Equestre é disso um bom exemplo, atraindo, no mês de Julho, milhares de visitantes à vila da Moita que aqui

chegam, de todo o país, à procura do vasto leque de actividades em torno do cavalo e da equitação que se juntam no mesmo espaço, todos os anos.Esta Feira, apesar de temática, acolhe um público bastante diversificado, pois todas as vertentes em torno das artes equestres aqui estão representadas: das provas desportivas de âmbito nacional à equitação de lazer; do primeiro contacto dos mais novos com este nobre animal aos espectáculos musicais para toda a família; da animação nocturna às galas equestres. Este ano, o próprio programa da Feira reflecte igualmente as diversas valências da equitação e das raças a elas associadas, com cada um dos quatro dias dedicados a um tema.E não é por acaso que o “Turismo Equestre” é o mote de uma das conferências da Feira. Afinal, de olhos postos no concelho da Moita e na atractividade que alcançou além-fronteiras, vão estar certamente todas as instituições, associações e entidades relacionadas com o cavalo, seguindo o que de melhor se faz a este nível, no maior evento equestre a Sul do Tejo.Bem-vindos ao concelho da Moita e à sua XIII Feira Equestre!

3

o m

ês d

e ...

4Sa

ir à

ru

a!

Com a chegada do Verão, cresce a vontade de sair à rua, conviver e conhecer novas actividades, lugares, pessoas. Tradição e modernidade reencontram-se num vasto programa de animação que privilegia os espaços ao ar livre. Neste mês de Julho… saia à rua no concelho da Moita! Aqui ficam algumas sugestões que não deve perder.

SaIr à rua!

SaIr à rua! VIVa a tradIçÃO!Festas PopularesTodos os anos, as freguesias vivem as suas festas populares, em homenagem aos respectivos santos padroeiros. Em Julho, pode contar com a Festa em Honra de São José Operário, na Baixa da Banheira, entre os dias 5 e 12, e a Festa em Honra de Nossa Sr.ª dos Anjos, em Alhos Vedros, a partir de dia 31.Actividades desportivas, espectáculos musicais e as habituais tasquinhas de comes e bebes prometem muita animação.

Feira Equestre da MoitaNa Moita, as tradições ligadas ao cavalo fundem-se com a festa brava e com antigas romarias. É pois entre 9 e 12 de Julho que os amantes da arte equestre ou os simpatizantes deste nobre animal podem passar pelo Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, onde está a decorrer a 13ª edição da Feira Equestre, e assistir a inúmeras actividades, quer de cariz popular, quer integradas em provas oficiais de equitação.

Encontro de Bandas FilarmónicasA Câmara Municipal e a Banda Musical do Rosário, única filarmónica do concelho, voltam a unir esforços para promover mais um Encontro de Bandas Filarmónicas que acontece entre 10 e 25 de Julho, sempre às 22:00h, em diferentes espaços públicos do concelho.Contribuir para se manterem vivas as memórias e a tradição das bandas filarmónicas é o objectivo deste encontro.

Programadia 10 Banda Filarmónica da Arrentela - Seixal, na Praça da República, na Moitadia 11 Banda Filarmónica de Moncarapacho - Tomar, na Praça da República, na Moitadia 17 Banda Filarmónica do Pinhal Novo, na Praça da República, em Alhos Vedrosdia 18 Banda Filarmónica Música Velha Grandolense, na Escadaria da Igreja da Baixa da Banheiradia 24 Banda dos Bombeiros de Salvaterra de Magos, na Escadaria da Igreja da Baixa da Banheiradia 25 Encerramento do Encontro: Desfile e Concerto com Banda Musical do Rosário, Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro e Banda Filarmónica da SIMEQ, na Praça da República, na Moita

Passeios no TejoSugerimos-lhe ainda um dia diferente e revigorante num passeio pelo rio, a bordo de uma embarcação típica do Tejo, o varino municipal “O Boa Viagem”. A recepção será feita pelo mestre do barco que, ao longo da viagem, lhe irá contar como era a vida dos fragateiros da Moita, ao mesmo tempo que descreve as principais características destas embarcações típicas de cores garridas. Aproveite também para conhecer o concelho da Moita e os concelhos limítrofes, numa perspectiva diferente: de rio para terra.Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo Municipal, na Moita.

PaSSeIOS nO tejO eM julhO

dia 12, das 18:00 às 20:00h dia 18, das11:30h às 13:30h dia 19, das 12:30h às 15:00h dia 25, das 17:30 às 20:00h dia 26, das 18:30h às 20:30hPartida: Cais do Gaio (junto ao Parque das Canoas)

PrOPOStaS alternatIVaS

Propostas musicaisDois espectáculos musicais bem diferentes destacam-se na programação de Julho do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo: “Nervo”, no dia 18, às 22:00h, e

o m

ês d

e ...

7o

mês

de

...7

Sair

à r

ua

!

“Nicotine’s Orchestra”, no dia 25, também às 22:00h.No início de 1999, quatro jovens resolveram juntar-se e formar uma banda. Precisavam de um nome forte e assim surgiu NERVO, com a proposta de fazer hardcore directo e sincero, tentando alcançar o máximo possível das influências de “Hardcore Old-School” e “Hardcore Straight Edge Washigton DC.” Hoje, a banda conta já com seis elementos. Nick Nicotine e a sua “One Man Band - Nichotine’s Orchestra” vai subir ao palco do Fórum Cultural, apresentando um misto de Rock, Blues, Garage e R&B tocado por apenas um elemento: o branco com a voz mais negra de Portugal, Nick Nicotine. Ao público é proposto uma viagem sem retorno pelas raízes do rock, shogaze e, claro, os blues. A não perder…

Actividades radicaisA Câmara Municipal propõe, a toda a população, miúdos e graúdos, uma tarde cheia de aventura, com a iniciativa Superação de Obstáculos “Respira Fundo e… Avança!”. É no dia 11, logo a partir das 14:00h, que decorrem, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, as actividades de escalada, tiro com arco e jogos tradicionais. Participe!

Para os mais pequenos de todos Formar novos públicos, despertando a criatividade e o interesse das crianças pelo mundo das artes desde muito cedo, está na origem das várias iniciativas que a Câmara Municipal promove para os munícipes mais pequenos. Se tem crianças em casa, leve-as a assistir a estas duas propostas: no dia 5, pelas 16:00h, Música e Teatro “O Casamento da Lua com o Sol”, por Son Del Mundo Infantil, da Colômbia, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, para crianças a partir dos 5 anos, e no dia 12, às 15:30h e às 16:30h, “Piquicos” – Dança para Bebés, pela Dançarte/Passos e Compassos, no âmbito do projecto “De Pequenino”, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, dirigido a bebés e crianças dos 0 aos 36 meses.

Muitas outras iniciativas preenchem a agenda cultural e desportiva do mês de Julho. Consulte a rubrica Vai Acontecer… e saia à rua!(Informação sempre actualizada em www.cm-moita.pt)

Par

tida:

Ilha

do

Rat

o,

às 7

:00h

atÉ

4 d

e ju

lhO

CA

MP

O D

E VE

O D

E B

ASQ

UET

EBO

L D

O

CLU

BE

REC

REA

TIVO

DO

PA

LHEI

OP

avilh

ão D

espo

rtiv

o M

unic

ipal

– M

oita

11 d

e ju

lhO

/ 1

4:00

hO

ra

SSU

PER

ÃO

DE

OB

STÁ

CU

LOS

“RES

PIR

A

FUN

DO

E…

AVA

NÇA

!”Tr

iatl

o de

Ave

ntur

aP

arqu

e Jo

sé A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

12 d

e ju

lhO

/ 1

4:00

hO

ra

SCA

MP

EON

ATO

IND

IVID

UA

L D

E SE

MIR

ÁPID

AS D

E XA

DR

EZC

ais

do D

esca

rreg

ador

Alh

os V

edro

s

26 d

e ju

lhO

/ 9

:00

hO

ra

SC

OM

EMO

RA

ÇÕ

ES D

O D

IA

MU

ND

IAL

DO

S AV

ÓS

– CA

MIN

HA

DA

SÉN

IOR

,C

om p

ique

niqu

e e

anim

ação

Moi

ta –

Gai

o P

artid

a: P

aços

do

Con

celh

oIn

icia

tiva

diri

gida

a to

dos

os id

osos

do

conc

elho

co

m m

obili

dade

23 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“F

AD

OS”

29 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“O

REG

RES

SO D

O D

J”30

de

julh

O /

21:

30 h

Or

aS

“TH

E R

UTL

ES”

31 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“Q

UEM

QU

ER S

ER

BIL

ION

ÁR

IO”

Espl

anad

a do

Fór

um

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

desp

orto

dIa

S 4

e 5

de

julh

OR

EGAT

A M

OIT

A

– VI

LA F

RA

NCA

DE

XIR

A

de

13 a

19

de

julh

O /

tO

dO

O d

IaJO

GO

S TR

AD

ICIO

NA

ISB

iblio

teca

do

Par

que

José

A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

19 d

e ju

nh

O /

11:

00 h

Or

aS

CIN

EMA

INFA

NTI

L “W

ALL

AC

E &

GR

OM

IT

– O

CA

SO D

O C

AC

ETE”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Mai

ores

de

12 a

nos

– 2,

50 e

uros

)

22 d

e ju

lhO

/ 1

0:00

hO

ra

SH

OR

A D

O C

ON

TO “

A F

AD

A

PALA

VRIN

HA

E O

GIG

AN

TE

DA

S B

IBLI

OTE

CAS”

,D

e Lu

isa

Duc

la S

oare

s e

Mar

ia J

oão

Rai

mun

doB

iblio

teca

do

Par

que

José

A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

26 d

e ju

lhO

/ 1

1:00

hO

ra

SC

INEM

A IN

FAN

TIL

ESP

ECIA

L D

IA M

UN

DIA

L D

OS

AVÓ

S –

“DU

MB

O”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Mai

ores

de

12 a

nos

– 2,

50 e

uros

; Ent

rada

gra

tuita

pa

ra a

vós

e ne

tos)

feira

s e

fest

asd

e 8

a 1

2 d

e ju

lhO

FEST

A E

M H

ON

RA

D

E SÃ

O J

OSÉ

OP

ERÁ

RIO

Bai

xa d

a B

anhe

ira

de

9 a

12

de

julh

OXI

II FE

IRA

EQ

UES

TRE

DA

MO

ITA

Pav

ilhão

Mun

icip

al

de E

xpos

içõe

s e

zona

en

volv

ente

- M

oita

a P

ar

tIr

de

31 d

e ju

lhO

(atÉ

4 d

e a

GO

StO

)FE

STA

EM

HO

NR

A

DE

SR.ª

DA

GR

AÇA

A

lhos

Ved

ros

activ

idad

es

para

cria

nças

11 d

e ju

lhO

/ 1

0:30

hO

ra

SH

OR

A D

O C

ON

TO

“A Q

UE

SAB

E A

LU

A”,

De

Mic

hael

Gre

jnie

cB

iblio

teca

Est

ival

Pra

ia F

luvi

al d

o R

osár

io

12 d

e ju

lhO

/ 1

1:00

hO

ra

SC

INEM

A IN

FAN

TIL

“O S

ALT

A P

OC

INH

AS”

,Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; M

aior

es d

e 12

ano

s –

2,50

eur

os)

12 d

e ju

lhO

/ à

S 15

:30h

e

àS

16:3

0hP

RO

JECT

O

“DE

PEQ

UEN

INO

”“P

IQU

ICO

S”

– D

AN

ÇA P

AR

A B

EBÉS

,P

ela

Dan

çart

e/P

asso

s e

Com

pass

osB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a -

Moi

taIn

scri

ção

prév

ia n

a bi

blio

teca

Lota

ção

por

sess

ão: 1

7 be

bés,

co

m 2

aco

mpa

nhan

tes

15:3

0h –

beb

és d

os 0

aos

24

mes

es; 1

6:30

h –

bebé

s do

s 24

ao

s 36

mes

es

mús

ica

dIa

S 10

, 11,

17, 1

8, 2

4, 2

5 d

e ju

lhO

/

22:0

0 h

Or

aS

ENC

ON

TRO

DE

BA

ND

AS

FILA

RM

ÓN

ICA

SVá

rios

esp

aços

púb

licos

do

con

celh

o(V

er O

Mês

de…

)

18 d

e ju

lhO

/ 2

2:00

hO

ra

S“N

ERVO

1 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“H

EAVY

MET

AL:

A

HEA

DB

AN

GER

’S J

OU

RN

EY”

2 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“G

LOB

AL

MET

AL:

A

HEA

DB

AN

GER

’S J

OU

RN

EY”

8 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“P

UN

K A

TITU

DE”

9 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

SSL

C P

UN

K”

15 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“A

CR

OSS

TH

E U

NIV

ERSE

”16

de

julh

O /

21:

30 h

Or

aS

“ATR

AVÉS

DA

NO

ITE”

22 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“A

LIA”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 5 e

uros

)

25 d

e ju

lhO

/ 2

2:00

hO

ra

S “

NIC

OTI

NE’

S O

RC

HES

TRA”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 5 e

uros

)

cine

ma

3 e

4 d

e ju

lhO

FI

TAS

– M

OST

RA

D

E C

UR

TAS-

MET

RA

GEN

S Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(d

ia 3

, às

21:3

0h e

dia

4,

às 1

6:00

h e

às 2

1:30

h)

11 d

e ju

lhO

/ 1

6:00

hO

ra

SM

OST

RA

DE

FILM

ES

– P

RO

JECT

O “

O C

INEM

A,

CEM

AN

OS

DE

JUVE

NTU

DE”

Pro

ject

o C

oord

enad

o pe

la

Cin

emat

eca

Fran

cesa

e

Ass

ocia

ção

Cul

tura

l “O

s Fi

lhos

de

Lum

ière

” Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

13 d

e ju

lhO

/ d

aS

9:30

h

àS

13:0

0h e

da

S 14

:00h

àS

17:0

0h(a

tÉ 2

1 d

e ju

lhO

exCe

PtO

aO

S FI

nS-

de-

SeM

an

a)

OFI

CIN

A D

E C

INEM

A

“ O

PR

IMEI

RO

OLH

AR

”,P

ela

Ass

ocia

ção

Cul

tura

l “O

s Fi

lhos

Lum

ière

”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

aIn

scri

ções

abe

rtas

até

ao

dia

8 d

e Ju

lho

Se te

ns e

ntre

15

e 20

ano

s,

resi

des

ou e

stud

as n

o co

ncel

ho

da M

oita

e te

ns u

m g

osto

es

peci

al p

elo

cine

ma,

ent

ão e

sta

activ

idad

e é

para

ti. “

O P

rim

eiro

O

lhar

” é

uma

ofi c

ina

prát

ica

de

inic

iaçã

o ao

cin

ema

onde

terá

s a

opor

tuni

dade

de

real

izar

um

fi l

me

sob

a or

ient

ação

de

um

real

izad

or e

com

a a

ssis

tênc

ia

de té

cnic

os d

e im

agem

, som

e

mon

tage

m.

Não

per

cas

tem

po e

info

rma-

te já

no

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o, a

trav

és d

o te

lefo

ne 2

1088

8900

.

CIC

LO C

INE-

ESP

LAN

AD

A

SICA

EM

35M

M

5 d

e ju

lhO

/ 1

6:00

hO

ra

SM

ÚSI

CA E

TEA

TRO

“O

CA

SAM

ENTO

DA

LU

A

CO

M O

SO

L”,

Por

Son

Del

Mun

do In

fant

il (C

olôm

bia)

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Para

mai

ores

de

5 an

os(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; M

aior

es d

e 12

ano

s –

2,50

eur

os)

Um

act

or, j

unta

men

te c

om

uma

deze

na d

e es

pect

ador

es/

acto

res,

des

envo

lve

uma

hist

ória

on

de to

dos

cant

am, d

ança

m

e as

sum

em d

ifere

ntes

pap

éis

a pa

rtir

do

jogo

dra

mát

ico

e m

usic

al. E

sta

prop

osta

da

Câm

ara

Mun

icip

al p

ara

os

mai

s pe

quen

os e

par

a as

sua

s fa

míli

as é

um

a ob

ra p

edag

ógic

a te

atra

l e m

usic

al o

nde,

atr

avés

da

par

ticip

ação

do

públ

ico,

se

“jog

a” c

om o

teat

ro, a

mús

ica

e a

expr

essã

o co

rpor

al.

Vá a

o Fó

rum

Cul

tura

l com

as

suas

cri

ança

s!

vai a

cont

ecer

...8

agen

da d

e ju

lho

Par

tida:

Ilha

do

Rat

o,

às 7

:00h

atÉ

4 d

e ju

lhO

CA

MP

O D

E VE

O D

E B

ASQ

UET

EBO

L D

O

CLU

BE

REC

REA

TIVO

DO

PA

LHEI

OP

avilh

ão D

espo

rtiv

o M

unic

ipal

– M

oita

11 d

e ju

lhO

/ 1

4:00

hO

ra

SSU

PER

ÃO

DE

OB

STÁ

CU

LOS

“RES

PIR

A

FUN

DO

E…

AVA

NÇA

!”Tr

iatl

o de

Ave

ntur

aP

arqu

e Jo

sé A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

12 d

e ju

lhO

/ 1

4:00

hO

ra

SCA

MP

EON

ATO

IND

IVID

UA

L D

E SE

MIR

ÁPID

AS D

E XA

DR

EZC

ais

do D

esca

rreg

ador

Alh

os V

edro

s

26 d

e ju

lhO

/ 9

:00

hO

ra

SC

OM

EMO

RA

ÇÕ

ES D

O D

IA

MU

ND

IAL

DO

S AV

ÓS

– CA

MIN

HA

DA

SÉN

IOR

,C

om p

ique

niqu

e e

anim

ação

Moi

ta –

Gai

o P

artid

a: P

aços

do

Con

celh

oIn

icia

tiva

diri

gida

a to

dos

os id

osos

do

conc

elho

co

m m

obili

dade

23 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“F

AD

OS”

29 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“O

REG

RES

SO D

O D

J”30

de

julh

O /

21:

30 h

Or

aS

“TH

E R

UTL

ES”

31 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“Q

UEM

QU

ER S

ER

BIL

ION

ÁR

IO”

Espl

anad

a do

Fór

um

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

desp

orto

dIa

S 4

e 5

de

julh

OR

EGAT

A M

OIT

A

– VI

LA F

RA

NCA

DE

XIR

A

de

13 a

19

de

julh

O /

tO

dO

O d

IaJO

GO

S TR

AD

ICIO

NA

ISB

iblio

teca

do

Par

que

José

A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

19 d

e ju

nh

O /

11:

00 h

Or

aS

CIN

EMA

INFA

NTI

L “W

ALL

AC

E &

GR

OM

IT

– O

CA

SO D

O C

AC

ETE”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Mai

ores

de

12 a

nos

– 2,

50 e

uros

)

22 d

e ju

lhO

/ 1

0:00

hO

ra

SH

OR

A D

O C

ON

TO “

A F

AD

A

PALA

VRIN

HA

E O

GIG

AN

TE

DA

S B

IBLI

OTE

CAS”

,D

e Lu

isa

Duc

la S

oare

s e

Mar

ia J

oão

Rai

mun

doB

iblio

teca

do

Par

que

José

A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

26 d

e ju

lhO

/ 1

1:00

hO

ra

SC

INEM

A IN

FAN

TIL

ESP

ECIA

L D

IA M

UN

DIA

L D

OS

AVÓ

S –

“DU

MB

O”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Mai

ores

de

12 a

nos

– 2,

50 e

uros

; Ent

rada

gra

tuita

pa

ra a

vós

e ne

tos)

feira

s e

fest

asd

e 8

a 1

2 d

e ju

lhO

FEST

A E

M H

ON

RA

D

E SÃ

O J

OSÉ

OP

ERÁ

RIO

Bai

xa d

a B

anhe

ira

de

9 a

12

de

julh

OXI

II FE

IRA

EQ

UES

TRE

DA

MO

ITA

Pav

ilhão

Mun

icip

al

de E

xpos

içõe

s e

zona

en

volv

ente

- M

oita

a P

ar

tIr

de

31 d

e ju

lhO

(atÉ

4 d

e a

GO

StO

)FE

STA

EM

HO

NR

A

DE

SR.ª

DA

GR

AÇA

A

lhos

Ved

ros

activ

idad

es

para

cria

nças

11 d

e ju

lhO

/ 1

0:30

hO

ra

SH

OR

A D

O C

ON

TO

“A Q

UE

SAB

E A

LU

A”,

De

Mic

hael

Gre

jnie

cB

iblio

teca

Est

ival

Pra

ia F

luvi

al d

o R

osár

io

12 d

e ju

lhO

/ 1

1:00

hO

ra

SC

INEM

A IN

FAN

TIL

“O S

ALT

A P

OC

INH

AS”

,Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; M

aior

es d

e 12

ano

s –

2,50

eur

os)

12 d

e ju

lhO

/ à

S 15

:30h

e

àS

16:3

0hP

RO

JECT

O

“DE

PEQ

UEN

INO

”“P

IQU

ICO

S”

– D

AN

ÇA P

AR

A B

EBÉS

,P

ela

Dan

çart

e/P

asso

s e

Com

pass

osB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a -

Moi

taIn

scri

ção

prév

ia n

a bi

blio

teca

Lota

ção

por

sess

ão: 1

7 be

bés,

co

m 2

aco

mpa

nhan

tes

15:3

0h –

beb

és d

os 0

aos

24

mes

es; 1

6:30

h –

bebé

s do

s 24

ao

s 36

mes

es

mús

ica

dIa

S 10

, 11,

17, 1

8, 2

4, 2

5 d

e ju

lhO

/

22:0

0 h

Or

aS

ENC

ON

TRO

DE

BA

ND

AS

FILA

RM

ÓN

ICA

SVá

rios

esp

aços

púb

licos

do

con

celh

o(V

er O

Mês

de…

)

18 d

e ju

lhO

/ 2

2:00

hO

ra

S“N

ERVO

1 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“H

EAVY

MET

AL:

A

HEA

DB

AN

GER

’S J

OU

RN

EY”

2 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“G

LOB

AL

MET

AL:

A

HEA

DB

AN

GER

’S J

OU

RN

EY”

8 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“P

UN

K A

TITU

DE”

9 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

SSL

C P

UN

K”

15 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“A

CR

OSS

TH

E U

NIV

ERSE

”16

de

julh

O /

21:

30 h

Or

aS

“ATR

AVÉS

DA

NO

ITE”

22 d

e ju

lhO

/ 2

1:30

hO

ra

S“A

LIA”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 5 e

uros

)

25 d

e ju

lhO

/ 2

2:00

hO

ra

S “

NIC

OTI

NE’

S O

RC

HES

TRA”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 5 e

uros

)

cine

ma

3 e

4 d

e ju

lhO

FI

TAS

– M

OST

RA

D

E C

UR

TAS-

MET

RA

GEN

S Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(d

ia 3

, às

21:3

0h e

dia

4,

às 1

6:00

h e

às 2

1:30

h)

11 d

e ju

lhO

/ 1

6:00

hO

ra

SM

OST

RA

DE

FILM

ES

– P

RO

JECT

O “

O C

INEM

A,

CEM

AN

OS

DE

JUVE

NTU

DE”

Pro

ject

o C

oord

enad

o pe

la

Cin

emat

eca

Fran

cesa

e

Ass

ocia

ção

Cul

tura

l “O

s Fi

lhos

de

Lum

ière

” Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

13 d

e ju

lhO

/ d

aS

9:30

h

àS

13:0

0h e

da

S 14

:00h

àS

17:0

0h(a

tÉ 2

1 d

e ju

lhO

exCe

PtO

aO

S FI

nS-

de-

SeM

an

a)

OFI

CIN

A D

E C

INEM

A

“ O

PR

IMEI

RO

OLH

AR

”,P

ela

Ass

ocia

ção

Cul

tura

l “O

s Fi

lhos

Lum

ière

”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

aIn

scri

ções

abe

rtas

até

ao

dia

8 d

e Ju

lho

Se te

ns e

ntre

15

e 20

ano

s,

resi

des

ou e

stud

as n

o co

ncel

ho

da M

oita

e te

ns u

m g

osto

es

peci

al p

elo

cine

ma,

ent

ão e

sta

activ

idad

e é

para

ti. “

O P

rim

eiro

O

lhar

” é

uma

ofi c

ina

prát

ica

de

inic

iaçã

o ao

cin

ema

onde

terá

s a

opor

tuni

dade

de

real

izar

um

fi l

me

sob

a or

ient

ação

de

um

real

izad

or e

com

a a

ssis

tênc

ia

de té

cnic

os d

e im

agem

, som

e

mon

tage

m.

Não

per

cas

tem

po e

info

rma-

te já

no

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o, a

trav

és d

o te

lefo

ne 2

1088

8900

.

CIC

LO C

INE-

ESP

LAN

AD

A

SICA

EM

35M

M

5 d

e ju

lhO

/ 1

6:00

hO

ra

SM

ÚSI

CA E

TEA

TRO

“O

CA

SAM

ENTO

DA

LU

A

CO

M O

SO

L”,

Por

Son

Del

Mun

do In

fant

il (C

olôm

bia)

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Para

mai

ores

de

5 an

os(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; M

aior

es d

e 12

ano

s –

2,50

eur

os)

Um

act

or, j

unta

men

te c

om

uma

deze

na d

e es

pect

ador

es/

acto

res,

des

envo

lve

uma

hist

ória

on

de to

dos

cant

am, d

ança

m

e as

sum

em d

ifere

ntes

pap

éis

a pa

rtir

do

jogo

dra

mát

ico

e m

usic

al. E

sta

prop

osta

da

Câm

ara

Mun

icip

al p

ara

os

mai

s pe

quen

os e

par

a as

sua

s fa

míli

as é

um

a ob

ra p

edag

ógic

a te

atra

l e m

usic

al o

nde,

atr

avés

da

par

ticip

ação

do

públ

ico,

se

“jog

a” c

om o

teat

ro, a

mús

ica

e a

expr

essã

o co

rpor

al.

Vá a

o Fó

rum

Cul

tura

l com

as

suas

cri

ança

s!

a P

ar

tIr

de

20 d

e ju

lhO

(atÉ

31

de

aG

OSt

O)

AR

TE A

PLI

CAD

A

DE

CO

NC

EIÇ

ÃO

SA

NTO

SG

aler

ia d

e Ex

posi

ções

do

Pos

to d

e Tu

rism

o M

unic

ipal

- M

oita

“CIN

E-M

EMÓ

RIA

S”(a

tÉ 3

1 d

e d

eZeM

Br

O)

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

PASS

EIO

S N

O V

AR

INO

“O

BO

A V

IAG

EM”

12 d

e ju

lhO

, da

S 18

:00

àS

20:0

0h18

de

julh

O, d

aS1

1:30

h à

S 13

:30h

19 d

e ju

lhO

, da

S 12

:30h

àS

15:0

0h25

de

julh

O, d

aS

17:3

0 à

S 20

:00h

26 d

e ju

lhO

, da

S 18

:30h

àS

20:3

0hP

artid

a: C

ais

do G

aio

(junt

o ao

Par

que

das

Can

oas)

neS

te M

ÊS d

e ju

lhO

:tO

dO

S O

S d

IaS

“GIN

ÁST

ICA

NA

PR

AIA

” –

MO

VIM

ENTO

SÉN

IOR

Pra

ia F

luvi

al d

o R

osár

io

e La

goa

de A

lbuf

eira

expo

siçõ

es

atÉ

10 d

e ju

lhO

PIN

TUR

A D

E K

ALY

Gal

eria

de

Expo

siçõ

es

do P

osto

de

Turi

smo

Mun

icip

al –

Moi

ta

outr

os

even

tos

4 d

e ju

lhO

/ 1

5:30

hO

ra

S

PALE

STR

A“O

UN

IVER

SO

DE

ALZ

HEI

MER

”,C

om a

Psi

cólo

ga

Eric

a M

arce

lino

Bib

liote

ca M

unic

ipal

B

ento

de

Jesu

s C

araç

a -

Moi

ta

4 d

e ju

lhO

/ 2

1:00

hO

ra

S25

º FE

STIV

AL

DE

FOLC

LOR

EC

lube

Rec

reat

ivo

Spor

t C

hinq

uilh

o A

rrot

eens

e –

Alh

os V

edro

s

dIa

S 10

, 11,

17,

18,

24,

25

MO

STR

A D

E A

RTE

SAN

ATO

LO

CAL

Pra

ça d

a R

epúb

lica

– M

oita

BIL

HET

ES: O

s bi

lhet

es p

ara

os e

spec

tácu

los

no F

órum

Cul

tura

l pod

em s

er r

eser

vado

s at

ravé

s do

tele

fone

210

8889

00, d

as 1

4:30

h às

17:

30h,

de

3ª fe

ira

a sá

bado

, com

um

lim

ite

de 5

bilh

etes

por

res

erva

. O le

vant

amen

to d

as r

eser

vas

deve

ser

efe

ctua

do a

té 4

8h a

ntes

do

iníc

io d

o es

pect

ácul

o.H

orár

io d

a bi

lhet

eira

: De

3ª fe

ira

a sá

bado

, das

14:

30h

às 1

7:30

h; d

ias

de e

spec

tácu

lo, d

as 2

0:30

h at

é ao

iníc

io d

o es

pect

ácul

o; d

omin

gos,

das

10:

00h

às 1

1:00

h.O

s bi

lhet

es p

ara

os e

spec

tácu

los

real

izad

os n

a B

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jesu

s C

araç

a de

vem

ser

adq

uiri

dos

naqu

ele

equi

pam

ento

. Par

a os

res

tant

es e

spec

tácu

los,

os

bilh

etes

pod

em s

er r

eser

vado

s na

Div

isão

de

Cul

tura

, atr

avés

do

tele

fone

210

8170

00, e

dev

erão

ser

leva

ntad

os n

o pr

ópri

o lo

cal,

com

30

min

utos

de

ante

cedê

ncia

.

vai acontecer... agenda de julho

PASSEIOS NO VARINO: “Ver o pôr-do-sol a partir do rio”

Quando, por volta dos sete anos de idade, Carlos começou a cozinhar por brincadeira, ajudando a sua mãe, estava longe de imaginar que, aos 26 anos, seria um dos grandes chefes de cozinha nacionais. “É necessário gostar muito da profissão, pois requer muita dedicação e empenho”, afirma o jovem chef que irá representar a Europa do Sul no WACS Global Chefs Challenge. Vencedor das semi-finais da Europa do Sul, onde encontrou chefes de países como França, Espanha, Itália ou Grécia, irá defrontar, em Janeiro de 2010, em Santiago do Chile, os representantes das restantes seis diferentes zonas do Mundo (Ásia; África-Médio Oriente; Américas; Pacífico e Europa do Norte e Central).Mesmo com o seu notável currículo e apesar dos vários concursos em que já participou, este jovem cozinheiro, que também é membro da equipa olímpica sénior de culinária e detentor de uma das duas medalhas de ouro que se encontram em Portugal, afirma, convicto: “sempre pensei em grande (…) ainda estou longe do que quero fazer na minha carreira”. Actualmente, este profissional de sucesso reside em Santo António dos Cavaleiros mas continua muito ligado à Moita. “Passei muito tempo aqui”, comenta, sorrindo, enquanto contempla a Praça da República, na Moita.“Acho uma excelente ideia e é algo diferente para fazer”, diz ainda Carlos Gonçalves, a propósito dos passeios no varino “O Boa Viagem”, e recomenda a todos uma “volta” nesta embarcação: “deve ser giro ver o pôr-do-sol a partir do rio”.

Carl

os G

onça

lves

nas

ceu

em L

isbo

a, e

m 1

982.

Est

udou

e v

iveu

na

Moi

ta, p

assa

ndo

pela

EB

2/3

D. P

edro

II e

pel

a Es

cola

Sec

undá

ria.

Em

199

8, in

gres

sou

na E

scol

a de

Hot

elar

ia e

Tur

ism

o do

Est

oril,

term

inan

do o

cur

so c

om m

édia

de

18 v

alor

es. N

o se

u cu

rríc

ulo

profi

ssio

nal,

cons

tam

pas

sage

ns p

elas

coz

inha

s do

Hot

el T

ivol

i, pe

lo H

otel

Ritz

Fou

r Se

ason

s e

pelo

Res

taur

ante

B

ica

do S

apat

o. A

ctua

lmen

te, d

esem

penh

a as

funç

ões

de s

ub-c

hefe

exe

cutiv

o de

Coz

inha

do

Hot

el G

rand

e R

eal V

illa

Itál

ia.

11a

esco

lha

de...

Ca

rlo

s G

on

ça

lves

LEITE DERRAMADO de Chico Buarque – Editora Dom Quixote“Leite Derramado” é a mais recente obra do músico e compositor Chico Buarque. Muito aclamada pela crítica literária brasileira, esta obra conta-nos a história de uma família brasileira, desde os ancestrais portugueses até ao jovem que habita no Rio de Janeiro actual. Através do monólogo de um velho, no seu leito de hospital, vamos conhecendo esta saga familiar, caracterizada pela decadência social e económica que apresenta como pano de fundo a história do Brasil dos dois últimos séculos.

EVOLUÇÃO: CONCEITOS E DEBATES de Vários Autores – Esfera do Caos EditoresSão vários os debates que persistem na biologia evolutiva moderna, apesar da aceitação generalizada da evolução das espécies como um facto. Nesta obra, autores de todo o mundo descrevem alguns destes debates e tentam expandir a teoria evolutiva, aperfeiçoando e estendendo os alicerces que Charles Darwin, o fundador do evolucionismo, construiu. Este é o segundo volume da colecção dedicada à evolução e a Darwin e está disponível na rede de Bibliotecas Municipais da Moita.

OS CRIMES DO DR. ESTRANHO AMOR, dR. Estranhoamor – edição de autorDr. Estranhoamor é cantado em português, não é indie, não tem familiaridade com a “família” Flor Caveira, nem tão pouco lembra os Ornatos Violeta. Dr. Estranhoamor é melódico, é pop e é rock. Apesar de a sua música assentar na fórmula que caracteriza o pop e já muito conhecida do público em geral, nesta banda, essa fórmula parece ser algo completamente novo. Uma grande voz, letras inspiradas e eficazes e arranjos musicais com técnica e sensibilidade é o que podemos encontrar neste disco de estreia dos Dr. Estranhoamor que já têm um séquito de seguidores graças aos singles “Mais do Mesmo” e “Whisky Mundo Novo”.

STÓRIA, STÓRIA…, Mayra Andrade – Sony MusicMayra Andrade nasceu em Cuba e viveu em Angola, Senegal, Cabo-Verde, Alemanha e França. A sua música reflecte todos estes países e as influências que destes bebeu. Para a acompanhar neste “Stória, Stória…”, Mayra Andrade juntou os seus músicos de eleição, o multi-instrumentista cabo-verdiano Kim Alves, o baixista camaronês Etienne M’Bappé e o percussionista brasileiro Zé Luís Nascimento, daí resultando um álbum que a cantora descreve como um livro de histórias, cantadas em crioulo, português e francês. Este novo disco vem provar que Mayra Andrade é hoje uma das figuras de proa da nova geração de cantores de Cabo Verde.

AP

ETEC

E LE

R...

AP

ETEC

E LE

R...

IR E

M C

AN

TIG

AS.

..IR

EM

CA

NTI

GA

S...

cum

plic

idad

es12

QUEM QUER SER BILIONÁRIORealizador: Danny BoyleJamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Mumbai, está apenas a uma pergunta de ganhar os espantosos vinte milhões de rupias da versão indiana do concurso “Quem quer ser milionário”. Apanhado numa suspeita de fraude, ele confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou mas que perdeu. Vencedor de 8 Óscares, este filme é exibido no dia 31, pelas 21:30h, na Esplanada do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

http://wikitravel.orgEspecialmente indicado para o Verão, é este “parente” da “família Wiki”, o Wikitravel, uma “enciclopédia” extremamente útil para quem vai de férias. Com mais de dois mil guias de destinos escritos e editados por “wikiviajantes”, este site poderá ser uma boa ajuda para planear as suas férias ou, caso já estejam planeadas, programar a sua estadia. Quando voltar das férias, poderá também adicionar o seu próprio guia, com os seus textos e as suas fotos, e tornar-se num dos inúmeros wikiviajantes que alargam esta rede de informação, sempre a crescer.

www.homeaway.ptNuma altura em que a crise bate à porta de todas as famílias, muitos são forçados a abdicar de alguns “luxos”. Contudo, graças a este site, não é necessário abdicar das suas férias. Através do home away, um site totalmente em português, poderá encontrar uma casa para alugar, em qualquer parte do mundo, muito mais em conta. Um site muito fácil e muito intuitivo, com inúmeras opções para estreitar a sua pesquisa, de modo a encontrar facilmente o que realmente procura, e com um grande leque de ofertas para visitar qualquer país, sozinho ou com a família e amigos, da forma mais económica.

7ª A

RTE

...7ª

AR

TE...

À D

ISTÂ

NC

IA D

E U

M C

LIQ

UE.

..À

DIS

TÂN

CIA

DE

UM

CLI

QU

E...

RELIGULOUS – QUE O CÉU NOS AJUDE Realizador: Larry CharlesEscrito e interpretado pelo humorista Bill Maher e realizado por Larry Charles, realizador de Borat, Religulous é um documentário/comédia que examina e satiriza várias religiões. Ao longo deste filme, as câmaras acompanham Bill Maher que vai entrevistando e falando com várias personalidades, desde missionários, passando por rappers muçulmanos e até pastores de diversos cultos e seitas, sobre diferentes aspectos de diferentes religiões. Através da sua característica honestidade e capacidade analítica, Bill Maher, sem procurar ofender ninguém, vai, irreverentemente, questionando a Fé, entrando numa divertida e provocatória viagem espiritual.

cum

plic

idad

es13

14N

úcle

o M

useo

lógi

co d

a Ba

ixa

da B

anhe

ira

PEQUENO MUSEU COM MUITAS MEMÓRIAS O número 10 da Rua José Vicente, na Baixa da Banheira, guarda pedaços das histórias das gentes desta freguesia. Objectos que marcaram uma época e que, em conjunto, procuram recriar antigas vivências, costumes e profissões. Conhecer o Núcleo Museológico da Baixa da Banheira é também revisitar a história do quotidiano: é recordar os tempos em que a bicicleta, agora estacionada neste núcleo, estava ao serviço do Cine-Parque da Baixa da Banheira, na distribuição dos cartazes a anunciar os próximos filmes; lembrar a visita a uma antiga barbearia, reencontrando-se a centenária cadeira de barbeiro; rever os diferentes tipos de balanças que podíamos encontrar nas tradicionais mercearias ou até uma carteira de escola recuperada, com o mata-borrão e a caneta de pena nos seus lugares.Cada peça daquele recanto de memórias merece uma atenção demorada. João José da Silva, o presidente da Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira, é o grande impulsionador deste núcleo museológico e o seu entusiasmo e voluntarismo reflecte-se nas centenas de peças que estão criteriosamente agrupadas, catalogadas e devidamente identificadas e que ocupam, de uma forma imaginativa, o espaço que, actualmente, é dividido com as instalações da Comissão de Festas e com um armazém da Junta de Freguesia.

15N

úcle

o M

useo

lógi

co d

a Ba

ixa

da B

anhe

ira

Algum deste espólio resulta do gosto de João José da Silva pelo coleccionismo. “As coisas organizadas têm a sua sequência, a sua justificação”, refere, enquanto nos conta como, ao longo de mais de 60 anos, tem coleccionado pesos, chaves, caricaturas, recortes de imprensa, entre tantas outras coisas que agora pertencem ao núcleo museológico que recebeu o seu nome, por proposta da Junta de Freguesia.A maioria dos objectos foram, no entanto, trazidos pela comunidade, que assumiu este espaço como seu, enquanto “espelho” das suas origens. “As pessoas vão às suas terras e trazem peças para o museu”, conta João José, acrescentando que o que se pretende é que o pequeno museu “venha a ser uma sala de visitas da Baixa da Banheira”. A comprovar o orgulho e o empenho dos banheirenses em torno do núcleo museológico, durante a nossa visita, dois novos objectos foram confiados aos cuidados de João José da Silva. Num futuro próximo, o responsável pelo núcleo espera que este projecto aberto a todos, que tem contado com o apoio da Junta de Freguesia, se assuma como um espaço de cultura e salvaguarda do património colectivo de todo o concelho e que possa crescer para novas instalações, dando vida à ideia de representar antigas profissões. Para mais informações sobre as visitas ao Núcleo Museológico João José da Silva, contacte a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, através do telefone 212039560 ou do e-mail [email protected].

prinicipais

À VELA, DA MOITA A VILA FRANCAPerde-se no tempo a época em que as gentes da Moita iam rio acima, nas suas embarcações, até Vila Franca de Xira, para participarem nas Festas do Colete Encarnado. Um costume recuperado há sete anos pelo Centro Náutico Moitense, com a iniciativa Regata/Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira que, ano após ano, procura não apenas reviver mais uma tradição mas, simultaneamente, aproximar as populações das duas margens e valorizar as embarcações típicas do Tejo. A partida está marcada para o dia 4 de Julho, às 7:00h, da Ilha do Rato.“É uma viagem cheia de histórias”, define João Gregório, homem da beira-rio, presidente do Centro Náutico Moitense. Nos cerca de 25 barcos, vão grupos de amigos, num total de cerca de 200 pessoas que partilham o gosto pelo rio e pelas embarcações. “Reforçamos os laços de amizade e tentamos passar a nossa mensagem: a importância de valorizar os barcos típicos do Tejo, a necessidade de preservar a nossa identidade e divulgar as inúmeras iniciativas dinamizadas pelo Centro Náutico Moitense”, afirma ainda o presidente. É com alguma emoção que este neto de fragateiro tenta descrever a chegada a Vila Franca de Xira: “É quase indescritível. O cais enche-se de gente para nos receber, é um momento marcante”.A Regata Moita – Vila Franca de Xira é apenas uma das muitas iniciativas que o Centro Náutico Moitense dinamiza para dar vida ao rio Tejo. “No final dos anos 70, vínhamos ao Cais da Moita e não víamos barcos; era

Cent

ro N

áutic

o M

oite

nse

prinicipaisuma tristeza”, recorda João Gregório. Foi então que os “Amigos do Cais” fundaram o Centro Náutico Moitense e, ano após ano, os barcos de cores garridas foram sendo construídos ou recuperados e voltaram a dar vida a este braço do Tejo. O Centro Náutico Moitense é, sem dúvida, um dos pólos de maior dinamismo na preservação das embarcações mas não está sozinho nesta nobre tarefa. A seu lado, estão diferentes entidades, entre elas a Câmara Municipal que tem prestado apoio logístico e também financeiro, contribuindo para a defesa da identidade ribeirinha. A Regata tem ainda outro propósito: homenagear anualmente um dos sócios do Centro. Este ano, José Moita é o homenageado: um homem que “merece uma palavra de estímulo e reconhecimento pelo que tem dado ao clube”, nas palavras de João Gregório. No dia 17 de Julho, o Centro Náutico Moitense organiza ainda o Jantar Convívio com todos os participantes, onde serão entregues os prémios, encerrando-se, assim, mais uma edição da Regata/Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira.

Cent

ro N

áutic

o M

oite

nse

Com o calor, apetece mesmo qualquer coisa muito fresca. Esqueça a dieta de Verão por uns momentos e delicie-se com este Parfait de

Morango com Coulis de Framboesa.Uma receita bastante simples mas deliciosa que nos é oferecida pelo Chefe Carlos Gonçalves.

PARFAIT DE MORANGO

Ingredientes:- 250g de polpa de morango - 125g de açúcar- 125ml de natas para bater- 6 folhas de gelatina- 10ml deTriple seco (pode substituir por outra bebida)

Confecção:1- Aquecer a polpa e dissolver o açúcar, deixando arrefecer.2 - Demolhar as folhas de gelatina em água fria.

3 - Bater as natas.4 - Amornar o triple seco e dissolver as folhas de gelatina.5 - Envolver as natas com a polpa, misturar o preparado de triple seco e gelatina.6 - Encher as formas com o parfait e colocar no frio, até ganhar consistência.

COULIS DE FRAMBOESA

Ingredientes: -200g de polpa de framboesa- 30g de açúcar

Confecção:1 - Ferver a polpa com o açúcar lentamente, até obter um ponto espesso.2 - Deixar arrefecer e decorar o parfait, colocando o coulis por cima. Pode ainda utilizar framboesas frescas.

Nota: Nesta receita, deve utilizar polpas espessas. Existem à venda polpas congeladas, com diferentes sabores.

sabo

res

& s

aber

esPA

RFA

IT D

E M

OR

AN

GO

CO

M C

OU

LIS

DE

FRA

MB

OES

A

ww

utili

dade

s19

cont

acto

s

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

BIBLIOTECA MUNICIPALBENTO DE JESUS CARAÇARua Dr. Alexandre Sequeira, MoitaTelefone: 210817040

PÓLO DO VALE DA AMOREIRAAv. José Almada Negreiros,Vale da AmoreiraTelefone: 212020021

PÓLO DE ALHOS VEDROSNúcleo Cultural José Afonso,Largo da Igreja, Alhos VedrosTelefone: 212021227

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRAFórum Cultural José Manuel FigueiredoRua José VicenteTelefone:210888902

ESPAÇO INTERNETRua Machado Santos, n.º 35, MoitaTelefone: 210856546Horário: De 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 20:00hSábados das 10:00h às 17:00h

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDORua José Vicente, Baixa da BanheiraTelefone: 210888900

CENTRO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE “PÉ DE VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da AmoreiraTelefone: 212045410

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITAPraça da RepúblicaTelefone: 212806700/ext.261

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRARua Jaime Cortesão, nº 33Telefone: 210816970

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITAPraça da República, 2864-007e-mail: [email protected]

http://www.cm-moita.ptTelefone geral: 212806700Fax: 212894928

Resolução de avarias:(Águas e Esgotos) 212890209

Linha Verde do Ambiente:800202323

Divisão de Informaçãoe Relações Públicas:Telefone: 212806715Fax: 212806750e-mail: [email protected]

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura:Telefone: 210817000

DELEGAÇÃO MUNICIPALDE ALHOS VEDROSAv. General Humberto Delgado, nº 7 ATelefone: 210816900

DELEGAÇÃO MUNICIPALDA BAIXA DA BANHEIRARua Jaime Cortesão, n.º 33Telefone: 210816970

DELEGAÇÃO MUNICIPALDO VALE DA AMOREIRAMercado Municipal do Vale da AmoreiraLoja 2 – ServiçosAv. Vasco da Gama2835 -205 Vale da AmoreiraTelefone: 210831210

STQQSSD

12345

6789

101112

13141516171819

20212223242526

STQQSSD

JULHO

Dia 22 – Reunião Pública da Câmara Municipal, às 17:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita. Mais informações em www.cm-moita.pt.

2728293031

utili

dade

s20

cont

acto

s /

cale

ndár

io d

o m

ês

tabela de Marés - julho ‘09

PSP - BAIXA DA BANHEIRALargo da GNR, Baixa da BanheiraTelefone: 212029010

GNR - MOITARua Machado Santos, n.º 31, MoitaTelefone: 212809330

TRIBUNALRua Francisco Távora, MoitaTelefone: 212808600

POSTO DE TURISMO E GALERIADE EXPOSIÇÕESRua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, MoitaTelefone: 212806858

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVOMUNICIPALAlameda dos Bombeiros Portugueses, MoitaTelefone: 212801993

PISCINA MUNICIPALRua João Eanes, Alhos VedrosTelefone: 212025140

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕESLargo Dr. Joaquim Marques Elias, MoitaTelefone: 210816910

LINHAS DE EMERGÊNCIA

NÚMERO NACIONALDE EMERGÊNCIA: 112

INTOXICAÇÕES: 808 250 143

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

PROTECÇÃO CIVIL:212806700 / 917199412

SAÚDE 24: 808242424

BOMBEIROS: 212890044

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 800 20 66 56

DIA PREIA MAR – ALTURA BAIXA MAR – ALTURA

1 10:30H – 3,1M 22:59H – 3,0M 03:52H – 1,2M 16:22H – 1,3M

2 11:35H – 3,1M – – – 04:57H – 1,3M 17:32H – 1,3M

3 00:04H – 3,0M 12:33H – 3,2M 05:58H – 1,3M 18:35H – 1,2M

4 01:01H – 3,0M 13:24H – 3,3M 06:51H – 1,2M 19:26H – 1,1M

5 01:51H – 3,1M 14:09H – 3,4M 07:36H – 1,1M 20:09H – 1,0M

6 02:34H – 3,2M 14:49H – 3,4M 08:16H – 1,0M 20:47H – 1,0M

7 03:12H – 3,2M 15:25H – 3,5M 08:52H – 1,0M 21:21H – 0,9M

8 03:47H – 3,2M 15:58H – 3,5M 09:26H – 1,0M 21:54H – 0,8M

9 04:20H – 3,3M 16:31H – 3,6M 09:59H – 0,9M 22:27H – 0,8M

10 04:52H – 3,3M 17:04H – 3,5M 10:32H – 0,9M 23:00H – 0,8M

11 04:20H – 3,3M 17:38H – 3,5M 11:06H – 0,9M 23:34H – 0,9M

12 05:25H – 3,2M 18:15H – 3,4M 11:41H – 1,0M – – –

13 06:00H – 3,2M 18:54H – 3,3M 00:10H – 0,9M 12:19H – 1,1M

14 06:37H – 3,1M 19:39H – 3,2M 00:50H – 1,0M 13:03H – 1,2M

15 07:20H – 3,0M 20:33H – 3,1M 01:36H – 1,1M 13:57H – 1,3M

16 08:10H – 3,0M 21:39H – 3,0M 02:33H – 1,2M 15:04H – 1,4M

17 09:12H – 3,0M 22:54H – 3,0M 03:41H – 1,3M 16:21H – 1,3M

18 10:23H – 3,2M – – – 04:54H – 1,2M 17:36H – 1,2M

19 11:34H – 3,1M 12:41H – 3,4M 06:03H – 1,1M 18:44H – 0,9M

20 00:08H – 3,3M 13:42H – 3,6M 07:05H – 0,9M 19:44H – 0,7M

21 01:15H – 3,5M 14:37H – 3,8M 08:01H – 0,7M 20:37H – 0,5M

22 02:15H – 3,7M 15:29H – 4,0M 08:52H – 0,6M 21:27H – 0,3M

23 03:09H – 3,8M 16:17H – 4,1M 09:40H – 0,5M 22:13H – 0,3M

24 03:59H – 3,8M 17:03H – 4,1M 10:25H – 0,4M 22:58H – 0,3M

25 04:45H – 3,8M 17:48H – 4,0M 11:09H – 0,5M 23:41H – 0,5M

26 05:29H – 3,6M 18:31H – 3,8M 11:53H – 0,6M – – –

27 06:12H – 3,5M 19:16H – 3,5M 00:24H – 0,7M 12:37H – 0,8M

28 06:56H – 3,2M 20:05H – 3,2M 01:09H – 0,9M 13:27H – 1,1M

29 07:42H – 3,1M 21:05H – 3,0M 01:59H – 1,2M 14:26H – 1,3M

30 09:44H – 2,9M 22:21H – 2,8M 03:01H – 1,4M 15:42H – 1,5M

31 11:01H – 2,9M 23:41H – 2,8M 04:18H – 1,5M 17:10H – 1,5M

aprender

utili

dade

s21

apre

nder

escolasde música

Banda MuSICal dO rOSÁrIOEscola de Música - Todos os instrumentos musicais de sopro- 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30hBanda - 3ªs feiras, das 21:30h às 23:30hTelefone: 212898315

FanFarra dOS BOMBeIrOSVOluntÁrIOS da MOItaInstrumentos de Sopro e Percussão- 4ªs e sábados, das 20:00h às 21:30hEscola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 20:00h às 21:30hTelefone: 212808170/9

eSCOla de MÚSICa da SOCIedade FIlarMÓnICa de reCreIO e unIÃO alhOSVedrenSe “a VelhInha” Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067

gruposmusicaisCOrO POlIFÓnICO allIuSVetuS S.F.r.u.a. “a VelhInha”4ªs e 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00hTelefone: 212040067

GruPO COral alentejanO“O SOBreIrO”6ªs feiras, das 21:00h às 23:00hRua Alves Redol n.º 24-A2835-059 Baixa da BanheiraTelefone: 309767926

GruPO COral e MuSICal “O nOrte”ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira5ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00hTelefone: 212049865

GruPO MuSICal “VOZeS da PlanÍCIe”Sociedade Recreativa e Cultural UniãoAlentejana4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00hTelefone: 212031556

GruPO COral InFantO-juVenIlAssociação de Moradores da Zona Norte da Baixa da BanheiraParque Estrela Vermelha2835-144 Baixa da BanheiraTelefone / Fax: 21 204 76 73E-mail: [email protected]: http:// www.amzn.web.pt

GruPO COral aMIZadeDo Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00hTelefone: 212040271

ranchosfolclóricosCluBe reCreatIVO SPOrt ChInQuIlhOarrOtenSe, alhOS VedrOS6ªs feiras, das 21:00h às 23:30hTelefone: 212046691

ranChO etnOGrÁFICO de dançaSe CantareS da Barra CheIa6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30hSábados (rancho infantil), 19:30hTelefone: 212130597 / 212130 780

ranChO FOlClÓrICO“COraçÕeS unIdOS”da Sociedade Recreativada Baixa da Serra, Baixa da Banheira6ªs feiras, das 21:45h às 23:30hTelefone: 212044996

ranChO FOlClÓrICO “OS FaZendeIrOSda Barra CheIa e arredOreS”6ªs feiras, das 21:00h às 24:00hTelefone: 212131051

utili

dade

s22

apre

nder

escolas desportivasmunicipaiseSCOla de FuteBOl dO unIÃO FuteBOl CluBe MOItenSeComplexo Desp. do Juncal – Campo n.º 22ªs e 4ªs feiras, às 19:00hSábados, às 9:30hTelefone: 212893031

eSCOla de FuteBOl Manuel FernandeS1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30hSábados, das 10:30 às 20:30hTelefone: 212898714 (campo de jogos)

eSCOla de FuteBOl dO GruPO deSPOrtIVO e reCreatIVO POrtuGalCampo Municipal do Vale da Amoreira2ªs e 4ªs, às 19:00hT: 212023289 / 212023296

eSCOla de FuteBOl dO CluBe reCreIO e InStruçÃO, alhOS VedrOSTelefone: 212040283

FUTSAL

eSCOla de FutSal dO SPOrtInG CluBe BanheIrenSePavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos VedrosT: 210863245

aSSOCIaçÃO MOradOreS aMIGOS da ZOna Sul Telefone: 210863245

BASQUETEBOL

eSCOla de MInIBaSQueteBOldO CluBe reCreatIVO dO PalheIrÃOPavilhão Desportivo Municipal, MoitaTelefone: 212801993

escolasde dança“GruPO MOSt”Centro Cultural e Recreativo União Pires,Alhos Vedros3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00hT: 212031572 / 936793189

SOCIedade FIlarMÓnICaCaPrIChO MOItenSe

> DANÇAS DE SALÃO:- Iniciados / Social / CompetiçãoDe 2ª a 6ª das 19,45 h às 22h

> OUTRAS MODALIDADES:- HIP-HOP / DANÇAS ORIENTAIS / YOGA / BALLET / SALSA

Contactos:Telf:/Fax: 212890102E-mail: [email protected]

SOCIedade FIlarMÓnICaeStrela MOItenSe

> ESCOLA DE BALLET 4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h

> DANÇAS SEVILHANAS 2ªs, 3ªs e 4ª feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 890 207

CluBe unIÃO BanheIrenSe“O ChInQuIlhO”

> DANÇAS DE SALÃO Aulas às 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h Telefone: 212040516

utili

dade

s23

apre

nder

ATLETISMO

CluBe aMIGOS dO atletISMO da MOItaPavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00hTelefone: 210841385 / 966133238

GruPO deSPOrtIVO da FOnte da PrataQuinta da Fonte da Prata, Alhos VedrosTelefone: 212896859

CentrO dO atletISMO da BaIxa da BanheIraTelefone: 212040653 / 918355027

HÓQUEI EM PATINS

CaSa dO BenFICa da BaIxa da BanheIra Telefone: 210822677 / 962724976

TÉNIS DE MESA

aCadeMIa e MuSICal e reCreatIVa 8 de janeIrO, alhOS VedrOS2ªs e 5ªs , a partir das 19:00hTelefone: 212033947 / 212020461

CANOAGEM E VELA

aSSOCIaçÃO de deSPOrtOSnÁutICOS alhOSVedrenSe“aMIGOS dO Mar”, alhOS VedrOSTelefone: 212028429

aSSOCIaçÃO naVal SarIlhenSe,SarIlhOS PeQuenOSTelefone: 212895699

CentrO nÁutICO MOItenSe, MOItaTelefone: 212892907

GINÁSTICA

eSCOla de GInÁStICa deSPOrtIVa(Para alunOS daS e.B. 1º CIClO)Ginásio Atlético Clube,Baixa da BanheiraTelefone: 212041520

XADREZ

CluBe de xadreZ da MOItaPavilhão Desportivo Municipal, Moita2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00hTelefone: 212801993

CentrO nÁutICO MOItenSeSeCçÃO de xadreZ4ªs feiras, das 21:00h às 22:00hSábados, das 15:00h às 17:00hTelefone: 212892907

artesOFICIna de arteSCACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros

Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h;

Fotografia: abertas as inscrições

Cerâmica: abertas as inscrições

Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h;

Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Telefone: 932214015E-mail: [email protected]

Nota: Os Grupos Artístico-culturais e as Escolas Desportivas Municipais acima referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Caso se verifique alguma alteração de contactos ou dos horários das actividades, agradecemos que as associações nos informem através do telefone 212806715 ou do e-mail [email protected].

6

FEIR

A

EQU

ESTR

E:

À

sem

elha

nça

de

anos

an

teri

ores

, o

Pav

ilhão

M

unic

ipal

de

Ex

posi

ções

, na

Moi

ta,

e a

zona

env

olve

nte

rece

bem

a F

eira

Equ

estr

e. V

isite

est

e es

paço

at

é do

min

go.

14

julho

HO

RA

DO

CO

NTO

: N

a B

iblio

teca

do

Par

que

José

Afo

nso,

às

10:0

0h, é

hor

a do

con

to.

PASS

EIO

S N

O T

EJO

: Em

barq

ue n

uma

viag

em

ao p

ôr-d

o-so

l a

bord

o do

“B

oa V

iage

m”.

A

part

ida

é às

17:

30h,

no

Cai

s do

Gai

o, ju

nto

ao

Par

que

das

Can

oas.

12

15

BA

ND

AS

FILA

RM

ÓN

ICA

S:

Dur

ante

tr

ês

fins-

de-s

eman

a, o

Enc

ontr

o de

Ban

das

vai

anim

ar v

ário

s es

paço

s pú

blic

os d

o co

ncel

ho.

BÉB

ÉS:

“Piq

uico

s” –

Dan

ça p

ara

Beb

és v

ai

ter

luga

r na

Bib

liote

ca M

unic

ipal

da

Moi

ta,

às 1

5:30

h, p

ara

bebé

s do

s 0

aos

24 m

eses

, e

às 1

6:30

h, p

ara

bebé

s do

s 24

aos

36

mes

es.

SIC

A: À

s 22

:00h

, a b

anda

moi

tens

e N

ervo

so

be

ao

palc

o do

rum

C

ultu

ral,

para

ap

rese

ntar

o s

eu p

rim

eiro

dis

co d

e or

igin

ais,

in

titul

ado

“Tri

pas

Cor

ação

”.

1

11

13

5

CIN

E-ES

PLA

NA

DA

: To

das

as

quar

tas

e qu

inta

s do

mês

de

Julh

o, v

ai h

aver

cin

ema

na

espl

anad

a do

rum

C

ultu

ral

José

M

anue

l Fig

ueir

edo,

na

Bai

xa d

a B

anhe

ira.

O

tem

a é

a m

úsic

a.

FITA

S:

O

Fóru

m

Cul

tura

l ab

re

as

suas

po

rtas

, hoj

e, à

s 21

:30h

, e a

man

hã, à

s 16

:00h

e

às 2

1:30

h, p

ara

o Fi

tas

– M

ostr

a de

Cur

tas-

met

rage

ns

REG

ATA

MO

ITA

- V

ILA

FR

AN

CA

: A

s ve

las

que

se

pode

m

avis

tar

no

Tejo

o da

s em

barc

açõe

s pa

rtic

ipan

tes

na V

II ed

ição

da

Reg

ata

Moi

ta –

Vila

Fra

nca

de X

ira.

FEST

AS

DA

BA

IXA

DA

BA

NH

EIR

A:

Até

dia

12

, vi

site

as

Fest

as e

m H

onra

de

São

José

O

perá

rio.

TEAT

RO

IN

FAN

TIL:

Son

Del

Mun

do I

nfan

til

é um

a co

mpa

nhia

de

teat

ro q

ue v

em d

a C

olôm

bia

para

ap

rese

ntar

, no

rum

C

ultu

ral,

às

16:0

0h,

o es

pect

ácul

o “O

C

asam

ento

da

Lua

com

o S

ol”,

par

a m

aior

es

de 5

ano

s.

2 3 4

7

FEST

A D

E A

LHO

S VE

DR

OS:

O m

ês t

erm

ina

em fe

sta,

na

freg

uesi

a de

Alh

os V

edro

s. N

ão

perc

a, a

té d

ia 4

de

Ago

sto,

as

Fest

as e

m

Hon

ra d

e N

ª Sr

.ª d

os A

njos

.

DIA

D

OS

AVÓ

S:

Um

a ca

min

hada

, um

pi

quen

ique

e m

uita

ani

maç

ão é

o q

ue s

e es

pera

de

sta

“Cam

inha

da

Séni

or”

que

assi

nala

o D

ia M

undi

al d

os A

vós,

com

iníc

io

às 9

:00h

, na

Moi

ta.

25 26 27

8

16 17 18 19 2028

9 10

29 30 31

21 22 23 24

PICOTADO

leve

-me

cons

igo

JULHO 2009

67

Este

sup

lem

ento

faz

part

e in

tegr

ante

da

Age

nda

de E

vent

os d

o C

once

lho

da M

oita

“ M

AR

ÉCH

EIA”

PROGRAMA MENSAL

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

JULH

O 2

009

67PICOTADO

leve-me consigo

JULHO 200967

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA”

PROGRAMA MENSAL

O BIQUÍNI FAZ 63 ANOS …

O biquíni (ou bikini) fez a sua primeira aparição no Verão de 1946, no mesmo ano em que, no atol

de Bikini, no Oceano Pacífi co, tinha lugar uma explosão atómica experimental…Apesar da ironia da História, o biquíni tornou-se numa peça indispensável para quem quer desfrutar do sol de Verão.

Mas, atenção: sol em excesso é prejudicial à saúde. Evite mostrar o seu biquíni nas horas de

radiação mais intensa (entre as 12:00h e as 16:00h) e use sempre protector solar.