Maré Cheia n.º 69

26
MARÉ CHEIA agenda de eventos no concelho da moita www.cm-moita.pt SETEMBRO 2009 69

description

Agenda de Eventos no Concelho da Moita

Transcript of Maré Cheia n.º 69

Page 1: Maré Cheia n.º 69

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

SETE

MB

RO

200

9

69PICOTADO

leve-me consigo

SETEMBRO 2009

69

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA”

PROGRAMA MENSAL

REGRESSO ÀS AULAS

Nas escolas básicas e secundárias, o ano lectivo inicia-se entre os dias 10 e 15 de Setembro.Para além da alteração no ritmo de vida e no orçamento familiar, este pode ser também um bom momento para

transmitir aos mais novos algumas dicas sobre poupança, reciclagem ou como evitar o consumismo.

Page 2: Maré Cheia n.º 69

“CAIXA” DE SUGESTÕES:Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços [email protected] ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita.A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais.A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

SETE

MB

RO

200

9

69PICOTADO

leve-me consigo

SETEMBRO 2009

69

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA”

PROGRAMA MENSAL

REGRESSO ÀS AULAS

Nas escolas básicas e secundárias, o ano lectivo inicia-se entre os dias 10 e 15 de Setembro.Para além da alteração no ritmo de vida e no orçamento familiar, este pode ser também um bom momento para

transmitir aos mais novos algumas dicas sobre poupança, reciclagem ou como evitar o consumismo.

tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11| cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte| à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15associativismo 16_17 | sabores & saberes 18| utilidades contactos | calendário | aprender 19_23| picotado (leve-me consigo) destacável

TÍTU

LO: M

aré

Che

ia -

Age

nda

de E

vent

os n

o C

once

lho

da M

oita

EDIÇ

ÃO

: Câm

ara

Mun

icip

al d

a M

oita

CO

OR

DEN

ÃO

DA

ED

IÇÃ

O, R

EDA

ÃO

E F

OTO

GR

AFI

A: D

ivis

ão d

e In

form

ação

e R

elaç

ões

Púb

licas

PR

OJE

CTO

GR

ÁFI

CO

: Edg

ar M

elitã

oC

OLA

BO

RA

ÇÃ

O: D

epar

tam

ento

de

Ass

unto

s So

ciai

s e

Cul

tura

; Dep

arta

men

to d

e A

mbi

ente

e S

ervi

ços

Urb

anos

; D

ivis

ão d

e A

ctiv

idad

es E

conó

mic

as e

Tur

ism

oA

GR

AD

ECIM

ENTO

S: D

ivis

ão d

e C

ultu

ra/C

MM

; Com

isss

ão d

e Fe

stas

da

Moi

ta; L

uís

Filip

e Vi

tal d

a Si

lva

(Pro

cuna

); C

omis

são

de F

esta

s de

Sar

ilhos

Peq

ueno

s; C

lube

Uni

ão B

anhe

iren

se, “

O C

hinq

uilh

o”Fo

to d

as p

ágin

as 4

e 5

de

Lisa

Dio

go

IMP

RES

SÃO

: Tip

ogra

fia B

elgr

áfica

Esta

pub

licaç

ão u

tiliz

a pa

pel r

ecic

lado

, pr

oduz

ido

por

empr

esa

cert

ifica

da s

egun

do

as n

orm

as IS

O 9

001

e IS

O 1

4001

.(C

erti

ficaç

ões

de s

iste

mas

de

Ges

tão

de

Qua

lidad

e e

sist

emas

de

Ges

tão

Am

bien

tal)

CU

IDE

DO

MEI

O A

MB

IEN

TE

TIR

AG

EM: 1

5.00

0 Ex

.IS

SN 1

647-

1857

VER

SÃO

ON

-LIN

E: w

ww

.cm

-moi

ta.p

tD

ISTR

IBU

IÇÃ

O G

RAT

UIT

A

índice

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município.

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Mastro de barco típico do Tejo engalanado para a Festa da Moita

Page 3: Maré Cheia n.º 69

JOÃO MANUEL DE JESUS LOBOPRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

O Verão é aproveitado pela maioria de nós para renovar energias e projectos, quando são possíveis as pausas para férias e o bom

tempo convida à vida ao ar livre e ao convívio salutar. No concelho da Moita, o Verão despede-se novamente como chegou,

em ambiente festivo, como manda a tradição. O fim do Verão encerra, assim, mais um ciclo de trabalho para quem tem a responsabilidade

de assegurar os apoios indispensáveis à realização de festas e eventos, dignificando a vivência em comunidade. É, porém, com orgulho que verificamos que à riqueza deste património vivo, de raiz espontânea e popular, tem correspondido o desenvolvimento do nosso sistema urbano, com a criação de mais condições para quem está e para quem nos visita nesta altura do ano. A melhoria da mobilidade e da acessibilidade, a valorização da zona ribeirinha e até mesmo uma rede de restauração cada vez mais atenta e qualificada são apenas alguns dos exemplos que contribuíram para colocar o concelho nos programas regionais de turismo de eventos e turismo de passagem.Este é, sem dúvida, o mês de vir à Moita e visitar um concelho ribeirinho com vida própria e características ímpares.

3

Page 4: Maré Cheia n.º 69

o m

ês d

e ...

4Fe

sta

s em

Ho

nra

de

nª s

r.ª d

a B

oa

Via

gem

Page 5: Maré Cheia n.º 69

Dias de festa na Moita

Sempre muito ansiadas, as Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem acontecem, este ano, entre os dias 11 e 20 de Setembro. É altura de reencontro com as tradições e a história da vila da Moita: festa brava, rio, barcos, convívio e muita música.Há muito que o programa das festas domina as conversas de café. Quais são os dias das largadas? Quem são os artistas que cá vêm? E mais novidades? Fique então a conhecer os principais destaques desta festa tricentenária.

Page 6: Maré Cheia n.º 69

TOUROS E hISTóRIA: ExPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

No dia anterior ao início da festa, 10 de Setembro, às 21:45h, é inaugurada, na Rua Dr. Silva Evaristo, n.º s 1 e 3, a exposição “Dos Cultos Táuricos à Festa de Touros. A Tauromaquia Na Moita (Século xVIII a xx). Esta iniciativa vai ser antecedida da exibição do filme da inauguração da Praça de Toiros Daniel do Nascimento, pelas 21:15h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.Dar a conhecer e valorizar as festas de touros da Moita, enquanto património cultural e identitário da vila, é o principal objectivo desta exposição que vai estar patente até 31 de Outubro. Faça uma viagem no tempo e fique a conhecer a história da construção das Praças de Toiros da Moita, dos primeiros grupos de forcados, dos matadouros de touros, novilheiros, bandarilheiros, escolas de toureio e cavaleiros, das antigas entradas de touros e das famosas largadas na Av. Dr. Teófilo Braga.

horário de visita da exposição: De 11 a 20 de Setembro, das 15:00h às 23:00h. A partir de 26 de Setembro, aos sábados e domingos, das 15:00h às 19:00h. Visitas guiadas mediante marcação prévia, através do T: 210817010

FESTA DE RUA

As tradicionais largadas de touros vão animar a Av. Dr. Teófilo Braga, no dia 11, à 00:00h, nos dias 14, 15, 16 e 17, às 10:15h, no dia 18, às 10:15h e à 01:00h, no dia 19, às 15:30h e à 01:00h, e no dia 20, às 10:15h. As largadas diurnas são sempre antecedidas pelas entradas de toiros a pé, a partir do Largo Conde Ferreira.A seguir à largada do dia 18, por volta das 13:00h, assim que são recolhidos os touros, a avenida transforma-se: as mesas são montadas, os fogareiros acesos, os amigos chegam e a animação começa. É mais uma Tarde do Fogareiro, onde não vai faltar a tradicional dança Huga Huga, pela Banda Musical do Rosário.

Page 7: Maré Cheia n.º 69

MUSICALMENTE

À Festa da Moita vêm habitualmente nomes sonantes do panorama musical português. Este ano não é excepção e, pelo palco da Marginal, vão passar as Bandas “Mata Ratos” e “K2”, na Noite da Juventude, no dia 14, às 23:00h, Rita Red Shoes, no dia 15, às 22:45h, os “Perfume”, no dia 16, às 22:45h, “Deolinda”, no dia 19, às 23:15h, e, a encerrar, no dia 20, pelas 22:00h, Susana Félix.

Consulte o programa completo em www.cm-moita.pt.

o m

ês d

e ...

7o

mês

de

...7

Fest

as

em H

on

ra d

e n

ª sr.

ª da

Bo

a V

iag

em

NO TEJO

O braço do Tejo que banha a vila da Moita é palco para diferentes iniciativas ligadas ao rio e às embarcações típicas. A tradicional Regata em honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem com barcos típicos do Tejo está marcada para o dia 12, às 9:15h. Ainda no dia 12, e após a Noite do Fragateiro (espectáculo de fados) que vai começar às 00:30h, no Largo do Cais, parte do Cais do Moita, à 1:30h, a Regata Nocturna de Catraios e Barcos a Remo. O Concurso de Barcos Engalanados, também no Cais, decorre no dia 13, pelas 12:30h. A tarde do Dia do Município, na terça-feira, dia 15, vai ser dedicada ao rio, com o “VII Cais Vivo”, a partir das 15:30h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barco para todos os que queiram participar.No primeiro domingo das festas, a Procissão em honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, que anualmente atrai milhares de pessoas, sai da Igreja Paroquial, às 17:00h.O ponto alto desta procissão acontece com a chegada da imagem da Sr.ª da Boa Viagem ao Cais, para a tradicional bênção dos barcos.

Mata Ratos Rita Red Shoes Perfume Deolinda Susana Félix

Page 8: Maré Cheia n.º 69

expo

siçõ

es

ATÉ

25 D

E SE

TEM

BR

O“T

AU

RO

MA

QU

IA”

– PI

NTU

RA

DE

AN

TóN

IO D

IAS

Gal

eria

de

Expo

siçõ

es

do P

osto

de

Turi

smo

Mun

icip

al -

Moi

ta

26 D

E SE

TEM

BR

O /

9:3

0 H

OR

AS

7ª C

OR

RID

A

DO

FR

AG

ATEI

RO

Sari

lhos

Peq

ueno

sPa

rtid

a: E

m fr

ente

à s

ede

da

Junt

a de

Fre

gues

ia d

e Sa

rilh

os

Pequ

enos

DIA

S 26

E 2

7 D

E SE

TEM

BR

O

/ D

AS

9:00

H À

S 19

:00H

TOR

NEI

O S

OC

IAL

DE

TÉN

IS

“O R

EGR

ESSO

”C

ampo

s de

Tén

is d

o P

arqu

e Jo

sé A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Bilh

etes

: 10

euro

sU

ma

noite

ded

icad

a ao

fado

na

voz

grav

e e

inco

nfun

díve

l de

Ana

Mou

ra é

o q

ue a

Câm

ara

Mun

icip

al lh

e pr

opõe

. “Pa

ra

Além

da

Saud

ade”

é o

mai

s re

cent

e tr

abal

ho d

a fa

dist

a, c

om

mús

icas

com

o “O

s B

úzio

s” o

u “O

Fad

o da

Pro

cura

”, q

ue te

m

vind

o a

apre

sent

ar a

o vi

vo, p

or

todo

o P

aís.

N

ão d

eixe

de

assi

stir

, no

noss

o co

ncel

ho, a

o es

pect

ácul

o co

m

Ana

Mou

ra.

danç

aD

IAS

2, 9

, 16,

23

E 30

DE

SETE

MB

RO

/

16:3

0 H

OR

AS

WO

RK

ShO

P D

E CA

PO

EIR

A,

Com

o P

rof.

Goi

aba

Em p

arce

ria

com

o

proj

ecto

Edu

c@rt

e –

Pro

gram

a Es

colh

asB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

Inic

iativ

a di

rigi

da a

jove

ns e

ntre

os

12

e 17

ano

s

feira

s e

fest

asD

E 11

A 2

0 D

E SE

TEM

BR

OFE

STA

EM

hO

NR

A

DE

SRª

DA

BO

A V

IAG

EMM

oita

(Ver

O M

ês d

e…)

DE

11 A

20

DE

SETE

MB

RO

16ª

FEC

I – F

EIR

A

CO

MER

CIA

L E

IND

UST

RIA

L D

A M

OIT

AP

avilh

ão M

unic

ipal

de

Exp

osiç

ões

- M

oita

DE

25 A

29

DE

SETE

MB

RO

FEST

A E

M h

ON

RA

D

E N

ª SR

ª D

A G

RA

ÇASa

rilh

os P

eque

nos

mús

ica

26 D

E SE

TEM

BR

O /

16:

30 H

OR

AS

CO

NVE

RSA

CO

M M

ÚSI

CA,

CO

M O

MA

ESTR

O A

NTó

NIO

VI

TOR

INO

D’A

LMEI

DA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o da

Bai

xa d

a B

anhe

ira

26 D

E SE

TEM

BR

O /

22:

00 H

OR

AS

“PA

RA

ALÉ

M D

A S

AU

DA

DE”

AN

A M

OU

RA

25 D

E SE

TEM

BR

O /

22:

00 H

OR

AS

DA

NÇA

/hIP

hO

P “F

RAC

TAL”

,P

ela

Com

pagn

ie F

ract

al

(Fra

nça)

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Bilh

etes

: 5 e

uros

Um

hom

em q

ue a

cord

a nu

m a

silo

ps

iqui

átri

co. F

echa

do. P

orqu

ê?

Sem

dúv

ida

que

exis

te u

ma

razã

o, m

as e

le já

a e

sque

ceu.

R

esta

-lhe

ape

nas

a im

agin

ação

pa

ra fu

gir

dest

a co

ndiç

ão

insu

port

ável

. Est

á so

zinh

o em

ci

ma

do s

eu b

anco

, as

suas

m

ãos

pert

urba

m-n

o co

mo

se d

e um

cor

po e

stra

nho

se tr

atas

se.

Mex

em-s

e so

zinh

as, a

grid

em-n

o.

Mas

ced

o ir

ão to

rnar

-se

suas

al

iada

s. S

ubm

etem

-se

à su

a vo

ntad

e fr

acta

l até

que

, ras

pand

o o

chão

, faz

sur

gir

um g

énio

, ou

ante

s, é

ele

que

se

tran

sfor

ma

num

gén

io. C

urio

so?

Não

per

ca

desp

orto

12 D

E SE

TEM

BR

O /

17:

00 H

OR

AS

8KM

S R

IBEI

RIN

hO

S D

E AT

LETI

SMO

/200

9P

artid

a: P

raça

da

Rep

úblic

a -

Moi

ta

13 D

E SE

TEM

BR

O /

9:0

0 H

OR

AS

25º

PASS

EIO

DE

CIC

LOTU

RIS

MO

CLE

O D

E C

ICLO

TUR

ISM

O

MO

ITEN

SEP

artid

a: P

raça

da

Rep

úblic

a -

Moi

ta

DIA

S 19

E 2

0 D

E SE

TEM

BR

O

/ D

AS

9:00

H À

S 19

:00H

TO

RN

EIO

NA

CIO

NA

L D

E B

ASQ

UET

EBO

L EM

CA

DEI

RA

DE

RO

DA

SP

avilh

ão D

espo

rtiv

o M

unic

ipal

– M

oita

20 D

E SE

TEM

BR

O /

9:3

0 H

OR

AS

PASS

EIO

DE

BTT

NAT

UR

ALM

OIT

AP

artid

a: C

ais

do D

esca

rreg

ador

Alh

os V

edro

s

este

esp

ectá

culo

de

hip

hop

traz

ido

pela

Com

pagn

ie F

ract

al,

de F

ranç

a.

activ

idad

es

para

cria

nças

5 D

E SE

TEM

BR

O /

15:

00 H

OR

AS

LÊ E

ExP

ERIM

ENTA

hO

RA

DO

CO

NTO

E A

TELI

ÊEm

par

ceri

a co

m

o P

roje

cto

Educ

@rt

e –

Pro

gram

a Es

colh

asB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

26 D

E SE

TEM

BR

O /

20:

30 H

OR

AS

BIB

LIO

TECA

FO

RA

D’h

OR

AS

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o de

Alh

os V

edro

sIn

icia

tiva

diri

gida

a c

rian

ças

dos

8 ao

s 12

ano

s

27 D

E SE

TEM

BR

O /

11:

00 H

OR

AS

“MA

x E

CO

MPA

Nh

IA”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Mai

ores

de

12 a

nos

– 2,

50 e

uros

)

27 D

E SE

TEM

BR

O /

16:

00 H

OR

AS

PR

OJE

CTO

“D

E P

EQU

ENIN

O”

“BA

BEL

” –

NO

VO T

EATR

O

PAR

A B

EBÉS

,P

elo

Teat

ro d

o El

efan

teB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a -

Moi

taIn

scri

ção

prév

ia n

a bi

blio

teca

Lota

ção:

25

bebé

s, c

om 2

ac

ompa

nhan

tes

Inic

iativ

a di

rigi

da a

beb

és d

os 3

ao

s 36

mes

esVá

com

o s

eu b

ebé

assi

stir

e

part

icip

ar n

o es

pect

ácul

o “B

abel

”, n

a B

iblio

teca

Mun

icip

al

da M

oita

. Est

e é

o te

rcei

ro

espe

ctác

ulo

para

beb

és c

riad

o pe

lo T

eatr

o do

Ele

fant

e qu

e ap

ela

à co

nstr

ução

de

vári

as h

istó

rias

, pr

opon

do u

ma

nova

dra

mat

urgi

a do

esp

ecta

dor.

“Bab

el”

foi

pens

ado

para

si e

par

a o

seu

bebé

. Mar

que

já n

a su

a ag

enda

.

cine

ma

23 D

E SE

TEM

BR

O /

21:

30 H

OR

AS

“GR

AN

TO

RIN

O”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

30 D

E SE

TEM

BR

O /

21:

30 H

OR

AS

“x-M

EN O

RIG

ENS

– W

OLV

ERIN

E”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

vai a

cont

ecer

...8

agen

da d

e se

tem

bro

Page 9: Maré Cheia n.º 69

expo

siçõ

es

ATÉ

25 D

E SE

TEM

BR

O“T

AU

RO

MA

QU

IA”

– PI

NTU

RA

DE

AN

TóN

IO D

IAS

Gal

eria

de

Expo

siçõ

es

do P

osto

de

Turi

smo

Mun

icip

al -

Moi

ta

26 D

E SE

TEM

BR

O /

9:3

0 H

OR

AS

7ª C

OR

RID

A

DO

FR

AG

ATEI

RO

Sari

lhos

Peq

ueno

sPa

rtid

a: E

m fr

ente

à s

ede

da

Junt

a de

Fre

gues

ia d

e Sa

rilh

os

Pequ

enos

DIA

S 26

E 2

7 D

E SE

TEM

BR

O

/ D

AS

9:00

H À

S 19

:00H

TOR

NEI

O S

OC

IAL

DE

TÉN

IS

“O R

EGR

ESSO

”C

ampo

s de

Tén

is d

o P

arqu

e Jo

sé A

fons

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Bilh

etes

: 10

euro

sU

ma

noite

ded

icad

a ao

fado

na

voz

grav

e e

inco

nfun

díve

l de

Ana

Mou

ra é

o q

ue a

Câm

ara

Mun

icip

al lh

e pr

opõe

. “Pa

ra

Além

da

Saud

ade”

é o

mai

s re

cent

e tr

abal

ho d

a fa

dist

a, c

om

mús

icas

com

o “O

s B

úzio

s” o

u “O

Fad

o da

Pro

cura

”, q

ue te

m

vind

o a

apre

sent

ar a

o vi

vo, p

or

todo

o P

aís.

N

ão d

eixe

de

assi

stir

, no

noss

o co

ncel

ho, a

o es

pect

ácul

o co

m

Ana

Mou

ra.

danç

aD

IAS

2, 9

, 16,

23

E 30

DE

SETE

MB

RO

/

16:3

0 H

OR

AS

WO

RK

ShO

P D

E CA

PO

EIR

A,

Com

o P

rof.

Goi

aba

Em p

arce

ria

com

o

proj

ecto

Edu

c@rt

e –

Pro

gram

a Es

colh

asB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

Inic

iativ

a di

rigi

da a

jove

ns e

ntre

os

12

e 17

ano

s

feira

s e

fest

asD

E 11

A 2

0 D

E SE

TEM

BR

OFE

STA

EM

hO

NR

A

DE

SRª

DA

BO

A V

IAG

EMM

oita

(Ver

O M

ês d

e…)

DE

11 A

20

DE

SETE

MB

RO

16ª

FEC

I – F

EIR

A

CO

MER

CIA

L E

IND

UST

RIA

L D

A M

OIT

AP

avilh

ão M

unic

ipal

de

Exp

osiç

ões

- M

oita

DE

25 A

29

DE

SETE

MB

RO

FEST

A E

M h

ON

RA

D

E N

ª SR

ª D

A G

RA

ÇASa

rilh

os P

eque

nos

mús

ica

26 D

E SE

TEM

BR

O /

16:

30 H

OR

AS

CO

NVE

RSA

CO

M M

ÚSI

CA,

CO

M O

MA

ESTR

O A

NTó

NIO

VI

TOR

INO

D’A

LMEI

DA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o da

Bai

xa d

a B

anhe

ira

26 D

E SE

TEM

BR

O /

22:

00 H

OR

AS

“PA

RA

ALÉ

M D

A S

AU

DA

DE”

AN

A M

OU

RA

25 D

E SE

TEM

BR

O /

22:

00 H

OR

AS

DA

NÇA

/hIP

hO

P “F

RAC

TAL”

,P

ela

Com

pagn

ie F

ract

al

(Fra

nça)

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Bilh

etes

: 5 e

uros

Um

hom

em q

ue a

cord

a nu

m a

silo

ps

iqui

átri

co. F

echa

do. P

orqu

ê?

Sem

dúv

ida

que

exis

te u

ma

razã

o, m

as e

le já

a e

sque

ceu.

R

esta

-lhe

ape

nas

a im

agin

ação

pa

ra fu

gir

dest

a co

ndiç

ão

insu

port

ável

. Est

á so

zinh

o em

ci

ma

do s

eu b

anco

, as

suas

m

ãos

pert

urba

m-n

o co

mo

se d

e um

cor

po e

stra

nho

se tr

atas

se.

Mex

em-s

e so

zinh

as, a

grid

em-n

o.

Mas

ced

o ir

ão to

rnar

-se

suas

al

iada

s. S

ubm

etem

-se

à su

a vo

ntad

e fr

acta

l até

que

, ras

pand

o o

chão

, faz

sur

gir

um g

énio

, ou

ante

s, é

ele

que

se

tran

sfor

ma

num

gén

io. C

urio

so?

Não

per

ca

desp

orto

12 D

E SE

TEM

BR

O /

17:

00 H

OR

AS

8KM

S R

IBEI

RIN

hO

S D

E AT

LETI

SMO

/200

9P

artid

a: P

raça

da

Rep

úblic

a -

Moi

ta

13 D

E SE

TEM

BR

O /

9:0

0 H

OR

AS

25º

PASS

EIO

DE

CIC

LOTU

RIS

MO

CLE

O D

E C

ICLO

TUR

ISM

O

MO

ITEN

SEP

artid

a: P

raça

da

Rep

úblic

a -

Moi

ta

DIA

S 19

E 2

0 D

E SE

TEM

BR

O

/ D

AS

9:00

H À

S 19

:00H

TO

RN

EIO

NA

CIO

NA

L D

E B

ASQ

UET

EBO

L EM

CA

DEI

RA

DE

RO

DA

SP

avilh

ão D

espo

rtiv

o M

unic

ipal

– M

oita

20 D

E SE

TEM

BR

O /

9:3

0 H

OR

AS

PASS

EIO

DE

BTT

NAT

UR

ALM

OIT

AP

artid

a: C

ais

do D

esca

rreg

ador

Alh

os V

edro

s

este

esp

ectá

culo

de

hip

hop

traz

ido

pela

Com

pagn

ie F

ract

al,

de F

ranç

a.

activ

idad

es

para

cria

nças

5 D

E SE

TEM

BR

O /

15:

00 H

OR

AS

LÊ E

ExP

ERIM

ENTA

hO

RA

DO

CO

NTO

E A

TELI

ÊEm

par

ceri

a co

m

o P

roje

cto

Educ

@rt

e –

Pro

gram

a Es

colh

asB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

26 D

E SE

TEM

BR

O /

20:

30 H

OR

AS

BIB

LIO

TECA

FO

RA

D’h

OR

AS

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o de

Alh

os V

edro

sIn

icia

tiva

diri

gida

a c

rian

ças

dos

8 ao

s 12

ano

s

27 D

E SE

TEM

BR

O /

11:

00 H

OR

AS

“MA

x E

CO

MPA

Nh

IA”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Mai

ores

de

12 a

nos

– 2,

50 e

uros

)

27 D

E SE

TEM

BR

O /

16:

00 H

OR

AS

PR

OJE

CTO

“D

E P

EQU

ENIN

O”

“BA

BEL

” –

NO

VO T

EATR

O

PAR

A B

EBÉS

,P

elo

Teat

ro d

o El

efan

teB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a -

Moi

taIn

scri

ção

prév

ia n

a bi

blio

teca

Lota

ção:

25

bebé

s, c

om 2

ac

ompa

nhan

tes

Inic

iativ

a di

rigi

da a

beb

és d

os 3

ao

s 36

mes

esVá

com

o s

eu b

ebé

assi

stir

e

part

icip

ar n

o es

pect

ácul

o “B

abel

”, n

a B

iblio

teca

Mun

icip

al

da M

oita

. Est

e é

o te

rcei

ro

espe

ctác

ulo

para

beb

és c

riad

o pe

lo T

eatr

o do

Ele

fant

e qu

e ap

ela

à co

nstr

ução

de

vári

as h

istó

rias

, pr

opon

do u

ma

nova

dra

mat

urgi

a do

esp

ecta

dor.

“Bab

el”

foi

pens

ado

para

si e

par

a o

seu

bebé

. Mar

que

já n

a su

a ag

enda

.

cine

ma

23 D

E SE

TEM

BR

O /

21:

30 H

OR

AS

“GR

AN

TO

RIN

O”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

30 D

E SE

TEM

BR

O /

21:

30 H

OR

AS

“x-M

EN O

RIG

ENS

– W

OLV

ERIN

E”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

Page 10: Maré Cheia n.º 69

Des

tinat

ário

s:P

úblic

o em

ger

al –

vis

itas

para

gru

pos

orga

niza

dos,

com

m

ais

de 1

0 pe

ssoa

s, m

edia

nte

mar

caçã

o pr

évia

;C

omun

idad

e ed

ucat

iva

– vi

sita

s co

m a

luno

s do

1º,

e 3º

cic

los

do E

nsin

o B

ásic

o, m

edia

nte

mar

caçã

o pr

évia

D

ivis

ão d

e C

ultu

ra, T

: 210

8170

40

outr

os

even

tos

8 D

E SE

TEM

BR

O /

TO

DO

O D

IAC

OM

EMO

RA

ÇÕ

ES

DO

DIA

INTE

RN

AC

ION

AL

DA

ALF

AB

ETIZ

ÃO

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o de

Alh

os V

edro

sIn

icia

tiva

diri

gida

a c

rian

ças

e id

osos

A P

AR

TIR

DE

10 D

E SE

TEM

BR

O

(ATÉ

31

DE

OU

TUB

RO

)

“DO

S C

ULT

OS

TÁU

RIC

OS

À F

ESTA

DE

TOU

RO

S.

A T

AU

RO

MA

QU

IA

NA

MO

ITA

(SÉC

ULO

xVI

II A

xx

) ”R

ua D

r. Si

lva

Evar

isto

, n.

º 1

e 3

– M

oita

In

augu

raçã

o: d

ia 1

0 de

Se

tem

bro,

às

21:4

5h,

ante

cedi

da d

a es

trei

a do

fi l

me

da in

augu

raçã

o da

P

raça

de

Toir

os d

a M

oita

, em

195

0, n

o au

ditó

rio

da

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça,

às

21:1

5h.

Hor

ário

:D

e 11

a 2

0 de

Set

embr

o,

das

15:0

0h à

s 23

:00h

A pa

rtir

de

26 d

e Se

tem

bro,

aos

sába

dos

e do

min

gos,

da

s 15

:00h

às

19:0

0hVi

sita

s gu

iada

s m

edia

nte

mar

caçã

o pr

évia

, atr

avés

do

T: 2

1081

7010

(V

er O

Mês

de…

)

A P

AR

TIR

DE

26 D

E SE

TEM

BR

O(A

TÉ 3

1 D

E D

EZEM

BR

O)

“O C

ICLO

DO

O”

Moi

nho

de M

aré

– A

lhos

Ved

ros

DIA

S 10

E 2

4 D

E SE

TEM

BR

O

/ 8:

00 H

OR

AS

“SÉN

IOR

ES A

BO

RD

O…

À

DES

CO

BER

TA N

O V

AR

INO

“O

BO

A V

IAG

EM”

Cai

s da

s C

anoa

s –

Gai

oIn

icia

tiva

diri

gida

aos

idos

os d

o co

ncel

ho d

a M

oita

Insc

riçõ

es: D

ivis

ão d

e As

sunt

os

Soci

ais

– T:

210

8910

05

15 D

E SE

TEM

BR

OD

IA D

O M

UN

ICÍP

IOA

par

tir

das

14:3

0h

- En

cont

ro d

e ap

osen

tado

s da

CM

M, n

os P

aços

do

Conc

elho

16:0

0h -

Apr

esen

taçã

o do

Liv

ro “

Poe

tas

Nos

sos

Mun

ícip

es”,

na

Bib

liote

ca

Mun

icip

al B

ento

de

Jesu

s C

araç

a -

Moi

ta

19 D

E SE

TEM

BR

O

/ A

PA

RTI

R D

AS

10:0

0HIV

RA

ID F

OTO

GR

ÁFI

CO

D

A M

OIT

AC

omem

oraç

ões

do D

ia

Mun

dial

do

Turi

smo

Insc

riçõ

es n

o Po

sto

de T

uris

mo

Mun

icip

alM

ais

info

rmaç

ões

atra

vés

do T

: 212

8068

58

30 D

E SE

TEM

BR

O /

16:

00 H

OR

AS

CO

MEM

OR

ÕES

DO

DIA

M

UN

DIA

L D

O C

OR

ÃO

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o de

Alh

os V

edro

s

BIL

hET

ES: O

s bi

lhet

es p

ara

os e

spec

tácu

los

no F

órum

Cul

tura

l pod

em s

er r

eser

vado

s at

ravé

s do

tele

fone

210

8889

00, d

uran

te o

hor

ário

nor

mal

de

aten

dim

ento

da

bilh

etei

ra,

com

um

lim

ite d

e 5

bilh

etes

por

res

erva

. O le

vant

amen

to d

as r

eser

vas

deve

ser

efe

ctua

do a

té 4

8h a

ntes

do

iníc

io d

o es

pect

ácul

o.h

OR

ÁR

IO D

A B

ILh

ETEI

RA

: De

3ª fe

ira

a sá

bado

, das

14:

30h

às 1

9:30

h; d

ias

de e

spec

tácu

lo, d

as 2

0:30

h at

é ao

iníc

io d

o es

pect

ácul

o; d

omin

gos,

das

10:

00h

às 1

1:00

h.O

s bi

lhet

es p

ara

os e

spec

tácu

los

real

izad

os n

a B

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jesu

s C

araç

a de

vem

ser

adq

uiri

dos

naqu

ele

equi

pam

ento

. Par

a os

res

tant

es e

spec

tácu

los,

os

bilh

etes

pod

em s

er r

eser

vado

s na

Div

isão

de

Cul

tura

, atr

avés

do

tele

fone

: 210

8170

00, e

dev

erão

ser

leva

ntad

os n

o pr

ópri

o lo

cal,

com

30

min

utos

de

ante

cedê

ncia

.

vai acontecer... agenda de setembro

Page 11: Maré Cheia n.º 69

TAUROMAQUIA: “É importante conhecer a história”

Procuna tem apenas 26 anos e um percurso invejável para um toureiro: “Tenho feito uma trajectória bonita, pelos sítios por onde passei – as mais importantes praças do mundo – e por ter levado o meu nome e o da minha terra além fronteiras”, afirma o jovem Luís Filipe, acrescentando, com humildade, “ainda não cheguei a lado nenhum”. Acalenta o sonho de um dia vir a ser uma “figura máxima do toureio” e é para esse objectivo que se prepara, treinando diariamente.Ter crescido na envolvente à Praça de Toiros da Moita, a “respirar” a aficcion moitense terá incutido em Procuna o gosto por esta arte, sendo hoje um dos matadores portugueses com mais actuações. Com oito anos, começou a brincar com bandarilhas e capotes, na Praça de Toiros. Daí até à sua apresentação como matador de toiros, na mesma praça, passaram 12 anos. “Foi na Feira Taurina de Setembro, em 2003, e estive ao lado de Pedrito de Portugal e de El Cordobes. Senti o público a acarinhar-me e a apoiar-me. Foi um dia memorável”, recorda.Em Setembro, Procuna não poderia deixar de eleger a Festa em honra de Nª Sr.ª da Boa Viagem, de 11 a 20 de Setembro, como um dos momentos mais altos do mês: “É nesta altura que acontece a maior e melhor feira taurina do País! É também um momento de reencontro de amigos, de muita animação, onde não faltam as largadas de toiros e os concertos”. A exposição “Dos Cultos Táuricos à Festa de Touros. A Tauromaquia na Moita” (patente de 10 de Setembro a 31 de Outubro, na Rua Dr. Silva Evaristo, n.º 1 e 3, Moita) é também uma iniciativa que o jovem toureiro moitense não vai perder. “É importante conhecer a história da tauromaquia no concelho, até porque é uma tradição que temos de preservar e valorizar”, conclui.Lu

ís F

ilipe

Vit

al d

a Si

lva,

“P

rocu

na”,

nas

ceu

em 1

983,

na

Moi

ta. R

eceb

eu a

sua

form

ação

na

Esco

la d

e To

urei

o da

Moi

ta e

, com

tant

os o

utro

s jo

vens

que

form

aram

os

Niñ

os T

oure

iros

, “P

rocu

na”

perc

orre

u as

pra

ças

de N

orte

a S

ul d

o P

aís,

gan

hand

o ca

da v

ez m

ais

expe

riên

cia.

Ain

da c

omo

novi

lhei

ro, e

m 1

996,

mat

ou o

beze

rro,

em

Bar

ranc

os, e

, doi

s an

os d

epoi

s,

em E

span

ha. C

om u

m e

stilo

pró

prio

, “P

rocu

na”

tem

acu

mul

ado

inúm

eros

trof

éus,

tant

o co

mo

novi

lhei

ro c

omo

mat

ador

de

tour

os.

11a

esco

lha

de...

Procu

na

Page 12: Maré Cheia n.º 69

O ROMANCE DA RAPOSAde Aquilino Ribeiro – Editora BertrandAquilino Ribeiro escreveu para um dos seus filhos, baseado na fábula medieval Le Roman de Renart, a história da raposa Salta-Pocinhas. Recentemente, Artur Correia, autor das bandas desenhadas “história Alegre de Portugal” e os “Super-heróis da história de Portugal”, transpôs esta história para banda desenhada, daí resultando um livro para miúdos e graúdos, repleto de ensinamentos e críticas sociais, respeitando a tradição da fábula e das suas personagens simbólicas.

O OLhO de Vladimir Nabokov – TeoremaSmurov é um imigrante russo que vive em Berlim e trabalha como preceptor de uma família russa “que ainda não tivera tempo de empobrecer”. É aqui que conhece Matilde, “senhora nutrida, desinibida, com um olhar manso” e casada com Kasmarine, um homem de negócios expatriado. Atormentado por este amor infeliz, Smurov suicida-se ao ser humilhado pelo ciumento marido. Porém, a partir do momento em que o corpo desamparado cai no soalho “como num poço sem fundo”, a sua vida em “plano incorpóreo” ganha uma inesperada vivacidade.

ChILD OF ThE MOON, Tiguana Bibles – Optimus DiscosVictor Torpedo, Carlos «Kaló» Mendes, Pedro Serra, Paul hofner e Tracy Vandal são os Tiguana Bibles e “Child of the Moon” é o seu primeiro EP. Com seis faixas, este disco foi gravado e produzido por Boz Boorer, colaborador e músico de Morrisey, nos estúdios Sierra Vista. Tiguana Bibles é o resultado que se obtém quando se juntam peças de locomotivas rock bem oleadas como os Bunnyranch, os Parkinsons ou Tédio Boys com a voz doce e melodiosa de Tracy Vandal.

NOVOS hINOS PARA A MOCIDADE PORTUGUESA,Mata Ratos – RastilhoÉ na segunda-feira, 14 de Setembro, que, na noite dedicada à juventude nas Festas da Moita, os Mata Ratos sobem ao palco da Marginal. Com quase 25 anos de carreira, os Mata-Ratos foram uma das bandas pioneiras do puro punk rock português e, desde 1982 até 2007, altura em que foi lançado “Novos hinos para a Mocidade Portuguesa”, as suas músicas têm-se mantido sarcásticas, corrosivas e sem preocupações politicamente correctas.

AP

ETEC

E LE

R...

AP

ETEC

E LE

R...

IR E

M C

AN

TIG

AS.

..IR

EM

CA

NTI

GA

S...

cum

plic

idad

es12

Page 13: Maré Cheia n.º 69

x-MEN ORIGENS: WOLVERINE Realizador: Gavin hoodEsta é a primeira história de uma das personagens mais queridas da Marvel, Wolverine. Ao longo do filme, percorremos a infância de Logan, um mutante com uma enorme capacidade de auto-regeneração, acompanhamos a sua passagem pelas diversas guerras no mundo e ficamos a saber o porquê do ódio pelo seu arqui-inimigo Sabre-Tooth. Um filme para todos os admiradores desta personagem e de banda desenhada que é exibido no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no dia 30, pelas 21:30h.

http://biblioteca.cm-moita.ptMais um ano lectivo se inicia e com ele surgem novas matérias e novos desafios, quer para os alunos, quer para os professores recém-colocados. A rede de bibliotecas municipais tem à disposição de todos os leitores, no site biblioteca.cm-moita.pt, o catálogo de todas as obras para consulta. Aqui, é mais fácil encontrar o que procura, pesquisando por título, autor, temática ou até por palavras-chave. Depois, é só deslocar-se à Biblioteca e requisitar o livro escolhido.

www.limparportugal.orgÀ semelhança do que aconteceu na Estónia, onde um grupo de pessoas se juntou para limpar o lixo do país em apenas um dia, também em Portugal se tenta ir para a frente com um projecto assim. Chama-se “Limpar Portugal” e é neste site que os progressos da iniciativa, marcada para o dia 20 de Março de 2010,vão sendo divulgados e actualizados. Registe-se no site, adira ao grupo do seu concelho (MTA – Moita) e ajude a limpar o concelho e o país.

7ª A

RTE

...7ª

AR

TE...

À D

ISTÂ

NC

IA D

E U

M C

LIQ

UE.

..À

DIS

TÂN

CIA

DE

UM

CLI

QU

E...

CORALINE E A PORTA SECRETA Realizador: henry SelickEscrito por Neil Gaiman e realizado por henry Selick (realizador de “O Estranho Mundo de Jack”), “Coraline e a Porta Secreta” apresenta-nos a personagem de Coraline Jones, uma rapariga irrequieta que, ao mudar para uma casa nova com os seus pais, descobre uma porta secreta que a vai transportar a um mundo paralelo. À primeira vista, esta outra realidade é estranhamente parecida com a vida real e até melhor. Mas quando este mundo se torna perigoso e a sua falsa mãe decide ficar com ela para sempre, Coraline terá de encontrar uma saída de volta ao seu mundo.

cum

plic

idad

es13

Page 14: Maré Cheia n.º 69

14Pa

trim

ónio

SARILhOS COM BARCOS, FESTA E FOGO Os barcos típicos do Tejo estão de volta às ruas de Sarilhos Pequenos, durante os dias da Festa em honra de Nª Senhora da Graça. Tudo graças à persistência da comissão de festas e ao dinamismo da Associação Naval Sarilhense que querem ver cumprida a tradição.

Não se sabe ao certo quando teve início este costume. Certo é que, depois de um período de dois anos de interregno, vamos voltar a poder apreciar de perto, ao longo da Rua Teófilo Braga, alguns catraios típicos e os seus apetrechos em exposição.Mas outros motivos não faltam para visitar Sarilhos durante estas festas antigas, com origem na devoção dos marítimos, sempre na última semana de Setembro, conforme obrigam os estatutos, não vá alguém lembra-se de mudar o que “já vem dos antepassados”, como diz Francisco José, presidente da comissão. Logo no primeiro dia, a “Noite da Sardinha Assada” atrai os locais e forasteiros num verdadeiro corrupio em torno dos assadores instalados na rua, ao som do fado vadio. Sardinhas, pão e vinho são por conta da comissão e do povo de Sarilhos que se envolve na organização da festa como “nenhuma outra freguesia”, segundo nos contam, contribuindo com uma cota mensal, conforme as possibilidades de cada um.

Page 15: Maré Cheia n.º 69

Espectáculos musicais, bailes, largadas de touros, procissão no domingo e a Charanga do Ló constituem os restantes pontos fortes do programa até ao último dia. E, tal como começou, a tradição do “mar” encerra a festa por mais um ano, com a “Queima do Batel”. Junto ao Esteiro da Elisa, onde outrora chegavam e partiam os “botes da carreira”, carregando rama de pinheiro, hortaliças e cereais com destino a Lisboa, o céu nocturno ilumina-se num espectáculo de fogo de artifício que as modernas normas de segurança impedem que seja lançado das embarcações, como antigamente, mas que, ainda assim, vale bem a pena. O velho “batel” enfeitado, esse, continuará a arder como sempre, enquanto houver fogo em Sarilhos Pequenos.

15Pa

trim

ónio

Festas em honra de Nª Sr.ª da Graça 25 a 29 de Setembro

Locais a visitar: Rua Teófilo Braga; núcleo antigo; praia junto ao Esteiro da Elisa com parque de merendas (assador em forma de barco); Associação Naval Sarilhense; Estaleiro Naval de Mestre Jaime Costa

Artesanato local: miniaturas de embarcações típicas do Tejo

Mais informação em www.cm-moita.pt

Page 16: Maré Cheia n.º 69

prinicipais

COLECTIVIDADE ANTIGA, MODALIDADES MODERNAS

Do exterior do Clube União Banheirense “O Chinquilho”, ninguém consegue adivinhar o amplo espaço que esta colectividade tem ao dispor dos seus associados. Dois pavilhões acolhem

mais de uma dezena de actividades, como o Pilates, o Karate, o Fitkids, o Kickboxing, entre outras, que, durante toda a semana, vão reunindo praticantes de todas as idades. A direcção trabalha para cativar novos associados e, acima de tudo, dar uma nova vida a esta colectividade que faz parte da história da Baixa da Banheira.O objectivo é trazer pessoas para a colectividade, rentabilizando as boas condições das suas instalações, pois, como diz o presidente do Clube, Sérgio Dias, “o espaço está cá, porque não utilizá-lo?”“Contactámos as escolas primárias e infantários que ocupam o pavilhão com a ginástica infantil. Temos realizado workshops e demonstrações abertas ao público em geral sobre as diversas modalidades que aqui existem,” conta ainda Sérgio Dias.Em resultado desta política, surgiram no Clube cerca de uma dezena de novas modalidades, algumas até agora desconhecidas no nosso concelho. É o caso do Spinning que tem atraído inúmeros praticantes.

Clu

be U

nião

Ban

heire

nse

“o C

hinq

uilh

o”

Page 17: Maré Cheia n.º 69

prinicipais

“Esta é uma modalidade para todas as idades, com uma excelente vertente cardiovascular e muito boa para a manutenção”, explica Pedro Costa, o professor responsável. “Não é uma modalidade violenta; apenas é necessário adequar o treino a cada pessoa”.Para quem não conhece, o Spinning é uma aula de ciclismo indoor, em grupo, com bicicletas ergométricas, desenhadas especialmente para este desporto. As bicicletas podem ajustar-se facilmente à resistência de cada um, adequando-se a um treino personalizado e simulando vários tipos de percurso (como subidas e descidas, etc.), promovendo, assim, um grande dispêndio calórico.“Num ginásio, temos grandes aulas com um monte de gente a pedalar. Aqui, eu vejo quem está em esforço, quem aguenta mais e quem aguenta menos – afirma o professor –, raramente estou em cima da bicicleta. Aqui é mais humano”.As aulas de Spinning são às segundas, quartas e sextas-feiras e duram 45 minutos. Durante o período do almoço, há apenas uma aula que decorre das 13:30h às 14:15h, mas, no período da tarde, têm início às 18:00h e sucedem-se de 45 em 45 minutos, terminando às 21:45h. Com este horário, não há desculpas como a “falta de tempo” para evitar o exercício físico. Se reside por perto, é altura de ir descobrir as diversas actividades e modalidades que o Clube União Banheirense “O Chinquilho” tem para oferecer.

Clu

be U

nião

Ban

heire

nse

“o C

hinq

uilh

o”

Page 18: Maré Cheia n.º 69

Galinha Corada da Festa Ao domingo da Festa da Moita, a galinha corada no forno era a tradição à mesa dos moitenses.Na véspera, matava-se e preparava-se a galinha. Pela manhã, ia a cozer em água temperada com sal, sem esquecer os “miúdos”. O cheiro da galinha caseira a cozer abria o apetite mas … era domingo e, primeiro, ia-se à procissão, enquanto a galinha ficava a corar no forno. No regresso a casa, a família reunia-se em volta da mesa, posta com as mais bonitas toalhas e loiças para, enfim, com tempo, se apreciar a galinha corada. Muito fácil e prática, esta forma de cozinhar a galinha ainda fica a ganhar ao actual frango de churrascaria, em aroma e sabor. Para quem quiser experimentar, aqui fica a sugestão:

Cozida a galinha (de preferência do campo) com os “miúdos”, retira-se da panela e, na água da cozedura, coze-se arroz em quantidade suficiente para fazer canja e ir ao forno. Depois, coloca-se uma parte do arroz e a galinha num tabuleiro e leva-se ao forno a corar. O caldo com o arroz restante e os miúdos transformou-se, entretanto, numa saborosa canja.

Bom apetite!

sabo

res

& s

aber

es

Page 19: Maré Cheia n.º 69

ww

utili

dade

s19

cont

acto

s

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

BIBLIOTECA MUNICIPALBENTO DE JESUS CARAÇARua Dr. Alexandre Sequeira, MoitaTelefone: 210817040

PÓLO DO VALE DA AMOREIRAAv. José Almada Negreiros,Vale da AmoreiraTelefone: 212020021

PÓLO DE ALHOS VEDROSNúcleo Cultural José Afonso,Largo da Igreja, Alhos VedrosTelefone: 212021227

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRAFórum Cultural José Manuel FigueiredoRua José VicenteTelefone:210888902

ESPAÇO INTERNETRua Machado Santos, n.º 35, MoitaTelefone: 210856546Horário: De 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 20:00hSábados das 10:00h às 17:00h

FóRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDORua José Vicente, Baixa da BanheiraTelefone: 210888900

CENTRO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE “PÉ DE VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da AmoreiraTelefone: 212045410

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITAPraça da RepúblicaTelefone: 212806700/ext.261

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIxA DA BANhEIRARua Jaime Cortesão, nº 33Telefone: 210816970

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITAPraça da República, 2864-007e-mail: [email protected]

http://www.cm-moita.ptTelefone geral: 212806700Fax: 212894928

Resolução de avarias:(Águas e Esgotos) 212890209

Linha Verde do Ambiente:800202323

Divisão de Informaçãoe Relações Públicas:Telefone: 212806715Fax: 212806750e-mail: [email protected]

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura:Telefone: 210817000

DELEGAÇÃO MUNICIPALDE ALHOS VEDROSAv. General Humberto Delgado, nº 7 ATelefone: 210816900

DELEGAÇÃO MUNICIPALDA BAIXA DA BANHEIRARua Jaime Cortesão, n.º 33Telefone: 210816970

DELEGAÇÃO MUNICIPALDO VALE DA AMOREIRAMercado Municipal do Vale da AmoreiraLoja 2 – ServiçosAv. Vasco da Gama2835 -205 Vale da AmoreiraTelefone: 210831210

Page 20: Maré Cheia n.º 69

STQQSSD

123456

789

10111213

14F

1617181920

21222324252627

STQQSSD

SETEMBRO

Dia 15 – Feriado MunicipalDia 30 - Reunião Pública, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

282930

utili

dade

s20

cont

acto

s /

cale

ndár

io d

o m

ês

Tabela de Marés - Setembro ‘09

PSP - BAIxA DA BANhEIRALargo da GNR, Baixa da BanheiraTelefone: 212029010

GNR - MOITARua Machado Santos, n.º 31, MoitaTelefone: 212809330

TRIBUNALRua Francisco Távora, MoitaTelefone: 212808600

POSTO DE TURISMO E GALERIADE ExPOSIÇÕESRua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, MoitaTelefone: 212806858

PAVILhÃO GIMNODESPORTIVOMUNICIPALAlameda dos Bombeiros Portugueses, MoitaTelefone: 212801993

PISCINA MUNICIPALRua João Eanes, Alhos VedrosTelefone: 212025140

PAVILhÃO MUNICIPAL DE ExPOSIÇÕESLargo Dr. Joaquim Marques Elias, MoitaTelefone: 210816910

LINhAS DE EMERGÊNCIA

NÚMERO NACIONALDE EMERGÊNCIA: 112

INTOxICAÇÕES: 808 250 143

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

PROTECÇÃO CIVIL:212806700 / 917199412

SAÚDE 24: 808242424

BOMBEIROS: 212890044

LINhA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 800 20 66 56

DIA PREIA MAR – ALTURA BAIxA MAR – ALTURA

1 01:16H – 3,1M 13:27H – 3,3M 07:02H – 1,3M 19:30H – 1,1M

2 01:53H – 3,2M 14:03H – 3,5M 07:38H – 1,1M 20:02H – 0,9M

3 02:26H – 3,4M 14:37H – 3,7M 08:10H – 0,9M 20:33H – 0,8M

4 02:57H – 3,5M 15:10H – 3,8M 08:41H – 0,8M 21:04H – 0,7M

5 03:29H – 3,6M 15:43H – 3,9M 09:13H – 0,7M 21:34H – 0,7M

6 04:00H – 3,7M 16:16H – 3,9M 09:44H – 0,7M 22:04H – 0,7M

7 04:32H – 3,7M 16:49H – 3,8M 10:15H – 0,7M 22:35H – 0,7M

8 05:05H – 3,6M 17:22H – 3,7M 10:47H – 0,8M 23:06H – 0,8M

9 05:40H – 3,5M 17:59H – 3,5M 11:22H – 0,9M 23:42H – 1,0M

10 06:18H – 3,4M 18:40H – 3,3M – – – 12:03H – 1,1M

11 07:04H – 3,3M 19:35H – 3,1M 00:24H – 1,2M 12:55H – 1,3M

12 08:08H – 3,1M 20:54H – 3,0M 01:21H – 1,4M 14:10H – 1,4M

13 09:36H – 3,1M 22:34H – 3,0M 02:45H – 1,5M 15:52H – 1,5M

14 11:10H – 3,2M 23:58H – 3,2M 04:27H – 1,5M 17:24H – 1,2M

15 – – – 12:23H – 3,5M 05:48H – 1,3M 18:30H – 1,0M

16 01:00H – 3,5M 13:20H – 3,8M 06:47H – 1,0M 19:21H – 0,7M

17 01:50H – 3,8M 14:08H – 4,1M 07:36H – 0,7M 20:06H – 0,5M

18 02:34H – 3,9M 14:53H – 4,2M 08:19H – 0,6M 20:47H – 0,4M

19 03:16H – 4,0M 15:34H – 4,2M 09:00H – 0,4M 21:25H – 0,4M

20 03:55H – 4,1M 16:14H – 4,2M 09:39H – 0,4M 22:02H – 0,5M

21 04:33H – 4,0M 16:52H – 4,0M 10:17H – 0,5M 22:38H – 0,7M

22 05:09H – 3,8M 17:29H – 3,7M 10:55H – 0,7M 23:13H – 0,9M

23 05:45H – 3,6M 18:06H – 3,4M 11:33H – 1,0M 23:49H – 1,2M

24 06:22H – 3,4M 18:45H – 3,1M – – – 12:15H – 1,2M

25 07:04H – 3,2M 19:34H – 2,8M 00:29H – 1,5M 13:06H – 1,5M

26 08:02H – 3,0M 20:54H – 2,7M 01:23H – 1,7M 14:24H – 1,7M

27 09:34H – 2,8M 22:45H – 2,7M 02:54H – 1,9M 16:09H – 1,7M

28 11:07H – 3,0M 23:56H – 2,9M 04:37H – 1,8M 17:27H – 1,6M

29 – – – 12:07H – 3,2M 05:43H – 1,6M 18:16H – 1,4M

30 00:42H – 3,1M 12:52H – 3,4M 06:28H – 1,4M 18:55H – 1,2M

Page 21: Maré Cheia n.º 69

aprender

utili

dade

s21

apre

nder

escolasde músicaBANDA MUSICAL DO ROSÁRIOEscola de Música - Todos os instrumentos musicais de sopro- 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30hBanda - 3ªs feiras, das 21:30h às 23:30hTelefone: 212898315

FANFARRA DOS BOMBEIROSVOLUNTÁRIOS DA MOITAInstrumentos de Sopro e Percussão- 4ªs e sábados, das 20:00h às 21:30hEscola de Aprendizagem - 2ªs feiras, das 20:00h às 21:30hTelefone: 212808170/9

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA DE RECREIO E UNIÃO ALHOSVEDRENSE “A VELHINHA” Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067

gruposmusicaisCORO POLIFÓNICO ALLIUSVETUS S.F.R.U.A. “A VELHINHA”4ªs e 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00hTelefone: 212040067

GRUPO CORAL ALENTEJANO“O SOBREIRO”6ªs feiras, das 21:00h às 23:00hRua Alves Redol n.º 24-A2835-059 Baixa da BanheiraTelefone: 309767926

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE”ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira5ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00hTelefone: 212049865

GRUPO MUSICAL “VOZES DA PLANÍCIE”Sociedade Recreativa e Cultural UniãoAlentejana4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00hTelefone: 212031556

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENILAssociação de Moradores da Zona Norte da Baixa da BanheiraParque Estrela Vermelha2835-144 Baixa da BanheiraTelefone / Fax: 21 204 76 73E-mail: [email protected]: http:// www.amzn.web.pt

GRUPO CORAL AMIZADEDo Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00hTelefone: 212040271

ranchosfolclóricosCLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHOARROTENSE, ALHOS VEDROS6ªs feiras, das 21:00h às 23:30hTelefone: 212046691

RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇASE CANTARES DA BARRA CHEIA6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30hSábados (rancho infantil), 19:30hTelefone: 212130597 / 212130 780

RANCHO FOLCLÓRICO“CORAÇÕES UNIDOS”da Sociedade Recreativada Baixa da Serra, Baixa da Banheira6ªs feiras, das 21:45h às 23:30hTelefone: 212044996

RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROSDA BARRA CHEIA E ARREDORES”6ªs feiras, das 21:00h às 24:00hTelefone: 212131051

Page 22: Maré Cheia n.º 69

utili

dade

s22

apre

nder

escolas desportivasmunicipaisESCOLA DE FUTEBOL DO UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSEComplexo Desp. do Juncal – Campo n.º 22ªs e 4ªs feiras, às 19:00hSábados, às 9:30hTelefone: 212893031

ESCOLA DE FUTEBOL MANUEL FERNANDES1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30hSábados, das 10:30 às 20:30hTelefone: 212898714 (campo de jogos)

ESCOLA DE FUTEBOL DO GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGALCampo Municipal do Vale da Amoreira2ªs e 4ªs, às 19:00hT: 212023289 / 212023296

ESCOLA DE FUTEBOL DO CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO, ALHOS VEDROSTelefone: 212040283

FUTSAL

ESCOLA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE BANHEIRENSEPavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos VedrosT: 210863245

ASSOCIAÇÃO MORADORES AMIGOS DA ZONA SUL Telefone: 210863245

GINÁSTICA

ESCOLA DE GINÁSTICA DESPORTIVA(PARA ALUNOS DAS E.B. 1º CICLO)Ginásio Atlético Clube,Baixa da BanheiraTelefone: 212041520

escolasde dança“GRUPO MOST”Centro Cultural e Recreativo União Pires,Alhos Vedros3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00hT: 212031572 / 936793189

SOCIEDADE FILARMÓNICACAPRICHO MOITENSE

> DANÇAS DE SALÃO:- Iniciados / Social / CompetiçãoDe 2ª a 6ª das 19,45 h às 22h

> OUTRAS MODALIDADES:- HIP-HOP / DANÇAS ORIENTAIS / YOGA / BALLET / SALSA

Contactos:Telf:/Fax: 212890102E-mail: [email protected]

SOCIEDADE FILARMÓNICAESTRELA MOITENSE

> ESCOLA DE BALLET 4ªs e 6ªs feiras, das 18:15h às 20:45h

> DANÇAS SEVILHANAS 2ªs, 3ªs e 4ª feiras, das 21:00h às 22:30h Telefone: 212 890 207

CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE“O CHINQUILHO”

> DANÇAS DE SALÃO Aulas às 3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h Telefone: 212040516

Page 23: Maré Cheia n.º 69

utili

dade

s23

apre

nder

HÓQUEI EM PATINS

CASA DO BENFICA DA BAIXA DA BANHEIRA Telefone: 210822677 / 962724976

TÉNIS DE MESA

ACADEMIA E MUSICAL E RECREATIVA 8 DE JANEIRO, ALHOS VEDROS2ªs e 5ªs , a partir das 19:00hTelefone: 212033947 / 212020461

CANOAGEM E VELA

ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOSNÁUTICOS ALHOSVEDRENSE“AMIGOS DO MAR”, ALHOS VEDROSTelefone: 212028429

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE,SARILHOS PEQUENOSTelefone: 212895699

CENTRO NÁUTICO MOITENSE, MOITATelefone: 212892907

BASQUETEBOL

ESCOLA DE MINIBASQUETEBOLDO CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃOPavilhão Desportivo Municipal, MoitaTelefone: 212801993

ATLETISMO

CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITAPavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00hTelefone: 210841385 / 966133238

GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATAQuinta da Fonte da Prata, Alhos VedrosTelefone: 212896859

CENTRO DO ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRATelefone: 212040653 / 918355027

XADREZ

CLUBE DE XADREZ DA MOITAPavilhão Desportivo Municipal, Moita2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00hTelefone: 212801993

CENTRO NÁUTICO MOITENSESECÇÃO DE XADREZ4ªs feiras, das 21:00h às 22:00hSábados, das 15:00h às 17:00hTelefone: 212892907

artesOFICINA DE ARTESCACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros

Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h;

Fotografia: abertas as inscrições

Cerâmica: abertas as inscrições

Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h;

Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Telefone: 932214015E-mail: [email protected]

Nota: Os Grupos Artístico-culturais e as Escolas Desportivas Municipais acima referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Caso se verifique alguma alteração de contactos ou dos horários das actividades, agradecemos que as associações nos informem através do telefone 212806715 ou do e-mail [email protected].

Page 24: Maré Cheia n.º 69

14

6

TAU

RO

MAQ

UIA

: “D

os

Cul

tos

Táur

icos

à

Fest

a de

Tou

ros.

A T

auro

maq

uia

na M

oita

” é

o te

ma

da e

xpos

ição

mun

icip

al q

ue s

e in

augu

ra h

oje,

às

21:4

5h,

na M

oita

e q

ue

pode

ser

vis

itada

até

31

de O

utub

ro.

setembro

DIA

DO

MU

NIC

ÍPIO

: É fe

riad

o m

unic

ipal

.

IV R

AID

FO

TOG

FIC

O:

Mai

s um

a ve

z, o

co

ncel

ho d

a M

oita

vai

ser

vis

to a

trav

és d

a ob

ject

iva

de in

úmer

os f

otóg

rafo

s am

ador

es,

nest

a qu

arta

edi

ção

do R

aid

Foto

gráf

ico

da

Moi

ta.

FAD

O:

Esta

noi

te é

ded

icad

a ao

fad

o. A

na

Mou

ra s

obe

ao p

alco

do

Fóru

m C

ultu

ral,

às 2

2:00

h, p

ara

part

ilhar

com

o p

úblic

o o

seu

mai

s re

cent

e tr

abal

ho,

“Par

a A

lém

da

Saud

ade”

.

BEB

ÉS:

Par

a be

bés

dos

3 ao

s 36

mes

es,

o Te

atro

do

Elef

ante

apr

esen

ta,

na B

iblio

teca

M

unic

ipal

da

Moi

ta,

pela

s16:

00h,

“B

abel

”.

Não

se

esqu

eça

de f

azer

a s

ua i

nscr

ição

pr

evia

men

te,

pois

a l

otaç

ão é

de

25 b

ebés

, co

m d

ois

acom

panh

ante

s ca

da.

20

12 15

21

FEST

AS

DA

MO

ITA

: É

hoje

que

com

eçam

as

mai

s em

blem

átic

as f

esta

s po

pula

res

do

conc

elho

. D

uran

te d

ez d

ias,

as

Fest

as e

m

Hon

ra d

e N

ª Sr

.ª d

a B

oa V

iage

m a

í est

ão c

om

a tr

adic

iona

l ani

maç

ão.

ATLE

TISM

O: A

Pra

ça d

a R

epúb

lica,

na

Moi

ta,

é o

loca

l de

part

ida

para

os

8Km

s R

ibei

rinh

os

de A

tletis

mo/

2009

.

1

11 13

5

CA

PO

EIR

A: T

odas

as

quar

tas-

feir

as d

o m

ês,

pela

s 16

:30h

, no

pól

o do

Val

e da

Am

orei

ra

da

Bib

liote

ca

Mun

icip

al,

está

a

deco

rrer

um

wor

ksho

p de

cap

oeir

a. E

sta

inic

iativ

a é

diri

gida

a jo

vens

ent

re o

s 12

e 1

7 an

os.

2 3 4 7

CIN

EMA

: P

elas

21:

30h,

é e

xibi

da, n

o Fó

rum

C

ultu

ral,

a pe

lícul

a “G

ran

Tori

no”,

com

Clin

t Ea

stw

ood.

DA

A H

IP H

OP

: A

com

panh

ia d

e da

nça

fran

cesa

Fra

ctal

apr

esen

ta, p

elas

22:

00h,

no

Fóru

m C

ultu

ral,

um e

spec

tácu

lo d

e da

nça

hip

hop

intit

ulad

o Fr

acta

l.

FEST

AS

DE

SAR

ILH

OS:

Ini

ciam

-se

hoje

, em

Sa

rilh

os P

eque

nos,

mai

s um

as F

esta

s em

H

onra

de

Sr.ª

da

Gra

ça.

26

22 23

30

24

27

8

16

17 18 19

28

9

10

29

25

Page 25: Maré Cheia n.º 69

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

SETEMB

RO

2009

69 PICOTADO

leve

-me

cons

igo

SETEMBRO 2009

69

Este

sup

lem

ento

faz

part

e in

tegr

ante

da

Age

nda

de E

vent

os d

o C

once

lho

da M

oita

“ M

AR

ÉCH

EIA”

PROGRAMA MENSAL

REGRESSO ÀS AULAS

Nas escolas básicas e secundárias, o ano lectivo inicia-se entre os dias 10 e 15 de Setembro.Para além da alteração no ritmo de vida e no orçamento familiar, este pode ser também um bom momento para

transmitir aos mais novos algumas dicas sobre poupança, reciclagem ou como evitar o consumismo.

Page 26: Maré Cheia n.º 69

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

www.cm-moita.pt

SETE

MB

RO

200

9

69PICOTADO

leve-me consigo

SETEMBRO 2009

69

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA”

PROGRAMA MENSAL

REGRESSO ÀS AULAS

Nas escolas básicas e secundárias, o ano lectivo inicia-se entre os dias 10 e 15 de Setembro.Para além da alteração no ritmo de vida e no orçamento familiar, este pode ser também um bom momento para

transmitir aos mais novos algumas dicas sobre poupança, reciclagem ou como evitar o consumismo.