MARIA e a VIDA CRISTÃ - catolicadefortaleza.edu.br fileO senhor fez em mim maravilhas, santo, santo...

67
MARIA e a VIDA CRISTÃ Ir. Afonso Murad maenossa.blogspot.com Ano Mariano – 300 anos de Aparecida

Transcript of MARIA e a VIDA CRISTÃ - catolicadefortaleza.edu.br fileO senhor fez em mim maravilhas, santo, santo...

MARIA e a VIDA CRISTÃ

Ir. Afonso Muradmaenossa.blogspot.com

Ano Mariano – 300 anos de Aparecida

Rezar a Maria: Devoção e liturgia

Caminhar com Maria: jeito de viver inspirado nela.

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás.Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem.Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem.

DEIXAR-SE SURPREENDER POR DEUS

Anunciação (Lc 1,26-38)

Neste Jubileu, deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a sua vida (MV* 25)

* Misericordae Vultus (Carta do Papa Francisco sobre o ano Santo da Misericórdia)

Deus vem ao encontro de Maria, lá onde ela estava (Lc 1,28)

Deus vem ao nosso encontro (não somente na etapa da pastoral vocacional) onde estamos. Todo espaço é lugar...

Anunciação – Fra Angelico

Anunciação – Livro de orações

Alegra-te, Maria!!!!!

Cultivar a alegria com uma atitude cotidiana, contra o pessimismo.Acolher também os momentos tristes...

A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária.Esta alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está frutificando (Papa Francisco, Alegria do Evangelho 21).

Alegra-te, AGRACIADA

Cada um de nós recebe a vocação com dom, dádiva.Anunciação – Fra Angelico

Anunciação – Simone Martini

Ao ouvir isso, Maria se perturbou (v.30)

Anunciação – Simone Martini

Ao ouvir isso, Maria se perturbou e perguntava sobre o sentido dessa saudação (v.30)

Anunciação – Lorenzo di Credi

Maria questiona: Como se fará isso, se não vivo com nenhum homem? (v.34)

O questionamento e a dúvida fazem parte do percurso da fé- Perguntar a Deus- Questionar-se- Questionar os outros, a instituição, as estruturas eclesiais

Anunciação – Lorenzo di Credi (detalhe)

Anunciação – Fra Angelico

Do NÃO ao SIM

Anunciação – Sieger Koder

A resposta generosa: Eis a Serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra (v.38)

Tecendo a resposta...

Sintonia e sinfonia do SIM

Divino recado (Zé Vicente)

Mensageiro que Deus enviou / Veio trazendo divino recado Pra menina o anjo anunciou/ Que o seu Deus estava apaixonado! Ela disse "sim" e se entregou/ E o dia da graça enfim começou E o amor se fez corpo/ No corpo de mulher/ De Maria de Nazaré!

Carpinteiro e trabalhador/ De Maria enamorado Se envolveu no mistério do amor/ E de Deus se tornou aliado Ele disse "sim" também aceitou/ E a vida enfim alegre cantou/E o amor se fez Filho/ De um homem de fé/ De um artista chamado José!

Companheiro e libertador/ Do divino o Filho amado Todo cheio da graça e do ardor/ Aos mais pobres se fez consagrado Ele disse "sim" e se encarnou/ E a boa notícia enfim se escutou E o amor se fez gente como a gente é / Em Jesus homem de Nazaré!

COMPARTILHAR O BRILHO NO OLHAR

Maria partiu para uma região montanhosa, saindo com pressa para a casa de Isabel e Zacarias (Lc 1,39s)

Cântico de Maria (Lc 1,46-56)

•Louvar a Deus com alegria•Reconhecer o que Deus fez nela•Orar de olhos abertos -> profetismo

•Reconhecer a misericórdia de Deus

O senhor fez em mim maravilhas, santo, santo é seu nome

A minha alma engrandece ao Senhorse alegra meu espírito em Deus, meu Salvador.Pois olhou para a humildade de sua servadesde agora as gerações hão de chamar-me de bendita

Seu amor para sempre estende sobre aqueles que o amamdemostra o poder de seu braço, dispersa os soberbos.Abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada.

Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amore à promessa que fez a nossos paisem favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Uma leitura profética do Magnificat

Invocação a Mariama (Dom Helder Camara)

Mariama, mãe querida.Pede ao teu filho que esta festa não termine aqui, a marcha final vai ser linda de viver. Mas é importante, Mariama, que a Igreja de teu Filho não fique em palavra, não fique em aplauso (...)Não basta pedir perdão pelos erros de ontem. É preciso acertar o passo de hoje sem ligar ao que disserem. Claro que dirão, Mariama, que é política, que é subversão. É Evangelho de Cristo, Mariama!Claro que seremos intolerados, Mariama!

Mãe querida, problema de negro acaba se ligando com todos os grandes problemas humanos. Com todos os absurdos contra a humanidade, com todas as injustiças e opressões. Mariama, que se acabe, mas se acabe mesmo a maldita fabricação de armas. O mundo precisa fabricar é Paz. Basta de injustiça! Basta de uns sem saber o que fazer com tanta terra e milhões sem um palmo de terra onde morar. Basta de alguns tendo que vomitar para comer mais e 50 milhões morrendo de fome num só ano.Basta de uns com empresas se derramando pelo mundo todo e milhões sem um canto onde ganhar o pão de cada dia,

Mariama, Senhora Nossa, Mãe querida, nem precisa ir tão longe, como no teu hino. Nem precisa que os ricos saiam de mãos vazias e o pobres de mãos cheias. Nem pobre nem rico.Nada de escravo de hoje ser senhor de escravo de amanhã. Basta de escravos. Um mundo sem senhores e sem escravos. Um mundo de irmãos. De irmãos não só de nome e de mentira. De irmãos de verdade, Mariama.

Um estilo mariano de ser e atuar

Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto. Nela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam de maltratar os outros para se sentir importantes. Fixando-a, descobrimos que aquela que louvava a Deus porque «derrubou os poderosos de seus tronos» e «aos ricos despediu de mãos vazias» (Lc 1,52.53) é mesma que assegura o aconchego dum lar à nossa busca de justiça (EG 288).

DEUS NO COTIDIANO:A FAMÍLIA DE NAZARÉ

Sagrada Família - Murillo

• O exemplo da família de Nazaré: construir relações, valores e conhecimentos em processos cotidianos.

• Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça (Lc 2,50)

• Maria meditava os acontecimentos em seu coração, buscando o seu sentido (Lc 2,51)

Maria conserva cuidadosamente «todas estas coisas ponderando-as no seu coração» (Lc 2, 19). Sabe reconhecer os vestígios do Espírito de Deus tanto nos grandes acontecimentos como naqueles que parecem imperceptíveis. É contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. É a mulher orante e trabalhadora em Nazaré, mas é também nossa Senhora da prontidão, a que sai às pressa (Lc 1, 39) de seu povoado para ajudar os outros (EG 288).

Nesta peregrinação evangelizadora, há as fases de aridez, de ocultação e até de um certo cansaço, como as que viveu Maria nos anos de Nazaré enquanto Jesus cresciaNaquele início, ela experimenta um aperto do coração, uma noite da fé, e também um avanço... (EG 287).

DILATAR OS HORIZONTES

Do círculo estreito da família biológica para a comunidade dos seguidores de Jesus

«Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem te ver». Jesus respondeu: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática» (Lc 8,21)

Sieger Koder

A nova família: seguidores e aprendizes de Jesus

O Reino de Deus chegando com Jesus

Maria ama sem reter...

Deixa o filho partir e ser ele mesmo.

De educadora passa a discípula, aprendiz de Jesus.

Irmã Maria (Pe. João Carlos)

A caminhar pelas estradas da JudéiaDa Samaria e de toda GaliléiaVai lado a lado, caminhando com JesusDe Caná até à cruzA irmã Maria vai com fé

Irmã Maria de NazaréIrmã Maria, irmã na féIrmã do povo que caminha com Jesus!A irmã Maria vai conosco e vai com fé

ATUAR PARA TRANSFORMAR

Dow Heming

•Sensibilidade para as causas humanas (perto e longe)

•Ajudar Jesus a transformar a existências das pessoas (o vinho saboroso)

A CRUZ: SOLIDARIEDADE NA DORRETIRAR DA CRUZ OS CRUCIFICADOS

Descida da cruz- Van der Weiden

Maria, mãe dos cristãos pela força do ESPÍRITO SANTO

Eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com as mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos (At 1,14)

Pentecostes – El Greco

Nossa peregrinação com Maria

• Deixar-se surpreender por Deus• Compartilhar a alegria no olhar• Lutar por uma nova sociedade• Ser Discípulo/a missionário/a.• Enfrentar a cruz• Atuar para transformar• Viver na presença do Espírito Santo.

Como Mãe de todos, Maria é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça. Ela é a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus (EG 286).

Ladainha: Maria do nosso tempoIr. Afonso Murad (letra)Padre Joãozinho (música)

Em NazaréMaria de Nazaré, rogai por nós.Menina que encantou os olhos de Deus, rogai por nós.Amada de José, rogai por nós.Jovem questionadora, rogai por nós.Servidora do Senhor, rogai por nós.Mulher do Sim sempre renovado, rogai por nós.Aquela que medita o sentido dos fatos, rogai por nós.Educadora de Jesus, rogai por nós.Aquela que vê Deus nos véus do cotidiano, rogai por nós.Mãe do Deus conosco, rogai por nós.

Na casa de Isabel - MagnificatMaria missionária, rogai por nós.Símbolo da solidariedade, rogai por nós.Feliz porque acreditou nas promessas de Deus, rogai por nós.Amiga de Isabel, rogai por nós.Cantora das obras de Deus, rogai por nós.Símbolo de inteireza, rogai por nós.Profetiza da justiça, rogai por nós.Esperança de libertação, rogai por nós.

Em BelémMaria de Belém, rogai por nós.Jovem Mãe de Jesus, rogai por nós.Amiga dos pastores, rogai por nós.Primeira testemunha da encarnação, rogai por nós.Símbolo da alegria, rogai por nós.Peregrina na fé, rogai por nós.Aquela que crê, sem tudo compreender, rogai por nós.

Nos caminhos da Palestina

Primeira discípula do Senhor, rogai por nós.Aquela que acolheu a Palavra de Deus, rogai por nós.Que guardou a palavra no coração, rogai por nós.Aquela que frutificou a Palavra, rogai por nós.Nossa irmã na fé, rogai por nós.Mestra da fé em Caná, rogai por nós.Atenta às necessidades humanas, rogai por nós.Coração livre, aberto e desapegado, rogai por nós.

Na Terra e no CéuFirme junto à cruz, rogai por nós.Símbolo do sofrimento assumido, rogai por nós.Perseverante em oração no cenáculo, rogai por nós.Testemunha da ressurreição de Jesus, rogai por nós.Batizada no Espírito em Pentecostes, rogai por nós.Maria, tão humana e tão divina, rogai por nós.Glorificada junto de Deus, rogai por nós.Modelo dos cristãos, rogai por nós.Aquela que está mais perto de Deus e de nós, rogai por nós.Colo de Deus em feição humana, rogai por nós.

Acesse: maenossa.blogspot.comTrem da mariologia no youtube