Marmorização de Papéis

7
Marmorização de Papéis Por: Liliane Centena em 2005-04-18 Essa milenar técnica de decoração de papéis é o tema do nosso passo-a-passo. Esta técnica consiste em aplicar e trabalhar diferentes cores de tintas, movimentando-as e até assoprando, para que elas dêem ao papel o aspecto marmorizado, com seus veios, cores e curvas. Muito usado para encadernação, o papel marmorizado também é utilizado em cartões, bloquinhos, papéis de carta, molduras de fotos, páginas de scrapbooking e tudo mais que a sua imaginação sugerir. A marmorização é a técnica de decoração de papéis mais difundida no mundo. Acredita-se que ela tenha surgido na China, no século VIII – apesar de ter gente que considera que ela foi inventada pelos persas no século XVI. Utilizada na origem como suporte para a caligrafia, a poesia e a correspondência, ela continua sendo utilizada no artesanato nos dias atuais, tanto que a estamos descrevendo aqui. A primeira vez que fiz contato com a marmorização foi através da explicação de uma scrapamiga Sandra Lima, depois fiz alguns cursos utilizando a técnica e confesso que várias experiências também. Marmorização com Tinta Acrílica Materiais: Tinta acrílica - cores variadas CMC (carboximetil celulose) - 01 colher de sopa não rasa 01 litro de água Liquidificador Forma de plástico retangular Folhas brancas acid-free (ou cor que você preferir) Pincéis, conta-gotas e escovinha

Transcript of Marmorização de Papéis

Page 1: Marmorização de Papéis

Marmorização de Papéis Por: Liliane Centena em 2005-04-18

Essa milenar técnica de decoração de papéis é o tema do nosso passo-a-passo. Esta técnica consiste em aplicar e trabalhar diferentes cores de tintas, movimentando-as e até assoprando, para que elas dêem ao papel o aspecto marmorizado, com seus veios, cores e curvas. Muito usado para encadernação, o papel marmorizado também é utilizado em cartões, bloquinhos, papéis de carta, molduras de fotos, páginas de scrapbooking e tudo mais que a sua imaginação sugerir.

A marmorização é a técnica de decoração de papéis mais difundida no mundo. Acredita-se que ela tenha surgido na China, no século VIII – apesar de ter gente que considera que ela foi inventada pelos persas no século XVI. Utilizada na origem como suporte para a caligrafia, a poesia e a correspondência, ela continua sendo utilizada no artesanato nos dias atuais, tanto que a estamos descrevendo aqui.

A primeira vez que fiz contato com a marmorização foi através da explicação de uma scrapamiga Sandra Lima, depois fiz alguns cursos utilizando a técnica e confesso que várias experiências também.

Marmorização com Tinta Acrílica

Materiais:

Tinta acrílica - cores variadas CMC (carboximetil celulose) - 01 colher de sopa não rasa

01 litro de água

Liquidificador

Forma de plástico retangular

Folhas brancas acid-free (ou cor que você preferir)

Pincéis, conta-gotas e escovinha

Modo de Fazer:

Coloque no liquidificador a água e depois o pó. Bata bem até dissolver. Depois coloque a mistura em um pote plástico para que fique descansando por mais ou menos 03 horas. Com este descanso

Page 2: Marmorização de Papéis

o líquido vai transformar-se em um gel mais espesso. Este é o ponto para fazermos o trabalho.

Depois deste tempo coloque o gel na forma de plástico transparente. Observe como ficou mais espesso. Escolha as tintas que você vai utilizar e dissolva cada uma delas com um pouco de água, elas devem ficar mais moles e não completamente líquidas.

Após este passo basta pingar as tintas em cima do gel colocado na forma. Utilize o pincel com leves batidas, ou um conta-gotas ou uma escovinha, se preferir. Observe como nesta foto podemos perceber que a tinta dobrou de volume, sem ficar completamente aguada. Para criar colorações ou misturas interessantes, depois de pingar a tinta no gel, podemos utilizar um palito e fazer movimentos no gel de forma que uma cor "entre" na outra sem misturar. Podemos criar desenhos ou apenas pingos, use a criatividade. Experimente!

Agora coloque a folha na forma, tendo o cuidado de colocar uma extremidade e aos poucos ir "deitando" o restante até chegar a outra extremidade. Se colocar toda a folha de uma só vez correrá o risco de formação de bolhas de ar. Bolhas de ar em marmorização significam espaços no papel que ficarão sem tinta, sendo assim, evite também movimentos muito bruscos com o gel,

Page 3: Marmorização de Papéis

pois podem formar pequenas bolhas que também formarão mais espaços sem tinta.

Para retirar o papel faça da mesma maneira, na diagonal. Levante as pontinhas do papel e vá puxando rente a lateral da forma, isto fará com que o excesso de gel seja retirado. Além disto, depois de tirar a folha completamente da forma, se você quiser um efeito "mais clarinho" dê um banho de torneira rápido na folha, segure-a na vertical e faça com a água escorra, sem dirigir o jato diretamente, faça isto rapidamente.

Vá acrescentanto as cores mais escuras após as primeiras retiradas para que você aproveite ao máximo o gel que está na forma. Quando o volume do gel diminuir você pode acrescentar mais e continuar o trabalho. Não se preocupe com as tintas que já estivem depositadas no fundo, pois as cores que passam para o papel são as que ficam na superfície do gel. Repita o processo e você terá novos papeis marmorizados.

Coloque para secar e veja o resultado:

Page 4: Marmorização de Papéis

Comentários:

O CMC é muito fácil de ser encontrado. Papelarias, farmácias ou casas que vendem e colocam papel de parede possuem, pois com ele também preparamos uma cola acid-free. Não se preocupe também com o preço, pois é bem razoável.

Esta consistência do gel (com uma colher de sopa não rasa) é uma sugestão. Você pode deixá-lo mais espesso, com maior quantidade de CMC, ou um pouco menos de água. Com isto a tinta acrílica dispersa menos, fazendo manchas mais concentradas e com cores mais fortes.

Eu utilizei água destilada, pois é a que eu uso para fazer a cola, mas pode ser utilizada água filtrada, sem problemas, o resultado é o mesmo.

Fiquem tranqüilos, ao contrário da marmorização com tinta a óleo, esta pode ser utilizada no scrapbooking sem susto. Nenhum item utilizado no processo danifica as fotos.

Marmorização com Giz Pastel Seco

Esta técnica também dá um efeito marmorizado interessante. Mais rápido de fazer, com resultado bem mais suave, mas merece alguns cuidados pois, caso contrário, o pó de giz solta-se do papel e temos que ter muito cuidado para não borrá-lo.

A primeira vez que tive contato com esta técnica foi através da Cristianne Dias, mas depois de muitas pesquisas na Internet, experiências e tentativas, acho que encontrei o ponto certo. Vou repassá-lo abaixo:

Materiais:

Giz Pastel Seco ou Chalk de várias cores 01 copo com água filtrada morna

Forma de plástico retangular

Folhas brancas acid-free (ou cor que você preferir)

Pincéis ou escovinha

Estilete

Modo de Fazer:

Page 5: Marmorização de Papéis

Comece raspando o giz pastel ou chalk nas cores escolhidas. Raspe uma quantidade equivalente a uma colher de sobremesa rasa.

Coloque a água morna na forma plástica. Utilize a medida acima ou até cobrir o fundo de forma que fique uma lâmina dágua, não muito funda.

Jogue o pó do giz na água de maneira aleatória, ou aproximando as cores, conforme desejar. Pode ser utilizado o palito para formar desenhos da mesma forma utilizada com o gel e a tinta acrílica. Tome muito cuidado pois este é um ponto bastante importante se você mexer muito ou se demorar fazendo o pó deposita-se no fundo da forma e não "gruda" no papel.

Coloque o papel na água, mergulhe e deixe o papel ficar bem molhado. Não esqueça de colocar a folha na diagonal, pois, a preocupação com os buracos sem tinta é a mesma da outra técnica.

Retire o papel, também na diagonal. Nesta técnica tenha cuidado para não raspar nas bordas da forma a não ser que você queira um efeito borrado, que também fica interessante, pois o pó misturado com a água fica como se fosse uma "tinta". Observe nas fotos a diferença entre raspar e não raspar.

Page 6: Marmorização de Papéis

Coloque para secar. Depois de seco, utilize o ferro de passar roupa no verso papel (não esqueça que não devem ser utilizadas as posições com vapor). Veja o resultado:

Comentários:

Nesta técnica a rapidez é um passo muito importante, pois o giz afunda muito rapidamente. Se depois de seco e antes de passar você sentir que o seu papel possui algumas partículas

de pós solto dê algumas batitinhas no verso do papel para que o pó saia.

Os papéis ficam bem clarinhos e com um efeito muito delicado. É diferente.

O segredo desta técnica além da rapidez é deixar o papel molhar bem para que o pó se incorpore. Quando o papel a ser utilizado for de uma gramatura um pouco maior molhe-o antes de colocar na bacia.

Não se preocupe, esta técnica também é apropriada para scrapbooking e absolutamente "segura" para as fotos.

A primeira vista parecem processos um pouco trabalhosos, um até um pouco mais que o outro, mas vale a experiência e a satisfação de ter um papel decorado por nós mesmos, como também para os locais onde não encontramos folhas decoradas prontas com facilidade. Adoro me sentir um "mago" igualzinho aos desenhos animados. Tente você também!

Page 7: Marmorização de Papéis