Marsupialização

1
TÉCNICA DE MARSUPIALIZAÇÃO TÉCNICA DE MARSUPIALIZAÇÃO A marsupialização é uma técnica conservadora, sendo realizado como um tratamento preliminar tanto para ameloblastoma unicístico e multicístico, como para lesões extensas, que não podem ser removidas em um primeiro momento. É mais efetiva em pacientes jovens, e em casos que não se possa realizar cirurgia de grande porte, fazendo com que haja ganhado de tecido ósseo e diminuía a luz da lesão, para posterior ressecção sem comprometer grandes dimensões (Boraks,2011). Consiste na excisão de parte do teto da lesão seguida pela drenagem do conteúdo da cavidade, após a diminuição da lesão em decorrência da eliminação da pressão hidrostática.Damm(2009) http://doutoradulcehelena.wordpress.com/2012/06/23/marsupializacao-sequencia-da-tecnica/# ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- CASO CLÍNICO Paciente de 19 anos com lesão multicística em corpo de mandíbula região de molares com aproximadamente 06 meses de duração e hipótese de diagnóstico de ameloblastoma.A biópsia foi executada,seguida de marsupialização. A descompressão foi por 03 meses e após isso, enucleação total. Nódulo Intrabucal Exame radiográfico Sequência da Técnica de Marsupialização Incisão seguida de remoção do fragmento para estudo anatomopatológico.A cavidade exposta é preenchida com gaze embebida em antibioticoterapia tópica para prevenção de infecções oportunistas sendo a limpeza e troca do curativo,semanalmente até indicação da enucleação da lesão.

description

Apresentação de painel em congresso científico

Transcript of Marsupialização

Page 1: Marsupialização

TÉCNICA DE MARSUPIALIZAÇÃO

TÉCNICA DE MARSUPIALIZAÇÃO – A marsupialização é uma técnica conservadora, sendo realizado como um tratamento preliminar tanto para ameloblastoma unicístico e multicístico, como para lesões extensas, que não podem ser removidas em um primeiro momento. É mais efetiva em pacientes jovens, e em casos que não se possa realizar cirurgia de grande porte, fazendo com que haja ganhado de tecido ósseo e diminuía a luz da lesão, para posterior ressecção sem comprometer grandes dimensões (Boraks,2011). Consiste na excisão de parte do teto da lesão seguida pela drenagem do conteúdo da cavidade, após a diminuição da lesão em decorrência da eliminação da pressão hidrostática.Damm(2009)

http://doutoradulcehelena.wordpress.com/2012/06/23/marsupializacao-sequencia-da-tecnica/#

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------

CASO CLÍNICO Paciente de 19 anos com lesão

multicística em corpo de mandíbula região de molares com

aproximadamente 06 meses de duração e hipótese de diagnóstico

de ameloblastoma.A biópsia foi executada,seguida de

marsupialização. A descompressão foi por 03 meses e

após isso, enucleação total.

Nódulo Intrabucal

Exame radiográfico

Sequência da Técnica de Marsupialização

Incisão seguida de remoção do fragmento para estudo anatomopatológico.A cavidade exposta é preenchida com gaze

embebida em antibioticoterapia tópica para prevenção de infecções oportunistas sendo a limpeza e troca do

curativo,semanalmente até indicação da enucleação da lesão.