Matemática - aeqc.netaeqc.net/site/images/Planificacoes_12-13/Planificação_3º_ano.pdf · -...

69
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo 3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013 Matemática Conteúdos temáticos Objetivos curriculares Metas Sugestões metodológicas: actividades/estratégias Avaliação Calendarização Geometria e Medida Medida . Sequências de acontecimentos . Unidades de tempo e medidas de tempo . Medir o tempo: - Usar calendários associando datas e acontecimentos. - Usar tabelas estruturadas em semanas para resolver problemas. 6.1 6.2 6.3 6.4 8.1 - Observar calendários e verificar informações contidas. - Identificar os meses do ano e os dias de semana. - Identificar o dia de nascimento de cada aluno da turma. - Construir o calendário do mês de setembro. - Assinalar no calendário o dia em que começaram as aulas. - Assinalar no calendário datas e acontecimentos importantes para a tua turma. - Partir do calendário para colocar várias questões: Se o dia X é numa 3ªfeira, que dia será na 3ª feira seguinte? Os fins de semana são a que dias do mês? … - Resolver situações problemáticas envolvendo noções temporais. - Participação - Caderno diário - Fichas de trabalho - Testes de Avaliação 1ºperíodo . Medir o tempo: - Ler e representar medidas de tempo e estabelecer relações entre dia, hora, minuto e segundo. - Identificar intervalos de tempo e comparar a duração de algumas atividades. 6.1 6.2 6.3 6.4 8.1 - Leitura de textos sobre a evolução do relógio. - Identificar os diferentes tipos de relógio. - Compreender o significado dos números e a função dos diferentes ponteiros. - Realizar o jogo das horas (aula digital). - Estimar o tempo que se demora a fazer diferentes atividades diárias. - Usar o relógio para registar o início e o fim das atividades. - Calcular o tempo gasto e verificar se fizeram uma boa estimativa. - Construir um relógio de ponteiros, usando matérias de uso comum. - Identificar e representar a hora, o minuto e o segundo; a meia hora, o quarto de hora, … 1ºperíodo . Medir o tempo: 6.3 - Observar vários horários lendo e interpretando as

Transcript of Matemática - aeqc.netaeqc.net/site/images/Planificacoes_12-13/Planificação_3º_ano.pdf · -...

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Matemática

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: actividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Geometria e Medida

Medida

. Sequências de acontecimentos

. Unidades de tempo e

medidas de tempo

. Medir o tempo: - Usar calendários associando datas e acontecimentos. - Usar tabelas estruturadas em semanas para resolver problemas.

6.1 6.2 6.3 6.4 8.1

- Observar calendários e verificar informações contidas. - Identificar os meses do ano e os dias de semana. - Identificar o dia de nascimento de cada aluno da turma. - Construir o calendário do mês de setembro. - Assinalar no calendário o dia em que começaram as aulas. - Assinalar no calendário datas e acontecimentos importantes para a tua turma. - Partir do calendário para colocar várias questões: Se o dia X é numa 3ªfeira, que dia será na 3ª feira seguinte? Os fins de semana são a que dias do mês? … - Resolver situações problemáticas envolvendo noções temporais.

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

1ºperíodo

. Medir o tempo: - Ler e representar medidas de tempo e estabelecer relações entre dia, hora, minuto e segundo. - Identificar intervalos de tempo e comparar a duração de algumas atividades.

6.1 6.2 6.3 6.4 8.1

- Leitura de textos sobre a evolução do relógio. - Identificar os diferentes tipos de relógio. - Compreender o significado dos números e a função dos diferentes ponteiros. - Realizar o jogo das horas (aula digital). - Estimar o tempo que se demora a fazer diferentes atividades diárias. - Usar o relógio para registar o início e o fim das atividades. - Calcular o tempo gasto e verificar se fizeram uma boa estimativa. - Construir um relógio de ponteiros, usando matérias de uso comum. - Identificar e representar a hora, o minuto e o segundo; a meia hora, o quarto de hora, …

1ºperíodo

. Medir o tempo: 6.3 - Observar vários horários lendo e interpretando as

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Medir e registar a duração de acontecimentos. - Ler e interpretar horários.

6.4 8.1

diferentes informações. - Colocar várias questões sobre os horários: Que disciplina estão os alunos do 4ºano a ter das 11h às 12h? Quanto tempo têm de Matemática por semana? … - Construir o horário semanal da turma. - Assinalar outras atividades que os alunos costumam realizar semanalmente fora da escola.

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

- Participação

1ºperíodo

Números e Operações

Números Naturais

. Múltiplos

Operações com números naturais

. Multiplicação

Números naturais

. Relações numéricas

Operações com números naturais

. Adição e subtração

. Multiplicar números naturais: - Resolver problemas envolvendo a multiplicação. - Identificar números pares e ímpares.

7.2 7.5 7.9 8.1

- Explorar imagens com disposição retangular para trabalhar o conceito de múltiplo e das propriedades da multiplicação. - Explorar relações entre o dobro e metade. - Facultar aos alunos outras imagens para contagens (folhetos de hipermercados). - Explorar os múltiplos de um número (p.e. 6) utilizando a embalagens de ovos. - Efetuar cálculos multiplicativos. - Realizar contagens por filas e por colunas. -Confrontar resultados e pedir que expliquem como fizeram os seus cálculos. - Identificar números pares e ímpares realizando jogos de agrupamentos ou combinações numéricas entre números pares e ímpares.

1ºperíodo

. Contar até um milhão: - Ler, comparar, ordenar e representar números acima de 1000. . Descodificar o sistema de numeração decimal: - Usar tabelas de números para fazer cálculos.

. Adicionar e subtrair números naturais: - Realizar adições e subtrações usando a representação horizontal e a relação entre estas operações.

2.1 2.2 4.1 4.2 4.3 5.1 5.2

- Utilizar materiais diferentes para representar números. - Construir uma reta numérica e marcar números ou completar com números em falta. - Decompor e compor números. - Identificar as diferentes representações de um número (por ordem, por classe). - Realizar leitura de números. - Comparar quantidades.

1ºperíodo

. Contar até um milhão: - Usar tabelas de números para fazer contagens e efetuar cálculos. - Comparar e ordenar números em

2.2

4.2

- Realizar decomposições de números. - Trabalhar cadeias numéricas para desenvolver estratégias de cálculo. - Observar uma árvore genealógica e fazer a leitura de

1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Números naturais

. Relações numéricas

Operações com números naturais

. Adição e subtração

.Multiplicação

sequências crescentes e decrescentes.

. Adicionar e subtrair números naturais: - Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para a adição.

5.1

todas as datas de nascimento. - Colocar esses números por ordem crescente e decrescente. - Escrever números por extenso. - Utilizar a tabela de números para realizar adições. - Efetuar cálculos no caderno, explicando o raciocínio. - Resolver situações problemáticas.

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

- Participação

1ºperíodo

. Contar até um milhão: - Ler e representar números até 10 000.

. Descodificar o sistema de numeração decimal: - Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal (milhar).

. Adicionar e subtrair números naturais: - Compreender e realizar o algoritmo da adição.

. Multiplicar números naturais: - Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para a multiplicação usando as suas propriedades. - Resolver problemas tirando partido da relação da multiplicação e adição.

2.1 2.2

4.1 4.2 4.3 4.4 4.5

5.1 6.1

7

8.1

- Fazer a leitura de números por ordens. - Identificar quantos milhares, centenas, dezenas e unidades tem cada número lido. - Fazer a escrita de números. - Decompor números para observar a diferença entre valor absoluto e valor relativo - Observar retas numéricas e identificar o milhar, a centena e a dezena mais próxima de um dado número. - Situar números numa reta numérica. - Completar tabelas numéricas. - Identificar o algoritmo como uma maneira diferente de fazer cálculos. - Explorar situações do quotidiano envolvendo estimativas para se trabalhar as noções de dobro, triplo, quádruplo (o dobro do dobro), …

1ºperíodo

Geometria e Medida

Orientação espacial

. Posição e localização

. Situar-se e situar objetos no espaço: - Realizar, representar e comparar diferentes itinerários ligando os mesmos pontos.

1.1 1.2

- Observar tabelas onde cada objeto ocupa posições diferentes e identificar pontos de encontro. - Utilizar as expressões para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita para descreve trajetos. - Percorrer caminhos seguindo diferentes orientações e ou códigos. - Identificar pontos intermédios. - Descrever o trajeto casa-escola dos alunos, referindo locais de passagem. - Desenhar esse trajeto em papel quadriculado.

1ºperíodo

. Situar-se e situar objetos no espaço: - Visualizar e descrever posições e

1.1 1.2

- Observar a planta da vila da Quinta do Conde e identificar a rua onde reside.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Orientação espacial

. Posição e localização

movimentos; identificar pontos equidistantes de um dado ponto. - Descrever a posição de figuras recorrendo à identificação de pontos através das suas coordenadas.

1.3 1.4 1.5 1.6

- Descrever o percurso até chegar à escola ou a outro ponto de chegada. - Seguir um código de setas e traçar vários percursos. - Indicar códigos para unir pontos de partidas e pontos de chegada. - Comparar percursos. - Encontrar coordenadas numa tabela observando a localização na linha e depois na coluna. - Realizar o jogo da caça ao tesouro e a batalha naval.

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

- Participação

1ºperíodo

. Situar-se e situar objetos no espaço: - Identificar numa grelha quadriculada pontos equidistantes de um determinado ponto.

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 8.1

- Posicionar um aluno na sala e pedir aos outros que se sentem em pontos equidistantes do local onde este se encontra. Explorar as diferentes posições encontradas. - No Livro de Treino, marcar vários pontos e os alunos terão que identificar os pontos equidistantes (explicar que só podem andar por cima das linhas do quadriculado e que cada unidade de medida corresponde a um lado da quadrícula. - Utilizar a régua para medir pontos equidistantes.

1ºperíodo

Comprimento, massa, capacidade e área

. Medida e unidade de medida

. Comparação e ordenação . Medição

. Medir comprimentos e áreas: - Comparar e ordenar comprimentos.

3.1 3.2 8.1

- Utilizar a régua e medir o comprimento de vários objetos. - Registar no caderno essas medições. - Calcular e registar a altura dos colegas da turma, organizando-as numa tabela. - Calcular diferenças de altura. - Resolver problemas envolvendo medidas de comprimento.

1ºperíodo

Regularidades

. Sequências

. Resolver Problemas: - Investigar regularidades em sequências numéricas e em tabelas de números. - Resolver problemas que envolvam raciocínio proporcional.

6.1 - Completar sequências numéricas. - Identificar o padrão na sucessão dos números apresentados. - Realçar a regularidade da tabela do 1000: +10 na horizontal e +100 na vertical. - Propor aos alunos a utilização dessa tabela (Livro de Treino) para resolução de problemas que envolvam adições e subtrações. - Consultar vários sites na internet com atividades que envolvam padrões e regularidades.

1ºperíodo

. Representar conjuntos de dados: 1.1 - Representar situações problemáticas num diagrama. 1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Organização e tratamento de dados

Representação e interpretação de dados

. Leitura e interpretação de

informação em tabelas e gráficos

. Gráficos de barra

- Classificar dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll.

3.1 3.2

- Construir diagramas no caderno e representar dados. - Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

. Tratar conjuntos de dados: - Ler e interpretar tabelas e gráficos. - Responder a questões relacionadas com a informação apresentada em tabelas e gráficos. - Organizar dados utilizando tabelas de frequência. - Interpretar gráficos de barras.

1.1 2.1 3.1 3.2

- Representar dados de forma gráfica, utilizando tabelas de frequência, gráficos de barras e pictogramas. - Responder a questões sobre os mesmos. - Recolher as datas de aniversário da turma e organizar o gráfico (pictograma) com o respetivo registo.

1ºperíodo

Números e Operações

Operações com

números naturais

. Multiplicação

.Divisão

. Adição e subtração

. Adição e subtração

. Multiplicar números naturais: - Identificar múltiplos de um número natural. - Compreender e construir as tabuadas da multiplicação.

. Efetuar divisões inteiras: - Resolver problemas tirando partido da relação entre a multiplicação e a divisão.

. Resolver Problemas: - Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações usando as suas propriedades. - Resolver problemas envolvendo a relação entre adição e subtração.

. Adicionar e subtrair números naturais: - Compreender e realizar o algoritmo da subtração.

5.1 5.2 6.1 8.1 10.1

- Resolver problemas envolvendo a multiplicação e a divisão, as propriedades destas operações, as relações de dobro e quádruplo e ainda as equivalências. - Efetuar adições sucessivas, subtrações sucessivas para realizar contagens. - Usar a tabela para organizar a estratégia de resolução. - Trabalhar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e a propriedade comutativa. - Decompor números para efetuar o algoritmo da subtração. - Utilizar a reta numérica para o cálculo mental ou representar subtrações. - Memorizar as tabuadas. - Trabalhar as relações entre o dobro e a metade, o triplo e a terça parte, … - Usar receitas culinárias e explorá-las no sentido de perceber as quantidades necessárias para toda a turma. - Recolher os preços de cada ingrediente e calcular o preço da refeição.

2ºperíodo

. Adicionar e subtrair números naturais: - Compreender e realizar algoritmos para a adição.

5.1 7.1 7.2

- Trabalhar o algoritmo da adição com transporte utilizando o MAB. - Fazer a decomposição de vários números e representar as parcelas com o MAB.

- Participação

- Caderno diário

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

. Multiplicação

Números naturais

. Relações numéricas

Operações com números naturais

. Adição e subtração

. Multiplicar números naturais: - Compreender e realizar algoritmos para a multiplicação.

- Explorar a atividade trabalhando o sistema decimal. - Explorar os múltiplos de um número natural e introduzir a tabuada do 7. - Realizar o jogo da pontuação mais baixa, exercitando as tabuadas do 2, 3, 4, 5.

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

2ºperíodo

. Contar até um milhão: - Ler e representar números superiores a 10 000.

. Descodificar o sistema de numeração decimal: - Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal (dezena de milhar).

. Adicionar e subtrair números naturais: - Compreender e realizar o algoritmo da subtração por decomposição.

2.2 2.2 4.2 4.3 4.4 4.5 5.2

- Fazer a leitura de números por ordens, por inteiro e por classes. - Reconhecer a ordem das dezenas de milhar. - Realizar decomposição de números. - Escrever números. - Fazer contagens progressivas e regressivas. - Utilizar o ábaco ou os calculadores multibásicos. - Utilizar a tabela do 10 000 para efetuar cálculos. - Perceber a regularidade (na horizontal +100 e na vertical + 1000). - Trabalhar o algoritmo da subtração usando o MAB. - Decompor os números começando pelas unidades.

2ºperíodo

Números racionais não

negativos

. Frações

. Medir com frações: - Explorar situações de partilha equitativa envolvendo quantidades discretas e contínuas. - Compreender frações com o significado quociente, parte-todo e operador. - Identificar a metade e a quarta parte; representar estas quantidades por palavras, desenhos, esquemas ou fração. - Reconstruir a unidade a partir das suas partes.

11.1 11.2 11.3 11.4 11.5 11.6

- Leitura do texto sobre o ouriço-cacheiro para trabalhar o raciocínio algébrico, utilizando a reta não graduada. Marcar os percursos para estabelecer relações entre eles. - Sistematizar os resultados obtidos introduzindo a noção de número racional não negativo, revendo a noção de metade e de quarta parte (partilha equitativa). - Efetuar dobragens para encontrar a metade e a quarta parte. Utilizar também o modelo circular. - Trabalhar frações com outras partilhas equitativas. - Pintar metade de figuras ou outras quantidades. - Organizar um cartaz com o trabalho realizado. - Consultar sites para manipular virtualmente e de forma interativa os blocos padrão.

2ºperíodo

. Medir com frações: - Resolver problemas de partilha equitativa (dimensão quociente da fração).

11.6 11.7 11.8 11.9

- Trabalhar a noção de número decimal. - Reconhecer a parte inteira e a parte decimal de um número. - Trabalhar as conexões entre as diferentes

- Participação

- Caderno diário

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Números racionais não negativos

. Decimais

- Representar decimalmente um número. - Resolver problemas envolvendo números na sua representação decimal. - Usar valores de referência identificados de diferentes formas. - Reconstruir a unidade a partir das suas partes.

11.10 11.11 11.12 11.13 11.14 11.15

representações simbólicas: ½ e 0,5, ¼ e 0,25, … - Explorar problemas de partilha equitativa para emergir a noção de décima (divisão do chocolate em partes iguais. - Trabalhar com as barras Cuisenaire para fazer variar a unidade e a reconstrução da mesma. - Resolver situações problemáticas envolvendo frações. - Explorar adivinhas relacionadas com números racionais.

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

2ºperíodo

Regularidades

. Sequências

. Multiplicar números naturais: - Investigar regularidades em tabelas numéricas, em particular os múltiplos (de 5, de 10, de 3 e de 4).

7.9 8.1

- Utilizar a tabela do cem e assinalar os múltiplos pretendidos. - Estabelecer relações entre os múltiplos de 5, 10, 3 e 4 (há múltiplos de 10 que também são múltiplos de 5, os que terminam em 0. O 10 também é ele próprio múltiplo de 5; por sua vez, estes são múltiplos de 2, pois terminando em 0 são números pares. Logo múltiplos de 2. Todos os múltiplos de 4 ficam pintados duas vezes, pois este também é múltiplo de 2. Também há números que ficam pintados 3 vezes, pois são múltiplos ao mesmo tempo de 2, 4 e 10). - Descobrir padrões circulares trabalhando uma tabuada diferente. - Realizar o jogo “Bingo da multiplicação”.

2ºperíodo

Geometria e Medida

Localização e

orientação no espaço

. Posição e localização

. Mapas, plantas e maquetas.

. Situar-se e situar objetos no espaço: - Descrever a posição de figuras numa grelha quadriculada recorrendo à identificação de pontos através das suas coordenadas. - Ler e utilizar mapas e plantas e construir maquetas simples.

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

- No geoplano ou papel ponteado, desenhar figuras à tua escolha e escreve as coordenadas dos seus vértices. - Observar o mapa das linhas de metro de Lisboa e localizar duas estações. Descrever o percurso entre elas e dizer quais as estações por onde passaram. - Descrever passeios e locais por onde passaram. - Observar imagens de maquetas a três dimensões e descrever a localização precisa das diferentes divisões. - Fazer a planta da sala de aula em papel quadriculado, identificando os objetos que se encontram dentro da sala. -Construir uma maqueta simples, utilizando material reciclado.

2ºperíodo

2ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Figuras no plano e sólidos geométricos

. Propriedades e classificação

.Reconhecer propriedades geométricas: - Comparar e descrever propriedades de sólidos geométricos e classificá-los. - Identificar polígonos e círculos nos sólidos geométricos. - Construir sólidos geométricos usando as suas propriedades.

- Observar sólidos geométricos e agrupá-los seguindo vários critérios. - Descrever sólidos geométricos sem dizeres o nome dos mesmos. Identificar semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos. - Reconhecer e identificar aresta, face, vértice e base. - Identificar os polígonos que formam os sólidos. - Construir sólidos geométricos a parir das planificações. - Construir um cartaz com os conceitos ilustrados.

trabalho

- Testes de

Avaliação

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

2ºperíodo

Comprimento, massa,

capacidade e área

. Medida e unidade de medida

. Comparação e ordenação

. Medição

. Medir comprimentos e áreas: - Comparar e ordenar comprimentos. - Realizar medições de comprimentos, usando instrumentos adequados às situações.

3.1 3.2 3.3 3.4

- Organizar um cartaz com uma tabela das medidas da turma. - Traçar um metro e dividi-lo em 10 partes iguais (o decímetro) e em 100 partes iguais (o centímetro). - Realizar medições com os colegas e registar as mesmas numa tabela. - Estabelecer relações entre os números obtidos (1 m tem 10 dm, então meio metro tem metade: 5 dm; se 1 dm corresponde à décima parte do metro, então 3 dm serão 3 décimas do metro, … - Realizar o jogo “Quem salta mais longe?”. Medir e registar a medida de comprimento dos saltos de cada aluno e elaborar um gráfico de barras com esses registos para posteriormente inventarem problemas. - Construir um metro articulado com materiais de uso corrente.

2ºperíodo

Números e Operações

Números naturais

. Relações numéricas

. Descodificar o sistema de numeração decimal: - Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal (centena de milhar). - Ler, representar e decompor números.

. Multiplicar números naturais: - Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para a multiplicação. - Compreender e usar a regra para

4.2 4.3 4.4

7.3 7.4 8.1 9.1 9.2

- Fazer a leitura de números por ordens, por inteiro e por classes. - Reconhecer a ordem das centenas de milhar. - Realizar decomposição de números. - Escrever números. - Fazer contagens progressivas e regressivas. - Utilizar o ábaco ou os calculadores multibásicos. - Trabalhar com a calculadora. - Resolver problemas envolvendo a multiplicação utilizando diferentes estratégias. - Usar tabelas para estabelecer relações entre os números.

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Operações com números naturais

. Multiplicação

. Divisão

calcular o produto de um número por 10, 100 e 1000. - Compreender o algoritmo da multiplicação. - Resolver problemas tirando partido da relação entre multiplicação e divisão. . Efetuar divisões inteiras: - Compreender a divisão nos sentidos de partilha e medida. - Compreender os efeitos das operações sobre os números.

- Explorar os diferentes sentidos da divisão (sentido de medida e sentido da partilha equitativa) – existe uma quantidade que é repartida igualmente por um determinado número de grupos e pretende-se saber quanto fica em cada grupo. - Trabalhar a multiplicação de um número por 10, 100 e 1000 e verificar o que acontece ao fazer as multiplicações.

- Testes de

Avaliação

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

3ºperíodo

. Efetuar divisões inteiras: - Compreender na divisão inteira o significado do quociente e do resto. - Compreender o efeito das operações sobre os números. - Resolver problemas envolvendo a multiplicação e a divisão em diferentes contextos.

9.1 9.2 9.3 9.4 9.5

- Trabalhar o recurso a desenhos, adições e subtrações sucessivas ou multiplicação para resolver problemas. - Resolver problemas de divisão que envolvam os diferentes sentidos: medida (agrupamento) e partilha. - Efetuar divisões inteiras e identificar o quociente e o resto.

3ºperíodo

- Resolver problemas: - Resolver problemas envolvendo o raciocínio combinatório.

10.1 - Utilizar a calculadora para fazer multiplicações com a capicua 101. - Organizar dados em tabelas ou esquemas em árvore para que o aluno consiga fazer generalizações.

3ºperíodo

Regularidades

. Sequências

. Multiplicar números naturais: - Explorar regularidades em tabelas e explorar sequências.

.Reconhecer propriedades geométricas: - Explorar regularidades em tabelas e explorar sequências.

7.1 7.2 7.9 8.1

2.8

- Utilizar a tabela da multiplicação e observar o padrão assinalado na tabela (múltiplos de 6). - Elaborar um cartaz para mostrar as conclusões a que chegaram. - Completar sequências. - Explicar a sequência de números. - Comparar sequências. - Explorar sequência geométricas.

3ºperíodo

Organização e tratamento de dados

Representação e interpretação de dados

. Tratar conjuntos de dados: - Ler, explorar, interpretar e descrever tabelas e gráficos. - Responder e formular questões relacionadas com a informação apresentada.

2.1 2.2 2.3 2.4 3.1 3.2

- Observar e interpretar dados. - Utilizar os dados da tabela para construir um gráfico de barras. - Colocar várias questões. - Elaborar questionários para recolher informação referentes à turma.

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

. Leitura e interpretação de

informação em tabelas e gráficos

. Gráficos de barra

- Interpretar gráficos circulares e de pontos.

- Construir gráficos circulares e gráficos de pontos para representar dados e discutir os resultados obtidos. - Explorar outras situações para que os alunos percebam das vantagens e desvantagens de cada um dos gráficos.

Avaliação

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

Números e Operações

Números racionais não

negativos

. Frações

. Decimais

. Representar números racionais por dízimas: - Relacionar a décima e a centésima (usar o dinheiro). - Ler e escrever números na sua representação decimal. - Relacionar a unidade, décima e centésima. .Adicionar e subtrair números racionais: - Adicionar e subtrair números racionais não negativos na sua representação decimal. - Localizar e posicionar números representados na sua forma decimal, na reta numérica.

13.1 13.2 13.4 13.5

12.1 12.2 12.4 12.5 12.6 12.7

- Trabalhar o sistema monetário para introduzir a décima e a centésima (1 € equivale a 10 moedas de 10 cêntimos, logo 10 cêntimos é a décima parte do euro; 1 € equivale a 100 moedas de 1 cêntimo, logo 100 cêntimos é a centésima parte do euro. - Realizar equivalências, relacionando a unidade, décima e centésima. - Utilizar a reta numérica ou a reta dupla. - Pintar décimas e centésimas a partir da unidade. - Traçar uma linha numérica e marca números decimais. - Colocar números decimais por ordem crescente e decrescente. - Ler e escrever números decimais. - Representar a mesma quantidade de diferentes formas: quarta parte ou 0,25 ou 25 centésimas; 4 décimas ou 0,4 ou 4/10, … - Usar o modelo círculo das centésimas do Livro de treino. - Organizar um cartaz com as diferentes representações e suas correspondências. - Efetuar adições e subtrações colocando vírgulas debaixo de vírgulas.

3ºperíodo

Geometria e Medida Comprimento, massa,

capacidade e área

. Medida e unidade de

. Medir comprimentos e áreas: - Calcular o perímetro de polígonos usando unidades de medida não convencional. - Compreender a noção de área com recurso a unidades não convencionais. - Relacionar perímetro e área. - Desenhar polígonos em quadriculado, com um dado perímetro e uma dada

3.4 3.5 3.6 3.7 3.8 3.9

- Reconhecer o perímetro e a área de polígonos. - Construir no geoplano figuras com diferentes áreas e perímetros. - Registá-las em papel ponteado e papel quadriculado. - Desenhar figuras diferentes com o mesmo perímetro ou área. - Medir o comprimento dos lados das figuras e calcular o perímetro de cada uma. - Utilizar pentaminós.

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

medida

. Comparação e ordenação

. Medição

. Perímetro

área. - Calcular e relacionar diferentes unidades de área, com recurso a unidades de medida não convencionais. - Construir pavimentações com polígonos.

- Utilizar o tangram para medir cada uma das peças com o triângulo mais pequeno. - Registar as medições numa tabela. - Construir quadrados diferentes com as peças do tangram. - Calcular á área dos quadrados construídos. - Construir diferentes figuras usando as peças do tangram e calcular a sua área, escolhendo a unidade de medida. - Explorar o tangram interativo.

- Participação

- Caderno diário

- Fichas de

trabalho

- Testes de

Avaliação

3ºperíodo

- Resolver problemas respeitantes a comprimentos, usando números decimais.

3.1 3.2

- Efetuar medições utilizando a régua ou a fita métrica. - Propor medições com réguas que não comecem no zero para clarificar que numa medição a medida lida não corresponde ao último número indicado na régua, mas sim ao espaço compreendido entre o primeiro e o último números da régua. - Registar as alturas dos alunos e calcular diferenças entre elas. - Comparar estratégias de resolução. - Trabalhar situações problemáticas com a adição e subtração de medidas de comprimento usando números decimais.

3ºperíodo

Geometria e Medida

Figuras no plano e

sólidos geométricos

. Propriedades e classificação

. Planificação do cubo

.Reconhecer propriedades geométricas: - Investigar várias planificações do cubo e construir um cubo a partir de uma dada planificação. - Compor e decompor figuras a três dimensões (cubos). - Desenvolver a visualização, desenhando as vistas de uma figura.

- Juntar quadrados iguais e descobrir que 6 quadrados permitem a construção do cubo (alguns) - Observar as figuras feitas, copiá-las para uma folha de papel quadriculado, recortá-las e descobrir se por dobragens é possível formar uma caixa fechada (cubo). - Expor as planificações na sala e verificar quantas diferentes conseguiram descobrir. - Observar o cubo e indica o número de faces, de arestas e de vértices. - Construir figuras com os cubos de encaixe. - Desenhar as figuras em papel isométrico. - Observar essas figuras em três dimensões (vista de cima, vista de lado e vista de frente). - Descobrir o número de cubos de várias construções. - Para cada construção, desenhar as 3 vistas em papel

3ºperíodo

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

quadriculado.

Organização e tratamento de dados

Representação e

interpretação de dados e situações aleatórias

. Situações aleatórias

. Tratar conjuntos de dados: - Explorar situações aleatórias utilizando o vocabulário próprio (certo, possível, impossível, provável e improvável).

2.1 2.2 2.3 2.4 3.1 3.2

- Resolver situações problemáticas utilizando expressões como “é quase impossível”, “é quase certo”, é pouco provável” ou “muito provável”, trabalhando a linguagem probabilística.

3ºperíodo

Capacidades transversais

Conteúdos temáticos Objetivos curriculares

Resolução de problemas . Compreensão do problema . Conceção, aplicação e justificação de estratégias.

- Identificar o objetivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema. - Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados.

Raciocínio matemático . Justificação . Formulação e teste de conjeturas

- Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos. - Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples.

Comunicação matemática . Interpretação . Representação . Expressão . Discussão

- Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas. - Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas. - Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprio. - Discutir resultados, processos e ideias matemáticos.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Língua Portuguesa

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Oralidade Compreensão do oral

- Escutar para aprender e construir conhecimentos.

1.º Período

- Vocabulário - Ideia principal

Prestar atenção ao que se ouve de modo a responder a questões sobre o que ouviu.

Participar em atividades de expressão orientada respeitando regras e papéis específicos: ouvir os outros, esperar a sua vez, respeitar o tema.

1.2 1.3

- Texto descritivo: . regras para uma boa audição . questões sobre o que se ouviu . descrição oral de uma personagem - Aula digital

- Vocabulário - Campo lexical - Inferências - Informação essencial e acessória

Prestar atenção ao que se ouve de modo a apropriar-se de novos vocábulos.

Identificar informação essencial e acessória de um texto poético.

Fazer inferências.

1.1

1.2 1.3

- Audição de um texto narrativo em verso: . distinção de informação essencial e acessória . conversa sobre seres fantásticos

- Ideia principal - Informação explícita e implícita - Inferências

Identificar a ideia principal da história. Responder a questões acerca do que ouviu. Fazer inferências.

1.2 1.2 1.3

- Audição de um texto narrativo em prosa: . identificação da ideia principal da história . identificação do tema . recriação oral de uma lengalenga - Aula digital

- Intencionalidade comunicativa - Palavras-chave - Tema, tópico, assunto

Prestar atenção ao que se ouve de modo a tornar possível: identificar diferentes intencionalidades comunicativas, identificar ideias-chave.

Identificar as ideias principais da entrevista e reconhecer características deste tipo de texto.

1.1 1.2 1.3

1.2 1.3

- Audição de uma entrevista: . reconhecimento da intencionalidade comunicativa . elaboração e apresentação oral de uma entrevista - Preenchimento de uma prancha de acordo com uma história ouvida. - Completar textos com lacunas, a partir da audição de histórias, canções...

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Oralidade Expressão do oral

- Produzir um discurso oral com correção.

- Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

- Teste formativo

- Teste sumativo

- Fichas de trabalho

- Trabalhos em grupo / pares

- Trabalhos de pesquisa

- Caderno diário - Participação oral

- Descrição: plano geral, pormenores

Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: descrever uma personagem.

2.1 2.2 3.1 3.2

- Texto descritivo: . regras para uma boa audição . questões sobre o que se ouviu . descrição oral de uma personagem - aula digital

- Articulação, acento, entoação, pausa - Planificação do discurso: identificação do tópico/tema

Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.

Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: expressar sentimentos e emoções, partilhar informações e conhecimentos.

2.1 2.2 3.1 3.3 3.4

- Audição de um texto narrativo em verso: . informação essencial e acessória . conversa sobre seres fantásticos

- frase simples e complexa - Coordenação e subordinação

Produzir frases completas. Reproduzir e recriar uma lengalenga.

2.2 2.1 3.4

- Audição de um texto narrativo em prosa: . ideia principal da história . tema . recriação oral de uma lengalenga - Debates

- Articulação, acento, entoação, pausa - Planificação do discurso: identificação do tópico/tema, seleção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo

Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar: uma entrevista.

Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar para apresentar uma entrevista.

Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: informar, partilhar informações e conhecimentos.

2.1 2.2

3.1

2.1 2.2 3.1 3.3 3.5

- Audição de uma entrevista: . intencionalidade comunicativa . elaboração e apresentação oral de uma entrevista - Debater, na turma, o significado de frases e expressões

Leitura

- Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas

- Ler em voz alta palavras e textos

- Ler textos diversos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Apropriar-se de novos vocábulos

- Organizar os conhecimentos do texto

- Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo

- Monitorizar a compreensão

- Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos

- Texto narrativo - Poesia - Tema, tópico, assunto - Configuração gráfica, produção de sentido - Função e objetivos da leitura - Tipos de perguntas

Ler livros de diferentes tipos: narrativo, poesia.

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir objetivos de leitura. Responder a questões. Identificar o sentido global de um texto.

5.1 5.2 5.4 6.1

7.1 8.2 8.4 9.2

- Texto narrativo - Poesia - Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Compreensão: . questões . verdadeiro/falso . crucigrama . ordenação de acontecimentos

- Configuração gráfica, produção de sentido - Função e objetivos da leitura - Tipos de perguntas - Componentes da narrativa: personagens (principal e secundária)

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir objetivos de leitura. Descobrir palavras desconhecidas com

base no contexto semântico: captar sentidos implícitos, responder a questões, propor títulos para textos.

Identificar as componentes da narrativa: personagem principal e secundária.

7.1 8.1 8.2 9.2 9.3 10.1

Texto narrativo - Poesia - Compreensão: . escolha múltipla . questões / lacunas . personagens . mapa da história . verdadeiro/falso . construção do “diário do descobridor de palavras” (diário individual para acrescentar novas palavras e seus significados)

- Texto narrativo - Texto descritivo - Tipos e formas de leitura - Pesquisa e organização da informação: palavras-chave, esquemas, abreviaturas - Informação relevante e

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, programação de televisão, descritivo.

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Identificar a estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave (programação televisiva).

5.1 5.2 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2

- Texto narrativo - Programação televisiva - Texto descritivo - Compreensão: . estrutura da narrativa . abreviatura . ordenação de acontecimentos . questões / esquemas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

acessória - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão

Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação: sublinhar, tomar notas, esquematizar.

Fazer uma leitura que possibilite: identificar a intenção comunicativa, detetar informação relevante, identificar o tema central e os aspetos acessórios, relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto, captar sentidos implícitos.

Ler em voz alta para diferentes públicos.

8.3 8.4 9.1 9.2 11.2 11.3

- Aula digital

- Texto narrativo - Texto conversacional - Esquemas, mapas, quadros - Informação relevante e acessória - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos

- Estrutura da narrativa:

introdução, desenvolvimento e conclusão - Texto instrucional: instrução, ação, explicação, sequencialização, abreviaturas

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, teatro, provérbios.

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir o objetivo de leitura. Localizar a informação a partir de palavras

ou expressões-chave (programação televisiva).

Identificar a estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação: sublinhar, tomar notas, esquematizar.

Fazer uma leitura que possibilite: detetar informação relevante, identificar o tema central e o sentido global de um texto, transformar textos lidos em quadro-síntese, responder a questões, procurar informação complementar.

5.1 5.2 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 10.1 11.1 11.2 11.3

- Texto narrativo - Texto de teatro - Leitura dramatizada - Dicionário - Provérbios - Ordenar palavras de um provérbio - Leitura de formas diferentes: a cantar, a rir, a chorar, a apregoar, em “rap”, com soluços... - Compreensão: . prancha da história . questões . legendagem - Aula digital

Escrita - Desenvolver o conhecimento da ortografia.

- Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

- Planificar a escrita de textos.

- Redigir corretamente.

- Escrever textos narrativos.

- Escrever textos informativos.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Escrever textos dialogais.

- Escrever textos diversos.

- Rever textos escritos.

- Texto descritivo - Poesia - Seleção e organização da informação - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar a descrição de uma paisagem. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento. Escrever textos em termos pessoais e

criativos: uma quadra.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.2 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 20.1 20.2 20.3

- Texto descritivo: . planificação, escrita, revisão e edição - Escrita criativa: . poesia . reescrita de quadras substituindo palavras que rimem

- Texto narrativo - Carta: fórmulas de saudação e despedida, assunto, data, remetente, destinatário - Seleção e organização da informação - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar uma carta, um texto narrativo. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.2 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 16.1 16.2 18.1 19.1 20.1 20.2 20.3

- Carta: . planificação, escrita e revisão - Texto narrativo . planificação, escrita e revisão - Criar listas de palavras para evitar repetições nos textos (por exemplo a expressão “e depois...”) - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Texto descritivo - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar a descrição de uma personagem: retrato físico e psicológico.

Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento.

Utilizar técnicas específicas para registar a informação: abreviaturas.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.2 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 20.1 20.2 20.3

- Texto descritivo: . planificação, escrita e revisão - Escrita criativa: . texto descritivo - Listar adjetivos para auxiliar as descrições

- Texto instrucional: instrução, ação, explicação, sequencialização, abreviaturas - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar um texto instrucional. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento. Escrever textos em termos pessoais e

criativos: acrósticos, texto narrativo com inserção de elementos.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.2 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 16.1 16.2 18.1 20.1 20.2 20.3

- Texto instrucional: . planificação, escrita e revisão - Escrita criativa: . acróstico . texto narrativo com inserção de elementos - Concurso de escrita de acrósticos a pares - Ordenar letras e formar palavras - Elaborar cartazes com textos produzidos

Educação Literária

- Ler e ouvir ler textos literários (lista).

- Compreender o essencial dos textos escutados e lidos (lista).

- Ler para apreciar textos literários (lista e PNL).

OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA

1 - Alice Vieira A Arca do Tesouro – Um Pequeno Conto Musical OU Álvaro Magalhães O Senhor do seu Nariz e outras Histórias

2 - António Torrado Trinta por uma Linha (escolher 6 contos) OU O Mercador de Coisa Nenhuma

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Ler em termos pessoais (PNL).

- Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.

3 - Guerra Junqueiro “Boa sentença”, “O fato novo do Sultão”, “João Pateta” in Contos para a Infância OU Irene Lisboa “A Pata Rainha”, “O Vento”, “Os Príncipes Gémeos” in Queres Ouvir? Eu Conto

4 - Luísa Dacosta Robertices

5 - Luísa Ducla Soares Poemas da Mentira e da Verdade (escolher 8 poemas) OU Vergílio Alberto Vieira A Cor das Vogais (escolher 8 poemas)

6 - Matilde Rosa Araújo As Fadas Verdes (escolher 8 poemas)

7 - Perrault Contos de Perrault (trad. Maria Alberta Menéres) OU

Carlo Collodi As Aventuras de Pinóquio (trad. José Colaço Barreiros)

- Função e objetivos da leitura

Ler livros de diferentes tipos: narrativo, poesia.

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir objetivos de leitura.

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.3 22.5 22.7 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.1 25.4

- Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa

- Função e objetivos da leitura - Componentes da narrativa: personagens (principal e secundária)

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir objetivos de leitura. Identificar as componentes da narrativa:

personagem principal e secundária.

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.2 22.3

- Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

22.5 22.6 22.7 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.1 25.3

- Tipos e formas de leitura - Sentidos explícitos e implícitos

Ler textos de diferentes tipos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Fazer uma leitura que possibilite

relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto, captar sentidos implícitos.

Ler em voz alta para diferentes públicos.

21.1 21.2 21.3 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.3

- Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa - Aula digital

- Informação relevante e acessória - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos

Ler textos de diferentes tipos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo de leitura. Ler em voz alta para diferentes públicos.

21.1 21.2 21.3 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6

- Leitura dramatizada - Leitura silenciosa - Leitura de formas diferentes: a cantar, a rir, a chorar, a apregoar, em “rap”, com soluços... - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

22.7 22.8 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.2 25.3

Gramática

Conhecimento Explícito da Língua

- Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.

- Conhecer propriedades das palavras.

- Analisar e estruturar unidades sintáticas.

- Compreender formas de organização do léxico.

- Sons e fonemas - Nomes, adjetivos e verbos - Sinónimos e antónimos - Ordem alfabética - Sinais de pontuação

Identificar rimas. Manipular os sons da língua e observar os

efeitos produzidos. Distinguir nomes, verbos e adjetivos. Conhecer a ordem alfabética. Regras de pontuação e ortografia.

27.1

27.12 29.1

- Ordem alfabética - Sinónimos e antónimos - Sinais de pontuação - Acentos gráficos - Ortografia - Nomes, adjetivos e verbos - Aula digital

- Nome próprio, comum (coletivo) - Onomatopeias - Tipos de frase - Sinónimos e antónimos - Valores semânticos entre palavras - Configuração gráfica: parágrafo - Uso do dicionário - Plurais irregulares

Identificar os diferentes tipos de entoação.

Comparar dados e descobrir regularidades. Distinguir palavras variáveis e invariáveis. Explicitar regras de flexão nominal. Identificar e classificar os diferentes tipos

de frase. Identificar relações de significado entre

palavras. Mobilizar o saber adquirido na leitura e na

escrita de palavras, frases e textos.

27.1 27.9 28.1 29.1

- Nome próprio, comum e coletivo - Listas de nomes - Jogos com palavras - Dicionário - Onomatopeias - Tipos de frase - Parágrafos - Sinónimos e antónimos - Elaboração de listas de palavras - Laboratório gramatical: . plural regular e regras de plurais irregulares - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Ficheiros

- Relação entre palavras escritas e entre grafia e fonia: homonímia - Translineação

Identificar palavras homónimas. Explicitar regras de ortografia (incluindo a

translineação). Manipular dados e observar os efeitos

produzidos. Comparar dados e descobrir regularidades.

27.1

27.9 27.12

- Palavras homónimas - Translineação - Verbos, nomes e adjetivos - Plurais irregulares - Jogos com palavras - Aula digital

- Sons e fonemas - Sílaba tónica e sílaba átona - Palavras agudas, graves e esdrúxulas - Flexão nominal: grau aumentativo e diminutivo - Pronome pessoal - flexão pronominal: pessoa, género e número - Significação: relações semânticas entre palavras

Manipular os sons da língua e observar os efeitos produzidos: produzir palavras por alteração, supressão e inserção de elementos.

Distinguir silaba tónica e sílaba átona. Classificar palavras quanto à posição da

sílaba tónica. Explicitar algumas regras de flexão

nominal e pronominal. Classificar e seriar (estabelecer classes,

ordenar elementos em classes, distinguir classes).

Identificar as características que justifiquem a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe.

26.2 26.3

27.3

27.11

- Classificação quanto ao número de sílabas - Pronomes pessoais - Graus dos nomes - Entrada do dicionário - Laboratório gramatical: . sílaba tónica e átona . palavras agudas, graves e esdrúxulas - Recortar palavras de revistas e jornais - Criar listas de palavras - Jogos com palavras - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Oralidade Compreensão do oral

- Escutar para aprender e construir conhecimentos.

2.º Período

- Informação implícita e explícita - Inferências - Campo lexical - Vocabulário

Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: responder a questões acerca do que ouviu, fazer inferências.

Identificar as ideias principais da canção: apropriação de vocábulos e informação implícita.

1.1 1.2 1.3

- Audição de uma canção: . apropriação de vocábulos e informação implícita . apresentação oral de uma personagem imaginária - Aula digital - Ouvir a descrição de um espaço e solicitar a ilustração desse mesmo espaço conforme a descrição ouvida

- Informação essencial e acessória - Informação implícita e explícita - Reconto - Hierarquização da informação

Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: apropriar-se de novos vocábulos, responder a questões acerca do que ouviu, identificar informação explícita e implícita, relatar o essencial de uma história ouvida, articular a informação retida com conhecimentos prévios.

Identificar as características do conto tradicional.

1.1 1.2 1.3

- Audição de um conto tradicional: . características . personagem . discurso . reconto oral de um conto tradicional

- Instruções, indicações - Informação acessória e essencial

Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: cumprir instruções

Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.

Manifestar sentimentos, sensações suscitados pelos discursos ouvidos.

1.1 1.2 1.3

- Audição de instruções: . desenhar um quadro . visita a um museu virtual, seleção e apresentação de uma pintura - Exercício lacunar para completar depois dos alunos ouvirem uma canção

Oralidade Expressão do oral

- Produzir um discurso oral com correção. - Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

- Teste formativo

- Teste sumativo

- Fichas de trabalho

- Trabalhos em grupo / pares

- Articulação, acento, entoação, pausa - Planificação do discurso: identificação do tópico / tema, seleção e hierarquização da

Usar a palavra de forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar: a apresentação de uma personagem imaginária.

Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a

2.1 2.2 3.1 3.2 3.5

- Audição de uma canção: . apropriação de vocábulos e informação implícita . apresentação oral de uma personagem imaginária - Aula digital - Debate, na turma, de expressões / frases

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

informação essencial de acordo com o objetivo.

utilizar para apresentar uma personagem imaginária à turma.

3.6 - Trabalhos de pesquisa

- Caderno diário

- Participação oral

- Reconto Usar a palavra de forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar: reconto do conta tradicional.

Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: reconto.

2.1 2.2 3.1 3.2 3.4 3.5 3.6

- Audição de um conto tradicional: . características . personagem . discurso . reconto oral de um conto tradicional

- Descrição: plano geral, pormenores. - Planificação do discurso: identificação do tópico / tema, seleção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo.

Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar para descrever uma pintura.

Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: expressar sentimentos, emoções e descrever uma pintura do Museu Virtual

2.1 2.2 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6

- Audição de instruções: . desenhar um quadro . visita a um museu virtual, seleção e apresentação de uma pintura - Debater sensações e sentimentos que a música pode causar nas pessoas

Leitura - Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas

- Ler em voz alta palavras e textos

- Ler textos diversos

- Apropriar-se de novos vocábulos

- Organizar os conhecimentos do texto

- Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo

- Monitorizar a compreensão

- Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos

- Texto narrativo - Poesia: verso, estrofe, rima, terceto

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, poesia.

Mobilizar conhecimentos prévios e

4.1 5.1

- Texto narrativo - Poesia - Compreensão:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Componentes da narrativa: personagens, espaço, tempo e ação - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Relações intratextuais: causa-efeito - Esquemas, mapas, quadros - Tipos de pergunta

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Localizar a informação a partir de palavras

ou expressões-chave. Identificar as componentes da narrativa:

personagens, espaço, tempo, ação. Identificar estrofe, quadra, terceto, verso,

rima... Fazer uma leitura que possibilite:

identificar o tema central e o sentido global de um texto, transformar textos lidos em quadro-síntese, responder a questões, captar sentidos implícitos, procurar informação complementar, distinguir relações intratextuais (causa-efeito).

Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.

5.2 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 9.2 9.3 10.1 11.1 11.2 11.3 11.4

. relação causa-efeito

. estrofe, quadra, terceto, verso, rima...

. componentes da narrativa

. sopa de letras - Aula digital

- Instruções, indicações - Informação acessória e essencial

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, poesia, expositivo, lenda, fábula...

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir o objetivo da leitura. Fazer uma leitura que possibilite:

confrontar as previsões feitas com o assunto do texto, identificar a intenção comunicativa, distinguir relações intratextuais (parte-todo), detetar informação relevante, transformar textos lidos em quadro-síntese, mapas conceptuais e esquemas, responder a questões, identificar as principais características de diferentes tipos de texto, procurar informação complementar.

4.1 5.1 5.2 5.3 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 9.2 9.3 10.1 11.1 11.2 11.3 11.4

4.1 5.1

- Poesia - Texto expositivo - Lenda, fábula - Texto narrativo - Compreensão: . verdadeiro / falso . questões / lacunas / esquema . mapa conceptual . linha do tempo - Aula digital - Leitura em coro, só os meninos, só as meninas... - Leitura dialogada

- Instruções, indicações - Informação acessória e

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, expositivo, teatro...

- Texto narrativo - Texto expositivo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

essencial

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir o objetivo da leitura. Dominar o léxico do livro e da leitura e dos

meios de informáticos de acesso à informação.

Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.

Fazer uma leitura que possibilite: detetar informação relevante, responder a questões, formular questões, propor subtítulos para partes de texto, procurar informação complementar.

5.2 5.3 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 9.2 9.3 10.1 11.1 11.2 11.3 11.4

- Texto de teatro - Dramatização de textos - Compreensão: . formulação de questões . subtítulos . léxico relativo ao livro

Escrita - Desenvolver o conhecimento da ortografia.

- Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

- Planificar a escrita de textos.

- Redigir corretamente.

- Escrever textos narrativos.

- Escrever textos informativos.

- Escrever textos dialogais.

- Escrever textos diversos.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Rever textos escritos.

- Texto conversacional: verbos de discurso, marcas gráficas - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Escrever uma curta mensagem: convite. Elaborar um diálogo, integrando situações

de diálogo. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.3 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 18.1 19.1 19.2 20.1 20.2 20.3

- Convite: . planificação, escrita e revisão - Texto conversacional: . planificação, escrita e revisão - Aula digital - Criar um cartaz com palavras que evitam a repetição do verbo dizer

- Texto expositivo: facto, explicação, exemplos, introdução, desenvolvimento, conclusão - Texto narrativo: componentes da estrutura narrativa - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar um texto informativo-expositivo. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento. Escrever textos em termos pessoais e

criativos: conclusão da narrativa de acordo com a estrutura do texto.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.3 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 16.1 16.2 20.1 20.2 20.3

- Texto expositivo: . planificação, escrita e revisão - Transformar, a pares, um texto poético em narrativo - Escrever, a pares, a conclusão de uma narrativa

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Texto descritivo - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar uma descrição: cena. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento. Utilizar técnicas específicas para registar e

organizar a informação.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.3 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 19.1 19.2 20.1 20.2 20.3

- Texto descritivo: . planificação, escrita e revisão - Escrever um texto sobre um quadro / uma pintura

Educação Literária - Ler e ouvir ler textos literários (lista).

- Compreender o essencial dos textos escutados e lidos (lista).

- Ler para apreciar textos literários (lista e PNL).

- Ler em termos pessoais (PNL).

- Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.

OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA

1 - Alice Vieira A Arca do Tesouro – Um Pequeno Conto Musical OU Álvaro Magalhães O Senhor do seu Nariz e outras Histórias

2 - António Torrado Trinta por uma Linha (escolher 6 contos) OU O Mercador de Coisa Nenhuma

3 - Guerra Junqueiro “Boa sentença”, “O fato novo do Sultão”, “João Pateta” in Contos para a Infância OU Irene Lisboa “A Pata Rainha”, “O Vento”, “Os Príncipes Gémeos” in Queres Ouvir? Eu Conto

4 - Luísa Dacosta Robertices

5 - Luísa Ducla Soares Poemas da Mentira e da Verdade (escolher 8 poemas) OU Vergílio Alberto Vieira A Cor das Vogais (escolher 8 poemas)

6 - Matilde Rosa Araújo As Fadas Verdes (escolher 8 poemas)

7 - Perrault Contos de Perrault (trad. Maria Alberta Menéres) OU

Carlo Collodi As Aventuras de Pinóquio (trad. José Colaço Barreiros)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Componentes da narrativa: personagens, espaço, tempo e ação - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos

Ler textos de diferentes tipos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Localizar a informação a partir de palavras

ou expressões-chave. Identificar as componentes da narrativa:

personagens, espaço, tempo, ação. Identificar estrofe, quadra, terceto, verso,

rima... Fazer uma leitura que possibilite:

identificar o tema central e o sentido global de um texto, transformar textos lidos em quadro-síntese, responder a questões, captar sentidos implícitos, procurar informação complementar, distinguir relações intratextuais (causa-efeito).

Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.1 25.2 25.3

- Aula digital - Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa

- Informação acessória e essencial

Ler textos de diferentes tipos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Fazer uma leitura que possibilite:

confrontar as previsões feitas com o assunto do texto, identificar a intenção comunicativa, distinguir relações intratextuais (parte-todo), detetar informação relevante...

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9 23.1 23.2

- Aula digital - Leitura em coro, só os meninos, só as meninas... - Leitura dialogada - Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

24.1 24.2 25.1 25.2 25.3

21.1 21.2 21.3 21.4 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.2 25.3

- Informação acessória e essencial

Ler textos de diferentes tipos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Saber utilizar diferentes estratégias de

leitura de acordo com o objetivo. Fazer uma leitura que possibilite: detetar

informação relevante...

- Dramatização de textos - Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa

Gramática

Conhecimento Explícito da Língua

- Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.

- Conhecer propriedades das palavras.

- Analisar e estruturar unidades sintáticas.

- Compreender formas de organização do léxico.

- Valores semânticos da frase: negativa e afirmativa - Discurso direto

Distinguir frase afirmativa e negativa. Identificar marcas do discurso direto no

modo oral e escrito. Identificar discurso direto e discurso

indireto.

27.2 27.3 27.6 27.11

- Características do diálogo

- Frase negativa e afirmativa

- Jogo: “Eu afirmo, tu negas...” - Laboratório gramatical:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Discurso indireto - Diálogo - Flexão verbal: conjugação, pessoa, número - Tempos verbais: presente, futuro, pretérito (perfeito e imperfeito)

Explicitar algumas regras de flexão verbal (verbos regulares).

27.12 28.2 28.3

. tempos e conjugações verbais - Jogo dos verbos: mimar uma ação, adivinhar e conjugar o verbo - Loto dos verbos - Aula digital - Ficheiros

- Flexão adjetival: número, género e grau (normal e comparativo) - Significação: relação semântica entre palavras - Família de palavras - Sinais auxiliares de escrita: parênteses curvos, aspas

Explicitar algumas regras de flexão adjetival.

Identificar palavras que pertencem à mesma família.

Identificar relações de significado entre palavras.

Identificar os sinais auxiliares de escrita. Explicitar regras de ortografia.

27.13 27.14 27.16

- Relação semântica entre palavras - Família de palavras - Sinais auxiliares de escrita: parênteses e aspas - Colocar sinais auxiliares de escrita em frases dadas - Laboratório gramatical: . graus dos adjetivos - Lista de adjetivos - Aula digital - Ficheiros

- Morfologia flexional - Palavras simples e complexas - radical, sufixo e prefixo - derivação: sufixação e prefixação - Funções sintáticas: sujeito (simples e composto) e predicado - Frase e constituintes da frase - Grupo Nominal e grupo verbal

Segmentar palavras nos seus constituintes. Produzir novas palavras a partir de sufixos

e prefixos. Distinguir palavras simples e complexas. Identificar os processos de formação de

palavras. Distinguir sujeito e predicado. Identificar os constituintes principais da

frase. Identificar funções sintáticas.

27.13 27.14 27.15 27.1 27.3 27.12 28.4

- Palavras simples e compostas - Processo de formação de palavras por derivação: prefixação e sufixação - Lista de palavras - Laboratório gramatical: . grupo nominal e verbal . sujeito e predicado - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Oralidade Compreensão do oral

- Escutar para aprender e construir conhecimentos.

3.º Período

- Facto e opinião - Ideia principal - Intencionalidade comunicativa: informar, recrear, mobilizar a ação

- Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: identificar facto e opinião, identificar diferentes intencionalidades comunicativas, identificar o tema. - Identificar diferentes graus de formalidade em discursos ouvidos: texto de opinião e notícia.

1.1 1.2 1.3

- Audição de uma notícia e de um texto de opinião: . tema . ideia principal . características da notícia e do texto de opinião - Reprodução de um trava-línguas

- Vocabulário - Informação explícita e implícita - Hierarquização da informação

- Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: apropriar-se de novos vocábulos, descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas, identificar informação explícita e implícita. - Utilizar técnicas para tomar notas e articular a informação com conhecimentos prévios.

1.1 1.2 1.3

- Audição de um poema: . tomar notas . articular a informação com conhecimentos prévios - Recriação oral de um poema - Aula digital

- Ideia principal - Informação explícita e implícita - Inferências

- Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: identificar informação explícita. - Utilizar técnicas para tomar notas e articular a informação com conhecimentos prévios: personagens e assunto.

1.1 1.2 1.3

- Audição de um capítulo de um livro de mistério: . identificar personagens . identificar o assunto - Formulação oral de um aviso

Oralidade Expressão do oral

- Produzir um discurso oral com correção. - Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

- Teste formativo

- Teste sumativo

- Fichas de

- Reconto

Reproduzir trava-línguas para a turma. 2.1 - Audição de uma notícia e de um texto de opinião:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

2.2 3.1 3.2 3.4

. tema

. ideia principal

. características da notícia e do texto de opinião - Reprodução de um trava-línguas - Debater, na turma, significado de frases / expressões - Debater regras para uso do correio eletrónico

trabalho

- Trabalhos em grupo / pares

- Trabalhos de pesquisa

- Caderno diário

- Participação oral

- Planificação do discurso: identificação do tópico / tema, seleção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo - Entoação

- Planificar o discurso de acordo com o objetivo e o destinatário (recitar um poema para a turma). - Dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequados.

2.1 2.2 3.1 3.2 3.4 3.5 3.6

- Audição de um poema: . tomar notas . articular a informação com conhecimentos prévios - Recriação oral de um poema - Falar sobre o tema da família - Debate, na turma, sobre o significado de frases / expressões

- Atos de fala (avisos)

- Usar a palavra de forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar: a formulação de um aviso. - Planificar o discurso de acordo com o objetivo e o destinatário (formular um aviso à turma).

2.1 2.2 3.1 3.3 3.6

- Audição de um capítulo de um livro de mistério: . identificar personagens . identificar o assunto - Formulação oral de um aviso

Leitura - Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas

- Ler em voz alta palavras e textos

- Ler textos diversos

- Apropriar-se de novos vocábulos

- Organizar os conhecimentos do texto

- Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo

- Monitorizar a compreensão

- Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Texto narrativo, expositivo - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Funções e objetivos da leitura - Tipos e formas de leitura - Hierarquização da informação - Intencionalidade comunicativa: informar, recrear, mobilizar a ação - Ficção, não-ficção - Informação relevante e acessória - Tipos de perguntas

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, notícia, enciclopédia (índice, capitulo).

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir o objetivo da leitura. Utilizar técnicas para recolher informação:

sublinhar, rodear e esquematizar. Dominar o léxico do livro e da leitura e dos

meios informáticos de acesso à informação.

Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.

Fazer uma leitura que possibilite: distinguir entre ficção e não ficção, detetar informação relevante, descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna, comparar um texto com outro e detetar traços comuns e contrastes, identifica as principais características de diferentes tipos de texto.

4.1 5.1 5.2 5.3 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 9.2 9.3 10.1 11.1 11.2 11.3 11.4

- Texto narrativo - Leitura dialogada - Notícia - Enciclopédia - Índice - Compreensão: . ordenar acontecimentos . questões . completar frases . índice e capítulo

- Texto narrativo - Texto Conversacional: verbos de discurso, marcas gráficas (travessão, dois pontos) - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Informação relevante e acessória - Funções e objetivos da leitura - Tipos de perguntas - Ilustração, grafismo - Relações intratextuais: causa-efeito

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, conversacional.

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir o objetivo da leitura. Fazer uma leitura que possibilite: detetar

informação relevante, distinguir relações intratextuais (causa-efeito), captar sentidos implícitos, responder a questões, resumir parágrafos do texto, exprimir sentimentos, emoções, opiniões provocadas pela leitura de textos (caligrama do poema), comparar diferentes versões da capa / ilustração de um livro.

4.1 5.1 5.2 5.3 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 9.2 9.3 10.1

- Texto narrativo - Texto narrativo com diálogo - Compreensão: . relação causa-efeito . localização de informação . escolha múltipla . reconto - Recolher avisos com diferentes finalidades e proceder à sua análise

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

11.1 11.2 11.3 11.4

-Texto narrativo - Banda desenhada - Relações intratextuais: parte-todo - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Funções e objetivos da leitura - Tipos de perguntas - Ilustração, grafismo, humor

Ler textos de diferentes tipos: narrativo, banda desenhada.

Mobilizar conhecimentos prévios e antecipar o assunto do texto.

Definir o objetivo da leitura. Dominar as técnicas que, em suporte papel

e informático, permitam aceder à informação.

Dominar o léxico dos meios informáticos de acesso à informação.

Fazer uma leitura que possibilite: distinguir relações intratextuais (parte-todo), identificar o tema central e os aspetos acessórios, responder a questões, resumir textos, sequências, legendar imagens.

4.1 5.1 5.2 5.3 5.4 6.1 7.1 8.1 8.2 8.3 8.4 9.1 9.2 9.3 10.1 11.1 11.2 11.3 11.4

- Texto narrativo - Banda desenhada - Compreensão: . completar e ligar frases . escolha múltipla . esquemas . legendagem - Aula digital

Escrita - Desenvolver o conhecimento da ortografia.

- Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

- Planificar a escrita de textos.

- Redigir corretamente.

- Escrever textos narrativos.

- Escrever textos informativos.

- Escrever textos dialogais.

- Escrever textos diversos.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Rever textos escritos.

- Texto narrativo: componentes da estrutura narrativa - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia - Seleção e organização da informação

Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Escrever uma curta mensagem: correio eletrónico (e-mail).

Redigir uma notícia breve ou um pequeno artigo.

Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento.

Escrever textos em termos pessoais e criativos: conclusão da narrativa de acordo com a estrutura do texto.

Elaborar por escrito resposta a questionários.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.3 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 17.1 19.1 20.1 20.2 20.3

- Correio eletrónico (e-mail): . planificação, escrita e revisão - Notícia: . planificação, escrita e revisão - Criar um jornal de turma - Procurar notícias e fazer a análise das mesmas - Aula digital

- Texto narrativo - Texto descritivo - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia - Seleção e organização da informação

Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Escrever uma curta mensagem: recado. Construir narrativas, no plano real ou da

ficção, obedecendo à sua estrutura. Elaborar uma descrição: imagens. Rever os textos com vista ao seu

aperfeiçoamento.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.3 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 16.1 16.2 19.1 20.1 20.2 20.3

- Recado: . planificação, escrita e revisão - Escrita criativa: . texto narrativo completo . texto descritivo a partir de imagens - Escrever frases sobre o amor e elaborar um caligrama com essas mesmas frases - Escrever a conclusão de um texto narrativo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Texto narrativo - Planificação, textualização e revisão de textos - Escrita compositiva - Coerência e coesão - Pontuação - Ortografia - Seleção e organização da informação

Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos.

Elaborar um texto, integrando banda desenhada.

Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento.

Desconstrução do texto de banda desenhada e estudo da sua linguagem característica.

Escrever textos em termos pessoais e criativos: banda desenhada.

12.1 12.2 12.3 13.1 13.2 13.3 13.4 14.1 15.1 15.2 15.3 16.1 16.2 18.1 19.2 20.1 20.2 20.3

- Escrita criativa: . continuação da banda desenhada - Inventar e escrever um aviso

Educação Literária - Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas

- Ler em voz alta palavras e textos

- Ler textos diversos

- Apropriar-se de novos vocábulos

- Ler e ouvir ler textos literários (lista).

- Compreender o essencial dos textos escutados e lidos (lista).

- Ler para apreciar textos literários (lista e PNL).

- Ler em termos pessoais (PNL).

- Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.

OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA

1 - Alice Vieira A Arca do Tesouro – Um Pequeno Conto Musical OU Álvaro Magalhães O Senhor do seu Nariz e outras Histórias

2 - António Torrado Trinta por uma Linha (escolher 6 contos) OU O Mercador de Coisa Nenhuma

3 - Guerra Junqueiro “Boa sentença”, “O fato novo do Sultão”, “João Pateta” in Contos para a Infância OU Irene Lisboa “A Pata Rainha”, “O Vento”, “Os Príncipes Gémeos” in Queres Ouvir? Eu Conto

4 - Luísa Dacosta Robertices

5 - Luísa Ducla Soares Poemas da Mentira e da Verdade (escolher 8 poemas) OU Vergílio Alberto Vieira A Cor das Vogais (escolher 8 poemas)

6 - Matilde Rosa Araújo As Fadas Verdes (escolher 8 poemas)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

7 - Perrault Contos de Perrault (trad. Maria Alberta Menéres) OU

Carlo Collodi As Aventuras de Pinóquio (trad. José Colaço Barreiros)

- Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Funções e objetivos da leitura - Tipos e formas de leitura - Ficção, não-ficção

Ler textos de diferentes tipos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Utilizar técnicas para recolher informação:

sublinhar, rodear e esquematizar. Dominar o léxico do livro e da leitura e dos

meios informáticos de acesso à informação.

Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.

Fazer uma leitura que possibilite: distinguir entre ficção e não ficção, detetar informação relevante, descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna, comparar um texto com outro e detetar traços comuns e contrastes, identifica as principais características de diferentes tipos de texto.

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.1 25.2 25.3

- Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa - Aula digital

- Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Informação relevante e acessória - Funções e objetivos da leitura - Ilustração, grafismo - Relações intratextuais: causa-efeito

Ler textos . Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Fazer uma leitura que possibilite: detetar

informação relevante, distinguir relações intratextuais (causa-efeito), captar sentidos implícitos, responder a questões, resumir parágrafos do texto, exprimir sentimentos, emoções, opiniões provocadas pela leitura de textos), comparar diferentes versões da capa / ilustração de um livro.

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9

- Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

23.1 23.2 24.1 24.2 25.1 25.2 25.3

- Relações intratextuais: parte-todo - Assunto e ideia principal - Sentidos explícitos e implícitos - Funções e objetivos da leitura - Ilustração, grafismo, humor

Ler textos. Mobilizar conhecimentos prévios e

antecipar o assunto do texto. Definir o objetivo da leitura. Dominar as técnicas que, em suporte papel

e informático, permitam aceder à informação.

Dominar o léxico dos meios informáticos de acesso à informação.

Fazer uma leitura que possibilite: distinguir relações intratextuais (parte-todo), identificar o tema central e os aspetos acessórios, responder a questões, resumir textos, sequências, legendar imagens.

21.1 21.2 21.3 21.4 22.1 22.2 22.3 22.4 22.5 22.6 22.7 22.8 22.9 23.1 23.2 24.1 24.2 25.1 25.2 25.3

- Leitura a várias vozes - Leitura a pares - Leitura silenciosa - Aula digital

Gramática

Conhecimento Explícito da Língua

- Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.

- Conhecer propriedades das palavras.

- Analisar e estruturar unidades sintáticas.

- Compreender formas de organização do léxico.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Palavras complexas - Diacríticos: hífen, cedilha e til - Determinante possessivos

Identificar os processos de formação de palavras.

Determinantes possessivos. Classificar e seriar (estabelecer classes,

ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra).

Identificar as características que justifiquem a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe.

27.4

- Processo de formação de palavras por composição - Cedilha e til - Laboratório gramatical: . determinantes possessivos - Aula digital - Ficheiros

- Vírgula (não utilização entre o sujeito e o predicado) - Processos de concordância - Registo formal e informal - Princípios reguladores da interação discursiva - Princípios de cortesia - Formas de tratamento - Determinante artigo: definido e indefinido - Determinante demonstrativo - Função sintática: complemento direto

Explicitar regras de ortografia. Explicitar as regras de pontuação. Comparar dados e descobrir

regularidades: processos de concordância. Identificar marcas de registo formal e

informal. Classificar e seriar (estabelecer classes,

ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra).

Identificar as características que justifiquem a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe.

Identificar funções sintáticas.

27.4 27.5 28.4

- Vírgulas proibidas - Concordância GN - GV - Formas de tratamento - Complemento direto - Artigos definidos e indefinidos - Laboratório gramatical: . determinantes demonstrativos - Jogos - Aula digital

- Relação semântica entre palavras - Determinantes demonstrativos - Frase negativa e afirmativa - Tempos verbais: presente, futuro, pretérito (perfeito e imperfeito)

Classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra).

Identificar as características que justifiquem a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe.

Distinguir frase afirmativa e negativa. Explicitar algumas regras de flexão verbal.

27.1 27.2 27.3 27.4 27.6 27.11 27.12 28.2 28.4

- Relação semântica entre palavras - Tipos e valores de frases - Determinantes demonstrativos - Tempos verbais - Jogos de palavras - Aula digital

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Estudo do Meio

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

A minha nacionalidade e naturalidade

Conhecer símbolos

nacionais, regionais e locais

- Distinguir freguesia / concelho/ distrito / país. - Localizar em mapas a capital de Portugal e os distritos.

- Conhecer símbolos locais:

. da freguesia/concelho/distrito (bandeiras e brasões). - Localizar em mapas as ilhas e arquipélagos portugueses. - Conhecer símbolos regionais:

. dos Açores e da Madeira (bandeiras e hinos regionais).

16

5 15 16

- Se existirem na turma alunos nascidos fora de Portugal, pedir-lhes que refiram em que país nasceram e propor aos colegas que identifiquem a sua nacionalidade.

- Convidar esses alunos a apresentar um pouco do seu país e incentivar a localização no mapa-mundo.

- Solicitar aos alunos que tragam para a escola o seu documento de identificação para analisar coletivamente os dados nele inscrito.

- Com esses dados iniciar o preenchimento do cartão de cidadão.

- Solicitar aos alunos que elaborem uma lista de naturalidades, completando frases.

- Elaborar coletivamente um cartaz com o mapa de Portugal e localizar nele a naturalidade de todos os alunos da turma.

- Aula Digital: Pelos caminhos de Portugal

- Pedir previamente aos alunos que pesquisem o brasão e a bandeira da localidade da escola para apresentarem na sala.

- Alertar para a localização e tamanho dos arquipélagos em relação a Portugal continental.

- Localizar Portugal continental e os arquipélagos dos Açores e da Madeira no mapa-mundo.

- Projetar um mapa de Portugal continental para ajudar os

alunos a localizar o distrito onde nasceram e aquele onde se

Avaliação diagnóstica Ficha Formativa Fichas de trabalho Trabalho a pares Trabalhos em grupo Trabalho de pesquisa Cadernos Participação Ficha Sumativa

1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Os membros da minha

família

O meu passado familiar

mais longínquo

O meu corpo

- Estabelecer relações de parentesco: . Construir uma árvore genealógica simples.

- Reconhecer datas e fatos significativos da história da família: . Localizar numa linha de tempo. - Reconhecer locais importantes para a história da família: . Localizar esses locais em mapas ou plantas. - Conhecer unidades de tempo: a década.

- Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais: . Digestão; .Circulação; .Respiração. - Conhecer as funções vitais. - Conhecer alguns órgãos dos aparelhos: . Localizar esses órgãos em

representações do corpo humano.

5 13 14 16

3 4 16

20

situa a escola.

- Elaborar coletivamente um cartaz com o mapa de Portugal e localizar nele a naturalidade de todos os alunos da turma.

- Aula Digital: esquema de Conceitos

- Mostrar aos alunos imagens de famílias: nuclear, monoparental, alargada, …

- Discutir o conceito de família alargada.

- Propor adivinhas sobre os graus de parentesco.

- Solicitar aos alunos que tragam para a escola fotografias de acontecimentos importantes para a sua família.

- Organizar um cartaz com o tema A história da minha família.

- Apresentar o trabalho aos colegas.

- Propor aos alunos que, com dados recolhidos, construam uma banda desenhada sobre os locais importantes para a história da sua família, por ordem cronológica.

- Propor pesquisas sobre curiosidades do corpo humano para apresentação na sala.

- Visualizar o vídeo Eu e o meu corpo, do instituto Gulbenkian de Ciência.

- Propor a elaboração de uma banda desenhada que mostre a viagem dos alimentos através do corpo humano.

- Aula Digital: Jogo Procurar a digestão. - Visualizar imagem com o sistema circulatório e identificar coração, veias, artérias, e capilares.

- Realçar a função das artérias e veias.

1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

O meu corpo

• Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades de reação. • Realizar experiências sensoriais. • Reconhecer estados psíquicos e respetivas reações físicas. • Reconhecer alguns sentimentos e suas manifestações.

- Reconhecer a importância do ar puro e do sol para a saúde.

- Aula Digital: Jogo Labirinto Sanguíneo.

- Explorar imagem com o sistema respiratório e colocação de questões.

- Medir a caixa torácica com uma fita e após a inspiração profunda e depois de expirarem todo o ar.

- Verificar a diferença das duas medições e discutir a razão pela qual existem diferenças.

- Aula Digital: Jogo Inspirar e expirar.

- Explorar imagem com o sistema excretor e promover a inferência de que os resíduos líquidos são eliminados pelo suor e urina.

- Aula Digital: Atividade Cruzadinhas.

- Identificar e registar diferenças existentes entre os rapazes e raparigas no aparelho reprodutor

- Aula Digital: Animação sistema reprodutor.

- Distribuir aos alunos duas folhas para que registem uma sensação agradável e outra desagradável.

- Apresentar os registos e discutir o facto de uma situação desagradável poder não o ser para outros.

- Propor o diálogo com os alunos levando-os a relatar situações em que tenham sentido alegria, tristeza, euforia, felicidade, medo…

- Pedir para verbalizarem como reagiram em cada uma delas.

- Propor que cada aluno escolha uma sensação ou sentimento e que construa uma máscara que o represente.

- Promover uma discussão sobre o ambiente e a importância da sua preservação.

1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

A saúde do meu corpo

A segurança do meu

corpo

- Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

- Conhecer algumas regras de primeiros socorros: . Mordeduras de animais; •.Hemorragias.

24 25 27 30

- Estabelecer ligações com a saúde do nosso corpo.

- Debater regras de reciclagem sensibilizando para a sua importância.

- Construir ecopontos na sala de aula.

- Visualizar um cartaz alusivo à prevenção rodoviária associada ao consumo de álcool, promover a discussão da mensagem a transmitir.

- Aula Digital: Atividade Alerta Saúde 24

- Recolher caixas de tabaco vazias e discutir com os alunos as mensagens nelas inscritas.

- Elaborar um trabalho projeto de elaboração de cartazes ou folhetos que sensibilizem a comunidade escolar para os perigos do consumo de drogas que dependência

- Convidar um profissional de saúde a vir à sala para falar sobre socorrismo

O passado do meio local

- Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral. - Conhecer fatos e datas importantes para a história local. - Conhecer vestígios do passado local: . Construções; . Alfaias e instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; . Costumes e tradições locais; . Feriado municipal. - Reconhecer a importância do património histórico local.

4 5 6 13 14 15 16 18 31

- Visualizar imagens de monumentos existentes no país e no concelho, para identificação dos mesmos

- Organizar grupos para pesquisar outros monumentos candidatos às 7 maravilhas de Portugal

- Organizar um cartaz com o mapa de Portugal e localizar nele as cidades cujos monumentos foram candidatos

- Colar no mapa a fotografia de cada monumento

- Elaborar um trabalho projeto sobre o país ou concelho, em que fica situada a escola, sensibilizando os alunos de que há vários tipos de património: construção, arqueológico, etnográfico, etc…

⇛ Aula Digital: Animação Viagem ao passado

⇛ Aula Digital: Atividade De tradição em tradição

Ficha Formativa Fichas de trabalho Trabalho a pares Trabalhos em grupo Trabalho de pesquisa

2ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Outras culturas e tradições de outros povos

Conhecer costumes e tradições de outros povos

Os seres vivos do ambiente próximo

- Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral. - Conhecer fatos e datas importantes para a história local.

- Outras culturas da sua comunidade: . Conhecer aspetos de outras culturas que eventualmente habitem na localidade ou bairro.

- Raças espalhadas pelo mundo. - Comparar e classificar plantas segundo alguns critérios, tais como: cor da flor, forma da folha, folha caduca ou persistente, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis, … • Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas. • Reconhecer a utilidade das plantas. • Comparar e classificar animais segundo as suas caraterísticas externas e modo de vida. • Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais. - Construir cadeias alimentares simples.

15 16 31

19

30

- Se na turma existirem crianças vindas de outros países, propor-lhes que falem sobre aspetos relacionados com a sua cultura: pratos típicos, canções, vestuário, …

- Explorar as tradições apresentadas.

- Se os alunos mostrarem interesse, localizar no mapa-mundo os países referidos.

- Preparar uma saída ao recinto escolar ou campo perto da escola, para observar e recolher material para trabalhar ao longo da unidade.

- Pesquisar e organizar um cartaz com plantas comestíveis e não comestíveis

⇛ A partir de folhetos de supermercados recortar os alimentos provenientes de plantas separando-os de acordo com a parte da planta a que pertencem.

⇛ Aula Digital: Jogo Chuva de plantas

⇛ Com base na observação reconhecer modificações registadas nas árvores ao longo do ano.

⇛ Selecionar árvores de folha caduca e folha perene

⇛ Solicitar fotografias ou desenhos das árvores em diferentes momentos.

- Organizar e classificar o material recolhido na saída

- A partir da visualização de imagens reconhecer a diferença entre raízes aprumadas e fasciculadas.

- A partir da visualização de imagens reconhecer a existência de grande variedade de cores e tamanhos de flores dentro da mesma espécie.

Cadernos Participação Ficha Sumativa

2ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Os seres vivos do ambiente próximo

Deslocações dos seres

vivos

Aspetos físicos do meio

local

Aspetos físicos do meio

- Reconhecer as deslocações dos animais: . Para onde vão, quando partem, quando voltam. - Recolher amostras de diferentes tipos de solo: • . Identificar algumas das suas caraterísticas (cor, textura, cheiro, permeabilidade); • . Procurar o que se encontra no solo (animais, pedras, restos de seres vivos). • Recolher amostras de rochas existentes no ambiente próximo: • - Identificar algumas das suas caraterísticas (cor, textura, dureza, …);

22

- Incentivar a descoberta das utilidades das plantas

- Levar os alunos a enunciar os fatores que condicionam a vida das plantas

- Visualizar imagens de animais e solicitar aos alunos que indiquem algumas diferenças observáveis

- Recolher outras imagens de animais, sorteá-las pelos alunos para construção do BI do animal selecionado.

- Incentivar o aprofundamento dos conhecimentos sobre os animais apresentados. Propor pesquisas para apresentação aos colegas.

- Aula Digital: Jogo Fuga do zoo

- Aula Digital: Jogo Reviball

- Visualização de imagens alusivas à deslocação dos animais, promovendo o diálogo, a fim de salientar a razão de alguns animais migrarem.

- Realçar que a erosão pode ser devida a vários fatores: vento, água, ação humana.

- Salientar que o húmus é o constituinte mais importante do solo.

- Discutir os diferentes tipos de solos

- Recolher amostras de solo diversificadas para sua identificação

- Levar os alunos a conjeturar sobre o tipo de solo da zona da escola, argumentando o seu raciocínio.

- Aula Digital: Atividade Super Toupeira

- Realizar uma experiência que elucide os alunos sobre a permeabilidade dos solos

- Disponibilizar exemplos das rochas a estudar para que os

2ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

local

Realizar experiências

com ímanes

• - Reconhecer a utilidade de algumas rochas. • Distinguir formas de relevo existentes na região: • - Observar indiretamente (filmes, livros, PowerPoint…); • - Localizar em mapas. • Distinguir meios aquáticos existentes na região: - Localizar em mapas; • - Reconhecer nascente, foz, margem direita e esquerda, afluentes.

- Realizar experiências com ímanes

2 9 10 11 12 21 32

21

alunos as manipulem e observem

- Promover o diálogo acerca das formas de relevo apresentadas indicando as diferenças entre elas.

- Disponibilizar aos alunos conjuntos de cartões com imagens de diferentes formas de relevo e pedir-lhes que, em grupo, as organizem em: montanhas, planicíes, planaltos, vales e serras.

- Pesquisar “Qual o melhor tipo de solo mais indicado para a agricultura?”

- Visualizar mapas com legendas e ajudar os alunos a interpretá-los.

- Levar os alunos a descobrir o ponto de maior altitude de Portugal continental.

- Projetar na sala o mapa relevo sobrepondo-lhe um mapa com os distritos, para localizar as principais formas de relevo.

- Promover o diálogo na turma, alertando para as quantidades de água existentes no planeta Terra.

- Propor a audição da canção Balada Do Outono, de Zeca Afonso - Distribuir o poema desordenado e pedir aos alunos que, a pares, o ordenem de acordo com o que ouviram e o seu significado.

⇛ Atividade prática. O clipe alpinista

⇛ Aula Digital: Atividade Magnetismo

2ºperíodo

Os astros

- Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor. - Verificar as posições do Sol ao longo do dia. - Distinguir estrelas de planetas. - Conhecer os pontos cardeais. - Identificar processos de orientação: . Bússola;

1 7 21

- Explorar imagens alusivas aos astros, para observação de estrelas e da Lua.

- Propor uma pesquisa sobre os planetas. Dividir a turma em grupos e atribuir a cada um planeta.

- Apresentar o trabalho à turma.

- Garantir que os alunos percebem que o Sol é a única estrela do sistema solar.

Ficha Formativa Fichas de trabalho Trabalho a pares

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Realizar experiências

com a luz

Os meus itinerários

Localizar espaços em relação a um ponto de

referência

. Rosa-dos-ventos.

- Realizar experiências com luz

- Descrever itinerários não diários. - Localizar os pontos de partida e de chegada. - Traçar os itinerários em plantas ou mapas. - Processos de orientação

21 28 2

1 21

- Alertar para o perigo da exposição solar.

- Debater os cuidados a ter para a preservação da camada de ozono.

- Aula Digital: Jogo Outra dimensão.

- Realizar uma experiência que mostre porque é que o Sol aquece menos no inverno do que no verão.

- Atividade prática: verificar as diversas posições da sombra ao longo do dia.

- Construir uma bússola

- Desenhar uma rosa-dos-ventos

- Incentivar o diálogo sobre imagens alusivas a fontes luminosas.

- Realizar experiências que levem os alunos a perceber que o material de que é feito um objeto influencia a sua sombra.

- Aula Digital: Atividade A magia das Sombras. - Aula Digital: Jogo experiências

- Afixar na sala um mapa da localidade da escola e solicitar aos alunos que localizem alguns espaços da zona envolvente.

- Listar com os alunos espaços da localidade da escola, identificá-los no mapa e identificar a sua função.

Trabalhos em grupo Trabalho de pesquisa Cadernos Participação Ficha Sumativa

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Os diferentes espaços da minha localidade

O comércio local

Manusear objetos em

- Reconhecer espaços públicos e espaços privados. - Localizar esses espaços numa planta do bairro ou da localidade. - Reconhecer que as pessoas se deslocam. - Contactar, observar e descrever diferentes locais de comércio: . O que vendem; onde se abastecem; como se transportam os produtos; como se conservam os produtos alimentares; como se vendem… . Reconhecer menções obrigatórias nos produtos; . Reconhecer a importância do recibo e/ou fatura.

- Manusear objetos em situações concretas:

. Tesoura, martelo, serrote, máquina fotográfica gravador,

16

16 17

- Identificar com os alunos os principais locais de comércio da localidade da escola e debater de que tipo de comércio se trata e o que lá se pode comprar.

- Debater os direitos dos consumidores e os efeitos da publicidade, que influencia a nossa decisão de compra.

- Consultar coletivamente na sala o sítio da internet da Associação para a Defesa do Consumidor e o portal do consumidor sistematizar a informação relevante.

- Aula Digital: Jogo Trocas comerciais

- Solicitar aos alunos que tragam caixas e outras embalagens vazias para a sala para montar uma loja

- Usar folhetos de supermercado como recurso para etiquetar os produtos.

- Disponibilizar notas e moedas. Organizar um modelo de fatura e entregar aos alunos, para aprenderem a usá-la.

- Analisar a informação necessária para que seja passada uma fatura.

- Salientar a importância dos aditivos na conservação e aparência dos produtos alimentares.

- Fomentar o diálogo sobre os cuidados específicos a ter no manuseamento de determinados objetos.

- Abordar os cuidados a ter com aparelhos elétricos,

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

situações concretas

Meios de comunicação

Realizar experiências de

mecânica

retroprojetor, projetor de diapositivos, lupa, bússola, microscópio, computador, … - Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação. - Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização. • Investigar sobre a evolução dos diferentes tipos de comunicação (pessoal e social). • Investigar sobre a evolução dos diferentes tipos de transportes. - Realizar experiências de mecânica

21

5 16

21

aparelhos contundentes ou cortantes.

- Chamar a atenção para a necessidade de ler antecipadamente as instruções do fabricante para o manuseamento e conservação dos objetos.

- Organizar uma visita de estudo a um dos locais: museu nacional dos coches, museu da Carris, museu da marinha.

- Organizar a turma em grupos para realizar um trabalho sobre a evolução dos transportes (terrestres, aéreos, aquáticos).

- Fazer o registo numa tabela do transporte mais utilizado com maior regularidade pelos alunos e posteriormente construir um gráfico de pontos.

- Realizar uma pesquisa sobre a história das comunicações ao longo dos tempos.

- Apresentar à turma os resultados obtidos.

- Permitir que os alunos manuseiem alguns objetos, como o abre-cápsulas, o quebra – nozes, a pinça e a tesoura.

- Pretende-se que percebam ao usar, por exemplo, o abre-cápsulas terá mais dificuldade em abrir a garrafa se lhe pegarem junto à garrafa.

- Discutir as respostas dos alunos e concluir.

- Realizar experiências que permitam aos alunos perceber: o equilíbrio (balanças, baloiços e mobiles).

- Solicitar exemplos de utilização de roldanas.

- Propor a construção de uma roldana.

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Atividades económicas

- Fazer o levantamento dos principais produtos agrícolas da região. - Reconhecer a agricultura como fonte de matérias-primas. - Identificar alguns fatores naturais com influência na agricultura. - Observar o ritmo dos trabalhos agrícolas ao longo do ano. - Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente resultantes do uso de produtos químicos na agricultura. - Fazer o levantamento das principais espécies animais

criadas na região. - Distinguir entre exploração pecuária familiar e industrial. - Reconhecer a criação de gado como fonte de alimentos. - Reconhecer a criação de gado como fonte de matérias-primas. - Fazer o levantamento das principais espécies florestais da região. - Identificar alguns produtos derivados da floresta da região. - Reconhecer a floresta como fonte de matérias-primas.

10

11

12

16

17

21

24

26

30

- Realizar experiências que permitam aos alunos explorar as propriedades elásticas.

- Realizar experiências que facilitem aos alunos a compreensão sobre o movimento pendular.

⇛ Aula Digital: Sopa de revisões

- Visualizar imagens alusivas às atividades económicas, levando os alunos a identificá-las.

- Identificar quais as atividades que se desenvolvem na localidade da escola.

- Promover debates sobre a utilização de químicos na agricultura.

- Propor aos alunos a realização de uma lista onde constam alimentos que se consomem diretamente da agricultura e de outros que servem de matéria – prima para outros produtos que consumimos.

- Salientar que a diversidade de produtos varia de região para região tendo em conta o clima, o tipo de solo, o declive dos solos, etc.

- Aula Digital: Atividade Cavalgar para cultivar

- A partir da análise de documentos escritos e imagem, distinguir os diferentes tipos de gado existentes.

- Colocar questões sobre a exploração florestal ou silvicultura, promovendo o diálogo entre os alunos.

- A partir de documentação escrita e imagem, solicitar aos alunos que definam o que é a aquicultura e em que difere da pesca.

- Realizar uma listagem dos locais de pesca e das principais espécies pescadas na região.

- Aula Digital: Jogo Aqui há peixe.

3ºperíodo

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

- Relacionar algumas atividades com a exploração florestal. - Conhecer algumas normas de prevenção de incêndios florestais. - Fazer o levantamento de locais de pesca da região. - Fazer o levantamento das principais espécies pescadas na região. - Reconhecer a pesca como fonte de alimentos. - Identificar alguns fatores que podem pôr em perigo as espécies aquáticas. - Reconhecer formas de comercialização e conservação do pescado. - Fazer o levantamento de outras atividades ligadas aos meios aquáticos. - Fazer o levantamento de locais de exploração mineral. - Fazer o levantamento dos principais produtos minerais da região. - Reconhecer a exploração mineral como fonte de matérias-primas. - Fazer o levantamento das indústrias existentes no meio local. - Identificar algumas matérias-primas usadas nessas indústrias. - Identificar para onde vão e como vão os produtos finais. - Reconhecer as indústrias como fontes de poluição. - Identificar alguns fatores de

- Propor pesquisas em pequenos grupos sobre transformações de matéria – prima na indústria.

- Solicitar o registo da informação em esquema. - Elaborar um texto que refira: as caraterísticas e atrativos turísticos da região, as paisagens, os monumentos, os edifícios, as instituições, a gastronomia. - Sensibilizar os alunos para os danos no ambiente que a exploração mineral provoca.

- Fazer o levantamento das vantagens e desvantagens da extração de minerais do solo e subsolo.

- Propor a observação de imagens com construções, incentivando a discussão sobre a função de cada uma: pontes, barragens, quarteis, etc.

- Propor um projeto sobre as atividades económicas da região.

- Solicitar uma apresentação do trabalho efetuado à turma.

- Avaliar coletivamente os trabalhos apontando aspetos positivos e os aspetos a melhorar.

- Aula Digital: Jogo À caça do conhecimento

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

atração turística. - Reconhecer algumas infraestruturas turísticas da região. - Discutir vantagens e desvantagens do turismo para a região. - Observar edifícios e identificar materiais utilizados na sua construção. - Identificar profissões envolvidas na sua construção. - Reconhecer outras construções e as suas funções. - Reconhecer a importância e a necessidade do saneamento básico e do abastecimento de água. - Reconhecer a importância e a necessidade dos espaços de lazer.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Expressões Artísticas

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: actividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Expressão Plástica

Comunicação visual/ Elementos da forma

Modelagem e

escultura

- Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade da terra, areia, barro, massa de cores, pasta de madeira e pasta de papel. - Modelar, usando apenas as mãos. - Modelar, usando utensílios. - Fazer esculturas simples.

24 26 30 31

- Permitir ao aluno o contato com terra, areia, barro, massas de cores, pasta de madeira e pasta de papel e dialogar sobre a sua resistência e plasticidade. - Facultar à criança alguns daqueles materiais para que esta modele livremente com as mãos e com a ajuda de utensílios. - Esculpir em barras de sabão, em cortiça, em cascas de árvore macias, …

- Participação - Empenho - Fichas de trabalho

1ºperíodo

Construções

- Montar e desmontar objetos. - Inventar novos objetos, utilizando materiais ou objetos recuperados. - Construir brinquedos, jogos, máscaras, adereços, … - Fazer construções a partir de representações no plano (maquetas).

29 31

- Solicitar ao aluno que traga para a escola caixas e materiais diversos para que os possa desmontar e inventar novos objetos, com esses mesmos materiais. - Com os materiais que os alunos trouxeram de casa e recuperaram no recreio (latas, papéis, folhas, paus, …), construir brinquedos diversos (fantoches, aproveitar para fazer os enfeites de Natal).

1ºperíodo

Desenho (expressão livre)

- Desenhar livremente em superfícies diversas. - Explorar as possibilidades técnicas de dedos, paus, giz, lápis de cor, carvão, lápis de cera, feltros, tintas, pincéis, … utilizando suportes de diferentes tamanhos, espessuras, texturas e cores.

27 31

- Facilitar à criança o desenho livre em tabuleiros de areia, terra molhada, chão do recreio, quadro da sala, … - Através de desenhos referentes à quadra natalícia, permitir que a criança explore técnicas de pintura, utilizando materiais diversos e desenhar em suportes de tamanhos variados, diferentes espessuras, texturas e cores (fazer um cartaz sobre o Natal, postais de Natal, pintar o presépio, …).

1ºperíodo

Desenho

(expressão livre)

Desenho

- Criar frisos de cores, preenchendo quadrículas. - Desenhar mapas e plantas.

- Utilizar a régua, o esquadro e o compasso.

27 29

31

- Fornecer papel quadriculado às crianças e motivá-las à criação de frisos. - Desenhar a planta da sala de aula, da escola, de

casa e mapas da área escolar e zona habitacional.

2ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

(expressão livre)

- Desenhar livremente.

- Utilizar livremente a régua, o esquadro e o compasso em diversos trabalhos. - Realizar desenhos de tema livre.

2ºperíodo

Pintura

(expressão livre)

- Fazer pinturas livremente. - Explorar as possibilidades técnicas de mão, esponjas, trinchas, pincéis, rolos, com pigmentos naturais, guache, aguarela, tintas de água, … - Fazer experiências de mistura de cores. - Pintar superfícies e, por descoloração, desenhar. - Fazer jogos de simetria, dobrando uma superfície pintada. - Pintura: soprada, lava, com dois materiais diferentes, de cenários, em superfícies não planas, …

27 30 31

- Realizar pinturas livremente. - Em momentos privilegiados de pintura, embora respeitando a liberdade criativa do aluno, transmitir técnicas de pintura com mãos, esponja, trinchas, pincéis, … - Fazer experiências diversas de mistura de cores: com guache, aguarela, … - Pintar uma folha a uma cor só; logo de seguida, com o dedo, desenhar sobre a tinta. - Numa folha, deitar algumas gotas guache ou aguarela; dobrar a folha ao meio e pressionar para espalhar bem a tinta; abrir e observar a distribuição das cores, os tons resultantes, …

2ºperíodo

Recorte Colagem

Dobragem

- Explorar as possibilidades de diferentes materiais: elementos naturais, lãs, cortiça, tecidos, objetos recuperados, jornal, papel colorido, ilustrações, … rasgando, desfiando, recortando, amassando, dobrando, … procurando formas, cores, texturas, espessuras, … - Fazer dobragens.

29 30 31

- Facultar à criança diversos materiais e dialogar sobre as suas texturas, espessuras, … - Fazer dobragens diversas: barco, chapéu, rã, … - Construir uma casa a partir de uma caixa. - Desenhar a frontaria de uma casa, pô-la de pé e abrir portas e janelas.

2ºperíodo

Impressão

- Estampar elementos naturais. - Fazer monotipias. - Fazer estampagem. - Estampar utilizando moldes. - Imprimir com carimbos.

31

- Usar guaches, estampar folhas, frutos ou legumes de formas variadas. - Improvisar carimbos executados em cartão, em plástico, em vegetais, em cortiça e imprimi-los em diversos suportes. - Executar impressões com carimbos.

3ºperíodo

Fotografia Cartazes

Fotografia

- Utilizar a máquina fotográfica para recolha de imagens. - Fazer composições com fins comunicativos

(usando a imagem, a palavra, a imagem e a palavra): recortando e colando elementos,

30 31

32

- Sair da sala de aula e deixar que todas as crianças utilizem a máquina fotográfica para recolha de imagens da natureza, poluição, seres vivos, meios de

transporte, … - Após a turma se encontrar dividida por grupos,

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Cartazes

desenhando e escrevendo, imprimindo e estampando.

executar cartazes utilizando as fotos tiradas pelos alunos e baseado num tema sugerido pelo grupo: utilizar também o recorte e colagem, desenho, escrita, impressão e estampagem, técnicas que aprenderam ao longo do ano.

- Participação - Empenho

3ºperíodo

Desenho

(expressão livre)

- Enriquecer o campo de experiências individuais ou de grupo.

31

- Desenhar livremente, tendo como ponto de partida festividades da época.

3ºperíodo

Construções

- Enriquecer o campo de experiências individuais ou de grupo.

31

- Construir balões de São João, arcos para as marchas, papagaios de papel, …

3ºperíodo

Expressão Dramática

Jogos de Exploração

- Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho, aos pares, … - Explorar as atitudes de: imobilidade / mobilidade, contração / descontração, tensão / relaxamento, … - Explorar a respiração torácica e abdominal. - Explorar o movimento global do seu corpo, da menor à maior amplitude. - Explorar os movimentos segmentares do corpo. - Explorar as diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais: diferentes atitudes corporais, diferentes ritmos corporais, diferentes formas, diferentes fatores de movimento. - Explorar maneiras diferentes de produzir sons. - Explorar sons orgânicos ligados a ações quotidianas. - Reproduzir sons do meio ambiente. - Aliar a emissão sonora a gestos/ movimentos.

1 1

- Atravessar a sala de aula com movimentos variados, a caminhar, a saltar, ao pé-coxinho, em bicos de pés, de cócoras, com passos curtinhos, … só de mão dada a um colega. - Eleger uma posição de estátua e manter-se imóvel o maior espaço de tempo possível. Um aluno inventa uma posição e os outros imitam. - Deitados no chão, de pé e sentados, colocar uma mão no peito e outra na barriga, respirar profundamente, sentindo os movimentos do peito e da barriga. - Deixar que a criança escolha algo para imitar e fazer com que o imite da melhor forma: comboio, carro, vento, animais diversos; o som produzido deve ser também o mais próximo possível da realidade. - Aproveitar a sugestão anterior para explorar formas diversas de produzir sons. - Tentar que uma criança reproduza um som do meio ambiente e que os outros o identifiquem. - Fazer jogos de exploração de sons: um aluno do quadro chama o seu colega da última fila, de seguida repete, mas colocando as mãos do lado da boca. - Reproduzir sons que costuma usar para, por exemplo, enxotar um cão.

1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Jogos de Exploração

- Explorar a emissão sonora, fazendo variar a forma de respirar, a altura do som, o volume da voz, a velocidade, a entoação. • Explorar diferentes maneiras de dizer vocábulos (dicção). - Explorar os efeitos de alternância silêncio/emissão sonora.

- Fazer jogos de adivinhação de sons: um aluno produz um som (de um navio, de um pássaro, de cão a ladrar, de camião, …) e os companheiros tentam adivinhar qual o som produzido; teatralizar os sons produzidos (gestos que faz quando ri à gargalhada, …).

1ºperíodo

Jogos de Exploração

- Explorar o espaço circundante. . Adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz. - Explorar deslocações simples, seguindo trajetos diversos. - Explorar diferentes formas de se deslocar: de diferentes seres (reais ou imaginados), em locais com diferentes características. - Utilizar espontaneamente atitudes, gestos, movimentos. - Reagir, espontaneamente, por gestos e movimentos a sons, palavras, ilustrações, atitudes e gestos. - Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, táteis. - Deslocar-se em coordenação com um par. - Explorar diferentes níveis (baixo, médio, alto). - Explorar mudanças de nível: individualmente, aos pares, em pequenos grupos. - Reproduzir movimentos em espelho e por contraste. - Improvisar individualmente atitudes, gestos movimentos a partir de diferentes estímulos: sonoros ou verbais, um objeto real ou imaginado, um tema.

1

- De olhos fechados, os alunos tentam dizer os objetos que se encontram atrás, ao lado, … - Os alunos recolhem-se todos num local: fundo da sala, do recreio, do ginásio, …; um aluno percorre um itinerário entre as mesas, árvores, … e depois indica a um seu companheiro para se deslocar através do mesmo percurso. - Deixar que a criança escolha um animal; fazer com que o imite no modo de se deslocar, nos gestos, nos sons emitidos, reações, movimentos, … - Desenhar, no recreio da escola, um grande itinerário com sinais de orientação ou com objetos que façam parte de um código que oriente o aluno a percorrê-lo; jogar à caça ao tesouro, a par, e introduzir gradualmente no jogo pistas auditivas e táteis. - Jogos de percursos com dificuldades: rastejar debaixo de objetos, passar de pedra em pedra, utilizar mesas e cadeiras para simular os obstáculos. - Com um companheiro, criar figuras que ele reproduz por espelho e contraste.

2ºperíodo

2ºperíodo

- Participar na elaboração oral de uma história.

2

- O professor conta o início de uma história, após ter dividido a turma em grupos; cada grupo vai inventar

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Jogos Dramáticos

- Improvisar um diálogo ou pequena história, num pequeno grupo. - Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras e afinidades semânticas.

um final para a história; comparação dos diversos finais. - Através de uma ilustração, de imagens, de sons ou sequências sonoras, objetos ou temas, levar as crianças, em grupos pequenos, a improvisar um diálogo ou uma pequena história. - Uma criança sugere uma palavra e as outras tentam dizer palavras com afinidades sonoras e semânticas à palavra sugerida.

2ºperíodo

Jogos Dramáticos

- Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa: em interação com o outro e num pequeno grupo. - Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos, constituindo sequências de ações – situações recriadas ou imaginadas, a partir de: objetos, um local, uma ação, personagens, um tema. - Improvisar situações, usando diferentes tipos de máscaras. - Utilizar diversos tipos de sombras (chinesas). - Inventar, construir e utilizar adereços e cenários. - Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto: ler, recitar. - Elaborar, previamente em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação. - Realizar recitações.

2 3 4 5

- Através de máscaras que poderão ter sido já feitas pelos alunos e de outros adereços, deixar as crianças improvisarem situações diversas, livremente. - Escurecer a sala, mantendo um foco de luz, e levar as crianças a utilizarem as mãos para a execução de diversas sombras chinesas, que o professor pode demonstrar primeiro. - Dividir a turma em grupos e deixar que estes, livremente, improvisem os mais variados adereços e cenários com os objetos presentes na sala de aula (consultório médico, mercearia, casa, …). - Dizer textos individualmente, com entoações variadas: recitar, dramatizar, … - Representar, em grupo, um pequeno texto, utilizando só linguagem verbal. - Repetir o texto, desta vez usando só linguagem não verbal. - Finalmente dramatizar o texto com linguagem gestual e verbal. - Recitar textos de escolha livre.

3ºperíodo

Expressão Musical

- Dizer e entoar rimas e lengalengas. - Experimentar sons vocais. - Experimentar percussão corporal (batimentos, palmas, …). - Acompanhar canções com gestos e percussão corporal.

6 7 8 9 12

- Após o professor sugerir rimas e lengalengas, trabalhar estas com os alunos, usando sobretudo a voz: repeti-las em coro, rapidamente, lentamente, tentar criar uma música e adaptá-las às rimas e lengalengas. - Levar a criança a produzir os mais variados sons

- Participação - Empenho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Interpretação e comunicação

- Construir fontes sonoras elementares, introduzindo modificações em materiais e objetos. - Construir instrumentos musicais elementares, seguindo indicações ordenadas de construção.

vocais que consiga. - Cantar canções que a criança conheça. - O professor sugere um ritmo feito com batimentos de pés, mãos, estalinhos, palmas, … e pede aos alunos que o repitam; este jogo deve continuar com o professor a aumentar gradualmente a dificuldade do ritmo e acompanhar, com eles, canções. - Cantar canções de Natal sugeridas pelas crianças. - Através de materiais diversos que o aluno traz de casa (latas, caixas de iogurte, massas, arroz, cartões, fios, …), a pedido do professor, criar novos instrumentos.

1ºperíodo

Criação e

experimentação/ Perceção sonora e

musical

- Identificar sons isolados: do meio próximo e da Natureza. - Experimentar as potencialidades sonoras de materiais e objetos.

9 10

- Tentar que a criança, de costas, identifique sons da Natureza que os outros alunos tentam reproduzir, por sugestão própria ou do professor.

1ºperíodo

Criação e experimentação/ Perceção sonora e

musical

- Identificar ambientes/texturas sonoras do meio próximo e da natureza. - Adaptar textos para melodias e canções. - Inventar/utilizar gestos, sinais e palavras para expressar/comunicar: timbre, intensidade e duração. - Organizar sequências sonoras para sequências de movimentos. - Realizar danças de roda.

9 10 15 17

- Tentar que as crianças sons da natureza (chuva, cantar dos pássaros, vento, …) e que, com eles, tentem compor uma canção; pode, por exemplo, dividir a turma em grupos e cada grupo cantar a canção com sons diferentes. - O professor sugere à criança uma canção que elas conheçam e, em conjunto, criam gestos para a acompanhar. - Tentar elaborar um diálogo sem palavras, utilizando gestos, sinais e apenas alguns sons. - Treinar danças de roda.

2ºperíodo

Interpretação e comunicação

- Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais, melodias e canções, gravações. - Associar movimentos à pulsação, andamento, dinâmica, acentuação, divisão binária e ternária.

6

- Possibilitar à criança o movimento livre, na sala de aula ou ginásio, partindo de gravações com melodias e canções. - Ensaiar canções.

2ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Criação e experimentação/ Perceção sonora e

musical

- Executar danças tradicionais. - Organizar, relacionar e classificar conjuntos de sons segundo: timbre, duração, intensidade, altura. - Explorar canções e rimas. - Explorar ambientes sonoros em dramatizações. - Explorar danças. - Contatar com várias formas de representação sonoro/musical: em partituras adequadas ao seu nível etário, em publicações musicais, nos encontros com músicos, …

14 15 16 17

- Levar a que as crianças perguntem a familiares quais as danças tradicionais que conhecem e, na escola, tentar reproduzi-las. - Ensaiar canções e praticar rimas. - Criar ambientes sonoros para dramatizações. - Ensaiar canções em grupo para o encerramento do ano letivo. - Ensaiar danças regionais.

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Expressão e Educação Físico Motora

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: actividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Ginástica

- Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas e sequências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimentos.

1

- Executar a cambalhota à frente e à retaguarda. - Saltar ao eixo por cima de um companheiro, após corrida de balanço. - Combinar posições de equilíbrio estático com marcha lateral e meias voltas. - Lançar e receber o arco na vertical, evitando que toque no solo. - Lançar o arco para a frente, no solo, fazendo-o voltar para trás. - Em percursos diversificados, realizar as seguintes habilidades: cambalhota à frente, salto de coelho, salto ao eixo, salto de barreira, rolamento à frente, subir e descer o espaldar, saltar à corda, lançar e receber o arco e rolar a bola sobre o corpo.

- Participação - Empenho

1ºperíodo

Jogos

- Participar em jogos ajustando a sua iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às oportunidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidades e correção de movimentos.

2

- Realizar jogos coletivos: rabia, jogo de passes, bola ao poste, bola ao capitão, bola ao fundo, tentando agir em conformidade com a situação: se tem a bola, passar a um companheiro, e receber a bola com as duas mãos. - Fazer toques de sustentação para o companheiro, com as mãos, antebraços e/ou a cabeça, posicionando-se no ponto de queda da bola, para a devolver. - Impulsionar uma bola de espuma para a frente e para cima. - Realizar batimentos da bola de espuma com raqueta, contra a parede, à esquerda e à direita, num plano à frente do corpo. - Contra um guarda-redes, conduzir a bola,

1ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Jogos

2 progredindo para a baliza e rematar. - Com um companheiro, passar e receber a bola e rematar, acertando na baliza.

1ºperíodo

Jogos

- Participar em jogos ajustando a sua iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às oportunidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidades e correção de movimentos.

2

- Cooperar com os companheiros, procurando realizar ações favoráveis ao cumprimento das regras e do objetivo do jogo. Tratar os colegas de equipa e os adversários com igual cordialidade, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física. - No jogo do mata, com bola, passar ou rematar a bola, criar linhas de passe para receber a bola, intercetar o passe ou esquivar-se. - Jogo da rolha – na situação de atacante (caçador), perseguir os fugitivos e evitar que os salvem: em situação de defesa, fugir e esquivar-se e tentar salvar um fugitivo apanhado.

2ºperíodo

Atividades rítmicas expressivas

- Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais.

3

- Exploração individual do movimento - com ambiente musical adequado, a partir de movimentos dados pelo professor, seguir timbres diversificados e a marcação rítmica. - Exploração da movimentação em grupo – em ambiente musical adequado e de acordo com a marcação rítmica dada, combinar habilidades motoras e ajustar a sua ação às alterações ou mudanças da formação.

2ºperíodo

Percursos na Natureza

- Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as caraterísticas do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente.

3

- Colaborar com a sua equipa, interpretando sinais informativos simples (no percurso ou no mapa), para que esta, acompanhada pelo professor, cumpra um percurso, combinando as habilidades aprendidas, mantendo a perceção da direção do ponto de partida e outros pontos de referência.

2ºperíodo

Jogos

- Participar em jogos ajustando a sua iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às oportunidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidades e correção de movimentos.

2 2

- Futebol – pontapear a bolas, parada e em movimento, manter a bola no ar, com toques de sustentação com os pés e cabecear a bola com a testa. - Jogo do puxa-empurra – respeitar as regras de segurança estabelecidas e a integridade física do parceiro, mesmo à custa de desvantagem; colocar

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Jogos

o parceiro fora dos limites de um quadrado ou círculo, puxando-o ou empurrando-o, pelos braços ou tronco; o aluno deve evitar ser colocado fora do quadrado ou círculo, “fugindo” às ações do parceiro. - Jogo Caçadores e Fugitivos – dois alunos são os caçadores e tentam, trocando a bola entre si, acertar nos fugitivos; cada fugitivo que for atingido passa a caçador; ganha o último fugitivo a ser atingido. - Jogo Urso Dorminhoco – um aluno deitado no solo; um dos colegas toca-lhe e tenta fugir-lhe; se for apanhado, passará a ser ele a fazer de urso. - Salto em comprimento, salto em altura, lançar a bola tipo ténis, em distância. - Corrida de estafeta, realizando o seu percurso com rapidez. - Concurso a pares, utilizando a bola e raqueta devolver a bola ao companheiro. - Em concurso individual de voleibol, sustentar a bola com toques de dedos (com as duas mãos acima da cabeça), com flexão e extensão de braços e pernas, posicionando-se no ponto de queda da bola.

3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Estudo Acompanhado

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

- Identificar estratégias de estudo. - Aprender a planificar o estudo e o trabalho. - Organizar instrumentos de trabalho e o local de estudo. - Identificar fatores perturbadores do estudo. - Aprender a eliminar fatores prejudiciais ao estudo. - Desenvolver o gosto pelo trabalho e pelo estudo. - Descobrir motivações e interesses. - Desenvolver as capacidades de cooperação, solidariedade e respeito pelos outros. - Respeitar normas e critérios de atuação. - Desenvolver a iniciativa e a persistência. - Aumentar autoestima e autoconfiança. - Melhorar a atenção e a concentração. - Desenvolver as capacidades de memorização e raciocínio. - Confrontar diferentes métodos de estudo e de trabalho. - Desenvolver a capacidade de comunicação. - Melhorar as competências de leitura. - Desenvolver a expressão oral e escrita. - Promover a integração de saberes. - Desenvolver a criatividade. - Desenvolver as capacidades de pesquisa,

- Realizar o diagnóstico sobre os hábitos e métodos de estudo e trabalho. - Definir critérios de trabalho em grupo. - Organizar um horário. - Planificar o tempo diário e semanal de estudo. - Organizar o local de estudo. - Organizar os cadernos diários. - Organizar e utilizar os manuais escolares. - Consultar: livros, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas, ficheiros, mapas geográficos, … - Pesquisar documentação na biblioteca. - Interpretar textos. - Sublinhar (como e o quê). - Fazer esquemas e resumos. - Usar técnicas de memorização. - Treinar o raciocínio lógico e abstrato. - Ler gráficos. - Aperfeiçoar a pontuação. - Exercitar a acentuação. - Aperfeiçoar a caligrafia. - Exercitar a expressão escrita. - Elaborar um inquérito. - Preparar uma entrevista. - Usar aparelhos áudio-visuais. - Utilizar o computador no processamento de texto; na produção de tabela e gráficos; produção de desenhos; exploração de jogos didáticos; pesquisa na Internet; … - Imprimir trabalhos.

- Participação - Empenho - Fichas de trabalho - Trabalho a pares . Trabalhos em grupo - Trabalho de pesquisa - Cadernos

1º/2º/3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

seleção e tratamento de informação. - Utilizar as tecnologias da informação e comunicação. - Aprender de forma cada vez mais autónoma. - Desenvolver as capacidades de auto e hetero-avaliação.

- Digitalizar imagens num scanner. - …

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Formação Cívica

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Eu e os Outros

Apresentação dos alunos à turma

Funcionamento da Assembleia de Turma

Direitos e deveres dos alunos

Vida da escola

Direitos humanos

Violência

- Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania. - Promover o desenvolvimento da autoestima, de regras de convivência e do respeito mútuo que contribuam para a formação de cidadãos autónomos, participativos, tolerantes e civicamente responsáveis. - Desenvolver os valores da solidariedade e do respeito pela diferença. - Proporcionar momentos de reflexão sobre a vida da turma, da escola e da comunidade, bem como os princípios democráticos que orientam o seu funcionamento. - Fomentar situações de diálogo e reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos alunos. - Proporcionar situações de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e da democracia. - Adquirir conhecimentos importantes para a compreensão do funcionamento da sociedade e das suas instituições.

- Desenvolver o espírito de cooperação, solidariedade e justiça. - Demonstrar autonomia, capacidade de negociação e tomada de decisão. - Desenvolver as capacidades de comunicação e intervenção. - Reconhecer a vida, a verdade, a liberdade, a justiça, a lealdade, a igualdade, a tolerância, o altruísmo como valores universais. - Favorecer a integração dos novos alunos na turma e na escola. - Promover um clima de abertura e confiança na turma. - Proporcionar um espaço de participação de todos os alunos da turma. - Exprimir opiniões fundamentadas. - Respeitar opiniões diferentes. - Respeitar a vontade da maioria. - Conhecer os direitos e deveres constantes do Regulamento Interno. - Compreender a importância do cumprimento de regras. - Conhecer as sanções disciplinares e as suas implicações. - Participar ativamente na resolução de situações problemáticas da escola. - Conhecer os principais direitos consagrados na DUDH. - Reconhecer que existem vários tipos de violência. - Conhecer alguns perigos da violência social.

- Participação - Empenho - Fichas de trabalho - Trabalho a pares . Trabalhos em grupo - Trabalho de pesquisa - Cadernos - Assembleia de Turma

1º/2º/3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Xenofobia, Racismo, Discriminação

Apoio ao idosos e aos

mais carenciados

Símbolos locais e nacionais

Preservação do

Património

Fundamentalismo religioso

Educação para a

saúde

Primeiros socorros

Alimentação equilibrada

Prevenção do

consumo de drogas, álcool e tabaco

Poluição

- Desenvolver os valores do direito à diferença (xenofobia, racismo, discriminação, …). - Desenvolver e ou participar em ações de solidariedade material e humana para com os idosos e os mais carenciados. - Identificar os símbolos locais e nacionais e conhecer o significado. - Desenvolver a sensibilidade pela preservação e valorização do património. - Respeitar as diferentes crenças e ideias religiosas. - Identificar a prevenir situações de risco para a saúde física e mental. - Desenvolver hábitos de vida saudável. - Identificar fatores e prevenir situações de risco para a integridade física. - Compreender a necessidade de uma alimentação equilibrada. - Conhecer medidas de prevenção do consumo de drogas. - Alterar hábitos pessoais que contribuem para a diminuição da poluição do meio ambiente.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

Área de Projeto

Conteúdos temáticos

Objetivos curriculares

Metas

Sugestões metodológicas: atividades/estratégias

Avaliação

Calendarização

Direitos Humanos

Violência

Racismo/xenofobia

Apoio Social

Atividades

económicas

Símbolos nacionais

Saúde e bem-estar

Alimentação equilibrada

Consumo de drogas

Meios de

comunicação social

Poluição

Atividades económicas

Direitos e deveres

- Aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos humanos e materiais existentes. - Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares. - Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada. - Desenvolver áreas de expressão (escrita, oral, tecnológica, artística, …). - Valorizar o significado pessoal e social das aprendizagens disciplinares (ligar os conhecimentos às práticas sociais). - Desenvolver as capacidades de pesquisa, seleção e tratamento da informação. - Utilizar as tecnologias da informação e da comunicação. - Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pela investigação, pelo trabalho e pelo estudo. - Desenvolver competências sociais: a comunicação, o respeito pelos outros, a solidariedade, a cooperação, a autonomia, a negociação, a tomada de decisões, a gestão de conflitos, o respeito por normas e critérios de atuação, …). Desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e a criatividade. - Aumentar a autoestima e a autoconfiança. - Desenvolver a identidade pessoal e

- Identificar problemas diversos. - Planificar um trabalho (definição de objetivos, de recursos humanos e materiais, organização, distribuição e calendarização de atividades) - Recolher informação. - Organizar e tratar informação. - Apresentar trabalhos realizados. - Realizar auto e hetero-avaliação. - Produzir produtos concretos: . Exposições; . Espetáculos; . Comemorações; . Concursos; . Álbuns; . Simulações; . Experiências; . Maquetas; . Construções; . Vídeos; . Reportagens; . Entrevistas; . Produtos multimédia; . Campanhas de intervenção social; . Campanhas de intervenção ambiental; . Ações de voluntariado. . Prestação de serviços à escola. - …

- Participação - Empenho - Fichas de trabalho - Trabalho a pares . Trabalhos em grupo - Trabalho de pesquisa - Cadernos - Assembleia de Turma

1º/2º/3ºperíodo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

3º ANO - PLANIFICAÇÕES ANUAIS Ano Letivo - 2012/2013

dos alunos

Segurança

Família

Corpo

Meios de Comunicação

coletiva. - Permitir o desabrochar do potencial de cada aluno. - Desenvolver as capacidades de auto e hetero-avaliação.