materia12

2
Qualidade Pós-graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico, o advogado e consul- tor Gustavo Rocha de Porto Alegre (RS), é especialista em gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advoca- cia. Com experiência na área jurídica de grandes empresas de todo o país, o advogado indica o Espaider para seus clientes. Em entrevista à Gestão Jurídica, o consultor mostra como a tecnologia pode auxiliar os escritórios de advocacia. Revista Gestão Jurídica: Nos seus artigos, é comum o emprego das expressões crescimento, rentabilidade e permanência no mercado jurídico. Qual é a função de cada uma delas? 10 Tecnologia, ferramenta para o sucesso Especialista em processos de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, o advogado e consultor Gustavo Rocha diz que as ferramentas tecnológicas são estratégicas para o sucesso profissional. GR: Os três termos não são simples adjetivos. São verdadeiras marcas de escritórios cam- peões. Crescer é necessário e quem não atinge bons resultados está fadado a desapare- cer. É a mesma questão com relação a rentabili- dade. Crescimento sem aumento na rentabilida- de também foge aos padrões competitivos. E a permanência no mercado jurídico desencadeia uma série de adaptações e mudanças constantes, já que o dinamismo é uma marca dos negócios. GJ: Qual é o papel da tecnologia na área do direito hoje? GR: A tecnologia veio para facilitar, inovar e, sobretudo, trazer gerenciamento das informações de maneira inteligente. E o melhor de tudo: racionalizando tempo, investimentos e trazendo maior rentabilidade. Gerir corretamente a informação que é recebida, armazená- la e disponibilizá-la de maneira eficaz, eficiente e inteligente é fundamental para o desenvolvimento de qualquer escritório de advocacia. GJ: A utilização de um software de gestão nos escritórios é uma necessi- dade ou um diferencial de mercado? GR: As duas coisas. São necessidades de mercado, já que cada vez mais o Judiciário tem se modernizado e temos áreas no direito que já são totalmente ou quase totalmente eletrônicas, como é o caso do Direito Previdenciário. Mas são também diferenciais, pois os escritórios que estão automatizando suas tarefas internas conseguem produzir muito mais com o mesmo número de funcionários e estrutura e, por isso, conseguem ofertar um serviço de qualidade com uma redução efetiva de custos. GJ: Por que nas suas consultorias você indica o Espaider? GR: Quando o cliente busca um software que consiga atuar como gestor do escritório, indico o Espaider. O Sistema Espaider é um ERP para escritórios de advocacia e departamen- tos jurídicos. “Um dos pontos fundamentais é a geração de diversos relatórios que fornecem dados precisos para a tomada de decisões”

description

GR: Quando o cliente busca um software que consiga atuar como gestor do escritório, indico o Espaider. O Sistema Espaider é um ERP para escritórios de advocacia e departamen- tos jurídicos. GJ: Qual é o papel da tecnologia na área do direito hoje? GR: A tecnologia veio para facilitar, inovar e, sobretudo, trazer gerenciamento das GJ: A utilização de um software de gestão nos escritórios é uma necessi- dade ou um diferencial de mercado? Qualidade 10

Transcript of materia12

Page 1: materia12

Qualidade

Pós-graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico, o advogado e consul-tor Gustavo Rocha de Porto Alegre (RS), é especialista em gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advoca-cia. Com experiência na área jurídica de grandes empresas de todo o país, o advogado indica o Espaider para seus clientes. Em entrevista à Gestão Jurídica, o consultor mostra como a tecnologia pode auxiliar os escritórios de advocacia.

Revista Gestão Jurídica: Nos seus artigos, é comum o emprego das expressões crescimento, rentabilidade e permanência no mercado jurídico. Qual é a função de cada uma delas?

10

Tecnologia, ferramenta para o

sucessoEspecialista em processos de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, o advogado e consultor Gustavo Rocha diz que as ferramentas tecnológicas são estratégicas para o sucesso profissional.

GR: Os três termos não são simples adjetivos. São verdadeiras marcas de escritórios cam-p e õ e s . C r e s c e r é necessário e quem não atinge bons resultados está fadado a desapare-cer. É a mesma questão com relação a rentabili-dade. Crescimento sem aumento na rentabilida-de também foge aos padrões competitivos. E a pe r manênc i a no m e r c a d o j u r í d i c o desencadeia uma série d e a d a p t a ç õ e s e mudanças constantes, já que o dinamismo é uma marca dos negócios.

GJ: Qual é o papel da tecnologia na área do direito hoje?

GR: A tecnologia veio para facilitar, inovar e, s o b r e t u d o , t r a z e r gerenc iamento das

informações de maneira inteligente. E o melhor de tudo: racionalizando tempo, investimentos e trazendo maior rentabilidade. Gerir corretamente a informação que é recebida, armazená-la e disponibilizá-la de maneira eficaz, eficiente e inteligente é fundamental para o desenvolvimento de qualquer escritório de advocacia.

GJ: A utilização de um software de gestão nos escritórios é uma necessi-dade ou um diferencial de mercado?

GR: As duas coisas. São necessidades de mercado, já que cada vez mais o Judiciário tem se modernizado e temos áreas no direito que já são totalmente ou quase totalmente eletrônicas, como

é o caso do Direito Previdenciário. Mas são também diferenciais, pois os escritórios que estão automatizando suas tarefas internas conseguem produzir muito mais com o mesmo número de funcionários e estrutura e, por isso, conseguem ofertar um serviço de qualidade com uma redução efetiva de custos.

GJ: Por que nas suas consultorias você indica o Espaider?

GR: Quando o cliente busca um software que consiga atuar como gestor do escritório, indico o Espaider. O Sistema Espaider é um ERP para escritórios de advocacia e departamen-tos jurídicos.

“Um dos pontos fundamentais é a geração de diversos relatóriosque fornecem dados precisos para a tomada de decisões”

Page 2: materia12

11

Possui todas as ferramentas de controle de processos jurídicos, administrativos e da parte de consultoria da advocacia, aliando ainda módulos específicos de gestão, como BI, Financeiro completo, Contábil, Cobrança, além de módulos por área de atuação, como é o caso de Marcas e Patentes e Societário. Se o cliente busca apenas um software de controle de processos, não está buscando gestão e, portanto, está fadado a ficar fora do mercado. Hoje, se busca mais do que processos. A procura é por ferramentas de gestão que consigam melhorar a realidade dos

Gustavo Rocha é diretor da consultoria especializada GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Qualidade, que presta vários serviços de consultoria e assessoria a escritórios de advocacia, abrangendo itens que vão desde processos de qualidade a soluções em tecnologia, gestão e operacionaliza-ção.

No seu site www.gustavorocha.com existe uma grande variedade de produtos e serviços oferecidos na área jurídica.

Um de seus produtos é o Programa de Alianças Estratégicas. “Através desse serviço, identificamos possíveis parceiros com interesses comuns e mediamos a comunicação entre os escritórios. Não se trata de escritórios correspondentes para cumprimento de precatórias, audiências ou peças processuais. Nossa consultoria visa uma

aliança entre os escritórios, com estudo de mercado, interligação de atividades, cooperação territorial, entre outros interesses”, explica.

Para identificar e unir escritórios para formação de parcerias estratégicas, a GustavoRocha.com utiliza uma rede de contatos em todo o país. “Temos parceiros nas principais capitais com interesse em formar alianças estratégi-cas. Nosso escopo é os associados com segurança, confidencialidade e principalmente visando os interesses de ambos os escritórios atendidos”, destaca.

Gustavo Rocha afirma que todo o escritório de advocacia deve gerir-se de forma empresarial para manter-se competitivo e produtivo. “O advogado deve focar-se no seu trabalho, que é advogar”, diz. A GustavoRocha.com atua para aliar o conhecimento jurídico

Consultoria Com Base Tecnológica

Site www.gustavorocha.com traz dadossobre a atuação do consultor especializadoem escritórios de advocacia

com o know-how administrativo e gerencial. “Em conjunto com a direção do escritório do cliente, analisamos as rotinas, programas, formas de controle e opomos soluções gerenciais, do âmbito de gestão de pessoas - com análises de perfil e trabalho - até as mudanças necessárias nos softwares de controle de processos”, explica.

“O escopo da nossa consultoria é analisar o escritório com as ferramentas que ele já possui, submetendo à apreciação do corpo diretor um modus operandi que vise otimizar as atividades jurídicas, automatizando-as, de maneira a administrar o binômio tempo/custo na busca por maior rentabilidade. Auditamos o sistema jurídico, fornecendo a direção do escritório ou departamento jurídico elementos já analisados, para melhor gestão e direcionamento do futuro da empresa”, afirma.

escritórios e refletir na realidade dos clientes.

GJ: Quais são os diferenciais do Espaider?

GR: Um dos destaques é a automatiza-ção de tarefas internas, que tem como principal conseqüência o aumento da produtividade. Com isso, a resposta ao cliente também é mais ágil e o escritó-rio ganha um diferencial importante. Outro ponto fundamental é a possibili-dade de uma gestão diferenciada através da visibilidade que a geração

dos mais diversos relatórios permite. Com dados precisos, a tomada de decisão se torna mais objetiva e direcionada. De modo geral, é um efeito cascata: quanto mais virtual e automatizado o escritório, mais ágil e eficiente em termos de tarefas adminis-trativas. Esta mudança possibilita mais tempo para pesquisa e desenvolvimen-to intelectual, traduzindo em melhores resultados para os clientes.

GJ: Como seus clientes se adaptaram ao Espaider?

GR: A customização de campos é uma característica que faz toda a diferença na adaptação dos escritórios, não só na mudança de sistema, mas também na implantação de um primeiro software de gestão. A aderência ao Espaider é facilitada graças a alteração de nomes de campos e tarefas, por exemplo, já que cada escritório tem sua forma de lidar com os processos. De uma forma geral, os resultados aparecem de forma imediata e a implantação e adaptação são realizadas com sucesso. Em suma, o Espaider adere a rotina e forma do escritório, bem diferente de outros softwares que obrigam os escritórios a tomarem a forma de seus sistemas.