MATERIAIS E REVESTIMENTOS

40
  MATERIAIS E REVESTIMENTOS PROFESSORA ROSANGELA Turma:Manhã 1. Quais os tipos de vidros?

Transcript of MATERIAIS E REVESTIMENTOS

Page 1: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 1/40

 

 

 MATERIAIS E REVESTIMENTOS

PROFESSORA ROSANGELA 

Turma:Manhã

1. Quais os tipos de vidros?

Page 2: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 2/40

 

O vidro é um mineral antiguíssimo. Suas aplicações são conhecidas da  Antiguidade, pois amuletos e pequenos objetos em vidro bruto foramencontrados no Egito em sepulturas datadas 4.000 a.C. Na construção civil, ovidro é utilizado especialmente pela sua transparência que proporciona luz e solno interior das habitações.

- Vidro Float

É qualquer tipo de vidro fabricado pelo processo de flutuação (float glass).Nele, a matéria-prima quase liquefeita é derramada sobre um leito de estanhoderretido, sobre o qual o vidro flutua e se espalha, buscando seu nível natural,assumindo a forma de uma lâmina lisa e contínua. Enquanto desliza controladae vagarosamente ao longo do percurso de centenas de metros, a massa vai seesfriando naturalmente. Alimentada, na seqüência, para o forno derecozimento, sofre um tratamento térmico padrão - o recozimento. A superfícieé inspecionada para controle de qualidade, por computadores e, finalmente,

cortada em chapas. A espessura final do vidro é definida pela variação davelocidade com que a lâmina se move no trajeto. O processo "float" produz umvidro sem ondulações de superfície, eliminando assim a deficiência visualinerente ao processo anterior, denominado "por estiramento", pois a massa devidro é literalmente arrastada sobre roletes.

 Atualmente, 98% do vidro no Brasil é fabricado por este processo e o produtose denomina "vidro cristal". 

O float pode ser incolor, verde, fumê ebronze. Para obter vidros comuns coloridos, épreciso juntar corante no processo defabricação. No Brasil, é produzido em diversostamanhos e com espessuras que variam de 2a 19 mm

Benefícios 

O vidro float é muito requisitado no mercado. A transparência, durabilidade,boa resistência química, facilidade de manuseio e baixo custo atraem osconsumidores.

 Aplicações 

Geralmente, não recebe nenhum tipo de tratamento e pode ser utilizado nas

Page 3: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 3/40

 

mais diversas aplicações construção civil, indústria de móveis e decoração. Eleé a matéria-prima para o processamento de todos os demais vidros planos:temperados, laminados, insulados, serigrafados, curvos, duplo envidraçamento,espelhos, entre outros.

- Vidro U-glas

 

O vidro U- Glas é impresso, translúcido, com secção em forma de U.

De uma rigidez elevada e auto-portante, pode ser montado a altura elevada. U-Glas utiliza-se em qualquer tipo de construção em que seja exigido um elevadonível de iluminação, também pode ser utilizada em paredes curvas a um customais reduzido.

- Vidro Refletivo

Os vidros refletivos, também chamados de vidros metalizados, são vidros querecebem um tratamento, onde recebem óxidos metálicos, com a finalidade derefletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor, proporcionandoambientes mais confortáveis e economia de energia com aparelhos de arcondicionado.

Existem muitos tipos de refletivos, cada um com suas características eperformances diferentes. Eles variam quanto à capacidade de bloqueio daradiação solar, quanto ao controle da luminosidade, resistência de sua camadarefletiva.

Os refletivos são divididos em dois grupos principais, de acordo com seusistema de produção, são eles:

- Pirolítico

Conhecidos como vidros espelhados,os refletivos pirolíticos são os vidros paracontrole solar que se destacam pela resistência de sua camada metalizada epela sua alta transmissão luminosa.No processo de metalização on-line, a deposição da camada refletiva ocorredurante a fabricação do vidro float, por pulverização de óxidos metálicos, o quegarante durabilidade e homogeneidade da camada refletiva.Devido a essa resistência à abrasão, o refletivo pirolítico pode ser temperado,

Page 4: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 4/40

 

curvado, laminado ou utilizado de forma monolítica, além de poder compor oduplo envidraçamento. Tanto laminado, quanto na composição do vidro duplo,o pirolítico pode ser instalado com a camada metalizada voltada para o interiorou para o exterior da fachada.

- Metalizado a Vácuo

O vidro refletivo metalizado a vácuo é um produto desenvolvido para, atravésde controle de entrada de calor no ambiente, proporcionar maior conforto eeconomia ao usuário. É o vidro que possui melhordesempenho para controle solar em sua forma monolítica (sem a combinaçãocom outros vidros ou com sistemas com câmara de ar interna). A principal recomendação é para que seja instalado na forma laminada, com aface metalizada voltada para o ambiente interno, de forma que a camadametalizada se encontre protegida na união dos vidros em contato com a

película plástica da laminação

Page 5: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 5/40

 

 

Benefícios 

Transparente, com um leve tom esverdeado ou azulado,o vidro refletivo de controle solar é um importante aliadoda estética das fachadas, pois auxilia no controle solarsem criar o indesejável efeito espelho. Oferecedesempenho energético, que reflete para foraprincipalmente as radiações no espectro do

infravermelho próximo e distante. Sua refletividade externa fica entre 8% e10% e sua transmissão luminosa, entre 70% e 80%. Para intensificar suaspropriedades energéticas e até conferir características de segurança, o vidrorefletivo pode ser curvo, insulado, temperado e laminado.

 Aplicações 

Ideal para fachadas, janelas e também para a linha branca pode ser aplicadoem refrigeradores, evitando também que o vidro embace.

- Vidros de segurança

 

Sua tecnologia de fabricação ou sua montagem permite reduzir a probabilidadedos acidentes por choques, deformação ou incêndios.

São eles: Vidro Aramado

O vidro aramado é um vidro impresso translúcido incolor, noqual é incorporada uma rede metálica de malha quadrada,com 12,5mm de lado.

Considerado um vidro de segurança, o aramado é umimpresso translúcido que possui uma rede metálica demalha quadriculada incorporada à massa do vidro. Durante

seu processo de fabricação semelhante ao do vidroimpresso -, assim que o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para aestenderia (conjunto de rolos), o arame (malha de aço) é colocado dentro damassa vítrea. Em seguida, é resfriado gradativamente.

  A rede metálica incorporada ao vidro tem como função principal segurar osestilhaços de vidro na hora do rompimento da placa. Ou seja, em caso dequebra, o vidro fica preso à rede metálica, deixando o vão indevassável até suasubstituição, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra. Por ser

Page 6: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 6/40

 

translúcido, proporciona privacidade e estética ao projeto, ampliando o conceitode iluminação e requinte (possui efeito decorativo). Além disso, o aramadopossui excepcionais índices de resistência ao fogo, prevenindo, assim, oambiente da passagem de chamas e fumaças.

È aplicado em caixa de escada, coberturas, fechamentos de clarabóias,sacadas, peitoris, tampos de balcões, composição de móveis, divisórias eguarda-copos.

 Vidro Duplo ou Termo-acústico

Os vidros duplos (ou vidros insulados) são chamados de vidros termo-acústico,pois dependendo da sua composição, podem oferecer isolamento térmico eisolamento acústico.

O vidro termo acústico é também denominado vidro insulado, vidro duplo ousanduíche de vidros. Na verdade, trata-se de um sistema de duploenvidraçamento, com o benefício da camada interna de ar. O sistema éinsuperável quando a intenção é aproveitar ao máximo a luz natural, combloqueio do calor proveniente da radiação solar. Também proporciona grandeconforto acústico, com maior bloqueio do som.Permite combinar, também, vidros com propriedades diferentes, aproveitandoas características de cada um, como, por exemplo, a resistência dos vidrostemperados (externamente) com a proteção térmica e acústica e a segurançados vidros laminados refletivos (internamente).

O conjunto é garantido pela dupla selagem: a primeira, para não haver trocagasosa; a segunda, para garantir a estabilidade do conjunto.Internamente ao perfil de alumínio, há um hidrossecante, o qual garante acompleta ausência de vapor dágua, impedindo seu embasamento. Este sistemafaz com que o termo acústico seja ótimo isolante térmico e acústico.O conforto acústico é obtido principalmente com a associação da câmara de arcom vidros de espessuras diferentes.O conforto térmico é obtido pela redução da troca de calor dos vidros com oambiente, tornando-o ideal para locais quentes, frios ou com altas variaçõestérmicas. O conforto térmico é potencializado quando em sua composiçãoutiliza-se de vidros refletivos, ideais para manter ambientes mais confortáveis.O vidro termo acústico é indicado para áreas residenciais, comerciais,industriais, aeroportos, danceterias e shoppings.

Page 7: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 7/40

 

 

 Vidro laminado 

O laminado é um vidro de segurança composto deduas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sobcalor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinilbutiral (PVB) ou resina. Existem dois tipos de laminação nomercado: a simples (vidro + PVB + vidro) e a múltipla(vidro + PVB + vidro + PVB + vidro).

Os vidros laminados podem ser fabricados com umainfinidade de cores. Estas variam de acordo com a

combinação das cores dos vidros, o número de películas de PVB e as coresdessas películas ou resinas.

Benefícios 

Em caso de quebra da placa laminada, os cacos permanecem presos. Com aaplicação do laminado, eventuais ferimentos são evitados. Conforme a

Page 8: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 8/40

 

necessidade da proteção segurança de pessoas e/ou de bens patrimoniais olaminado pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo.

  Além de segurança, a laminação confere ao vidro função termo acústica. Oconforto acústico se dá em função da espessura da camada intermediária (PVBou resina). Quando produzidos com placas de vidro de controle solar, os vidroslaminados tornam-se eficientes para manter o conforto térmico. A família dosvidros para controle solar empregados nos projetos arquitetônicos é formadapor refletivo e low-e (baixo emissivo).

 Aplicações 

O laminado simples é mais utilizado na arquitetura em divisórias, portas,  janelas, clarabóias, pára-brisas de carro, vitrinas, sacadas, guarda-corpos,fachadas e coberturas.

 Vidro Antifogo

Os vidros resistentes ao fogo, também chamados deantifogos, são vidros laminados compostos porvárias lâminas intercaladas com material químicotransparente, como o gel intumescente, que se

funde e dilata em caso de incêndio. Ou seja, nomomento em que o vidro recebe calor procedente dofogo e a temperatura eleva-se, o processo deintumescência é ativado, criando uma barreira opacaao fogo. Esse processo também pode ser ativado por

um excesso de temperatura ou de raios ultravioleta derivados da radiação solar.Durante um incêndio, o gel é capaz de absorver a radiação térmica, detendo apressão do incêndio e mantendo constante a temperatura sobre a face dovidro, o posto ao fogo.

O desempenho do vidro resistente ao fogo depende de muitos detalhes

técnicos envolvendo a instalação e o tipo de vidro a ser utilizado. Ou seja, se ovidro tiver de resistir a sessenta minutos de incêndio, o caixilho deverá seguir amesma regra de resistência. Isso significa que o comportamento dos diferentesmateriais deve ser conhecido e projetado para que o sistema funcione deacordo com o esperado. Todo projeto necessita de um sistema completoresistente ao fogo pelo tempo necessário de acordo com a legislação nacionalde cada país. Os especificadores devem estar atentos se existe a necessidadeda utilização de um vidro pára-chamas (que impede a propagação do fogo, masdeixa o calor passar para outro ambiente) ou um corta-fogo (barra tanto a

Page 9: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 9/40

 

chama como o calor). Ou seja, o vidro é pára-chamas quando resiste, semdeformações significativas, o tempo para que foi classificado (estabilidademecânica) e, também, é estanque às chamas e aos gases quentes(estanqueidade). O corta-fogo atende à estabilidade mecânica e àestanqueidade e, ainda, impede a auto-inflamação da face não exposta ao fogoou dos objetos mais próximos (isolamento térmico).

Benefícios 

De ação preventiva, sua função é a proteção contra incêndio - fogo, gases efumaça. O tempo de resistência do vidro resistente ao fogo pode variarconforme sua espessura. Dessa forma, permite evacuação segura, enquanto osbombeiros combatem o fogo. Com esse tipo de vidro, o consumidor diminui apreocupação com incêndios. Além disso, o vidro não se funde e proporcionaisolamento térmico.

 Aplicações 

Sempre que se desejar compartilhar um ambiente, ou seja, mantê-lo isolado doincêndio, proporcionando a evacuação do edifício, o antifogo deve ser utilizado.Em áreas como rotas de fuga, caixa de escada, os compartimentos nasfachadas entre andares e compartimentos horizontal de laje, o antifogo énecessário. Pode ser aplicado em divisórias, fachadas e coberturas quenecessitam de integridade garantida pelo tempo especificado durante umincêndio.

 Vidro resistente a Balas

O vidro blindado é um vidro multilaminado que protegeambiente e veículos automotores contra disparos dearmas de fogo. Cada fabricante desse tipo de vidro podelançar mão de uma composição específica. Na maioria dasvezes, o vidro blindado é fabricado por meio de umprocesso de calor e pressão, que utiliza intercaladamente duas ou mais lâminas de vidro,polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de

policarbonato. Todos os itens são unidos, tornando-se resistentes. São estascamadas plásticas entre as lâminas de vidro que amortecem o impacto eaumentam a resistência do material.

Page 10: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 10/40

 

 

 As espessuras e quantidade de lâminas variam de acordo com o nível que sedeseja proteger. Esses níveis (que vão de 1 a 4 com intermediários) sãoclassificados conforme a norma NBR 15.000 Blindagens para impactosbalísticos Classificação e critérios de avaliação. O Exército Nacional é oresponsável por certificar os fabricantes para produção e comercialização dovidro. Ou seja, somente as empresas que passarem pelos testes aplicados peloExército são autorizadas a produzir e comercializar o vidro blindado.

Benefícios 

Considerado um escudo transparente resistente à penetração de projéteisprovenientes de armas de fogo. Ao atingir o vidro, a energia inicial do projétil épaulatinamente absorvida e dissipada pelas sucessivas camadas que compõemo vidro blindado.

 Aplicações 

Especialmente indicado para automóveis, veículos de transporte de valores,

guaritas, bancos e residências.

Outros tipos de vidros

 

 Vidro pintado a quente Serigrafados

No processo de fabricação do vidro serigrafados oupintado a quente, a imagem que se deseja aplicar aovidro é gravada em uma tela de poliéster etransferida para a peça de vidro, por meio deemissão luminosa. Esse processo lembra o de

revelação fotográfica. A tinta que se aplica ao vidro é o esmalte cerâmico,também conhecido como esmalte vitrificável. O produto é uma combinação defrita (elemento vítreo) e pigmentos inorgânicos à base de óxidos, estabilizadosem alta temperatura. Por se tratar de uma composição vítrea, o esmalte segueas propriedades do vidro. Após a aplicação do esmalte cerâmico, o float passapela têmpera e é submetido a tratamento térmico. Depois de fundida a mais de

Page 11: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 11/40

 

560 graus, a tinta adere à peça, resultando uma impressão com granderesistência a riscos e manchas de gordura. Portanto, o vidro float torna-seserigrafado e temperado, sendo mais resistente que o comum.

 Alguns tipos de vidro refletivo podem ser serigrafados, desde que a metalizaçãoresista à têmpera, proporcionando ganhos em controle solar. Quando aplicadosem situações que exijam segurança, como fachadas, coberturas, escadas eguarda-corpos, a norma indica que os serigrafados devem ser laminados.

Benefícios 

O serigrafado tem funções que vão além da decorativa. Nos automóveis, ageno bloqueio de raios solares (ultravioleta e infravermelho) que causam perda deaderência da cola utilizada na fixação dos vidros. Ou seja, é um instrumento desegurança. Na linha branca, é utilizado principalmente em fornos elétricos e demicroondas, protegendo e escondendo a lã térmica que mantém o calorinterno. A serigrafia é também utilizada para encobrir pontos de cola e peças

internas de alguns produtos. As características de transparência e translucidez,obtidas a partir de cores e desenhos aplicados, resultam em proteção de 0% a100% de cobertura da superfície do vidro, constituindo opção desombreamento em fachadas e coberturas.

 Aplicações 

Com várias opções de cor e desenho são infinitas as possibilidades para acriação e aplicação do serigrafado. Empregados com freqüência em produtos delinha branca e automotiva, o vidro também é utilizado na indústria moveleira econstrução civil (ambientes interiores e fachadas de edifícios).

 Vidro Pintado a frio

O processo do vidro pintado a frio é feito com umaespécie de pistola (compressor). Após lavar o vidrocom álcool isopropílico, aplica-se a tinta. Em seguida,

é preciso esperar a cura total para poder tocá-lo eempilhá-lo. Não se pode temperar um vidro pintado,pois a tinta não suporta a temperatura de 650 graus

dentro do forno de têmpera. No caso de ser necessária a utilização de um vidrotemperado e pintado ao mesmo tempo, é preciso serigrafar o vidro ou temperá-lo antes do processo de pintura a frio.

Page 12: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 12/40

 

Benefícios 

Uma das vantagens do vidro pintado a frio é a economia, pois o vidro é cortadona medida exata e pintado depois, sem desperdício de vidro ou de tinta. Alémdisso, o processo não exige investimento em máquinas e equipamentosespecíficos e ainda oferece inúmeras cores a partir de combinações entre ascores primárias.

 Aplicações 

Recomendada para ambientes internos, como revestimento e móveis.

2. O que é ladrilho hidráulico?

De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgicacom o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usadopara decorar as mansões da nobreza.Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.

Hoje, ele está de volta, resgatado pela tendência retrô que valoriza elementosdo passado na decoração. Quase um século depois, sua produção artesanalcontinua a mesma. Utiliza, inclusive, a forma de bronze originais, trazidas daEuropa. A receita: as tintas são despejadas no molde, que depois é deformado.Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de

prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão emágua. 

3. Quais as madeiras mais utilizadas nos pisos?

Obviamente, há muitas espécies de madeira para listar neste artigo, mas vamosdar uma olhada em algumas opções de madeiras comuns:

Cabriúva-vermelha - castanho/vermelho

Goiabão - amarelo claro

Ipê - pardo/castanho (reflexos esverdeados e amarelados)

Jatobá - castanho amarelo/vermelho

Page 13: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 13/40

 

 

Maçaranduba - vermelho claro/escuro

Muiracatiara - bege-rosado/castanho escuro/vermelho (comestrias escuras)

Pau-amarelo - amarelo

Pau-marfim - branco palha amarelado/amarelo pálido

Tatajuba - amarelo dourado/castanho

Cumaru castanho claro amarelado

Tauari branco amarelado/bege claro

4. Existem vários tipos de revestimentos cerâmicos

  para piso. O que é levado em consideração com 

relação ao peso que cada um suporta? Explique.

Leve em consideração os seguintes requisitos:

- A procedência do produto: verifique a qualidade, marca, garantia de entrega eatendimento técnico da fábrica

- Índice de PEI: que é o resultado do teste de resistência ao desgaste porabrasão, ao qual o piso esmaltado é submetido conforme a norma brasileiraNBR 9455/86, cuja classificação indica a cerâmica mais indicada a cada tipo deambiente e seu tráfego e uso.

São eles:

y  PEI 1: Parede de ambientes residenciais e comerciais internos. Sem

contato abundante com a água e com pouco atrito sobre a superfície.Exemplo: Lavabos e dormitórios sem portas para o exterior.

y  PEI 2: Paredes de ambientes residenciais e comerciais internos. Semcontato abundante com a água e com pouco atrito sobre a superfície.Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas,banheiros e entradas (não são recomendados para ambientes queexigem limpeza pesada e constante).

Page 14: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 14/40

 

y  PEI 3: Paredes e piso de ambientes residenciais internos. Podendo termaior contato com a água, suportando pouca quantidade de sujeirasabrasivas. Exemplo: todas as dependências da casa (banheiros,cozinhas, lavanderias, etc), exceto para os pisos das áreas externas.

Os revestimentos cerâmicos de PEI 1, 2 e 3 são indicados para o uso emparede, onde há pouco impacto e atritos.

y  PEI 4: Piso de ambientes residenciais e comerciais com alto tráfego,para áreas internas e externas. Exemplo: restaurantes, lojas, bancos,entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas aopúblico e outras dependências.

y  PEI 5: Piso de ambientes residenciais e comerciais com tráfego muitoelevado. Ideal para áreas externas, pois este piso quando molhado nãooferecerá maiores perigos de se tornar escorregadio. Exemplo:restaurantes, lojas, bancos, consultório, entradas, calçadas, corredores,exposições abertas ao público e outras dependências.

5. Fale sobre ³materiais ecologicamente corretos´.

Descreva três opções.

Um dos mercados de maior potencial neste século é o de produtos ecológicosvoltados ao consumidor final. Sem deixar nada a desejar aos outros doisgrandes nichos do século, a informática e a biotecnologia, esse é um mercadoainda pouco ou quase nada explorado no Brasil e na América do Sul, embora jáseja uma realidade na União Européia e Oceania (Austrália e Nova Zelândia),onde a força e consciência ambiental dos consumidores já fazem parte dacidadania daqueles povos.

No Brasil, quando se fala em produto ecológico, quase sempre vem à mente aidéia de artefatos elaborados artesanalmente com matérias-primas naturais ou,em âmbito empresarial, de equipamentos e sistemas para controle de emissãode poluentes, tratamento de efluentes e resíduos industriais. Para o consumidorfinal, contudo, o conhecimento do que seja um produto ecológico comercialpara seu uso ainda é algo distante.

Produto ecológico é todo artigo que, artesanal, manufaturado ouindustrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola eindustrial, seja não-poluente, não-tóxico, notadamente benéfico ao meioambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modeloeconômico e social sustentável.

Page 15: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 15/40

 

Um dos exemplos de materiais e revestimentos ecológicos está nas Tintas deTerra Natural que tem como seu principal componente a terra crua; Disponívelem sete cores.

Usado em pintura e textura em paredes internas e externas; tem a vantagemque quando aplicado em paredes internas, proporciona um ambiente mais

saudável por não fechar os poros das superfícies, permitindo um equilíbrio daumidade relativa do ar;

  A aplicação em paredes externas auxilia o retardamento da passagem datemperatura externa para o interior, melhorando as condições térmicas doambiente interno; A cor não desbota.

Outro material ecológico é o Bambu. Escadas, janelas e até prensado na paredesão feitos com este material. No design das construções, este material 100%natural tem sido amplamente utilizado, seja para dar um toque informal àsresidências beira-mar ou, mesmo, quando aplicado em paredes, para reduzir os

ruídos dentro de casa, o bambu não é novidade. Mas e nas construções? Você já deve ter visto em filmes, em especial da China, casas feitas de bambu. Nolitoral brasileiro, também não é difícil encontrar uma ou outra casinha feitadeste material. Agora, e nos centros urbanos brasileiros?

O bambu é amplamente utilizado em diversas partes do mundo, tanto peloaspecto econômico, como, também, por sua resistência. Para se ter uma idéia,uma casa popular feita de bambu, no Equador, onde esta tecnologia já éamplamente utilizada, custa, em média, US$ 400. Já uma casa de alvenaria nãosai por menos de US$ 10 mil. Em relação à resistência, o bambu pode sercomparado ao aço e à madeira. Apesar de entre os três apresentar o menor

peso específico, é um material de grande resistência física, podendo serutilizado para treliças de telhado, estruturas de vigas, pilares, escadas, etc.

O bambu também pode ser utilizado nas construções, como alternativa aotijolo, sem função estrutural, apenas para o fechamento de paredes. O bambupode aparecer em dois tipos de sistema construtivo: como uma taipa (estruturade bambu amarradas entre si, com acabamento de barro ou cimento que podeser amassado e pintado), ou como esterilha (estrutura em varas de bambu,fechamento em esteiras de lascas de bambu amarradas e acabamento emcimento, amassado e pintado). Tem também como alternativa a geração deemprego, por ser uma alternativa excessivamente manual, em que se faznecessário o trabalho de corte e amarrações, certamente precisa de mão-de-obra específica para seu manuseio.

 Além do mais, o Bambu é uma espécie renovável que contribui para o equilíbriodo planeta, ajudando a diminuir a devastação das florestas. E será a madeirado século XXI. O bambu é considerado um excelente isolante, térmico eacústico.

Page 16: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 16/40

 

Ecotextura é um revestimento mineral natural para paredes, isento deelementos derivados de petróleo, à base de silicato de potássio, agregadosselecionados e aditivos especiais. Permeável ao vapor dágua, sua aplicaçãocontribui internamente para regular a umidade relativa do ar e manter umambiente saudável dentro e fora do imóvel. Permite texturas do tipo grafiato,travertino e stuccato.

Ecotextura apresenta excelente rendimento e não requer alteração nosmétodos de aplicação das texturas tradicionais. Aceita aplicação tanto emsuperfícies novas, ainda no reboco, como em paredes já revestidas comtexturas do tipo PVA, acrílica ou mesmo sobre paredes pintadas com cal.

Ecotextura é um importante aliado para construções sustentáveis, reformasecológicas ou em situações em que se busque um produto caracterizado pormelhorar a qualidade do ambiente interno, sem a presença de fungicidasquímicos ou substâncias tóxicas.

Indicações 

Paredes em área externa e interna Locais que requerem acabamento diferenciado

Tipos de textura 

Grafiato, travertino e stuccato.

Benefícios gerais 

Durabilidade e ótima resistência às intempéries Excelente aspecto visual Excelente acabamento em área interna ou externa, tanto para obrasresidenciais. Durabilidade e solidez nas cores Ótima resistência a fungos Preço competitivo Facilidade e rapidez na aplicação Excelente trabalhabilidade do produto na execução Ancora em vários tipos de substratos, inclusive paredes pintadas, blocos deconcreto, blocos de concreto celular etc.

Promove o equilíbrio da umidade no ambiente, reduzindo a incidência dedoenças respiratórias. Naturalmente hidrorrepelente Reproduz estilos rústicos

Benefícios sustentáveis

Sem solventes Sem cheiro

Page 17: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 17/40

 

Sem emissão de COVs* (compostos orgânicos voláteis) Não sela a parede Grande resistência à poluição industrial Matérias-primas abundantes na natureza Isenta de fungicidas sintéticos Elevada permeabilidade; ajuda a manter a umidade mais constante,proporcionando ambientes mais saudáveis Incombustível Mais de 95% dos insumos utilizados para sua elaboração são naturais Permite respiração da parede Livre de solventes Livre de pigmentos à base de metais pesados Repele a água sem selar a parede Resistente a fungos e algas, sem presença de biocidas de síntese.

6. Quais os tipos de portas existentes no mercado?

São portas de correr embutida; de correr externo, vaivém, sanfonada,pivotante, porta camarão.

Page 18: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 18/40

 

7. Quais os tipos de pisos mais utilizados nos

dias de hoje que seguem uma tendência?

Estampas e texturas valorizam os novos pisos e revestimentos. Florais,arabescos, xadrezes e impressões fotográficas cobrem superfícies com beleza.

Tramas, relevos e ranhuras, mas não se engane: a resistência e a praticidadeestão garantidas.

1. Com brilho discreto e desenho em alto-relevo, a cerâmica Geo Cristal (15 x 60 cm),Coleção Havana, da Portinari,a peça, éindicada para paredes de áreas internas2. O efeito óptico desta peça cai bem em

ambientes modernos. O porcelanato Silver Spirol (60 x 60 cm), da Neostone, temdesenho em alto-relevo e cor acetinada3. Estampas africanas e de bichos já são umclássico. O porcelanato Patchwork Africa (22x 88 cm), da Decortiles, marca premium daEliane, a peça, fica marcante na parede dolavabo4. Com textura que lembra a trama de tecidoem tom neutro, o porcelanato Glow (60 x 60cm), da Atlas Concorde, é ideal para piso deambiente social5. Dá para criar uma bela composição com as pastilhas de vidro em placas Wings (asas), da

Coleção Mosaicos (30 x 30 cm) da Colormix,são montadas nas cores lisas e da linha ouro6. Neutro, o ladrilho Bege 4351 (42 x 42cm), da Porto Ferreira, reveste pisos e  paredes de áreas internas e externas.7. Redondinhas e de furta-cor, as pastilhas devidro da Millenium (32 x 32 cm), linhaexclusiva para a Recesa, proporcionam visuale textura. 

Page 19: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 19/40

 

 

1. Parece couro de crocodilo, mas é o  porcelanato Matouche Croco (60 x 60 cm),da Neostone,2 e 3. Com as ranhuras da madeira, mas sem

exigir a mesma manutenção, a cerâmicaEmpório Dormente (15 x 115 cm), daDecortiles, marca da Eliane, dá ar rústico aambientes internos ou externos.Deixasofisticado qualquer estilo de banheiro o brilho discreto da pastilha metalizada (5 x 5cm) da Jatobá. Encontrada em quatro cores, a placa de 30 x 30 cm. 5. A estampa floral comcores calmas está na cerâmica Otono Perla(30 x 60 cm) da Coleção Havana, daPortinari,para parede de áreas internas .6. O porcelanato Argile Bordeaux (60 x 60cm), da Portobello, destaca o aspecto naturalda argila. É resistente para revestir pisos

7. As pastilhas de vidro Tramma Mix daLinha Design, da Vetromini, 20 x 20 cm, têm40 cores e formas quadrada (2,35 cm) eretangular (2,35 x 7,5 cm) que se encaixamem mosaico.

1. O porcelanato TecnoDesign (22,5 x 90cm) da Coleção Domus BW, da Portinari, évendido em tons terrosos com pontoscintilantes. Tem textura suave e alta

resistência. Reveste piso e parede 2. Comdesenho da estilista Adriana Barra, a pastilhade porcelana estampada (5 x 5 cm), daJatobá, forma mosaico em placas de 25 x60cm 3. Da nova coleção Silk, da Jatobá, as pastilhas de porcelana (5 x 5 cm) possuemcor neutra e desenho floral. 4.A espessurade apenas 3,5 mm garante a leveza do porcelanato Laminum Beton Dark Gray (50 x50 cm), da Eliane. É resistente para o piso e pode revestir até móveis 5. Sustentáveis, asEcopastilhas, da Lepri, são feitas a partir decinzas de madeira e têm esmalte biológico. O pastilhado com peças de 5 x 5 cm. 6 e 7.

Com desenhos delicados, as cerâmicas Ondase Floral Quadrada da linha Patchwork (25 x25 cm) fazem parte da Coleção Artistas, daBiancogres, 8. Indicada para revestir apenas paredes, a cerâmica monoporosa retificada daLinha Decori Blu (33 x 58 cm), daBiancogres, tem textura de tecido e passa asensação de aconchego 9. Os filetes feitoscom resina de garrafa PET e resíduos de pedras compõem a canjiquinha , que decora paredes de áreas interna e externa.

Page 20: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 20/40

 

 

8. Quais as pedras mais utilizadas em decoração? 

Fazer uso das rochas na construção é uma arte chamada cantaria. Milenar, atécnica estendeu seu alcance ao Brasil através da influência portuguesa,

especialmente na região rural. No campo, os trabalhadores têm a cultura dapedra. Ainda que a mão de obra esteja familiarizada com o material, saberorientá-la é imprescindível. O bom resultado depende do assentador, quedetermina a aparência por meio da proporção entre pedras grandes e pequenasPor isso, recomenda-se que uma única pessoa trabalhe numa parede o quediminui bastante o rendimento do serviço.Usado em pisos, pode criar continuidade entre ambientes internos e externos.

Entre as pedras usadas como revestimento,

Goiás Grau de dureza: 7 pontos na escala Mohs, mesmo dogranito; Totalmente resistentes em baixas temperaturas; Baixo nível deabsorção de calor; O desgaste à abrasão é praticamente inexistente; Antiderrapante; O mais importante: extremamente bonito.  As cores podemser:verde,verde branca, amarela, rosa e colorida ou mesclada.

São tomé oferecem bom conforto térmico, admitem várioscortes, têm fácil manutenção (podem ficar ao natural ou receber resinahidrofugante) e, se precisarem de restauro, um simples polimento os deixanovos. 

Granito - que é uma pedra extremamente compacta e resistenteque quando polida se torna impermeável. Existem diversas cores de granito.

Mármore - é composto por apenas um mineral que é calcita, é umapedra que tem menor resistência do que o granito e se sujeita a corrosãodevido a sua porosidade. Tem vários tipos e cores.

Page 21: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 21/40

 

Ardósia - pedra azulada, acinzentada ou verde escura, macia e decorte fácil, risca com facilidade.

Miracema - pedra antiderrapante que mancha facilmente comóleos e produtos químicos, devendo ser usada com impermeabilizante. Suportagrandes pesos e intempéries e pode ser para revestimento de garagens epátios.Mosaico Português - é tipo cerâmica pequena e irregular .Granilite - mistura de cimento, pó de mármores, calcários e corantes que temcom resultado varias tonalidades e texturas.

Carranquinha - Conhecida em nossa região como pedracarranquinha. É um quartzito e sua tonalidade é bastante variada, entre cinza everde. É antiderrapante - Não absorve calor - Não retem água

Pedra rachão - e considerada uma pedra primaria, já que nãopassa pelo processo de rebritagem, e muito utilizada em terrenos super moles,aonde a base esta comprometida e não consegue firmeza. A pedra rachãovaria de 4 a 7 polegadas de tamanho, dependendo da utilização do produto,pode ser aplicada em grandes drenos e caixas separadoras . 

Madeira -   A pedra madeira recebe este nome devido à suapigmentação, pois a mesma lembra a textura de algumas madeiras.

É uma das mais belas e procuradas pedras para revestimentos de fachadas,muros e detalhes externos e internos, principalmente nos tons amarelados,apesar de sua vasta gama de tonalidades, que abrangem também o vermelho,rosa, branco, verde, jacarandá, etc. Suas cores podem ser rosa, amarela ebranca. São utilizadas em fachadas, decorações em interiores e cascatas.

Page 22: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 22/40

 

 9. Pesquise sobre as principais características do

revestimento melaminico. E fale sobre fórmica

liquida ou gofrato. Devido a sua alta qualidade, a melamina impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado emambientes altamente esterilizados, pois não permite o desenvolvimento demicroorganismos, resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidosabrasivos utilizados para limpeza. É um produto que não requer trabalhoadicional de acabamento, apenas a colagem de bordas.É um produto que pode ser utilizado em móveis para vários ambientes, comobanheiro, cozinha, estar, escritórios, hospitais, laboratórios e consultórios.

Fórmica líquida ou Gofrato.

É um tipo de pintura fosca obtida com tinta de poliuretano que reproduz umacabamento tipo laqueado, indicado apenas para aplicação com pistola emmadeira lisa. Ela é recomendada para ambientes internos e utilizada em móveise portas. Seu custo não é baixo quando comparado aos revestimentosconvencionais e requer mão-de-obra especializada. Este tipo de pintura levabem mais tempo para secar que as pinturas tintas a base de água, chegando alevar mais de três dias para a secagem completa. A durabilidade estimada pelosfabricantes é de cerca de 10 anos.

10. Quais os materiais mais utilizados na

confecção de móveis planejados?

MD F (ME D I UM D E N S I T Y F I B E R B O A R D )

O MDF é um painel de média densidade produzido a partir da madeirareflorestada de pinus ou eucalipto.

Com revestimento 

Painel de madeira de média densidade revestido com uma ou duas faces emlaminado melaminico de baixa pressão. Disponível em diversos padrões etexturas: brancos, coloridos, fantasias e amadeirados.

Sem revestimento

Page 23: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 23/40

 

 MDF bruto, onde são aplicadas lâminas naturais de madeiras, rádicas nacionaisou pintura.

C o m p e n s a d o s

Laminados - Sarrafeados - Flexíveis - Multisarrafeados 

Laminados: feitos com finas lâminas de madeira prensada e coladas entresi.

Sarrafeados: miolo formado de diversos sarrafos de madeira dispostos umao lado do outro proporcionando um melhor desempenho estrutural.

Flexíveis (para móveis em arco): moldados com cola a base de uréiae formoldeídos dando a mesma estrutura dos compensados sem deformaçõesfuturas.

Multisarrafeados: chapas considerada mais estável pois seu interior levalâminas de +-3mm coladas e prensadas na vertical, fazendo um miolo bemcompacto e mais resistente ao empenamento.Todos imunizados com substâncias antimofo, antifungo e térmitas (cupins

S i s t e m a s p a r a a b e r t u r a d e p o r t a s  

Portas com aberturas normais:  Dobradiças em aço estampado slide on

Portas de abertura na vertical:    Articuladores e pistões pneumáticos conjugados com dobradiças de pressão(sistema slow motion) que proporcionam fechamento suave das portas

Portas de correr:

Utilizados diversos sistemas de abertura com trilhos de alumínio e rodízios comrodas de nylon e rolamentos com esferas de aço, que permitem deslizamentosuave e seguro.

Portas sem puxador:  Sistema de abertura invertida onde a porta se abre com leve toque sobre ela.

Sistema slowmotion

Page 24: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 24/40

 

  A porta, ao fechar, tem sua velocidade reduzida proporcionando fechamentosuave sem bater.

C o r r e d i ç a s

Sistema Sl owmotion

Reduz a velocidade de fechamento da gaveta com suavidade

Sistema Telescópico

Com superior capacidade de carga e aproveitamento interno total da gaveta

Sistema de abertura Push

Dispensa o uso do puxador

 A ramad o s

Cabides extensíveis, gavetas aramadas, porta temperos, fruteiras, portagarrafas, porta latas, porta rolos, porta receitas, porta sapatos, calceiros,cabideiros, etc. 

 Acabame n to s  

Lâminas de madeiras

Produzidas a partir da faqueação das toras, em diferentes processos que nãodesfiguram a aparência natural das fibras, veios e nós da madeira. O resultadosão lâminas ou folhas de madeira com aproximadamente 1 mm de espessurapelo comprimento e largura da tora.

Lâminas recompostas ou pré-compostas:

Madeira clara de reflorestamento reprocessada para dar a aparência desejada,são lâminas fabricadas industrialmente, onde algumas imitam o visual delâminas naturais conhecidas e outras são criações dos designers dessas

indústrias.

Existem atualmente no mercado inúmeras opções de lâminas nacionais eimportadas.

 Verniz: 

Page 25: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 25/40

 

Na madeira maciça são aplicados verniz PU poliuretano com grande capacidadede resistência.

Pintura:

Para pinturas especiais como: laca, satine, pátina, etc, são utilizadosacabamentos recomendados pelos fabricantes.

  V id ro s e Esp e lh o s 

 Vidros:

Podem ser utilizados em tampos, portas e prateleiras.Retos ou modelados em vidro cristal, fantasia ou temperados.Lapidados, polidos e bisotê (cortado obliquamente) - com espessuras que

variam entre 6 a 20mmSão fixados através de suportes diversos com acabamentos cromados,acetinados ou dourados.

Espelhos:    As espessuras variam entre 4 a 6mm. Podem ser retos ou modelados -lapidados, polidos e com bisotê . Também fixados através de suportes diversoscom acabamentos cromados, acetinados ou dourados.

Page 26: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 26/40

 

 

Empresa Pesquisada: Eucatex

 A Eucatex é uma das maiores produtoras de pisos, divisórias, portas, painéisMDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil exportapara 37 países e possui três modernas fábricas em Botucatu e Salto.

Eucatex tem hoje uma área de 45.200 hectares, distribuídos em 66 fazendas,localizadas nas regiões de Salto e Botucatu, no interior do Estado de São Paulo.Um terço desse total, cerca de 13 mil hectares, compreende as áreas dereservas naturais, nas quais predominam dois tipos característicos devegetação: floresta estacional semidecidual e floresta ombrófila densa.

 As áreas plantadas com eucalipto abastecem as unidades fabris do GrupoEucatex com mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira por ano,quantidade suficiente para a manutenção da sustentabilidade do sistema.

Os produtos Eucatex são reconhecidos e certificados pelo Conselho de ManejoFlorestal, entidade internacional que atesta, por meio do Selo Verde (FSC), quesão produzidos de maneira responsável, utilizando madeira produzida sob umregime de manejo economicamente viável, ecologicamente correto esocialmente justo e certificados pela Norma Iso 14001 que garante que osimpactos gerados por nossas atividades são controlados e os resíduosdestinados corretamente afim de proteger o meio ambiente

 A Eucatex tem diversos tipos de produtos dentre eles estão:

PISOS LAMINADOS

HPP: substrato Exclusivo Eucatex.

Os pisos Eucafloor têm a qualidade do exclusivo HPP, um painel de altadensidade desenvolvido pela Eucatex a partir de partículas de eucalipto. O HPP

é fabricado com 100% de madeira reflorestada, proveniente de florestascertificadas pelo Selo Verde da Scientific Certification System (SCS).

Os pisos laminados são produzidos com quatro camadas diferentes e comfunções específicas: 

y  Overlay: É um filme cristalino de celulose com partículas de óxido dealumínio, impregnado com resina melamínica, que garante ao piso

Page 27: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 27/40

 

laminado alta resistência a riscos e à abrasão. Sua baixa porosidadeevita a absorção de líquidos e facilita a limpeza do piso laminado.

y  Laminado: Revestimento decorativo de celulose, impregnado comresina melamínica, que determina o padrão do piso laminado,proporcionando beleza ao produto.

y  HPP: Painel de madeira de alta densidade produzido com partículas deeucalipto, no formato alongado e agulhado, entrelaçadas e unidas comresina melamínica em processo contínuo com alta temperatura epressão. Essa tecnologia, desenvolvida especialmente para utilização emum país tropical (quente e úmido), como é o Brasil, proporciona umacamada lisa e compacta ideal para receber o revestimento do pisolaminado.

Balanceador: É uma camada constituída por lâmina de celulose, impregnadacom resina melamínica, que garante a estabilidade dimensional do piso, além

de protegê-lo contra a umidade proveniente do contrapiso

PISO FAIRTEX

O piso Fairtex foi desenvolvido especialmente para a instalação em feiras eeventos. Produzido com acabamento lacca alta brilho ou acetinado, o pisoFairtexTM combina praticidade e economia com exclusividade e elegância.

 Vantagens 

. Fácil aplicação

. Encaixe macho-fêmea que dispensa uso de cola, pregos e parafusos

. Rapidez na montagem e desmontagem

. Facilidade no transporte

. Alta resistência a riscos, à abrasão e a produtos de limpeza

. Limpeza simples, prática e rápida

. Custo competitivo

Page 28: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 28/40

 

Manutenção

O piso Fairtex deve ser limpo com pano seco ou levemente umedecido. Emalguns casos, poderá ser utilizado sabão neutro. Materiais de limpeza abrasivosdevem ser evitados, pois podem danificar a superfície

TINTAS IMOBILIARIAS

 A Eucatex oferece uma variedade de produtos para quem busca umacabamento final de qualidade. Faça a sua escolha:

  Acrílicos, Impermeabilizantes, látex PVA, esmaltes, vernizes, complementos,peg & pinte, eucalar.

DIVISORIAS

De fácil instalação e manutenção, as divisórias Eucatex são indicadas para oplanejamento de salas e escritórios. Permitem vários tipos de modulação - emforma de X, L ou T, o que possibilita a melhor organização dos espaços e acriação de ambientes privativos.Seus painéis e portas podem ser fornecidos com um tipo de miolo: MSO("honey comb"), capaz de absorver impactos e distribuí-los nos vários pontosque formam as colméias.

Divilux 35

Composto de painéis de 35 mm, portas, perfis e peças para fixação, o sistemade divisórias Divilux 35 possibilita inúmeras combinações que se adaptamperfeitamente à necessidade de cada projeto.Permite vários tipos de modulação - em forma de X, L ou T, com passagem defiação e colocação de painéis em várias situações.

Seus painéis e portas são fornecidos com o miolo: MSO ("honey comb"), capazde absorver impactos e distribuí-los nos vários pontos que formam as colméias

Revestimento

Os painéis e portas do sistema de divisórias Divilux 35 podem ser revestidoscom:Formidur BP Plus: chapa dura de fibras de eucalipto prensadas comacabamento em resina melamínica de baixa pressão, o que confere ao produtoótima resistência superficial à abrasão e aos impactos e riscos.

Page 29: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 29/40

 

Eucaplac UV: chapa dura de fibras de eucalipto prensadas com acabamentoem pintura à base d'água, com secagem ultravioleta, que alia resistência ebeleza.

 Vantagens

- Maior durabilidade

- Maior rigidez e elasticidade

- Facilidade e rapidez na instalação

- Variedade de combinações com padrões diferenciados dos painéis e perfis.

PORTAS

Indicadas para uso interno em residências, escritórios, escolas e edificaçõesindustriais, as portas Eucatex possuem ótimo acabamento e a instalação émuito simples, economizando material e tempo de mão-de-obra.

 Versáteis, ecologicamente corretas e com 5 anos de garantia, as portas Eucatexse adaptam perfeitamente às suas idéias e aos custos da sua obra.

Línea (Linha Dekor) Design diferenciado, que adapta-se a todos osestilos de decoração, do contemporâneo aotradicional.

Cross (Linha Dekor) 

Design diferenciado, que adapta-se a todos osestilos de decoração, do contemporâneo aotradicional.

Page 30: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 30/40

 

 

Eucaplac (Linha Original) 

Pronta para ser instalada, pintura a base deágua com secagem ultravioleta, dispensaqualquer tipo de acabamento.

Eucaprimer (Linha Original) 

Fornecida com pintura em primer, produto finalde qualidade superior.

Eucadur (Linha Original) 

Fabricada na cor natural da chapa, dispensa

masseamento ou uso de lixa.

Batentes e Guarnições em Madeira 

Fornecido na madeira sem pintura ou emprimer, que recebe tratamento de fungicidade.

Batentes Metálicos 

Os batentes de aço zincado da Eucatex foramdesenvolvidos para atender às necessidades daconstrução civil.

Page 31: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 31/40

 

 

PainéisMDF

Eucaprint Lacca AD

Linha de produtos é indicada para fabricação de móveis residenciais maissofisticados.

Painel de superfície espelhada que se destaca pelo brilho, intensidade dacor, melhor contraste e nitidez da superfície. Proporciona mais realismoaos padrões madeirados e unicolores.

O MDF Eucafibra Lacca AD é mais uma alternativa de produto parafabricação de móveis, com acabamento em laca e, portanto, com melhor

relação custo/ benefício para os profissionais de marcenaria e moveleiros.Graças à tecnologia de alta definição, cumpre os quesitos da norma NBR14535 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Móveis deMadeira - requisitos e ensaios para superfícies pintadas.

Fabricados com tecnologia de ponta, o produto está disponível emrevendas madeireiras de todo o país com efeito espelhado, ainda maisvibrantes e nítidos. Para a indústria moveleira os lançamentosacompanham as tendências de padrões que imitam tecido e madeirascom poros brancos, destaque na última edição da feira de Milão, emadeiras exóticas "oliveiras" .

Padrões 

Branco Neve  Cinza Itália  Bordô  Ciliegio Bianco  Ciliegio Cinza 

Ébano Exótic  Nogal Saara  Teka Rivoli  Rovere Cinza  Palissandro 

Preto Málaga  Tecido Corda 

 VITRIO

Lisura e toque perfeitos, graças à superfície vitrificada, são as principaiscaracterísticas do painel Vitrio.TM 

O VitrioTM é um painel alternativo ao vidro ou à laca pintada, para

Page 32: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 32/40

 

fabricação de móveis de linha alta.

Painel com uma nova tecnologia de painéis acabados em verniz acrílicotransparente, no qual o padrão ou a cor é realçada por um efeito únicode profundidade e transparência.

 A resistente camada de verniz acrílico protege a superfície do painel detodo o dano, e as cores e os padrões decorativos permanecemperfeitamente inalterados. O painel também é fornecido com filmeprotetor na face espelhada e o verso é fabricado com revestimentobranco, garantindo qualidade e resistência. Acompanhando as tendênciasmundiais de superfícies com alto brilho, o Vitrio tem efeito visual tãonatural quanto a madeira laqueada e tem o brilho e cor intensificadosgraças à luz que atinge a superfície, ganhando reflexo e refração, comoum espelho.

Com exclusiva variedade de padrões decorativos e tecnologia italiana de

acabamento, pode ser utilizado em móveis de salas e quartos, portas,gavetões, home theaters e estantes.

 Além das cores, que permitem combinações perfeitas e estão emharmonia com as tendências de móveis na Europa, o VitrioTM estádisponível em quatro padrões madeirados, fiéis à madeira natural, comveios contrastantes e quase reais, que definem o design sofisticado eluxuoso, em combinação com os unicolores Cinza Itália, Bianco Milano,Champanhe e Preto Málaga.

Padrões (*imagens meramente ilustrativas - Clique nas imagens para ampliá-las) 

Jacarandá  Legno Gris  Bianco Milano  Champanhe  Teca Natural 

Vintage Wood  Preto Málaga  Cinza Itália 

PAINEIS MDP

Com tecnologia de ponta e 100% de madeira de eucalipto, os painéis MDP(painéis de partículas de média densidade) são produzidos com o maisavançado sistema contínuo de fabricação e utilizados na fabricação demóveis residenciais e para escritórios, hotéis e instalações comerciais.

 A madeira de Eucalyptus Grandis e de Eucalyptus Saligna utilizada nospainéis MDP (painéis de partículas de média densidade) Eucatex sãoprovenientes de florestas próprias e tecnicamente manejadas, como atesta

Page 33: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 33/40

 

o Selo Verde - FSC.

Eucaprint Lacca AD 

Painel MDP revestido com acabamento Lacca,com tecnologia 'Alta Definição', camada de

verniz com maior profundidade, mais uniforme,o que proporciona a evolução da qualidadevisual da cor e do padrão madeirado, cominfinitas possibilidades de padrões e coressofisticadas.

Eucaprint Dekor  

Painel MDP revestido em Lacca com imagens

bidimensionais, originalidade e beleza em um sópainel. Exclusivo e inédito no mercado nacional,possibilita inúmeras soluções estéticas efuncionais adequadas aos diferentes tipos demóveis e estilos de decoração.

Eucaprint EcoWood 

A Lâmina Ecológica Eucaprint EcoWood possuiuma tecnologia exclusiva que reproduz asensação e a naturalidade da madeira e docouro com um efeito visual e texturas quevalorizam o mobiliário.

MDP BP 

É um painel MDP (painel de partículas de média

densidade) com revestimento melamínicotermofundido à baixa pressão, em uma ouambas as faces. Por isso o Eucaprint BP ofereceótima resistência superficial à abrasão e aoimpacto, riscos e agentes manchadores, emdiversos acabamentos.

Page 34: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 34/40

 

 

Eucaprint Lacca 

Pioneiro na tecnologia de ponta emacabamentos e vernizes de última geração, oEucaprint Lacca é um painel MDP (painel departículas de média densidade) revestido emuma face com acabamento em verniz acrílico,

extra-resistente, por secagem ultravioleta (UV).A outra face utiliza revestimento celulósicoimpresso e especialmente envernizado.

Eucaprint FF 

Produzido com o mais avançado sistemacontínuo de fabricação de painéis industriais, oEucaprint FF é um painel MDP (painel de

partículas de média densidade), revestido comfolhas decorativas 'finish foil'.

Eucatop 

Desenvolvido pelo sistema pioneiro da Eucatexde prensa contínua Hydro-Din , o Eucatop é umpainel MDP (painel de partículas de média

densidade) revestido com folhas decorativas'finish foil' e verniz especial brilhante.

Eucasuper  

É um painel MDP (painel de partículas de médiadensidade) cru, impregnadas com resinassintéticas e termofixadas por pressão e altatemperatura. O Eucasuper possui a superfícieuniforme e hiper compacta, o que garantemenor absorção de produtos aplicados paraacabamentos em pintura, laqueação eimpressão. Além de acabamento superior pararevestimentos diversos.

Page 35: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 35/40

 

 

TAMBURATO

Com know-how de décadas na fabricação de produtos que utilizamHoneycomb, a Eucatex desenvolveu um painel estrutural composto,produzido com camadas externas de partículas finas de madeiraprensada, com espessura de 7 mm, e miolo Honeycomb (colméia depapel reciclado). O resultado é um painel para fabricação de móveisrobustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelentedesempenho. Além de ecologicamente correto, o Tamburato Eucatexpossibilita várias aplicações, acompanhando as tendências mundiais dedesign de móveis robustos.

 Vantagens. Ganho em logística - devido ao peso reduzido, o painel é fácil demanusear, principalmente compondo móveis de grande porte, e suasfixações não dependem de sarrafos para estruturar a peça, o quetambém contribui para a diminuição de peso. Benefícios para o consumidor - os móveis fabricados com oTamburato Eucatex são robustos, porém leves e fáceis detransportar. O Tamburato Eucatex acompanha as tendências demobilidade da sociedade e oferece bom desempenho acústico. Ótima estabilidade. Baixo peso

. Ergonômico

. Máxima mobilidade

. Versatilidade de aplicação

 Aplicações . Prateleiras. Tampos de estantes e home theater

. Tamponamento de móveis. Estruturas de móveis/painéis laterais

. Móveis modulares

Padrões

Cru  Branco  Alacante  Ciliegio Claro  Carvalho Maiorca 

Page 36: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 36/40

 

 ChocolateFineline 

Imbuia Brasil  Linheiro Java  Linheiro Mel  Marfim Natural 

Maple Pérola  Noce  Nogal Ébano  Nogueira Natural  Rovere Cinza 

Teka Firenze 

SEPARADOR

Utilizado na paletização de produtos das indústrias de água mineral,sucos, refrigerantes, grãos, óleos, plásticos e vidros em geral, o Eucadur

Separador é uma chapa dura de fibras de eucalipto com cantosarredondados, o que facilita a colocação de filmes do tipo "stretch" ou"shrink".

 Assim, como as demais chapas de fibras Eucatex, o Eucadur Separador éprensado à quente por meio de um processo úmido que reativa osaglutinantes naturais da própria madeira.

 Vantagens . ótimo desempenho mecânico. boa resistência ao ataque de fungos. proporciona estabilidade no transporte. pode ser utilizado na paletização em linha. é reutilizável, o que reduz consideravelmente os custos em relaçãoaos separadores descartáveis. permite o empilhamento dos paletes

Padrão 

Natural (marrom)

CHAPAS DE FIBRAS

Reconhecidas por sua variedade de acabamento e multiplicidade de uso eresistência, as chapas de fibras Eucatex atendem às exigências deinúmeras aplicações das indústrias moveleira, automobilística,

Page 37: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 37/40

 

embalagens, bebidas, artefatos de madeira, brinquedos, marcenarias einstalações comerciais.São produzidas com fibras de madeira de eucalipto, proveniente deflorestas adequadamente manejadas, e prensadas à quente por meio deum processo úmido que reativa os aglutinantes naturais da própriamadeira e confere ao produto alta densidade.

Eucadur  

Com face superior lisa e face inferior corrugada,o Eucadur é uma chapa dura de fibras deeucalipto indicada para a fabricação de móveisresidenciais e de escritórios; aplicação emfundos de móveis e gavetas.

Eucadur Perf urado 

Ideal para a fabricação de produtos quenecessitam de ventilação, displays e gôndolas, oEucadur Perfurado é uma chapa dura de fibrasde eucalipto com face superior lisa e faceinferior corrugada.

Eucaplac 

Chapa dura com acabamento em pintura à based'água e secagem ultravioleta, o Eucaplac éideal para aplicação em fundos de móveis egavetas, em painéis de divisórias, portas ou emdecoração de ambientes.

Page 38: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 38/40

 

 

Formidur BP 

Chapa dura de fibras de eucalipto comrevestimento melamínico termofundido à baixapressão, o que confere ao produto ótimaresistência superficial à abrasão e ao impacto,riscos e agentes manchadores.

T- HDF EUCAFIBRAS

É um painel de partículas de alta densidade, cru, em sua cor natural. Suasuperfície lisa, homogênea e resistente permite receber processos depintura e revestimentos usuais do mercado.

T- HDF PRIME

Os acabamentos do T-HDF Prime são processados em moderna linha depintura, usando exclusivamente tintas a base de água. A superfície éprotegida por verniz UV (secagem ultra violeta) garantido resistência noprocesso de fabricação.

T-HDF EUCAFIBRA LACCA AD

Fabricada com a exclusiva tecnologia de Alta Definição, reproduz o efeitovisual da cor ou da madeira, com transparência e a profundidade únicasem chapas acabados com altíssimo brilho.

T-HDF BP

É a chapa com revestimento melamínico de Baixa Pressão (BP). Comtexturas variadas, em cores e padrões madeirados e fantasia.

É Utilizada em combinação com painéis MDF e MDP, nas aplicações em

fundos de móveis e na construção civil.

Page 39: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 39/40

 

 

Exercício Avulso

Legenda:

1- Bacia

Page 40: MATERIAIS E REVESTIMENTOS

5/13/2018 MATERIAIS E REVESTIMENTOS - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/materiais-e-revestimentos-55a750d059aec 40/40

 

 

MATERIAIS

E

REVESTIMENTOS