MATERIAL 20130531171905TeoriaEmbriologia

10
Embriologia Logo após a fecundação, o zigoto ou célula-ovo inicia a clivagem, ou seja, a divisão para a formação das linhagens celulares que se organizarão em tecidos e órgãos. Tipos de ovos As células originadas dessas divisões iniciais recebem o nome de blastômeros. O zigoto tem a informação genética necessária à formação de todo o organismo. Outro aspecto fundamental no desenvolvimento é a disponibilidade de nutrientes para o zigoto, assegurando um suprimento adequado de energia e de matéria-prima empregada na construção do novo organismo. Os ovos dos vertebrados são classificados de acordo com a quantidade de vitelo ou lécito. Desta forma temos: Oligolécito / Isolécito / Alécito Esse tipo de ovo apresenta uma pequena quantidade de vitelo, uniformemente distribuída. Neste caso, o embrião desenvolve-se no interior da mãe e dela recebe os nutrientes necessários ao desenvolvimento. Encontrado normalmente em mamíferos placentários. Outros animais com esse tipo de ovo são os protocordados e os equinodermos. Ovo oligolécito Heterolécito / Mediolécito / Telolécito Incompleto Este tipo de ovo tem uma quantidade intermediária de vitelo entre a dos mamíferos e a das aves. O vitelo concentra-se mais numa parte do citoplasma, caracterizando a área denominada polo vegetativo; a extremidade em que se localiza o núcleo recebe o nome de polo animal. Anfíbios, de maneira geral, apresentam fecundação externa, sendo que o ovo não possui uma caixa calcária. O zigoto forma um embrião que se converte numa larva (girino) que retira o complemento alimentar da natureza. Ovo mediolécito Megalécito / Telolécito Completo Esse tipo de ovo é rico em vitelo, pois o embrião desenvolve-se principalmente fora da mãe. A parte em que se localiza o núcleo é o polo animal; o restante, rico em vitelo, é o polo vegetativo. O ovo é dotado de uma casca calcária que assegura proteção; apresenta clara (rica em proteínas) e a gema (rica em lipídios) e que corresponde ao vitelo. Na parte superior da gema, encontram-se o núcleo e, ao seu redor, outros componentes citoplasmáticos. É encontrado em aves, répteis e nos mamíferos monotremados, como o ornitorrinco. Ovo megalécito Centrolécito Este tipo de ovo tem uma quantidade intermediária de vitelo, como ocorre nos anfíbios; sua distribuição, no entanto, é diferente, concentrando-se ao redor do núcleo. Muitos dos insetos também apresentam fase larval, capaz de obter alimento do ambiente. Ocorre, por exemplo, em insetos. Ovo centrolécito

description

BCFVBVCN

Transcript of MATERIAL 20130531171905TeoriaEmbriologia

  • Embriologia Logo aps a fecundao, o zigoto ou clula-ovo

    inicia a clivagem, ou seja, a diviso para a formao das linhagens celulares que se organizaro em tecidos e rgos.

    Tipos de ovos As clulas originadas dessas divises iniciais

    recebem o nome de blastmeros. O zigoto tem a informao gentica necessria

    formao de todo o organismo. Outro aspecto fundamental no desenvolvimento a disponibilidade de nutrientes para o zigoto, assegurando um suprimento adequado de energia e de matria-prima empregada na construo do novo organismo.

    Os ovos dos vertebrados so classificados de acordo com a quantidade de vitelo ou lcito. Desta forma temos:

    Oligolcito / Isolcito / Alcito Esse tipo de ovo apresenta uma pequena

    quantidade de vitelo, uniformemente distribuda. Neste caso, o embrio desenvolve-se no interior da me e dela recebe os nutrientes necessrios ao desenvolvimento. Encontrado normalmente em mamferos placentrios. Outros animais com esse tipo de ovo so os protocordados e os equinodermos.

    Ovo oligolcito

    Heterolcito / Mediolcito / Telolcito Incompleto

    Este tipo de ovo tem uma quantidade intermediria de vitelo entre a dos mamferos e a das aves. O vitelo concentra-se mais numa parte do citoplasma, caracterizando a rea denominada polo vegetativo; a extremidade em que se localiza o ncleo recebe o nome de polo animal. Anfbios, de maneira geral, apresentam fecundao externa, sendo que o ovo no possui uma caixa calcria. O zigoto forma um embrio que se

    converte numa larva (girino) que retira o complemento alimentar da natureza.

    Ovo mediolcito

    Megalcito / Telolcito Completo

    Esse tipo de ovo rico em vitelo, pois o embrio desenvolve-se principalmente fora da me. A parte em que se localiza o ncleo o polo animal; o restante, rico em vitelo, o polo vegetativo. O ovo dotado de uma casca calcria que assegura proteo; apresenta clara (rica em protenas) e a gema (rica em lipdios) e que corresponde ao vitelo. Na parte superior da gema, encontram-se o ncleo e, ao seu redor, outros componentes citoplasmticos. encontrado em aves, rpteis e nos mamferos monotremados, como o ornitorrinco.

    Ovo megalcito

    Centrolcito

    Este tipo de ovo tem uma quantidade intermediria

    de vitelo, como ocorre nos anfbios; sua distribuio, no entanto, diferente, concentrando-se ao redor do ncleo. Muitos dos insetos tambm apresentam fase larval, capaz de obter alimento do ambiente. Ocorre, por exemplo, em insetos.

    Ovo centrolcito

  • Clivagem ou segmentao Vimos que h variao em termos de quantidade e

    distribuio de vitelo presente no ovo. Isso tem relao com o modo pelo qual ocorrem as primeiras divises mitticas ou clivagem. Dependendo do tipo, o ovo divide-se integralmente ou no. No caso do ovo oligolcito de um anfioxo, ele parte-se integralmente; o ovo megalcito de uma ave apresenta apenas diviso no polo animal, sem afetar a rea em que se acumula o vitelo.

    Assim, o ovo oligolcito tem segmentao total ou holoblstica, enquanto o ovo megalcito sofre segmentao parcial ou meroblstica. Cada tipo de segmentao total ou parcial subdividido em duas modalidades: Segmentao total ou holoblstica

    tpica de ovos oligolcitos e heterolcitos. Quando ocorrem as primeiras mitoses, so gerados sucessivamente dois e, depois, quatro blastmeros. Na prxima diviso mittica, que origina oito blastmeros, distinguem-se dois tipos de segmentao: Segmentao holoblstica igual a que

    ocorre na maioria dos ovos oligolcitos, produzindo blastmeros de mesmo tamanho.

    Segmentao holoblstica desigual Ocorre nos ovos heterolcitos, que tm maior quantidade de vitelo no polo vegetativo; a segmentao gera blastmeros de tamanho diferente (micrmeros e macrmeros).

    Segmentao parcial ou meroblstica

    encontrada nos ovos megalcitos e centrolcitos, que apresentam, respectivamente, as modalidades discoidal e superficial. Segmentao meroblstica discoidal Ovos

    megalcitos tm ncleo sobre uma grande massa de vitelo; as mitoses ocorrem apenas sobre essa massa de vitelo, gerando um grupo de clulas em forma de disco.

    Segmentao meroblstica superficial ovos

    centrolcitos tm ncleo rodeado de vitelo; h uma camada de citoplasma na periferia da estrutura. No incio do desenvolvimento, ocorre diviso dos ncleos apenas; os ncleos resultantes posteriormente migram para a superfcie do ovo onde se d a individualizao de clulas.

    Resumindo:

    TIPO DE OVO

    CARACTERSTICAS

    TIPO DE SEGMENTA

    O

    CARACTERSTICAS

    OCORRN CIA

    Oligolcito ou

    Alcito

    pouco vitelo espalhado de maneira uniforme pelo citoplasma

    total igual ou holoblstica igual

    produz clulas de tamanho aproximadamente igual

    mamferos, anfioxo, esponjas, corais e estrelas-do-mar

    Heterolcito ou

    Mdiol- cito

    a quantidade de vitelo maior no chamado polo vegetativo do que no polo animal

    total desigual ou holoblstica desigual

    o polo animal divide-se mais rapidamente produzindo clulas menores e mais numerosas do que o polo vegetativo

    anfbios, alguns peixes, maioria dos moluscos, poliquetas e platelmin- tos

    Megalcito ou

    Telolci-to

    grande quantidade de vitelo que recebe o nome de gema

    meroblstica ou parcial discoidal

    a diviso ocorre apenas no polo animal (cicatrcula)

    alguns peixes, rpteis e aves

    Centrolcito

    o vitelo ocupa a regio central da clula

    meroblstica ou parcial superficial

    Segmentao ocorre na regio perifrica da clula

    maioria dos artrpodes

  • Fases do Desenvolvimento Embrionrio

    Aps a fecundao, o zigoto comea a fazer

    mitoses, que resultam em clulas denominadas blastmeros. medida que as mitoses se sucedem os blastmeros vo se tornando cada vez menores de modo que o tamanho total do embrio com 32 ou mais clulas praticamente o mesmo do ovo inicial.

    Clivagem ou segmentao

    Aps sucessivas divises, o aspecto do embrio

    de um macio celular semelhante a uma amora, da receber o nome de mrula.

    As clulas da mrula dispem-se de tal maneira que acabam circundando uma cavidade cheia de lquido. Essa fase chama-se blstula e a cavidade que apresenta recebe o nome de blastocele.

    A blstula uma estrutura dotada de cavidade (blastocele) que no apresenta orifcio comunicando

    o interior com o meio externo

    Em seguida, as clulas sofrem um rearranjo, diferenciando-se em duas camadas celulares: a ectoderme (externa) e a endoderme (interna). Esse processo chama-se gastrulao. O embrio agora denominado gstrula e se caracteriza por apresentar uma cavidade chamada arquntero que se comunica com o meio externo atravs de uma abertura o blastporo. Este, no decorrer do desenvolvimento embrionrio, poder originar o nus ou a boca do embrio. Se originar a boca, trata-se de um animal protostmio. Se der origem ao nus, trata-se de um animal deuterostmio.

    Formao da gstrula. (a) Incio do processo atravs da invaginao de macrmeros. (b) Gstrula

    completamente definida O aparecimento do terceiro folheto embrionrio na

    gstrula (mesoderme) determina a formao de uma cavidade embrionria o celoma. Quando a gstrula no forma a mesoderme, o animal dito diblstico e no apresenta celoma (acelomado). Ainda h o caso dos platelmintos que, apesar de triblsticos, so acelomados. Alguns animais podem apresentar um esboo de celoma (pseudocelomados), mas, somente aqueles nos quais a mesoderme reveste o celoma podemos denominar celomados verdadeiros. O aparecimento da mesoderme tambm determina a denominao de triblsticos para esses embries.

    A gstrula caracterizada pela formao do esboo do sistema digestivo do animal. Na fase seguinte, a nurula comea a se delinear no sistema nervoso.

    A partir da gstrula ocorrem evaginaes e invaginaes que levam formao da nurula.

    Diferenciao da placa neural a partir da ectoderme

    Esquema de Anfioxo durante a neurulao

  • Quando o embrio entra neste ltimo estgio,

    inicia-se a organognese, ou seja, a formao dos rgos e sistemas. Os trs folhetos embrionrios formaro os tecidos e os rgos.

    Segue abaixo uma tabela contendo os folhetos

    embrionrios e as estruturas originadas a partir de cada um deles:

    FOLHETOS EMBRIONRIOS

    ECTODERME MESODERME ENDODERME epiderme e fneros (pelos, unhas, chifres, penas.) glndulas sudorparas, sebceas, mamrias,

    lacrimais e hipfise sistema nervoso (crebro, medula, nervos e

    gnglios nervosos) cristalino e crnea do olho o revestimento do nariz, boca e nus esmalte dos dentes

    msculos tecidos conjuntivos sistema circulatrio e sangue sistema urinrio e reprodutor pericrdio, pleura e peritnio esqueleto (crnio, coluna

    vertebral e ossos dos membros)

    revestimento do tubo digestrio (exceto boca e nus)

    revestimento do sistema respiratrio fgado, pncreas, timo, tireoide e

    paratireoides o revestimento da uretra, da bexiga

    urinria e das glndulas e tubos dos rgos reprodutivos

    Anexos Embrionrios So estruturas que surgem durante o desenvolvimento embrionrio dos vertebrados e que tm por finalidade auxiliar o desenvolvimento.

    ANIMAL ANEXO

    EMBRIONRIO FUNO

    PEIXES saco vitelnico reserva nutritiva

    ANFBIOS saco vitelnico reserva nutritiva

    RPTEIS

    saco vitelnico reserva nutritiva

    alantoide funo excretora, respiratria e transporte de clcio

    crion proteo dos demais anexos

    mnio proteo mecnica e contra desidratao

    AVES

    saco vitelnico reserva nutritiva

    alantoide excretora, respiratria e transporte de clcio

    crion proteo dos demais anexos

    mnio proteo mecnica e contra desidratao

    MAMFEROS

    saco vitelnico reduzido alantoide reduzido crion proteo dos demais anexos

    mnio proteo mecnica e contra desidratao. Orienta a formao dos vasos

    placenta e cordo umbilical

    trocas gasosas e metablicas, imunizao, funo hormonal

  • Ovo amniota

    Detalhe da placenta humana

    Exerccios

    1. (Pucrj) O desenvolvimento embrionrio pode ser usado para organizar os filos animais de acordo com as diferentes sequncias de estgios e graus de complexidade corporal gerados. Descreva as fases iniciais do desenvolvimento embrionrio dos animais e diferencie animais diploblsticos de triploblsticos, protostmios de deuterostmios e celomados de acelomados e pseudocelomados. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. (Unioeste) Gastrulao um processo em que as clulas embrionrias sofrem um rearranjo originando uma estrutura denominada de gstrula, onde o plano corporal do futuro animal definido. Sobre a migrao de clulas no processo de gastrulao (figura abaixo), correto afirmar que

    a) 1 representa o processo de embolia. b) 2 representa o processo de epibolia. c) 3 representa o processo de delaminao. d) 4 representa o processo de ingresso. e) 5 representa o processo de involuo. 3. (Ufu) No estgio de gstrula da maioria das espcies animais, os blastmeros diferenciam-se em trs conjuntos de clulas conhecidos por folhetos germinativos. Esses folhetos germinativos formam todos os tecidos corporais, sendo que a) o folheto mais externo (ectoderma) origina os msculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema urogenital.

    b) o folheto mais interno (endoderma) origina o revestimento interno do tubo digestivo, as glndulas associadas digesto e o sistema respiratrio (brnquias ou pulmes). c) o folheto que se localiza entre o ectoderma e o endoderma chamado de mesoderma, e origina a epiderme e o sistema nervoso. d) os cnidrios, os porferos e todos os mamferos possuem somente dois folhetos germinativos e so nomeados de diblsticos. 4. (Ufpr) Aps a fecundao, o zigoto humano passa por um perodo de intensa proliferao celular, denominado clivagem, originando um concepto multicelular conhecido como blastocisto. Mais tarde, esse concepto sofrer o processo de gastrulao e prosseguir em diversas etapas de desenvolvimento, com uma durao mdia total de 38 semanas contadas a partir da fecundao. a) Em que locais do aparelho reprodutor feminino humano normalmente ocorrem a fecundao, a clivagem e a gastrulao? _____________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Que partes dos embries humanos esto formadas ao final da gastrulao? _____________________________________________________________________________________________________________________________________ c) Se a durao do desenvolvimento humano de 38 semanas em mdia, por que, clinicamente, so consideradas 40 semanas? _____________________________________________________________________________________________________________________________________ 5. (Ifsul) Durante o desenvolvimento embrionrio de repteis, aves e anfbios, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrio denominadas anexos embrionrios. Desses anexos, o mnio e a estrutura que desempenha a funo de a) nutrio do embrio.

  • b) armazenamento de excretas pelo embrio durante o seu desenvolvimento. c) promoo de trocas gasosas entre o sangue embrionrio e o ar atmosfrico. d) proteo do embrio contra dessecao e eventuais choques mecnicos. 6. (Uem) No que se refere ao desenvolvimento embrionrio dos animais, assinale o que for correto. 01) Os porferos so os nicos animais que no formam gstrula, nem folhetos germinativos. 02) Nos nematdeos (vermes cilndricos), o mesoderma cresce aderido ao ectoderma, deixando um espao entre si e o endoderma. Esse espao chamado de pseudoceloma. 04) Moluscos, aneldeos e os artrpodes apresentam celoma enteroclico e por isso so chamados enterocelomados. 08) Aqueles animais em que o blastporo d origem boca so chamados protostmios. 16) Equinodermos e cordados so deuterostmios. 7. (Uepg) Aps a fecundao, ou seja, a fuso entre os gametas masculino e feminino, ocorre o incio de uma nova vida. Esse novo ser vivo passar por uma srie de etapas at que possa ser considerado um feto. Essas etapas so conhecidas como etapas embrionrias.

    Sobre elas, assinale o que for correto.

    01) Em geral, um nico espermatozoide penetra no vulo, ficando fora o flagelo. Logo aps sua entrada, a membrana do vulo sofre uma grande modificao fsico-qumica tornando-se espessa e impedindo a penetrao de outros espermatozoides. Essa condio conhecida como monospermia. 02) A segmentao uma srie de divises meiticas do zigoto, que leva formao de um grupo macio de clulas, a mrula. A mrula cresce bastante, originando a blstula, com uma cavidade interna, o blastmero. a partir da blstula que se diferenciam os folhetos embrionrios que se diferenciaro nos tecidos e rgos do novo ser. 04) A cabea do espermatozoide, que contm o ncleo, arrastada pelo citoplasma em direo ao ncleo do vulo, com o qual se une, constituindo ento o ncleo haploide do zigoto. 08) Na primeira diviso mittica resultaro as duas primeiras clulas, os blastmeros, marcando a segmentao, que o comeo do desenvolvimento embrionrio. 8. (Ufpb) Em uma aula sobre embriologia animal, a professora falou sobre os diversos tipos de ovos e suas segmentaes.

    Sabendo-se que, nos diferentes grupos animais, os tipos de ovos e suas segmentaes so distintos, identifique as afirmativas corretas:

    ( ) Os mamferos apresentam ovos do tipo oligolcitos e segmentao meroblstica. ( ) Os insetos possuem ovos do tipo centrolcitos e segmentao do tipo superficial.

    ( ) Os anfbios possuem ovos do tipo heterolcitos e segmentao holoblstica e desigual. ( ) Os peixes apresentam ovos do tipo centrolcitos e segmentao do tipo meroblstica. ( ) Os rpteis possuem ovos do tipo telolcitos e segmentao meroblstica discoidal. 9. (Uff) Os seres vivos apresentam diferenas importantes no desenvolvimento embrionrio. Quanto distribuio do vitelo, os ovos so classificados em oligolcitos, heterolcitos, telolcitos e centrolcitos. a) Complete a figura abaixo, identificando sua origem (humano, anfbio, ave e artrpode) na caixa 1 e sua classificao na caixa 2 (oligolcito, heterolcito, telolcito, centrolcito).

    b) Classifique os ovos dos seres humanos, anfbios, aves e artrpodes, respectivamente, quanto segmentao. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ c) O aparelho reprodutor humano apresenta uma grande complexidade, sendo sua funo modulada por diversos hormnios que diferenciam o indivduo do sexo masculino do indivduo do sexo feminino. Analise os grficos que representam os nveis hormonais de uma mulher saudvel de 30 anos, determinados em 3 dias diferentes (X,Y, Z) do ciclo menstrual de 28 dias.

  • Indique o(s) grfico(s) que se refere(m) ao 1, 14, 21 dias do ciclo, respectivamente, e justifique. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ 10. (Ufpe) Sobre o desenvolvimento embrionrio do zigoto, derivado da reproduo sexuada de vrios grupos animais e do homem, observe a figura a seguir e considere as afirmativas que se seguem.

    ( ) A sequncia de eventos mostrados de A a G representa o processo de segmentao holoblstica que resultar na formao de clulas-tronco, chamadas blastmeros. ( ) Na reproduo humana, aps a formao da mrula, mostrada em H, ocorre a compactao a fim de evitar a separao entre essas clulas no aparelho reprodutor feminino. ( ) Aps a formao de dezenas de clulas, visvel em H, originada uma cavidade, preenchida de lquido, chamada blastocele (I); o embrio, nessa condio, chamado de gstrula. ( ) Na gastrulao, as clulas que daro origem aos msculos do animal migram para o interior do embrio; as clulas que daro origem pele migram para a superfcie. ( ) A notocorda, presente nos cordados, formada a partir da organizao anteroposterior de clulas do mesoderma do embrio, na forma de um basto, e tem o papel de orientar a diferenciao do sistema nervoso. 11. (Uece) Ingresso o nome dado migrao de clulas da camada celular na superfcie do embrio para sua parte interna. Esse tipo de movimento na gastrulao acontece na formao das clulas nervosas de drosfila. Sabe-se que nos insetos e na

    maioria dos artrpodes, o zigoto classificado como uma clula-ovo do tipo a) centrolcito. b) telolcito. c) heterolcito. d) isolcito. 12. (Udesc) Assinale a alternativa incorreta quanto aos tecidos e aos rgos derivados dos folhetos embrionrios. a) A epiderme e seus anexos se originam no ectoderma. b) Os rgos dos sistemas genital e urinrio se originam do mesoderma. c) Fgado e pncreas se originam do endoderma. d) Todas as estruturas do sistema nervoso se originam do ectoderma. e) O sistema respiratrio (exceto as cavidades nasais) se origina do mesoderma. 13. (Ufla) Em relao gastrulao em mamferos placentrios, marque a alternativa CORRETA. a) Nessa fase do desenvolvimento, o embrio se encontra em trnsito na tuba uterina. b) Caracteriza-se pela intensa migrao de clulas pela linha primitiva. c) Fenmeno observado apenas em gestao de gmeos. d) Inicia-se antes da nidao. 14. (Ufpr) Sobre os aspectos principais da embriologia dos cordados, correto afirmar que:

    01) mnio, alantoide e saco vitelnico so exemplos de anexos embrionrios. 02) O sexo do indivduo estabelecido por ocasio da fecundao. 04) Denomina-se anfimixia o fenmeno da fuso dos pr-ncleos masculino e feminino. 08) A sequncia das fases no desenvolvimento embrionrio : zigoto, segmentao, gstrula e blstula. 16) O tipo de segmentao depende, entre outros fatores, da quantidade de vitelo acumulada no ovo. 32) Os mamferos so animais diploblsticos, pois seus tecidos originam-se da ectoderme e endoderme. 15. (Puccamp) No desenvolvimento embrionrio de um ovo de galinha, formam-se blastmeros

    a) apenas na camada superficial. b) apenas no disco germinativo. c) iguais em toda a gema. d) maiores no polo vegetativo e menores no polo animal. e) maiores no polo animal e menores no polo vegetativo. 16. (Fuvest) Para cada um dos 3 animais da tabela a seguir, assinale com um x as caselas correspondentes ao tipo de fecundao e presena de anexos embrionrios e excretas nitrogenadas.

  • animal Tipo de Fecundao Anexos embrionrios

    Tipo de excreta nitrogenado predominante na fase embrionria

    interna externa mnion placenta amnia cido rico

    ureia

    sapo

    jacar

    coelho

    17. (Puccamp) Considere as seguintes estruturas:

    I. notocorda

    II. fendas branquiais

    A alternativa a seguir que indica corretamente a presena dessas estruturas durante o desenvolvimento embrionrio dos grupos de animais mencionados :

    a) Protocordados (I); Vertebrados de respirao branquial (II); Vertebrados de respirao pulmonar (I e II). b) Protocordados (I); Vertebrados de respirao branquial (I e II); Vertebrados de respirao pulmonar (II). c) Protocordados (I e II); Vertebrados de respirao branquial (II); Vertebrados de respirao pulmonar (I e II). d) Protocordados (I e II); Vertebrados de respirao branquial (I e II); Vertebrados de respirao pulmonar (I). e) Protocordados (I e II); Vertebrados de respirao branquial (I e II); Vertebrados de respirao pulmonar (I e II). 18. (Unesp) O desenho a seguir representa o esquema de um embrio de cordado seccionado transversalmente. No adulto, uma das estruturas est relacionada com o sistema nervoso e a outra, com o sistema de sustentao.

    D o nome das estruturas assinaladas e responda como elas se originaram no embrio.

    19. (Cesgranrio) Atravs da placenta, estrutura que contm tecidos da me e do embrio, o organismo materno fornece oxignio e nutrientes, recolhendo, tambm, os resduos do metabolismo do embrio.

    Em condies normais, o mecanismo de trocas materno-fetal ocorre:

    a) por uma circulao nica materno-fetal, isto , o sangue da me entra em contato direto com o do embrio. b) por livre difuso, em que a oxigenao, nutrio e remoo de excretas so feitas atravs de trocas entre a circulao fetal e materna. c) por transporte ativo, em que o sangue do embrio atrai os nutrientes e o oxignio do sangue materno. d) pela ao de hormnios gonadotrficos, que fazem o transporte dos elementos do sangue materno para o fetal. e) pelo lquido da bolsa d'gua, que recebe os nutrientes e oxignio do sangue materno, difundindo-os at o sangue do embrio. 20. (Fuvest) Qual a diferena, no desenvolvimento embrionrio, entre animais com ovos oligolcitos e animais com ovos telolcitos?

    a) Nmero de folhetos embrionrios formados. b) Presena ou ausncia de celoma. c) Presena ou ausncia de notocorda. d) Tipo de segmentao do ovo. e) Modo de formao do tubo neural.

    Gabarito 1) O zigoto, formado pela unio do espermatozoide e do vulo, se divide vrias vezes para formar um cacho de clulas chamado mrula. A mrula se transforma em uma esfera oca, a blstula, cuja cavidade chamada de blastocele. O estgio seguinte chamado de gstrula, onde possvel identificar duas camadas distintas de clulas, que so a ectoderme e a endoderme. Um terceira camada, a mesoderme, se desenvolve em alguns grupos animais. Os animais diploblsticos so aqueles que desenvolvem apenas a ectoderme e endoderme enquanto os triploblsticos desenvolvem, alm desses dois tecidos embrionrios, um terceiro que a mesoderme.

  • Nos protostmios, o blastporo (abertura do arquntero para o meio exterior) dar origem boca enquanto nos deuterostmios dar origem ao nus. Nos animais celomados, durante o desenvolvimento embrionrio, surge uma cavidade no meio da mesoderme chamada de celoma. Essa cavidade embrionria formar a cavidade geral do corpo do adulto, situada entre a epiderme e o tubo digestrio. Os animais que no formam celoma so chamados de acelomados e aqueles que possuem uma cavidade no corpo que no se formou a partir da mesoderme, mas, sim, da blastocele so chamados de pseudocelomados. 2) [C] No processo de gastrulao por delaminao, ocorre a multiplicao de clulas internas paralelamente superfcie. No esquema 3, verificamos essa multiplicao na regio superior e paralela ao tecido encostado nele. 3) [B] O folheto embrionrio mais interno, denominado endoderme, ou endoblasto, origina o revestimento interno do tubo digestrio (exceto o revestimento da boca e do nus), as glndulas salivares, fgado e o pncreas e rgos do sistema respiratrio, como brnquias e pulmes. 4) a) A fecundao e a clivagem do embrio humano

    ocorrem no interior da tuba uterina. A gastrulao se processa aps a implantao do blastocisto no endomtrio do tero.

    b) Ao final da gastrulao, o embrio humano apresenta os dois folhetos germinativos iniciais, denominados ectoderme e mesentoderme, o intestino primitivo (arquntero) e o blastporo, orifcio que comunica o arquntero com o ambiente.

    c) O desenvolvimento clnico de 40 semanas inclui as duas semanas que precedem implantao do blastocisto no tero.

    5) [D] A nutrio dos embries de rpteis, aves e mamferos realizada pelo vitelo contido na vescula vitelnica. O armazenamento de excretas realizado pelo alantoide. As trocas gasosas entre o sangue embrionrio e o ar atmosfrico so realizadas pelo alantoide e pelo crion. 6) 01 + 02 + 08 + 16 = 27. Moluscos, aneldeos e artrpodes so animais esquizocelomados, porque sua cavidade celomtica forma-se a partir de fendas internas do tecido mesodrmico. 7) 01 + 08 = 09 A segmentao uma srie de divises mitticas do zigoto. Nos animais a meiose ocorre apenas para a formao de gametas. Blastmeros so as clulas resultantes da diviso do zigoto. A cavidade interna da blstula chama-se blastocela. A diferenciao dos folhetos embrionrios (ou germinativos) inicia-se na

    gstrula. A afirmativa 04 tambm est incorreta, pois o zigoto possui um ncleo diploide. 8) F V V F V. Os ovos de mamferos sofrem clivagem holoblstica e igual. Os peixes possuem ovos heterolcitos e telolcitos com segmentao holoblstica ou meroblstica. 9) a)

    b) Humanos - Segmentao holoblstica

    Anfbios - Segmentao holoblstica desigual Ave - Segmentao meroblstica ou parcial Artrpodes - Segmentao meroblstica superficial.

    c) 1 dia - grfico Y 14 dia grfico X 21 dia grfico Z.

    A menstruao marca o incio do ciclo menstrual (1 dia grfico Y). Durante o perodo de menstruao, que varia de 3 a 7 dias, a hipfise comea a aumentar a produo de hormnio folculo estimulante (FSH), aumentando a taxa desse hormnio no sangue. O FSH estimula o desenvolvimento de folculos ovarianos que produzem estrognio. Como consequncia, a taxa desse hormnio no sangue se eleva progressivamente at atingir determinado nvel, quando estimula a hipfise a liberar grandes quantidades de FSH e hormnio luteinizante (LH). Esses dois hormnios estimulam o rompimento de folculo ovariano e provoca a ovulao (14 dia grfico X). A partir da, a elevada taxa de LH no sangue induz as clulas do folculo ovariano rompido a se transformar no corpo amarelo que produz um pouco de estrgeno e grande quantidade de progesterona. O corpo amarelo ir atingir seu desenvolvimento mximo cerca de 7 dias aps a ovulao (21 dia grfico Z). 10) VVFVV

    Verdadeiro: as primeiras clulas produzidas na segmentao do zigoto so blastmeros, clulas indiferenciadas (clulas-tronco), de tamanho homogneo, como mostrado na figura; os blastmeros so tpicos de uma segmentao holoblstica. Verdadeiro: no incio da segmentao, uma srie de divises celulares rpidas formaro um aglomerado de clulas, a mrula, mostrado em H. Uma vez que a zona pelcida degradada, ocorre uma compactao, que

  • mantm as clulas unidas e evita sua liberao ao acaso, no trato reprodutor feminino. Falso: com a formao da blastocele, o embrio chamado de blstula. Verdadeiro: com a migrao de clulas para o interior do embrio, a blastocele desaparece, e so formados os folhetos germinativos, endoderma e mesoderma, dos quais, o ltimo dar origem s clulas musculares. As clulas que migram para a periferia do embrio formaro o folheto germinativo ectoderma, que dar origem pele. Verdadeiro: apesar das clulas do sistema nervoso serem originadas do ectoderma, a notocorda tem origem mesodrmica; tem como funes dar suporte ao tubo nervoso e orientar a diferenciao do sistema nervoso. 11) [A] A maioria dos artrpodes, inclusive os insetos, possui clula-ovo (zigoto) do tipo centrolcito. 12) [E] O sistema respiratrio (exceto cavidades nasais) se origina do endoderma. Cavidades nasais se originam do ectoderma. 13) [B] Durante o perodo de gastrulao em mamferos placentrios ocorre intensa migrao de clulas pela linha primitiva. A movimentao das clulas primordiais dar origem aos folhetos embrionrios: ectoblasto, mesoblasto e endoblasto que, por sua vez, vo se diferenciar para formar todos os tecidos e rgos do animal. 14) 01 + 02 + 04 + 16 = 23 15) [B] 16) Observe a seguir a tabela corretamente preenchida:

    17) [E] 18) A seta A representa o tubo neural que originado a partir de uma invaginao do ectoderma dorsal do embrio. A seta B indica a notocorda que surge por evaginao do tecido mesentodrmico do teto do arquntero embrionrio. 19) [B] 20) [D]

    animal Tipo de Fecundao Anexos embrionrios

    Tipo de excreta nitrogenado predominante na fase

    embrionria

    interna externa mnion placenta amnia cido rico

    ureia

    sapo X X jacar X X X coelho X X X X