Mateus 21 33

4
1 Qual o significado da Parábola do Evangelho de hoje ? A parábola nos diz que um homem plantou uma vinha e arrendou-a a uns lavradores. E ele lhes deu tudo o que era necessário: cercou a vinha, escavou o tanque para esmagar as uvas e construiu uma torre. Mas os lavradores gostavam tanto de viver e trabalhar neste vinha, que começaram a sentir que o lugar pertencia a eles. Pode-se deduzir pela narrativa que dia após dia eles começaram a considerar a vinha como sua propriedade... Assim como toda a prosperidade que eles fossem capazes de obter a partir das uvas que cresciam tão abundantemente na vinha , Que, entretanto, não pertencia a eles.... Esses lavradores chegam a matar servos enviados pelo dono da vinha e até o próprio filho dele, pensando em tomar conta de sua herança. Nesta parábola o SENHOR nos conta sobre a oposição consciente a Deus por parte dos guias espirituais do povo judeu — os sacerdotes, escribas e fariseus, nela personificados como os maus lavradores.

description

Homilia Mateus 21,33

Transcript of Mateus 21 33

Page 1: Mateus 21 33

1

Qual o significado da Parábola do Evangelho de hoje ? A parábola nos diz que um homem plantou uma vinha e arrendou-a a uns lavradores. E ele lhes deu tudo o que era necessário: cercou a vinha, escavou o tanque para esmagar as uvas e construiu uma torre. Mas os lavradores gostavam tanto de viver e trabalhar neste vinha, que começaram a sentir que o lugar pertencia a eles. Pode-se deduzir pela narrativa que dia após dia eles começaram a considerar a vinha como sua propriedade... Assim como toda a prosperidade que eles fossem capazes de obter a partir das uvas que cresciam tão abundantemente na vinha , Que, entretanto, não pertencia a eles.... Esses lavradores chegam a matar servos enviados pelo dono da vinha e até o próprio filho dele, pensando em tomar conta de sua herança.

Nesta parábola o SENHOR nos conta sobre a oposição consciente a Deus por parte dos guias espirituais do povo judeu —

os sacerdotes, escribas e fariseus, nela personificados como os maus lavradores.

Page 2: Mateus 21 33

2

Os servos enviados pelo dono da vinha, representam os profetas do Antigo Testamento,

assim como os apóstolos que continuaram suas tarefas.

Realmente, a maioria dos profetas e apóstolos pereceram por morte imposta pelas mãos dos «maus lavradores».

Sob o termo «frutos» subentende-se a fé a as obras piedosas, que Deus esperava do povo judeu.

A vinha pode ser transposta para os nossos dias como o mundo que Deus ofereceu à humanidade.

Tal como na parábola, Deus nos deu tudo o necessário para a sua manutenção, para a nossa vida. E, assim, temos a beleza desses bens terrenos que Deus nos regalou. Mas grande parte da humanidade se esquece que todos esses bens são temporários. Os anos passarão e, em algum momento, tudo isso terá que ser deixado para trás. O ser humano tem um corpo que requer comida, bebida, o movimento, o descanso, as coisas que chamamos a vida do corpo.

Page 3: Mateus 21 33

3

Mas o homem também tem um espírito. A imagem de Deus está em cada ser humano, em seu espírito, e o espírito também exige vida. Apenas presos ao corpo, os lavradores da vinha estavam se sentindo plenamente bem, mas a vida espiritual era ignorada, pois viviam apenas de acordo com a matéria. E assim a consciência deles foi suprimida, ela existia mas foi encoberta. Por isso, lembramos aqui a mensagem de Cristo ao jovem rico do Evangelho do último Domingo: É difícil para alguém que confia demasiadamente nas riquezas da terra entrar no Reino dos Céus. Os olhos estão fechados, a consciência está obscurecida. E assim, o ser humano faz de tudo . Ele diz para si mesmo: eu vou para um resort, viajar, criar para mim mesmo todos os confortos. Vou organizar a minha vida familiar, ter filhos. Eu vou me divertir. Mas o tempo de estar na terra tem um limite.

Page 4: Mateus 21 33

4

Assim, o Evangelho de hoje, de forma complementar ao Evangelho da semana passada nos diz: Cuidado para que a beleza terrena em que vivemos não seja como a vinha da parábola! Então podemos nos perguntar o que estamos fazendo com a vinha de Deus, com o mundo que Ele colocou sob nossos cuidados. E, concluindo, lembremo-nos que a última palavra é Deus quem dá. Assim disse Cristo: "A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor".