MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa...

28
Diretoria de Gestão Acadêmica 1 ESCOLA CERTIFICADORA EBAPE CARGA HORÀRIA 444 h/a Proposta de Curso de Especialização Modularizado MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

Transcript of MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa...

Page 1: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

1

ESCOLA CERTIFICADORA

EBAPE

CARGA HORÀRIA

444 h/a

Proposta de Curso de

Especialização Modularizado

MBA em Desenvolvimento

Humano de Gestores

Page 2: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

2

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

Desenvolver, através de abordagens conceituais, experienciais, reflexivas e principalmente através de autoconhecimento, estudos individuais e em grupo, os aspectos que caracterizam um desenvolvimento humano holístico e integrado, nos âmbitos pessoal, profissional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

Através da capacitação, orientações e instrumentos desenvolvidos, melhorar sensivelmente as habilidades para lidar com a dimensão humana, tornando assim mais efetivo o exercício da liderança e da capacidade para lidar com os mais diversos e complexos desafios organizacionais.

Desenvolver alto nível de efetividade nos relacionamentos e aspectos interpessoais e intergrupais, com ênfase nos temas: qualidade pessoal, comunicação, comportamento, liderança, negociação, assertividade, processos decisórios, resolução de conflitos, ética, aprendizagem, criatividade e papéis nos âmbitos profissional e pessoal.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de todas as origens, perfis e experiências que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente como elemento propulsor para um convívio social e profissional mais efetivo e também impulsionador estratégico para o sucesso pessoal e profissional, considerando-se os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva.

METODOLOGIA DO TCC

ESTRUTURA

O TCC deve ser uma monografia ou estudo de caso que envolva temática associada a aspectos de desenvolvimento humano em ambiente organizacional. Preferencialmente algo de interesse do aluno no momento atual ou futuro, com viés aplicativo.

PROCESSO DE ELABORAÇÃO

ORIENTAÇÃO A orientação do TCC será definida pelo coordenador acadêmico seguindo o Regulamento dos Cursos de Especialização Modularizados do FGV Management. A orientação poderá ser presencial ou a distância, via e-mail, com o professor orientador sendo indicado, pela coordenação acadêmica, até a data do início da orientação do TCC.

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO Os critérios de correção adotados são: - Relevância e originalidade do trabalho desenvolvido; - Qualidade do conteúdo do referencial teórico, tendo como base a metodologia oferecida e o uso dos conceitos e modelos na elaboração do texto; - Adequação e profundidade das conclusões; -Prazo de entrega.

PRAZO E FORMA DE ENTREGA O TCC deverá ser entregue em uma via digital, em CD ou DVD. Já as folhas de assinaturas deverão ser entregues, impressas e assinadas, na secretaria acadêmica da unidade. O prazo de entrega será definido pelo coordenador acadêmico do curso e o Regulamento dos Cursos de Especialização Modularizados do

Page 3: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

3

FGV Management

DOCUMENTOS BASE a) Regimento do Programa FGV Management e Regulamento dos Cursos de Especialização

Modularizados do FGV Management.

b) Norma de Padronização da Apresentação TCC 11/2009 e Apenso a Norma 11/2009.

DISCIPLINAS ISENTAS DE PROVA Metodologia Científica & TCC – fase I e Metodologia Científica & TCC – fase II.

Page 4: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

4

MÓDULO 1

DISCIPLINAS

1. Apresentações em Público e Condução de Reuniões - APCR*06-24 24 h/a

2. Teorias Comportamentais, Competências Emocionais e Motivação - TCCEM*06-24

24 h/a

3. Comunicação Interpessoal, Liderança e Poder - CILP*09-24 24 h/a

4. Assertividade, Feedback e Solução de Conflitos - AFSC*09-24 24 h/a

5. Delegação, Empowerment e Equipe - DEE*09-24 24 h/a

6. Negociação e Administração de Conflitos - T*NAC24*15 24 h/a

MÓDULO 2

DISCIPLINAS

1. Gestão Estratégica T*GE24*15 24 h/a

2. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos T*FGP 24 h/a

3. Modelagem Organizacional e Evolução dos Modelos Gerenciais - MOEMG*06-24 24 h/a

4. Aprendizagem – Conceitos, Práticas e Técnicas - ACPT*06-24 24 h/a

5. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional T*GMCO24*13 24 h/a

6. Ética e Sustentabilidade T*ES24*15 24 h/a

MÓDULO 3

DISCIPLINAS

1. Papéis e Atuação – Facilitador, Coaching e Mentoring - PAFCM*06-24 24 h/a

2. Filosofia & Sociologia para Gestores - FSG*06-24 24 h/a

3. Criatividade e Inovação - CINOV*06-24 24 h/a

4. Programação Neurolingüística (PNL) – fase 1 - PNFI*06-24 24 h/a

5. Programação Neurolingüística (PNL) – fase 2 24 h/a

6. Psicodrama Organizacional - POFI*06-24 24 h/a

MÓDULO: Elaboração de TCC

OBJETIVO

Apresentar a metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso

DISCIPLINA

1. Orientação de TCC 12 h/a

Page 5: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

5

Detalhamento do MÓDULO 1

Disciplina Carga horária

1. Apresentações em Público e Condução de Reuniões 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas

Ementa

Apresentações em público: lidando com o medo, vencendo o medo de falar em público, formas de realizar uma apresentação, tipos de apresentações e recursos, gestos e postura, comunicação visual, a voz e os vícios de linguagem, recursos audiovisuais usuais e utilização. Reuniões: as diversas etapas, os diversos papéis, regras para condução, documentação de decisões e compromissos, aspectos comportamentais, técnicas para maior efetividade.

Bibliografia Básica

BARBOSA, Christian. Estou em reunião – um programa para modernizar as reuniões da sua empresa. Rio de Janeiro: Agir, 2009. REYNOLDS, Garr. O apresentador nu – realizando apresentações eficazes com ou sem slides. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

Bibliografia Complementar

BARBOSA, Christian. Tríade do tempo – um modelo comprovado para organizar sua vida, aumentar sua produtividade e seu equilíbrio. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. GALVÃO, Joni; ADAS, Eduardo. Super apresentações – como vender ideias e conquistar audiências. São Paulo: Panda Books, 2011. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional – a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. REYNOLDS, Garr. Apresentação zen – ideias simples de como criar e executar apresentações vencedoras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

Page 6: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

6

Disciplina Carga horária

2. Teorias Comportamentais, competências emocionais e motivação

24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Comportamento Organizacional

Ementa

Comportamento e teorias básicas. Competências emocionais, caracterização e tipologia. Aspectos comportamentais e emocionais e influências nos processos de comunicação, tomada de decisão, liderança e atuação em equipe. Motivação e enfoques associados.

Bibliografia Básica

MACÊDO, Ivanildo I. e outros, Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas, Rio de Janeiro, Editora FGV, 9ª ed. revista e atualizada, 15ª impressão, 2012. _______, Ivanildo I. e outros, Gestão de Pessoas, Rio de Janeiro, 1ª ed. Editora FGV, 2012.

Bibliografia Complementar

BARBIERI, U. F. Gestão de pessoas nas organizações: a aprendizagem da liderança e da inovação. São Paulo: Atlas, 2013. MARRAS, J.; CARDOSO, M. A. Nova gestão estratégica de pessoas: gerando valor aos stakeholders. São Paulo: Editora Saint Paul, 2013. PASSADORI, R. Quem não comunica não lidera. São Paulo: Atlas, 2013. ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A.; WOLTER, R. Fundamentos de gestão de pessoas. 1ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

Page 7: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

7

Disciplina Carga horária

3. Comunicação interpessoal, liderança e poder 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes

Ementa

Comportamento e teorias básicas: breve introdução. Motivação. O Processo de comunicação. Os tipos de processos de comunicação. Canais de comunicação e suas características. A expressão corporal. Barreiras à comunicação eficaz. Melhorando as habilidades de percepção, transmissão e recepção. Liderança e poder. Modelos evolutivos de liderança: papéis e competências essenciais à atuação do líder.

Bibliografia Básica

BOOG, Gustavo e Madalena. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes - estratégias e tendências

(coletânea). SP: Gente, 2002.

COVEY, Stephen R. O 8º Hábito - da eficácia à grandeza. RJ: Campus, 2005.

Bibliografia Complementar

FLEURY, Mª Tereza L. As Pessoas na Organização (coletânea). SP: Gente, 2002.

MACÊDO, Ivanildo Izaias de et al. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. 3ª.ed. RJ: Editora

FGV, 2004.

MOSCOVICI, Fela. Equipes Dão Certo - a multiplicação do talento humano. 6a. ed. RJ: José Olympio,

2001.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 9ª.ed. SP: Prentice Hall, 2002.

Page 8: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

8

Disciplina Carga horária

4. Assetividade, feedback e solução de conflitos 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Gestão de conflitos

Ementa

O que é assertividade. Assertividade: mais do que um comportamento, uma filosofia de vida. Por que você não é assertivo: os vilões da assertividade. Feedback: o que é, principais características e técnicas. Conflitos: tipos e técnicas para lidar com estas situações. Competências de comunicação e assertividade. Técnicas assertivas.

Bibliografia Básica

MARTINS, Vera. Seja assertivo! Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004. ROBBINS, Stephen Poul. Comportamento organizacional. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007.

Bibliografia Complementar

CARVALHAL, Eugenio et all. Negociação e administração de conflitos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. GLASS, Lillian. Como lidar com pessoas difíceis: técnicas práticas e eficazes para lidar com elas. São Paulo: Editora Best Seller, 2004. MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. Barueri, SP: Manole, 2009. STONE, Douglas. Conversas difíceis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Page 9: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

9

Disciplina Carga horária

5. Delegação, empowerment e equipe 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes

Ementa

Percepção e novos paradigmas gerenciais. Mudanças comportamentais e a dinâmica da relação líder x subordinado. Delegação: como, quando e por que. Feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas e equipes. Empowerment: o que é, para que e como efetivar. Tipos de equipes. Equipes e seu desenvolvimento. Equipes de alto desempenho.

Bibliografia Básica

BOOG, Gustavo e Madalena. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes - estratégias e tendências

(coletânea). SP: Gente, 2002.

MACÊDO, Ivanildo Izaias de et al. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. 3ª.ed. RJ: Editora

FGV, 2004.

Bibliografia Complementar

COVEY, Stephen R. O 8º Hábito - da eficácia à grandeza. RJ: Campus, 2005.

MOSCOVICI, Fela. Equipes dão Certo - a multiplicação do talento humano. 6a. ed. RJ: José Olympio,

2001.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11ª.ed. SP: Prentice Hall, 2005.

BLANCHARD, Ken. As 3 Chaves para o Empowerment. 1ª.ed. Editora Record, 2001.

Page 10: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

10

Disciplina Carga horária

6. Negociação e Administração de Conflitos 24 h/a

Área Subárea

Gestão Negociação

Ementa

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

Eixo Temático 1

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

1. Negociação: Aspectos conceituais 1.1 Características do bom negociador 1.2 Estrutura e abordagens de

negociação 1.3 Objetivos da negociação

Conceituar negociação, diferenciando-a de outros modos de solução de conflitos;

Identificar os conceitos fundamentais de negociação; Definir o processo da negociação; Reconhecer a importância da negociação e de sua

aplicação nas diversas interações humanas; Identificar estratégias, modelos e tipos de

negociação.

Eixo Temático 2

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

2. Negociação: Aspectos relacionais 2.1 Hierarquia e status; 2.2 Condicionantes culturais; 2.3 Modelos de estilos e

comportamento dos negociadores; 2.4 Consenso e relacionamentos.

Identificar a importância e a influência dos aspectos relacionais na condução e nos resultados da negociação;

Analisar os impactos da emoção e da percepção na condução da negociação;

Reconhecer ações que favorecem os aspectos relacionais da negociação referentes à comunicação, ao comportamento ético e à geração de confiança.

Eixo Temático 3

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

3. Negociação: Aspectos substantivos 3.1 Tangíveis e intangíveis; 3.2 Objeto substantivo; 3.3 Metas e resultados reais; 3.4 Risco e incerteza; 3.5 Qualidade e acordo de níveis de

serviço.

Identificar a importância e a influência dos aspectos substantivos na condução e nos resultados da negociação;

Analisar os impactos da análise racional e da avaliação na condução da negociação;

Reconhecer ações que favorecem os aspectos substantivos da negociação relativos ao planejamento, à definição de objetivos e estratégias e à condução das etapas da negociação.

Eixo Temático 4

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

4. Negociação: Aspectos processuais de execução 4.1 Estratégia e estilo do negociador; 4.2 Desenvolvimento da negociação; 4.3 Encerramento e implementação do

acordo.

Identificar os processos persuasivos e suas bases; Identificar os estilos de negociadores e as

estratégias que cada estilo costuma adotar; Analisar as características dos negociadores e

identificar a forma mais adequada de conduzir o processo de negociação;

Aplicar técnicas e ferramentas de negociação.

Page 11: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

11

Bibliografia Básica

CARVALHAL, Eugenio et al. Negociação e administração de conflitos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

DUZERT, Yann et al. Método de Negociação. Rio de Janeiro: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar

BAZERMAN, Max. Processo Decisório. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. STONE, Douglas et al. Conversas difíceis. 2. ed. Rio de janeiro: Campus, 2012. THOMPSON, Leigh. O negociador. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2009.

Page 12: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

12

Detalhamento do MÓDULO 2:

Disciplina Carga horária

1. Gestão Estratégica 24 h/a

Área Subárea

Gestão Estratégia

Ementa

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

Eixo Temático 1

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

1. Evolução do pensamento estratégico 1.1 O que é estratégia; 1.2 As escolas do pensamento estratégico;

2. A administração estratégica e o alinhamento

2.1 Administração estratégica; 2.2 Gestão estratégica; 2.3 Governança corporativa;

3. Referenciais estratégicos 3.1 Definições dos referenciais

estratégicos; 3.2 A definição do negócio da organização; 3.3 A elaboração da visão de futuro; 3.4 Missão: o propósito da existência da

organização;

Conceituar estratégia e identificar suas principais abordagens;

Descrever a aplicação da estratégia no contexto organizacional;

Definir os referenciais estratégicos de uma organização.

Eixo Temático 2

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

4. Análise do ambiente externo 4.1 Cenários e análise do ambiente geral; 4.2 Oportunidades e ameaças; 4.3 A análise da indústria; 4.4 Modelo das cinco forças competitivas;

5. Análise do ambiente interno 5.1 O quadro geral da análise do ambiente

interno; 5.2 Recursos, capacidades e competências

essenciais; 5.3 Competências essenciais; 5.4 Diagnóstico das forças e fraquezas; 5.5 Fatores críticos de sucesso; 5.6 A matriz SWOT e a avaliação

estratégica.

Utilizar ferramentas de análise do ambiente; Identificar oportunidades e ameaças do ambiente

e pontos fortes e fracos da empresa; Decidir sobre a postura estratégica a ser adotada

pela organização.

Eixo Temático 3

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

Page 13: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

13

6. A formulação da estratégia competitiva 6.1 A matriz de Ansoff; 6.2 O modelo Porter das estratégias

genéricas; 6.3 O posicionamento estratégico;

Avaliar as alternativas estratégicas de crescimento e competição, identificando as alternativas mais adequadas em um determinado contexto organizacional.

Eixo Temático 4

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

7. Objetivos estratégicos 7.1 Definição de objetivos; 7.2 Conteúdo dos objetivos;

8. O Balanced Scorecard (BSC) 8.1 Conceitos do modelo; 8.2 As perspectivas do BSC; 8.3 A construção do BSC;

Definir objetivos empresariais com características adequadas a sua aplicação em um determinado contexto organizacional.

Estruturar um mapa estratégico básico para uma organização, de acordo com o modelo de Balanced Scorecard

Bibliografia Básica

KAPLAN, Robert; NORTON, David. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LOBATO, David Menezes et al. Gestão Estratégica. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

Bibliografia Complementar

ANSOFF, Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 2001. GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário de negócios. Porto Alegre: Bookman, 2007. HITT, MICHAEL et al. Administração estratégica. São Paulo: Pioneira, 2007. KIM, Chan; MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados

e tronar a concorrência irrelevante. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. PORTER, Michel. Estratégia Competitiva – Técnicas para análise de indústrias e da

concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2005. RUMELT, Richard. Estratégia Boa, Estratégia Ruim. Rio de Janeiro. Elsevier. 2011. WHITTINGTON, Richard et al. Fundamentos de Estratégia. Porto Alegre: Bookman Editora,

2009.

Page 14: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

14

Disciplina Carga horária

2. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos 24 h/a

Área Subárea

Gerenciamento de Projetos Fundamentos

Ementa

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Eixo Temático 1

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

1. Histórico e evolução da gerência de projetos

1.1 Características de um projeto 1.2 Conceito e definição de projeto 1.3 Fatores de sucesso

Definir projeto, programa e portfólio. Reconhecer a evolução da disciplina ao longo da

história. Identificar as características básicas de um projeto. Discutir os critérios de sucesso de um projeto.

Eixo Temático 2

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

2. Estruturas organizacionais para gerenciamento

2.1 Funcional 2.2 Matricial 2.3 Projetizada

Reconhecer a importância e o impacto de cada tipo de estrutura para o gerenciamento de projetos.

Diferenciar as estruturas segundo suas características e grau de autoridade do gerente de projetos.

Eixo Temático 3

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

3. Grupos de processos de gerenciamento e ciclo de vida do projeto

3.1 Iniciação 3.2 Planejamento 3.3 Execução 3.4 Controle 3.5 Finalização

Diferenciar grupos de processo e ciclo de vida de projetos.

Identificar a finalidade de cada grupo de processo e sua relação entre si.

Analisar os ciclos de vida de projeto e sua influência no gerenciamento.

Relacionar os processos de gerenciamento de projeto com cada grupo de processo.

Eixo Temático 4

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

4. Áreas de Conhecimento em Gerência de Projetos segundo PMBOK

4.1 Escopo 4.2 Tempo 4.3 Custos 4.4 Qualidade 4.5 Comunicação 4.6 Recursos 4.7 Riscos 4.8 Stakeholders 4.9 Aquisições

Reconhecer as áreas de conhecimento segundo PMBOK.

Relacionar as áreas de conhecimento e os processos associados.

Desenvolver o Project Charter e Plano de projeto.

Page 15: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

15

4.10 Integração

Bibliografia Básica

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Project Management Body of Knowledge (PMBOK) 6th ed. Newton Square: Project Management Institute, 2017.

VALLE, A.; SOARES, C.A.; FINOCCHIO, J.; SILVA, L. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos - 4a edição. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

Bibliografia Complementar

BARCAUI, André. Gerente também é Gente: Um Romance sobre Gerência de Projetos. Rio de Janeiro. Ed Brasport, 2006.

MEREDITH, Jack R, MANTEL, Samuel J. Administração de Projetos. Rio de Janeiro, LTC, 4ª edição, 2003.

Page 16: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

16

Disciplina Carga horária

3. Modelagem organizacional e evolução dos modelos gerenciais 24 h/a

Área Subárea

Gestão Empresarial Modelos de Gestão

Ementa

Características de organizações de alto desempenho. Estratégias de modelagem e aspectos gerenciais

associados. Sistemas de trabalho de alto desempenho. Histórico e evolução dos modelos

organizacionais. As arquiteturas tradicionais e as inovadoras. Impacto da modelagem e arquitetura

organizacionais nas dimensões estratégicas, gerenciais e operacionais.

Page 17: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

17

Disciplina Carga horária

4. Aprendizagem – conceitos, práticas e técnicas 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas

Ementa

Facilitadores e dificultadores da aprendizagem. Estilos cognitivos e aprendizagem no adulto. Identificação do estilo cognitivo e ciclo de aprendizagem. Aprendizagem individual e coletiva. O conceito de aprendizagem e sua relação com a criatividade. Principais teorias psicológicas da aprendizagem. A Aprendizagem Social. Técnicas e recursos para ampliação da capacidade pessoal de aprendizagem e solução de problemas.

Page 18: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

18

Disciplina Carga horária

5. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional 24 h/a

Área Subárea

Pessoas Cultura Organizacional e Gestão de Mudança

Ementa

Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional.

Eixo Temático 1

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

1. Cultura organizacional 1.1 Conceito e elementos formadores 1.2 Análise da identidade da empresa: aspectos

multiculturais 1.3 Visão antropológica: valores culturais,

valores da cultura brasileira 1.4 Visão psicanalítica 1.5 O papel da cultura organizacional no

processo de mudança

Definir cultura organizacional e seus elementos formadores;

Analisar o papel da cultura organizacional no processo de mudança;

Analisar os aspectos multiculturais envolvidos na identidade da organização.

Eixo Temático 2

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

2. Processos de mudança organizacional 2.1 Novas oportunidades e desafios e a

mudança de paradigmas 2.2 Tipos de mudanças 2.3 Etapas do processo de mudança 2.4 Estratégias de comunicação 2.5 Subculturas e a resistência às mudanças 2.6 Criação de novo propósito estratégico

Relacionar o dinamismo do ambiente externo e as estratégias organizacionais;

Selecionar estratégias de mudança aderentes à cultura organizacional;

Reconhecer o papel das subculturas e zonas de sombras em relação à resistência a mudanças.

Eixo Temático 3

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

3. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança 3.1 Modelos sociais 3.2 Realinhamento das relações de poder 3.3 Zonas de sombras 3.4 Novos contratos psicológicos e as relações

de trabalho

Avaliar a importância do gestor e do líder na gestão de mudança;

Identificar entraves ocultos ao processo de mudanças;

Estabelecer estratégias e novos contratos psicológicos, visando acelerar a implantação das mudanças.

Page 19: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

19

Eixo Temático 4

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

4. Clima organizacional 4.1 Elementos formadores 4.2 Pesquisa de clima organizacional 4.3 Plano de ação

Avaliar o clima organizacional e suas consequências sobre a motivação de pessoas e equipes;

Aplicar pesquisa de clima como marco inicial de mudanças;

Conceber ações para ampliar o ciclo virtuoso de comportamentos construtivos.

Bibliografia Básica

JOHANN, Sílvio Luiz. Gestão da mudança e cultura organizacional. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.

SHEIN, Edgard. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar

COLLINS, Jim; HANSEN, Morten T. Vencedoras por Opção. HSM Editora, 2012. McCRACKEN, Grant. Chief Culture Officer – como a cultura pode determinar o sucesso ou o

fracasso de uma organização. São Paulo: Aleph, 2011. BERRY, L.; SELTMAN, K. Lições de gestão da Clínica Mayo – por dentro de uma das mais

admiradas organizações de serviços do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2010. JOHANN, Sílvio Luiz. Gestão da cultura corporativa. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Page 20: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

20

Disciplina Carga horária

7. Ética e Sustentabilidade 24 h/a

Área Subárea

Filosofia Ética e sustentabilidade

Ementa

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

Eixo Temático 1

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

1. Ética, Moral e Valores 1.1 Conceitos, princípios e fundamentos 1.2 Breve genealogia dos valores ocidentais:

da Grécia à modernidade 1.3 Modelos de gestão ética 1.4 Como enfrentar dilemas éticos

Diferenciar os conceitos de ética, moral e valores;

Identificar modelos de gestão ética; Reconhecer o papel dos valores na tomada de

decisão; Demonstrar como enfrentar dilemas éticos.

Eixo Temático 2

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

2. Ética nas organizações 2.1 Desafios éticos da pós-modernidade 2.2 Ética e poder nas organizações: o papel do

líder 2.3 Moral nas organizações brasileiras 2.4 Código de conduta e comitê de ética

Identificar os impactos das estruturas e das relações de poder sobre o comportamento ético nas organizações;

Relacionar os desafios éticos da pós-modernidade à moral nas organizações brasileiras;

Avaliar a importância dos códigos de conduta e dos comitês de ética.

Eixo Temático 3

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

3. Responsabilidade social e governança 3.1 Fundamentos da responsabilidade social 3.2 Responsabilidade social e cidadania

corporativa 3.3 Balanço social e indicadores GRI 3.4 Normas de responsabilidade social 3.5 Relatórios de agências reguladoras 3.6 Governança corporativa

Definir responsabilidade social, cidadania corporativa e governança corporativa;

Identificar as normas de responsabilidade social;

Reconhecer a importância do balanço social e dos indicadores GRI para uma organização.

Page 21: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

21

Eixo Temático 4

Conteúdo programático mínimo Objetivos de aprendizagem

4. Sustentabilidade como vantagem competitiva 4.1 Conceitos, princípios e fundamentos 4.2 Estágios para a sustentabilidade corporativa 4.3 Múltiplas demandas dos stakeholders. 4.4 Do desenvolvimento sustentável ao Triple

Bottom Line. 4.5 Modelos de avaliação de sustentabilidade

Identificar os modos como a sustentabilidade pode se tornar vantagem competitiva;

Analisar os modelos de avaliação de sustentabilidade;

Relacionar as demandas dos stakeholders à implementação de condutas empresariais sustentáveis.

Bibliografia Básica

MACÊDO, Ivanildo Izais de. et al. Ética e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. MARTIN, John D., PETTY, J. William, WALLACE, James S. Value Based Management with

Corporate Social Responsibility. 2 ed. England, 2009.

Bibliografia Complementar

ELKINGTON, John. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books, 2012. FERREL, O. C. Ética Empresarial: dilemas, tomadas de decisão e casos. Rio de Janeiro:

Reichmann & Affonso, 2001. LOVELOCK, James. Gaia: alerta final. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. PRAHALAD, CK. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com lucro. Porto

Alegre: Bookman, 2010. SOUZA, Amaury e LAMOUNIER, Bolivar. A classe média brasileira: ambições, valores e

projeto da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier,

2012. THIRY-CHERQUES, Herman. Ética para executivos. Rio de Janeiro: FGV, 2008 WILLARD, Bob. Como fazer a empresa lucrar com a sustentabilidade. São Paulo: Saraiva,

2014. ZAJDSZNAJDER, L. Ser ético no Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus, 2001.

Page 22: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

22

Detalhamento do MÓDULO 3

Disciplina Carga horária

1. Papéis e atuação – facilitador, coaching e mentoring 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Carreira e Desenvolvimento Pessoal

Ementa

As abordagens para consecução de resultados: formal, colegiada e personalística. Coaching e Mentoring: conceitos e definições. Estrutura, objetivos, e caminhos para o coaching. Dimensões e escopo de ações de mentoring. Diferenças entre coaching e mentoring. Gerenciando equipes através de uma liderança de alto impacto. Personal coaching vs. mentoring. Os papéis de um líder em sua equipe de trabalho: contribuinte, colaborador, comunicador e desafiador. As bases para decisão: razão, emoção, intuição e instinto.

Page 23: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

23

Disciplina Carga horária

2. Filosofia e Sociologia para gestores 24 h/a

Área Subárea

Filosofia Filosofia para gestores

Ementa

O surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. A evolução histórica do saber filosófico: filosofia grega, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. O objeto de estudo da Sociologia. Principais teorias sociológicas. Características da Sociedade da Informação e do conhecimento. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. A Filosofia e a Sociologia como elementos para o desenvolvimento de gestores.

Bibliografia Básica

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. SP: Ática, 1994. MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. RJ: Jorge Zahar Editor, 1998.

Bibliografia Complementar

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. RJ. Jorge Zahar Editor, 1998. DELEUZE, G.: “Post-scriptum: sobre as sociedades de controle”. In: DELEUZE, G.: Conversações. RJ: Ed. 34, 1992. GIDDENS, A. As consequências da modernidade. SP: Unesp, 1991. HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1998. MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã. SP: Martins Fontes, 2002. WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. SP : Pioneira, 1989.

Page 24: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

24

Disciplina Carga horária

3. Criatividade e inovação 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Criatividade

Ementa

Reconhecimento, percepção e liberação da criatividade. A criatividade como fonte de prazer e como elemento de agregação de valor. Solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos). Criatividade nas organizações e na vida cotidiana. Criatividade e sinergia em equipe. Modelos e técnicas que favorecem o processo criativo e resolução de problemas.

Bibliografia Básica

AZNAR, Guy. Ideias. São Paulo: Summus, 2011. MILLER, Paddy; WEDELL-WEDELLSBORG, Thomas. Inovação de negócios como rotina. São Paulo: M.Books, 2013.

Bibliografia Complementar

COOPER, Robert. Produtos que dão certo. São Paulo: Saraiva, 2013. KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. As 10 faces da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. SEELIG, Tina. inGenium. São Paulo: Da Boa Prosa, 2012. TRÍAS DE BES, Fernando; KOTLER, Philip. A Bíblia da inovação. São Paulo: Leya, 2011.

Page 25: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

25

Disciplina Carga horária

4. Programação neurolinguistica (PNL) – fase 1 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Neurolinguística

Ementa

Ancoragem. Relacionamento: como construir um clima favorável ao desempenho. Filtros e sistemas representacionais. O que é PNL e seus pressupostos básicos e paradigmas. A comunicação. Programando mudanças: estado presente e estado desejado. Como lidar com as emoções, como dar e receber feedback.

Page 26: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

26

Disciplina Carga horária

5. Programação neurolinguistica (PNL) – fase 2 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Neurolinguística

Ementa

Aperfeiçoando os processos e posturas no Relacionamento. Estratégias de sucesso: criatividade e motivação. Resolução de conflitos e mudança de atitudes.

Page 27: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

27

Disciplina Carga horária

6. Psicodrama organizacional 24 h/a

Área Subárea

Gestão de Pessoas Psicodrama

Ementa

Teoria e Prática Psicodramática. A dinâmica das relações grupais no contexto profissional. Papéis Sociais e Papel Profissional na Organização. Espontaneidade e Criatividade nas Empresas. Matriz de Identidade e Rematrização.

Bibliografia Básica

DRUMMOND J.; SOUZA, A.C. Sociodrama nas organizações. São Paulo: Agora, 2012. MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.

Bibliografia Complementar

DRUMMOND J.; BIDART-NOVAES, M.; BOUCINHAS, F Coaching com Psicodrama. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013. MORENO, J.L. Quem Sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama. Goiânia: Di-mensão Editora, 1992 STERNBERG, P.; GARCIA, A. Sociodrama: Who’s in your shoes. Westport, CT: Praeger, 2000.YOZO, R.Y. 100 Jogos para Grupos. Uma abordagem psicodramática para empresas escolas e clínicas. São Paulo: Agora, 1996.

Page 28: MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Gestão de Pessoas Liderança e Gestão de Equipes Ementa Comportamento e teorias básicas: breve introdução. ... MOSCOVICI, Fela. Equipes

Diretoria de Gestão Acadêmica

Diretoria de Gestão Acadêmica

28

Detalhamento do MÓDULO: Elaboração de TCC

Disciplina Carga horária

1.Orientação de TCC 12 h/a

Área Subárea

Metodologias e Ferramentas Metodologia de Pesquisa

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecer os princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos. Usar padrões de referência (ABNT) para desenvolver anteprojetos, projetos e trabalhos finais de

produção acadêmica. Selecionar métodos de pesquisa e técnicas básicas para pesquisa bibliográfica.

Ementa

Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos de pesquisa. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica. Uso de padrões de referência (ABNT). Elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica. Plano do TCC.

Metodologia

A metodologia da disciplina deverá estar de acordo como o trabalho final do curso (artigo, monografia, Plano de Negócios).

Bibliografia

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2013.