Módulo 12 Setor 171 - colegiorodin.com.br de materias/arquivos/Lucas/3ano/3ano...na história do...

18
Módulo 12 – Setor 171 Modos de produção industrial Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Transcript of Módulo 12 Setor 171 - colegiorodin.com.br de materias/arquivos/Lucas/3ano/3ano...na história do...

Módulo 12 – Setor 171

Modos de produção industrial

Prof. Lucas Guide

3º ano EM

Modos de produção industrial são estratégias tomadas no âmbito da administração de empresas para organizar a produção ou prestação de serviços.

O que são Modos de produção industrial?

Taylorismo

• Frederick Taylor (1856-1915)

• Administração científica

– Controle (tempos e movimentos)

– Divisão do trabalho (pensar e fazer)

• Incentivos e bonificações

O denominado Taylorismo surgiu nos EUA em meados do século XX, durante o desenvolvimento industrial, a partir de experiências adquiridas por Frederick W. Taylor (1856-1915) em seu trabalho nas fábricas, o que o consagrou como o “pai da administração científica"

Fordismo (pós-guerra)

• Henry Ford (1863-1947)

• Produção em série

– Padronização e baixo custo

– Grandes unidades industriais

• Linha de montagem (esteira rolante)

O fordismo teve seu ápice no pós-guerra (1945-1968), nos EUA, período que ficou conhecido na história do capitalismo como “os anos dourados”. Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio.

A partir de 1913, a produção Fordista fez com que cada automóvel fosse montado em 93 min. Neste contexto, em 1914, Ford lançou sua mais famosa frase: “Quanto ao meu automóvel, as pessoas podem tê-lo em qualquer cor, desde que seja preta!

Uma das marcas do Fordismo foi o aperfeiçoamento da Linha de Montagem. Com isto, os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”.

Cada funcionário do McDonalds possui uma função (atender, fritar hamburguer, batatas, montar o lanche etc.). A rapidez como os lanches são feitos e vendidos se deve a especialização de cada funcionário para uma função, tornando o lanche mais rápido.

Toyotismo (crise)

• Taiichi Ohno (1912-1990)

• Just in time

– Ritmo de produção adaptado a demanda

– Pequenas unidades industriais

• Automatização industrial

O toyotismo surgiu em função do esgotamento do modelo fordista, que preconizava a produção em massa, com o máximo aproveitamento de matérias-primas e o máximo consumo. Além desse esgotamento, era notória a sua inaplicabilidade no território japonês, carente em matérias-primas e limitado em disponibilidade de espaço para estocagem de recursos e produtos

A automatização, utilizando máquinas cada vez mais modernas, reduziu significativamente os gastos com mão de obra. Por sua vez, esta é extremamente qualificada e opera em equipes de trabalho lideradas pelo profissional mais capacitado.

Com a produtividade em alta, menos mão de obra é necessária, o que gera um grande aumento no desemprego, em função da tecnologia que diminui os postos de trabalho.

Volvismo

• Emti Chavanmco (1960s)

• Alto grau tecnológico

• Operários integrados

– Conhecimento da produção

– Participação nas decisões

O Volvismo surgiu como resultado de várias inovações conjuntamente postas em prática, com a particularidade da participação constante dos trabalhadores, estes que rejeitavam ser vistos como “acessórios das máquinas”, como no taylorismo o seriam.