M&E 223 - Suplemento WTM-LA

16
Maio/2013 - 1ª quinzena - Ano IX - Nº 223 - Tiragem: 16.400 exemplares FOLHA DO TURISMO Cercada de expectativas, a WTM Latin America – que aconte- ceu entre os dias 23 e 25 de abril, em São Paulo – superou as projeções dos organizadores. A primeira edição da feira no Brasil, que já acontece há 34 anos em Lon- dres, contou com 1,2 mil expositores de 44 países

description

M&E 223 - Suplemento WTM-LA

Transcript of M&E 223 - Suplemento WTM-LA

1

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

Maio/2013 - 1ª quinzena - Ano IX - Nº 223 - Tiragem: 16.400 exemplares

FOLHA DO TURISMO

Cercada de expectativas, a WTM Latin America – que aconte-ceu entre os dias 23 e 25 de abril, em São Paulo – superou

as projeções dos organizadores. A primeira edição da feira no Brasil, que já acontece há 34 anos em Lon-

dres, contou com 1,2 mil expositores de 44 países

2

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

A meta inicial era 1 mil marcas expostas e 7 mil visitantes. Até o fechamento desta edição, o número de profissionais que passaram pelo evento ainda não tinha sido fechado. Contudo, uma coisa é certa: a WTM Latin America superou todas as expectativas. “Mais de 1,2 mil expositores puderam fazer os seus negócios com uma das melhores seleções de com-pradores que já houve neste país”, disse Lawrence Reinich, diretor da Reed Travel Exhibitions, empresa responsável pela organização da WTM-LA. A Reed investiu cerca de R$ 4 milhões para a realização do evento, que teve ao todo 250 hosted buyers latino-americanos vindos do México, Chile, Peru, Venezuela e Colômbia, além de mercados como os Estados Unidos e integrantes da União Europeia.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do CEO da Reed, Andrew Fowless, que ressaltou a força da região no novo cenário da eco-nomia mundial. Para ele, a WTM-LA tem potencial para ser a principal feira do setor no país. “O Brasil e os países da América Latina estão começando sua jornada como fonte de poder do Turismo global. Por isso, a Reed aposta e expande sua marca na região”, destacou. Fowless ressaltou que o papel

da Reed é facilitar os negócios em Turismo na América Latina e, nesse sentido, ele acredita que a feira também vai contribuir profundamente.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, marcou presença na abertura da WTM-LA e salientou a importância do evento como fomentador de negócios para o país. Vieira citou o número de 5,67 milhões de turistas recebidos pelo Brasil em 2012. “Tivemos um incremento de 4,5% em relação aos desembarques no ano de 2011”, disse. Segundo ele, o crescimento é bom, mas está longe de atingir o potencial que detém o Brasil.

“Tenho secretários e técnicos que me auxiliam na propagação dos números, mas faço aqui o meu papel político – ressaltando a importância do Tu-rismo para a economia e para o país”, comentou. O ministro discursou ainda sobre a importância do legado deixado com eventos deste porte e sobre o roteiro de investimentos do ministério que funciona a médio e longo prazos.

O diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, destacou três fatos recentes, ocorridos em 2012, que elevaram o status do Turismo na economia e na política mundial.

Para ele, isso é essencial para o desenvolvimento da atividade e para que os governantes olhem com mais carinho para o setor. Em reunião de cúpula do G20 no México, o Turismo foi apontado – no relatório final do encontro – como grande gerador de emprego e renda. “Foi recomendado que os países fizessem tudo para facilitar a atividade tu-rística, inclusive com a emissão de vistos”, contou. Favilla também citou a inclusão do Turismo no relatório final da Rio +20. “Foi a primeira vez que o Turismo foi citado em um documento de uma grande conferência da ONU”, lembrou.

Por fim, ele destacou a marca histórica de 1,37 bilhão de desembarques internacionais no mundo todo em 2012, um crescimento de 4%. “Esses fatos realmente colocaram o Turismo em um nível elevado de reconhecimento pelos ges-tores e políticos do mundo todo”, afirmou. Sobre a América Latina, o executivo destacou o forte crescimento dos últimos anos. Segundo dados da OMT, houve um crescimento de 50% de chegadas internacionais no continente nos últimos dez anos. Para as próximas duas décadas, as projeções da entidade apontam um aumento de 3,3 milhões.

Alemanha: parceiro ofi cial da WTM-LAComo parceiro oficial da 1ª edição da WTM Latin America, o Centro de Turismo Alemão (DZT) também esteve presente na cerimônia de abertura da feira. Constanze Hilgers, diretora de destinos do Escritório Nacio-nal do Turismo Alemão (DZT), falou sobre o crescimento do número de brasileiros no destino. Em 2012 foram mais de 700 mil pernoites e a expectativa é manter um crescimento médio de 8,5% até 2020. “A América Latina e o Brasil, em especial, é um mercado muito importante para nós. E estamos muito otimistas, pois há um crescimento constante na região”, disse. Constanze lembrou ainda que a Alemanha é o segundo principal destino da Europa, sendo que para os brasileiros, o país figura como o quarto preferido.

Braztoa foca em comercializaçãoO presidente da Braztoa, Marco Ferraz, destacou os números da WTL Latin America no seu discurso durante a abertura do evento no Expo Transamérica em São Paulo. Ferraz ressaltou o recorde do 39º Encontro Comercial Braztoa que – junto com a WTM Latin America – iniciou as vendas de espaços com 8 mil metros quadrados vendidos. “Na primeira edição – citando Eduardo Nascimento – tínhamos 40 expositores. Hoje somamos 20 mil metros qua-drados”, comentou. Ferraz citou a relação da inexistência de internet e celular, com a febre das OTAs e megapromos que invadiram o segmento do Turismo nos últimos anos. “Os agentes e os operadores tiveram que se reinventar para não perder os seus mercados. Este é um trabalho de aprendizado que realizamos juntos”, comentou.

Primeira edição da WTM Latin America teve 1,2 mil expositores de 44 países

Autoridades durante o corte da fi ta

Bl

Nt

3

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

INTERIOR PAULISTA - As Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo querem aproveitar a janela da Copa do Mundo de 2014 para desenvolver o Turismo na região. O presi-dente da entidade e prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, acredita que o evento será uma grande oportunidade para os destinos próximos a capital – que irá receber seis jogos do torneio. “Quem vir para a Copa do Mundo irá aproveitar o intervalo dos jogos para fazer Turismo. A proximidade e facilidade de acesso é uma questão que vai influenciar”, disse. Para isso, a entidade está intensificando a promoção dos destinos, especialmente nos mercados internacionais com a participação em diversas feiras como a FIT, em Buenos Aires, e a BTL, em Lisboa.

BONITO - Bonito, no Mato Grosso do Sul, conquistou a realização da Ecotourism and Sustainable Tourism Confe-rence (ESTC) 2014, que será realizada no mês de abril. Como informou Rodrigo Coinete, presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, a inscrição do destino no ranking da Icca já está sendo providenciada. Este é o segundo evento internacional recebido pela cidade. O primeiro foi o 49º Encontro Anual de Biologia Tropical e Conservação (ATBC) que aconteceu em 2012.

PARÁ - Após um ano da criação da Secretaria de Turismo Estadual, o Pará tem uma meta bem clara para os próximos anos: transformar o estado no principal destino da Pan-Ama-zônia (que inclui Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana,Guiana Francesa e Suriname) até 2020. “O Turismo no Estado é prioridade”, declarou Adenauer Góes, responsável pela pasta. “Temos um dos melhores Centros de Convenções do país, o Hangar e estamos preparados para receber ainda mais eventos”, complementou.

ALAGOAS - A secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, afirmou que a Visual é uma das principais parceiras do Estado. Prova disso, é a realização do workshop da operadora no estado em 2014, conforme já anunciado

em março. Além disso, o destino vai patrocinar o jantar de encerramento do evento deste ano, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de junho no Iberostar Praia do Forte, na Bahia.“Alagoas e a Visual tem parceria antiga. A operadora, além de ter grande credibilidade, é um de nossos maiores parceiros. Este workshop tem padrão inovador, com apoio do Nordeste desde sua primeira edição”, afirmou Danielle, que colocou a apresentação dos atrativos do destino Alagoas como principal motivo da parceria.

PERNAMBUCO - Uma das ações de Pernambuco na WTM-LA foi o espaço Café Curta Pernambuco, que teve cardápio assinado pelo Chef Alcindo, do Restaurante Patúa. Somente no primeiro dia, quase duas mil pessoas passaram por lá e foram servidos, aproximadamente, 1,5 mil cafezinhos, 10 kg de bolo de rolo, 400 tapiocas, mungunzá e canjica. Luciana Fernandes, diretora de Marketing da Empetur, explicou que o estande do estado foi preparado para que fossem gerados negócios, com mesas para reuniões com os buyers e o trade do destino. “Trabalhamos antes para fazer os agendamentos e isso funcionou muito bem”, contou.

FOZ DO IGUAÇU - Segundo Gisele Lima, diretora da Pro-mo, após a realização do Encontro Nastur 2013, o destino Iguaçu teve um incremento de 140% nas vendas. “Quando o agente conhece o destino e vivencia tudo o que ele pode oferecer fica muito mais fácil vender”, disse. Além do evento, outras ações conjuntas da cidade também impulsionaram as vendas. Como o X Games, que deu a cidade visibilidade internacional. “Mostramos ao mundo que somos competentes e temos infraestrutura para realizar eventos”, declarou. Enio Eidt, presidente do Iguassu CVB, destacou ainda a expansão do aeroporto de Foz do Iguaçu que tem previsão e término para agosto de 2013. “A capacidade será aumentada em 30%. Hoje recebemos 1,7 milhão de embarques e desembarques. Com a ampliação serão mais de 2,5 milhões”, disse.

MARANHÃO - Com o intuito de aproveitar os megaeventos

esportivos que o país vai sediar nos próximos anos, o São Luís Convention e Visitors Bureau decidiu investir no segmento MICE. “É uma excelente oportunidade para as viagens corporativas e de incentivo”, justificou Mariazinha Raposo, diretora-presidente do São Luís CVB. De acordo com ela, a capital do Maranhão tem como característica o fato de receber eventos de médio porte, em especial no segmento científico. “Queremos atingir novos segmentos. Para isso, contratamos uma consultoria. A ideia é que o mercado perceba o valor de nossa cidade”, disse. Somente na capital São Luis são 50 hotéis com capacidade de 8 mil leitos. Com os constantes investimentos, no futuro, esse número subirá para 10 mil leitos.

CODESUL - A comissão de Turismo do Conselho de De-senvolvimento e Integração Sul (Codesul), formada por representantes de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, aproveitou a WTM-LA para reunir seus integrantes. Na ocasião, foi apresentado o novo presidente da comissão, Beto Martins, secretário de Turismo de Santa Catarina. Uma das propostas do novo presidente é mudar o calendário escolar da região, para que as cidades tenham grande movimentação durante todo o mês de fevereiro. “A ideia é que os estudantes só retornem às aulas no mês de março”. Outra intenção é conquistar mais voos comerciais entre os destinos, como de Foz do Iguaçu a Florianópolis. “Isso favorece roteiros de Turismo mais integrados”, reforçou.

SÃO PAULO - A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, afirmou que a campanha para São Paulo sediar a Expo 2020 – de 15 de maio a 15 de novembro de 2020 – começou diplomaticamente. “Teremos uma apresentação em junho, em Paris e um outro simpósio com delegados internacionais em Setembro, em São Paulo. Nossa campanha diplomática começou”, disse. A expectativa, segundo Nadia é que 25 a 30 milhões de visitantes passem pela exposição durante os seis meses do evento.“Se vencermos a candidatura, em dois anos faremos os ajustes necessários para a construção do Centro de Convenções”, comentou.

Em 2011, a América Latina teve uma evolução de 138% na realização de eventos – foram mais de mil, segundo Arnaldo Nardone, presidente da ICCA. O mix de eventos está dividido em 339 internacionais e 717 regionais. Para ele, os internacionais geram mais receitas, pois o visitante estrangeiro gasta mais. Porém, é importante in-vestir também em eventos regionais, para ajudar o desenvolvimento das captações.

Dentro do Mercosul, o Brasil é o país que mais recebe eventos, tendo 63% de representatividade. E é também o que possui o melhor mix, sendo 56% de eventos regionais e 44% de internacionais. De acordo com Nardone, o mercado de eventos é muito grande e os países latinos devem se unir para

captar mais eventos, sejam eles internacionais ou não. “É preciso trabalhar em equipe. Temos que ser competitivos, mas também cooperativos”, declarou.

Em relação à cooperação, o presidente destacou o intercâmbio de eventos e informações. “Temos que ser mais associativos e trocar informações. Não podemos ter medo dessa troca, que é saudável e nos torna mais competitivos”, disse. Para Marco Lomanto, diretor de Destinos e Produtos da Embratur, o Brasil precisa criar uma identidade única para captar eventos. “Não podemos esquecer das nossas dimensões continen-tais, mas também precisamos nos unir e levar uma única imagem ao exterior, mostrar que somos capazes de receber eventos em qualquer lugar e conseguir captar eventos para o país como um todo”, disse.

Mercado LGBT deve movimentar R$ 22,9 bi no Brasil

Segundo levantamento da Out Now Consulting, o mercado LGBT brasileiro deve movimentar US$ 22,9 bilhões com viagens durante o ano de 2013. O estudo aponta que cada viajante gastará US$ 2.583 neste ano, com grande procura por destinos europeus e pela Argentina, principal país no roteiro do público LGBT brasileiro. “Depois das mídias sociais ficou mais fácil para a classe LGBT se identi-ficar e encontrar interesses em comum”, disse Ian Johnson, diretor da Out Now. “O mercado LGBT mundial representa US$ 181 bilhões, figurando entre os 60 mercados mais importantes da econo-mia”, complementou. Além de emitir, o Brasil tem grande potencial para atrair visitantes deste segmento. Uma pesquisa realizada com este público apontou que no México 46% dos que pretendem viajar se mostraram dispostos a visitar o país nos próximos três anos, seguido pelos norte-americanos, com 28%.

Por mais eventos na região, ICCA pede união de países da América Latina

Julio Urban, da idealiza Eventos, Martin Sirk, da ICCA, Marco Lomando, da Embratur e Arnaldo Nardone, da ICCA

Bras

il em

Nota

s

4

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

Palladium anuncia Hotel Ayre em MadriEntre as marcas da rede Palladium, está a Ayre, presente em seis cidades com dez hotéis. Em

setembro deste ano, o Ayre Madri será aberto, com conceito de Boutique de Luxo. “O cliente que é um viajante frequente está cansado de ver coisas iguais. Quer uma experiência nova em cada destino que visita”, comentou Francisco Fernández, diretor de Marketing e Vendas da Ayre Hotels. Segundo ele, o Brasil terminou o último ano na décima posição no ranking de público para a rede. “A tendência é de crescimento. Temos cada vez mais capacidade, estamos investindo em promoção e, além disso, as ligações aéreas entre Brasil e Espanha se intensificam”.

KUNZA COM FOCO NO BRASIL - O Brasil é o o principal mercado internacional para o Kunza Hotel & Spa, no Deserto do Atacama, no Chile. Segundo Ximena Urjel, gerente comercial, o turista brasileiro está atrás somente do mercado local. “O Chile é um destino muito procurado pelo Brasil e no Atacama há poucos hotéis cinco estrelas com serviços diferenciados como o Kunza”, disse

RÉVEILLON NO MARINA PARK - A próxima festa de Réveillon do Marina Park vai contar com o grupo musical Chiclete com Banana, pelo quinto ano conse-cutivo. De acordo com Ana Luiza Costa Lima, gerente comercial do empreendimento, a festa vai tentar “reviver todas as Copas do Mundo”, para receber o ano em que o Brasil será sede da Copa do Mundo Fifa. No ano passado, a festa foi inspirada na China. A festa tem capacidade para seis mil pessoas e os investimentos superam R$ 8 milhões.

MAIS BEST WESTERN NA FRANÇA - A Best Western conta com mais de 300 hotéis na França e, de acordo com a gerente de Vendas, Mareva Maiti, vai abrir mais

dez no país até o final deste ano. “Queremos crescer mais no norte da França”, revelou.

IBEROSTAR PRAIA DO FORTE MODERNIZADO - O hotel na Bahia tem uma série de novidades. O diretor para o Brasil da rede, Orlando Giglio, destacou a instalação de wi-fi nos apartamentos e novas TVs de LED. Além disso, entre os dias 1º e 31 de julho, as crianças contarão com uma programação especial, inspirada no circo.

MICE ALEMÃO - A Maritim, rede hoteleira da Alemanha fundada em 1969, volta agora seus olhos para o Brasil. O portfólio inclui hotéis que têm em comum a oferta de “reuniões e alojamento sob o mesmo teto”. “Quando se trata de instalações para eventos, nenhuma outra empresa privada na Alemanha possui uma coleção de salas de congressos e reuniões como as nossas. Conhe-cemos muito bem cada aspecto do segmento MICE”, garantiu Mark Spivey, diretor internacional de Vendas. NOVO SANDALS NA EUROPA - A rede Sandals vai inaugurar um novo resort em Granada, na Espanha, no

dia 12 de dezembro, o La Source. A unidade terá 231 apartamentos, incluindo suítes, algumas com piscina. Outra novidade é a inclusão de 165 apartamentos no hotel The Varanda, em Turks and Caicos. “Com esta in-clusão, passamos a contar com 800 apartamentos neste resort”, afirmou Silvio Paez, diretor de vendas da cadeia. NOVO OTHON EM ARARAQUARA - A rede Othon vai inaugurar em junho sua nova unidade na cidade de Araraquara. Segundo Tomás Ramos, diretor comercial da rede, a ampliação da linha Othon Suits no interior de São Paulo já lançou unidades em Limeira e Pirassununga. “Até o final do ano teremos mais um na cidade de São José. Todos eles são focados no conforto e na qualidade de serviços para os executivos da região”, disse.

MAIS QUARTOS PARA CORPORATIVO - O Tropical Ma-naus inaugurou 39 novos apartamentos para o público corporativo, totalizando 91 quartos reformados entre os 610 oferecidos pelo hotel. Segundo o superintendente de Vendas e Marketing da Tropical, Eduardo Pereira, os novos apartamentos serão utilizados principalmente pela tripulação de companhias aéreas.

Hote

laria

em N

otas

Hotelaria

“Este é o momento da América Latina”

Na rede Hilton Worldwide há dois anos, após

24 anos na Intercontinental, Carlos Baruki, vice--presidente de Vendas e Marketing para América Latina e Caribe, entrou na empresa com a missão de ajudar a expandir a marca na região. Hoje são 62 hotéis América Latina e 3.900 em todo o mundo. “Nossos hotéis na América Latina têm registrado média de ocupação de 85%. Das nos-sas 10 marcas, oito estão na região”, salientou.

“Este é o momento da América Latina, que possui vários países com crescimento do PIB acima da média mundial”, comentou. Para o Brasil, a Hilton Worldwide assinou contrato com a Carvalho Hosken Hotelaria Ltda. para a construção do Hilton Barra, na Zona Oeste do Rio, que será o primeiro hotel da Hilton Worldwide na cidade. O hotel deve ser inaugurado entre junho e julho de 2014. “Não visamos a Copa do Mundo, mas vamos tentar finalizar o projeto até lá. Caso isso não seja possível, garanto que até novembro de 2014 o hotel estará finalizado. Queremos atender a demanda das Olimpíadas de 2016”, explicou Baruki.

Meliá aposta em roadshows no Brasil

A Meliá realiza roadshows em oito cidades bra-sileiras neste mês - Campinas, São Paulo, Recife, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo horizonte. A ação é considerada a “principal da rede no país”, segundo Fernando Gagliardi, diretor de Vendas e Distribuição. O objetivo é aumentar o número de hóspedes brasileiros em 13%.

O evento inclui show case e sales blitz. “O road show é o que nos demanda mais tempo, energia e recursos, mas tem o maior retorno”, declarou o diretor. O plano ainda inclui visita a clientes parceiros que não foram ao roadshow, como organizadores de eventos, operadoras e agências.

Carlos Baruki e Giancarlo Goeta, da Hilton Worldwide

Gisele Torrano e Fernando Gagliardi, do Meliá

Alejandro Páez Sedano, Paula Souza, Francisco Fernández e Fábio Mazini

5

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

Emirates destaca aumento da capacidade no voo do RJ

Em entrevista em vídeo ao M&E duran-te a WTM Latin America, o diretor geral da Emirates no Brasil, Ralf Aasmann, destacou o sucesso do voo para o Rio de Janeiro, que teve início há um ano. Segundo ele, o sucesso da operação levou a companhia a mudar o equipa-mento utilizado na frequência. Hoje ela é feita com Boieng 777-200 e em outubro pássará a ser feito com o 777-300, com mais 88 lugares na classe econômica. O diretor Comercial da companhia para as Américas, Orhan Abbas, destacou a importância do mercado brasileiro para a empresa e lembrou que os voos do Brasil têm uma ocupação média de 80%.

DUBAI + INTERAMERICAN - O Departamento de Turis-mo, Comércio e Marketing de Dubai (DTCM) anunciou a Interamerican Network como a sua representante no País. Este é o primeiro escritório do órgão na América do Sul, resultado do número expressivo de brasileiros que tem viajado ao destino. “O escritório terá como foco a promoção de Dubai como destino de lazer, negócios e incentivo em todo o mercado sul americano , mas principalmente no Brasil e a Argentina”, contou o dire-tor-executivo do órgão, Hamad bin Merjem. Somente em 2012, Dubai receber cerca de 40 mil turistas brasileiros, crescimento de 28% em relação ao anterior.

ABU DHABI + VOO DA ETIHAD - O diretor de pro-moção internacional de Abu Dhabi, Mubarak Rashed Al Nuaimi, estima um crescimento de dois dígitos no número de visitantes brasileiros que chegam à cidade após o início das operações da Etihad Airways no Brasil. Segundo ele, em 2012, o destino recebeu cerca de três mil brasileiros. Segundo o diretor, a vantagem é ainda maior pel o fato do visto para Abu Dhabi ser emitido e pago de forma online com o suporte das companhias aéreas Emirates e Etihad. “Vemos no Brasil um grande potencial de crescimento na aérea comercial, no Turismo e nos negócios”, avaliou.

ACADEMIA DE TREINAMENTO DA JORDÂNIA - Entre as novidades que o destino anunciou na WTM está o lançamento da JTB Academy, onde o agente de viagem poderá fazer treinamentos online a partir de um link no site www.visitjordan.com. “O website será em português e servirá para os agentes venderem melhor a Jordânia”, comentouAhmad A. Al-Hadid, gerente regional de mar-keting do Visit Jordan. Segundo Hadid, o foco do destino está muito voltado para o trade. Em 2012 a Jordânia fez treinamentos com o trade em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2013, serão nas cidades de Brasília e Porto Alegre; além da participação do destino na Abav, em São Paulo. Ações para o consumidor final também são realizadas. “O Brasil é hoje nosso segundo maior mercado nas mídias sociais”, finalizou.

TEXAS: BRASIL É TOP 5 - De acordo com Tommy Woods, especialista em marketing turístico do Texas Tourism, os brasileiros correspondem ao quinto maior mercado estrangeiro para o destino. No último ano

foram 98 mil turistas para o Estado, um crescimento de mais de 130% em relação ao ano anterior. Ainda segundo o especialista, o Brasil é também o quarto maior mercado em gastos. “Os brasileiros adoram compras e nós temos muitos shoppings. Além disso, nossos preços são mais baratos que a Flórida e temos o tax free, que incentiva ainda mais”, disse.

NY: BRASIL É TOP 2 - Desde 2006, o número de visitantes brasileiros em NY aumentou 600%. Em 2012, foram 826 mil turistas no destino. Segundo Fred Dixon, VP executivo do NYC, o Brasil é hoje o segundo maior mercado, atrás apenas da Inglaterra. Para 2013, a expectita é que cerca de 896 mil turistas brasileiros desembarquem na Big Apple.“Temos certeza que em dois anos teremos mais de 1 milhão de visitantes e o Brasil será nosso primeiro mercado”, afirmou. De acordo com o VP, o Brasil é também o País que mais gasta em NY. Em 2011, o valor gasto foi maior que US$1,6 bilhão. “Por isso, estamos investindo muito em contratar serviços com pessoas falando português. Para que cada vez mais o turista se sinta a vontade de vir para NY”, afirmou.

A APOSTA DA EUROPA - De acordo com Eduardo Santander, diretor executivo da Comissão Europeia de Turismo, o Brasil é o principal mercado para a Europa, a frente de países como China, Estados Unidos e Canadá. A intenção da entidade é incrementar a chegada de brasileiros em 15% a 20% e, para isso, investe € 200 mil em promoção neste país em 2013, além de aumentar parceria com operadores e companhias aéreas. O plano é manter a Europa como principal destino dos brasileiros e as estratégias incluem a realização de roadshows em São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste do país, além de inventimento em anúncios na mídia.

DINAMARCA E O DINHEIRO BRASILEIRO - O Turismo da Dinamarca aposta no crescimento do mercado brasileiro, que já representa o segundo maior público do destino com foco no lazer. O País está atrás so-mente da Rússia. Segundo Nikolas Fuad, diretor de marketing do Visit Denmark, cada brasileiro deixa um montante de R$ 820 diários durante a visita aos atrativos dinamarqueses, enquanto o público russo deixa um real a mais. Presente na WTM Latin America com estande, o Visit Denmark trouxe características

típicas do destino para incentivar ainda mais a visita dos turistas do Brasil, como as famosas bicicletas, que fazem parte do cotidiano dos dinamarquezes e seus mestres cervejeiros.

MÉXICO - O México registrou a chegada de 250 mil brasileiros no ano passado, número que coloca o Brasil como sexto mercado para o país, de acordo com Rodolfo López Negrete Coppel, diretor geral do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM). O objetivo agora é fazer que o Brasil suba para a terceira ou quarta posição. Atualmente, os principais mercados são Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Rodolfo reforçou a forte parceria com os grandes operadores brasileiros, que vêm apostando em novos destinos do México. O país deve apresentar um novo plano estratégico de promoção no Brasil durante a próxima feira da Abav, em setembro. A intenção é aumentar a conectividade e reforçar as parcerias, para, a longo prazo, incrementar o número de turistas brasileiros no destino.

CHILE - O Chile escolheu a World Travel Market Latin America para lançar sua nova campanha de promoção turística internacional, inspirada na diversidade de expe-riências e destinos do país. O novo projeto se concentra mais na experiência do viajante do que nas paisagens chilenas. De acordo com Daniel Pardo, diretor Nacional de Turismo do Chile, só no Brasil, o país vai investir US$ 1 milhão. O destino recebeu 400 mil brasileiros em 2012, número 14% maior que o registrado no ano anterior. Neste ano, a intenção é crescer pelo menos 10%, segundo Pardo. Nos meses de maio e junho e outubro e novembro, serão realizados workshops no Rio e em São Paulo.

EQUADOR - Em 2012, o Equador recebeu 18 mil turistas brasileiros, um crescimento de 4% em relação ao ao anterior. Segundo Carla Portalanza, subsecretá-ria de turismo, a estratégia é consolidar o destino na América do Sul, sendo o Brasil seu principal mercado de investimento. Deste 2011, o destino possui uma representação do País e em breve também será lançada uma campanha cooperativa em parceria com empresas brasileiras. O objetivo é manter o crescimento do fluxo de turistas. “Temos ainda o novo voo direto da Tame que facilita a emissão de turistas”, finalizou.

Exterior em Notas

AA aguarda autorização para dois novos voos entre Brasil e EUA

Até o final do ano, a American Airlines terá duas novas frequências entre Brasil e Estados Unidos. A primeira será para Miami com escalas em Porto Alegre e Curitiba. A segunda, entre São Paulo e Los Angeles. Ambas as rotas serão diárias. Atualmente, a AA tem 92 frequências semanais entre os países.

“Em junho aumentaremos esse volume para 102, para a alta temporada. E até o final do ano a expectativa é termos 116 voos”, antecipou Dilson Verçosa, diretor de vendas e marketing Brasil. Atualmente, os principais destinos com saídas do Brasil são Miami, Orlando, NY, Las Vegas e Los

Angeles. “Ainda temos uma boa frequência para o Caribe e a América Central como Punta Cana e Cancun”, comentou.

De acordo com Gisela Marti, VP do Greater Miami CVB, os últimos dois anos registraram o maior volume de turistas brasileiros para o destino. Em 2012 foram 690 mil visitantes que gastaram em média US$ 1,5 bilhão, um crescimento de 9% e 11%, respectivamente. Para atender a grande demanda, o destino investiu em representações no Brasil e agora conta com representantes nas cida-des de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e no Sul.

Aviação

6

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, e Socorro

Costa, da ParaturEstela Farina, da Firstar, e Kristin

Karst, da Ama WaterwaysJerusha Rasmyn e Ana Maria

Ostrower, do Turismo de Aruba Fred Dixon e Jerry Cito, do NYCMari Masgrau, do M&E, e Juan

Torres, da Etihad Airways

Luiz Eduardo Falco, da CVC, entre Dilson Verçosa e José Roberto Trinca,

da American Airlines Mariella Volppe e Benjamín Liberoff, do Ministerio do Turismo do Uruguai

André Pousada e Alex Calabria, da Royal Caribbean

Ivan Blanco, Ariel Rodríguez e Gisela Marino, da Aerolíneas Argentinas

Enzo, da Team America

Ricardo Aly, do Reserve

Tommy Woods, Texas Tourism

Elaine Cordeiro, do Ipanema Plaza

Alexadre Tuma Ness, no estande de

São PauloValdir Walendowsky,presidente da Santur

Juan Torres, do M&E, com Constanze Hilgers e Margaret Grantham, do DZT Estande da Alemanha

Lisia Minelli entrevista Tomás Ramos, da rede Othon

Klaus Becker e José Eduardo, da Ethiopian Equipe da CVC

Fabian Szewczuk, da Emprotur Bariloche, Marcelo Moraga Vidal, do Senatur Chile, e

Sebastián Caldart, da NeuquénTur

GALE

RIA

DE F

OTOS

Ana Carina, coordenadora

do Projeto Sustentabilidade

Braztoa

7

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

Afonso Louro, da Visual, e Cacalo Destro, da Ancoradouro

Rosa Masgrau, do M&E, entre Matt Teixeira e Mareva Maiti, da Best Western

Jon Spring e Carlos Antunes, da Etihad Airways

José Zuquim, da Ambiental, e Jeanine Pires, do Ministério da Cultura

Marco Ferraz e equipe da Monark TurismoVicent Lhoste, da Reed, Marco Ferraz, da Braztoa, Richard Mortimore, Andrew Fowless e Lawrence Reinich, da Reed

Luiz Eduardo Falco e Guilherme Paulus, da CVC

Liviomar Macatrão e Mariazinha Raposo, do São Luís CVB

Carbone, da ACC, e Sylvio Ferraz, da Tam Viagens

Paulo Kulgemas, da Setur-AL, e Eduardo Gachido, da Atlantica Hotels

Rosa Masgrau, do M&E, Vitor Bauab, do Beto Carrero, Luciana Fernandes, da Empetur, e Rafaela Marques, do

Beto CarreroPaul Nelson, da Reed, Roy Taylor,

do M&E e Micaela Juarez, da Reed

Roberto Rotter, do Fohb, e Acir Pimenta Madeira, do Ministério do Turismo

Eduardo Sanovicz, da Abear, e Orlando Souza, da Tur.SP

Salvatore Costanzo e Eduardo Santander, da Comissão de Turismo Europeia

Roberto Luiz Bortolotto, da Arcadis Logos e Oreni Braga, presidente da Amazonastur

GALERIA DE FOTOS

Alfredo Baldini, da Secretaria de Turismo de Pinamar, Estefania Peretti, do ICCA, Karina Perticone e Cristian

Gonzalez, do Turismo de Buenos Aires

Michael Barckoczy e a equipe da Flytour Viagens

8

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

Patrocinadora da WTM Latin America, a Alema-nha está mesmo decidida a se tornar o primeiro destino dos brasileiros na Europa. “Este é o ano da Alemanha no Brasil, é o momento certo para estreitarmos ainda mais os laços”, afirmou Cons-

tanze Hilgers, diretora de destinos do Escritório Nacional do Turismo Alemão (DZT). O profundo interesse da Alemanha pelo Brasil ficou evidente com a sua participação na feira, num estande de 150 m² e 18 parceiros, entre eles a Luf-thansa, German Rail, Magic Cities e o German Convention Bureau (GCB). “Estamos muito orgulhosos de sermos os patrocinadores pela qualidade dos expositores, estandes e buyers. Tanto a cerimônia de abertura quanto os corredores estiveram lotados ao longo dos três dias”, avaliou Constanze.

O que mais impressionou a executiva foi a forte paixão dos brasileiros pelo Turismo e a vontade de fazer as coisas acontecerem. “Isso é ótimo e nos motiva ainda mais”, revelou nesta entrevista exclusiva ao M&E. De acordo com ela, o trabalho do DZT visa edu-car as pessoas sobre os diversos atrativos que a Alemanha possui.

Com 68,8 milhões de pernoites, a Alemanha bateu o recorde de turistas em 2012 pelo terceiro ano consecutivo. O crescimento em relação a 2011 foi de 8,1%. Constanze Hilgers destacou que o avanço do destino é superior em relação a outros mercados. Enquanto o número de chegadas internacionais foi 7,3% supe-rior na Alemanha, na Europa foi de 3,3% e no mundo de 3,8%.

Ela também falou sobre o Brasil, que teve um avanço de 18,4%, alcançando quase 700 mil pernoites. “O Brasil é um mer-

cado muito importante para nós, pois apresentou um crescimen-to de dois dígitos nos últimos dois anos”, afirmou Constanze, lembrando que em quatro anos o volume de brasileiros duplicou.

Segundo a diretora do DZT, Margaret Grantham as semelhan-ças entre ambos os países são maiores do que podem parecer. Para discutir soluções e planejar ações conjuntas, o Instituto Bra-sileiro de Turismo (Embratur) e o DZT assinaram um acordo de cooperação. A parceria é mais uma das ações decorrentes do Ano da Alemanha no Brasil, que tem início no próximo dia 13 de maio.

“Este acordo é fundamental e temos uma carta de intenções para uma série de ações”, afirmou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto. “Um dos principais objetivos é explorar o know how da Alemanha no Turismo, em especial no que diz respeito a grandes eventos esportivos, já que o destino recebeu a Copa do Mundo em 2006”, explicou.

Segundo Lomanto, mesmo antes do acordo, a Embratur já havia feito um trabalho de Benchmark com a Alemanha. “Faremos uma série de eventos em conjunto para estimular o Turismo nos dois países” contou. Estão previstas pesquisas de mercado, desenvolvimento de produtos, campanhas em mídias sociais e estímulo Turismo durante a Copa do Mundo.

Margareth ressaltou que o grande desafio para os dois países é se livrar dos clichês e mostrar o quanto são diversos para o Turismo. “Temos desafios em comum. Ao mesmo tempo em que o Brasil quer mostrar que tem muito mais do que sol e praia, a Alemanha precisa revelar ao mundo que possui muito mais que suas tradicionais cervejas”, exemplificou.

Sem dúvida, este é o Ano da Alemanha no Brasil

Nesta foto, o estande da Alemanha na WTM-LA. No topo desta página, o símbolo do Ano da

Alemanha no Brasil, com as cores dos dois países

9

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

Compartilhando experiênciasDe olho nos turistas jovens – caso do Brasil, que tem 40% de sua população nessa faixa etária – a Alemanha aposta na campanha Share the Moment. “Assim, os visitantes podem postar suas experiências e interagir com as de-mais pessoas”, disse Constanze. Para ter acesso às dicas de outros viajantes, basta acessar os site http://www.germany.travel/youth. Segundo pesquisa realizada pelo DZT, esse público entre 18 a 38, têm os seguintes interesses mercados natalinos, castelos, oktoberfest, atrações relacionadas a carros, entre outras.

No topo dos negóciosA Alemanha é o destino europeu que mais recebe viajantes de negócios. No mundo, fica atrás apenas dos Estados Unidos. A informa-ção é de Laura Delsa, executiva do Germany Convention & Visitors Bureau. Segundo ela, o destino conta com quase 6,5 mil espaço para eventos e reuniões e, de acordo com estimativas do CVB, em 2011 a Alemanha recebeu 6,8 milhões de viajantes de negócios.

>> “Quando ideias se encontram”. Esse é o lema do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, que tem início neste mês de maio. Com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, a idéia é dar maior visibilidade à cooperação e incentivar novas parcerias.

>> A Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai homenagear a Alemanha, enquanto a Feira do Livro de Frankfurt vai homenagear o Brasil.

>> São muitos os laços que unem os dois países. A Alemanha é considerada região de altíssima prioridade para o Brasil por causa do alto índice de emissão de turistas. Em 2011, mais de 240 mil visitantes alemães estiveram no Brasil.

>> Os destinos preferidos dos turistas do Brasil na Alemanha são Berlim, com 27,9% e a Baviera, com 25,9%. O tempo médio de estada é de 13,3 noites, enquanto a média na Europa é de 10,8. O gasto médio por viagem é de 2,4 mil euros.

>> Em 2014, quando sediaremos a Copa do Mundo de Futebol da Fifa, viveremos uma emoção já conhecida pelos alemães, que sediaram o campeonato em 2006.

CuriosidadesCuriosidades

Ranking mundial: Número de eventos por país

Rosa Masgrau, do M&E, e Dorothea Niestert,

do Magic Cities Germany

Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, com Constanze Hilgers, diretora de destinos do Escritório Nacional do Turismo Alemão

Laura d´Elsa, do CVB da Alemanha, com

Michael Steuer e Margaret Grantham, do DZT

Margaret Granthan,

do DZT, Joerg Waber, da Lufthansa, Laura Delsa, do Germany CVB, Constanze Hilgers, do DZT, Armin

Denhnintz, das Magic Cities e Iria Ens, do Deustache Banh

10

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

OTAs e agentes somamesforços e trade aponta novos desafi os A Braztoa realizou no primeiro dia da WTM-LA

Latin America o Fórum “Tendências na rede de distribuição: Quem ganha e quem perde?”. O grande debate na ocasião foi a convivência entre OTAs, agências tradicionais, operadoras, consolidadoras e demais players do mercado - que ultimamente têm misturado e agregado cada vez mais suas funções. Entre os operadores, a importância do agente de viagem é sumária. Sobre a concorrência na distribuição de produtos, a ordem é se adaptar às mudanças. Treinamento e investimento em tecnologia também são questões levantadas como prioridades para oferecer um serviço ágil e de qualidade. Rui Alves, da Gapnet, fez um alerta aos empresários brasileiros sobre o Google, que tem o poder de indicar ao consumidor final qual é a melhor oferta. “O Google é o grande player do mercado. Essa discussão já está bem adiantada em outros países e no Brasil ainda não foi para frente”. Para Bob Rossato, da ViajaNet, as OTAs estão apenas “começando na América Latina”. “A OTA não tira mercado nem compete com ninguém, só soma”, disse ele, que levantou ainda a preocupação da empresa de contratar agentes de viagem com experiência e formação profissional para dar assistência aos clientes.

Agências e Operadoras

Associadas Braztoa registram crescimento de 9% em 2012

A terceira edição do Anuário Braztoa revelou que as associadas da entidade apresentaram um crescimento de 9% no ano de 2012, registrando um faturamento de R$ 10,7 bilhões. “Apesar de termos tido uma queda no número de passageiros transportados, registramos um crescimento que deve ser comemorado. Nossos pacotes possuem mais qualidade e valor agregado, por isso, conseguimos manter um bom resultado”, disse Marco Ferraz, presi-dente da Braztoa. Segundo ele, as associadas são res-ponsáveis por 90% dos pacotes vendidos no Brasil.

Os dados do anuário apontam que as operadoras transportaram 5,7 milhões de passageiros e geraram 13,85 milhões de diárias. Em relação ao faturamen-to, as operadoras registraram um crescimento de 10% no doméstico – sendo o Nordeste responsável por 56% do total. “Foram mais de 2 milhões de passageiros e um faturamento de R$ 3 bilhões”, comentou. Os destinos nordestinos mais procura-dos são Salvador, Porto Seguro, Fortaleza e Natal.

Já o internacional representa 47% do total de pacotes vendidos. Sendo a América do Norte o

principal destino de emissão. “Os associados Bra-ztoa embarcaram mais de 500 mil passageiros e faturaram mais de R$ 1,7 bilhão. Os destinos mais procurados foram Flórida, NY e Califórnia”, disse.

Expectativa 2013 - “Neste ano não teremos va-riação cambial e a crise no exterior está amenizada. Com isso, esperamos atingir nossa meta de crescer 10%”, anunciou. Neste ano, o Anuário Braztoa vem com uma novidade, A partir de agora, a pesquisa está disponível para tabets e celulares. Para aces-sar, basta ter um aplicativo para ler código QR.

Parceria com Cuba - Com objetivo de promo-ver os destinos e produtos de Cuba junto aos operadores nacionais, a Braztoa e o Ministério de Cuba discutem uma parceria que envolve capacitação e divulgação do país para aos agentes de viagens em todo o território nacional. As ações ainda serão definidas. Segundo a vice-ministra de Cuba, Xiomara Martinez Iglesias, o destino recebeu o ano passado cerca de 16 mil turistas brasileiros e a ideia para este ano é incrementar ainda mais o números de visitantes. Marco Ferraz, presidente da Braztoa

Adriano Gomes, Claudia Pessoa, e Cleiton FeijóGustavo França, da Visual com Danielle Novis e Paulo Kugelmas, da Setur-AL

Gilberto e Renata Hingel e Celso Pires, da Litoral Verde Flavio Louro da E+htlRoberto Silva, da Sanchat

11

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

VOO DE CUBA + CRUZEIRO NO CARIBE - A ope-radora Sanchat Tour anunciou que a partir de 12 de julho, a companhia aérea Cubana de Aviación, operará um voo semanal entre São Paulo e a capital Havana. Esta rota será realizada todas as quartas-feiras a partir do Aeroporto de Guarulhos, com saída às 23:55 e pouso em Cuba às 7:00. A volta tem previsão de retorno entre 10 e 11 horas de Cuba e pouso às 21h, dependendo dos slots do aeroporto paulistano, segundo informação de Roberto Silva, diretor da operadora. Além do novo trajeto aéreo, a operadora divulgou também o cruzeiro Pullmantur pelo Caribe, passando por Aruba, Curaçao, Panamá, La Guaíra Venezuelana e Cartagena.

WORKSHOP VISUAL 2014 - O estado de Alagoas firmou parceria com a Visual Turismo e será sede e o principal patrocinador do Workshop da operadora que acontecerá no ano de 2014. Além do evento principal no próximo ano, em Maceió, o Estado realizará o último jantar do workshop de 2013, que será realizado entre 6 e 9 de junho no resort Iberostar Praia do Forte, na Bahia, pela primeira vez fora de São Paulo e que se tornará itinerante. O gerente de novos projetos da Visual, Gustavo França, visitará o Estado junto com a secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, para iniciar os preparativos do workshop. Serão mais de 400 agentes de viagens.

NOVO SITE E NOVO DIRETOR - A Litoral Verde lançou uma plataforma online de acesso exclusivo para os agentes de viagens realizarem compras dos produtos da empresa. Segundo Gilberto Hingel, sócio diretor da Litoral, serão hotéis, bilhetes aéreos, pacotes e serviços oferecidos neste novo site aos agentes parceiros. A meta é ter pelo menos 300 agentes cadastrados em um curto prazo. Outra novidade é a chegada do executivo Paulo Ruggiero, que assumiu a diretoria geral da operadora. Sua missão terá como foco acelerar o crescimento nas vendas dos produtos oferecidos pela Litoral.

100 LOJAS ATÉ 2014 - A rede de intercâmbios CI pretende alcançar a marca de 100 lojas até o final de 2014, segundo previsão do diretor da empresa, Celso Luiz Garcia. São 50 cidades em que a CI está atualmente, e, segundo Garcia, outros 46 municípios brasileiros possuem estrutura para comportar uma loja da empresa. “A expansão da CI tem foco em grandes capitais, como Manaus, Belém e outras de médio porte, como seis do interior de São Paulo”, explicou o

diretor. Para a expansão, Celso diz que a prioridade é a implantação de franquias, mantendo o percentual de 23 para 47 de hoje. “Se pudermos somar mais 30 franquias até a centésima, será ótimo”, finalizou.

TABLET PARA OS AGENTES - A e+HTL irá premiar os agentes de viagens com um tablet por semana até o final de 2013. Segundo o diretor da empresa, Flavio Louro, os profissionais que venderem a maior quantidade do mix de produtos da operadora, so-mando destinos internacionais, nacionais e locação de veículos, semanalmente receberão o prêmio da promoção. “O agente pode vender muitos produtos nacionais, poucos internacionais e locar apenas um veículo que já está participando da promoção”, explicou Louro. Os tablets serão entregues todo o fim do mês, variando entre 4 e 5 semanas de acordo com cada mês.

ROAD SHOW NASCIMENTO E ALAGOAS - Nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio, a Nascimento Turismo em parceria com a Setur-AL, Setur-Maceió, e ABIH - AL vai realizar um Road Show no Estado de São Paulo para cerca de 240 agentes de viagens nas cidades de Santos, Santo André e Sorocaba. Segundo o gerente de planejamento e produtos da operadora, Adriano Gomes, a ideia é de atender 80 agentes de viagens por região com ações que vão da capacitação a blitz de vendas. Com relação ao crescimento, a Nascimento obteve 127,8% de aumento nas opera-ções para o destino em 2012. “Este ano, de janeiro a maio já superamos em 38,7% o mesmo período do ano passado”, comentou. Alagoas representa 13% das vendas da operadora no mercado doméstico.

MAIS NASCIMENTO - A operadora fechou um bloqueio com a POP Brasil – empresa aérea – e vai oferecer bloqueios para Orlando na temporada de julho de 2013. “Serão 600 com saídas de Maceió. Outros bloqueios terão saídas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília”, disse Adriano Gomes.

GO TEAM AMERICA - Com uma proposta de atender apenas operadores brasileiros, a Team America espera incrementar o faturamentos dos produtos para os Estados Unidos, Canadá e Caribe em 45% este ano. Segundo o CEO da Team America, Enzo Perretta, o momento é de selecionar operadores brasileiros para fortalecer as vendas dos produtos para os destinos da empresa.“Não vamos vender direto para os agentes.

Temos a confiança nos operadores brasileiros “, enfatizou. Perretra disse que o crescimento – em faturamento – foi 45% maior em 2012 em cima dos 65% que cresceu em 2011. “Temos um atendimento e um produto diferenciado”, finalizou.

ALÇANDO VOOS - Lançado há cerca de um mês, os voos de helicóptero da Trend já conquistam grupos e executivos. Segundo a gerente Geral de Lazer da Trend, Simone Araújo, há uma média de dez reservas diárias. O que era um produto voltado para o público corporativo tomou conta da prateleira de lazer da operadora. “Os próprios executivos começaram so-litar voos panorâmicos e já temos inclusive grupos fechados com algumas agências”, disse. A Trend pensa em lançar em breve voos com foco no lazer, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

VOOS MAIS ALTOS - Depois dos voos de helicóptero, a Trend lançará ainda no primeiro semestre pacotes com voos em aviões de pequeno porte para Búzios com hospedagem e serviço diferenciado. Segundo o vice-presidente da operadora, Daniel Santos, o novo produto tem o conceito de pacote de experiência para os clientes. “O cliente poderá vivenciar uma experiência única com um preço muito acessível e competitivo”, declarou.

MAIS TREND - A Trend Operadora alcançou a marca de 1,5 milhão de diárias vendidas em hotéis internacionais. O vice-presidente Comercial da em-presa, Daniel Santos, destacou a importância deste número. “Começamos a trabalhar o internacional há dois anos. Muitos parceiros vieram nos parabenizar pela marca que muitas empresas demoraram 20 anos para alcançar”, afirmou.

PREMIAÇÃO NA AVIRRP - A edição 2013 da Feira da Avirrp está cheia de novidades para o agente de viagens. Este ano, Além de contar com mediadores renomados como Paulo Henrique Amorim e Caco Barcelos, a Feira terá dois fóruns especializados. Um vai trazer o panorama da aviação comercial nacionais e internacionais para o trade, o outro terá o destino como tema e representantes da sete maravilhas do mundo moderno. Além disso, os agentes poderão votar – a partir de 1º de maio – na empresa que mais atende as suas necessidades. O evento terá, no seu segundo dia, uma premiação para todos os segmentos da cadeia produtiva do Turismo.

Agências e Operadoras em Notas

Representantes da Trend durante comemoração no estande do M&E

12

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

GALE

RIA

DE F

OTOS

Artur Michelazzo, da Interep

Izidoro Sacchettin, da Polvani Tours

María Corinaldesi, da Rail Europe

Carlos Barra, prefeito de Pucón, no Chile

Marco Lomanto, da Embratur, Luciane Leite e Marisa Marrocos, da SPTuris, e Ney Neves, da ICCA Brasil

Equipe RCA

Marcio Favilla, da OMT, Adriana Both, do CVB Camboriú, e Ademar Shneider,

da Sectur-BC

Roberto Silva, Xiomara Martinez Iglesias, Marco Ferraz e Luis Felipe Aguilera

Rodrigo Coinete, Juliane Salvadori, Marco Lomanto, Nilde Brun e Rosa Masgrau Aroldo Schultz com a equipe da sua operadora

Jan Gijs Schouten, cônsul da Holanda em SP, entre Sjoerd Van Wayenburg e Mario Pinto, da Diador Travel Tours

Evento da Trend movimentou o estande do M&E na WTM

Pablo Sismanian, da ICCA, Frederico Flores, de Mendoza, Jaime Ríos, da Argentina, e Javier Espina, de Mendoza

Equipe da Bancorbrás

Plinio Nascimento, da Nascimento Turismo, e Renato Gonçalves, da SeaWorld

Parks & Entertainment

Danielly Colino, Daniel Carofi lis, Carla Portalanza, Patricio Benitez e Roberto Roman, no estande do Equador

Karla Haimenis, Adriana Sales e Inês, da High Light

Leopoldo Dickel e Carlos Martins, da Setur-MA

13

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

GALERIA DE FOTOS

Equipe da Viagens Master Equipe da Litoral Verde

Rodrigo Coinete, do CVB Bonito, e João Henrique, do Marruá Hotel

Carolina Dias, Suzan Klagesbrun, Cleo Ickowicz e Luiz Fernando Chimanovitch, no estande de Israel

Beto Martins, secretário de Turismo

de SCLuis paulo Luppa, da

TrendChico Ancona, da Costa Cruzeiros

João Alexandre Marques, Gabriela Coutinho, Olga Vianna e Jandyra Coutinho, da MK Travel

Antonio Carlos Pitarelli e Alexandrede Castro, da Decolar.com

Fabian Szewczuk e Leopoldo Tiberi, de Bariloche

Santiago de La Rúa, do Aoca e Agustin do Nascimento, do

Turismo de Córdoba

Gina Robison, de Natal, e Elias Borges, do Z-CardPatrick Yvars, Flávia Light, Sharon Siskie, e Ed Fouché, da Disney

Luis Canelada e Brice Cicconetti, do Visit England

Telma Della Monica, de São Sebastião, com Toni Sando, do SPCVB

Mauricio Alexandre, e Lisha Duarte, da Seaworld Parks

Michael Steuer e Margaret Grantham, do DZT

Aimée Becka e MarjorieScrhoder, do SeaWorld

Michel Tuma Ness, da Fenactur e Jan Von Bahr, do Hotel da Bahia

Cristiane Neves, do AWT, com Marcelo Rodrigues Alves e Thaís

Morilhas, da Tame

Fernando Nobre, Keith Wooldridge, e Marcos Paes de Barros,

da Universal Orlando

Hakan Sigemark, do Appoint Conference&Travel e Steve Marshall,

do South America

14

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America

Beto Carrero e M&E fecham parceria

Para ampliar a atuação do parque junto aos agentes de viagens, o Beto Carre-ro World acaba de firmar uma parceria editorial com o M&E para a produção da revista trimestral do parque. Ainda denominada “Mundo de Diversão” – a revista terá um novo nome com a parceria – a publicação passará a ser produzida a partir da parceria das duas empresas e envolverá criação, produção, comerciali-zação e distribuição. A primeira edição realizada em conjunto sai na primeira quinzena de maio, junto com o M&E. Segundo o Diretor de Vendas, Marketing e Operações, a revista que circulava apenas nas dependências do parque, agora terá uma nova projeção. “Precisamos levar mais informações sobre o parque para nossos clientes, certamente com esta parceria de credibilidade com o M&E os agentes de via-gens ficarão mais informados”, comentou.

Aquatica San Diego abre as portas em junho

Depois de Orlando e San Antonio, mais uma cidade norte-americana vai ganhar um parque Aquatica: San Diego. O parque, que será inaugurado em 1º de junho, fica localizado a poucos minutos do SeaWorld San Diego. As novidades não param por aí. Aimée Jeansonne, diretora de Marketing e Comunicações do SeaWorld Parks e Enter-taiment, antecipou que durante o Pow Wow, que acontece em junho em Las Vegas, o SeaWorld vai anunciar suas próximas apos-tas. Enquanto aguardamos o que vem por aí, o certo é que muitas surpresas já foram reveladas. “No Aquatica San Diego teremos as mesmas características de nossa marca, e prioridade para a interação com o mundo animal”, explicou Aimée. Entre os destaques, o Big Surf Shores será uma das maiores piscinas de ondas do Sul da Califórnia, com cerca de 1,9 milhão de litros de água.

Parques

MSC: CRESCIMENTO RECORDE E NOVO GE-RENTE - O executivo Bruno Cordaro acaba de assumir a gerência de Vendas da MSC Cruzeiros no Brasil. Ele atua na empresa desde 2007 e nos últimos dois anos e meio esteve baseado em Curitiba coordenando o comercial da região Sul. “Minha missão será capacitar o mercado com foco no internacional. A MSC já é uma empresa consolidada como líder no Brasil e agora queremos expandir nossos produtos internacionais para esse público”, disse. Ainda durante a WTM Latin America, o diretor comercial da MSC, Adrian Ursilli, apontou crescimento de 800% da empresa nos últimos 10 anos, número “sem precendentes” na história mundial de cruzeiros. Líder do mercado brasileiro há quatro anos, a empresa prevê market share de 45% do mercado na próxima temporada, que terá a chegada do MSC Preciosa em março deste ano.

PULLMANTUR APRESENTA ROTEIROS PELO CARIBE NA WTM-LA - A Pullmantur apresentou dois novos roteiros pelo Caribe durante a WTM Latin America. O primeiro é pelas Antilhas e Caribe Sul, operada pelo navio Monarch e tem saídas semanais com opção de embarque no Panamá, em Cartagena, Aruba ou Caracas. O outro roteiro é o Caribe Tropical, com saída de La Romana entre 30 de novembro e 12 de abril. Em ambos não é necessário visto e duas crianças de até 11 anos – acompanhadas de dois adultos – são grátis. A armadora criou a campanha “Bolão Pullmantur”, junto ao trade, que vai levar um agente com acompanhante para ver a final da Copa das Confederações no Maracanã. A cada venda desses produtos, o profissional ganha direito a fazer um palpite no bolão dos jogos da

competição. Cada acerto soma pontos e quem tiver a maior pontuação no final será o vencedor.

CUBA TERÁ NAVIO COM CASSINO A BORDO PELA PRIMEIRA VEZ - As novidades fazem crer que Cuba está mudando e começa a operar cruzeiros com cassino em 16 de dezembro deste ano. “Isso mesmo. Conseguimos a autorização para o funcionamento dele. São novos tempos”, revelou Dugald Wells, presidente da Cuba Cruise. As vendas já estão sendo feitas e variam entre CAD 546 (dólares canadenses) até CAD 750. As atividades da Cuba Cruise começam com apenas um navio (da Louis Cruise), mas o intuito é aumentar esse número caso exista demanda para isso. “Além de tudo, nos preocupamos com a população cubana. De todos os tripulantes, 25% são naturais de Cuba”, garantiu. A companhia conta com o apoio da Viajes Cubanacan, maior operadora de Cuba, para viagens no navio, que tem capacidade entre 960 e 1.200 pessoas.

OCEANIA: CRESCE NÚMERO DE PASSAGEIROS EM 2013 - Entre janeiro e abril de 2013, a Ocea-nia Cruises registra crescimento na movimentação de passageiros 33% superior aos números gerais obtidos em 2012, informou Jean Saraiva, Diretor de Vendas e Marketing da companhia. Este é o terceiro ano de atuação da Oceania no Brasil, com crescimento de 133% durante 2012. “Este aumento considerável se deve à aposta dos agentes de viagens nos produtos oferecidos pela Oceania”, afirmou Saraiva. Com o objetivo de manter o acréscimo na quantidade de pas-sageiros, a empresa irá oferecer cabine de livros e dvd’s em português para o público brasileiro.

Cru

zeiro

s em

Not

as

Roy Taylor, do M&E, e Vitor Bauab, do Beto Carrero

Bruno Cordaro e Vitor Spirandelli, da MSC CruzeirosDugald Wells, da Cuba Cruise e Adalberto Gonzalez, da Viajes Cubanacan

Jean Saraiva, da Oceania Cruises Alexandre Zachello, Silvio Luiz e José Maruilson, da Pullmantur

15

Maio de 2013 - 1ª quinzena

ESPECIAL WTM Latin America

GALERIA DE FOTOS

Cobertura M&EA equipe do MERCADO & EVENTOS

deu mais uma vez um show de cobertura. Com notícias, fotos e vídeos – tudo levado em tempo real para os leitores do maior portal do Turismo brasileiro. Ao todo foram 121 matérias e mais de 380 fotos, além de 17 entrevistas em vídeo. No estande do jornal, em 55m², Roy Taylor – vice-presidente executivo, e a equipe comercial da empresa, receberam autoridades e empresários do tra-de durante os três dias da feira. No segundo dia, a Trend comemorou a marca de 1,5 milhão de diárias internacionais vendidas no estande do M&E com os seus parceiros. Foram distribuídos milhares de exemplares de uma edição especial com informações de destinos brasileiros e internacionais, tanto para o mercado de lazer, como MICE.

Gerard Bourgeaiseau, do Windsor, com Arnaldo Nardone, da ICCA, e Paulo Senise, do Rio CVB

Marcel Perren, da Luzern Tourismus AG, Vanda Catao e Tobias Matter, da Titlis

João Araujo, da Integra Live

MarketingAlexandre Pinto, Renato Kiste, Fernando Cavalcanti e Luciano Melo,

da Shift Mobilidade Corportiva

Renata Lima, Silvio Páez e Renata Lima, da Sandals Resorts

Fábio Mota, Gastão Vieira e Valdir Simão, do MTur

Equipe da Sanchat TourAdrian Ursilli,

da MSC

Vinicius Rossi, do Festuris Equipe da Trend Operadora

Equipe do M&E posa num momento de descontração com os personagens do fi lme Shrek

TOP 10Mais lidas da WTM LA Pucón quer ser a preferida

dos brasileiros no Chile Bonito atrai segundo evento

internacional e visa ranking Icca Turismo em Quito cresce

mais que a média mundial Maceió, em Alagoas, será sede

do Workshop Visual em 2014 OTAs e agentes somam esforços

e trade aponta novos desafios Nascimento fecha parceria

com Alagoas e realiza Road Show Tropical Manaus inaugura 39 novos

quartos e check-in para tripulações Aviação regional como

foco de negócios na WTM Beto Carrero e M&E firmam

parceria na WTM Latin America CNT e Schultz criam

aplicativo para smartphone

16

Mai

o de

201

3 - 1

ª qu

inze

na

ESPECIAL WTM Latin America